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Roberta Crivorncica

    • Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004) e mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009). Participação em projetos do Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo, CEPAME, e atividades de participação em projeto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: essência, educação, forma, substância e matéria.

       

      Links:    

    • CRIVORNCICA, R. . Conceito de Amor em Hannah Arendt. 2015 (Comunicacao)
    • CRIVORNCICA, R. . Agostinho e Hannah Arendt: educação e o ego pensante - a lacuna entre o passado e o futuro. 2015 (Comunicacao)
    • CRIVORNCICA, R. . Educação: Conservação da memória para a ação futura em Hannah Arendt. 2013 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Tradução dos "prólogos" dos comentários de Tomás de Aquino das obras de Aristóteles (2004 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRIVORNCICA, R. , MARQUES, M. J. , ABBUD, C. N. , COPPIETERS, L. O. , SILVA FILHO, L. M. .
      Descrição: conjunto dos "prólogos" dos comentários que Tomás de Aquino faz de obras de Aristóteles configura uma primeira introdução a um dos aspectos mais relevantes da contribuição propriamente filosófica do Autor. Daí a importância intrínseca de traduzi-los, além do que, dada a ausência de tradição, entre nós, da tradução de autores medievais, espera-se que a discussão conjunta dos problemas filosóficos e filológicos suscitados pela tradução propicie o afinamento de parâmetros de trabalho coletivamente estabelecidos, assim como a determinação de referencial teórico compartilhado.
    • Nome do projeto: Disciplinas liberais e interiorização em Agostinho (2005 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRIVORNCICA, R. , NOVAES, Moacyr , MARQUES, M. J. , ABBUD, C. N. .
      Descrição: Este projeto têm como objetivo estudar e analisar o regime divino de interioridade e a inspeção da alma como lugar de um conflito entre a inclinação servil à exterioridade e a possibilidade de um redescobrimento da interioridade e da liberdade. Em primeiro lugar, pretendemos estudar os diálogos de Cassicíaco, contra acadêmicos, de beata uita, de ordine e soliloquia, tendo como questão a associação presumível entre primado da interioridade e necessidade de superação da rixa interior. Após a análise destas obras é que iremos retomar a trajetória das análises trinitárias, que almejam explorar as insuficiências da interioridade da razão e da vontade, em vista da procura da trindade transcendente.
    • Nome do projeto: Interioridade e inspeção do espírito na filosofia agostiniana (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRIVORNCICA, R. , NOVAES, Moacyr , MARQUES, M. J. , ABBUD, C. N. , PALACIO, P. M. , COPPIETERS, L. O. , SILVA FILHO, L. M. .
      Descrição: A inspeção da alma na filosofia agostiniana é corretamente interpretada segundo o primado da interioridade. Entretanto, isso não quer dizer que a alma coincida com a interioridade, nem tampouco que estejam uma e outra, alma racional e interioridade, espontaneamente associadas. Portanto, é preciso compreender por que a alma está no roteiro da busca da interioridade, sem que ela própria seja a interioridade. Em outras palavras, o conceito da interioridade não é de ordem psicológica. Embora a recepção moderna, apoiada no vínculo estabelecido entre reflexão racional e interiorização, tenda a divisar na filosofia agostiniana uma antecipação do "cogito" cartesiano, parece importante restituir o primado da interioridade ao seu solo de origem, para a partir daí compreender suas relações com a inspeção do espírito. Na verdade, será preciso examinar uma metafísica da interioridade, cujos fundamentos estão na teologia trinitária, com vistas a compreender de que modo a reflexão da alma sobre si mesma pode adquirir o estatuto de interiorização. Essa perspectiva requer a explicitação de dois elementos: a natureza teológica do conceito de interioridade, e a caracterização da alma racional como espontaneamente voltada à exterioridade. A partir desses elementos, será possível entender por que a atenção à interioridade requer uma reorientação da alma, e por que tal reorientação (ou conversão) exige ainda a reflexão sobre si mesma.
    • Nome do projeto: Experiência, sentido e formação em Hannah Arendt (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRIVORNCICA, R. , -, -. .
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar intersecções e especificidades entre os domínios do político, do educacional e da filosofia moral nos escritos de Arendt e, a partir dessa análise, pensar a experiência, peculiar ao nosso tempo, de educar num mundo que não é estruturado pela autoridade nem mantido coeso pela tradição. Esse caráter inusitado de nossa experiência nos abre a oportunidade de enfrentar o novo pelo pensamento e pela reflexão, voltando nossa atenção para a busca dos sentidos das práticas educativas.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: 01/2006 - Atual Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. Projetos de pesquisa Conhecimento e conhecimento de si. Contribuição das teorias do conhecimento na Antigüidade Tardia e na Idade Média a uma história do sujeito. 4/2005 - Atual Atividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. Projetos de pesquisa Tradução dos "prólogos" dos comentários de Tomás de Aquino das obras de Aristóteles 03/2003 - 2/2005 Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia. Linhas de pesquisa interioridade e inspeção do espírito na filosofia agostiniana 08/2012 - atual Participação no grupo de estudos sobre: experiência, sentido e formação em Hannah Arendt. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar intersecções e especificidades entre os domínios do político, do educacional e da filosofia moral nos escritos de Arendt e, a partir dessa análise, pensar a experiência, peculiar ao nosso tempo, de educar num mundo que não é estruturado pela autoridade nem mantido coeso pela tradição. Esse caráter inusitado de nossa experiência nos abre a oportunidade de enfrentar o novo pelo pensamento e pela reflexão, voltando nossa atenção para a busca dos sentidos das práticas educativas.
        Outras informações: Atividades de Participação em Projeto
    • Centro de Estudos de Filosofia Patrística e Medieval de São Paulo, CEPAME,:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
        Outras informações: participação em projetos
    • Colégio Benjamin Constant (Villa Mariana Schule).:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2016 ).
        Outras informações: Professora de Filosofia e Sociologia do Ensino Médio. Coordenadora dos Projetos da UNESCO
        Outras informações: Professora do Ensino Médio
    • Colégio Módulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de Filosofia do Ensino Médio
        Outras informações: Professora do Ensino Médio
    • Faculdade de Educação - FE USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professora tutora do curso de especialização de ensino de filosofia para o ensino médio.
        Outras informações: Professora - tutora