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Muriel Araujo Lima Garcia

    • Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2020), com tese intitulada "Depois do Paraíso: criação, transgressão e queda em um bestiário inglês do século XIII (Oxford, St. John's College MS 61)". Mestre pelo PPGHS-USP, com título obtido em 2015; possui graduação em História pela mesma universidade (2011). Foi aluna visitante do Courtauld Institute of Art, onde desenvolveu um projeto veiculado ao mestrado, e da Universidade de Leeds, em 2018, com projeto associado à pesquisa de doutorado. Tem como objetos de pesquisa a Inglaterra medieval, bestiários, animais na Idade Média e a relação dos humanos com o mundo natural nesse período, astrologia e práticas divinatórias antigas e medievais, e medievalismos contemporâneos. É pesquisadora do LATHIMM-USP (Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais), do Insulae (Grupo de Estudos sobre Britânia, Irlanda e Ilhas de Arquipélago Norte na Antiguidade e Medievo) e membro-fundadora do Ephemeris-USP (Núcleo de Pesquisa em Astrologia e Práticas Divinatórias na Antiguidade e Medievo).

       

      Links:    

    • ARAUJO LIMA, M. . The Rhetoric of Ornament: Ornamentation and Figurative Program in a Thirteenth-Century Bestiary (Oxford, St. John's College MS 61) Revista de História da Arte Série W , v. 8 , p. 128 - 137 , 2019. ISSN: 21823294.
    • ARAUJO LIMA, M. . Sine dolore et consumptione: tradição textual e exegética na iconografia da salamandra em bestiários. Encontros com as Imagens Medievais, v. , p. 84 - 94, 2017.
    • ARAUJO LIMA, M. . Colour, ornamental function and signification in Aberdeen University Library MS 24 (Aberdeen Bestiary). Relações de Poder: da Antiguidade ao Medievo - Relations of Power: from Antiquity to the Middle Ages, v. 1, p. 635 - 651, 2013.
    • ARAUJO LIMA, M. . O uncanny nas margens da Terra e no início dos tempos. In: XII Encontro Internacional A IMAGEM MEDIEVAL: HISTÓRIA E TEORIA As Imagens nos Manuscritos Medievais , 2022 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2022.
    • ARAUJO LIMA, M. . Desafios e Possibilidades do Estudo de Imagens: O Caso dos Bestiários Ingleses. In: X Semana de Estudos Medievais , 2014 , Rio de Janeiro. Atas da X Semana de Estudos Medievais. Rio de Janeiro : Programa de Estudos Medievais, Instituto de História, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013. p. 356 - 361.
    • ARAUJO LIMA, M. . A retórica do ornamento: modos de funcionamento e função ornamental do programa figurativo de Oxford, St. John's College MS 61. In: Congresso Internacional A Arte do Ornamento: significados, arquétipos, formas e usos , 2017 , Lisboa. Anais do Congresso Internacional A Arte do Ornamento: significados, arquétipos, formas e usos. : , 2017.
    • ARAUJO LIMA, M. . parecer de artigo submetido à Revista Antíteses - UEL. 2022 (Assessoria)
    • ARAUJO LIMA, M. . SInful Nature: Creation Cycles, Moralizing Content and Figurative Exegesis in Medieval Bestiaries. 2019 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . A retórica do ornamento: modos de funcionamento e função ornamental do programa figurativo de Oxford, St. John's College MS 61. 2017 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . Ornamentalidade, cor e exegese em MS Bodley 533: forma a função. 2014 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . Bestiários medievais: continuidade e transformação na tradição iconográfica. 2014 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . ''Sine dolore et consumptione': Tradição textual e exegética na iconografia da salamandra em bestiários'. 2013 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . Visual Exegesis in Bestiaries: The Case of the Fire Stones. 2014 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . English bestiaries and their early medieval precedents. 2013 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . Desafios e possibilidades do estudo de imagens: o caso dos bestiários ingleses. 2013 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . Os sistemas figurativos nos bestiários ingleses dos séculos XII e XIII. 2012 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . Análise das cores em bestiários ingleses dos séculos XII e XIII. 2012 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . O uso das cores no bestiário de Aberdeen. 2012 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . As cores nos bestiários de Aberdeen e MS. Bodley 764: alguns apontamentos. 2012 (Comunicacao)
    • ARAUJO LIMA, M. . J. K. Rowling resgata os bestiários medievais: o que sabemos sobre essas obras fantásticas. 2016 Nexo Jornal
  • Curso de curta duração ministrado: 1
    • ARAUJO LIMA, M. ; BRITO FILHO, G. L. C. ; PEREIRA, M.C.C.L . O doador dos anéis: J.R.R. Tolkien e a Inglaterra Anglo-Saxônica. 2019 (Serviço de Cultura e Extensão Universitária)
    • Nome do projeto: As cores no Bestiário de Aberdeen (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAUJO LIMA, M. , PEREIRA, M.C.C.L .
      Descrição: Os bestiários em latim foram, em sua maioria, produzidos na Inglaterra entre os séculos XII e XIV, baseados em um conjunto de obras de autores clássicos e medievais, como Aristóteles e S. Isidoro de Sevilha. São manuscritos ricamente iluminados e, apesar dessas imagens representarem os animais, plantas e minerais apresentados no texto, de modo algum podem ser consideradas simples ilustrações: não se limitam aos contos moralizantes e transmitem sentido através da ornamentação, das formas e da frequência e combinação de cores. O objetivo desta pesquisa é investigar a função das cores no bestiário de Aberdeen, ou seja, quais os seus papéis nas imagens e na construção do sentido do manuscrito.
    • Nome do projeto: Omnibus Animantibus: A(s) Lógica(s) das Imagens em Oxford, St. John's College MS 61 (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAUJO LIMA, M. , PEREIRA, M.C.C.L .
      Descrição: Produzidos, em sua maioria, na Inglaterra durante os séculos XII e XIII, bestiários são manuscritos ricamente ilustrados. No entanto, há poucos estudos dedicados especificamente às suas imagens. Esta pesquisa tem por objetivo investigar o papel das imagens em Oxford, St. John's College MS 61, um bestiário copiado no priorado beneditino da Santa Trindade em York por volta em 1210-30. Este manuscrito é caracterizado pelo grande número de iluminuras e especialmente pelo ex-libris original preservado no último fólio, o que é extremamente raro em bestiários. Partimos do princípio de que as imagens deste livro não têm uma função meramente ilustrativa ou mnemônica, uma vez que raramente fazem referência às moralizações e exegeses do texto. A proposta principal desta pesquisa é, pois, analisar as imagens e suas funções neste manuscrito levando em consideração as particularidades da produção figurativa e suas diferenças fundamentais em relação ao(s) texto(s).
    • Nome do projeto: Os sistemas figurativos nos bestiários ingleses dos séculos XII e XIII (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAUJO LIMA, M. , PEREIRA, M.C.C.L .
      Descrição: Os bestiários são um gênero literário bastante difundido na Idade Média, sendo em geral acompanhados de miniaturas. No entanto, apesar disso, há poucos estudos dedicados especificamente às imagens nesses manuscritos. Assim, esta pesquisa tem por objetivo investigar o papel das imagens em uma série de bestiários iluminados produzidos na Inglaterra nos séculos XII e XIII, redigidos em latim. Partimos do princípio de que essas imagens não têm uma função meramente ilustrativa ou mnemônica, uma vez que raramente fazem referência às moralizações e exegeses do texto e que não há qualquer evidência de que analfabetos tivessem acesso aos bestiários. A proposta principal desta pesquisa é, pois, analisar as imagens (e sua função nos manuscritos) tendo em mente que a lógica do pensamento figurativo não é a mesma da do texto.
    • Nome do projeto: Ornamentalidade, cor e exegese em bestiários ingleses: forma e função (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAUJO LIMA, M. , LOWDEN, J. .
      Descrição: Bestiários ingleses, escritos em latim e produzidos entre os séculos XII e XIV, são manuscritos ricamente ilustrados. No entanto, há poucos estudos dedicados exclusivamente às suas miniaturas e o resultado disso é que uma parte importante dessas fontes - as imagens - não recebe a devida atenção e seu(s) papel/papéis nos manuscritos ainda não é/são claro(s). Já foi sugerido que as imagens dos bestiários eram usadas como ferramenta didática ou como artifício mnemônico, mas o fato de que as miniaturas em geral não fazem referência às moralizações e exegeses do texto tem sido ignorado e, portanto, algumas questões continuam sem resposta, como qual seria o papel desempenhado pelas imagens nos manuscritos e na construção de sentido? Nosso objetivo é investigar estas questões ao analisar a iconografia e os elementos cromáticos e ornamentais das imagens, assim como sua conexão com as moralizações e exegeses. Ao cruzar os dados compilados nós poderemos afirmar se há ou não padrões, e em que medida forma e função andam juntas - isto é, qual é a relação entre texto e imagem nos bestiários. Esta pesquisa se beneficiará de um novo ambiente acadêmico em uma instituição internacionalmente renomada e do acesso a uma bibliografia que não pode ser encontrada no Brasil. O fato de o Courtauld Institute of Art estar localizado em Londres e logo a apenas oitenta quilômetros de Oxford também nos dá a possibilidade de pesquisa direta nos bestiários da Bodleian Library, o que é de fundamental importância ao lidar com elementos como a cor (que é extremamente difícil de ser reproduzida fielmente em fac-símiles e versões digitalizadas dos manuscritos).
    • Nome do projeto: Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAUJO LIMA, M. , PEREIRA, M.C.C.L , FRANÇA, Jean Marcel Carvalho .
      Descrição: O grupo Escritos sobre os Novos Mundos surgiu como um dos resultados de um grupo de pesquisa anterior, instalado no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica (CEDAPH), laboratório vinculado ao Departamento e à Pós-graduação de História da UNESP (Franca). Inicialmente voltado para a constituição de bancos de dados digitais de documentos serializáveis que interessam à história das construções culturais em língua portuguesa, o grupo sentiu necessidade de verticalizar as discussões relativas ao arcabouço teórico que utilizava para interrogar as séries documentais que vinha criando. Para tal, estabeleceu um amplo programa de estudos acerca de duas das principais linhagens teóricas que orientavam as pesquisas dos membros - o pós-estruturalismo de Michel Foucault e Paul Veyne e o pragmatismo de Richard Rorty - e ampliou a sua composição, incorporando pesquisadores que deparavam com problemas semelhantes. O resultado é a proposta que o leitor encontrará a seguir, onde procuramos, por um lado, definir as linhas gerais de um amplo plano de estudos que pretende estabelecer os procedimentos de abordagem de uma história, não fundada e não representacionista, da construção de padrões morais, uma história dos modos de produção da verdade em língua portuguesa; por outro lado, e complementarmente, explicitar os desdobramentos que pretendemos implementar nos novos bancos de dados a serem organizados.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro (2008 - Atual ).
        Outras informações: Aluno
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).