Não autenticado |

Carolina Amaral de Aguiar

    • Doutora em História Social pela FFLCH-USP (2013); mestre em Estética e História da Arte pelo PGEHA-USP (2007); bacharel (2002) e licenciada (2003) em História pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou um pós-doutorado em Cinema na ECA-USP (bolsa Fapesp, 2014-2017) e outro em História na UNICAMP (bolsa PNPD/CAPES, 2018). É professora adjunta A do curso de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também é professora e orientadora no Programa de Pós-graduação em História Social da mesma universidade (PPGHS-UEL). Atuou como professora substituta de História do Cinema na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). Desenvolve pesquisa nas áreas de História e Audiovisual, História da América e História da Arte, dedicando-se especialmente às relações entre a América Latina e a Europa nos anos 1960 e 1970 no âmbito da História da Cultura.

       

      Links:    

    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; CARVALHO, D. C. ; MONTEIRO, L. R. ; Adamatti, Margarida ; VILLACA, M. . Cinema: estética, política e dimensões da memória. Porto Alegre : Sulina, 2019 . 215p. ISBN: 9788520508541.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; Morettin, Eduardo ; CARVALHO, D. C. ; MONTEIRO, L. R. ; ADAMATTI, M. M. . Cinema e História: circularidades, arquivos e experiência estética. Porto Alegre : Sulina, 2017 . 438p. ISBN: 9788520507995.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O cinema latino-americano de Chris Marker. São Paulo : Alameda, 2015 . 334p. ISBN: 9788579393716.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; BAZZONI, Claudio ; Grinspum, Denise ; Mendes, Denise ; Onaga, Dulce ; Mansutti, Maria . Coleção Viver, Aprender. São Paulo : Global, Ação Educativa, 2009 . p. ISBN: 9788526014510.
    • AMARAL DE AGUIAR, CAROLINA ; CAMACHO PADILLA, FERNANDO . Intelectuais e resistências ao autoritarismo na América Latina REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC , v. 21 , p. 1 - 15 , 2021. ISSN: 16791061.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O que restou da ditadura? Documentário contemporâneo chileno e as tensões da memória Domínios da Imagem , v. 13 , p. 116 - 132 , 2019. ISSN: 22362479.
    • AGUIAR, CAROLINA AMARAL DE . O golpe de Estado no Chile e o cinema documental no ICAIC DOC ON-LINE: REVISTA DIGITAL DE CINEMA DOCUMENTARIO , v. 1 , p. 182 - 200 , 2019. ISSN: 1646477X.
    • AMARAL DE AGUIAR, CAROLINA . Espacios cerrados transnacionales: narrativas de la izquierda tras el golpe de ChileTransnational closed spaces: left narratives after coup d´état in Chile NUEVO MUNDO-MUNDOS NUEVOS , v. 1 , p. 1 - , 2019. ISSN: 16260252.
    • Morettin, Eduardo Victorio ; AGUIAR, CAROLINA AMARAL DE ; DÁVILA, IGNACIO DEL VALLE . Apresentação SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL , v. 45 , p. 12 - , 2018. ISSN: 15164330.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Los prisioneros y la muerte del poeta: el Chile de la dictadura ante las cámaras extranjeras Archivos de la Filmoteca , v. 73 , p. 17 - 29 , 2017. ISSN: 02146606.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A ditadura chilena pelas câmeras estrangeiras: a vida social sob a repressão na TV e no cinema internacionais ESTUDOS IBERO-AMERICANOS , v. 43 , p. 667 - , 2017. ISSN: 1980864X.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; Del Valle Dávila, Ignacio . Carmen Castillo : récits visuel et audiovisuel de l?Unité populaire et de la dictature chilienne Sociétés et Représentations , v. 41 , p. 163 - , 2016. ISSN: 12622966.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Imágenes de la derrota y canciones de lucha: la nueva canción chilena en el cine cubano de solidaridad CINE DOCUMENTAL , v. 13 , p. 1 - 23 , 2016. ISSN: 18524699.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Noticias del -fin del mundo-: el Chile de la Unidad Popular y el golpe de Estado en la TV francesaNews came from -the end of the world-: Chili by Popular Unity and the coup d?état in the French television Nuevo Mundo-Mundos Nuevos , v. , p. 1 - 24 , 2015. ISSN: 16260252.
    • DEL VALLE DÁVILA, I ; AGUIAR, Carolina Amaral de. . A via chilena em debate: análise de Compañero presidente (1971) e El diálogo de América (1972) Significação-Revista de Cultura Audiovisual , v. 40 , p. 153 - , 2013. ISSN: 23167114.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A Revolução Cubana nos documentários de Chris Marker ESTUDOS HISTORICOS (RIO DE JANEIRO) , v. 26 , p. 35 - 54 , 2013. ISSN: 01032186.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chris Marker : un regard sur le Chili Cinémas d'Amérique Latine , v. , p. 17 - 21 , 2013. ISSN: 12674397.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chris Marker e a América Latina: cinema militante e circulação de ideias políticas Cinémas d'Amérique Latine , v. , p. 4 - 16 , 2013. ISSN: 12674397.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . 'Cuando hicimos historia': Testemunhos e história sobre a Unidade Popular Perseu: História, Memória e Política , v. 8 , p. 11 - 31 , 2012. ISSN: 19824289.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Cinema e História: documentário de arquivo como lugar de memória REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (IMPRESSO) , v. 31 , p. 235 - 250 , 2011. ISSN: 01020188.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A Video Art brasileira Musas (IPHAN) , v. 3 , p. 60 - 66 , 2007. ISSN: 18076149.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A solidariedade ao Chile nos festivais e encontros de cinema. Cinema e pensamento, v. , p. 131 - 144, 2021.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Os clichês, a experiência e a memória de uma viagem: Agnès Varda e a Revolução Cubana. Mulheres fotógrafas/Mulheres fotografadas, v. 1, p. 189 - 204, 2021.
    • AGUIAR, CAROLINA AMARAL DE . Cultura cinematográfica e cinefilia na Unidade Popular. Os 50 anos da Unidade Popular no Chile: um balanço historiográfico, v. 1, p. 353 - 380, 2020.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Cinema histórico na Unidade Popular: uma história de longa duração e maus presságios. Cinema: estética, política e dimensões da memória, v. 1, p. 103 - 118, 2019.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chris Marker y SLON en "La batalla de Chile". Cine chileno y latinoamericano. Antología de un Encuentro, v. 1, p. 235 - 245, 2019.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Os prisioneiros e a morte do poeta: o Chile da ditadura sob as lentes estrangeiras. Violência política no século XX, v. 1, p. 208 - 225, 2018.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Subversão, clandestinidade e farsa: o cinema de solidariedade ao Chile e suas estratégias. O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais, v. 1, p. 195 - 216, 2018.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . "Pueblos hermanos": Chile en el cine del Centro de Producción de Cortometraje mexicano en la década de 1970. Imaginarios del cine chileno y latinoamericano, v. 1, p. 29 - 38, 2018.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O cinema latino-americano e a solidariedade ao Chile. Golpe de vista: cinema e ditadura militar na América do Sul, v. 1, p. 291 - 311, 2018.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A História objeto do filme, o filme objeto da História. Paixão de memória: Patricio Guzmán, v. , p. 14 - 23, 2017.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O ICAIC e a resistência épica do povo chileno em. Imagem, memória e resistência, v. 1, p. 199 - 213, 2016.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chris Marker y la SLON en 'La batalla de Chile'. Memorias y representaciones en el cine chileno y latinoamericano, v. 1, p. 49 - 57, 2016.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Dimensões do exílio chileno no filme 'A embaixada' (1974), de Chris Marker. Imagem e exílio: cinema e arte na América Latina, v. 1, p. 294 - 304, 2015.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . El cine contra la tortura: la dictadura brasileña en 'On vous parle du Brésil: torture' (1969) y 'No es hora de llorar' (1971). Nuevas travesías por el cine chileno y latinoamericano, v. 1, p. 97 - 105, 2015.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Caminhos de uma máquina pela história [intertexto a-historicidade]. Artemídia e Cultura Digital, v. 1, p. 367 - 371, 2009.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . El ímpetu revolucionario latinoamericano en el discurso cinematográfico de Chris Marker. La zona Marker, v. , p. 49 - 59, 2013.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Pioneiros da videoarte brasileira . Revista Nossa História , São Paulo , . .
    • AGUIAR, CAROLINA AMARAL DE ; Del Valle Dávila, Ignacio . 50 anos do Chile de Salvador Allende . Revista Cult , São Paulo , 04 nov. 2020.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A imagem entre a privatização do público e a publicização da intimidade . Revista Cult , , 27 ago. 2020.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Imagens possíveis no confinamento: Jafar Panahi e Chris Marker . Zum: Revista de fotografia , São Paulo , 23 jun. 2020.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Ditadura chilena e cinema transnacional . Horizontes ao Sul , São Paulo , 12 jul. 2018.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Petite histoire de la photographie . Le monde diplomatique , Paris, França , 30 out. 2013.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Dos documentales del Studio H&S tras el golpe de Estado en Chile. In: V Congreso Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual , 2016 , Quilmes. Perspectivas contemporáneas del audiovisual: cine, televisión y nuevas pantallas. Quilmes : Asaeca, 2016. p. 6 - 6.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O cinema antifascista de Heynowski e Scheumann contra Pinochet. In: XXVIII Simpósio Nacional de História , 2015 , Florianópolis. Simpósio Nacional de História - Lugares dos historiadores : velhos e novos desafios. Florianópolis : Anpuh, 2015. p. 1374 - 1375.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . 'Setembro chileno' (1973): um olhar estrangeiro no cinema da solidariedade internacional. In: V Encontro anual da AIM , 2015 , Lisboa. V Encontro anual da AIM. : , 2015. p. B5 - B5.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O golpe do Chile e o cinema da solidariedade internacional. In: XI Encontro Internacional da Anphlac , 2014 , Niterói. XI Encontro Internacional da Anphlac: programação e caderno de resumos. Niterói : ANPHLAC, 2014. p. 165 - 165.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Le coup d?État du Chili vu depuis la France: analyse de 'L?Ambassade' (1974), de Chris Marker. In: Journée d'étude: De l?Unité populaire à la transition démocratique: représentations, diffusions, mémoires cinématographiques du Chili, 1970-2013 , 2014 , Paris. De l?Unité populaire à la transition démocratique: représentations, diffusions, mémoires cinématographiques du Chili, 1970-2013, actes des journées d?étude. Paris : Université Paris 1 ? Panthéon Sorbonne ? HiCSA, 2014. p. 1 - 10.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . ?Cuando hicimos historia?: testemunhos e história sobre a Unidade Popular. In: III Seminario Internacional Politicas de la Memoria , 2011 , Buenos Aires. III Seminario Internacional Politicas de la Memoria. Buenos Aires : III Seminario Internacional Politicas de la Memoria, 2011. p. 1 - 19.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Les ouvriers dans 'La Bataille du Chili': de l?espoir révolutionnaire à l?autocritique de l?Unité populaire. In: Histoire Culturelle du Travail , 2012 , Lunéville. Histoire Culturelle du Travail: Colloque International. Bronislaw Geremek : Institut d'Histoire Cultelle Européenne, 2012. p. 40 - 40.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O Chile de Joris Ivens comentado por Chris Marker: análise de À Valparaiso (1963). In: XXVII Simpósio Nacional da Anpuh , 2013 , Natal. Trabalhos completos - XXVII Simpósio Nacional da Anpuh. São Paulo : Anpuh, 2013. p. 1 - 13.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chris Marker e o cinema chileno: versões francesas para produções sobre a Unidade Popular. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC , 2012 , São Paulo. Anais - X Encontro Internacional da ANPHLAC. São Paulo : ANPHLAC, 2012. p. 1 - 9.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . 'A Espiral': um 'filme-dossiê' montado em arquivos. In: XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) , 2011 , Rio de Janeiro. XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE). : , 2011.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . ?A Espiral?: o ?filme-dossiê?, a voz over e seus sentidos. In: I Congreso Internacional Historia, Literatura y Arte en el Cine en Español y Portugués , 2011 , Salamanca. I Congreso Internacional Historia, Literatura y Arte en el Cine en Español y Portugués. : , 2011.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Cineastas ?instrumentos do povo?: o cinema durante a Unidade Popular. In: 14º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE) , 2010 , Recife. 14° Encontro da Sociedade Brasileira de Cinema. : , 2010.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Brazillian video art in the 1970ths: institutionalization and politic contestacion. In: New Frontiers in Arts Sociology: creativity, support and sustainability , 2007 , Hamburgo. New Frontiers in Arts Sociology: creativity, support and sustainability. : , 2007.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . As revoluções latino-americanas no documentário de Chris Marker: dilemas do cinema militante no início dos anos 1970. In: XXV Simpósio Nacional da Anpuh , 2009 , . Anais do XXV Simpósio Nacional da Anpuh. : , 2009.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Malasartes: politização do debate e intervenção. In: IV Congresso de Estética e História da Arte: ?Arteconhecimento? , 2007 , São Paulo. Arteconhecimento. São Paulo : Programa de Pós-Graduação em Estética e História da Arte, 2007. p. 253 - 257.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Videoarte no Brasil dos anos 1970: a anti-televisão rumo a democracia das massas. In: XVIII Encontro Regional de História , 2006 , Assis. O historiador e seu tempo. : , 2006.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A arte dos anos 50 na coleção internacional do acervo MAC/USP. In: 9o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) , 2001 , São Paulo. Anais do 9o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). : , 2001.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A arte dos anos 50 na coleção internacional do acervo MAC/USP. In: 10o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) , 2002 , São Paulo. Anais do 10o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). : , 2002.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O MAC-USP e a videoarte no Brasil. Anos 1970. In: Estética USP 70 anos , 2004 , São Paulo. Estética USO 70 anos. São Paulo : Programa Interunidades de Pós-graduação em Estética e História da Arte, 2004. p. 92 - 97.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . MAC do Zanini e videoarte e pioneiros: 1974-1978. In: III Congresso em Estética e História da Arte , 2005 , São Paulo. Arte Brasileira: interfaces para a contemporaneidade. São Paulo : Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte / MAC-USP, 2005. p. 102 - 106.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . MAC do Zanini, videoarte e pioneiros. In: IV Fórum de Pesquisa em Arte , 2005 , Curitiba. Anais do IV Fórum de Pesquisa em Arte. : , 2005.
    • AGUIAR, CAROLINA AMARAL DE . As viagens transatlânticas de Chris Marker. Paris : Transatlantic Cultures , 2020 (Textos para internet)
    • AGUIAR, CAROLINA AMARAL DE . The Transatlantic voyages of Chris Marker. Paris : Transatlantic Cultures , 2020 (Textos para internet)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Transição, julgamentos e desencanto: o tratamento das leis de prescrição de processos militares no documentário argentino. Porto Alegre : Sulina , 2019 (Tradução)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Documentário argentino em Revolución y democracia, de Javier Campo. São Paulo : Significação, Revista de cultura audiovisual (ECA-USP) , 2020 (Resenha)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Os amantes constantes. Rio de Janeiro : CCBB , 2018 (texto em catálogo de exposição)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Actua 1. Rio de Janeiro : CCBB , 2018 (texto em catálogo de exposição)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Imagens de atrocidade e modalidades do olhar: questões de método. Porto Alegre : Sulina , 2017 (Tradução)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Las rupturas del 68 en el cine de América Latina, coordenação de Mariano Mestman. São Paulo : Significação , 2016 (Resenha)
    • AJZENBERG, E. ; AGUIAR, Carolina Amaral de. . Alfredo Rullo Rizzotti / Humberto Rosa / Manoal Martins. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da USP , 2002 (texto em catálogo de exposição)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Módulo III: abstracionismo e internacionalização das artes - anos 50. : , 2002 (Textos para internet)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Antônio Gomide. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea , 2002 (texto em catálogo de exposição)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Parecer para pedido de bolsa. 2021 (Parecer)
    • AMARAL DE AGUIAR, CAROLINA . Seleção de resumos - IV Colóquio Internacional de Cinema e História. 2019 (Parecer)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . ?El Noticiero y Chris Marker contra la dictadura de Brasil: migración de imágenes y redes cinematográficas?. 2021 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Festivais de cinema e solidariedade internacional. 2021 (Conferência)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A circulação de A Batalha do Chile em tempos de Guerra Fria. 2021 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Os debates cinematográficos no Chile da Unidade Popular: uma análise da revista Primer Plano. 2021 (Comunicacao)
    • AGUIAR, CAROLINA AMARAL DE . Chris Marker e a América Latina, trânsitos estéticos e políticos. 2021 (Conferência)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chile Films y las políticas cinematográficas en la Unidad Popular. 2020 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Bate-papo sobre Cinema Chileno. 2020 (Conferência)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Reflexões sobre o arquivo audiovisual do Museo de la Memoria y los Derechos Humanos. 2019 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . La solidaridad cinematográfica cubana tras el golpe de Estado en Chile. 2019 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A solidariedade ao Chile nos encontros e festivais de cinema. 2019 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chile Films e a política cultural da Unidade Popular. 2019 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O golpe do Chile no Noticiero ICAIC Latinoamericano. 2019 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Espacios cerrados transnacionales: narrativas de la izquierda tras el golpe de Chile. 2018 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A solidariedade ao Chile nos encontros e festivais de cinema. 2018 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O cinema de solidariedade ao Chile na América Latina. 2018 (Conferência)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . 'Povos irmãos': o Chile no documentário mexicano dos anos 1970. 2018 (Conferência)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Os clichés, a experiência e a memória de uma viagem: Agnès Varda e a Revolução Cubana. 2017 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . ?Impressões? do Chile de Pinochet na televisão francesa: uma visita ao inimigo. 2017 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Del Estadio Nacional al funeral de Neruda: el Chile del posgolpe documentado por extranjeros. 2017 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A violência no fora de campo: cenas do enterro de Pablo Neruda e do Estádio Nacional chileno. 2017 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Cinema histórico na Unidade Popular: uma história de longa duração e maus presságios. 2017 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Dos documentales del Studio H&S tras el golpe de Estado en Chile. 2016 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Para além do campo: espaço autorizado e espaço conquistado no Chile de Pinochet. 2015 (Conferência)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . La imagen fotográfica en movimiento: análisis de 'Salut les cubains'. 2015 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Le métier de l'historien - Histoire et Cinéma. 2013 (Conferência)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O cinema cubano da solidariedade ao Chile e a Nueva Canción Chilena. 2015 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O cinema antifascista de Heynowski e Scheumann contra Pinochet. 2015 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . 'Setembro chileno' (1973): um olhar estrangeiro no cinema da solidariedade internacional. 2015 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chris Marker y la SLON en 'La Batalla de Chile'. 2015 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Cinema e solidariedade internacional ao Chile após o golpe de 1973. 2014 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O ICAIC e a consolidação de uma resistência épica do povo chileno: análise de Cantata de Chile (Humberto Solás, 1976). 2014 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O golpe do Chile e o cinema da solidariedade internacional. 2014 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . El cine contra la tortura: 'On vous parle du Brésil: torture' (1969) y 'No es hora de llorar' (1971). 2014 (Outra)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Le coup d?État du Chili vu depuis la France : analyse de L?Ambassade (1974) de Chris Marker. 2013 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Le 11 septembre 1973 dans le regard de Chris Marker. 2013 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Le coup d?État au Chili dans le cinéma de Chris Marker: On vous parle du Chili (1973) et L?ambassade (1974). 2013 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O golpe do Chile visto da França: análise de L?ambassade (1974), de Chris Marker. 2013 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O Chile de Joris Ivens comentado por Chris Marker: análise de 'À Valparaiso' (1963). 2013 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chris Marker y el cine de la Unidad Popular: versiones francesas de 'Compañero presidente' y 'El primer año'. 2013 (Comunicacao)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O MAC-USP e a videoarte no Brasil: anos 1970. 2004 (Congresso)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . ?MAC DO ZANINI?, VIDEOARTE E PIONEIROS: 1974-1978. 2005 (Outra)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . 'MAC do Zanini', videoarte e pioneiros: 1974-1978. 2005 (Congresso)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Videoarte no Brasil dos anos 1970: a anti-televisão rumo a democracia das massas. 2006 (Outra)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Malasartes: politização do debate e intervenção. 2006 (Congresso)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Brazillian video art in the 1970ths: institutionalization and politic contestacion. 2007 (Outra)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . As revoluções latino-americanas no documentário de Chris Marker: dilemas do cinema militante no início dos anos 1970. 2009 (Simposio)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A representação do golpe do Chile no coletivo 'A Espiral'. 2009 (Conferência)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Cuando hicimos historia: testemunhos e história sobre a Unidade Popular. 2010 (Seminário)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Cineastas ?instrumentos do povo?: o cinema durante a Unidade Popular. 2010 (Outra)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A Espiral: via chilena e esquerdas europeias. 2010 (Congresso)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Le Chili dans l??uvre de Chris Marker : un regard sur l'expérience chilienne. 2011 (Seminário)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . ?La Spirale?: un regard de la gauche française face à la chute du gouvernement de l?Unité Populaire au Chili. 2011 (Outra)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . ?A Espiral?: um ?filme-dossiê? montado em arquivos. 2011 (Outra)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . ?A Espiral?: o ?filme-dossiê?, a voz over e seus sentidos. 2011 (Congresso)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Utopie et barbarie (2009). Histoire et mémoire de la gauche révolutionnaire dans le cinéma de Sílvio Tendler. 2012 (Outra)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Les ouvriers dans 'La Bataille du Chili': de l?espoir révolutionnaire à l?autocritique de l?Unité populaire. 2012 (Conferência)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Le Chili de Chris Marker: un regard sur l?expérience chilienne au cinéma. 2012 (Seminário)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Ecos da revolução democrática: Chile de Allende na televisão francesa. 2012 (Simposio)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Cinema de contrainformação: comentários de Chris Marker sobre o Brasil. 2012 (Conferência)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chris Marker e o cinema chileno: versões francesas de produções sobre a Unidade Popular. 2012 (Outra)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A Revolução Cubana no cinema documental de Chris Marker. 2012 (Outra)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Da Unidad Popular (Chile) à Union Populaire (França): circulação de ideias políticas no cinema de Chris Marker. 2012 (Outra)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Cinema de contrainformação: comentários de Chris Marker sobre o Brasil. 2012 (Seminário)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O Chile na obra de Chris Marker: um olhar sobre a experiência chilena. 2012 (Conferência)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . O cinema latino-americano de Chris Marker. 2017 Agência Fapesp
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; DEL VALLE DÁVILA, I . Rádio Peroba: Cinema e independências na América. 2020 Rádio Universitária UEL
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chris Marker e a América Latina, trânsitos estéticos e políticos. 2021 Canal do youtube do Instituto Itaú Cultural
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; VOLTIOS, N. ; SOTO, J. . Chris Marker: Correspondencias reales e imaginarias. 2021 23 MIDBO - Muestra Internacional Documental de Bogotá
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . A intelectualidade francesa e o processo político latino-americano. 2017 Agência Fapesp
  • Organização de eventos: 8
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; Flechet, Anais ; ALMEIDA, S. C. P. . Histoire(s) du cinéma brésilien. 2012 (Association pour la recherche sur le Brésil en Europe (Arbre) e USP-Cofecub)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; DAVILA, I. V. ; SILVA, A. S. E. . MOSTRA DE FILMES CHILE: 40 ANOS DO GOLPE MILITAR. 2013 (FFLCH-USP)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . I Colóquio Internacional de Cinema e História. 2016 (ECA-USP)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . II Colóquio Internacional de Cinema e História. 2017 (Grupo CNPq História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; Del Valle Dávila, Ignacio ; Morettin, Eduardo ; MONTEIRO, L. R. ; CARVALHO, D. C. ; VILLACA, M. ; FLORES, V. ; FONSECA, E. D. ; XAVIER, T. ; RAMALHO, F. M. . III Colóquio Internacional de Cinema e História. 2018 (Grupos de pesquisa CNPq "História e Audiovisual" e NATLA)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . IV Colóquio Internacional de Cinema e História. 2019 (Universidade Federal do Paraná)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Coordenação do Simpósio Temático "Práticas e culturas cinematográficas" do 8º ENEIMAGEM. 2021 (Universidade Estadual de Londrina)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; Napolitano de Eugênio, Marcos Francisco . I Colóquio Perspectiva de História Cultural Conectada - USP-Cofecub. 2012 (USP-Cofecub)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; Del Valle Dávila, Ignacio ; ZERWES, Erika Cazzonatto ; COSTA, Eduardo Augusto . Discursos e narrativas na fotografia e no cinema da América Latina. 2016 (MAC-USP)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; Morettin, Eduardo ; CARVALHO, D. C. ; XAVIER, I. ; BARRENHA, N. C. ; BERDET, M. P. O. . Atlas de Imagens: Cenas de um Cinema Viajante. 2019 (Centro de Pesquisa e Formação - SESC São Paulo)
    • AGUIAR, CAROLINA AMARAL DE ; DEL VALLE DÁVILA, I ; ZERWES, Erika Cazzonatto ; COSTA, Eduardo Augusto . Fotografia e Cinema na América Latina: discursos e narrativas. 2017 (Centro de Pesquisa e Formação - SESC-SP)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Cinema e ditadura no Cone Sul. 2019 (Universidade Estadual de Londrina)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; SCHMIEDECKE, N. A. ; GARCIA, T. ; VILLACA, M. ; VASCONCELLOS, C. M. ; QUADRAT, S. V. ; SA NETO, A. A. F. ; MISKULIN, S. ; MAIA, T. A. ; LOPEZ, M. I. ; ZANCO, C. ; SOUZA, M. G. ; ROSELL, M. ; MOTTA, M. H. S. . Políticas Culturais na América Latina. 2021 (Centro de Pesquisa e Formação - SESC São Paulo)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. ; COSTA, Eduardo Augusto ; ZERWES, Erika Cazzonatto ; Del Valle Dávila, Ignacio . Fotografia e cinema na América Latina: discursos e narrativas. 2017 (Centro de Pesquisa e Formação - SESC-SP)
    • Dimenstein, Gilberto ; RODRIGUES, M. M. A. ; GIANSANTI, A. C. ; AGUIAR, Carolina Amaral de. . 10 dez lições de sociologia. 2008 (Criação e elaboração das atividades)
    • Dimenstein, Gilberto ; RODRIGUES, M. M. A. ; GIANSANTI, A. C. ; AGUIAR, Carolina Amaral de. . 10 lições de filosofia. 2008 (Criação e elaboração das atividades)
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Projeto LUME: história - 7º, 8º e 9º ano. 2014 (Elaboração de conteúdo)
    • Nome do projeto: Cinema e história no Brasil: estratégias discursivas do documentário na construção de uma memória sobre o regime militar (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, Carolina Amaral de. , Kornis, Mônica Almeida , Gutfreind, Cristiane Freitas , Kaminski, Rosane , Adamatti, Margarida , Cardenuto Filho, Reinaldo , Lusnich, Ana Laura , Stigger, Helena , Del Valle Dávila, Ignacio , Fernandes, Fernando Seliprandy , Foster, Lila , Rosell, Mariana Rodrigues , Feltrin, Rafael Dornellas , Napolitano, M. , Morettin, Eduardo Victorio .
      Descrição: O projeto pretende discutir as relações entre cinema e história a partir dos documentários brasileiros que se ocuparam do período do regime militar, analisando as estratégias de autenticação de seu discurso, como o uso de material de arquivo, do testemunho e da voz over, dentre outros procedimentos. Ao mesmo tempo, pretende mapear a discussão teórica sobre o campo, realizando, dentre outras ações, o levantamento da produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil sobre história e cinema.
    • Nome do projeto: Exercícios de História cultural conectada: Brasil, América Latina e França (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, Carolina Amaral de. , Pellegrino, Gabriela , Morettin, Eduardo , Alencastro, Luiz Felipe de , Compagnon, Olivier , Flechet, Anais , Napolitano, M. , Cardoso, Marício .
      Descrição: Este projeto coletivo visa analisar, a partir de vários objetos e temas, as relações culturais entre Brasil, América Latina e França nos séculos XIX e XX, enfatizando transferências culturais e temas conectados relevante para a história cultural, política e intelectual.
    • Nome do projeto: Cinema e solidariedade internacional ao Chile após o golpe de 1973: análise dos documentários (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, Carolina Amaral de. .
      Descrição: Este projeto propõe a análise de três documentários, feitos por realizadores não-chilenos e de nacionalidades distintas entre si, sobre o golpe militar no Chile (1973) e suas consequências: "Setembro chileno" (França, Bruno Muel, 1973), "Contra a razão e pela força" (México, Carlos Ortiz Tejeda, 1974) e "Eu fui, eu sou, eu serei" (RDA, Heynowski e Scheumann, 1974). Os três filmes foram rodados no Chile, semanas após o 11 de setembro de 1973 em meio à repressão de Pinochet, o que foi possível pela utilização de métodos subversivos por parte dos cineastas, que se passaram por representantes da imprensa internacional. Dessa forma, aproveitando-se da tentativa de legitimação da Junta Militar, eles elaboraram denúncias sobre as perseguições, prisões e assassinatos que começavam a se espalhar pelo país. Pode-se dizer que o fato desses realizadores serem estrangeiros permitiu que tivessem acesso a lugares onde os cineastas chilenos de esquerda - em sua maioria encarcerados ou exilados - não poderiam filmar, como o Estádio Nacional e outros campos de prisioneiros. Entre os objetivos desta pesquisa, destaca-se a elaboração de um amplo levantamento de filmes realizados por estrangeiros sobre o Chile do pós-golpe, o que pode corroborar a hipótese de que havia uma grande rede cinematográfica internacional de solidariedade a essa nação. Pretende-se também verificar as principais estratégias estéticas empregadas nessas produções, relacionando-as ao discurso político elaborado por elas. O projeto prevê ainda a comparação entre essas três produções com a finalidade de revelar semelhanças e diferenças na articulação do texto (filme) com seus contextos, que envolvem nacionalidades diversas.
    • Nome do projeto: OS FESTIVAIS DE CINEMA E AS REDES DE SOLIDARIEDADE AO CHILE (1973-1979) (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, Carolina Amaral de. .
      Descrição: No início dos anos 1970, a Unidade Popular chilena (1970-1973) foi vista internacionalmente como um modelo político que unia socialismo e democracia. No campo do cinema, houve um grande interesse por esse país, que pode ser verificado pela presença constante de filmes chilenos nos festivais cinematográficos da época. Após 1973, o Chile esteve ainda mais presente nos debates políticos e culturais internacionais, uma vez que o golpe de Estado foi um evento que alcançou repercussão mundial ao ser tomado como um paradigma das ditaduras que se espalhavam pela América do Sul. Com base nesse contexto, este projeto visa analisar o papel dos festivais de cinema como espaços que dedicaram grande atenção aos filmes feitos por exilados e aqueles de diretores não chilenos que abordaram em suas produções a repressão no país andino. Da mesma forma, esses espaços se abriram aos sujeitos engajados na denúncia do que se passava no interior da repressão, como foi o caso realizadores, técnicos, atores e figuras políticas emblemáticas não necessariamente pertencentes ao meio cinematográfico. Nesse sentido, pretende-se estudar o papel dos festivais internacionais de cinema no contexto do pós-golpe para a formação de redes transnacionais de solidariedade ao Chile. A hipótese central é a de que esses espaços tiveram uma função importante na articulação da chamada ?resistência chilena?. Além de um mapeamento prévio de ações levadas a cabo por festivais de vários países após o 11 de setembro de 1973, esta pesquisa adotará a estratégia de focar em um caso particular e emblemático cuja compreensão colabora com o entendimento do fenômeno histórico-cultural-político que se pretende estudar. Um dos objetivos deste projeto é investigar a difusão e a recepção da trilogia de A batalha do Chile (Patricio Guzmán, 1975, 1976, 1979) nesses certames. Essa escolha justifica o recorte temporal indicado: a pesquisa se ocupa do período entre 1973, ano do golpe, 1979, ano de lançamento da terceira parte do documentário. Este projeto se apoia, metodologicamente, no campo das Histórias conectadas, dedicando-se às conexões entre distintos contextos nacionais, e ao campo de estudos que vem sendo chamado de festival studies, que valoriza esses encontros como objetos historiográficos por excelência transnacionais e interdisciplinares.
    • Nome do projeto: O cinema de solidariedade ao Chile na América Latina (1973-1979) (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, Carolina Amaral de. .
      Descrição: Este projeto tem como tema o cinema de solidariedade ao Chile ? ou seja, aquele feito por realizadores não-chilenos solidários às vítimas da ditadura de Pinochet ? que se consolidou em países da América Latina entre 11 de setembro de 1973 e o final dos anos 1970. Trata-se de um fenômeno paralelo ao chamado ?cinema de exílio?, mas que se diferenciou deste fenômeno cinematográfico pelo lugar de enunciação dos cineastas envolvidos ? que aportam um ?olhar estrangeiro? para o contexto histórico chileno ? e pelo espaço (em alguns casos) que realizadores não-chilenos conseguiram para gravar num chile cerceado e inacessível aos intelectuais e artistas opositores à ditadura. A pesquisa pretende fazer um levantamento de filmes e ações do meio cinematográfico (festivais, encontros, mostras) que procuraram denunciar a repressão no contexto do pós-golpe. O recorte temporal se restringe aos primeiros anos da ditadura, ou seja, a um momento em que as políticas de extermínio, detenções e exílios teve uma maior força. Pretende-se igualmente analisar quais foram as leituras que esse cinema de solidariedade formulou sobre a Unidade Popular (UP) e sua queda nos diferentes contextos nacionais latino-americanos, levando em conta tanto as conexões políticas e culturais anteriores estabelecidas entre a UP e outros governos do subcontinente como questões relativas às condições de produção desses filmes. Em um momento inicial, serão consideradas produções cinematográficas feitas em Cuba e no México, os dois principais países onde se deu o apoio à resistência chilena. Para isso, a pesquisa trabalha com a noção de transferências culturais e outros pressupostos metodológicos das histórias conectadas, além de metodologias vindas do campo de estudos das relações entre História e Cinema. Trata-se de uma continuação da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida em 2018 na Unicamp.
    • Nome do projeto: A solidariedade cinematográfica ao Chile na América Latina: circulações e transferências culturais na Venezuela, no México e em Cuba (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, Carolina Amaral de. .
      Descrição: Este projeto busca mapear e analisar as ações, os contatos, os mediadores e os filmes que se engajaram nas redes de solidariedade às vítimas do golpe de Estado e da ditadura chilenos entre 1973 e o final dos anos 1970 na América Latina. Nesse sentido, procura-se estudar tanto o contexto histórico-sociológico dos lugares onde se constituíram polos de solidariedade ao Chile nesse período no continente como os discursos narrativos dos filmes realizados por estrangeiros sobre a ditadura. Destaca-se, particularmente, o caso do México e de Cuba como dois lugares onde o meio cinematográfico se abriu ao cinema de exílio e a ações levadas a cabo por diretores e técnicos nacionais que apoiaram a "causa chilena". No caso da Venezuela, mas do que a produção cinematográfica, o debate em torno à ditadura chilena se deu em torno ao "Encuentro de cineastas latinoamericanos en solidaridad con el pueblo de Chile" (1974), um espaço em que a denúncia do golpe foi um ponto em comum entre cineastas latino-americanos de várias regiões reunidos nessa ocasião.
    • Nome do projeto: De espacios de perpetración a lugares de memoria. Formas de representación (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGUIAR, Carolina Amaral de. , Napolitano de Eugênio, Marcos Francisco , Morettin, Eduardo , VILLACA, M. , BIOSCA, V. S. .
      Descrição: Partindo da recente linha de estudos em torno de perpetradores de violências de massas e a representação cultural de atrocidades, o objeto desta pesquisa consiste em analisar as representações narrativas e iconográficas de lugares em que se cometeu a violência de massas (tortura, execuções, violações múltiplas), assim como as mutações experimentadas pelos ditos espaços através de políticas memorialísticas, pedagogia histórica, processos criminais e cultura dos Direitos Humanos. Entendendo que estes cenários de crime, de larga duração e de importância sinalizada pelos criminosos, conseguem cristalizar uma ideologia, a relação com o outro-inimigo, formas de cumplicidade, emoções e afetos e relações de gênero, o projeto de pesquisa abordará sete lugares concretos correspondentes a quatro âmbitos muito distintos que encarnam os modelos de convergência no estudo de crimes de massa e genocídio: o campo de concentração de Buchenwald, o centro de detenção e tortura S-21/Tuol Sleng em Camboja, Villa Grimaldi (Chile), a ESMA (Argentina), Memorial da Resistência (Brasil), Valle de los Caídos y fosas de Camuñas (Espanha). A perspectiva que rege a pesquisa é comparativa tomando em consideração a genealogia de modelos para representar violências de massas e a globalização de estudos de lugares e perpetradores.
    • AGUIAR, Carolina Amaral de. . Chile: 40 anos do golpe militar. 2013 - Curadoria
    • Incontri, Dora ; Bigheto, Alessandro Cesar ; AGUIAR, Carolina Amaral de. . Filosofia: Construindo o pensar. 2008 - Edição de texto
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A arte dos anos 50 na coleção internacional do acervo MAC/USP (Iniciação Científica)
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Estética e História da Arte
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2018
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Colégio Celestin Freinet:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de geografia das classes do Ensino Fundamental (5a, 6a, 7a e 8a).
        Outras informações: professor de Ensino Fundamental
    • Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Revisão de livro didático
    • Editora Jogo de Amarelinha:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Faculdades Integradas Santa Izildinha:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Docente de História
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2017 ).
        Outras informações: Bolsista mestrado, doutorado, pós-doutorado
    • Significação-Revista de Cultura Audiovisual:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista.
    • Revista Contemporânea:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Instituto Itaú Cultural:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Educador de público na exposição "Emoção Art.Ficial II - Divergências Tecnológicas".
        Outras informações: Monitor cultural
    • Associação Brasil Connects:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Educadora de público na exposição de arte "Picasso na Oca".
        Outras informações: Temporário
    • Artelogie (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Escrita da História:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Estudos Historicos (Rio de Janeiro):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista
    • ARS HISTORICA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista
    • REVISTA ECO-PÓS (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Universidade Federal da Integração Latino-Americana:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Cuadernos.info:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • AURA. REVISTA DE HISTORIA Y TEORÍA DEL ARTE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • REVISTA DO ARQUIVO MUNICIPAL (SÃO PAULO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Tempo e Argumento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Revista Antíteses:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Editora-chefe
    • SEMINA. CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2021 ).
    • Universidad Nacional Del Centro de La Provincia de Buenos Aires:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Professor visitante
    • Revista Tiempo Histórico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • TOPOI (RIO DE JANEIRO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • SIGNIFICAÇÃO: REVISTA DE CULTURA AUDIOVISUAL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Membro do comité científico
    • Quiroga: Revista de patrimonio iberoamericano:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Emissão de parecer
    • TEMPOS HISTÓRICOS (EDUNIOESTE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • REVISTA IMAGOFAGIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Fotocinema. Revista científica de cine y fotografía:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • FACES DA HISTÓRIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • ESTUDOS IBERO-AMERICANOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Domínios da Imagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • BRESIL(S):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Papeles del CEIC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Revisor de submissão de pedido de bolsa de mestrado
    • Universitat de València:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Artefacto Visual. Revista de Estudios Visuales Latinoamericanos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • CAIANA:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • História: Questões & Debates:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).