Não autenticado |

Olavo de Souza Pinto Filho

    • Possui graduação em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia, pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) . Doutor em Antropologia Social pela mesma instituição. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, tendo interesse nos seguintes temas: teoria antropológica, parentesco, religiões de matriz africana. Realizando pesquisas sobre Ifá e candomblé nagô em Recife.Pesquisador vinculada ao Cerne( Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras) do PPGAS-USP, NAnSi (Núcleo de Antropologia Simétrica) do PPGAS/Museu Nacional e Instituto Nacional de Ciência de Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior( INCTI-UNB).

       

      Links:    

    • Filho, Olavo de Souza Pinto . O coincidir dos santos. Imagens e reversões no candomblé nagô do Recife R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR , v. 9 , p. 135 - 151 , 2017. ISSN: 21754705.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . [resenha[ VIEIRA, Suzane de Alencar. Césio-137. O drama azul: irradiação em narrativas. Goiânia: Cânone Editorial, 2014, 194p. CADERNOS DE CAMPO (USP) , v. 25 , p. 482 - 486 , 2016. ISSN: 23169133.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Composição, improviso e variação. A escrita dos Recados de Ifá DAS QUESTÕES , v. 3 , p. 1 - 32 , 2015. ISSN: 24477087.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto ; MARQUES, L. M. . O controverso gorro de Exu. (Resenha). Cadernos de Campo (USP. 1991), v. 20, p. 321-326 Cadernos de Campo (USP. 1991) , v. 20 , p. 1-360 - 360 , 2012. ISSN: 01045679.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . A África como destino Textos Graduados (UnB) , v. 1 , p. 34 - 44 , 2015. ISSN: 14153777.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Outras durações ? efeitos das etnografias e da memória em um candomblé do Recife. A nova escola de antropologia do Recife : ideias, personagens e instituições, v. 1, p. 356 - 373, 2017.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . A escrita como prática ritual: uma etnografia do jogo de Ifá em Recife. In: 30ª Reunião Brasileira de Antropologia , 2016 , João Pessoa. Anais 30ª RBA. : , 2016.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Os recados de Ifá: a escrita reversa do Alapini Ifamuyiide. In: V Rea XIV Abanne , 2015 , Maceio. «Circulação de Pessoas, Objetos e Técnicas no Caribe, nas Guianas e na Amazônia». : , 2015.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . O COINCIDIR DOS SANTOS. IMAGENS E REVERSÕES NO CANDOMBLÉ NAGÔ. In: XI RAM , 2015 , montevideu. actas del congresso. : , 2015.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . As Flores do Àràbà. In: XI Conlab 2011. Diversidades e (Des)Igualdades , 2011 , Salvador. Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais (11. : 2011 : Salvador, BA). Anais eletrônicos [recurso eletrônico] [do] XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Salvador, BA, 07 a 10 de agosto de 2011. : , 2011.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Caminhos de Ifá: as novas rotas para além de África. In: X Congreso Argentino de Antropología Social. La antropología interpelada: nuevas configuraciones político-culturales en América latina. 2011 , 2011 , Buenos Aires. Actas del X Congreso Argentino de Antropología Social. La antropología interpelada: nuevas configuraciones político-culturales en América latina. 2011. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires.. Buenos Aires : Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, 2011.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . ?AS COISAS DO MUNDO EM UMA CABAÇA?; POR UMA ONTOGRAFIA DO ?ORÁCULO? DE IFÁ.. In: 27ª RBA Reunião Brasileira de Antropologia , 2010 , Belém-PA. Brasil Plural conhecimento, saberes tradicionais e direitos a diversidade. : , 2010.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Do mito ao arquivo: As múltiplas narrativas sobre a formação dos candomblés na Bahia. In: VI Simpósio Internacional de Estudos Caribenhos ?Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas? , 2010 , São Luís, Maranhão. VI Simpósio Internacional de Estudos Caribenhos ?Territorialidades e Influências Afro-Caribenhas nas Américas?. São Luis : , 2010. p. 1 - 356.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . O que faz de Exu, Èsù?( Discussão sobre racismo, sincretismos e reafricanização). In: VIII Graduação em Campo - Seminários de Antropologia Urbana , 2009 , São Paulo. Caderno de Resumos do VII Graduação em Campo - Seminários de Antropologia Urbana. : , 2009.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . O que faz de Exu, ÈSÙ ?( Sincretismos, Reafricanização e problemática racial). In: Reunião Equatorial de Antropologia , 2009 , Natal. Anais da II Reunião Equatorial de Antropologia e XI Reunião de Antropólogos do Norte - Nordeste.. : , 2009.
    • Filho, Olavo de Souza Pinto ; CIRNE, M. . Método - Marcel Mauss. : , 2016 (Enciclopédia Antropologia)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto ; Ventura, Augusto dos Santos . Ritual - Roy Wagner. : , 2015 (Verbete)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Revisão técnica do livro 'O mundo nagô- a tradição ritual dos Cultos Xangô do Recife' autoria professor José Jorge de Carvalho. 2014 (Outra)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Parecer Ad Hoc para a Revista Interdisciplinaria de Estudios de Género de El Colegio de México. 2019 (Parecer)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . RAIPI LT Teresina Parnaiba (Avaliação de Impacto aos Bens Culturais Registrados ? patrimônio imaterial). 2018 (Consultoria)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Algumas considerações sobre o parentesco nagô. 2016 (Conferência)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Os recados de Ifá: a escrita reversa do Alapini Ifamuyiide. 2015 (Congresso)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . 'África como destino: os novos caminhos do oráculo de Ifá'. Seminário A PESQUISA SOBRE ÁFRICA EM ANTROPOLOGIA. FFLCH USP. 19 de Novembro. 2013 (Seminário)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Os recados de Ifá e a escrita nagô. Intuição e improviso em um candomblé de Recife. 2015 (Conferência)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . 'Santa Bárbara é africana!' Novas abordagens para se pensar o sincretismo religioso. 2012 (Seminário)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . África como destino. 2012 (Comunicacao)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Os conceitos trocados e a obrigação de retribui-los: pelo retorno do Hau. 2012 (Comunicacao)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . Pelos destinos de Ifá. 2011 (Comunicacao)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . . ?As coisas do mundo em uma cabaça?: por uma ?ontografia? do oráculo de Ifá. 2010 (Outra)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . A cabeça de Exu e a extremidade inventiva da cultura. 2009 (Comunicacao)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . O que faz de Exu, Èsù?( Discussão sobre racismo, sincretismos e reafricanização). 2009 (Seminário)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . O que faz de Exu, ÈSÙ ?( Sincretismos, Reafricanização e problemática racial). 2009 (Comunicacao)
    • Filho, Olavo de Souza Pinto . 1º Seminário de Amílcar Cabral: Um Olhar do Século XXI.. 2012 (Universidade de Brasília)
    • Nome do projeto: As Fronteiras da Inclusão Étnico-Racial no Ensino Superior (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Filho, Olavo de Souza Pinto , MARQUES, L. M. , AMORAS , CARVALHO, J.J. .
      Descrição: O projeto propõe-se mapear as fronteiras da inclusão étnica e racial no Ensino Superior da Universidade de Brasília, para além do ingresso de negras e negros na universidade, possibilitado pela política de cotas raciais. Tendo em vista que a Universidade de Brasília foi a primeira universidade federal a implantar um sistema de cotas raciais para ingresso no Ensino Superior, possuindo, portanto, uma política já consolidada e que já faz parte da realidade de muitas outras universidades brasileiras; e também tendo em vista que esta política está prestes a completar o seu primeiro ciclo onde passará por uma avaliação e por uma rediscussão do tema, é oportuno o momento para avançarmos no debate, discutindo e mapeando os limites que ainda se impõem à negras e negros no Ensino Superior ? limites esses que vão além do ingresso dessas pessoas na Universidade.
    • Nome do projeto: A África como destino (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Filho, Olavo de Souza Pinto .
      Descrição: O nosso ponto de partida para esse pesquisa vem de um incômodo nascido das reflexões sobre o ?movimento de busca pela África? pelos praticantes do candomblé, que, na visão de alguns especialistas, tratar-se-ia de um ?mito? advindo de disputas por ?legitimidade? e ?prestígio?. Esse ?mal-estar?, antes de produzir uma negação dessa assertiva, propõe-se a levá-la a sério, ou seja, mobilizar conceitualmente a ideia de ?mito?, pensando em ?mitos? como sistemas de transformações. Nossa proposição espera esboçar outro caminho que potencialize as afirmações ?nativas? de busca pela África.
    • Nome do projeto: A escrita como prática ritual: uma etnografia do jogo de Ifá (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Filho, Olavo de Souza Pinto .
      Descrição: Esta pesquisa tem como tema central a composição dos versos de Ifá escritos pelo Alapini Paulo Braz Ifamuiyde. Ifá é um sistema oracular de origem iorubana, que é baseado no manejo de dezesseis caroços de dendê, para obter uma combinação entre um conjunto de 256 signos gráficos denominados odus (destinos) cada odu conteria uma quantidade de versos ou recados que comporiam seus significados. Minha incursão etnográfica atenta-se sobre os modos como Pai Paulo convencionaliza sua experiência com Ifá a partir da escrita em seus cadernos dos ?recados de Ifá?, a fim de ressaltar particularidades e diferenças significativas entre essa prática oracular e outras práticas conhecidas no nagô. A dissertação busca fornecer uma descrição detalhada das variações e inovações rituais do jogo de Ifá, bem como as interações do dia a dia dos seus praticantes. Para tanto, tem como escopo mapear as relações estabelecidas pelo jogo entre diferentes domínios rituais do candomblé, centrados nos vereditos de Ifá ? que são dele indissociáveis, como feitura de santo, culto aos ancestrais, oferendas, sacrifícios ?, suscitando questões em diálogo, com temas já consagrados pela etnologia afro-brasileira, como transformação ritual, dom e iniciação, e transmissão de conhecimento e reversibilidade.
    • Nome do projeto: O Jogo de Ifá e o destino nagô: Criatividade e transformação ritual em Recife. (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Filho, Olavo de Souza Pinto .
      Descrição: A proposta desse projeto tem como tema central o jogo de Ifá em Recife. Ifá é um sistema oracular de origem iorubana que é baseado no manejo de dezesseis caroços de dendê para obter uma combinação entre um conjunto de 256 signos gráficos denominados como odus (destinos). O projeto almeja fornecer uma descrição detalhada e análise das variações e inovações rituais do jogo de Ifá, bem como as interações do dia a dia dos seus praticantes. Para tanto, tem como escopo mapear as relações estabelecidas pelo jogo entre diferentes domínios rituais do candomblé centrados nos vereditos de Ifá ? que são dele indissociáveis, como feitura de santo, culto aos ancestrais, oferendas, sacrifícios ? suscitando questões em diálogo com temas já consagrados da etnologia afro-brasileira, como transformação ritual, dom e iniciação e transmissão de conhecimento.
    • Nome do projeto: Relações entre o sangue e o santo no candomblé do Recife (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Filho, Olavo de Souza Pinto .
      Descrição: Esta pesquisa tem como tema central a composição do parentesco na casa de candomblé nagô Ile Iemanja Ogunte, em Recife, Pernambuco. Essa família configura-se como uma extensa rede de casas, pessoas, divindades e antepassados relacionados a partir de duas linhas, a do sangue e do santo. Meu ponto de partida é a distinção (e não oposição) estabelecida pelos integrantes do terreiro desse aspecto fundamental da família, uma disposição se replica, em diferentes escalas, em demais dimensões da vida do nagô. O principal objetivo da pesquisa é descrever certas composições expressas por meio do parentesco, tais como iniciação, transmissão de nomes, objetos rituais, assentamentos, capacidades intuitivas e criatividade, que conformam heranças espirituais nas quais o sangue e santo surgem como linhas coextensivas dispostas pela ação ritual.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de Brasília
        Título: Odù, o testemunho dos destinos de homens de Ifá.
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
  • Atuação Profissional: 5
    • Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Departamento de Patrimônio Imaterial-Gerência de Registro
        Outras informações: Estagiário
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Centro de Convivência Negra
        Outras informações: Estagiário
    • Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras, é um grupo de pesquisa do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo, formado por pesquisadores desta e de outras instituições universitárias, situados em diferentes níveis da carreira acadêmica, interessados em discutir questões teóricas e metodológicas relativas a dois campos: 1. O das religiosidades contemporâneas articuladas ou não em sistemas institucionalizados no Brasil e fora dele (religiões afro-brasileiras, catolicismo, protestantismo, pentecostalismo, islamismo, judaísmo, budismo, santo daime, esoterismos, entre outras) 2. O das culturas negras entendidas como expressões socioculturais plurais e multiétnicas decorrentes dos contatos entre África, América e Europa, enfatizando, entretanto, as contribuições das orientações cognitivas dos povos de origem africana na dinâmica das sociedades locais e diaspóricas. Nesse campo, são interesses do grupo os temas ou análises, entre outras, dos processos de construção das relações e identidades étnico-raciais, patrimonialização da cultura de origem afro-brasileira, políticas públicas, ações afirmativas, transnacionalização e globalização, africanismos, hibridismos, mestiçagem, circularidades culturais, artes, diáspora negra etc. O grupo está voltado para atuar especialmente nas linhas de pesquisa Antropologia das Populações Africanas e Afro-brasileiras e Religiosidade Popular e Instituições Religiosas num diálogo o mais profícuo possível com os outros núcleos já existentes no Departamento de Antropologia da USP e fora dele.
        Outras informações: pesquisador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Nacional de Ciência de Tecnologia e Inclusão no Ensino Superior:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2015 - Atual ).
        Outras informações: Trata-se da formação de uma Rede Nacional de Pesquisadores dedicados a observar e analisar todas as modalidades de Políticas de Inclusão no Ensino Superior e nas Instituições de Pesquisa do Brasil, com foco nas ações afirmativas, seja através de cotas, bonificação, ou outras modalidades, com recorte Étnico, Racial, de Renda, Escolas Públicas e outras. O INCTI terá como prioridade de um Observatório Nacional, contendo um banco de dados completo das políticas de inclusão no mundo acadêmico.
        Outras informações: Pesquisador