Não autenticado |

Daniervelin Renata Marques Pereira

    • É doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com período-sanduíche (na Université Paris 8 (Paris-FR)). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), graduada em Letras-Licenciatura Português/Francês pela Faculdade de Letras/UFMG. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 2009, é membro do grupo Texto Livre: Semiótica e Tecnologia, vinculado à Faculdade de Letras/UFMG e financiado pelo CNPq. É editora da revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN 1983-3652). De 11/2015 a 09/2017 foi coordenadora de área do Subprojeto Língua Portuguesa do PIBID/UFTM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes campos: Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, Semiótica Discursiva, Linguagem e Tecnologia, Educação a Distância, Cultura Livre, Educação do Campo, Leitura e Produção de textos, Letramento, Recursos Educacionais Abertos e Estilo dos gêneros digitais.

       

      Links:    

    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; HALLEY, T. . Identidades do campo: teatro e poemas. Uberaba : UFTM, 2015 . 16p. ISBN: 9788562599552.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Um estudo dos gêneros orais aula espetáculo e aula show REVISTA OLHARES E TRILHAS , v. 19 , p. 199 - 235 , 2017. ISSN: 19833857.
    • COLOMBO JUNIOR, P. D. ; OVIGLI, D. F. B. ; PEREIRA, Daniervelin Renata ; HALLEY, T. ; SILVA, R. S. . Ciência na cozinha: rompendo com as barreiras disciplinares Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS) , v. 12 , p. 169 - 197 , 2017. ISSN: 19822413.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Letramentos em cursos de Licenciatura em Educação do Campo: uma análise de discursos Revista Horizontes de Linguistica Aplicada , v. 15 , p. 91 - 113 , 2016. ISSN: 22370951.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CESAR, D. R. ; FETTERMANN, J. V. . O que são recursos educacionais abertos? Limites e possibilidades em discursos Calidoscopio (Online) , v. 14 , p. 458 - 465 , 2016. ISSN: 21776202.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CESAR, D. R. ; MATTE, A. C. F. . Uma análise de recursos educacionais para ensino de língua portuguesa: ELO e Redigir Signo (UNISC. Online) , v. 41 , p. 13 - , 2016. ISSN: 19822014.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CESAR, D. R. . Inovação e abertura no discurso das práticas pedagógicas Avaliacao (Campinas) , v. 21 , p. 619 - 636 , 2016. ISSN: 19825765.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O estilo do gênero blog educacional Estudos da Língua(gem) (Online) , v. 13 , p. 91 - 114 , 2015. ISSN: 19820534.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; FETTERMANN, J. V. . RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS LICENCIATURAS Revista Philologus , v. 21 , p. 1853 - 1867 , 2015. ISSN: 14136457.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O estilo dos gêneros digitais Estudos Semióticos (USP) , v. 10 , p. 53 - , 2014. ISSN: 19804016.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; LEAL, K. ; MATTE, A. C. F. . Texto livre: práticas de ensino-aprendizagem pelas tecnologias digitais Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância , v. 14 , p. 71 - 86 , 2015. ISSN: 18061362.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; KLEPKA, V. ; PINHEIRO, J. . Licenciatura em educação do campo na UFTM: algumas experiências em Tempo-Escola e Tempo-Comunidade Revista Eletrônica Cadernos CIMEAC , v. 4 , p. 6 - 21 , 2014. ISSN: 21789770.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CESAR, D. R. . Percepções das práticas educativas presenciais e digitais Estudos da Língua(gem) (Online) , v. 12 , p. 161 - 177 , 2014. ISSN: 19820534.
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MENDES, Conrado . SEMIÓTICA E TECNOLOGIA: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES Texto Livre , v. 7 , p. 171 - 176 , 2014. ISSN: 19833652.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Limiar e limite no percurso de constituição da educação a distância Educação & Tecnologia , v. 17 , p. 54 - 65 , 2012. ISSN: 23177756.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . La présence sensible dans les pratiques éducatives à l'espace numérique Revue Ensemble , v. 5 , p. 1 - 13 , 2013. ISSN: 18525911.
    • DINIZ, I. C. V. C. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; SERRANO, P. H. . CASEY HEYNES: ESTUDO SEMIÓTICO DE UM CASO DE BULLYING REGISTRADO EM VÍDEO Texto Livre , v. 5 , p. 13 - 24 , 2012. ISSN: 19833652.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AMBIENTE DIGITAL: A METODOLOGIA EM FOCO Texto Livre , v. 2 , p. 2 - 10 , 2009. ISSN: 19833652.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A articulação entre unidades do plano da expressão: incidências no estudo de um curso no Second Life Estudos Semióticos (USP) , v. 7 , p. 68 - 75 , 2011. ISSN: 19804016.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Ocupação do espaço digital para práticas educativas: na trilha do sentido Semeiosis: semiótica e transdisciplinaridade em revista , v. 2 , p. 1 - 12 , 2011. ISSN: 21785368.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O acontecimento em meio ao exercício da prática pedagógica CASA (Araraquara) , v. 9 , p. 1 - 14 , 2011. ISSN: 16793404.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MATTE . A Educação a Distância pelo olhar dos professores brasileiros Signo (UNISC. Online) , v. 35 , p. 369 - 390 , 2010. ISSN: 19822014.
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Ignácio Assis Silva: a fantástica fábrica de conexões CASA (Araraquara) , v. 8 , p. 1 - 13 , 2010. ISSN: 16793404.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MATTE . Discursos sobre a Web 2.0 e a educaçâo: uma análise semiótica Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP) , v. 49 , p. 293 - 304 , 2010. ISSN: 01031813.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Uma democracia que realmente funciona: a modalização dos sujeitos Revista de Letras Norte@mentos , v. 4 , p. 26 - 32 , 2009. ISSN: 19838018.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Protagonismo estudantil no Texto Livre: a modalização dos sujeitos BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação , v. 1 , p. 1 - 6 , 2009. ISSN: 16463137.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . PHPWEBQUEST E CMAPTOOLS: o papel da documentação no acesso aos softwares Texto Livre , v. 2 , p. 1 - 7 , 2009. ISSN: 19833652.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O humor Na capa ? uma análise semiótica do discurso Cadernos de Letras da UFF , v. 37 , p. 61 - 68 , 2008. ISSN: 1413053X.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Uma perspectiva histórica do ensino de línguas mediado pelo computador no Brasil Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância , v. 7 , p. 1 - 23 , 2008. ISSN: 18061362.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A sedução do sujeito ativo das narrativas sobre leitores infantis Mafuá , v. 3 , p. 1 - 5 , 2005. ISSN: 18062555.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A cara do Brasil na contradição Rabiscos de Primeira (UFMS) , v. 6 , p. 22 - 25 , 2006. ISSN: 16796322.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O ensino através do computador: os tipos de softwares educativos e seu uso Texto Livre , v. 1 , p. 35 - 44 , 2008. ISSN: 19833652.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Barreiras entre Alunos de Letras e o Software Livre: como superá-las? Texto Livre , v. 1 , p. 19 - 24 , 2008. ISSN: 19833652.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CURTO, V. G. . O sistema de tickets no Texto Livre: perspectivas para o uso da ferramenta no ensino Instrumento (Juiz de Fora) , v. 10 , p. 111 - 119 , 2008. ISSN: 15166368.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; SOUSA, V. M. G. . O cinema na escola: recurso pedagógico e experiência sensível. Mídias digitais e mediações interculturais, v. 1, p. 329 - 401, 2017.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; FETTERMANN, J. V. ; CESAR, D. R. . PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: PROJETO REALPTL. Digital Technologies & Future School Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 (artigos selecionados), v. 1, p. 425 - 435, 2016.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; Ana Cristina Fricke Matte . Eureka! O acontecimento educacional em gêneros digitais. Em torno do acontecimento: uma homenagem a Claude Zilberberg, v. 1, p. 127 - 140, 2016.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Semiótica discursiva: alguns elementos para análise do plano do conteúdo. Interfaces com a linguística: dialogando saberes, v. 1, p. 177 - 206, 2016.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Passeando pelos jardins da memória. Jardim de Epicuro: aulas inesquecíveis, v. 1, p. 24 - 28, 2014.
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comunidades: EaD e Software Livre no Texto Livre . Revista Espírito Livre. EaD e Software Livre. , Espírito Santo , 07 jul. 2011.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CESAR, D. R. ; FETTERMANN, J. V. ; TEIXEIRA, E. . Recursos educacionais abertos para licenciaturas: ambiente REALPTL. In: III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior , 2017 , Belo Horizonte. Anais do III Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. Belo Horizonte : GIZ/UFMG, 2017. p. 1 - 7.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; TEIXEIRA, E. ; FETTERMANN, J. V. ; CESAR, D. R. . Recursos Educacionais Abertos para aprendizagem de línguas no ensino superior. In: Encuentro en Línea de Educación, Cultura y Software Libres , 2017 , Ciudad de Mexico (online). Actas del Octavo Encuentro EDUSOL: Ciencia, Datos y Prácticas Abiertas. Ciudad de Mexico : FES Iztacala - Universidad Nacional Autónoma de México, 2017. p. 28 - 30.
    • TEIXEIRA, E. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; BEZERRA, F. A. S. . O ambiente REALPTL como suporte para os multiletramentos e letramento acadêmico de licenciandos em espanhol. In: 22º Seminário de Educação, Tecnologia e Sociedade , 2017 , Ambiente Virtual de Aprendizag. Revista Educacional Interdisciplinar. Taquara, RS : Núcleo de Educação On-line/ NEO; FACCAT, RS, 2017. p. 1 - 7.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CESAR, D. R. ; MATTE, ANA CRISTINA FRICKE . RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NAS LICENCIATURAS. In: V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2017 , Lecce. Atas do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Lecce : ESE Publications, Università del Salento, 2015. p. 4561 - 4579.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O ESTILO DOS GÊNEROS DIGITAIS: O BLOG EDUCACIONAL. In: V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2017 , Lecce. Atas do V Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. Lecce : ESE Publications, Università del Salento, 2015. p. 1755 - 1774.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CESAR, D. R. . RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA MULTILETRAMENTOS. In: XIV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e XI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia , 2017 , Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia. Belo Horizonte : FALE/UFMG, 2017. p. 1 - 6.
    • SOUSA, V. M. G. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O CINEMA NA ESCOLA: RECURSO PEDAGÓGICO E EXPERIÊNCIA SENSÍVEL. In: V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES) , 2017 , Niterói-RJ. Caderno de Resumos do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Rio de Janeiro, Niterói : UFRJ, UFF, 2017. p. 385 - 386.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . ACONTECIMENTO EDUCACIONAL EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS SEMIÓTICOS (ABES) , 2017 , Niterói-RJ. Caderno de Resumos do Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. Rio de Janeiro/Niterói : UFRJ, UFF, 2017. p. 274 - 275.
    • FARIA, V. M. E. B. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; HALLEY, T. ; OVIGLI, D. F. B. . ENTRE CONTOS, CANTOS E ENCANTOS: INCENTIVO À FORMAÇÃO DE LEITORES EM ESCOLAS DO CAMPO. In: I JIEPE - JORNADA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO , 2015 , Uberaba. Anais da I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão: I Jornada de Ensino; XXIII Jornada de Iniciação Científica, X Jornada de Extensão Universitária. Uberaba : UFTM, 2015. p. x - x.
    • FREIRE, D. J. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . LEITURA E ESCRITA E LIVROS DIDÁTICOS: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID/UFTM. In: II Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão 2016 , 2016 , Uberaba. Anais da II Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão: II Jornada de Ensino; XXIV Jornada de Iniciação Científica; XI Jornada de Extensão Universitária. Uberaba : UFTM, 2016. p. x - x.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; FETTERMANN, J. V. ; CESAR, D. R. . PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: PROJETO REALPTL. In: IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 , 2016 , Lisboa. Atas do IV Congresso Internacional TIC na Educação 2016 Tecnologias digitais e a Escola do Futuro. Lisboa : Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. p. 769 - 779.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; FETTERMANN, J. V. . Recursos educacionais abertos para o ensino superior: um panorama a partir da análise semiótica do discurso. In: IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais , 2016 , Belo Horizonte. Anais do IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais. Belo Horizonte : Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letra, 2016. p. 1 - 9.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Recursos educacionais online e multiletramentos: uma análise crítica. In: V Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM , 2015 , Uberaba. Programação e resumos. Uberaba : UFTM, 2015. p. 351 - 352.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul ? CELSUL , 2014 , Chapecó. Anais do XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul ? CELSUL. Chapecó : Universidade Federal da Fronteira Sul, 2014. p. 1 - 16.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . COERÇÕES E AJUSTAMENTO SENSÍVEL NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIGITAIS. In: XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online , 2012 , Belo Horizonte (referência). Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte : FALE/UFMG, 2012. p. 1 - 5.
    • DINIZ, I. C. V. C. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; SERRANO, P. H. . Casey Haynes: estudo semiótico de um caso de bullying registrado em vídeo. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre , 2011 , Online (referência BH). Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre do segundo semestre de 2011, edição especial da pós-graduação. Belo Horizonte : FALE/UFMG, 2011. p. 1 - 11.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MATTE, A. C. F. ; CESAR, D. R. . PORTUGUÊS LIVRE EM TRANSIÇÃO: ENSINO E APRENDIZAGEM NA REDE. In: XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online , 2015 , Online (referência BH). Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte : FALE/UFMG, 2015. p. 1 - 6.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Práticas de letramento em cursos de licenciatura em Educação do Campo. In: XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul , 2014 , Chapecó. CADERNO DE RESUMOS XI ENCONTRO DO CELSUL. Chapecó : Universidade Federal da Fronteira Sul, 2014. p. 126 - 126.
    • COLOMBO JUNIOR, P. D. ; OVIGLI, D. F. B. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . METODOLOGIA CIENTÍFICA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO. In: IX Jornada de Extensão Universitária , 2014 , Uberaba. Anais da IX Jornada de Extensão Universitária. Uberaba : UFTM, 2014. p. 72 - 72.
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CANALLI, H. L. ; ARAUJO, A. L. O. S. . A EVOLUÇÃO DO GERENCIADOR DE EVENTOS PARA USO EM EVENTOS ONLINE: EVIDOSOL/CILTEC-ONLINE E UEADSL. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância , 2014 , São Carlos. Anais do SIED:EnPED:2014. São Carlos : Universidade Federal de São Carlos, 2014. p. 1 - 19.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CANALLI, H. L. . EVENTO ONLINE: A EXPERIÊNCIA DO EVIDOSOL/CILTEC-ONLINE. In: XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online , 2014 , Belo Horizonte (referência). Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte : Faculdade de Letras/UFMG, 2014. p. 1 - 1.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; AYUB, T. G. S. . Colaboração e cooperação no texto livre: conceitos-chave no diálogo entre alunos de letras e comunidades de software livre. In: Tercer Encuentro en línea de Educación y Colaboração e cooperação no texto software Libre ? EDUSOL 2007 , 2007 , México. Tercer Encuentro en Línea de Educación y Software Libre. México : Edusol, 2007. p. 1 - 10.
    • Ana Cristina Fricke Matte ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MENDES, Conrado . Semiótica e tecnologia: algumas experiências interdisciplinares. In: STIS Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC , 2012 , online (Belo Horizonte). STIS Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC - Cadernos Didáticos e Anais publica nova edição. Belo Horizonte : Periódicos da FALE/UFMG, 2011. p. 1 - 11.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A presença na educação a distância: análise semiótica de chats e fóruns. In: XIII Simpósio nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL) , 2011 , Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia : EDUFU, 2011. p. 1 - 6.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A produção textual em foco no discurso de professores de EaD: uma análise semiótica. In: XII Simpósio Nacional e Internacional de Letras e Linguística (SILEL) , 2009 , Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia : EDUFU, 2009. p. 1 - 6.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Regime de ensino e de aprendizagem online. In: Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP , 2011 , São Paulo. Anais do VI EPOG ? Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP. São Paulo : JCN Mídia Digital Ltda sob encomenda da FFLCH/USP, 2011. p. 1 - 7.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Identidade e subjetividade nas práticas da Educação a Distância: uma análise tensiva. In: IX Encontro do CELSUL , 2010 , Palhoça/SC. Anais do IX Encontro do CELSUL. Palhoça : Ed. da Unisul, 2010. p. 1 - 10.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Discurso vs prática em sites educativos para ensino de línguas. In: III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: emoções, ethos e argumentação , 2008 , Belo Horizonte. Anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: emoções, ethos e argumentação. Belo Horizonte : Faculdade de Letras/UFMG, 2008. p. 1 - 10.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O tempo espacial nas memórias de Cyro dos Anjos. In: VI Semana de Atividades Acadêmicas Especiais da UFMG-SEVFALE , 2006 , Belo Horizonte. VI Semana de Atividades Acadêmicas Especiais - Ensino, Pesquisa e Extensão. Belo Horizonte : FALE/UFMG, 2006. p. 1 - 11.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; PEIXE, L. S. . Os contextos de uma situação virtual de comunicação: uma análise semiótica. In: III Congresso Internecional da Associção Brasileira de Estudos Semióticos , 2007 , Vitória-ES. III Congresso Internecional da Associção Brasileira de Estudos Semióticos- Semiótica das Interações Sociais. Vitória : CDPOINT, 2007. p. 1 - 4.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O intertexto e a abordagem dos gêneros textuais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: 3o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária , 2006 , Florianópolis. 3o. Congresso Brasileiro de Extensão Universitária- Sustentabilidade: criando tecnologias, inovando resultados. Florianópolis : URSC/PRCE, UDESC, 2006. p. 1 - 8.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A cara do Brasil na Contradição. In: II congresso internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos , 2005 , São Paulo. Anais II Congresso Internacional ABES - Brasil, identidade e alteridade. São Paulo : ABES, 2005. p. 1 - 6.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Editorial Texto Livre (v. 9, n. 2). Belo Horizonte : FALE/UFTM , 2016 (Apresentação de obra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Editorial Texto Livre (v. 8, n. 2). Belo Horizonte : Faculdade de Letras, UFMG , 2015 (Apresentação de obra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Editorial Texto Livre (v. 7, n. 2). Belo Horizonte : Faculdade de Letras, UFMG , 2014 (Apresentação de obra)
    • Ana Cristina Fricke Matte ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Editorial Texto Livre (v. 4, n. 2). Belo Horizonte : Faculdade de Letras, UFMG , 2011 (Apresentação de obra)
    • Ana Cristina Fricke Matte ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Editorial Texto Livre (v. 5, n. 1). Belo Horizonte : Faculdade de Letras, UFMG , 2012 (Apresentação de obra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Editorial Texto Livre (v. 5, n. 2). Belo Horizonte : Faculdade de Letras, UFMG , 2012 (Apresentação de obra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Apresentação do livro 'Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares', organizado por Joyce Fettermann e Joane Caetano. Campos dos Goytacazes : Brasil Multicultural , 2016 (Apresentação de obra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Atividades didáticas para ensino de português em ambiente digital: uma análise semiótica. : , 2010 (Dissertação de mestrado)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; Maria, Tânia . Tradução de informações do site de divulgação do Cuarto Encuentro en Línea de Educación y Software Libre, EDUSOL. : , 2008 (Tradução)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Tradução de informações do Tercer Encuentro en línea de Educación y Software Libre EDUSOL (espanhol-português). Ciudad de Mexico : , 2007 (Tradução)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Avaliação de trabalhos Ad-hoc do III CIM - Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior. 2017 (Parecer)
    • MATTE, A. C. F. ; SARTORI, A. T. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; ALMEIDA, N. F. ; RODRIGUES, T. M. ; GONTIJO, M. N. ; SILVA, K. S. C. . Curso de Letramento Digital do ALCE. 2017 (Extensao_tecnologica)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecerista ad-hoc da revista Educação em Revista (um artigo em maio de 2017). 2017 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecerista AD-HOC da Revista Brasileira de Educação (RBE) no ano de 2017. 2017 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecerista na elaboração do primeiro número - décimo volume de 2017.. 2017 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecerista ad hoc da Revista Brasileira de Educação do Campo, nos meses de março e agosto de 2017. 2017 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecerista (submissões 36433 e 37455) da elaboração do volume 33, número 2 (jul./dez. 2017). 2017 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecerista ad hoc, da elaboração do v. 12, n. 1, jan/mar 2018 (dois artigos). 2017 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecerista 'ad hoc' na avaliação dos trabalhos submetidos ao Volume 15, Número 1 (jul/dez 2017) de 'Entremeios: revista de estudos do discurso'.. 2017 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comissão Científica do II Encontro de Formação de Professores do Triângulo Mineiro e III Seminário Institucional do Pibid/UFTM. 2017 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; SILVA, L. H. O. ; MATTE, A. C. F. ; SOUSA, V. M. G. . Coordenação dos Simpósios 20 e 22: Semiótica didática: percursos trilhados, atravessamentos interdisciplinares, trajetos em construção. 2017 (Outra)
    • OLIVEIRA, C. A. R. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Coordenação do Grupo de Trabalho 24 - Tecnologias digitais em sala de aula: possibilidades pedagógicas entre a escola e o ciberespaço. 2017 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Membro do corpo editorial da X Jornada de Extensão Universitária. 2015 (Extensao_tecnologica)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Avaliação de trabalhos Ad-hoc no II Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino, realizado no período de 13 a 15 de outubro de 2016 na Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Pampulha. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecerista ad hoc da Revista Triângulo, ISSN 2175-1609, 2016 (dois pareceres). 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Dois pareceres a artigos da Revista Brasileira de Educação do Campo, meses de setembro e novembro de 2016. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Avaliação de artigos submetidos à Revista Caminho Aberto, promovida pela Diretoria de Extensão do Instituto Federal de Santa Catarina. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comitê de avaliação de três propostas de projetos e programas submetidos ao Edital 008/2016 - UNEB/PROEX. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Avaliador de trabalho de alunos do PROFLETRAS/UFTM durante o I Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras da UFTM. 2016 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comissão Avaliadora de apresentação de trabalhos na I Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFTM. 2015 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Banca de avaliação do EDITAL PIBEX/PROEXT/UFTM No. 13/2015, de 3 de novembro de 2015. Portaria 5/2015.. 2015 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Revisor de trabalhos do 7o CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA (UFOP). 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Avaliadora Ad hoc de planos de trabalho do Edital Procce no 002/2016, da UFOPA. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecer ad hoc para a revista Domínios de Lingu@gem (ISSN 1980-5799). 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecer sobre artigo em avaliação para a Educação em Revista. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Avaliação de projeto de Iniciação Científica para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM, 2016. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Avaliação de projeto de Iniciação Científica para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM, 2016. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecerista ad hoc da revista Letras & Letras, ISSN 1981- 5239, volume 32, número 2 (jul/dez 2016). 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . AVALIADOR/A DE TRABALHOS CIENTÍFICOS SIED:EnPED:2016. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecer de original para o conselho editorial da Editora da Universidade de Uberlândia (EDUFU). 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comissão de avaliadores do XX Congresso de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comitê Científico/Comitê de Avaliação dos Trabalhos da Educação Básica do I Encontro de Formação de Professores do Triângulo Mineiro e II Seminário Institucional do PIBID/UFTM. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Mediação da Mesa Redonda II 'Práticas e vivências em sala de aula' do I Encontro de Formação de Professores do Triângulo Mineiro e II Seminário Institucional do PIBID/UFTM. 2016 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecer ad hoc em três projetos de extensão para a Pró- Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. 2015 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Consultora ad hoc de propostas submetidas ao Edital Nacional do PROEXT MEC SESu 2016.. 2015 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Avaliação de artigos submetidos à 'Revista Caminho Aberto', no período de 04 de maio a 30 de julho de 2015.. 2015 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comissão Científica dos Anais do XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2015 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecer ad hoc para PERcursos Linguísticos (periódico). 2015 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comitê Técnico de Avaliadores do Edital 01/2015 da Pró-Reitoria de Universitária da UFTM. 2015 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comissão Científica do evento Universidade, EAD e Software Livre (UEADSL). 2015 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comissão Científica do evento Universidade, EAD e Software Livre (UEADSL). 2014 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecer ad hoc para PERcursos Linguísticos (periódico). 2014 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Parecer ad hoc para Domínios de Lingu@gem (periódico). 2015 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comissão Científica da IX Jornada de Extensão Universitária da UFTM. 2014 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Comissão de Pré-avaliação da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). 2015 (Parecer)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CESAR, D. R. ; TEIXEIRA, E. ; FETTERMANN, J. V. . RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA LICENCIATURAS: ambiente REALPTL. 2017 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O subprojeto de Língua Portuguesa do Pibid/UFTM. 2017 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CESAR, D. R. . Recursos Educacionais Abertos para multiletramentos. 2017 (Congresso)
    • GODOY, M. R. P. F. ; LIMA, S. M. ; MOTA, L. G. S. ; MELO, A. A. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A relação de significante/significado em atividade didática de uma escola estadual do município de Uberaba. 2017 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PIBID/UFTM: PESQUISA E DEPREENSÕES. 2017 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Atividades de leitura e escrita na educação básica: dados do PIBID/UFTM em 2016. 2017 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; TEIXEIRA, E. ; FETTERMANN, J. V. . Recursos educacionais abertos para letramento acadêmico: algumas propostas e desafios. 2017 (Comunicacao)
    • SOUSA, V. M. G. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O CINEMA NA ESCOLA: RECURSO PEDAGÓGICO E EXPERIÊNCIA SENSÍVEL. 2017 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . ACONTECIMENTO EDUCACIONAL EM ESPAÇOS FORMAIS E NÃO FORMAIS. 2017 (Comunicacao)
    • FARIA, V. M. E. B. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; OVIGLI, D. F. B. ; HALLEY, T. . Contando e encantando: um incentivo à leitura em comunidades do campo. 2016 (Comunicacao)
    • FREIRE, D. J. ; PEREIRA, Daniervelin Marques . Leitura e escrita e livros didáticos: atividades desenvolvidas no PIBID/UFTM. 2016 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Desafios e perspectivas no ensino de língua portuguesa a partir do olhar dos participantes do PIBID/UFTM. 2016 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O acontecimento educacional em gêneros digitais. 2016 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; FETTERMANN, J. V. . Recursos educacionais abertos para o ensino superior: um panorama a partir da análise semiótica do discurs. 2016 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Recursos educacionais online e multiletramentos: uma análise crítica. 2015 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; FETTERMANN, J. V. ; CESAR, D. R. . Pesquisa e desenvolvimento de recursos educacionais abertos: projeto REALPTL. 2016 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Discussões e proposições a partir da temática de livros didáticos no PIBID/ UFTM. 2016 (Seminário)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Membro da Mesa Redonda IV: 'Base Nacional Curricular Comum e as diretrizes nacionais para a formação de professores'. 2016 (Seminário)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; FETTERMANN, J. V. . Recursos Educacionais Abertos para leitura e produção de textos nas licenciaturas: pesquisas do projeto REALPTL. 2015 (Comunicacao)
    • FARIA, V. M. E. B. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; HALLEY, T. ; OVIGLI, D. F. B. . Entre contos, cantos e encantos: incentivo à formação de leitores em escolas do campo. 2015 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CESAR, D. R. . Recursos Educacionais Abertos para leitura e produção de textos nas Licenciaturas. 2015 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O estilo dos gêneros digitais: o blog na educação. 2015 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Introdução ao Software Livre. 2015 (Conferência)
    • HALLEY, T. ; KLEPKA, V. ; PEREIRA, D. R. M. . Iniciativas extensionistas na LECampo/UFTM: perspectivas e desafios. 2015 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Dizer sobre o fazer e dizer do fazer: uma análise semiótica do discurso dos professores doe EaD. 2009 (Comunicacao)
    • MATTE, A. C. F. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O professor livre na rede: projeto ACO. 2012 (Congresso)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Coerções e ajustamento sensível nas práticas educativas digitais. 2012 (Congresso)
    • COLOMBO JUNIOR, P. D. ; OVIGLI, D. F. B. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . METODOLOGIA CIENTÍFICA: REFLEXÕES A PARTIR DE UM CURSO DE EXTENSÃO. 2014 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Práticas de letramento em cursos de Licenciatura em Educação do Campo. 2014 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CANALLI, H. L. . Evento online: a experiência do EVIDOSOL/CILTEC-online. 2014 (Comunicacao)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CANALLI, H. L. ; ARAUJO, A. L. O. S. . A evolução do gerenciador de eventos para uso em eventos online: EVIDOSOL/CILTEC-online e UEADSL. 2014 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O estilo do gênero digital: entre a convocação do uso e as formas de organização do sistema. 2013 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A interatividade e os estilos de ensino e de aprendizagem online. 2013 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Production de sens sur le cyberspace: les pratiques éducatives. 2012 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Digital Educational Practices. 2012 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Les contraintes et l?ajustement sensible dans les pratiques éducatives de l? espace numérique. 2012 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Regimes de ensino e de aprendizagem online. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A presença na educação a distância: análise semiótica de chats e fóruns. 2011 (Simposio)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MENDES, Conrado . Semióticas do SEMIOTEC. 2011 (Conferência)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Eficiência na comunicação digital. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Limiar e limite na evolução da educação presencial para a online. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Educação a distância em transição: um olhar sobre o discurso da mídia. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Um retrato da Educação a Distância pela mídia. 2011 (Comunicacao)
    • GUIMARÃES, Frederico Gonçalves ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; Garofalo, Simone ; SILVERIS, Marinez . Software livre e a educação participativa e de qualidade. 2011 (Conferência)
    • LOPES, Ivã Carlos ; BALDAN, Maria de Lourdes O. Galdini ; TEIXEIRA, Lúcia ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Mesa redonda: "Representantes dos Grupos de Pesquisa em Semiótica no sudeste do Brasil". 2010 (Outra)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de ; CANALLI, H. L. . Evidosol ? semeando cultura livre pelo ambiente digital. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Identidade e subjetividade nas práticas da Educação a Distância: uma análise tensiva. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O acontecimento em meio ao exercício da prática pedagógica. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Instrução vs aprendizagem: estratégias de ajustamento do método no ensino mediado pelas novas tecnologias. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Campos de presença nas práticas de ensino em ambiente digital: análise da interação em chats. 2010 (Comunicacao)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de ; AMARAL, L . III Encontro TextoLivre e Underlinux sobre documentação em software livre. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Novas perspectivas de análise pela semiótica francesa: um olhar sobre as práticas da educação mediada pelo computador. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Percepção da diferença e diferença na percepção: olhares sobre a interação no ambiente digital para ensino. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O que dizem os professores de Educação a Distância sobre o ensino-aprendizagem em ambiente digital. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A produção textual em foco no discurso de professores de ead: uma análise semiótica. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A constituição dos sujeitos no discurso sobre a prática de ensino a distância. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Documentar é preciso: do código à interface gráfica, do desenvolvedor ao usuário. 2009 (Conferência)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Para além das atividades didáticas tradicionais: alguns softwares educativos.. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O discurso sobre a prática de ensino a distância: uma análise semiótica. 2009 (Comunicacao)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; AMARAL, L ; GUIMARÃES, Frederico Gonçalves . II Encontro TextoLivre e Underlinux sobre documentação. 2009 (Conferência)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Prática pedagógica em ambiente digital: a metodologia em foco. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Experimentando o Texto Livre: professores, alunos e comunidades de software livre em aprendizagem colaborativa. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Os sentidos em torno do discurso e prática de um professor de ensino superior: uma análise semiótica. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O Jogo entre sujeito e destinador no discurso de um professor de educação a distância. 2009 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A Web2.0 na educação: uma análise semiótica de alguns textos. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Discursos sobre a web 2.0 e o ensino no Brasil: uma análise semiótica. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Influências da tecnologia nas atividades didáticas de língua portuguesa: novas práticas?. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Phpwebquest e CmapTools: o papel da documentação no acesso aos softwares. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Webquests e Mapas Conceituais: duas ferramentas para o ensino colaborativo de línguas. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Jogo de imagens em textos sobre a web na sala de aula: uma análise semiótica. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O ensino através do computador: os tipos de softwares educativos e seu uso. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Atividades didáticas em ambiente virtual: discurso e prática no ensino de português. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MATTE ; AYUB, T. . Colaboração e cooperação no Texto Livre: conceitos-chave no diálogo entre alunos de Letras e comunidades de Software Livre. 2007 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Uma reflexão sobre a formulação de exercícios de português em ambiente virtual. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Discurso vs prática em sites educativos para ensino de línguas. 2008 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . As imagens da língua portuguesa nas diferentes esferas de atividades: uma reflexão em mesa-redonda. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MATTE ; AMARAL, L . I Encontro Texto Livre e Underlinux de documentação em Software Livre. 2008 (Conferência)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A cara do Brasil na contradição. 2005 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A cara do Brasil na contradição. 2005 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . A cara do Brasil na contradição. 2005 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O tempo espacial nas memórias de Cyro dos Anjos. 2006 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Barreiras no diálogo entre Letras e Software Livre: como superá-las?. 2007 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; PEIXE, L. S. . Os contextos de uma situação virtual de comunicação: uma análise semiótica. 2007 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CURTO, V. . O Sistema de Tickets no Texto Livre: perspectivas para o uso da ferramenta no ensino. 2007 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; AYUB, T. ; AMARAL, L . Texto Livre na Underlinux: alternativas criativas de produção e refinamento de documentação para o software livre. 2007 (Conferência)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Protagonismo no Texto Livre: a modalização dos sujeitos. 2007 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Produção de textos e comunicação na rede: em busca de soluções didáticas. 2007 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O intertexto e a abordagem dos gêneros textuais na Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2006 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Uma análise dos meios de interação usados em disciplinas on-line do curso de Letras. 2007 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O tempo espacial nas memórias de Cyro dos Anjos. 2006 (Outra)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . O tempo e o espaço em narrativas infantis. 2006 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Humor Na Capa: uma análise semiótica do discurso. 2006 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 1
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Além das linhas de código-fonte. 2008 Blog da Vanessa Nunes
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; AYUB, T. ; AMARAL, L . I Encontro Virtual de Documentação em Software Livre - Evidosol. 2007 (Texto Livre)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; AMARAL, L . II Encontro Virtual de Documentação em Software Livre. 2008 (Texto Livre - UFMG)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; AYUB, T. ; AMARAL, L . III Encontro Virtual de Documentação em Software Livre. 2008 (UFMG)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; AMARAL, L ; SOUZA, Rômulo Francisco de . IV Encontro de Documentação em Software Livre e I Congresso Internacional sobre Linguagem e Tecnologia. 2009 (FALE/CENEX-UFMG)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; SOUZA, Rômulo Francisco de ; ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de ; AMARAL, L . I Dia da Cultura Livre. 2009 (UFMG)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; SILVA, Ícaro Santos ; CANALLI, H. L. ; AMARAL, L ; SOUZA, Rômulo Francisco de ; ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de ; NOGUEIRA, V. S. . V Encontro de Documentação em Software Livre e II Congresso Internacional sobre Linguagem e Tecnologia. 2009 (Texto Livre, Cenex/UFMG)
    • Garofalo, Simone ; MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de ; AMARAL, L ; CANALLI, H. L. ; Coelho, Lucas . II Dia da Cultura Livre - 1º semestre de 2010. 2010 (UFMG/Texto Livre/Cenex)
    • MATTE ; Coelho, Lucas ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . III Dia da Cultura Livre. 2010 (UFMG/Cenex/Proex)
    • GesUSP ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . IX miniENAPOL de Semiótica. 2010 (GESUSP)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MATTE ; CANALLI, H. L. ; ALMEIDA, Elizabeth Guzzo de . VII Enccontro Virtual de Documentação em Software Livre/ IV Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia. 2010 (Texto Livre/UFMG/Cenex)
    • GesUSP ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . I Simpósio SemioArtes. 2011 (FFLCH/USP)
    • Grupo Texto Livre ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . VIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e V Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online. 2011 (Texto Livre/UFMG)
    • PROGRAMA Formação ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . I Seminário Universidade e Escola Pública: desafios e perspectivas da educação pública no estado de São Paulo. 2011 (Faculdade de Educação - USP)
    • GesUSP ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . X miniENAPOL de semiótica. 2011 (GES-USP/USP)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CANALLI, H. L. . X Evidosol/VII Ciltec-online (X Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2013 (Grupo Texto Livre, apoio FALE/UFMG)
    • ARAUJO, A. L. O. S. ; MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC (STIS) Ano III - 2013. 2013 (Grupo Texto Livre/Faculdade de Letras/UFMG)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CANALLI, H. L. ; MATTE . XI Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e VIII Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2014 (Grupo Texto Livre/Faculdade de Letras/UFMG)
    • CREPALDE, R. S. ; PINHEIRO, J. S. ; OVIGLI, D. F. B. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; KATO, D. S. ; FERNANDES, F. L. P. ; PINTO, T. H. O. ; KLEPKA, V. . I Seminário Temático Café do Campo. 2014 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • ARAUJO, A. L. O. S. ; MATTE, A. C. F. ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Seminários Teóricos Interdisciplinares do SEMIOTEC (STIS), Ano IV. 2014 (Grupo Texto Livre)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; MATTE, A. C. F. ; CANALLI, H. L. . XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2015 (Grupo Texto Livre)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . XIII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e X Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2016 (Grupo Texto Livre)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . VIII Feira de Profissões da UFTM. 2017 (Pró Pró-Reitoria Reitoria de Ensino da UFTM)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . VI Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (SELL). 2017 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . XIV Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e XI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2017 (Grupo Texto Livre)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; SARTORI, A. . I Mostra de Talentos dos Estudantes de Letras (MOTEL). 2017 (ALCE - Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante - FALE UFMG)
    • MATTE ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: UEADSL 2016.2. 2016 (Grupo Texto Livre)
    • Ana Cristina Fricke Matte ; PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CANALLI, H. L. . IX Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (EVIDOSOL) e VI Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia online (CILTEC-online). 2012 (Grupo Texto Livre, apoio FALE/UFMG)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Português Instrumental. 2015 (Pró-Reitoria de Recursos Humanos)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Fundamentos metodológicos para elaboração e acompanhamento de projetos de pesquisa - Curso (10h) e orientação acadêmica de 30h, aos servidores da UFTM. 2015 (Pró-Reitoria de Recursos Humanos da UFTM)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Introdução à Metodologia Científica. 2015 (Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques ; CESAR, D. R. . Construção de recursos educacionais abertos para ensino de língua portuguesa. 2016 (Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM, parceria com Casa do Educador (SMED))
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Oficina de Contação de Histórias. 2016 (Projeto Rondon - Operação Forte dos Reis Magos/Riachuelo/RN)
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas. 2014 (Recursos educacionais abertos)
    • Nome do projeto: Projeto Integrado de Pesquisa Acervo de Escritores Mineiros VI (2006 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , MARQUES, Reinaldo Martiniano , MIRANDA, Wander Melo , SOUZA, Eneida Maria de , COELHO, Haydée Ribeiro , DUARTE, Constância Lima , CRUZ, Alvany Rodrigues da , ABREU, Olívia Purisco , BACON, Ângela , MOREIRA, Thaïs Sathler .
      Descrição: Com o apoio do CNPq, o Centro de Estudos Literários da Faculdade de Leras da UFMG desenvolve desde 1991 o projeto contando com a participação de docentes-pesquisadroes e bolsistas de IC e Apoio Técnico. Sua finalidade primeira é a organização e preservação do acervo bibliográfico e documental dos escritores Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião, Oswaldo França Júnior, Abgar Renault e Cyro dos Anjos, além das coleções Alexandre Eulalio, Aniblal Machado, Ana Hatherly, José Oswaldo de Araújo, Valmiki Villela Guimarães e Genvieve Naylor. O projeto está sob a coordenação-geral do Prof. Wander Melo Miranda. Vigência da pesquiisa: 01/08/2003 a 01/02/2007. Início da minha participação: 01/03/2006. Alunos envolvidos: Graduação ( 15) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) . Integrantes: Reinaldo Martiniano Marques - Integrante / Wander Melo Miranda - Integrante / Eneida Maria de Souza - Integrante / Haydée Ribeiro Coelho - Integrante / Constância Lima Duarte - Integrante / Amanda Sônia López de Oliveira - Integrante / Alvany Rodrigues da Cruz - Integrante / Olívia Purisco Abreu - Integrante / Rodrigo Santos de Oliveira - Integrante / Nathalia de Aguiar Ferreira Campos - Integrante / Ângela Bacon - Integrante / Thaïs Sathler Moreira - Integrante / Alberto José Oliveira Pereira - Integrante / Maraíza Labanca Correia - Integrante / Viviane Monteiro Maroca - Integrante / Sumaya Mattar Oliveira lima - Integrante / Ana Caroline Barreto Neves - Integrante / Bruno da Costa e Silva - Integrante / Rafael Marques Guisoli dos Reis - Integrante / Vânia Matos de Souza - Integrante / Daniervelin Renata Marques Pereira - Integrante.
    • Nome do projeto: Acervo de Escritores Mineiros: Cyro dos Anjos na rede (2006 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , MARQUES, Reinaldo Martiniano .
      Descrição: O projeto tem como finalidade dar continuidade ao trabalho de organização, preservação e estudos dos acervos bibliográfico e documental de Cyro dos Anjos, descrever de modo sistemático, os documentos existentes; divugá-lo, constituindo-se em nova fonte de informação sobre o autor e sua obra; além de implementar medidas de preservação e conservação desses documentos através de digitalização dos mesmos. Elaborar estudos críticos relativos aos documentos do acervo, estrutura e recepção críica da obra de Cyro dos Anjos, para serem inseridos no inventário em CD-ROM, a partir de análise dos documentos de seu acervo. Este projeto está vinculado ao Projeto Integrado de Pesquisa Acervo de Escritores Mineiros VI - CNPq-Processo 522027/96-2 (RN). Período: de 1º/03/2006 a 31/07/2006.Orientador: Prof. Reinaldo Martiniano Marques.
    • Nome do projeto: Semiose e fonoestilística - graduação - núcleo UFMG - UFMGES (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , MATTE , PEIXE, L. S. , CURTO, V. , DANTAS, G. S. , SILVA, Y. S. A. , FREITAS, R. .
      Descrição: O projeto está estruturado como um grupo de estudos cuja pesquisa visa à investigação da área transdisciplinar da Fonoestilística tendo em vista a aplicação da semiótica. A investigação, com ênfase na prosódia, será voltada para os trabalhos dos participantes, nas áreas de semiótica, fonoaudiologia e fonética lingüística, ou fonologia experimental, implicando a discussão de textos elucidativos da relação entre a semiótica e a fonética, bem como de textos de semiótica francesa e de fonoestilística. O grupo de graduandos do núcleo da UFMG desenvolve um projeto envolvendo 3 equipes: a equipe de fonética acústica, a equipe de semiótica do texto verbal e a equipe de semiótica da canção. Cada equipe recebe orientação introdutória no campo do conhecimento ao qual se filia e aplica esse conhecimento em um corpus comum às 3 equipes. O cruzamento dos resultados obtidos por cada equipe é de responsabilidade da orientadora e será compartilhado ao final de cada etapa. A etapa atual está prevista para ser concluída em fevereiro de 2005
    • Nome do projeto: Narração de Histórias Infantis: paixão no texto, emoção na voz (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , MATTE , PEIXE, L. S. , DANTAS, G. S. , FREITAS, R. .
      Descrição: O projeto de pesquisa, intitulado "Narração de Histórias Infantis: paixão no texto, emoção na voz", tem como objetivo testar e aplicar a hipótese de correlação semi-simbólica no que concerne à expressão de emoções na fala, com conteúdos sêmio-fônicos constituintes de gestos emocionais. A aplicação da hipótese resultará num modelo gestual semi-simbólico da expressão da emoção na fala, com proveito tanto para a análise dos discursos orais, quanto para o modelamento prosódico do português brasileiro. Nesse ínterim, será especialmente focalizada a relação entre a língua escrita e a língua falada do ponto de vista discursivo, com incursões nas ciências cognitivas para investigação da relação entre o efeito estético de memorização no canto e na poesia e a relação entre a memória declarativa e a emoção. O objetivo é a discussão da leitura poética como fala emotiva por excelência
    • Nome do projeto: Produção de exercícios on-line (2007 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , MATTE .
      Descrição: O projeto visa à produção de um site com exercícios de Português interativos em que os usuários poderão testar seus conhecimentos lingüísticos e aprender novos usos da língua. Com a pesquisa, também poderemos investigar a concepção da língua assumida pelos usuários em diversos momentos de interação proporcionados pelo site Texto Livre, pelo Webchat, fóruns etc. Outros sites existentes poderão servir de objeto na pesquisa.
    • Nome do projeto: Português Livre (2007 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , MATTE , AMARAL, L .
      Descrição: O Projeto Português Livre tem como foco a divulgação e melhoria de softwares didáticos para ensino de português, produtos de pesquisas do Grupo Texto Livre, ao qual o projeto está ligado. O blog Português Livre tem também como objetivo contribuir para as práticas educativas no ensino de línguas divulgando e discutindo ferramentas livres, como Gcompris, TuxPaint, PHPWebQuests, entre outros. Para que a colaboração se efetive da melhor forma possível, incentivamos a documentação de softwares e experiências positivas no ensino.
    • Nome do projeto: Ambiente Livre Colaborativo do Estudante - ALCE (2017 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , MATTE, A. C. F. , SARTORI, A. .
      Descrição: O ALCE tem como objetivo principal o acolhimento e acompanhamento de estudantes em condições desfavoráveis, a fim de otimizar sua vida acadêmica e melhorar seu desempenho por meio da criação de uma cultura de colaboratividade baseada na inserção da Cultura Livre nas práticas universitárias. É um projeto de ensino que visa ao desenvolvimento de um ambiente para acolhimento de alunos de graduação, estimulando a interação colaborativa e participativa do estudante e seus pares. Trata-se da criação de um ambiente online, no software Moodle, onde o compartilhamento de conhecimento, os recursos abertos, o software livre e o respeito à diversidade, num desenho instrucional que valoriza tais práticas, são elementos construtores do resultado desejado: o processo paulofreiriano de empoderamento do estudante, o qual, inclusive, agrega ao Alce a função de ferramenta eficaz para a transição do ensino médio ao ensino superior.
    • Nome do projeto: Texto Livre: suporte à documentação em software livre em aulas de oficina de texto (2006 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , MATTE , CANALLI, H. L. , ARAUJO, A. L. O. S. .
      Descrição: A documentação em software livre trabalha essencialmente com 4 problemas altamente estudados na área de letras: revisão textual, tradução, usabilidade e criação de manuais para revisão ou tradução. Por um lado, o curso de oficina de texto, com enfoque na redação acadêmica ou técnica, por sua vez, é um espaço que privilegia a produção de resumos, projetos e relatórios. Geralmente nesse tipo de curso as produções solicitadas não vão muito além dos nossos velhos conhecidos temas como "Minhas Férias", ou seja, mesmo que o professor trabalhe com temas de interesse dos alunos, os textos são produzidos especificamente para o professor. Estudos na área de educação demonstram que a essência do ensino/aprendizagem de escrita está no ato comunicativo: o sentido do texto está na comunicação e, portanto, quanto mais real a situação de comunicação, maior a produtividade da oficina. Por outro lado, a grande maioria dos voluntários que atua na produção de documentação para o software livre não possue formação nas áreas de redação e tradução. Por este motivo, a proposta de interação entre os alunos da oficina de texto com os documentadores, tradutores, revisores, escritores de artigos e tutoriais da área de software livre é produtiva para ambas as partes, pois trata-se de uma situação de colaboração concreta dos alunos da oficina de textos com comunidades específicas. A criação do Texto Livre possibilita não só a implementação desta experiência por docentes de diferentes instituições do país, atuando com alunos de diferentes áreas do conhecimento, mas também a interação entre estes docentes e alunos, que, no melhor estilo colaborativo do software livre, estarão trabalhando no aprimoramento constante do projeto
    • Nome do projeto: Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas (REALPTL) (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , MATTE , ARAUJO, A. L. O. S. , CESAR, D. R. , GAYDECZKA, B. , OVIGLI, D. F. B. , PINHEIRO, D. S. , CALDEIRA, P. J. Z. P. M. , CUNHA, V. G. R. , FETTERMANN, J. V. .
      Descrição: o projeto Recursos Educacionais Abertos para Leitura e Produção de Textos nas Licenciaturas (REALPTL) propõe o estudo e criação de recursos educacionais abertos voltados à formação de professores, especialmente os inscritos nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. A partir dos pressupostos da Cultura Livre, o projeto visa compartilhar diferentes recursos entre usuários, além de permitir que docentes divulguem seus cursos e materiais no ambiente digital a ser criado, e que modifiquem os já existentes. Por meio do diálogo entre docentes e discentes da UFTM, da UFMG e da UNIUBE, busca-se aqui um percurso de pesquisa em torno dos materiais educacionais que auxiliem no desenvolvimento de habilidades e competências em leitura e produção de textos em diferentes práticas sociais, contribuindo para o processo de letramento dos futuros professores, de modo a propiciar, assim, melhoria na qualidade de suas iniciativas junto às escolas da educação básica.
    • Nome do projeto: Contando e encantando: incentivo à leitura em comunidades do campo (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , OVIGLI, D. F. B. , CREPALDE, R. S. , PINHEIRO, J. S. , KATO, D. S. , FERNANDES, F. L. P. , PINTO, T. H. O. , KLEPKA, V. , FARIA, V. M. E. B. .
      Descrição: Este projeto tem como proposta o incentivo à leitura e à escrita em comunidades do campo por atividades em torno da contação de histórias. Busca-se construir coletivamente, no âmbito do curso Licenciatura em Educação do Campo (LECampo), oficinas interdisciplinares de intervenção de docentes e discentes desse curso junto a professores, alunos (escola básica) e outros moradores do campo. Tal projeto se justifica pela deficiência relatada por discentes da LECampo em relação ao processo de letramento em suas comunidades. Nesse contexto, pretende-se construir entre os docentes e discentes da LECampo um planejamento de intervenção que englobe atividades lúdicas de contação de histórias e produção de histórias pelos alunos do campo e oficinas de formação de professores das escolas do campo para multiplicarem a proposta em suas aulas e nas escolas com as quais têm contato. Esse percurso de ação tem como orientação teórico-metodológica as reflexões e proposições de FREIRE (2005) e alguns estudiosos do letramento e literatura (KLEIMAN, 2008, MACHADO et al., 2010, entre outros). Alguns resultados esperados são: desenvolvimento e adaptação de histórias literárias que estabeleçam diálogo entre saberes científicos e saberes populares; produções literárias dos alunos e professores a partir das atividades de contação de histórias e de oficinas aos professores; apresentação de alguns participantes do projeto durante eventos organizados por docentes do curso LECampo e demais eventos da UFTM. Cadastro: 88/15.
    • Nome do projeto: Praticando Ciências na Cozinha: rompendo com as barreiras disciplinares (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , OVIGLI, D. F. B. , COLOMBO JUNIOR, P. D. , PINTO, T. H. O. , SILVA, R. S. .
      Descrição: O que teria em comum Físicos, Químicos, Biólogos, Matemáticos e Chefes de cozinha? Para um olhar despercebido, pouca coisa! Porém, quando olhamos para o contexto de uma cozinha, vemos que há um mundo de coisas em comum: todos trabalham com fórmulas, medidas, cálculos e experimentos (os quais requerem tempo, observação, análise), seja para testar o fazer de uma nova receita de bolo ou para a análise química e biológica de um determinado fermento. Ciência e cozinha têm mais em comum do que se possa pensar. O fato é que a ciência está presente ao nosso redor, e na cozinha este fato não é diferente. Este local tão especial guarda diversos conceitos científicos, com os quais buscaremos trabalhar durante este projeto de extensão. O projeto Praticando Ciências na Cozinha: rompendo com as barreiras disciplinares busca trabalhar a ciência de forma lúdica, investigativa e saborosa , desvendando os segredos científicos que estão por trás de um simples fazer de um bolo ou de aquecer um copo d água no micro-ondas... O objetivo é propiciar aos participantes um espaço de discussão sobre a Ciência presente em seu dia-a-dia. Visando o oferecimento de ações contextualizadas e interdisciplinares buscaremos trabalhar com uma abordagem investigativa, na qual os envolvidos tem participação ativa na construção dos conhecimentos. EDITAL 27 PIBEX/UFTM, de 13 de novembro de 2014.
    • Nome do projeto: Subprojeto de Língua Portuguesa - PIBID (2015 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , FREIRE, D. J. .
      Descrição: O PIBID é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. No Subprojeto de Língua Portuguesa, na UFTM, temos como objetivos gerais: 1. Desenvolver Atividades de escrita (e de leitura) em diferentes contextos: desenvolvimento de atividades que buscarão envolver práticas de escrita (e de leitura) em diferentes gêneros textuais (inclusive orais), observando a adequação dos textos ao contexto (inclusive aqueles que exigem a norma padrão e o desenvolvimento de habilidade de argumentação). Essas atividades são orientadas por três coordenadores de área, que atuarão no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. 2. Desenvolver atividades de escrita (e leitura) em língua portuguesa para alunos surdos: desenvolver práticas de escrita (e de leitura) em diferentes gêneros textuais focalizando alunos surdos presentes nas escolas atendidas pelo PIBID. 3. Desenvolver Atividades de escrita (e de leitura) em diferentes contextos: desenvolvimento de atividades, neste subprojeto, que buscarão envolver práticas de escrita (e de leitura) em diferentes gêneros textuais (inclusive orais), observando a adequação dos textos ao contexto (inclusive aqueles que exigem a norma padrão e o desenvolvimento de habilidade de argumentação). Essas atividades são orientadas por três coordenadores de área, que atuarão no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. 4. Desenvolver atividades de escrita (e leitura) em língua portuguesa para alunos surdos: desenvolver práticas de escrita (e de leitura) em diferentes gêneros textuais focalizando alunos surdos presentes nas escolas atendidas pelo PIBID
    • Nome do projeto: I Semana da Licenciatura em Educação do Campo (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , CESAR, D. R. , OVIGLI, D. F. B. , CREPALDE, R. S. , KATO, D. S. , KLEPKA, V. , HALLEY, T. , SOUZA, D. C. , VALDANHA NETO, D. , REIS, J. S. .
      Descrição: O Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza ou Matemática - da UFTM é recém instaurado na instituição, neste contexto se faz necessário buscar alternativas para sua consolidação e afirmação junto à comunidade acadêmica da UFTM, assim como proporcionar sua divulgação para professores/as das escolas do Campo, filhos/as de trabalhadores/as do Campo, educadores/as populares, acessores/as de movimentos e organizações do campo, quilombolas, e todos aqueles sujeitos que o curso pretende atingir. Neste contexto, a I Semana da Licenciatura em Educação do Campo é proposta como um um espaço-tempo de construção coletiva entre professores e estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM, que visa contribuir para o debate sobre a educação do campo, seus desafios na contemporaneidade e a construção de caminhos coletivos que viabilizem a superação dos desafios do ensino superior. Os objetivos do evento são: Fortalecer a Licenciatura em Educação do Campo da UFTM, a partir de debates que contemplem um panorama sobre a educação do campo e as licenciaturas em educação do campo. Promover um espaço de realização de práticas educativas relacionadas às disciplinas do curso de licenciatura em educação do campo da UFTM e/ou atividades gerais vinculadas à educação do campo para a comunidade interna e externa; Ampliar vínculos com os acadêmicos de outros cursos e mesmo de outras instituições; Criar possibilidades para a aproximação com setores fundamentais para a viabilização da educação do campo, tais como setores sindicais, movimentos sociais, setores governamentais de educação, etc.
    • Nome do projeto: Contando e encantando: incentivo à leitura em comunidades do campo (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, Daniervelin Renata Marques , OVIGLI, D. F. B. , PINTO, T. H. O. , FARIA, V. M. E. B. .
      Descrição: Esse projeto tem como proposta o incentivo à leitura e à escrita em comunidades do campo por atividades em torno da contação de histórias. Busca-se construir coletivamente por meio de oficinas interdisciplinares junto a professores, alunos da educação básica e outros moradores do campo, um planejamento que englobe atividades lúdicas de contação de histórias e produção de histórias pelos moradores do campo. Esperamos que as oficinas de formação de contadores de histórias contribuam para que os sujeitos participantes se tornem multiplicadores da proposta em suas aulas, nas escolas com as quais têm contato e nas comunidades onde residem. Esse percurso de ação tem como orientação teórico-metodológica as reflexões e proposições de FREIRE (2005) e alguns estudiosos do letramento e literatura (KLEIMAN, 2008, MACHADO et al., 2010, entre outros). Alguns resultados esperados são: desenvolvimento e adaptação de histórias literárias que estabeleçam diálogo entre saberes científicos e saberes populares; produções literárias dos participantes do projeto; apresentação dos participantes do projeto durante eventos acadêmicos e culturais.
    • PEREIRA, Daniervelin Renata Marques . Avaliação de provas de Redação do Vestibular 2010 UFMG. 2010 - Avaliação
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Francês
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Lingüísticos
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Estudos Semióticos (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Trabalho em parceria com Conrado Mendes e Carolina Tomasi.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Texto Livre:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Revisão e formatação. http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/ ISSN 1983-3652
    • Texto Livre:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/about/editorialTeam Comissão Editorial Executiva, Editora de Seção, Comissão de Leitura, Editora de texto e de layout. ISSN 1983-3652
    • Anais do Evidosol/Ciltec-online:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/anais_linguagem_tecnologia/ Coordenadora, Editora de Seção e Membro da Comissão Científica, ISSN 2317-0239
    • Anais do Evidosol/Ciltec-online:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 2317-0239
    • Faculdade ISEIB - BH:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de Morfossintaxe do Português e Fonética e Fonologia do Português para o curso de Letras no 2º/2013. Professora de Português para os cursos de Recursos Humanos e Gestão Hospitalar, e de Tecnologias Aplicadas à Educação para o curso de Letras no 1º/2014.
        Outras informações: professor
    • Universidade Federal do Triângulo Mineiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - 2017 ).
    • Universidade Federal de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Curso de extensão: "Recursos Educacionais Abertos (REA)", na modalidade à distância, de 30/09/2013 a 08/12/20013, com duração total de 24h. Curso organizado pelos professores Marcelo Akira (UFG) e Tel Amiel (UNICAMP), com colaboração de diversos professores. Dentre os tópicos distribuídos no cursos, Daniervelin Pereira e Wilkens Lenon ficaram responsáveis por "Software Livre, abertura e educação".
        Outras informações: professor
    • Scientia- Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Membro do conselho Editorial. Site: http://www.faculdade.flucianofeijao.com.br/site_novo/scientia/conselho_editorial.asp
    • Revista Eletrônica Cadernos CIMEAC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Editor associado da Revista Eletrônica Cadernos CIMEAC (https://sites.google.com/site/cadernoscimeac/conselho-editorial-e-consultivo), ISSN 2178-9770.
    • Percursos Linguísticos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: http://periodicos.ufes.br/percursos/about/editorialTeam
    • Humanidades & Inovação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: e-ISSN: 2358-8322
    • EntreLetras (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: https://sistemas2.uft.edu.br:8004/index.php/entreletras/