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Arnaldo Rebello Camargo Junior

    • Possui graduação em letras com habilitação em Grego e Português pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2018). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino de Português Língua Materna, atuando nos estudos sobre escrita, letramento e discurso.

       

      Links:    

    • Estudos em Letramento e Alfabetização
    • Teorias Sobre a Escrita e Concepções de Linguagem
    • Estudos em Alfabetização e Letramento
    • ESTUDOS DE LINGUÍSTICA APLICADA DO PORTUGUÊS
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. . ASPECTOS DO LETRAMENTO ACADÊMICO NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA: a formação do pesquisador/educador Anais do V Fórum de Linguística aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas , v. 1 , p. 310 - 333 , 2018. ISSN: 25950975.
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. ; Santos, C.G.P. . A caracterização do português vernacular em registros orais informais: ausência da concordância de número no interior dos sintagmas nominais REVISTA DA PÓS-GRADUAÇÃO (FIEO. ONLINE) , v. 5 , p. 142 n. 8 - , 2011. ISSN: 19820135.
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. . FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO ACADÊMICO NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN , 2015 , Belém. Caderno de resumos do IX Congresso Internacional da Abralin. Belém : ABRALIN, 2015. p. 17 - 1095.
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. . ASSUNÇÃO DE VOZ COLETIVA E MODALIZAÇÃO DEÔNTICA EM ESTRATÉGIAS DE REFORMULAÇÃO. In: V FLAEL (Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas) , 2016 , Fortaleza. Caderno de Resumos e Programação do V Fórum de Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas. Fortaleza : UFC, 2016. p. 3 - 453.
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. ; GONCALVES, A. V. . LETRAMENTO E DEONTOLOGIA: O GÊNERO PAINEL. In: II SIMPÓSIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: INTERSEÇÕES - UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: ACÕES E OMISSÕES , 2014 , Belo Horizonte. Simpósio: Multiletramentos na constituição doa tual oou futuro professor de língua materna: conflitos e desafios. Belo Horizonte : , 2014. p. 21 - 21.
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. ; GONCALVES, A. V. . A DIMENSÃO DEONTOLÓGICA DA ESCRITA ACADÊMICA: RELAÇÕES ENTRE GÊNERO, LETRAMENTO E COMANDOS DE PRODUÇÃO ESCRITA. In: XVII CONGRESSO INTERNACIONAL ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA (ALFAL) , 2014 , João Pessoa. XVII CONGRESSO INTERNACIONAL ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA (ALFAL). : , 2014. p. 22 - 23.
    • DAMIANI, A. L. ; BAITZ, R. ; CAMARGO JUNIOR, A. R. . Cartographie influencielle: notes d'un travail de terrain. São Paulo : Tiragem Livre , 2018 (Tradução)
    • DAMIANI, A. L. ; BAITZ, R. ; CAMARGO JUNIOR, A. R. . Ou il est centre, ou il n'est pas centre. Ou il est centre, ou il est la périphérie. São Paulo : Tiragem Livre , 2018 (Tradução)
    • DAMIANI, A. L. ; BAITZ, R. ; CAMARGO JUNIOR, A. R. . Traversé par la Géographie, envahi par l'autogestion. São Paulo : Tiragem Livre , 2018 (Tradução)
    • DAMIANI, A. L. ; BAITZ, R. ; CAMARGO JUNIOR, A. R. . Le savoi en tant que historique, social et collectif, et les groupes de formation academique de LABUR. São Paulo : Tiragem Livre , 2018 (Tradução)
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. . Parecerista Ad Hoc Revista Raído. 2016 (Parecer)
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. . Parecerista Ad Hoc Revista Raído. 2016 (Parecer)
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. . Parecerista ad hoc da Revista Raído. 2014 (Parecer)
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. . Parecerista ad hoc da Revista Raído. 2014 (Parecer)
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. . Parecerista da Revista Raído. 2014 (Consultoria)
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. . Membro do Conselho Editorial da Revista Raído. 2014 (Consultoria)
    • BARUFFALDI, V. B. ; PIASCITELLI, B. C. D. ; CAMARGO JUNIOR, A. R. . Parecer sobre projeto de iniciação científica. Título: O discurso religioso como instrumento de manipulação.. 2011 (Parecer)
  • Relatório de Pesquisa: 2
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. ; Marilza de Oliveira . Relatório de Qualificação. 2007
    • CAMARGO JUNIOR, A. R. . A Autorreflexividade Discursiva na Escrita de Redações de Vestibular: relações entre letramento, gênero e ensino. 2016
    • Nome do projeto: Escrita e letramento acadêmico: conceitos de trabalho e outros encaminhamentos para o ensino e para a pesquisa (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMARGO JUNIOR, A. R. , Corrêa, M L G , SAGUATE, A. W. , TROMBETTA, V. M. , BORGES, R. R. , Calis, O. G. T. , Franzoni, P. H. , Siqueira, M. , IMBRUNIZ, C. H. .
      Descrição: Este projeto inclui temas cujo aprofundamento têm requerido, no interior da problemática do letramento acadêmico, atenção mais duradoura em pesquisas desenvolvidas por mim, ao lado de outros temas, mais recentes: (a) o da relação letramento/oralidade no tocante à concepção de escrita que orienta a produção desses textos; (b) os das relações dialógicas, de tempo/espaço e de temporalidade(s)/espacialidade(s), os quais estão na base das concepções de enunciado, de gênero do discurso, de texto e de discurso; (c) o do processo de letramento no contexto de formação do aluno para o ensino (futuro professor) e para a pesquisa (futuro pesquisador); e (d) o do processo de elaboração de conceitos de trabalho para o ensino, entendidos como instrumentos didáticos formulados a partir de quaisquer das dimensões da linguagem com a finalidade de oferecer aos alunos elementos para reflexão e intervenção sobre/na sua própria escrita. O objetivo da atual pesquisa é investigar como se dá o processo de letramento acadêmico, observando, em particular, como se dá o desenvolvimento da escrita (e da leitura) de pré-universitários e universitários (graduandos e pós-graduandos) e propondo, a partir disso, encaminhamentos para o trabalho em sala de aula. O material disponível para análise é constituído de textos produzidos por estudantes em diferentes momentos de inserção no ambiente escolar e em diferentes situações. O banco de dados, constituído desde 2001, é composto por material coletado em três situações: (a) de avaliação; (b) de aula e (c) de edição para publicação. Fazem parte dos textos produzidos em situação de avaliação: 3363 respostas à questão discursiva de Letras e Linguística, número que corresponde a cerca de 20% do total de respostas obtidas no exame de 2001; 270 redações dissertativas sobre o tema Trabalho, produzidas por candidatos ao curso de Letras da USP por ocasião do Vestibular FUVEST/2006; e 307 redações dissertativas sobre o tema Fronteiras, produzidas por candidatos a diferentes cursos da USP por ocasião do Vestibular FUVEST/2009. O material produzido em situação de aula (o pesquisador era também o professor) foi coletado no decorrer do ano de 2013 e reúne: 79 textos obtidos no processo de ensino do gênero painel (ou pôster) por alunos do 1º ano do curso de Letras (diurno) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; 100 resenhas obtidas no processo de discussão de textos teóricos por pós-graduandos do PPG. em Filologia e Língua Portuguesa da USP. O material produzido em situação de edição é composto de 06 capítulos de livro de autoria de doutores e doutorandos, obtidos durante o processo coletivo de edição para publicação de um livro (o pesquisador era também o organizador do livro). Foram coletados, também, materiais de apoio produzidos pelo professor/pesquisador, tais como: planejamento das atividades e anotações sobre como se desenvolveram essas atividades em situação de aula ou de edição. A base teórica do projeto constitui-se de cinco fundamentos, expostos em Corrêa (2013), a saber: (1) o fundamento pragmático-enunciativo de toda produção escrita; (2) o fundamento discursivo da identidade do sujeito, considerada a relação de alteridade em seu sentido forte; (3) o fundamento indiciário do material linguístico na escrita; (4) o fundamento dialógico para o ensino da escrita; e (5) o fundamento discursivo do material linguístico e do sujeito na elaboração de conceitos de trabalho para o ensino. Metodologicamente, a análise dos textos é orientada por uma abordagem qualitativa, podendo, eventualmente, recorrer à quantificação como modo de comprovação estatística. A expectativa é produzir uma pesquisa de base (análise dos textos e interpretação dos resultados segundo os temas indicados) que tenha alcance de aplicação no ensino.
    • Nome do projeto: Entre o dizer o dito: letramento acadêmico no ensino e na pesquisa, como parte do Proj CAPES-COFECUB 834/15: Discurso acadêmico na pesquisa e no ensino: questões em torno da apropriação da palavra de outrem (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMARGO JUNIOR, A. R. , Corrêa, M L G , SAGUATE, A. W. , TROMBETTA, V. M. , BORGES, R. R. , Franzoni, P. H. , Siqueira, M. , IMBRUNIZ, C. H. .
      Descrição: Assumindo que a problemática do letramento, seja ele inicial ou não, põe o pesquisador diante da dificuldade de estabelecer fronteiras entre fatos de linguagem só aparentemente isolados, este subprojeto tem por meta a exploração da zona fronteiriça que é, talvez, a principal delas: a que se pode observar entre o dizer e o dito, aproximação usada, aqui, num sentido um pouco diferente daquele do título do livro de Oswald Ducrot (1997). Ao tomar como objeto de pesquisa práticas que estão permanentemente em transição, ora o pesquisador se depara com a nem sempre fácil delimitação do campo do oral e do letrado; ora constata a interpenetração entre saberes formais e informais; ora detecta a convivência entre formas tradicionais e novas de comunicação; ora é confrontado com suportes e circulações de textos que se movimentam de uma dimensão espaçotemporal restrita para outra, muito ampla; ora capta uma pesada voz institucional ao lado de discursos não-institucionalizados; ora captura a voz do escrevente, ora é a voz de um outro que se faz ouvir. Neste subprojeto, em que todas essas formas de transição são concebidas como casos de apropriação da palavra de outrem e, portanto, como partes da relação entre o dizer e o dito tomada como condição de linguagem, o corpus é constituído a partir do banco de dados do grupo de pesquisa CNPq Práticas de leitura e escrita em português língua materna, atendo-se, nesta pesquisa, a dois conjuntos de textos. O primeiro deles foi produto de coleta realizada pelo pesquisador responsável por este subprojeto e reúne 79 textos produzidos por alunos do primeiro ano do curso de Letras, frutos de uma experiência com o ensino do gênero painel (ou pôster); o segundo é composto por 07 artigos acadêmicos, ainda em vias de publicação, produzidos por participantes e/ou convidados como parte das atividades do mesmo grupo de pesquisa, incluindo mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, com a particularidade de que a produção dos textos do segundo conjunto resultou de estudo analítico do material do primeiro conjunto. A depender do andamento da pesquisa, esse material poderá ser ampliado. Como expectativa de resultado, este subprojeto pretende observar as formas de apropriação do discurso de outrem nos dois conjuntos de textos, investigando, no segundo conjunto, além dessas formas de apropriação, também o modo como os pós-graduandos captam o fenômeno em eventuais referências que façam a ele ao analisarem textos do primeiro conjunto.
    • Nome do projeto: Letramento e oralidade na escrita de universitários: gêneros do discurso para o ensino e para a pesquisa (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CAMARGO JUNIOR, A. R. , Corrêa, M L G , Komesu, F C , CHACON, L. , PEDROSO, M. I. L. , ESVAEL, E. V. S. , CONCEICAO, R. I. S. , OLIVEIRA, A. H. F. , ALVES, G. O. , SAGUATE, A. W. , TENANI, L. E. , BRITO, L. A. N. , TROMBETTA, V. M. , BORGES, R. R. , BUIN-BARBOSA, E. , GONCALVES, A. V. .
      Descrição: Descrição: A contribuição central do projeto é a produção de um livro sobre o chamado letramento acadêmico e, mais particularmente, sobre o ensino e a produção do gênero painel (ou pôster). Os inúmeros gêneros do discurso com os quais os estudantes tomam contato no curso de Letras são, em geral, um desafio para seu bom desempenho tanto no que se refere à leitura quanto no que se refere à escrita. A compreensão do que se passa na relação do aluno com o letramento acadêmico não pode, no entanto, depender apenas do resultado de avaliações dos produtos finais que o professor recebe. Ela demanda, também, a investigação de como se dá o processo de letramento quando o objetivo é a formação do aluno para o ensino (futuro professor) e para a pesquisa (futuro pesquisador). Nesse sentido, o projeto pode ser caracterizado como de inovação, já que dialoga com a mentalidade escolar dominante (a da adaptação à tradição) para problematizá-la, buscando dar ressonância a novas teses ao dirigir-se aos profissionais da educação que não se conformam nem com a tradição nem com a novidade voltada à adaptação ao consagrado pela mesma tradição.
    • Nome do projeto: CAMERATA VASSILEVA (2005 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CAMARGO JUNIOR, A. R. , Vassileva, M .
      Descrição: Projeto Musical de integração social e cultural. A Camerata Vassileva é um conjunto musical orquestral que promove concertos de peças clássicas e populares em eventos sociais, sem remuneração, com o obetivo de difusão cultural e social da música clássica e popular por meio da formação tradicional orquestral. Envolve músicos e especialistas em composição e regência e está sob direção artística e musical da renomada musicista búlgara Maria Vassileva
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Grego
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Centro Universitário FIEO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2018 ).
        Outras informações: Professor de Português no curso de Licenciatura em Pedagogia; Professor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa no curso de Licenciatura em Letras; Professor do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Linguística e Língua Portuguesa.
    • Colégio Marista Nossa Senhora da Glória:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2007 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa nos segmentos de Ensino Fundamental e Ensino Médio.
        Outras informações: Professor
    • Colégio Franciscano Pio XII:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Português do segmento do Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Professor
    • Colégio Madre Alix:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Professor de Português no segmento de Ensino Fundamental II
        Outras informações: Professor
    • Colégio Palmares:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professor de Português no segmento de Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Professor
    • Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Raído (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Colégio Dominicano Nossa Senhora do Rosário:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professor do Ensino Fundamental II
        Outras informações: Professor
    • Conservatório Musical Vassileva:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Revista (Entre Parenteses):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Consultivo Revista (Entre Parenteses) publicada pela UNIFAL-MG. ISBN 2238-4502
    • Revista (Entre Parenteses):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).