Não autenticado |

Jorge Luiz Barcellos da Silva

    • Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos, responsável pela unidade curricular Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia e participa como Professor-Preceptor no Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia. Credenciado como orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIFESP) - Linhas de pesquisa: Escola Pública, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola Pública, Infâncias e Formação de Professores (GEPEPINFOR) na UNIFESP. Ênfase de pesquisa encontra-se no Ensino de Geografia e formação de professores com destaque aos seguintes temas: Formação inicial e permanente de professores e práticas pedagógicas, Professores nas cidades: vida urbana e práticas pedagógicas, Políticas públicas na/de formação de professores, Teoria e métodos da Geografia, História da Ciência geográfica e as trajetórias curriculares do Ensino de Geografia no Brasil. Colaborador do Laboratório de Ensino e Pesquisa de História e Geografia para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. É membro do Comitê de Apoio à Implantação do Instituto das Cidades ? Unifesp. Campus Zona Leste ? Portaria nº 3782/UNIFESP

       

      Links:    

    • Políticas Educacionais e Formação de Educadores
    • Formação de Professores dos anos iniciais do ensino fundamental
    • Ensino e aprendizagem de Geografia
    • VIEIRA, C. S. ; CARVALHO, J. P. F. ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . História e Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Recife : Pipa Comunicação, 2013 . 109p. ISBN: 9788566530216.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; Terra, A. . História e Geografia (Ensino Fundamental) - 5º ano. São Paulo : Editora Saraiva, 2008 . 208p. ISBN: 9788502070394.
    • BARCELLOS DA SILVA, Jorge Luiz . A NECESSIDADE DOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS DA ESCOLA PÚBLICA E DOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM EXEMPLO NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO BOLETIM DE GEOGRAFIA (ONLINE) , v. 35 , p. 135 - 151 , 2017. ISSN: 21764786.
    • SILVA,J.L.B. . O Atlas Imperio do Brazil: uma ação pedagógica na construção de um Estado Nacional e de uma Nação Ateliê geográfico (UFG) , v. 10 , p. 47 - , 2017. ISSN: 19821956.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; CARVALHO, J. P. F. ; LOPES, J. J. M. . Entrevista com Jader Janer Moreira Lopes - Espaço desacostumado: A Geografia das Crianças e a Geografia na Educação Infantil Revista Olhares , v. 2 , p. 301-334 - 334 , 2014. ISSN: 23177853.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; KAECHER, Nestor André . O mapa do Brasil não é o Brasil Geograficidade , v. 3 , p. 71 - 79 , 2013. ISSN: 22380205.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: considerações sobre escola, conhecimento, linguagem e ensino de Geografia Terra Livre , v. 1 , p. 99 - 120 , 2012. ISSN: 01028030.
    • Pinheiro,A.C. ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . A Geografia na formação de professores no departamento de educação da UNIFESP Boletim Paulista de Geografia , v. 89 , p. 61 - 81 , 2010. ISSN: 00066079.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; RAMIRES, Regina Rizzo . Onde se constrói a identidade formativa do geógrafo e do professor de Geografia? Ou ainda, é possível fazer Geografia nos cursos de Geografia? Terra Livre , v. 2 , p. 173 - 179 , 2008. ISSN: 01028030.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; RAMIRES, Regina Rizzo . Formações em Geografia - Identidades e articulações Boletim Paulista de Geografia , v. 86 , p. 123 - 135 , 2007. ISSN: 00066079.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Reflexões sobre o pensamento geográfico de Delgado de Carvalho e o ensino de Geografia Boletim Gaúcho de Geografia , v. 27 , p. 40 - 54 , 2002. ISSN: 01017888.
    • Gabrelon, A. ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da Silva . Livro Didático: suas funções e o ensino de Geografia. O Livro Didático de Geografia e os desafios da docência para aprendizagem, v. 1, p. 9 - 277, 2017.
    • BARCELLOS DA SILVA, Jorge Luiz ; MORAES, J. V. . As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e a formação de professores que ensinam geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E EMPODERAMENTO FREIREANO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DOS GRUPOS SOCIAIS CONTEMPORÂNEOS, v. 1, p. 1 - 173, 2017.
    • SILVA,J.L.B. ; CARVALHO, J. P. F. . Uma experiência pibidiana entre as rodovias Presidente Dutra e Ayrton Senna: o ensino de Geografia e História nos anos iniciais do ensino fundamental e a formação docente. Experiências de formação de professores nos arrabaldes das cidades de Diadema e Guarulhos, estado de São Paulo.Desafios da formação inicial docente no contexto do Pibid, v. 1, p. 5 - 229, 2017.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP e o ensino de Geografia na formação inicial de professores para a Educação Infantil. Ensino de Geografia - produção do espaço e processos formativos, v. 1, p. 83 - 106, 2015.
    • Carvalho,J.P.F. ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; SILVESTRE, M. A. ; PINTO, U. A. . Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: apontamentos sobre editais e formação de professores da Educação Básica. Aprender a Ser Professor: aportes de pesquisa sobre o PIBID, v. 1, p. 1 - 197, 2015.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Desafios e perspectivas do ensino e aprendizagens de Geografia na formação de professores dos anos iniciais da escola básica no Brasil. Ensinar Geografia realidades e propostas no Brasil e Galiza, v. 1, p. 127 - 152, 2015.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; MORAES, J. V. . Lugares escondidos, identidades silenciadas: territórios em rede?. Didáctica de La Geografía - prácticas escolares y formación de profesores, v. 1, p. 295 - 309, 2014.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Quais saberes constituem um bom professor de Geografia?. O Ensino de Geografia e suas composições curriculares, v. 1, p. 215 - 226, 2014.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Perspectivas: o ensino de Geografia e o ler e escrever em Geografia. História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, v. 7, p. 95 - 107, 2013.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: dilemas, objetivos e perspectivas. História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, v. 7, p. 89 - 95, 2013.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . A Geografia como disciplina escolar. História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, v. 7, p. 75 - 88, 2013.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . O ensino de Geografia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: que elementos se colocam para essa tarefa?. Formação, Pesquisas e Práticas docentes: reformas curriculares em questão, v. 1, p. 299 - 334, 2013.
    • CARVALHO, J. P. F. ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Direito a à identidade e a territorialidade. Direito à identidade e a territorialidade, v. 5, p. 31 - 42, 2013.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Apontamentos sobre conhecimento geográfico, Geografia e Geografia escolar para a formação do professor dos anos iniciais do ensino fundamental. História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, v. 7, p. 59 - 74, 2013.
    • PANIZZOLO, C. ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; SILVESTRE, M. A. ; GOMES, M. O ; JARDIM, V. L. G. . Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP: entre qualidade e possibilidade, os desafios para a implantação de propostas inovadoras de estágio TÁGIO.. Políticas de formação inicial e continuada de professores, v. , p. 221 - 233, 2012.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . O que está acontecendo com o ensino de Geografia? Primeiras impressões. Geografia em Perspectiva, v. , p. 11 - 383, 2012.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Quais saberes contituem um bom professor de Geografia?. O Ensino da Geografia e suas Composições Curriculares, v. 1, p. 221 - 231, 2011.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação de professores de Geografia da PUCSP na formação pré-universitária: a experiência do Foco Vestibular. Educação e extensão universitária Foco Vestibular: um experimento da diferença, v. , p. 07 - 231, 2010.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; KAECHER, Nestor André . O mapa do Brasil não é o Brasil. A aventura cartográfica - perspectivas, pesquisas e reflexões sobre a cartografia humana., v. , p. 173 - 184, 2006.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; PEREIRA, Diamantino A C ; RAMIRES, Regina Rizzo . O espaço da análise geográfica. Ensino de Geografia nas Séries iniciais do ensino Fundamental, v. , p. 1575 - 1577, 2004.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; PEREIRA, Diamantino A C ; RAMIRES, Regina Rizzo . O espaço da análise geográfica. O ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental, v. , p. 1641 - 1644, 2002.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . O que está acontecendo com o ensino de Geografia? Primeiras impressões. Geografia em Perpectiva, v. 1, p. 313 - 322, 2002.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; SANTOS, D. ; VIEIRA, V. L. . Quinhentos anos de Historia e Geografia: A Alteridade Como Negação da Identidade na Colonização Brasileira. Imagens do Brasil: 500 anos, v. , p. 115 - 125, 2000.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; LEITE, N. M. . Geografia identidade da disciplina conteúdos e atividades de referência. O ensino de quinta a oitava série e o ensino médio: as disciplinas e as habilidades., v. 2a, p. 13 - 46, 2000.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; LEITE, N. M. . Geografia identidade da disciplina - conteúdos e atividades de referência (o ensino de 1ª a 4ª série). O ensino de primeira a quarta série. As disciplinas, as habilidades, v. 1, p. 107 - 129, 2000.
    • KAECHER, Nestor André ; SILVA,J.L.B. . De São Paulo à Porto Alegre: reflexivivenciando a troca de experiências entre PIBID e estágios de licenciatura na busca da formação de bons professores. In: XII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia , 2017 , Porto Alegre. Anais do XII ENANPEGE. Porto Alegre : , 2017. p. 4042 - 4053.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Estudos geográficos da escola publica e dos processos de ensino aprendizagem: o exemplo do bairro dos Pimentas, cidade de Guarulhos na região metropolitana de São Paulo. In: XIII Coloquio Internacional de Geocrítica El control del espacio y los espacios del control , 2014 , Barcelona. Actas del XIII Coloquio Internacional de Geocrítica: El control del espacio y los espacios de control.. : , 2014.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; CARVALHO, J. P. F. . Uma experiência pibidiana na escola municipal Elis Regina, Guarulhos, SP: o ensino de Geografia e História nos anos iniciais do ensino fundamental como metodologia na formação docente. In: IV Encontro Nacional das licenciaturas -ENALIC/ III Seminário Nacional do PIBID , 2013 , Uberaba. IIV Encontro Nacional das licenciaturas -ENALIC/ III Seminário Nacional do PIBID. Uberaba : Universidade Federal do Triangulo Mineiro, 2013.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . O ensino de Geografia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: que elementos se colocam para essa tarefa?. In: 12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia , 2013 , João Pessoa. Formação, Pesquisas e Práticas Docentes: Reformas Curriculares em Questão. : , 2013.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: sentidos da escola, do conhecimento e do componete curricular Geografia. In: X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio luso-brasileiro de currículo , 2012 , Belo Horizonte. X Colóquio sobre questões curriculares & VI Colóquio luso-brasileiro de currículo desafios contemporâneos no campo do currículo. Belo Horizonte : UFMG, 2012. p. 209 - 209.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP e o ensino de Geografia na formação inicial de professores para a educação infantil. In: 3ras Jornadas Regionales Práctica y Residencia Docente , 2012 , Baia Blanca ( Argentina). Práctica y Residencia Docente Formación inicial y comienzos en la docenciia en diversos contextos educativos. : Universidad Nacional del Sur, 2012. p. 1 - 41.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Abordagem geográfica na formação de professores polivalentes: o componente curricular Geografia na licenciatura em Pedagogia. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos , 2012 , Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geógrafos - EDP trabalhos completos. : , 2012.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: sentidos da escola, do conhecimento e do componente curricular Geografia. In: X Colóquio sobre questões curriculares/ VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo , 2012 , Belo Horizonte. X Colóquio sobre questões curriculares/ VI Colóquio Luso Brasileiro de Currículo - desafios conmtemporãneos no campo da educação. bELO hORIZONTE : UFMG, 2012.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; RAMIRES, Regina Rizzo . Experiências curriculares na formação docente em geografia - uma análise sobre projetos de pesquisa de estágio.. In: Encontro Nacional de Geógrafos , 2010 , Porto Alegre. XVI Encontro Nacional de Geógrafos - Crise, Praxis e Autonomia: espaços de resistência e esperanças. : , 2010.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; SILVESTRE, M. A. ; Carvalho,J.P.F. ; GOMES, M. O ; PINTO, Umberto. A . Construindo um grupo de estudos e pesquisas: trajetória e desdobramentos.. In: II Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores , 2011 , Curitiba. Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores - GT8 - ANPED. : , 2011.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Anotações de uma prática docente: a dimensão espacial na formação de professores para a educação infantil. In: XI Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia , 2011 , Goiânia. A produção do conhecimento e a pesquisa sobre o ensino de Geografia. Goiânia : Universidade Federal de Goiás, 2011.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; RAMIRES, Regina Rizzo . Onde se constrói a identidade formativa do geógrafo e do professor de Geografia? Ou ainda, é possível fazer geografia nos cursos de Geografia?. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos , 2008 , São Paulo. XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008. São Paulo : , 2008.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação de professores de Geografia e a fundamentação de suas abordagens didáticas. In: 8o Encontro Nacional de prática de Ensino de Geografia , 2005 , Dourados. 8o Encontro Nacional de prática de Ensino de Geografia - Formação do professor e prática de Ensino de Geografia. : Editora Arandu e Ipê multimídia, 2005.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Subsídios para se pensar alguns dos fundamentos teórico-metodológicos do movimento de renovação da Geografia no Brasil: a Geografia Ativa. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos - Por uma Geografia Nova na Construção do Brasil. , 2002 , João Pessoa. Caderno de Resumos - Espaço de Diálogo, Grupo de Trabalho, Comunicação Coordenada. : , 2002. p. 296 - 296.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação de Professores de Geografia e a fundamentação de suas aulas. In: 7º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia , 2003 , Vitória. Novos Desafios na Formação do Professor de Geografia. : , 2003.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Subsídios para se pensar alguns dos fundamentos teórico-metodológicos do movimento de renovação da Geografia no Brasil: a Geografia Ativa no Brasil. In: XIII Encontro Nacional de Geógrafos - Por uma Geografia Nova na Construção do Brasil. , 2002 , João Pessoa. Anais da Associação dos Geógrafos Brasileiros. : , 2002.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Notas sobre a Geografia Ativa, Pierre George, Yves Lacoste e os Geógrafos Brasileiros. In: XI Encontro Nacional de Geógrafos , 1998 , Vitórias da Conquista. A Geografia Brasileira e as Transformações no Trabalho e no Espaço. Vitória da Conquista : Brasil Artes Gráficas, 1998. p. 140 - 140.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Reflexões sobre as bases teórico-metodológicas do incipiente pensamento científico no Brasil e os discursos geográficos. In: XI Encontro Nacional de Geógrafos , 1998 , Vitória da Conquista. A Geografia brasileira e as transformações no trabalho e no espaço. Vitória da Conquista : Brasil artes gráficas, 1998. p. 140 - 140.
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; SANTOS, D. ; VIEIRA, V. L. . Permanência da Identidade negada na colonização. : , 1999 (Acadêmica)
    • BARCELLOS DA SILVA, Jorge Luiz . Análise e Emissão de Parecer de TCC - O Pibid e a Experi~encia de trabalho com o tema Relações Étinico-Raciais na escola pública. 2017 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Análise e Emissão de Parecer de TCC - As experiências formativas no PIBID: da formação inicial às contribuições do programa. 2016 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Análise e Emissão de Parecer DE TCC - O processo de feminização do magistério na educação infantil e séries iniciais. 2016 (Parecer)
    • TONINI, I. M. ; COSTELLA, R. ; MARTINS, R. E. M.W. ; GOULART, L. B. ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Programa Nacional do Livro Didático - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental ? avaliação. 2016. 2015. 2016 (Assessoria)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc - Revista Terra Livre. 2016 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e Seminário Nacional do PIBID. 2014 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc Revista Olh@res - Departamento de Educação /EFLCH UNIFESP. 2015 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc 4º Encontro Regional de Ensino de Geografia - AGB-Campinas. 2014 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Educação em Geografia. 2013 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc Boletim de Geografia (UEM). 2012 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc - XVII Encontro Nacional de Geografia. 2012 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc - 12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. 2013 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc - Revista Olh@res. 2012 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Educação Geográfica. 2012 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc - XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2012 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace 2010 (consultoria). 2010 (Consultoria)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc - Professor pesquisador em educação geográfica. 2010 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Ensino de Geografia anos iniciais (1 a 5 ano) ( assessoria). 2009 (Assessoria)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Parecerista ad hoc - Congresso internacional PBL Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias de Aprendizagem ( (parecerista). 2009 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Professor especialista de Geografia Tema 7 Espaço Tempo e cultura: história, geografia, etica e diversidade cultural do Módulo II - Formação para Docência: cenário politico educacional atual, conte~udos e didática das áreas curriculares. 2002 (Consultoria)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Coordenação vídeoconferências Geografia Programa de Educação Continuada (PEC) 2004 - Município. 2004 (Outra)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Elaboração de avaliação de Geografia - Programa de Educação Continuada -Município 2004 - PUCSP. 2004 (Assessoria)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . O ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental - Programa de Educação Continuada Município- PUCSP. 2004 (Parecer)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; PEREIRA, D. A. ; SIMIELLI, Maria Elena Ramos ; RAMIRES, Regina Rizzo ; CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella . O ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental - Programa de Educação Continuada Formação Universitária - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. 2002 (Consultoria)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; NOGUEIRA, Y. M. S. F. . Catálogo materiais didáticos Geografia - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. 2001 (Consultoria)
    • BARCELLOS DA SILVA, Jorge Luiz . O ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: na busca da autoria e da manutenção do desejo do trabalho docente. 2017 (Conferência)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; SILVESTRE, M. A. . Construindo, aprendendo e consolidando um grupo de estudos e pesquisas :trajetórias e desdobramentos. 2016 (Simposio)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Unificação das disciplinas no Ensino Médio: para que(m) ela deverá servir?. 2015 (Conferência)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; MORAES, J. V. . Lugares escondidos, identidades silenciadas: territórios em rede?. 2014 (Seminário)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Palestra 2º encontro: : O Educando e os saberes relativos à Natureza e Sociedade do Quadro de Saberes Necessários. 2014 (Conferência)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Palestra 1º encontro: O Educando e os saberes relativos à Natureza e Sociedade do Quadro de Saberes Necessários. 2014 (Conferência)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; CARVALHO, J. P. F. . Uma experiência pibidiana na escola municipal Elis Regina, Guarulhos, SP: o ensino de Geografia e História nos anos iniciais do ensino fundamental como metodologia na formação docente. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; RAMIRES, Regina Rizzo . Onde se constrói a identidade formativa do geógrafo e do professor de Geografia ? Ou ainda é possível fazer geografia nos cursos de Geografia?. 2008 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação de professores de Geografia e as fundamentações de suas abordagens didáticas. 2005 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Subsídios para se pensar alguns dos fundamentos teórico - metodológicos do movimento de renovação da Geografia no Brasil. 2002 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Notas sobre a Geografia ativa, Pierre George, Lacoste e os geógrafos brasileiros. 1998 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; Pinheiro,A.C. . Ensino de Geografia para as séries iniciais do ensino fundamental e Educação Infantill. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Programa de Residência Pedagógica da UNIFESP e o ensino de Geografia na formação inicial de professores para a educação infantil. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Abordagem geográfica na formação de professores polivalentes: o componente curricular Geografia na licenciatura em Pedagogia.. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: sentidos da escola, do conhecimento e do componente curricular Geografia. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Anotações de uma prática docente: a dimensão espacial na formação de professores para a educação infantil. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; Pinheiro,A.C. . Ensino de Geografia nas séries iniciais e educação infantil. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; RAMIRES, Regina Rizzo . Experiências Curriculares na formação docente em Geografia - uma análise sobre projetos de pesquisa de estágio. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; RAMIRES, Regina Rizzo . Experiências Curriculares na formação docente em Geografia - uma análise sobre projetos de pesquisa de estágio. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação de Professores de Geografia e a Fundamentação de suas abordagens didáticas. 2006 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Pensando a construção da monografia. 2004 (Outra)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Reflexões sobre as bases teórico-metodológicas do incipiente pensamento científico no Brasil e os discursos geográficos. 1998 (Comunicacao)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . ACERVO. 2009 MEC TV ESCOLA
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . ACERVO. 2010 MEC TV ESCOLA
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; Pifer,Anderson ; Bianchi,J. . SALA DE PROFESSOR. 2010 MEC TV ESCOLA
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; Mendes,D. ; Grupi,P. . SALA DE PROFESSOR. 2010 MEC TV ESCOLA
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; GAVA, R. . SALA DE PROFESSOR. 2011 TV Escola MEC
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; STRAFORINI, R. ; CALLAI, H. C. . Ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: formação e saberes docentes. 2013 midia digital
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; CALLAI, H. C. ; HAESBAERT, R. ; NUNES, J. O. R. . Trajetórias geográficas. 2013
    • FERNANDES, M. ; OLIVEIRA, A. U. ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Geografia brasileira: produção acadêmica e didática. 1998
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; SPOSITO, E. ; COUTO, M. . As diferentes propostas curriculares e o livro didático. 2001 impresso
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Geografia e Ensino: Perspectivas de análise. 2005
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Olhares da Geografia e a formação do professor para o século XXI. 2006
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Reflexões sobre a Geografia Brasileira - Departamento de Geografia PUCSP. 2002
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . O papel das disciplinas na grade curricular do ensino fundamental ( Faculdade de Educação - PUCSP). 2006
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . O que está acontecendo com o Ensino de Geografia. 2006
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Olhar crítico sobre os impactos da Copa. 2014 Revista Nova Escola
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Universidade e Escola de Educação Básica na Formação de Professores. 2015
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . SALA DE PROFESSOR. 2009 MEC TV ESCOLA
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; BUITONI, M. ; COELHO, G. . Semana de Geografia. 2002 (Departamento de Geografia)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; PERON, Mauro Luis . XIII Semana de Geografia PUCSP. 2003 (Departamento de Geografias)
    • PRADO, J.P.F ; GOMES, M. O ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Residencia Pedagogica no Elis Regina: avaliacao de uma exp. formativa.. 2010 (UNIFESP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; Carvalho,J.P.F. ; GOMES, M. O . Residencia Pedagogica na Escola da Prefeitura de Guarulhos Elis Regina: avaliacao de uma experiência formativa.. 2011 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; CARVALHO, J. P. F. ; SILVESTRE, M. A. . I Encontro Pibid/UNIFESP. 2012 (PIBID/UNIFESP/CAPES)
    • CARVALHO, J. P. F. ; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; SILVESTRE, M. A. ; OLIVEIRA, M. ; PINTO, U. A. ; DANTAS, B. . Educação e Pobreza no Brasil: Desafios para a escola pública e formação de professores. 2012 (PIBID/UNIFESP/GEPEPINFOR)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; CARVALHO, J. P. F. ; SILVESTRE, M. A. . II Encontro PIBID/UNIFESP Comunicando e avaliando experiências formativas dos subprojetos Ciências Sociais e Pedagogias ? Campus Guarulhos. 2012 (PIBID/UNIFESP/CAPES)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; CARVALHO, J. P. F. ; SILVESTRE, M. A. . I Encontro Institucional PIBID/UNIFESP: Divulgando e avaliando experiências de formação de professores ( Campus Guarulhos e Diadema). 2013 (PIBID/UNIFESP/CAPES)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; CARVALHO, J. P. F. . Estudo do meio como metodologia de Ensino de História e Geografia nos anos inciais do ensino fundamental. 2013 (Laboratório de Ensino e Pesquisa de História e Geografia para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos/ UNIFESP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Lugares de professores: vivências, formação e práticas docentes de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013 (Laboratório de Ensino e Pesquisa de História e Geografia para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos/ UNIFESP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; Carvalho,J.P.F. ; OLIVEIRA, M. ; PINTO, U. A. ; SILVESTRE, M. A. . Ciclo de Eventos. 2014 (Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP))
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; Carvalho,J.P.F. ; OLIVEIRA, M. ; PINTO, U. A. ; SILVESTRE, M. A. . Mesa Redonda. 2015 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; Carvalho,J.P.F. ; OLIVEIRA, M. ; PINTO, U. A. ; SILVESTRE, M. A. . Palestra " Pesquisa de Egressos dos cursos de Licenciatura da USP: Inserção profissional dos licenciandos". 2014 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA,JLB ; SILVESTRE, M. A. ; Carvalho,J.P.F. ; PINTO, U. A. . Colóquio sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica. 2017 (Unifesp)
    • SILVA,J.L.B. ; PIETRI, E. ; CERQUEIRA, P. . Universidade, escola básica e pesquisa: aproximações no Colóquio Colóquio sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica/ coordenação mesa redonda. 2017 (Unifesp)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do Pensamento geográfico brasileiro. 2004 (PUCSP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do Pensamento geográfico brasileiro. 2003 (PUCSP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do Pensamento geográfico brasileiro. 2002 (PUCSP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Desenvolvimento cognitivo e a ordenação curricular da escola. O que é possível fazer em termos da alfabetização em Geografia?. 2005 (UFMS / UEMS / AGB - Dourados)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do Pensamento geográfico brasileiro. 2005 (PUCSP COGEAE)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do Pensamento geográfico brasileiro. 2006 (PUCSP - COGEAE)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do Pensamento geográfico brasileiro. 2007 (PUCSP -COGEAE)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do pensamento geográfico brasileiro. 2008 (PUCSP - COGEAE)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do pensamento geográfico brasileiro. 2009 (PUCSP -COGEAE)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . História do pensamento geográfico brasileiro e o Ensino de Geografia. 2002 (Associação de Geógrafos Brasileiros - Seção São Paulo)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Metodologias de ensino de disiciplinas da área de ciências humanas e suas tecnologias do ensino médio e ensino fundamental ciclo II : Geografia e História. 2005 (Programa Teia do Saber da Secretaria de Estado de Educação - São Paulo)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Capacitação de professores ensino fundamental l rede pública de São Paulo. 2000 (PUCSP/Prefeitura do município de São Paulo)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do Pensamento Geográfico brasileiro. 1995 (COGEA PUCSP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do Pensamento geográfico brasileiro e a Geografia que se ensina. 1999 (Delegacia de Ensino de Ribeirão Pires- São Paulo)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do pensamento geográfico brasileiro. 1996 (COGEA/PUCSP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do Pensamento geográfico brasileiro. 1997 (COGEA/PUCSP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do pensamento geográfico brasileiro. 1998 (COGEA/PUCSP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do pensamento geográfico brasileiro. 1999 (COGEA/PUCSP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Desenvolvimento cognitivo e a ordenação curricular na escola. O que é possível fazer em termos de alfabetização em Geografia. 2002 (Associação de geógrafos brasileiros)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; SANTOS, D. . A construção do pensamento geográfico brasileiro. 1998 (Associação de geógrafos brasileiros)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . História do Pensamento Geográfico Brasileiro. 1998 (Centro Acadêmico dos Estudantes de Geografia Unesp Rio Claro)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . O Processo de Regionalização do Território Brasileiro. 1992 (COGEA-PUCSP-APEOSP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do pensamento geográfico brasileiro. 2000 (COGEA/PUCSP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Formação do pensamento geográfico brasileiro. 2001 (COGEA/PUCSP)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Capacitação de professores de geografia ensino fundamental II da rede pública do município de São Paulo. 2000 (USP/Prefeitura do município de São Paulo)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Capacitação de professores da rede pública do Amapá. 2000 (Secretaria de Educação do Estado do Amapá)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da ; LEITE, N. M. . Identidade e Objetivos Pedagógicos no Ensino de Geografia: uma proposta de trabalho. 2000 (Associação de geógrafos brasileiros)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . A epistemologia da obra de Pierre George e a influência na Geografia Brasileira: crítica a ciência de síntese. 1990
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Leituras da territorialidade e a construção da brasilidade. 2004
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Megafalls of Iguaçu. 2012 (Vídeo educacional)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Acervo O Império das Marcas. 2009 (Vídeo educacional)
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Alfabetização em Geografia. 2004 (VÍdeoconferÊncia)
    • Nome do projeto: Projeto Amazônia (2001 - 2001
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , SOARES, Gilda , GRANATO, Suzana , GRIECCO, Katia .
      Descrição: O projeto Amazônia desenvolve com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, um amplo programa que integra objetivos de duas disciplinas curriculares Meio Ambiente e Ética e Cidadania. Além de uma viagem de uma semana, realizada no mês de julho, o projeto prevê encontros semanais durante todo o primeiro semestre sistematizadores das discussões relacionadas a Amazônia.
    • Nome do projeto: Programa PEC - Formação Universitária 1ª a 4ª série rede pública. Convênio entre Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e PUCSP. Professor Especialista na área de Geografia e Membro do Grupo de Trabalho do Tema 7: Espaço, Tempo e Cultura (2002 - 2002
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , PEREIRA, D. A. , RAMIRES, Regina Rizzo , SCAVAZZA, B. L. .
      Descrição: Formação para docência escolar: cenário político-educacional atual, conteúdos e didáticas das áreas curriculares. Período março a novembro de 2002.
    • Nome do projeto: Metodologias de ensino de disciplinas da área de ciências humanas e suas tecnologias no ensino médio de Geografia e História (2005 - 2005
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da .
      Descrição: Metodologias de ensino de disciplina da área de ciências humanas e suas tecnologias no ensino médio. O ensino de Geografia.
    • Nome do projeto: FOCO -Projeto patrocinado pelas Vice-Reitorias Academica e Comunitária e UNESCO-MEC (2006 - 2006
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da .
      Descrição: Destinado a formação complementar para vestibulandos
    • Nome do projeto: FOCO - consórcio da PUCSP (Vice-Reitoria Acadêmica e Comunitária) e Mitra Arquidiocesana de São Paulo-Pastoral Universitária PUCSP (2005 - 2005
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , TOTORA, Silvana , OTTAVIANI, E. .
      Descrição: Curso vestibular formação complementar para o vestibulando
    • Nome do projeto: FOCO - Projeto patrocinado pela Vice-reitorias Acadêmica e Comunitária e pelo MEC-SECAD PROJETOS INOVADORES DE CURSOS NO PROGRAMA DIVERSIDADE NA UNIVERSIDADE (2007 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da .
      Descrição: Formação complementar para vestibulandos
    • Nome do projeto: Projeto Institucional para Formação de Professores da Educação Básica (PIFPEB) (2006 - 2009
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , NOFFS, N. .
      Descrição: O Projeto Institucional para Formação de Professores da PUC/SP apresenta os fundamentos para elaboração dos projetos pedagógicos específicos dos Cursos de Licenciatura existentes na Universidade, bem como de novos cursos que venha a ser propostos. Apresenta, também as bases para vinculação dos cursos de bacharelado e licenciatura, nos casos pertinentes. A coordenação geral é constituida por um período experimental de dois anos, durante o qual terá acompanhamento do CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA e do CONSELHO UNIVERSITÁRIO e após o qual será por ambos avaliado. Projeto Aprovado pelo CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA DA PUC/SP na sessão de 03/11/2004 pelo CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS em 16/11/2004 e pelo CONSUN nas sessões de 24/11/2004 e 16/02/2005. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento
    • Nome do projeto: Formação do Pensamento Geográfico Brasileiro (1992 - 1996
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da .
      Descrição: Identificação das bases teórico - metodológicas do pensamento geográfico brasileiro no século XIX e problematização sobre a institucionalização da ciência geográfica no Brasil, abordando a consolidação da Geografia escolar após 1930 referenciada em manuais didáticos; discursos acadêmicos e aqueles difundidos, nos primeiros anos, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE)
    • Nome do projeto: Formação do pensamento geográfico brasileiro e o ensino de Geografia (1997 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da .
      Descrição: Identificação das trajetórias da Geografia escolar, destaque para o período 1930 até o movimento de Renovação da Geografia no Brasil
    • Nome do projeto: Leituras geográficas do Brasil - os discursos geográficos e a construção da brasilidade (1999 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da .
      Descrição: Quando se fala em Geografia do Brasil o ponto de partida é a forma, o tamanho e a localização. A forma antecede e constitui-se no ato de se reconhecer o país. Por uma questão teórico-metodológica (portanto uma construção social) concebe-se o país a partir de linhas de fronteiras formalmente estabelecidas, além de sua extensão e localização no globo. Assim, me pergunto: que significado isso adquire na construção de nossa brasilidade? Somos resultado do quê? Como ficam as relações sociais cotidianas que, ao mesmo tempo que definem (construção da identidade) o significado de brasilidade não se expressam nessas representações da territorialidade? Será que esse procedimento analítico ? a perspectiva da forma, da matematização dos processos e, principalmente, o ocultamento do significado das relações sociais, não têm raízes no identificado olhar europeu que parametrizou nossas construções teórico-metodológicas? E se têm raízes nesse processo, que conseqüências trazem para as atuais compreensões da Geografia do Brasil? Nesses vários séculos que se passaram construíu-se a identidade de um povo, nós mesmos. No processo de construção identitária, a vinculação entre indivíduos e lugares assume um papel vital, o que possibilita apontar para o fato de que as leituras da territorialidade implicam em desvendar a construção da identidade. Essas representações da territorialidade geralmente são expressa em manifestações (literárias, poesias, artes plástica, música, relatos com fins determinados e mapas) tão neutras como pode ser uma mensagem que se quer incontestável, que procura esconder a processualidade que dá sentido e significado aos fenômenos. Seja em nome da Metrópole, seja em nome do Estado brasileiro já constituído, ou ainda, seja em nome de outras determinações, um amplo conjunto de registros foram sendo construídos. Para dar cabo dessa investigação escolhi aqueles que mais expressam (justamente porque mais intencionam esconder), a relação entre fenômeno e processo: a cartografia e textos de época ? sem esquecermos que o presente é também uma época ? e, com eles, procurarei desvendar o que cada leitura da territorialidade revela no movimento que a construção da brasilidade pensou, ou pensa, de si mesmo. Um Brasil de 500 e poucos anos vividos numa constante, necessária, tensão de ter de se transformar radicalmente a cada dia revela um país de muitas Geografias. Entendê-las pode ser um ferramental de análise e compreensão de nossas próprias identidades.
    • Nome do projeto: Reordenamento Curricular da rede pública do Estado do Amapá (2000 - 2000
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , SANTOS, D. .
      Descrição: Convênio firmado entre Secretaria de Educação do Estado do Amapá e PUCSP com o objetivo de reordenação curricular - Atuação como professor especialista de Geografia escola básica - capacitação de professores
    • Nome do projeto: Programa de Educação Continuada professores de 1ª a 4ª série - rede pública. Professor orientador e professor Especialista do PEC -Programa de Educação Continuada - Município. Convênio entre a Prefeitura municipal de São Paulo e PUCSP. Elaboração de mater (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , FESTER, Helenice C R .
      Descrição: Formação para docência escolar. Pré escola, 1ª a 4ª série.
    • Nome do projeto: Formação continuada de professores e o uso do estudo da meio como metodologia no ensino de história e geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental. (2010 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , Pinheiro,A.C. , Carvalho,J.P.F. .
      Descrição: O projeto insere-se na proposição da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, prevista no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Trata-se da articulação de cinco subprojetos de cursos propostos por professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), direcionados aos docentes das redes públicas de educação infantil, ensino fundamental e médio. O sub-projeto Formação continuada de professores e o uso do estudo da meio como metodologia no ensino de história e geografia para os anos iniciais do Ensino Fundamental. tem como objetivos produzir subsídios ao trabalho pedagógico de professores não especialistas em história e geografia que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apresenta uma proposta de formação continuada que se organiza a partir da necessidade de desenvolver com o educador formas de trabalhar temas como a história local e do cotidiano e a leitura da paisagem local, e elege o estudo do meio como uma das metodologias adequadas a esses estudos. A formação no sentido da utilização organizada e competente dessa metodologia permite ao educador levar os seus alunos a conhecerem e estudarem o bairro como unidade espaço-temporal, considerando-o como local de pertencimento e de construção de identidade social. Integrando ensino e pesquisa, o estudo do meio potencializa a prática do professor na direção do conhecimento sistemático do espaço, da história, dos alunos e da comunidade atendida pela escola, o que justifica a proposta de um curso de formação, presencial que permita aos professores um melhor domínio desse instrumento de trabalho no seu fazer pedagógico..
    • Nome do projeto: Diálogos Pertinentes - proposições para um projeto de formação de professores da Educação Básica (2010 - 2012
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , Godoy,A.P. , MINHOTO, M. A. P. , Abreu,C.B.M. , Revah,Daniel , Lopes, M. C. R. , Jacomini.M.A. , Kluth,V. S. , Parra,H.Z.M. , Penna,Marieta G.O. , Pesce,L. , Giglio, Celia Maria Benedicto , Maria Rita Toledo , PINTO, Umberto. A , SILVESTRE, M. A. , Carvalho,J.P.F. , GOMES, M. O , Vóvio,C. .
      Descrição: Esse projeto está localizado no âmbito do Programa de melhoria da qualidade das licenciaturas - PRODOCÊNCIA - CAPES, edital 028/2010. O projeto reúne seis cursos de Licenciatura da Unifesp: Pedagogia, História, Sociologia, Letras, Filosofia (Campus Guarulhos) e Ciências (Campus Diadema). Em continuidade ao Projeto de Residência Pedagógica aprovado em 2007, a proposta atual pretende agregar elementos que contribuam para a consolidação do Programa de Residência Pedagógica PRP - no Curso de Pedagogia e para a aproximação entre todas as licenciaturas da UNIFESP por meio de ações que envolvem o estudo sistemático da formação inicial de professores das diversas áreas da educação básica, o contato com profissionais de outras instituições formadoras, o conhecimento e a partilha de experiências exitosas no campo e a criação de condições favoráveis para a concepção coletiva de uma instância universitária em que as questões relativas à formação de professores possam ser tratadas de modo qualificado, técnica e politicamente, inspirando um modelo mais orgânico e menos burocrático, que tenha por meta a excelência no campo, produzindo uma política institucional para a formação de professores na perspectiva da "valorização da formação e a relevância social dos profissionais do magistério . O projeto envolve o desenvolvimento de estudos de aprofundamento relativos à metodologia de formação prática instituída pelo Programa de Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Unifesp e a construção de um núcleo de estudos sistemáticos sobre formação inicial de professores para produzirmos, coletivamente, proposições para um projeto institucional de formação de professores para a Educação Básica.
    • Nome do projeto: Cartografias dos saberes e das práticas docentes: (des)continuidades (?) das Geografias escolares no Ensino Fundamental de 9 anos. (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da .
      Descrição: Esse projeto focaliza as Geografias escolares no ensino fundamental de 9 anos. Investiga de um lado como os professores polivalentes do 5º ano e os professores especialistas do 6º ano da escola pública concebem seus saberes e articulam suas práticas pedagógicas para ensinar Geografia, e, de outro como identificam os sentidos dos diferentes componentes curriculares. Pesquisas como de Libâneo (2010), Callai (2009) e Gatti (2009), por caminhos diferentes, assinalam como tem se desdobrado o ensino de conteúdos específicos nas graduações de Pedagogia. Revelam que os professores em formação, chegam ao final de sua graduação, com diminutas ponderações (e vivências) no que tange identificar a natureza de cada componente curricular. As problematizações das diferentes áreas do conhecimento voltadas para os sentidos do ensino (e aprendizagem) dos componentes curriculares nem sempre ficam evidentes. A formação do professor polivalente tem se apresentado na prática e nos seus resultados com uma frágil identidade profissional. Sobre essa questão, a relação entre a construção da identidade profissional e os sentidos dos conteúdos específicos das disciplinas a serem ensinadas nos anos iniciais destacamos que, em grande parte dos cursos investigados, as matrizes curriculares apresentam uma organização que nos permite indagar: como se constrói e operacionaliza as fundamentações e práticas dos profissionais em formação? Mesmo que tenhamos a clareza de que a existência de uma matriz com outra natureza e articulação não é a garantia de uma vigorosa formação docente, a questão delineadora é a concepção de teoria e prática apartadas, subsidiando a formação do professor dos anos iniciais. Vale assinalar, ainda, que essa perspectiva metafísica, não é exclusiva a formação do professor polivalente, ela se faz presente em grande parte das licenciaturas voltadas a formação do professor especialista. Nelas há enquadramentos durantes os trajetos formativos que revelam os impasses.
    • Nome do projeto: PIBID/UNIFESP 2012 (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , SILVESTRE, M. A. , Parra,H.Z.M. , Kluth,V. S. , CARVALHO, J. P. F. , BIANCO, A. A. G. , MORETTI, V. D. , AZZALIS, L. A. , FORATO, T. C. M. , ROSALEN, M. A. S. .
      Descrição: : O Programa Institucional de Bolsas a Iniciação à Docência PIBID é uma iniciativa do governo federal que visa ao aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Possui como objetivo principal desenvolver ações voltadas à formação inicial de licenciandos e formação continuada de professores em local de exercício da docência, vinculado à política de formação de professores da Educação Básica da CAPES. Nessa direção e tendo como princípio o compromisso que a UNIFESP possui, em seus cursos de licenciatura, de formar professores para a escola pública, o campus Guarulhos, representado por docentes que compõem o curso de Ciências Sociais e Pedagogia, em parceria com o campus Diadema, representado por professores que compõem curso de Ciências, é responsável pelo PIBID/UNIFESP 2012. Projeto composto por sete subprojetos promove a inserção de estudantes no contexto da escola pública, nos municípios de Guarulhos e Diadema, durante sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas, com a orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola pública, denominado supervisor. Este projeto visa a um trabalho integrado entre escola básica e universidade, tanto nas séries iniciais como nos anos finais dessa modalidade de ensino. A ação conjunta entre os docentes supervisores das escolas e os professores da Universidade ocorre no sentido de propor temas para a discussão e trabalho dos alunos envolvidos nas iniciativas previstas nos subprojetos. Nesse sentido, pretende-se que haja uma troca entre os saberes práticos dos professores em sala de aula, que constituem um repertório didático construído ao longo de anos de escolarização e de vivência do lugar de professor, e os conhecimentos teóricos da universidade, que permitem o distanciamento com relação às demandas e urgências da prática.
    • Nome do projeto: Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores da UNIFESP (LIFE) (2012 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , Kluth,V. S. , FORATO, T. C. M. , SPRENGER, T. M. , MELO, M. R. S. , BUNZEN JR., C. S. , RANGEL, F. O. , AZZALIS, L. A. , FARIAS, L. A. , POSSIDONIO, S. , MARTINS, E. , OLIVEIRA, L. M. P. , CARVALHO, M. F. , FIDALGO, S. S. .
      Descrição: O projeto tem como objeto a criação de laboratórios interdisciplinares de formação docente a serem compartilhados por todas as licenciaturas dos campi Diadema e Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tais laboratórios constituir-se-ão em ambientes voltados à idealização, implementação e avaliação de práticas pedagógicas adequadas para as licenciaturas, a formação continuada de professores e o ensino básico, sempre calcados em investigações das múltiplas dimensões e manifestações da linguagem e de seu desenvolvimento. Nesse contexto, a articulação entre conhecimentos, práticas e tecnologias educacionais nas diferentes licenciaturas será privilegiada. Trata-se, dessa forma, de espaço interdisciplinar para formação de educadores e para a formação continuada de professores onde pesquisa, prática, ensino e aprendizagem são considerados indissociáveis e onde as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são vistas como recurso para a interação, instrumentos do docente-pesquisador e do aluno-pesquisador (em suas primeiras experiências com a pesquisa) e, ao mesmo tempo, como possíveis recursos didáticos. Observa-se, pela descrição acima, que o mencionado ambiente e seus recursos representarão contribuição relevante no fortalecimento do tripé ensino-pesquisa-extensão.. Situação: Em andamento; Natureza: Outra. Integrantes: Terezinha Maria Sprenger - Coordenador / Verilda Speridião Kluth - Integrante / Marcelo Roberto Souto de Melo - Integrante / Clecio dos Santos Bünzen Jr. - Integrante / Flamínio de Oliveira Rangel - Integrante / Lígia A. Azzalis - Integrante / Luciana Aparecida Farias - Integrante / Shirley Possidonio - Integrante / Thaís Cyrino de Mello Forato - Integrante / Edna Martins - Integrante / Jorge Luiz Barcellos da Silva - Integrante / Lucila Maria Pesce de Oliveira - Integrante / Maria de Fátima Carvalho - Integrante / Sueli Salles Fidalgo - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
    • Nome do projeto: Relações entre Escola pública, Famílias e Professores: territórios enredados (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da .
      Descrição: Esse estudo propõe estabelecer aproximações entre as áreas Geografia e Educação, desenvolvendo encaminhamentos que buscam efetivar leituras geográficas como ferramenta analítica no contexto da formação de professores. como já o fizeram (e têm feito), em relação a Educação, algumas áreas do conhecimento como a Sociologia, História, Filosofia, Antropologia, Economia, Psicologia entre outras. Aborda os fenômenos educacionais tendo como referência suas localizações, colocando em evidência o que o movimento da empiria pode revelar. Trata-se de um procedimento teórico-metodológico convergente que, ao abordar temáticas como escola pública, famílias, professores, alunos, gestores educacionais e processos de ensino e aprendizagens etc. se consubstancia pela perspectiva espacial, entendendo esse termo como aquele que se inicia pelos aspectos locacionais, distributivos e de coexistência que os fenômenos educacionais portam. A busca das convergências entre a Geografia e Educação é resultado de indagações, ponderações e achados construídos no interior da escola pública. Procuramos identificar como os estudos geográficos dos processos de ensino aprendizagens se constituem em uma opção teórico-metodológica no que se refere a área de formação inicial e permanente de professores. Para esse desafio refletimos sobre a premissa de que os estudos sobre a construção da identidade do professor passa pela necessária identificação e opção de ferramentas que lhes permitam dimensionar seus pertencimentos aos processos que fazem parte . Nesse sentido, suas localizações - adquirem uma importância vital, em função do fato de estarmos falando das espacialidades socialmente construídas. Trata-se de indagarmos sobre as territorialidades no cotidiano das escolas e seus respectivos significados para quem se prepara ou já atua, seja na gestão educacional ou na docência. Com essas preocupações, a proposição de um projeto denominado Relações entre Escola pública, Famílias e Professores : territórios enredados se articula pensando nos aspectos locacionais da instituição, reconhecendo quem são os elementos que as constituem e como estão distribuídos no interior das dinâmicas escolares. As diferentes localizações e distribuições de gestores educacionais, alunos, professores, famílias e outros participantes que vivem e definem o significado de lugar para a escola, são identificadas a partir da dimensão territorial que as relações sociais constroem e, nessa direção, podemos pensar na distinção, indagação e ponderação sobre os significados das diferentes formas de poderes e conflitos que ali se configuram.
    • Nome do projeto: O sentido social e fundamentos teóricos metodológicos do ensino de Geografia na perspectiva de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas de alta vulnerabilidade: aproximações em territórios constituintes da identidade docente (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da .
      Descrição: O projeto tem como objetivo investigar a relevância da Geografia escolar a partir do que os professores polivalentes, localizados em escolas da periferia de Guarulhos pensam e praticam no lugar do exercício profissional. Identifica os entendimentos a respeito do conhecimento construído na escola, seus fundamentos e suas metodologias desenvolvidas. Essa agenda de trabalho busca contribuir para a compreensão de processos relacionados a constituição da identidade do professor dos anos iniciais do ensino fundamental, destacando o reconhecimento de suas racionalidades e de seus encaminhamentos metodológicos relacionados ao componente curricular Geografia.
    • Nome do projeto: Curso de extensão Conflitos Urbanos e Direito à Cidade (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , XAVIER, M. A. M. , SAKURA, C. A. , ROSA, A. , NEIMAN, Z. , ARANTES, P. F. , MORETTI, R. , SHIMBO, I. , BRELAZ, G. .
      Descrição: O curso de extensão identificará situações-problema em conflitos urbanos e direito à cidade. A partir de casos concretos, referenciados nas experiências dos participantes, serão mapeados territórios e agentes em conflito, em suas várias dimensões, políticas públicas, ações de resistência e mobilização. O reconhecimento das situações também será explorado por meio de jogos, cartografias críticas, mapas temáticos, diagramas, produção de vídeos e exercícios de dramatização. O objetivo é mobilizar e articular diversos conhecimentos e saberes, para avançar no entendimento sobre a dinâmica e interesses na produção social do espaço, a atuação do Estado e dos múltiplos atores envolvidos, possibilitando a compreensão multidimensional dos conflitos urbanos. Os exercícios, baseados em demandas sociais, contextos reais e aprendizado por problemas, irão ao fim solicitar a proposição de estratégias e ações. O curso apresenta processos e estratégias que poderão ser mobilizadas pelos participantes futuramente em contexto de educação não formal e popular, mobilização, organização e planejamento governamental. É, igualmente, uma introdução aos temas e metodologias do Instituto das Cidades da Unifesp e implantação, e sua proposta político pedagógica.
    • Nome do projeto: Construção coletiva de narrativas do percurso formativo do curso de extensão Conflitos Urbanos e Direito à Cidade (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , SAKURA, C. A. , NEIMAN, Z. , ARANTES, P. F. , SHIMBO, I. , BRELAZ, G. , BARROS, J. S. .
      Descrição: O curso de extensão ?Conflitos Urbanos e Direito à Cidade?, oferecido pelo Instituto das Cidades, Campus Zona Leste, período: agosto a novembro de 2017 permitiu aos participantes a oportunidade de reconhecer e problematizar diferentes tipos de conflitos assim como organizar proposições de estratégias gerais para o enfrentamento dos mesmos em três territórios: Jardim Helian, Jardim Colônia e Pinheirinho 2 na zona leste de São Paulo. O curso possibilitou, ainda, a elaboração da sistematização das experiências e a elaboração da narrativa individual de cada participante sobre o seu percurso formativo, que foi entregue no final do curso. Para criar subsídios e permitir a revisão e redação final das narrativas, previu-se, como estratégia geral, duas oficinas presenciais com os objetivos de: 1. Analisar coletivamente as narrativas individuais entregues no final do curso como condição para verificar as aprendizagens e os conteúdos, as linguagens utilizadas, as condições oferecidas, as dificuldades encontradas; 2. Dialogar sobre os resultados esperados, as estratégias gerais, condições e agenda para o processo de construção coletiva do caderno de narrativas do curso, 3. Oferecer condições para a revisão das narrativas de cada participante e ajustes de formato; 4. Produzir coletivamente um caderno, contendo o percurso formativo do curso de extensão, as narrativas de cada participante e as sugestões para melhoria do curso. Público a ser atendido: participantes do curso de extensão ?Conflitos Urbanos e Direito a Cidade? que entregaram as narrativas finais no prazo estipulado.
    • Nome do projeto: OBEDUC - Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da , SILVESTRE, M. A. , CARVALHO, J. P. F. , PINTO, U. A. , JARDILINO, J. R. L. , FARIAS, I.M.S. , ARAUJO, G. C. G. , LLATA, D. S. G. , NAGAHAMA, A. A. F. , FEITOSA, G. G. , SEVERO, M. L. F. , SILVA, S. C. O. P. , BEZERRA, V. L. D. , DIRE, A. A. .
      Descrição: A contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica constitui foco temático deste projeto que articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Seu propósito reúne indagações sobre a formação centrada na escola vivenciada por professores que participam como coformadores no Programa e sua contribuição para o desenvolvimento profissional desses docentes, em particular para a melhoria e inovação das práticas de ensino. Compõe o Programa Observatório da Educação, Edital CAPES n. 049/2012 e possui como objetivo: a) Identificar aspectos da experiência formativa do PIBID que assinale contribuições para fomentar uma profissionalidade docente superadora da racionalidade técnica e que posicione os professores da Educação Básica como sujeitos produtores de saberes sobre sua profissão; b) Favorecer a pesquisa em rede sobre desenvolvimento profissional docente, consolidando grupos de pesquisa nessa área; c) Organizar dados educacionais regionais no âmbito do eixo Nordeste e Sudeste - Ceará, Minas Gerais e São Paulo - produzidos pelo INEP, como subsídio ao aprofundamento de estudos sobre o perfil das escolas e dos professores que compõe o PIBID
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Migrações internas no Brasil. 2002 - Vídeoconferência
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Leitura da paisagem no ensino de Geografia. 2002 - Vídeoconferência
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . A História da Geografia Brasileira. 2002 - Palestra
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Alfabetização em Geografia. 2004 - Vídeoconferência
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . Os países emergentes -BRIC. 2008 - Palestra
    • SILVA, Jorge Luiz Barcellos da . O sentido Social e Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Escolas de Alta Vulnerabilidade. 2016 - Palestra
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: 1988
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Doutorado:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Companhia de Escolas da Comunidade:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1989 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas 1.Geografia Humana 2.Geografia Regional
        Outras informações: professor auxiliar de ensino
    • Centro Hispanpo Brasileiro de Cultura:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1991 - 1991 ).
        Outras informações: professor responsável
    • Colégio Santa Cruz:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1991 - 2009 ).
        Outras informações: professor assistente-mestre
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Revista Brasileira de Educação em Geografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Terra Livre:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Boletim de Geografia (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).