Não autenticado |

Mariane Damasceno

    • Mariane Damasceno é doutoranda (2023 - atual) e mestra (2020) em Letras pelo programa de pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG - LETRA), da Universidade de São Paulo (USP), área de concentração Estudos Linguísticos, sob orientação da profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada, e bacharel e licenciada em Letras, com habilitação em Francês e Português, também pela USP (2006). Sua pesquisa de mestrado abordou o ensino-aprendizagem do francês como língua estrangeira por meio de gêneros textuais, com foco no estudo sobre o desenvolvimento da escrita argumentativa de aprendizes de francês por meio do gênero carta de protesto e solicitação e na atuação do professor nesse desenvolvimento ao aplicar a SD do gênero. Em sua pesquisa de doutorado, terá como objetivo estudar o desenvolvimento do professor de francês por meio da análise de suas verbalizações, promovidas por entrevistas de autoconfrontação simples e cruzada, sobre a atividade de ensino-aprendizagem de leitura e expressão crítica de textos literários em língua francesa. Durante o período de seu mestrado, participou do grupo de pesquisas Análise de Linguagem, Trabalho e suas Relações Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino (ALTER-AGE/CNPq). Foi membro do Laboratório de Letramento Acadêmico em Línguas Materna e Estrangeiras do Departamento de Letras Modernas (DLM) da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, participando de reuniões formativas e de atendimentos aos estudantes e público em geral em 2019. De 2018 a 2023, foi ministrante em cursos do Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH/USP, como Iniciação à língua e à cultura francófonas, Aspectos da Cultura francófona e Clube de Leitura, para os quais elaborou diversos materiais didáticos. Ainda no contexto dos cursos de extensão, foi responsável pela formação de novos professores para os cursos Iniciação à língua e à cultura francófonas (2019) e Clube de Leitura (2021 e 2023). Iniciou o ensino do francês pelo antigo Centro de Línguas da FFLCH (atual Centro Interdepartamental de Línguas), ministrando as aulas do antigo Curso de Francês para Iniciantes (CFI atual Curso de Francês para Internacionalização) de 2003 a 2005, concebido para estudantes do ciclo básico de engenharia da Escola Politécnica da USP que pretendiam fazer intercâmbio estudantil em universidades de engenharia francesas. Trabalhou, de 2005 a 2016, na Casa de Cultura Francesa/Aliança Francesa de São Paulo como professora de francês língua estrangeira, onde também atuava como corretora e examinadora dos exames de proficiência em língua francesa DELF/DALF reconhecidos pelo governo francês, e como avaliadora de outros exames de proficiência, como o TEF e o TCF. Atuou como revisora de textos, de junho de 2000 a novembro de 2001, das publicações Agenda Cultural (Cultura Dia-a-Dia) e Revista Mário de Andrade de 2001, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

       

      Links:    

    • DAMASCENO, M. . O desenvolvimento da escrita argumentativa em francês por meio do gênero carta de protesto e solicitação. Pesquisas sobre letramento em contexto universitário: a produção do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da USP, v. , p. 6 - 181, 2021.
    • SUMIYA, A. H. ; DAMASCENO, M. ; ROCHA, S. M. . ENSINAR O DEBATE REGRADO SOBRE AS (DES)IGUALDADES ENTRE OS SEXOS NO PRIMÁRIO: EVOLUÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DA FALA ENTRE OS(AS) PARTICIPANTES. São Paulo : Revistas USP - Linha d'Água , 2020 (Tradução)
    • DAMASCENO, M. . Mini-relatório CAPES 01/2020. 2020 (Relatorio_tecnico)
    • DAMASCENO, M. . Mini-relatório CAPES 08/2019 (relatório de pesquisa). 2019 (Relatorio_tecnico)
    • DAMASCENO, M. . Mini-relatório CAPES 01/2019 (relatório de pesquisa). 2018 (Relatorio_tecnico)
    • DAMASCENO, M. . Mini-relatório CAPES 08/2018 (relatório de pesquisa). 2018 (Relatorio_tecnico)
    • DAMASCENO, M. . Paris sous d'autres perspectives. 2021 (Outra)
    • DAMASCENO, M. ; MIOTTO, F. H. . Comment travailler avec des groupes d?apprenants de FLE dont les niveaux sont (très) hétérogènes?. 2021 (Outra)
    • CRUZ, L. C. ; DAMASCENO, M. . Enseigner à distance en situation d?urgence. 2020 (Outra)
    • DAMASCENO, M. . A compreensão do papel social do destinatário para o desenvolvimento da escrita argumentativa em francês. 2019 (Comunicacao)
    • DAMASCENO, M. . La Séquence Didactique comme outil d?(auto)-évalution et de régulation des apprentissages en FLE. 2019 (Comunicacao)
    • DAMASCENO, M. . Atelier Des stratégies à mobiliser et à mettre en place pour l?adaptation du matériel didactique à son contexte d?utilisation. 2019 (Outra)
    • DAMASCENO, M. . ?O desenvolvimento da escrita argumentativa a partir da identificação dos obstáculos à escrita de cartas de protesto e solicitação por aprendizes de FLE?. 2019 (Comunicacao)
    • DAMASCENO, M. . L?intégration de jeux et d?activités ludiques en cours de FLE. 2019 (Outra)
    • DAMASCENO, M. . O desenvolvimento da escrita argumentativa em FLE por meio da carta de protesto e solicitação: análise inicial. 2018 (Comunicacao)
    • DAMASCENO, M. . O uso de ferramentas digitais para o desenvolvimento da escrita argumentativa em FLE. 2018 (Comunicacao)
    • DAMASCENO, M. . O desenvolvimento da escrita argumentativa em FLE por meio do gênero carta de solicitação. 2018 (Comunicacao)
    • DAMASCENO, M. . Présentation d?une activité en 9 minutes: Mon idée pour le français. 2018 (Comunicacao)
    • DAMASCENO, M. ; CRUZ, L. C. . L?intégration des genres textuels multimodaux dans des cours de FLE. 2018 (Comunicacao)
    • DAMASCENO, M. ; MASCLE, G. . A HQ francófona através do tempo, dos textos, dos jogos e da multimídia. 2007 (Comunicacao)
    • DAMASCENO, M. ; BOULAND, F. . L?enseignement du Français Langue Professionnelle, théories et pratiques. 2012 (Comunicacao)
    • DAMASCENO, M. . Relatório de Qualificação do Mestrado. 2019
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras Português-Francês
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da USP
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Bacharelado em Letras Português-Francês
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: LETRAS
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2019
    • Doutorado:
      • Curso: PPG LETRA
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Aliança Francesa de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Atividades exercidas: revisão dos textos produzidos para a Agenda Cultural (Cultura Dia-a-Dia) e para a Revista Mário de Andrade de 2001.
        Outras informações: Revisora de textos
    • Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH/USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Agenda Cultural (Cultura Dia-a-Dia):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Estágio de revisão de textos para o periódico mensal da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Agenda Cultural (Cultura Dia-a-Dia).
    • Revista Mário de Andrade de 2001:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Estágio de revisão de textos para a publicação anual da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Revista Mário de Andrade de 2001.