Não autenticado |

Maiara Heleodoro dos Passos

    • Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa - PPGLLCJ do Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, em que estudou, com o apoio da bolsa CAPES, a cultura pop japonesa com ênfase nos mangás do grupo CLAMP. É vencedora da 35 edição do Troféu HQMIX na categoria Dissertação de Mestrado. Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Editoração pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Editoração. No campo editorial, atua especialmente com preparação e edição de textos, revisão, leitura crítica e parecer de originais.

       

      Links:    

    • PASSOS, M. H. ; AGUILAR, L. H. D. ; BEVILACQUA, A. ; YASSUI, C. G. ; FERNANDES, C. M. . Quer mais chá, Dona Marocas? - Uma análise do papel da cultura participativa entre os fãs do Pixar Animation Studio REVISTA ANAGRAMA (USP) , v. 9 , p. 1 - 19 , 2015. ISSN: 19821689.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • PASSOS, M. H. ; AGUILAR, L. H. D. . 'O Autor'. In: ANDRADE, Mário de. Primeiro Andar. São Paulo : Com-Arte; Edusp , 2018 (Texto bibliográfico e analítico sobre o autor)
    • PASSOS, M. H. . Mangás do grupo CLAMP: processo criativo e recepção no Brasil. 2020 (Comunicacao)
    • PASSOS, M. H. . Processo criativo e recepção dos mangás do grupo CLAMP. 2019 (Comunicacao)
    • PASSOS, M. H. . Mangás do Grupo CLAMP: Linguagem Visual. 2019 (Comunicacao)
    • PASSOS, M. H. . Boku No Hero Academia e a Jornada do Herói: Um Estudo de Caso. 2019 (Comunicacao)
    • PASSOS, M. H. . V Encontro de Pós Graduandos em Estudos Japoneses. 2019 ()
    • PASSOS, M. H. . Estudos japoneses na pós-graduação: novos caminhos e possibilidades. 2019 ()
    • PASSOS, M. H. . VI Encontro de Pós Graduandos em Estudos Japoneses. 2021 ()
    • PASSOS, M. H. . III Seminário de Egressos do Programa de Pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa. 2022 ()
    • PASSOS, M. H. . Webinar Mangá e desdobramentos em pesquisas. 2023 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Centro de Estudos Japoneses (CEJAP) e Consulado Geral do Japão em São Paulo)
    • PASSOS, M. H. . Webinar Estudos da Diáspora Nipo-brasileira: línguas e culturas em contato. 2023 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Centro de Estudos Japoneses (CEJAP) e Consulado Geral do Japão em São Paulo)
    • PASSOS, M. H. . IV Encontro de Egressos do Programa de pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa. 2023 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Centro de Estudos Japoneses (CEJAP))
    • MORALES, L. M. ; PASSOS, M. H. . Mangá e Desdobramentos em Pesquisas Interdisciplinares. 2022 ()
    • PASSOS, M. H. . Mangás do grupo CLAMP: aspectos produtivos e editoriais. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • PASSOS, M. H. ; MORALES, L. M. . Oficina de Língua e Cultura Japonesa ? Mangás do Grupo CLAMP. 2021 (Aliança Cultural Brasil-Japão)
    • Nome do projeto: Projeto Extramuro: ensino de língua e cultura japonesa em redes públicas de ensino, com foco nos CEUs (Centro de Educação Integrado do município) (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PASSOS, M. H. , MORALES, L. M. , GASSERT, L. , TERUYA, L. Y. T. , MITSUMORI, A. , SILVA, J. G. , PANISSA, B. H. M. , SILVA, N. M. P. , SANTOS, B. S. , BARBOSA, F. G. , ARAUJO, J. , MOSSO, M. , TASHIRO-PEREZ, E. A. , MACENA, E. , RAMOS, Y. S. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo levar o ensino de língua e cultura de japonesa nos espaços públicos municipais, para atender uma demanda cada vez mais crescente motivada pelo interesse nos mangás e animês, veículo condutor de práticas sociais e culturais japonesas. Tem por objetivo colocar os alunos de graduação interessados no ensino com a realidade da sala de aula, participando na preparação das aulas, pesquisando materiais didáticos e elaborando atividades que tenham forte vinculo com multiletramento. Devido à situação inédita que vivemos de pandemia do COVID-19, o projeto visa, caso não seja possível executar aulas presenciais, ofertar aulas remotamente, como por exemplo, micro-aulas por meio de vídeos e postagens em site. METAS: A oferta de ensino em espaço público permite o exercício da cidadania pela possibilidade ampliar o acesso da população em geral, já que a USP vai até ela; promove o fortalecimento de uma língua de Minoria como o Japonês ainda pouco difundido e também visa, através do Outro, fortalecer a própria cultura brasileira e a língua portuguesa. Para alunos da graduação envolvidos, permite estudar a língua sob um novo prisma que é a preparação para a docência, que terá como atividades principais a produção de materiais didáticos com revisão crítica dos seus conteúdos, métodos de ensino-aprendizagem e escolha de ferramentas digitais e tradicionais empregadas no ensino, feedback crítico do supervisor; a oferta de um curso, além de beneficiar a sociedade, melhora a autoestima dos aprendizes ? tanto dos que estudam, quanto dos que preparam a aula, o ganho é duplo ?, além de contribuir para aproximar a Universidade à Sociedade e para fortalecer um ensino público e de qualidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1)
    • Nome do projeto: Migrações e Diversidade Linguística e Cultural da Comunidade Nipo-brasileira (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASSOS, M. H. , MORALES, L. M. , SUENAGA, S. , GASSERT, L. , NAKAGAWA, K. , TERUYA, L. Y. T. , BELTRAO, K. I. , MOSSO, M. , SANTOS, L. A. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver estudos relativos a migrações intra e internacionais da comunidade brasileira, japonesa e/ou de nipo-descendentes ou não no Brasil e no Japão, com foco nas questões culturais, educacionais e linguísticas. Busca-se articular a pesquisa, o ensino e a extensão, por meio de ações como oferta de cursos de língua e cultura japonesa em espaços públicos, produção de materiais didáticos e cursos de iniciação à docência, uma vez que o ensino da língua japonesa nas escolas públicas é ainda escasso. Os estudos investigam o ambiente de ensino-aprendizagem de línguas na comunidade nipo-brasileira e na sociedade brasileira em geral, nas perspectivas de Língua Materna, Segunda Língua, Língua de Herança e Língua Estrangeira e/ou Língua Adicional. No tocante à língua japonesa, o projeto ainda contempla pesquisas da variação linguística, como o koroniago, aplicado ao ambiente escolar e não-escolar. Os resultados a curto e a médio prazo seriam as atividades educacionais de ensino e produção de material didático, participação em congressos, além da disseminação da língua e cultura japonesa nas mídias sociais, em posts e vídeos; a longo prazo se dará em forma de publicações de livros, artigos, dissertações, teses, livros didáticos, além de realização de eventos de natureza acadêmica como colóquios, mesas redondas, seminários e cursos de iniciação à docência com o intuito de contribuir para o avanço dessa área no âmbito de Estudos Japoneses no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3)
    • Nome do projeto: Estudos Nikkeis: história, educação e cultura no contexto brasileiro (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASSOS, M. H. , DUARTE, E. M. , YOKOYAMA, A. C. , IDEGUCHI, C. M. , TSUKAMOTO, M. H. C. , ARAUJO, J. , BARBOSA, F. G. , SANTOS, B. S. , SILVA, N. M. P. , PANISSA, B. H. M. , SILVA, J. G. , MITSUMORI, A. , MORALES, L. M. , PEREIRA, J. S. , GINDE, B. , IZAWA, S. , AKAMINE, A. , OTA, J. , TERUYA, L. Y. T. , NAKAGAWA, K. , GASSERT, L. , SUENAGA, S. , SHIBATA, H. , SUGAI, M. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo reunir, analisar e publicar trabalhos sobre a comunidade Nikkei (genealógico e não-genealógico), incluindo educação, história, entretenimento e cultura, no sentido mais amplo do termo. Como método de pesquisa, o trabalho se apoiará em várias vertentes, desde cunho etnográfico, de base descritiva, qualitativa e interpretativa; bibliográfica para revisão de literatura e leitura de fontes primárias e secundárias e em ?pesquisa-ação? quando tiverem relação com educação e formação docente. O resultado da pesquisa será divulgado em forma de apresentação de trabalhos, publicações de livros e artigos e em certos casos, em intervenções em espaços escolares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4)
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social Com Habilitação em Editoração
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Para além dos Rótulos: Títulos Infantojuvenis Publicados pela Edições SM e suas Possíveis Relações com os Leitores Adultos
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Alameda Editorial:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Diagramação, revisão e criação de capas.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Monitora-assistente da disciplina Língua Japonesa Moderna II (FLO0194)
        Outras informações: Estágio de Docência