Não autenticado |

Andrea Silva Ponte

    • Possui graduação em Letras (Bacharelado) pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado (2004) e doutorado (2013) em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua espanhola, ensino/aprendizagem de língua estrangeira, ensino de espanhol no Brasil, Política linguística e Glotopolítica. Professora do Programa de Pós-graduação em Linguística - PROLING da UFPB e diretora do Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais - InELC da UFPB. Membro dos grupos de pesquisa NEPEL - Núcleo de Estudos em Política e Educação Linguística (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/41108) e Lenguatge - políticas linguísticas, materiais didáticos e formação de professores de línguas adicionais e/ou estrangeiras (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5000399969900144). Membro da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH) e da Asociación de Lingüística y Filología de América Latina (ALFAL).

       

      Links:    

    • PONTE, A. S. ; FLORES, C. N. ; Doris Matos ; YERRO, J. H. ; COLAÇA, J. P. ; PARAQUETT, M. . Anais do X Congresso Brasileiro de Hispanistas. Vol. 2. Estudos de Literatura e Cultura. São Cristovão : Universidade Federal de Sergipe, 2019 . 230p. ISBN: 9788566188172.
    • PONTE, A. S. ; FLORES, C. N. ; Doris Matos ; YERRO, J. H. ; COLAÇA, J. P. ; PARAQUETT, M. . Anais do X Congresso Brasileiro de Hispanistas. Vol. 1. Ensino de Línguas e Estudos de Linguagem. São Cristovão : Universidade Federal de Sergipe, 2019 . 248p. ISBN: 9788566188165.
    • SOUSA, S. C. T. ; PONTE, A. S. ; BERNINI, E. N. S. . Fotografias da política linguística na pós-graduação no Brasil. João Pessoa : Editora da UFPB, 2019 . 508p. ISBN: 9788523713881.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. . Diversidad 3. Lengua y Literatura. (Livro do Aluno). São Paulo : Escala Educacional, 2013 . 247p. ISBN: 9788537721025.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. . Diversidad 2. Lengua y Literatura (Livro do Aluno). São Paulo : Escala Educacional, 2013 . 255p. ISBN: 9788537721001.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. . Diversidad 1. Lengua y Literatura (Livro do Aluno). São Paulo : Escala Educacional, 2013 . 207p. ISBN: 9788537720981.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. ; BEZERRA, A. ; COMELLI, L. . Diversidad 3. Lengua y Literatura. (Livro do Aluno). São Paulo : Escala Educacional, 2016 . 224p. ISBN: 9788537714393.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. ; BEZERRA, A. ; COMELLI, L. . Diversidad 2. Lengua y Literatura. (Livro do aluno). São Paulo : Escala Editorial, 2016 . 224p. ISBN: 9788537712641.
    • PONTE, A. S. ; FOGLIA, G. A. ; BEZERRA, A. ; COMELLI, L. . Diversidad 1. Lengua y Literatura (Livro do aluno). São Paulo : Escala Educacional, 2016 . 208p. ISBN: 9788537712627.
    • SOUSA, S. C. T. ; ROCA ESCALANTE, M.P. ; PONTE, A. S. . Temas de Política Linguística no processo de integração regional. Campinas : Pontes, 2018 . 252p. ISBN: 9788571139527.
    • PONTE, A. S. ; ANDRADE, A. F. ; COSTA, E. G. M. ; FREITAS, L. A. ; SEBOLD, M. R. Q. ; VAZQUEZ, R. P. . Anais do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. Ensino de línguas. Estudos de linguagem. Rio de Janeiro : Editora da UFRJ, 2016 . 730p. ISBN: 9788566188080.
    • PONTE, A. S. ; LUCENA, J. M. ; ROCA ESCALANTE, M.P. ; SOUSA, S. C. T. . I Simpósio de Glotopolítica e Integração Regional. JOAO PESSOA : Editora da UFPB, 2017 . 512p. ISBN: 9788523712624.
    • PONTE, A. S. ; ARAUJO JR, B. ; PETROLINI JR, C. D. ; RUBIO, E. F. ; RODRIGUES, F. C. ; GALINDO, F. L. ; SANTOS, H. S. ; CINTRAO, H. P. ; FUNCIA, M. O. C. ; MENDES, M. T. . Diccionario Bilingüe de uso español - portugués / portugués -español. Madri : Arco Libros, 2003 . p. ISBN: 8476355459.
    • PONTE, A. S. . Experiências glotopolíticas de uma universidade brasileira REVISTA DIGITAL DE POLITICAS LINGUISTICAS , v. 17 , p. 1 - , 2022. ISSN: 18533256.
    • SOUSA, S. C. T. ; Koffmann, R. S. L. ; PONTE, A. S. . Pouquoi le français? Um estudo de caso sobre ideologias linguísticas DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 39 , p. 1 - 24 , 2023. ISSN: 1678460X.
    • PONTE, A. S. ; MEDEIROS, G. M. C. ; JORDAO, M. H. C. ; CARNEIRO, M.N.S. ; SOUSA, R. E. S. . O STATUS DO ESPANHOL NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO INTERTEXTO (UBERABA) , v. 14 , p. 20 - 35 , 2021. ISSN: 19810601.
    • PONTE, A. S. . A expansão linguística espanhola na China e no Brasil: convergências, deslocamentos e assimetrias CARACOL , v. , p. 322 - 349 , 2020. ISSN: 23179651.
    • PONTE, A. S. . LA POLÍTICA LINGÜÍSTICA PANHISPÁNICA Y SUS NUEVOS INSTRUMENTOS DE DIFUSIÓN IDEOLÓGICA REVISTA DIGITAL DE POLITICAS LINGUISTICAS , v. 11 , p. 88 - 104 , 2019. ISSN: 18533256.
    • PONTE, A. S. ; MURGA, M. H. . Formação de novos professores e políticas públicas: o descompasso do espanhol na Paraíba Revista Eletrônica do GEPEELE , v. 1 , p. 33 - 47 , 2013. ISSN: 23180099.
    • PONTE, A. S. . Civilización y globalización: gestos de intervención lingüística Letra Viva (UFPB) , v. 10 , p. 267 - 283 , 2010. ISSN: 15173100.
    • SOUSA, R. E. S. ; PONTE, A. S. . EL LUGAR DEL ESPAÑOL EN LAS UNIVERSIDADES FEDERALES DEL NORESTE DE BRASIL. Diálogos e trocas em espanhol e francês: literatura, linguística e língua, v. 1, p. 298 - 314, 2023.
    • Mazzini, L. ; PONTE, A. S. . El lenguaje inclusivo en el medio educacional argentino. Diálogos e trocas em espanhol e francês: literatura, linguística e língua, v. 1, p. 122 - 140, 2023.
    • PONTE, A. S. . Espanhol na Paraíba: desafios para além das leis. ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL: HISTÓRIAS DE RESISTÊNCIAS, v. 1, p. 127 - 142, 2022.
    • SOUSA, S. C. T. ; PONTE, A. S. ; BERNINI, E. N. S. . A área da política e planejamento linguístico no cenário internacional e nacional. Fotografias da política linguística na pós-graduação no Brasil, v. 1, p. 09 - 50, 2019.
    • PONTE, A. S. . Español general, panhispanismo, hispanofonía: as faces de uma expansão linguística. Cadê o pronome que estava aqui? Homenagem a Neide González, v. , p. 175 - 200, 2019.
    • SOUSA, S. C. T. ; ROCA ESCALANTE, M.P. ; PONTE, A. S. . Políticas linguísticas possíveis para a integração regional. Temas de política linguística no processo de integração regional, v. 1, p. 7 - 20, 2018.
    • PONTE, A. S. . El español y lo español: una relación estrecha. Homenaje a Elvira Arnoux. Estudios de análisis del discurso, glotopolítica y pedagogía de la lectura y la escritura, v. 01, p. 203 - , 2017.
    • PONTE, A. S. . Formação de professores e oferta de língua espanhola nas escolas: uma análise necessária. Anais do 16o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol, v. 1, p. 71 - 82, 2017.
    • PONTE, A. S. . O espanhol e seu dia: a planificação linguística e sua execução. Políticas linguísticas declaradas, praticadas e percebidas, v. 01, p. 69 - 102, 2015.
    • PONTE, A. S. . A variação linguística na sala de aula. Coleção Explorando o Ensino. Espanhol, v. 16, p. 157 - 174, 2010.
    • PONTE, A. S. . A saga do anti-herói (resenha). Anuario Brasileño de estudios hispánicos, v. , p. 345 - 346, 1994.
    • PONTE, A. S. ; EQUIPOCAMPUS, . Reflexões sobre mecanismos de exclusão e auto-exclusão a partir da experiência no 'Español en el Campus' . Revista de la APEESP , São Paulo , 20 out. 1997.
    • PONTE, A. S. . O ?Dia E? na perspectiva da planificação de aquisição. In: I Congresso Internacional de Professores de línguas oficiais do Mercosul , 2010 , Foz do Iguaçu. Anais do Congreso Internacional de Profesores de Lenguas Oficiales del Mercosur. Foz do Iguaçu : CIPLOM Unioeste, 2010. p. 99 - 107.
    • PONTE, A. S. . "Mi casa es su casa": um discurso fundador na Conquista do México. In: III Congresso de Hispanistas , 2004 , Florianópolis. Hispanismo 2004. Florianópolis : UFSC e ABH, 2004. p. 89 - 96.
    • PONTE, A. S. . Uma língua, duas viagens, várias histórias.. In: I Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2000 , Niterói. Hispanismo 2000. Brasilia : Consejería de Educación y Ciencia en Brasil, 2000. p. 69 - 73.
    • PONTE, A. S. . Ecos da Reconquista na Conquista do México. In: II Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2002 , São Paulo. Hispanismo 2002. São Paulo : Humanitas, 2002. p. 96 - 102.
    • PONTE, A. S. . As meias dos flamingos. São Paulo : Palavras Projetos Editoriais , 2018 (Tradução e adaptação)
    • BARROS, Cristiano ; COSTA, E. G. M. ; GALVÃO, J. ; PONTE, A. S. . Dez ano da 'Lei do Espanhol' (2005 - 2015). Belo Horizonte : Viva Voz , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • PONTE, A. S. . Caixa de Fotos. Natal : Estudio P , 2014 (Tradução)
    • PONTE, A. S. . A princesa e o dragão. São Paulo : Escala Educacional , 2011 (Tradução)
    • PONTE, A. S. . Alice no país das maravilhas. São Paulo : Escala Educacional , 2011 (Tradução)
    • PONTE, A. S. . Chapeuzinho Vermelho. São Paulo : Escala Educacional , 2011 (Tradução)
    • PONTE, A. S. . João e Maria. São Paulo : Escala Educacional , 2011 (Tradução)
    • PONTE, A. S. . A pequena cerva e o caçador. São Paulo : Larousse , 2009 (Tradução e adaptação)
    • PONTE, A. S. . As meias dos flamingos. São Paulo : Larousse Junior , 2008 (Tradução e adaptação)
    • PONTE, A. S. . SOS Espanhol. Guia prático de Gramática. São Paulo : Melhoramentos , 1997 (Tradução)
    • PONTE, A. S. . Congresso Nordestino de Espanhol. 2020 (Outra)
    • PONTE, A. S. . 4o Congresso Latino-americano de Glotopolítica. 2019 (Parecer)
    • SILVA, C. G. ; LOPEZ, J. I. J. C. ; PONTE, A. S. . Elaboração e revisão de Exame de Proficiência de Língua Espanhola DLEM / UFPB. 2019 (Outra)
    • PONTE, A. S. ; LOPEZ, J. I. J. C. ; FERREIRA, D. M. V. . Elaboração de Prova de Proficiência. 2016 (Outra)
    • PONTE, A. S. ; SANTOS, H. S. . Cuentacuentos. 1998 (Elaboracao_de_projeto)
    • PONTE, A. S. . As línguas e internacionalização no espaço da Educação superior: examinando novos modelo. 2023 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . O espanhol na Paraíba: desafios além das leis. 2022 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . O STATUS DAS LÍNGUAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA NO NORDESTE DO BRASIL. 2021 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . Apresentando caminhos: #Ficaespanhol na Paraíba e no Rio Grande do Sul. 2020 (Conferência)
    • PONTE, A. S. . Universidade, internacionalização e o status das línguas: um panorama no nordeste do Brasil. 2020 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . O ensino de espanhol no Nordeste: passado, presente e futuro. 2020 (Conferência)
    • PONTE, A. S. . A expansão linguística espanhola na China e no Brasil: convergências, deslocamentos e assimetrias. 2019 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . O espanhol na Educação Básica: um lugar incerto. 2018 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. ; SOUSA, S. C. T. ; BERNINI, E. N. S. . Política linguística: perspectivas teóricas e práticas. 2018 (Conferência)
    • PONTE, A. S. . Instituto Cervantes, obras prescriptivas y difusión del ideal de la lengua. 2018 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. ; Doris Matos . Políticas/reformas educacionais e a educação linguística em língua espanhola: realidades no nordeste brasileiro. 2018 (Simposio)
    • PONTE, A. S. ; FERREIRA, D. M. V. . Políticas do espanhol. 2017 (Outra)
    • PONTE, A. S. . A difusão do espanhol como língua estrangeira e as fendas da política linguística espanhola. 2016 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . O ensino de língua espanhola no estado da Paraíba. 2015 (Outra)
    • PONTE, A. S. . Formação de professores e oferta de língua espanhola nas escolas: uma análise necessária. 2015 (Conferência)
    • PONTE, A. S. . Políticas linguísticas em organizações supranacionais. 2015 (Outra)
    • PONTE, A. S. . Produção de material didático para o ensino de espanhol na escola brasileira. 2010 (Simposio)
    • PONTE, A. S. . Panorama da implantação do espanhol na educação Básica no Brasil. 2012 (Conferência)
    • PONTE, A. S. . Formação continuada e emergencial de professores de espanhol. 2011 (Simposio)
    • PONTE, A. S. . Efectos de una reflexión discursiva en el campo de los estudios sobre el español y sobre sus prácticas de enseñanza en Brasil. 2010 (Simposio)
    • PONTE, A. S. . El IC será americano: fortalecendo os alicerces da hispanofonia. 2012 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . General, globalizada, neutra, panhispánica e transnacional: la lengua, muitos nomes, um produto. 2014 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . Professor de Espanhol como língua estrangeira: a importância de uma formação sólida. 2007 (Conferência)
    • PONTE, A. S. . Professor de Espanhol como língua estrangeira: a importância de uma formação sólida. 2007 (Conferência)
    • PONTE, A. S. . Coche = auto? Um olhar sobre variedades dialetais e manuais de ELE. 2009 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . Projeto Espanhol Multimídia: por uma abordagem educativa em sala de aula. 2010 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . O Instituto Cervantes e seu. 2010 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . A variação linguística e o livro didático. 2010 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. . Do curso de idiomas à educação básica: um deslocamento necessário.. 2010 (Comunicacao)
    • PONTE, A. S. ; Gonzalo Abio ; Sandro Drumond ; Doris Matos . I Seminario Nacional da COPESBRA. 2010 (Comissão Permanante de Acompanhamento da Implantação do Espanhol no Sistema Educativo Brasileiro)
    • PONTE, A. S. ; ANDRADE, A. F. ; PALMERO, E. ; FREITAS, L. A. ; CÁRCAMO, S. ; COSTA, E. G. M. ; SANTOS, F. F. ; FOGLIA, G. A. ; SEBOLD, M. R. Q. ; VAZQUEZ, R. P. . VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2014 (Associação Brasileira de Hispanistas e Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • MARTORELLI, A. B. P. ; SILVA, C. G. ; PONTE, A. S. . 10 anos de Letras/Espanhol na UFPB: trajetórias, desafios e perspectivas. 2017 (Universidade Federal da Paraíba)
    • Doris Matos ; PARAQUETT, M. ; FLORES, C. N. ; YERRO, H. ; COLAÇA, J. P. ; PONTE, A. S. . X Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2018 (Associação Brasileira de Hispanistas)
    • PONTE, A. S. ; SILVA, C. G. . Jornadas Internacionais: línguas e políticas linguísticas. 2023 (Universidade Federal da Paraíba)
    • PONTE, A. S. ; SOUSA, S. C. T. ; LUCENA, J. M. ; ROCA ESCALANTE, M.P. ; ARNOUX, E. N. . I Simposio de Glotopolítica e Integração Regional. 2015 (Universidade Federal da Paraíba)
    • PONTE, A. S. . Política linguística. 2020 (Universidade Federal da Paraíba)
    • PONTE, A. S. . Formación y expansión de la lengua española. 2007 (Universidade de Franca)
    • PONTE, A. S. . Desarrollo de la comprensión lectora y de la expresión escrita. 2004 (Colégio Miguel de Cervantes)
    • MARTIN, I. ; PONTE, A. S. . Curso de formação de professores de espanhol. 2003 (Prefeitura de Paranapanema)
    • PONTE, A. S. . Unidade e diversidade do espanhol: perspectiva histórica e reflexões para a sala de aula. 2009 (Universidade Estadual da Paraíba)
    • PONTE, A. S. ; SOUSA, S. C. T. . INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE POLÍTICA E PLANEJAMENTO LINGUÍSTICO. 2020 (Universidade Federal da Paraíba)
    • PONTE, A. S. ; SANTOS, H. S. . Coleção Cuentacuentos. 1998 (Paradidático)
    • Nome do projeto: Experiência discente e prática docente reflexiva: uma equação para a aula de espanhol como língua estrangeira (2010 - 2011
      Natureza: Outra
      Integrantes: PONTE, A. S. , FREIRE, F.M.S. .
      Descrição: Projeto de Monitoria desenvolvido na disciplina Língua Espanhola Básico II na Licenciatura em Letras - Espanhol.
    • Nome do projeto: Políticas linguísticas contemporâneas em países lusófonos e hispanófonos (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PONTE, A. S. , LAGARES, X. C. , RODRIGUES, F. S. C. .
      Descrição: Estudar as políticas linguísticas e suas discursividades em países lusófonos e hispanófonos, com ênfase nos arquivos jurídicos, legislativos e jornalísticos que marcam as relações entre línguas no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica. Compreender os efeitos dessas políticas e discursividades nesses espaços de enunciação.
    • Nome do projeto: O papel da Língua estrangeira na Educação Básica: imaginários incertos (2017 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: PONTE, A. S. .
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo verificar, por meio do diálogo entre os atores da comunidade escolar, quais são as percepções (e consequentemente os imaginários) de alunos, professores e professores em formação acerca do papel da língua estrangeira no currículo da Educação Básica no Brasil. A reflexão sobre o ?por que? e ?para que? estudamos línguas estrangeiras na escola permitirá a constatação de metáforas presentes nos discursos que permeiam o fazer de alunos e professores na Educação Básica e pensar sobre o lugar ocupado pela língua estrangeira no processo de formação do cidadão brasileiro. Tal exercício reflexivo é de suma importância para os atuais e futuros professores de língua estrangeira, uma vez que provoca o diálogo (tão necessário) entre eles e os leva a ocupar o lugar crítico e consciente que requer o exercício de sua profissão.
    • Nome do projeto: Internacionalização e cultura linguística nas universidades do nordeste brasileiro (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PONTE, A. S. , SOUSA, S. C. T. , SOUSA, R. E. S. , MEDEIROS, G. M. C. , CARNEIRO, N. .
      Descrição: As universidades brasileiras, no âmbito do projeto de internacionalização da pós-graduação, se deparam com a necessidade de capacitar a comunidade acadêmica em língua estrangeiras. Oriundo de uma Educação Básica em que o ensino de línguas estrangeiras ocupa uma posição periférica, o corpo discente se caracteriza pelo monolinguismo, e parte significativa de docentes e técnicos muitas vezes não alcança o grau de proficiência necessário para uma interação efetiva e profícua com pesquisadores de outros países. Diante deste cenário, as universidades elaboram, por meio de projetos e documentos, determinações que buscam solucionar a questão da capacitação linguística de sua comunidade. No período de 2019/2020 realizou-se, no âmbito da iniciação científica da Universidade Federal da Paraíba, o projeto ?O status das línguas estrangeiras na pós-graduação no nordeste brasileiro?, que tratou de verificar a presença e o status das línguas estrangeiras nos programas de pós-graduação das Universidades Federais da Paraíba e de Pernambuco. Os resultados da pesquisa mostraram que não há um diálogo efetivo entre as políticas elaboradas pelas universidades e sua realidade linguística. Esta constatação apontou para a necessidade de ampliar o espaço da pesquisa para além da pós-graduação com o fim de aprofundar as análises, traçar um mapeamento linguístico mais completo e indicar encaminhamentos. Assim, o presente projeto, que tem como fundamentação teórica a Política linguística sob a perspectiva de Bernard Spolsky (2004, 2009, 2016) e o conceito de cultura linguística de Harold Schiffman (1996), se propõe a delimitar a cultura linguística presente em três universidades do nordeste do Brasil (Universidades Federais da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte) e a verificar se a gestão linguística exercida por estas instituições é consoante com a referida cultura. O presente projeto de iniciação científica se justifica por sua contribuição com a formação discente e com a comunidade acadêmica, que pode se resumir em dois aspectos: 1) realizar análise, aplicação e reflexão em torno da base teórica de Políticas linguísticas, fundamental para a formação de futuros profissionais e pesquisadores da área da Linguagem; 2) constituir uma ação estratégica que contribui para o desenho de uma política linguística na Universidade a partir do entendimento do papel da educação linguística.
    • Nome do projeto: Observatório de Língua Espanhola no Nordeste brasileiro (2020 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PONTE, A. S. , MARTORELLI, A. B. P. , SILVA, C. G. , TEIXEIRA, Y, S. , DIAS, J. B. A. , SILVA, J. V. O. .
      Descrição: O mapeamento de ações relacionadas à língua espanhola e o estabelecimento de um diálogo estreito com diferentes atores tais como associações de professores e cursos de licenciatura de outras universidades federais do Nordeste é de extrema importância, já que pode acarretar intercâmbio de experiências e projetos conjuntos benéficos para todo o sistema educativo da região nordeste. Neste projeto, será realizado um levantamento de todas as ações relacionadas à língua espanhola realizadas no Nordeste (leis e projetos de lei, cursos de licenciatura, cursos de capacitação linguística nas universidades, formação continuada, eventos etc.), e das instituições responsáveis por elas (universidades públicas e privadas, institutos, associações de professores de espanhol).
    • Nome do projeto: PROTUT 2022 - Metodologias ativas na tutoria de língua espanhola (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PONTE, A. S. , MARTORELLI, A. B. P. , SILVA, C. G. .
      Descrição: O presente projeto, vinculado ao edital 05/2022 CPPA/PRG/UFPB, tem como objetivo implementar estratégias didático-pedagógicas para as disciplinas de Língua Espanhola de nível básico do curso de Licenciatura em Letras (Língua Espanhola I, Língua Espanhola II e Fonética e Fonologia da Língua Espanhola), considerando os índices de evasão decorrentes tanto da falta do apoio extra necessário ao desenvolvimento do estudo da língua em questão em nível superior quanto da heterogeneidade relativa à proficiência da língua estrangeira (LE). Por outro lado, pretende-se contribuir com a formação acadêmica e docente dos alunos do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol, que atuarão como tutores, a partir do desenvolvimento de ações colaborativas, critico-reflexivas e inovadoras. Para isso, a presente proposta pretende impulsionar o desenvolvimento e a ressignificação da aprendizagem da língua espanhola, apoiada com suporte da tutoria, tornando possível a co-construção do conhecimento, bem como a melhoria de questões relacionadas à cidadania e à participação social, tanto do tutor como do tutorando, colaborando com sua formação enquanto futuro professor.
    • Nome do projeto: Materiais e metodologias para o ensino de línguas estrangeiras (2022 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PONTE, A. S. , SILVA, C. G. , MARQUES, E. B. , COSTA, J. .
      Descrição: O retorno à modalidade presencial de ensino supõe para os professores de línguas ? no nosso caso, espanhol língua estrangeira (ELE) e português língua estrangeira (PLE) - o desafio de ressignificar suas práticas docentes conjugando saberes anteriores à pandemia de COVID 19 e práticas desenvolvidas durante o ensino remoto. É neste contexto que o InELC ? Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da UFPB está idealizando os cursos de idiomas que ofertará a partir de 2023. Esses cursos serão ministrados por graduandos da UFPB (licenciaturas em Letras) sob a orientação de docentes da universidade e terão a comunidade interna e externa como público-alvo. O presente projeto, destinado aos alunos da UFPB ? professores em formação que poderão atuar no InELC ? e professores na ativa (cursos de idiomas e Educação Básica), tem por objetivo geral estimular a autonomia no fazer docente por meio da conexão de saberes e experiências, fomentado o exercício crítico na elaboração de materiais e metodologias condizentes com a atualidade. Já os objetivos específicos são: 1. contribuir para a formação docente, com ênfase na formação inicial e continuada; 2. estimular o vínculo entre conhecimentos teóricos e a prática docente; 3. fomentar a pesquisa na área de ensino de línguas estrangeiras; 4. fomentar a análise crítica de métodos e materiais para o ensino de línguas estrangerias. O projeto prevê a realização de oficinas de análise e elaboração de material didático e de avaliação e adaptação de metodologias para aulas de LEs, visando desenvolvimento metodológico, acadêmico, pessoal e profissional do público-alvo, além de organização e catalogação dos materiais produzidos. Como resultados, espera-se que professores em formação (alunos da UFPB) e professores na ativa possam ressignificar, adaptar, elaborar e repensar atividades docentes desde uma perspectiva crítica. Quanto à participação de bolsistas e voluntários, espera-se que o projeto viabilize a expansão de conhecimentos e o aprofundamento de reflexões no âmbito da formação docente
    • Nome do projeto: Língua e cultura no Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PONTE, A. S. , CUELLO, R. M. , CHIANCA, K. , FERREIRA, B. C. , CAMINHA, C. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo a oferta de cursos no INELC - Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da UFPB cujo ponto de partida seja a integração ensino, pesquisa e extensão dentro de um mesmo espaço que torne possível o exercício da observação e da reflexão sobre as dinâmicas operantes dentro da sala de aula de língua (língua estrangeira, língua portuguesa). O contexto atual, no qual se verifica uma demanda por parte do público no que diz respeito ao acesso à línguas estrangeiras, justifica esta oferta no INELC. Outro aspecto a ser colocado em evidência é a internacionalização das universidades, que passam também por uma reorganização em relação à importância destinada à capacitação linguística de suas comunidades. Paralelamente, há uma demanda significativa relacionada à língua portuguesa, como redação acadêmica, correção gramatical entre outros. As ações deste projeto permitem estabelecer uma ponte entre os conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula das licenciaturas e a prática pedagógica desenvolvida dentro da realidade específica da aula, de maneira que os graduandos possam complementar a formação recebida nos diferentes cursos de licenciatura e bacharelado. A participação e envolvimento da comunidade externa, neste projeto, possibilitam o estabelecimento de vias entre a universidade e a comunidade e, portanto, uma aproximação do conceito de cidadania para o ensino de línguas, como também uma reconsideração do conceito de espaço público.
    • Nome do projeto: Língua, linguagens e cultura INELC/2024 (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PONTE, A. S. , CUELLO, R. M. , CHIANCA, K. , FERREIRA, B. C. .
      Descrição: O projeto Língua, linguagens e cultura INELC/2024 tem como objetivo a realização de ações no INELC - Instituto de Estudos Linguísticos e Culturais da UFPB cujo ponto de partida seja a integração ensino, pesquisa e extensão dentro de um mesmo espaço que torne possível o exercício da observação e da reflexão sobre as dinâmicas operantes dentro da sala de aula de línguas, e em atividades que envolvam literatura, cultura, tradução e desenvolvimento de material multimidia. No contexto atual, verifica-se uma demanda por parte do público no que diz respeito ao acesso à línguas estrangeiras, outro aspecto a ser colocado em evidência é a internacionalização das universidades, que passam também por uma reorganização em relação à importância destinada à capacitação linguística de suas comunidades. Paralelamente, há uma demanda significativa relacionada à língua portuguesa, como redação acadêmica, correção gramatical entre outros. As ações deste projeto permitem estabelecer uma ponte entre os conhecimentos teóricos apresentados em sala de aula das licenciaturas e a prática pedagógica desenvolvida dentro da realidade específica da aula, de maneira que os graduandos possam complementar a formação recebida nos diferentes cursos de licenciatura e bacharelado. A participação e envolvimento da comunidade externa neste projeto possibilitam o estabelecimento de um diálogo enriquecedor entre a universidade e a comunidade e, portanto, uma aproximação do conceito de cidadania para o ensino de línguas, como também uma reconsideração do conceito de espaço público.
    • Nome do projeto: O status das línguas na pós-graduação no nordeste brasileiro (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PONTE, A. S. , SOUSA, S. C. T. , MEDEIROS, J. S. C. , SOUSA, R. E. S. , JORDAO, M. H. C. , MEDEIROS, G. M. C. , CARNEIRO, N. .
      Descrição: O objetivo geral deste projeto é mapear as línguas estrangeiras ? seu uso e status ? nos programas de pós-graduação (stricto sensu) da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco com o fim de contribuir para a construção de um mapeamento da região nordeste com relação ao lugar ocupado pelo português e por outras línguas no meio acadêmico (produção, promoção e intercâmbio de pesquisa e ciência). Tal mapeamento e a análise de seus resultados se insere no campo da Política linguística, entendida como ações relacionadas às línguas que afetam a sociedade.
    • PONTE, A. S. ; COSTA, E. G. M. ; FREITAS, L. A. . Espanhol Multimidia para Brasileiros. 2010 - Série didática
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1997
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Universidade Ibirapuera:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdades Santa Marcelina:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2008 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Metodista de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professor
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Nossa Senhora do Rosário:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Miguel de Cervantes:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 2000 ).
        Outras informações: Coordenadora do Curso de Extensão Universitária Español en el Campus.
        Outras informações: Professor
    • Instituto Cervantes de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade de Mogi das Cruzes:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2008 ).
        Outras informações: professor
    • Instituto Cervantes de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2007 ).
        Outras informações: professora
    • Universidade Federal da Paraíba:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Revisora técnica dos artigos em língua espanhola publicados na Revista.
    • Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Signos Ele:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • Prolíngua (João Pessoa):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • CARACOL (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Revista Investigações:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Prolíngua:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • RELIN - Revista Estudos da Linguagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).