Não autenticado |

Elisiane Alves de Oliveira

    • Licenciada em Letras ? Licenciatura Plena, pela UNIVAP. Especializada em Tópicos de Ensino da Língua Inglesa, pela UNITAU. Especializada em Gramática e Leitura pela Unicamp. Mestre em Ciências, área: Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades/Gestão de Políticas Públicas, pela USP. Capacitada em Ensino Híbrido, Metodologias Ativas, Culturas Juvenis, Educação Especial, EAD, Programa de Aprendizagem Profissional, Legislação Acadêmica e Gerenciamento de Processos pelo Centro Paula Souza (CPS-SP), Unicamp e UNISAL (SEDIES). Atuou na coordenação de área, pedagógica e de projetos, no ensino médio, técnico e tecnológico do CPS. Organizou olimpíadas, palestras, passeios culturais, mostras teatrais e científicas na escola pública (SEE-SP e CPS). Foi assistente administrativa, logística e comercial, professora de música e regente de coral, e contadora de histórias em escola de educação infantil. Operou e organizou pauta para programas de rádio hertziana e web. É professora de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação Profissional e Inglês, e formadora de docentes em Educomunicação pela Secretaria da Educação do Município de São Paulo-SP.

       

      Links:    

    • OLIVEIRA, E. A. . CONTRIBUIÇÕES DA NOTÍCIA DE INTERNET PARA O CURRÍCULO DE INGLÊS NO CURSO DE LOGÍSTICA Revista CBTecLE , v. 1 , p. v.1, n. 1 (2017 - , 2017. ISSN: 25264478.
  • Capítulos publicados: 1
    • OLIVEIRA, E. A. . Uma tríade artística no rádio para práticas interdisciplinares educacionais. Convergências e Transbordamentos Interdisciplinares, v. , p. 1 - 520, 2019.
    • MARCOVITCH, J. ; SAES, A. ; OLIVEIRA, E. A. ; SANTOS JUNIOR, J. G. D. . Propostas Inovadoras para Situações-Problema . Pioneirismo e Educação Empreendedora Projetos e Iniciativas , Editora ComArte e da FEA/USP , 09 fev. 2018.
    • OLIVEIRA, E. A. . A Interdisciplinaridade na Produção Radiofônica: uma experiência reveladora da indissociabilidade das ciências. In: Simpósio dos Ensinos Médio, Ténico e Tecnológico , 2019 , São Paulo. Ações Formativas no Contexto Contemporâneo. São Paulo : Centro Paula Souza, 2019. p. 396 - 402.
    • OLIVEIRA, E. A. . Relações de inclusão e exclusão na Educação. 2020 (Seminário)
    • OLIVEIRA, E. A. . A produção radiofônica na formação de professores. 2019 (Congresso)
    • OLIVEIRA, E. A. . A Interdisciplinaridade na Produção Radiofônica: uma experiência reveladora da indissociabilidade das ciências. 2019 (Simposio)
    • OLIVEIRA, E. A. . ?A língua inglesa como competência essencial para a formação de gestores em logística global?. 2018 (Congresso)
    • OLIVEIRA, E. A. . ?Uma tríade artística no rádio para práticas interdisciplinares educacionais?. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, E. A. . ?Educação, Comunicação e Diversidade: um trabalho transversal e sustentável com narrativas literárias, narrativas juvenis e a rádio escolar?. 2018 (Congresso)
    • OLIVEIRA, E. A. ; CONSANI, M. A. . Radioatividade: Educomunicação e Narrativa Oral no Ensino Médio. 2017 (Simposio)
    • OLIVEIRA, E. A. . Contribuições da Notícia de Internet para o Currículo de Inglês no Curso de Logística. 2016 (Comunicacao)
    • BRASILEIRA, S. A. ; OLIVEIRA, E. A. . Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2013 (Etec Cônego José Bento)
    • BRASILEIRA, S. A. ; OLIVEIRA, E. A. . Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2014 (Etec Cônego José Bento)
    • BRASILEIRA, S. A. ; OLIVEIRA, E. A. . Olimpíada Brasileira de Astronomia. 2016 (Etec Cônego José Bento)
    • FISICA, S. B. ; OLIVEIRA, E. A. . Olimpíada Brasileira de Física. 2014 (Etec Cônego José Bento)
    • FISICA, S. B. ; OLIVEIRA, E. A. . Olimpíada Brasileira de Física. 2015 (Etec Cônego José Bento)
    • FISICA, S. B. ; OLIVEIRA, E. A. . Olimpíada Brasileira de Física. 2016 (Etec Cônego José Bento)
    • MORAES, T. M. ; MAIA, P. ; OLIVEIRA, E. A. . Escola Aberta Etec Cônego José Bento. 2012 (Etec Cônego José Bento)
    • OLIVEIRA, E. A. ; MORAES, T. M. . Mostra Teatral I - Dom Casmurro. 2011 (Etec Cônego José Bento)
    • OLIVEIRA, E. A. ; MORAES, T. M. . Mostra Teatral II - Vidas secas e Auto da barca do inferno. 2012 (Etec Cônego José Bento)
    • OLIVEIRA, E. A. ; MORAES, T. M. . Mostra Teatral III - Memórias póstumas de Brás Cubas. 2013 (Etec Cônego José Bento)
    • OLIVEIRA, E. A. ; MORAES, T. M. . Mostra Teatral IV - Capitães da areia e Memórias de um sargento de milícias. 2016 (Etec Cônego José Bento)
    • OLIVEIRA, E. A. ; MORAES, T. M. . Mostra Teatral V - Lisbela e o prisioneiro e O Bem Amado. 2017 (Etec Cônego José Bento)
    • OLIVEIRA, E. A. ; MORAES, T. M. . Mostra Teatral VI - Quarto de despejo. 2018 (Etec Cônego José Bento)
    • OLIVEIRA, E. A. ; MORAES, T. M. . I FEIE ETEC - Feira de Educação, Inovação e Empreendedorismo. 2016 (Etec Cônego José Bento)
    • JUNIOR, O. ; DUQUE, J. W. G. ; OLIVEIRA, E. A. . Seminário de Didática para o Ensino Superior. 2020 (Centro Universitário Salesiano de São Paulo)
    • QUINTAIROS, P. ; OLIVEIRA, E. A. . Palestra: Desmitificando a propriedade intelectual. 2020 (Inova Paula Souza)
    • BRASILEIRA, S. A. ; OLIVEIRA, E. A. . Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2015 (Etec Cônego José Bento)
    • Nome do projeto: Música, Literatura e drama na rádio escolar: uma possível contribuição à tolerância à diversidade entre os jovens? (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. A. .
      Descrição: Este projeto buscou reunir teorias que fundamentassem as atividades com literatura e rádio no ambiente escolar, e mencionar as contribuições de ambos para a formação de uma juventude tolerante e responsável. Visou ainda a mostrar a possibilidade de instigar na juventude um comportamento pró-democracia e antiviolência em vez da resignação, e mesmo que não seja ativa em movimentos sociais, respeite seus pares, independentemente de seu gênero, raça, idade e religião. O projeto ?Música, literatura e drama na rádio escolar: uma possível contribuição à tolerância à diversidade entre os jovens?? também almejou destacar quão eminente são a literatura, a música e o teatro na escola, e que o uso do rádio pode propiciar um trabalho contínuo com esses elementos, valorizando-se as culturas juvenis e permitindo o seu protagonismo na aquisição e produção de conhecimento. Por isso, apresentou, ao final, uma prática pedagógica ? o início do projeto Radioatividade ? a fim de relacioná-la às teorias que contemplam as novas tecnologias de informação e comunicação, os multiletramentos, literatura e sociedade.
    • Nome do projeto: Contribuições do gênero Notícia de Internet para a composição do Currículo de Inglês no Curso de Logística (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. A. , MATIAS, V. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa foi investigar qual é a contribuição do gênero notícia de internet para as aulas de língua inglesa de um curso técnico de logística da região do Vale do Paraíba. Para isto, optou-se pela abordagem metodológica de pesquisa bibliográfica (KÖCHE, 1997), que considera as teorias já existentes como ponto de partida para novas propostas de solução de problemas. Está fundamentada nos conceitos de ensino e aprendizagem da língua inglesa, construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências e habilidades, abordagem instrumental do ensino de idiomas, gêneros discursivos e elaboração de currículo de um curso técnico. Foram destacados autores como Scott (1986), Brown (1994), Vygotsky (2001), Coiro (2003), Richards (2003/2004), Bakhtin (2004), Liberalli (2004), Jesus (2005), Lopes-Rossi (2006), Matias da Silva (2007), Lopes (2009) e Santos (2009/2010); e documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais para Língua Estrangeira (BRASIL 1998/2002), o Plano de Curso e o Relatório de Avaliação do Curso Técnico em Logística (2009). Para os procedimentos de análise do gênero notícia de internet, foi selecionado um corpus com dez notícias de diferentes fontes e sites, cujo conteúdo temático, contexto de produção e escolhas lexicais foram descritos seguindo-se a proposta de Bronckart (apud MATIAS DA SILVA, 2007). A caracterização deste gênero textual, considerando-se as diversas aprendizagens provenientes do seu estudo, e as interações que ocorrem entre professor, alunos e texto demonstraram a viabilidade do uso da notícia de internet no curso técnico de logística para a construção de conhecimentos em língua inglesa.
    • Nome do projeto: Uma experiência de escuta na rádio escolar para percepções sobre conflitos e para a formação do pensamento crítico juvenil (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. A. , NUNES, S. R. C. .
      Descrição: Este trabalho propõe que a rádio escolar, em seus diferentes formatos, venha a ser experimentada como um recurso que possibilita à comunidade escolar desenvolver práticas pedagógicas olhando para as demandas sociais. Esta pesquisa apresenta experiências com a rádio escolar em uma escola técnica de nível médio, da rede pública, com alunos do ensino médio e ensino técnico integrado ao médio, a fim de contribuir para a reflexão sobre a importância da escuta das falas dos estudantes, bem como da formação do pensamento crítico, da participação, da produção dos gêneros orais e escritos e do uso consciente das tecnologias. Tendo em vista a formação docente, reúne autores que relataram fatos, mostraram dados e ensinaram métodos de desenvolvimento de uma rádio escolar e as novas possibilidades de performances com rádio web e podcasting. Somam-se as referências bibliográficas que embasam a escolha dessa metodologia para identificar e mediar conflitos, propiciar o debate e as construções dialógicas, garantir o direito de expressar-se e estimular a criatividade. A observância da participação dos alunos possibilitou a percepção de conflitos intra e interpessoais, mostrou a necessidade de contribuir para a formação de indivíduos críticos, criativos, éticos e respeitosos, e revelou que a rádio escolar permite a inter e a transdisciplinaridade, o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade e da cooperação, além de treinar a comunicação.
    • Graduacao:
      • Curso:
        Nome da Instituição: Universidade do Vale do Paraíba
        Título: Análise do discurso na obra Dom Casmurro de Machado de Assis
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Humanidades, Direitos e outras Legitimidades
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de Taubaté
        Ano de conclusão: 2013
    • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2015 ).
        Outras informações: Professora II
    • Arthur Lündgren Tecidos SA:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2003 ).
        Outras informações: Aprovada em processo seletivo para chefe do setor. Aguardando o surgimento da vaga, não chegou a assumir o cargo.
        Outras informações: Auxiliar Administrativo
    • Rádio Líder Ribeirão Preto FM:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Elaboração e participação em programas ao vivo para o público feminino e infantil.
        Outras informações: Operador de rádio e editor
    • SHOPTOYS Comércio de brinquedos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Produção, estoque e vendas
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2020 - Atual ).
        Outras informações: Formador de educadores
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2021 ).