Não autenticado |

Caio do Amaral Mader

    • Mestrando em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (2016). Durante sua graduação, focou seus estudos em Antropologia Social e foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Realizou pesquisa na área de Antropologia do Direito tendo como tema o Tribunal do Júri. Atualmente dedica-se aos estudos de violência de Estado e sistema carcerário, tendo como recorte os Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico do Estado de São Paulo. Interessa-se pelas áreas de Antropologia do Estado, Antropologia das Violências e Marcadores Sociais da Diferença.

       

      Links:    

    • Allan Greicon ; MADER, C. A. ; Ana Carolina ; Augusto Veloso ; Gustavo Pereira ; Martin Maitino ; Nathalia Lima ; Hugo Salustiano . Educar para o Mundo: experiência extensionista popular para direitos humanos e migrações Revista Cultura e Extensão USP , v. 13 , p. 65 - 82 , 2015. ISSN: 23169060.
    • MADER, C. A. . A ampulheta penal-manicomial: laudos, pílulas e corpos de um manicômio judiciário. In: Jornadas de Antropologia John Monteiro , 2018 , Campinas. A ampulheta penal-manicomial: laudos, pílulas e corpos de um manicômio judiciário. : , 2018. p. 141 - 162.
    • MALLART, F. ; MADER, C. A. ; ANTUNES, S. V. ; CYTRYNOWICZ, L. M. ; FARIA, A. C. S. ; BARROS, A. S. ; PEDROSO, C. ; ROCHA, M. O. ; CEMBRANELLI, M. Q. . Hospitais-Prisão: Notas sobre os Manicômios Judiciários de São Paulo. : , 2018 (Relatório)
    • MADER, C. A. . 1ª Conferência Municipal de Políticas para Migrantes. 2013 (Prefeitura Municipal de São Paulo)
    • MADER, C. A. . Fórum Permamente de Saúde Mental e Liberdade. 2017 (GT de Saúde mental e Liberdade - Pastoral Carcerária)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: Tribunais do Júri: panorama internacional e reflexões antropológico-jurídicas comparativas (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MADER, C. A. , SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore .
      Descrição: A principal proposta desta iniciação científica é mapear quais países, atualmente, possuem Tribunais do Júri ativos em seus sistemas de justiça criminal e quais as principais características do funcionamento desses Tribunais. Além do levantamento das características sistêmico-funcionais do Tribunal do Júri, o projeto procura jogar luz sobre as seguintes questões: 1) quais países tinham, até recentemente (últimos 5 anos), Tribunais do Júri ativos em seus sistemas de justiça criminal, por que deixaram de tê-los e quais eram as suas principais característricas? 2) em quais países, atualmente, está em discussão a inclusão de Tribunais do Júri em seus sistemas de justiça criminal, quais as principais características propostas para a instituição e quais os debates (principais argumentos favoráveis e contrários) relativos a essa inclusão? Estes objetivos se justificam uma vez que o referencial bibliográfico pertinente ao Tribunal do Júri, tanto no Brasil quanto na França, e seja ele de caráter técnico-doutrinário, jornalístico ou acadêmico, pouca ou nenhuma informação disponibiliza a respeito do panorama mais geral dos Tribunais do Júri hoje existentes em outros países.
    • Nome do projeto: Bacharéis, empregados e clérigos: um estudo sobre a dinâmica das interações sociais numa cidade sul-africana (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MADER, C. A. , MOUTINHO, L. , ZAMBONI, M. , ALVES, V. , Lopes, Pedro , TIRIBA, T. H. , CARMO, M. M. , LEITE, P. W. .
      Descrição: O objetivo geral da atual proposta de investigação é observar e analisar a rede de relações entre whites, coloureds, blacks e os imigrantes de diferentes regiões de África, em uma importante cidade da região vinícola, da Província do Cabo, na África do Sul. Este projeto de pesquisa traz como pano de fundo e inspiração as análises de Max Gluckman e Manphela Ramphele a respeito do regime do apartheid, bem como as transformações atuais e suas fraturas na ?rainbow nation? preconizada por líderes morais como Nelson Mandela e Desmond Tutu. O atual projeto objetiva dar continuidade a uma temática que se revelou extremamente importante no decorrer do trabalho de campo realizado: raça, nacionalismo e religião articulados com gênero e militarismo na extrema direita sul-africana..
    • Nome do projeto: Coletivo de Extensão universitária Educar para o Mundo (2011 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MADER, C. A. , VENTURA, D. , Nathalia Lima , Augusto Malaman , Allan Greicon , Hugo Salustiano , Augusto Veloso , Martin Maitino , Gustavo Pereira , Luana Matsumoto , Guilherme Otero , Ana Carolina .
      Descrição: Projeto de Extensão Universitária do Instituto de Relações internacionais da Universidade de São Paulo. Desde 2009, vem atuando nas esferas da Educação popular, Migração e Direitos Humanos, junto a instâncias governamentais, Academia, bem como a organizações da sociedade civil. Vem desenvolvendo constantemente atividades junto a esses interlocutores, desde produção de oficinas legislativas à participação em conferências e seminários sobre migração, tanto em âmbito local como nacional de modo a pautar uma nova política de migração condizente com os ditames democráticos.
    • Graduacao:
      • Curso: Relações Internacionais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: antropologia social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: estagiário
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisador do Núcleo de Antropologia do Direito - Nadir, sob a coordenação da Professora Dra. Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer
        Outras informações: estudante
    • Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Voltado para a assistência integral tanto de solicitantes de refúgio quanto de refugiados já reconhecidos, oriundos dos mais diversos países, o estágio consistiu na realização do primeiro atendimento ou acolhida, com orientação legal-burocrática e social dada aos recém-chegados ? definição legal de ?refúgio?, leis brasileiras, documentação, empregabilidade, funcionamento da organização, entre outros - bem como na identificação de possíveis vulnerabilidades e cadastramento dos ingressantes no sistema da instituição. O inglês, francês e o espanhol eram as línguas mais usadas no cotidiano de trabalho, já que muitos chegavam sem qualquer domínio do português.
        Outras informações: Voluntário do departamento de proteção
    • Revista de Antropologia (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Atua como apoio editorial da Revista de Antropologia do Departamento de Antropologia Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.