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Ynaê Lopes dos Santos

    • Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2012), Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (2007), bacharel e licenciada em História pela USP (2002). Atualmente é Professora Adjunta na Escola Superior de Ciências Sociais CPDOC/FGV e do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da mesma instituição. Realiza Pesquisa na aérea de História da América, com ênfase em Escravidão nas Américas e Relações Étnico-Raciais, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, América ibérica, formação dos Estados Nacionais, cidades escravistas e ensino de história.

       

      Links:    

    • Laboratório de estudos do Mundo do Trabalho e Movimentos Sociais LEMT
    • Coordenadora Institucional do PIBID História-FGV
    • História da América
    • História da Escravidão nas Américas
    • História das Relações Étnico-Raciais
    • Coordenadora do Laboratório de Relações Étnico Raciais LEER-FGV
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    • SANTOS, Y. L. . O Racismo como estranhamento. 2018 (Conferência)
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    • SANTOS, YNAÊ LOPES DOS . Gênero, Raça e Classe a História do Rio de Janeiro. 2018 (Conferência)
    • SANTOS, YNAÊ LOPES DOS . Um Olhar Histórico sobre a discriminação Racial no Brasil. 2018 (Conferência)
    • SANTOS, Y. L. . Formas da História: outros olhares sobre a cidade e seus entornos. 2018 (Conferência)
    • SANTOS, Y. L. . Como ensinar? Currículo e Ensino de História no Ensino Fundamental II. 2016 (Comunicacao)
    • SANTOS, Y. L. . O racismo no Brasil República. 2015 (Conferência)
    • SANTOS, Y. L. . A África e o longo século XIX. 2015 (Conferência)
    • SANTOS, Y. L. . A Questão estética e as diferentes formas de Habitar: o Caso do Rio de Janeiro. 2016 (Conferência)
    • SANTOS, Y. L. . Na corte, a serviço do imperador: O uso de escravos urbanos pelo Estado brasileiro no Rio de Janeiro oitocentista. 2016 (Congresso)
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    • SANTOS, Y. L. . O cativeiro urbano no Rio de Janeiro e em Havana. 2008 (Congresso)
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    • SANTOS, Y. L. . Representatividade em sala de Aula. 2018 Digital
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    • YOUSSEF, A. E. ; SANTOS, YNAÊ LOPES DOS . A Guerra Civil Norte Americana e a Crise da Escravidão no Brasil. 2016 (Fundação Getulio Vargas)
    • SANTOS, YNAÊ LOPES DOS . Prepara, NEM!" ministrada pelos professores e alunos do Cursinho Prepara Nem!.. 2016 (Fundação Getulio Vargas)
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    • SANTOS, Y. L. ; LESSA, T. ; TORRES, C. ; QUEIROZ, H. ; ARANTES, E. . Ciclo de Palestras os Desafios da História. 2017 (Fundação Getúlio Vargas)
    • SANTOS, Y. L. ; POSSIDONIO, E. . ?A religiosidade centro-africana no Rio de Janeiro oitocentista?, palestra de Eduardo Possidônio. 2017 (Laboratório de Estudos Étnico Raciais LEER-CPDOC)
    • SANTOS, YNAÊ LOPES DOS ; MONTEIRO, L. . Festa de Reis e Rainha Negros e as fronteiras dos estudos de escravidão e pós abolição no Brasil?. Palestra de Lívia Monteiro. 2017 (Laboratório de Estudos Étnico Raciais CPDOC-FGV)
    • SANTOS, Y. L. ; PINTO, A. F. M. ; OLIVEIRA, F. ; NASCIMENTO, A. ; MATTOS, H. ; ABREU, M. ; NAPUMUCENO, E. B. . II Seminário Internacional História do Pós Abolição no Mundo Atlântico. 130 Anos da Abolição no Brasil. 2018 (FGV, UFF, UFRJ, UFRRJ, UNILAB, UnB, GT Emancipações e Pós ABolição)
    • SANTOS, Y. L. ; ABREU, M. ; CORTES, G. X. ; MATTOS, H. ; PEREIRA, A. ; NASCIMENTO, A. . Seminário do projeto personagens do Pós Abolição ? Edital CAPES Memórias Brasileiras. 2017 (FGV, UFF, UFRJ, UFRRJ)
  • Curso de curta duração ministrado: 13
    • SANTOS, Y. L. . A História Popular do Negro no Brasil através dos Movimentos e Lutas Sociais - O Candomblé como Resistência do Negro no Brasil Escravista. 2009 (Sindicato dos Professores da Baixada Fluminense)
    • SANTOS, Y. L. . História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira - Religiosidade Negra: Da África ao Brasil. 2008 (Sindicato dos Professores da Baixada Fluminense)
    • SANTOS, Y. L. ; SILVA, Rodrigo . Memória da Cidade: História e patrimônio urbano no Brasil. 2011 (Caixa Cultural do Rio de Janeiro e Concieto Humanidades)
    • SANTOS, Y. L. . Presença Africana no Brasil: História e Cultura. 2012 (Caixa Cultural do Rio de Janeiro e Conceito e Humanidades)
    • SANTOS, Y. L. . A História Popular do Negro no Brasil através dos Movimentos e Lutas Sociais - O Candomblé como Resistência do Negro no Brasil Escravista. 2011 (Sindicato dos Profesores da Baixada Fluminense)
    • SANTOS, Y. L. ; CORTES, G. X. . Entre Fontes e Experiências: Apontamentos sobre o trabalho co História e Culturas Negras no Brasil,. 2008 (COPENE)
    • SANTOS, Y. L. . História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira - Religiosidade Negra: Da África ao Brasil. 2008 (Sindicato dos Professores da Baixada)
    • SANTOS, Y. L. . Cultura Africa e História do Brasil. 2014 (Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica.)
    • SANTOS, YNAÊ LOPES DOS ; LIMONCIC, F. ; NERY, T. ; VELASCOS, P. . Revolução nas Américas: Americana, Haitiana, Venezuelana e Cubana. 2018 (Casa do Saber)
    • SANTOS, YNAÊ LOPES DOS ; PEREIRA, A. . Martin Luther King Jr . e Nelson Mandela: a Luta pela Liberdade. 2018 (Casa do Saber)
    • SANTOS, YNAÊ LOPES DOS . Black Lives Matter: o Movimento Negro Hoje. 2017 (Casa do Saber)
    • LOPES DOS SANTOS, YNAÊ . Pelos Caminhos do Rio: o Rio africano. 2016 (Casa do Saber)
    • SANTOS, Y. L. ; CORTES, G. X. . Entre Fontes e Experiências: Apontamentos sobre o trabalho co História e Culturas Negras no Brasil. 2008 (V Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros)
    • SANTOS, YNAÊ LOPES DOS . Relatório de Atividades PIBID HIstória -FGV. 2017
    • SANTOS, YNAÊ LOPES DOS . Relatório Final de Atividades PIBID HIstória -FGV. 2018
    • SANTOS, YNAÊ LOPES DOS . Relatório de Atividades PIBID HIstória -FGV. 2016
    • SANTOS, Y. L. . Evolução Urbana do Rio de Janeiro - Séculos XVI-XIX. 2011 (Material didático)
    • SANTOS, Y. L. ; PEREIRA, L. . Curso de História da África on line. 2011 (Materialdidático)
    • SANTOS, Y. L. . Curso de História da África Pré Colonial on line. 2013 (Materialdidático)
    • SANTOS, Y. L. . Curso de História dos Povos Indígenas e Afrodescedentes on line. 2012 (Materialdidático)
    • SANTOS, Y. L. . Curso de História da África Pré Colonial on line. 2013 (Materialdidático)
    • SANTOS, Y. L. ; PEREIRA, L. . Curso de História da África on line. 2011 (Materialdidático)
    • SANTOS, Y. L. . Evolução Urbana do Rio de Janeiro - Séculos XVI-XIX. 2011 (Materialdidático)
    • SANTOS, Y. L. . História das Relações Étnico Raciais no Brasil. 2016 (Materialdidático)
    • SANTOS, Y. L. . Curso de História dos Povos Indígenas e Afrodescedentes on line. 2012 (Materialdidático)
    • Nome do projeto: ?DUAS IRMÃS? DO ATLÂNTICO (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Y. L. .
      Descrição: O presente projeto pretende fazer um exame sobre a vida escrava no espaço urbano por meio de um estudo comparado entre Rio de Janeiro e Havana durante os anos de 1790 e 1850, período no qual as duas cidades tiveram suas maiores populações escravas das Américas. A base documental dessa pesquisa consiste na análise de diferentes fontes encontradas na Biblioteca Nacional, tanto no que diz respeito ao Rio de Janeiro como Havana. Espera-se que, aliada à leitura crítica da bibliografia consagrada sobre o tema, essa análise documental permita destrinchar parte da dinâmica da vida escrava no mundo urbano.
    • Nome do projeto: Rosários da Resistência.Religiosidade, escravidão e resistência na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Rio de Janeiro (séculos XVIII e XIX) (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Y. L. .
      Descrição: O presente projeto pretende analisar como as atuações da Irmandade da Nossa Senhora do Rosário do Rio de Janeiro, entre os séculos XVIII e XIX, também se constituíram como formas de resistência à escravidão no Brasil na medida em que permitiram a recriação de laços de identidade (inclusive africana), solidariedade a compra da alforria de seus membros. Para tanto, além do exame do amplo debate historiográfico sobre o tema e da consulta às fontes já conhecidas, o projeto irá contar com a análise da documentação existente no arquivo da própria Irmandade, boa parte dela desconhecida entre os historiadores, o que permitirá, inclusive, pensar que memória foi construída em torno da irmandade.
    • Nome do projeto: O RIO DE VALENTIM. Transformações urbanas e mobilidade social no Rio de Janeiro através da vida e obra de Mestre Valentim (c. 1745-1813) (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Y. L. .
      Descrição: Em 2013 celebraram-se os 200 anos da morte de um dos maiores artista do Brasil: Valentim Fonseca da Silva, o Mestre Valentim. Homem de cor e filho de escrava, Valentim gozou de notório reconhecimento, tendo sido um dos principais responsáveis pela orquestração do espaço urbano da capital colonial. Mentor e executor do primeiro espaço público da América portuguesa (o Passeio Público), o ?Mestre? do Rio também foi autor de chafarizes ? cujos usos tiveram papel crucial na dinâmica social do Rio -, bem como de importantes obras barrocas espalhadas nas muitas cidades cariocas. No entanto, nem mesmo seu trânsito frequente nas casas mais abastadas da capital colonial e o reconhecimento de sua competência pelas maiores autoridades coloniais impediram que o ?Mestre? do Rio morresse pobre e que, duzentos anos depois, sua trajetória ainda fosse pouco conhecida dentre o público geral. As transformações urbanísticas realizadas por esse artista (comparável apenas com Aleijadinho), bem como sua própria trajetória de vida, são testemunhos interessantes para analisar parte das características que fizeram o Rio de Janeiro uma cidade sem igual. Sendo assim, contar a história do ?Rio de Valentim? é uma forma de comemorar duplamente os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Em primeiro lugar, porque permite o estudo mais aprofundado de um período crucial na história da cidade, marcado por importantes intervenções na sua malha urbana e na sua expansão geográfica e simbólica (já que no intervalo desse projeto, o Rio de Janeiro se transformou em capital colonial e, mais tarde, sede do Império português). Em segundo lugar, porque essa proposta permite o contato com uma personagem ímpar da história do Brasil, que só poderia ter alcançado tamanha notoriedade, na cidade do Rio de Janeiro.
    • Nome do projeto: África e Brasil: Histórias e entrelaces (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Y. L. .
      Descrição: No ano de 2013 comemorou-se uma década da implementação da Lei 10.639/2003 que previa a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira nos bancos escolares. Tal medida foi resultante de uma série de fatores, passando pela luta de longa data dos movimentos negros do Brasil, pelo incremento das pesquisas e estudos acadêmicos no que diz respeito à relevância da história africana e de seu legado para a compreensão da história brasileira, além de uma política educacional brasileira que elegeu a diversidade como do dos seus temas norteadores. Nesses dez anos, inúmeros esforços foram feitos no intuito de tornar as histórias africanas e suas reverberações do Brasil um tema que fizesse parte dos conteúdos trabalhados por professores das diferentes disciplinas escolares. Foram muitas as ações realizadas, mostrando que, como pontuado por Pollack, em determinadas ocasiões memórias até então silenciadas ganham voz e força (POLLACK, 1992). No entanto, ainda há muito a ser feito. Os preconceitos, as estereotipias e a ignorância em relação ao tema apontam que essa será uma longa jornada. Infelizmente, questões relativas à cultura afro-brasileira continuam ganhando espaço nas escolas apenas em comemorações cívicas, como o 20 de novembro. Dessa feita, fazendo uso de boa parte do material que foi produzido nos últimos anos (tanto as pesquisas acadêmicas, como os trabalhos que propunham abordagens mais didáticas sobre o tema), o presente projeto pretende elaborar um livro paradidático direcionado para os alunos do Ensino Fundamental II. O objetivo principal desse projeto é construir um material que permita uma aproximação dialógica dos alunos com parte dos conteúdos relativos à História da África para que o tema deixe de ser tratado como uma espécie de parêntesis em meio aos conteúdos trabalhados ao longo do ano, permitindo que alunos e professores possam compreender e analisar os entrelaces das histórias africanas com outras partes do mundo, em especial com o Brasil.
    • Nome do projeto: À beira do Rio. A escravidão urbana no Rio de Janeiro como ferramenta para o estudo de HIstória, Memória e Ensino de HIstória (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Y. L. .
      Descrição: O principal objetivo desse projeto é criar estratégias de ensino sobre a História do Rio de Janeiro partindo de um sujeito que geralmente fica à margem de questões mais amplas da cidade: o escravo. Uma breve análise sobre a literatura acerca da História do Rio de Janeiro demonstra que o biênio 1888-1889 representa, no geral, uma ruptura nos estudos sobre essa cidade. Salvo raros casos, o passado escravista, pouco honroso, parece não fazer eco nas questões suscitadas a partir da República. Questões fortemente vinculadas à escravidão, como a reformulação urbana de Pereira Passos, a ampliação das linhas de trem para o subúrbio, ou a popularização do samba, fazem leve menção ao legado escravocrata do Rio que parece ficar circunscrito às memórias e monumentos da região do Valongo. Entende-se que Somente com um exame dos espaços de apropriação do cativo e das funções que esses espaços desempenharam no cotidiano escravo é que se poderá redimensionar o peso que a escravidão teve (e tem) na História do Rio de Janeiro. Tal proposta, desenvolvida no âmbito do Programa de Formação de Quadros Profissionais do CPDOC, integra uma agenda de pesquisa mais ampla, que almeja o diálogo entre dois laboratórios da Instituição: o Laboratório de Estudos Urbanos (LEU) e o Laboratório de Ensino de História (LEH). Isso porque, o que se pretende apresentar como produto final dessa pesquisa é o piloto de uma plataforma de informações na qual professores e alunos possam acessar documentos e, principalmente, realizar visitas-guiadas em espaços não rememorados que narrem histórias do Rio de Janeiro a partir da vida de escravos. O primeiro espaço a ser trabalhado será o Jardim Botânico (projeto piloto), seguido da Lagoa Rodrigo de Freitas (que até hoje possui um quilombo em seu entorno), e por fim, a Praça XV ? que antes de ser uma homenagem à República, foi o principal ponto de trabalho dos escravos urbanos do Rio. A ideia é permitir que alunos do ciclo básico consigam resignificar espaços e personagens que durante muito tempo estiveram na beira da História do Rio de Janeiro.
    • Nome do projeto: Projeto Pibid 2013-FGV (2015 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, Y. L. .
      Descrição: Coordenadora institucional do projeto desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no curso de licenciatura de História da Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas. O Projeto Pibid 2013 - FGV foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio do Edital nº 61 /2013 e envolve bolsistas de iniciação à docência da licenciatura de História da FGV e um bolsista supervisor, professor de história do Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, colégio no qual o projeto está sendo desenvolvido. Informações podem ser obtidas em http://pibid.cpdoc.fgv.br. Exerci a função de coordenadora institucional do Pibid FGV até fevereiro de 2015, encerrando meu envolvimento no projeto, que, contudo, continua em andamento na Escola de Ciências Sociais da FGV
    • Nome do projeto: ESCRAVIDÃO, MEMÓRIA E HISTORIOGRAFIA. Projeto de constituição de um acervo de entrevistas em História Oral sobre a Historiografia Brasileira da Escravidão (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Y. L. , FONSECA, A. C. .
      Descrição: O presente projeto tem o intuito de construir um banco de depoimentos orais (registrados em áudio e vídeo), com historiadores que tiveram relevância significativa na produção da historiografia brasileira sobre escravidão. Desde os primeiros anos da experiência republicana, o passado escravista (fosse ele colonial ou imperial) colocou-se como uma das grandes questões analisadas por historiadores e cientistas sociais que se debruçaram sobre a trajetória brasileira. As grandes obras interpretativas do Brasil versaram direta ou indiretamente sobre a instituição escravista, permitindo a constituição de uma gama variada de interpretações sobre o Brasil. À medida que o ensino superior e os cursos de pós-graduação foram se consolidando no Brasil República, crescia o número e a qualidade dos trabalhos que examinaram a escravidão e a vida dos escravos no Brasil, em debates que extrapolavam as fronteiras nacionais e serviram como contraponto para análises macroestruturais das relações raciais no continente americano. Os estudos sobre escravidão constituem, desde a década de 1960, um dos campos mais profícuos da produção acadêmica nacional, com análises que se filiam à correntes teóricas distintas, demonstrando o quão vasto e complexo é o passado escravista brasileiro. Todavia, poucas iniciativas foram feitas no sentido de ouvir e dar espaço à fala aos intelectuais de diferentes gerações que se debruçaram sobre o estudo da escravidão. Por isso, o presente projeto prevê a elaboração de um banco de depoimentos orais com a previsão de 30 horas de entrevista em caráter documental sobre a história da historiografia brasileira da escravidão. A formação deste corpus documental permitirá observar quais foram as principais questões colocadas pela República brasileira sobre a instituição mais longeva da história nacional: a escravidão. O acervo ficará disponível na forma virtual na página do CPDOC e estará aberto para futuros pesquisadores que examinem não só o passado escravista, mas também a formação de parcela significativa da história intelectual do Brasil.
    • Nome do projeto: Educação e inovação: desenvolvendo novas formas de ensinar ciências sociais e história (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, Y. L. , FERREIRA, L. M. , KORNIS, M. , BLANK, T. , MAIA, J. M. .
    • Nome do projeto: Intelligenza Negra nas Américas. Escravidão e herança africana nas obras de Manuel Querino, W.E.B Dubois e Lino Dou Allión. (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Y. L. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a obra de três intelectuais negros americanos e seus escritos sobre o passado escravista e a herança africana nas sociedades de que faziam parte. Manuel Querino, W.E.B. Du Bois, Lino Dou Allión foram homens negros cujas trajetórias estiveram marcadas pela produção intelectual num momento no qual a intelectualidade americana se deparava com os debates sobre raça, eugenia e identidade nacional. Produtores de narrativas contra hegemônicas, esses três intelectuais propuseram um olhar distinto para o elemento negro e sua herança africana na construção nacional de seus respectivos países. Desse modo, essa pesquisa pretende ? por meio de uma perspectiva transatlântica -, analisar a produção desses intelectuais negros, pontuando suas semelhanças e diferenças no que diz respeito ao passado escravista do Brasil, Estados Unidos e Cuba (respectivamente).
    • Nome do projeto: Paisagens da cafeicultura escravista nas Américas, c.1760-1880 (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Y. L. , MARQUESE, R. B. , PARRON, T. , SILVA JR., W. L. , BACELLAR, C. A. , SALLES, R. , YOUSSEF, A. E. , DIORIO, R. R. .
      Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa se articula a duas investigações mais amplas desenvolvidas entre 2005 e 2009. Na primeira delas, que contou com uma Research Collaborative Grant da Getty Foundation, pesquisei em parceria com colegas estrangeiros a paisagem e a arquitetura das plantations de três zonas agrícolas que se destacaram no mercado mundial do século XIX pelo dinamismo de suas economias escravistas: o Baixo Vale do rio Mississippi, nos Estados Unidos (maior região produtora de algodão em meados do século XIX), o ocidente da ilha de Cuba (idem, para o açúcar) e o Vale do rio Paraíba do Sul, no Brasil (idem, para o café). A segunda investigação foi elaborada no âmbito do Projeto Temático FAPESP Fundação do Estado e da Nação Brasil, 1790-1850. O trabalho aí desenvolvido tratou da política da escravidão no Brasil e em Cuba na primeira metade do século XIX, abordando uma face da construção da ordem escravista nesses dois espaços que foi pouco contemplada no projeto sobre a paisagem e a arquitetura das plantations. O objetivo principal do presente projeto é dar prosseguimento ao caminho inaugurado em 2005, articulando as dimensões da cultura material e da cultura política da escravidão atlântica. A nova pesquisa verticalizará a análise do objeto investigado no primeiro dos dois projetos acima mencionados, ao mesmo tempo em que estenderei seu arco temporal e espacial. Pretendo, noutros termos, examinar a paisagem e a arquitetura das plantations escravistas de café americanas em um período que compreende de meados do século XVIII ao término da escravidão no Brasil..
    • Nome do projeto: Personagens do pós-abolição: trajetórias e sentidos de liberdade no Brasil Republicano (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Y. L. , CORTES, G. X. , ABREU, M. , NASCIMENTO, A. , PEREIRA, A. , MATTOS, H. .
      Descrição: A memória é um tema que há muito desperta o interesse das ciências biológicas e humanas. No que diz respeito aos sentidos e significados sociais da memória, diversos estudos têm mostrado o dinamismo do assunto frisando, sobretudo, que estudar a memória é também se debruçar sobre a análise do esquecimento e do silenciamento. Todavia, como pontuado por Michel Pollak, as memórias que foram silenciadas permanecem vivas e, muitas vezes, invadem o espaço público por meio da reinvindicação da memória não-dita ou da memória não oficial. O projeto ?Personagens do pós-abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil Republicano? pretende trabalhar com sujeitos que, apesar das grandes contribuições para a história republicana do Brasil, tiveram suas vidas e trajetórias silenciadas, esquecidas, ou então não reconhecidas como parte da história dita oficial. Suas trajetórias pessoais marcaram de diferentes formas as primeiras décadas do Brasil República: João Cândido foi o líder da maior revolta da Marinha Brasileira; Juliano Moreira foi o médico responsável por uma verdadeira revolução no tratamento e na interpretação social das doenças mentais no Brasil; Eduardo das Neves tornou-se um dos expoentes da música popular brasileira, responsável por sua difusão bem como pela ampliação dos espaços de luta pela cidadania. Ainda nas artes, Paulo Silva, professor emérito da UFRJ, sagrou-se como um dos grandes nomes na música erudita brasileira. Sua trajetória demonstra como a produção musical do Brasil foi original e diversa. Maria de Lourdes Vale Nascimento foi uma personagem que, assumindo sua condição de mulher negra, lutou pela construção de uma intelectualidade ?de cor?, utilizando escritos jornalísticos como principal meio de afirmação racial e feminina..
    • SANTOS, Y. L. . O outro lado de 1808. 2008 - Entrevista
    • SANTOS, Y. L. . Escravidão Urbana. 2009 - Entrevista
    • SANTOS, Y. L. . Entrevista: Ynaê Lopes dos Santos. 2009 - Entrevista
    • SANTOS, Y. L. . Variações marcaram moradias de escravos urbanos. 2007 - Entrevista
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Fundação Getúlio Vargas
        Ano de conclusão: 2015
    • Escola Ágora de Educação Fundamental:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de História Geral e do Brasil do 5º Ano do Ensino Fundamental I Professora de História Geral e do Brasil dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II
        Outras informações: Professora
    • Serviço Social do Comércio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Monitora da Exposição Êxodos de Sebastião Salgado
        Outras informações: Monitoria
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação Educacional Duque de Caxias:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professora Titular
    • Fundação Biblioteca Nacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade Estácio de Sá:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Parque:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de História do 7º ano
    • Instituto Cubano de Investigacion Cultural Juan Marinello:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Fundação Getúlio Vargas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2004 - 2013 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • MOSAICO (RIO DE JANEIRO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • ESTUDOS HISTORICOS (RIO DE JANEIRO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).