Não autenticado |

Ricardo Devides Oliveira

    • Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (2022) e mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da UNICAMP. Foi bolsista CAPES em Cooperação Internacional no Timor-Leste pelo Programa de Qualificação Docente em Língua Portuguesa (PQLP/CAPES/UFSC), atuando na docência e co-docência junto a Universidade Nacional Timor Lorosa'e (UNTL). É atualmente docente colaborador na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) Já atuou como elaborador e revisor de Itens do ENADE, Coordenador de área PIBID Geografia (2016-2017), bolsista EaD/UAB Pedagogia (2018) e Formador EaD/UAB/Pedagogia (2019). É Administrador da Rede de Pesquisadores sobre Timor-Leste no Brasil, com pesquisa cadastrada no Timor Leste Studies Association (TLSA-Austrália). Colaborou/colabora com o Diretório CNPQ Teorização do Planejamento Territorial do Turismo, GEOPO (Laboratório de Geopolítica-FFLCH/USP), Grupo de Pesquisa História do Pensamento Geográfico (HPGEO-UFMG) Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO-UDESC) e da Rede GHUM (Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural). Realizou estágio doutoral em Portugal, junto ao CES (Centro de Estudos Sociais) de Coimbra. Minha trajetória como docente-pesquisador atravessa a Educação Geográfica e a Geografia Humana, através de temas de pesquisa tais como: Educação Geográfica, Formação de Professores, Geografia Cultural, Imaginação Geográfica, Circulação das ideias e saberes geográficos, Estudos Decoloniais, Geopolítica e Turismo.

       

      Links:    

    • OLIVEIRA, R. D. . A Geografia Pós-Unificação Territorial Alemã. Saarbrücken : Nova Edições Acadêmicas, 2017 . 109p. ISBN: 9786202405140.
    • OLIVEIRA, R. D. ; MARIOSA, P. H. ; MARIOSA, D. F. ; SIMAO, M. O. A. R. ; PEREIRA, H. S. . Pluriactivity and polyvalence as territorial adaptation strategies in protected areas in Amazonas State, Brazil INTERNATIONAL JOURNAL OF KNOWLEDGE-BASED DEVELOPMENT (ONLINE) , v. 12 , p. 57 - 74 , 2021. ISSN: 20404476.
    • SEEMANN, J. ; OLIVEIRA, R. D. . A geografia mora nos detalhes e no todo GEOGRAPHIA (UFF) , v. 23 , p. 1 - 12 , 2021. ISSN: 15177793.
    • OLIVEIRA, R. D. ; NEMECIO, J. L. ; BLANCAS, M. A. . Sustainability, water, and health: Incidence and epidemiological prevalence of COVID- 19 in association with the water crisis in the State of Morelos, Mexico REVISTA ESPACIOS , v. 11 , p. 19 - 47 , 2021. ISSN: 07190573.
    • OLIVEIRA, R. D. . Timor-Leste no pós-pandemia: contribuições geográficas para a vida e economia FINISTERRA (LISBOA. 1966) , v. 55 , p. xx - xx , 2020. ISSN: 04305027.
    • OLIVEIRA, R. D. . Assim nasce a geografia da pandemia: aportes teóricos, enfoques e temas para pensar o território International Journal of Social Sciences and Humanities , v. 2 , p. 14 - 22 , 2020. ISSN: 26832372.
    • OLIVEIRA, R. D. . A Institucionalização da Geografia Alemã na Passagem do séc. XIX ao séc. XX: Práticas e Contribuições Teóricas em Peschel, Ratzel e Hettner GEOGRAFARES: REVISTA DO MESTRADO E DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA, CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS (UFES) , v. 11 , p. 114 - 138 , 2012. ISSN: 15182002.
    • OLIVEIRA, R. D. . Do confinamento territorial aos novos consumos do espaço: a pandemia de covid-19 e a radicalização da práxis turística. Geografia e Covid-19: Reflexões e análises sobre a pandemia, v. 1, p. 1 - 338, 2021.
    • OLIVEIRA, R. D. ; REGIS, T. C. . Desafios do estágio docente em geografia: da excepcionalidade do momento pandêmico aos excepcionais aprendizados. Desafios e experiências construídas nos estágios curriculares supervisionados da Faed, v. 1, p. 1 - 270, 2021.
    • OLIVEIRA, R. D. . Práticas pedagógicas do PIBID na perspectiva de uma interdisciplinaridade possível: um olhar crítico sobre o Grupão da Batalha Naval. O PIBID pela Puc Campinas: Interdisciplinaridade em Ação, v. , p. 139 - 154, 2018.
    • OLIVEIRA, R. D. . Etnoconhecimento e imaginação geográfica: Diálogos decoloniais e institucionalização da Geografia em Timor Leste. Trajetórias Geográficas, v. 1, p. 152 - 175, 2017.
    • OLIVEIRA, R. D. ; FAGUNDES, A. ; URBAN, S. P. ; MARCHESAN, R. . Reflexões sobre o Desenvolvimento do Turismo em Timor Leste. Professores sem Fronteiras: pesquisas e práticas pedagógicas em Timor Leste, v. , p. 249 - 260, 2016.
    • OLIVEIRA, R. D. . Assim nasce a Geografia da Pandemia . OutrasPalavras , , 29 mai. 2020.
    • OLIVEIRA, R. D. . Os dilemas econômicos de Timor-Leste . Le Monde Diplomatique Brasil , , 02 jun. 2020.
    • OLIVEIRA, R. D. . Por uma Geografia de Timor Leste, timorense... . Matadalan , Díli - Timor Leste , 07 out. 2015.
    • OLIVEIRA, R. D. . Colonialidade do saber/poder e Geopolítica na construção da Geografia timorense. In: XII Encontro da Pós-Graduação em Geografia do Brasil , 2017 , Porto Alegre. XII Anais do ENANPEGE. Grande Dourados : UFGD Editora, 2017. p. 1 - 12.
    • OLIVEIRA, R. D. . EPISTEMES ENTRE DESCOBERTOS E DESCOBRIDORES: DIÁLOGOS SOBRE A PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL NA GEOGRAFIA. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos , 2016 , São Luis. Anais do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo : AGB, 2016. p. 1 - 9.
    • OLIVEIRA, R. D. . A mudança na postura teórico-metodológica em Ratzel no fin-de-siècle: Arte, Ciência e Geografia. In: 14° EGAL (Encontro de Geógrafos da América Latina) , 2013 , Lima - Peru. Anales del XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina. : , 2013.
    • OLIVEIRA, R. D. ; VITTE, A. C. . O neokantismo de Alfred Hettner e a Geografia no início do séc. XX na Alemanha. In: I Colóquio Kant da UFU: A filosofia kantiana e suas influências , 2011 , Uberlândia - MG. Anais do I Colóquio Kant da UFU. : , 2011. p. 229 - 238.
    • OLIVEIRA, R. D. . Expoentes da institucionalização da Geografia Alemã em finais do séc. XIX e início do séc. XX: Práticas e contribuições teóricas em Oscar Peschel, Friedrich Ratzel e Alfred Hettner. In: IX ENANPEGE Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia , 2011 , Goiânia - GO. Anais do IX ENANPEGE. : , 2011.
    • OLIVEIRA, R. D. ; VITTE, A. C. . O PAPEL DE RATZEL NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA NA ALEMANHA DO SÉC. XIX SOB A ÒTICA DE LEBENSRAUM E DOS DILEMAS DE UMA ÉPOCA CONTURBADA. In: II Colóquio Brasileiro de História do Pensamento Geográfico , 2010 , Uberlândia. Anais do II Colóquio Brasileiro de História do Pensamento Geográfico. : , 2010.
    • OLIVEIRA, R. D. ; VITTE, A. C. . Da Natureza ao Território: Os novos rumos da ciência alemã e o imperialismo na Geografia do séc. XIX. In: 12° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. , 2010 , Salvador. Anais do 12° Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.. : , 2010.
    • OLIVEIRA, R. D. ; VITTE, A. C. . Relações entre Positivismo, Darwinismo e Imperialismo na institucionalização da Geografia Moderna: O caso da Alemanha. In: XVI Encontro Nacional de Geográfos: Crise, Práxis e Autonomia: espaços de resistência e de esperanças , 2010 , Porto Alegre. Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos. : , 2010.
    • OLIVEIRA, R. D. ; VITTE, A. C. . A institucionalização da Geografia no contexto da Unificação e do Imperialismo alemão: Primeiras considerações. In: XI Semana de Geografia e VI Encontro dos Estudantes de Licenciatura , 2010 , Presidente Prudente. Anais da XI Semana de Geografia e VI Encontro dos Estudantes de Licenciatura. : , 2010.
    • OLIVEIRA, R. D. ; VITTE, A. C. . A institucionalização da Geografia no contexto da Unificação e do Imperialismo alemão: Primeiras considerações. In: I Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e X Seminário de Pós-Graduação em Geografia , 2010 , Rio Claro. Anais do I Congresso de Organização do Espaço. : , 2010. p. 4305 - 4315.
    • OLIVEIRA, R. D. . Crise ambiental como crise da racionalidade científica moderna: uma discussão filosófica para uma olhar holístico a ciência geográfica. In: II Encontro nacional de História do Pensamento Geográfico , 2009 , São Paulo - USP. Anais do II encontro nacional de História do Pensamento Geográfico. : , 2009.
    • OLIVEIRA, R. D. . "Filosofia no diálogo com o discurso científico da geografia: Linguagem e Espaço no Zaratustra de Nietzsche. In: 12 encuentro de Geógrafos da América Latina: Caminando en una América Latina en transformación , 2009 , Montevideo. Encuentro de Geógrafos da América Latina: Caminando en una América Latina en transformación. : , 2009.
    • OLIVEIRA, R. D. . Diálogo entre a Linguagem Científica da Geografia e a Linguagem Filosófica no Zaratustra de Nietzsche ? possibilidades críticas conceituais e para o ensino. In: II Seminário Internacional sobre América Platina , 2008 , Campo Grande - MS. II Seminário Internacional sobre América Platina. : , 2008. p. 1 - 4.
    • OLIVEIRA, R. D. . Filosofia no diálogo com o Discurso científico da Geografia: Linguagem e Espaço no Zaratustra de Nietzsche. In: Encontro Nacional de Geógrafos , 2008 , São Paulo. Encontro Nacional de Geógrafos: O espaço não para, por uma AGB em movimento.. : , 2008.
    • OLIVEIRA, R. D. ; SEEMANN, J. . Sobre a Narração da Natureza. Niterói : GEOgraphia , 2021 (Tradução)
    • OLIVEIRA, R. D. . OLHARES SOBRE RATZEL: INSTITUCIONALIZAÇÃO, FIN-DE-SIÈCLE E O REVIGORAMENTO DA GEOGRAFIA. : , 2015 (capítulo de livro)
    • OLIVEIRA, R. D. . Beschreibung und Schilderung (Über Naturschilderung, F. Ratzel). : , 2017 (tradução de capítulo)
    • OLIVEIRA, R. D. . Práticas pedagógicas do PIBID na perspectiva de uma interdisciplinaridade possível: um olhar crítico sobre o grupão da Batalha Naval na Escola Jardim Rossin. : , 2017 (capítulo de livro)
    • OLIVEIRA, R. D. . A situação de Timor-Leste nas geopolíticas do Sul-Global. 2020 (Conferência)
    • OLIVEIRA, R. D. . Arte e Natureza: O Ratzel romântico da Über Naturschilderung. 2020 (Conferência)
    • OLIVEIRA, R. D. . Assim nasce a Geografia da Pandemia. 2020 (Seminário)
    • OLIVEIRA, R. D. . As teorias conspiratórias da pandemia de Covid-19 e a crítica da Geografia. 2020 (Seminário)
    • OLIVEIRA, R. D. . DIlemas Econômicos de Timor-Leste. 2020 (Seminário)
    • OLIVEIRA, R. D. . A Geopolítica do Turismo em Timor-Leste: diálogos sobre diversificação econômica e autodeterminação. 2020 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . A geopolítica do Turismo em Timor-Leste: diálogos sobre diversificação econômica e autodeterminação. 2020 (Seminário)
    • OLIVEIRA, R. D. . TOURISM POLICY AS A TERRITORIAL POLICY? Obstacles and Potentialities of the East Timorese State in the production of tourist spaces on the island of Ataúro. 2019 (Seminário)
    • OLIVEIRA, R. D. . TIMOR-LESTE NO CRUZAMENTO DA ÁSIA COM O PACÍFICO: Dilemas geopolíticos e atualidade das questões político-regionais. 2019 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . Geopolítica e Planejamento do Turismo em Timor Leste: Jaco e Ataúro. 2019 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . EMPREENDIMENTOS INDÍGENAS NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, RDS DO TUPÉ, BAIXO RIO NEGRO. 2017 (Conferência)
    • OLIVEIRA, R. D. . Geopolítica e Turismo em Timor-Leste na perspectiva da governança territorial: análise das ilhas de Ataúro e Jaco. 2018 (Conferência)
    • OLIVEIRA, R. D. . Geopolítica e Turismo em Timor-Leste na perspectiva da governança territorial: análise das ilhas de Ataúro e Jaco. 2018 (Outra)
    • OLIVEIRA, R. D. . Epistemes entre Descobertos e Descobridores: colonialidade do saber/poder e geopolítica na construção da Geografia timorense. 2017 (Outra)
    • OLIVEIRA, R. D. . Educação ambiental e diálogo sobre o filme Lixo Estraordinário. 2013 (Conferência)
    • OLIVEIRA, R. D. . Etnoconhecimento e imaginações geográficas: Diálogos decoloniais e a institucionalização da Geografia em Timor Leste. 2017 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . EPISTEMES ENTRE DESCOBERTOS E DESCOBRIDORES: DIÁLOGOS SOBRE A PERSPECTIVA PÓS-COLONIAL NA GEOGRAFIA. 2016 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . Geografia crítica: potencialidades e limitações nos desafios contemporâneos. 2016 (Outra)
    • OLIVEIRA, R. D. . Reflexões epistemológicas e educacionais: Por uma geografia timorense descolonizada. 2015 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . A importância da ciência geomorfológica no controle dos desastres naturais em Timor Leste. 2014 (Conferência)
    • OLIVEIRA, R. D. . Conhecimento científico e a relação teoria - prática: experiência da atividade de campo no distrito de Viqueque. 2014 (Conferência)
    • OLIVEIRA, R. D. ; VITTE, A. C. . A mudança na postura teórico-metodológica em Ratzel no fin-de-siècle: Arte, Ciência e Geografia. 2013 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . A GEOGRAFIA E AS REFLEXÕES DE FRIEDRICH RATZEL NO FIN DE SIÈCLE: MATURIDADE INTELECTUAL E A ÜBER NATURSCHILDERUNG. 2012 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. ; VITTE, A. C. . O neokantismo em Alfred Hettner e a Geografia no início do séc. XX na Alemanha. 2011 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. ; VITTE, A. C. . Da Natureza ao território: Os novos rumos da ciência alemã e o Imperialismo na Geografia do séc. XIX. 2010 (Seminário)
    • OLIVEIRA, R. D. . A institucionalização da Geografia no contexto da Unificação e do Imperialismo Alemão: primeiras considerações. 2010 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . Relações entre o Positivismo, Darwinismo e Imperialismo na Institucionalização da Geografia Moderna: O caso da Alemanha. 2010 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . Relações entre Positivismo, Darwinismo e Imperialismo na institucionalização da Geografia Moderna: o caso da Alemanha. 2010 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . Crise ambiental como crise da racionalidade científica moderna: uma reflexão filosófica para um olhar holístico à ciência geográfica. 2009 (Simposio)
    • OLIVEIRA, R. D. ; FERRAZ, C. B. O. . Filosofia no diálogo com o discurso científico da Geografia: Linguagem e Espaço no Zaratustra de Nietzsche. 2009 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . Considerações Teóricas sobre a Filosofia de Nietzsche na relação com o discurso científico da Geografia: Linguagem e Espaço no. 2008 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. ; GOBBO, B. A. . Filosofia no diálogo com o discurso científico da Geografia: Linguagem e Espaço no Zaratustra de Nietzsche. 2008 (Congresso)
    • OLIVEIRA, R. D. . Geografia e o Movimento Estudantil. 2019
    • OLIVEIRA, R. D. . Assim nasce a Geografia da Pandemia: abordagens e temas para pensar o território. 2020 Portal Outras Palavras/Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    • OLIVEIRA, R. D. . Arte e Natureza: O Ratzel romântico da Über Naturschilderung. 2020 HPGEO UFMT
    • OLIVEIRA, R. D. . Perspectiva Geopolítica sobre questões globais: Água. 2016 Jornal da Geo - Puc-Campinas
    • A. A. Neves ; R.S.P ; OLIVEIRA, R. D. . Literatura e Cinema na Geografia: Diálogos entre linguagens através da paisagem. 2008 (Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas)
    • OLIVEIRA, R. D. . Simpósio de Educação: Ciência e Cultura em Timor Leste. 2014 (UNTL e Cooperação internacional Brasil - Timor Leste)
    • OLIVEIRA, R. D. . Simpósio de Educação: Ciência e Cultura em Timor Leste. 2014 (Departamento de Formação de Professores do Ensino Básico - UNTL)
    • OLIVEIRA, R. D. . III Seminário PIBID Puc Campinas: Formação Docente e Inclusão: um desafio entre o real e o ideal. 2016 (Puc Campinas)
    • OLIVEIRA, R. D. . IV Encontro de Práticas de Ensino em Geografia da Região Sul ? ENPEG-Sul. 2018 (LEPEGEO)
    • OLIVEIRA, R. D. . I Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais. 2021 (Universidade Federal do Mato Grosso)
    • OLIVEIRA, R. D. . Elementos básicos para Alfabetização geográfica - Cartografia, conceitos e habilidades. 2009 (Dep. de Educação da FCT - UNESP/PROEX e Secretaria Municipal da Educação de Presidente Prudente)
    • OLIVEIRA, R. D. . Educação Ambiental em diferentes olhares. 2013 (Cooperação Brasileira PQLP)
    • OLIVEIRA, R. D. . Ciências Humanas. 2013 (Cooperação Brasileira PQLP)
    • OLIVEIRA, R. D. . Cultura e Cidadania. 2013 (PQLP - Cooperação internacional Brasil - Timor Leste)
    • OLIVEIRA, R. D. . Cultura brasileira. 2014 (PQLP - Cooperação Internacional Brasil - Timor Leste)
    • OLIVEIRA, R. D. . Pensar, sentir, Imaginar: Olhares sobre a Paisagem II. 2017 (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
    • OLIVEIRA, R. D. . Pensar, sentir, Imaginar: Olhares sobre a Paisagem. 2016 (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
    • OLIVEIRA, R. D. . Geografia do Turismo Timor Leste. 2015 (Plano de disciplina)
    • OLIVEIRA, R. D. . Geografia do Turismo. 2018 (Plano de ensino)
    • OLIVEIRA, R. D. . Geografia Política e Geopolítica. 2017 (Plano de ensino)
  • Projetos de Pesquisa: 7
    • Nome do projeto: As contribuições de Peschel, Ratzel e Hettner no processo de institucionalização da Geografia (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, R. D. , VITTE, A. C. .
      Descrição: O presente projeto de mestrado buscou analisar as contribuições de Peschel, Ratzel e Hettner, para o processo de consolidação e institucionalização da Geografia na Alemanha, entre os séculos XIX e XX. A formação da Geografia na Alemanha deu-se a uma relação umbilical entre Estado, Ciência e aparato institucional, em um momento de afirmação do Estado Nacional e necessidade de expansão das fronteiras e colônias. Para além do contexto marcante, foi possível trazer para o universo da Geografia brasileira um conjunto de conhecimentos e reflexões que demonstram a diversidade do pensamento destes ilustres geógrafos, para além de quaisquer ismos tão comumente colocados pela e para a Geografia.
    • Nome do projeto: A QUESTÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA EM FRIEDRICH RATZEL NO FIN DE SIÈCLE: UM ESTUDO DAS OBRAS ÜBER NATURSCHILDERUNG (1904) e RAUM UND ZEIT IN DER GEOGRAPHIE UND GEOLOGIE (1907) (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, R. D. , VITTE, A. C. .
      Descrição: O presente projeto teve como objetivo analisar mais profundamente a questão teórico-metodológica de Ratzel a partir de duas obras assinadas em seu momento de maturidade intelectual, e praticamente desconhecidas pela Geografia brasileira: Uber naturschilderung (1904) e Raum und Zeit in der Geographie und Geologie (1907), esta última publicada após sua morte. Com muita ousadia, estas obras passariam por um processo de transcrição, do alemão gótico para o alemão moderno, e por fim a tradução para o português do todo da obra, ou de algumas partes mais consideradas mais importantes. Ratzel foi muito mais do que um geógrafo do Estado alemão, determinista. Ao contrário, tem se mostrado um pensador dotado de um ampla e diversa visão do conhecimento, dialogando com a arte, religião, com as outras ciências humanas, com a tradição romântica, etc. A presente pesquisa encontra-se paralizada.
    • Nome do projeto: Geografia e Nazismo; um estudo sobre o pensamento geográfico na Alemanha entre 1920 e 1946 (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, R. D. , VITTE, A. C. .
      Descrição: O objetivo do projeto é realizar um estudo sobre o desenvolvimento e o papel da geografia na Alemanha entre 1920 e 1946, período de tempo que marca o fim a República de Weimar e o Nazismo. A investigação procura chamar a atenção para o papel de alguns conceitos geográficos como Lebensraum, geopolitik, germania triumphans e as relações raça-espaço-identidade nacional. Os autores analisados sõ: Pssarge, Albretch Penck, Haushoffer, Tille,..
    • Nome do projeto: Qualificação e instrumentalização docente: conceitos geográficos em Timor Leste (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, R. D. .
      Descrição: O presente projeto foi realizado no âmbito da cooperação internacional em Timor Leste, no Programa de Qualificação Docente em Língua Portuguesa, sub-área Geografia, da CAPES. No período de um ano e seis meses, foram realizadas na Universidade Nacional Timor Lorosa'e diversas atividades de formação docente, pesquisas, palestras, questionários, aulas e atividades de campo, com o objetivo de instrumentalizar os professores e estudantes timorenses na compreensão e uso dos principais conceitos geográficos. Este projeto também esta sendo atualmente o ponto de partida para reflexões mais amplas sobre o papel da geografia na produção do conhecimento científico em contextos pós-coloniais.
    • Nome do projeto: CASE: Situações-problema e Investigações coletivas em Geografia (2016 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: OLIVEIRA, R. D. .
      Descrição: Projeto integrador da grade curricular do curso de Licenciatura em Geografia da Puc-Campinas (realizado nos anos 2015, 2016, 2017), juntos aos estudantes graduandos, através de situações problemas e desafios (O que é Geografia? Onde esta a água?), objetivando investigações coletivas apoiando-se no tripé: desenvolvimento de habilidades e competências, continuum da complexificação e pesquisa buscando metodologicamente a resposta e reflexão dos questionamentos. Alguns dos cases se desdobram em produção de materiais para fins didáticos: 1. Cartilha de ensino de Geografia do Município de Piracicaba - SP 2. Jornal da Geo: Onde está água
    • Nome do projeto: PIBID Geografia (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, R. D. .
      Descrição: O Programa Institucional de Iniciação à Docente PIBID-CAPES da Geografia da Puc-Campinas objetiva a participação efetiva dos estudantes em atividades ligadas a formação de professores, com atuação nas escolas públicas da cidade de Campinas - SP. Busca a formação ampla, articulando ID?s, supervisores e coordenadores no desafio de produzir uma atividade interdisciplinar com os alunos da educação básica. As diferentes áreas e profissionais são instados a se apropriar de conceitos de outras áreas do conhecimento. Portanto, esta prática pedagógica possibilita a articulação de todos os objetivos estabelecidos pelo Projeto em relação a inserção no ambiente escolar, experiência docente, potencialização de habilidades, organização e planejamento, assim como a própria formação interdisciplinar. Oficinas pedagógicas, trabalhos de campo, produção de material didático, práticas pedagógicas inovadoras com gamificação e grupões interdisciplinares são as principais frentes de atuação. Atividades docentes realizadas e materiais produzidos: - Grupão da Batalha Naval/Gamificação e compreensão do plano cartesiano - Inclusão social e Geografia: Mapa dos fluxos migratórios - Deficiências físicas e mobilidade urbana - Projeções cartográficas com a Laranja - Mapa tátil e compreensão das formas de relevo - Geopolítica, cidadania e local-global: Representando a ONU - Tempos geológicos e construção de vulcões com materiais recicláveis
    • Nome do projeto: Educação Geográfica e Práticas Pedagógicas em Espaços Formais e Não Formais de Educação (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, R. D. , MARTINS, R. E. M. W. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é conhecer a realidade da educação geográfica desenvolvida nas práticas pedagógicas em espaços formais e não formais de educação. Tal interesse está relacionado a minha atuação na formação inicial e continuada de professores de professores de Geografia e, com pesquisas com alunos do Mestrado em Geografia da UFSC e trabalhos finais de graduação dos alunos do curso de Geografia da FAED/UDESC. O papel da universidade na formação do professor consiste em buscar a integração entre universidade e o ensino básico, o que contribuirá para que os professores teorizem a sua prática, ao mesmo tempo em que recebem a formação específica da sua área. Para superar a fragmentação formação pedagógica/formação específica, ?o grande avanço é estabelecer pontos de partida para o estudo interligando teoria e prática. E para isso ocorrer é necessária uma fundamentação teórica tanto da ciência, da educação e dos processos de ensino-aprendizagem.? (CALLAI, 2003, p. 71). Pretende-se investigar como acontece a educação Geográfica e as práticas pedagógicas de pessoas que atuam em escolas que chamamos de espaços formais de educação e também práticas que são realizadas em espaços não formais de educação, mas que também são práticas pedagógicas que promovem a aprendizagem. Temos interesse em aprofundar conhecimentos sobre a abordagem teórico-metodológica que orienta estas intervenções de ensino e aprendizagem pois acreditamos que os resultados desta investigação podem auxiliar na (re) formulação dos currículos dos cursos de formação inicial e continuada de professores de geografia e das demais áreas, além de deflagrar e/ou potencializar um conjunto de projetos e ações que possam servir de suporte para práticas de sala de aula. O projeto recebe apoio financeiro da Chamada Chamada Pública FAPESC 01/2016, aprovado no Edital UDESC/FAPESC;.
    • OLIVEIRA, R. D. . Projeto Político Pedagógico: PQLP/CAPES Timor Leste. 2015 - Projeto
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O NEXO TURISMO-PETRÓLEO EM TIMOR-LESTE: Discursos, estratégias e a dialética da modernização territorial
        Ano de conclusão: 2022
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Título: A questão teórico-metodológica em Friedrich Ratzel no fin de siècle: Um estudo das obras Über Naturschilderung (1904) e Raum und Zeit in der Geographie und Geologie (1907)
        Ano de conclusão: 2014
        Status do curso: Incompleto
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2009
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Estadual Jardim Rossin:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Experiência docente na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo, nas disciplinas de Geografia e História, onde se buscou trabalhar interdisciplinarmente com os principais conceitos geográficos, assim como sua aplicação na específica realidade sociocultural
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental e Médio
    • Escola Estadual Flávio de Carvalho:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental e Médio
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Pontifícia Universidade Católica de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2016 - 2017 ).
        Outras informações: docente
    • Escola Estadual Élcio Antonio Selmi:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2012 ).
        Outras informações: docente
    • Universidade do Estado de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2021 ).
        Outras informações: docente colaborador
    • CUADERNOS DE GEOGRAFÌA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Revisor científico por pares v. 28 2019
    • REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • International Journal of Social Sciences and Humanities:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).