Não autenticado |

Eugenio Pagotti

    • Possui BACHARELADO em FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP (1998), BACHARELADO em FILOSOFIA pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP (2005), MESTRADO em LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP (2002) e DOUTORADO em FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP (2006). Desde 2006 é PROFESSOR ADJUNTO (regime de dedicação exclusiva) da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS. Desenvolve estudos integrando Análise do Discurso, Filosofia da Linguagem, Tópicos Especiais de Filosofia, Retórica e Argumentação, estudos esses sempre aplicados, direta ou indiretamente, a questões lingüístico-discursivas em português contemporâneo.

       

      Links:    

    • PAGOTTI, Eugênio . Discursos e percursos didático-definidores: a elaboração pedagógica do conhecimento segundo uma teoria da formação dos conceitos em Vygotsky. São Paulo : Blucher Acadêmico, 2009 . 465p. ISBN: 9788561209759.
    • PAGOTTI, Eugênio . Definições Pragmático-flexivas e oralidade. São Paulo : Editora Blücher, 2008 . 337p. ISBN: 9788561209131.
    • PAGOTTI, Eugênio . Uma análise cognitivo-discursiva das metapredicações de identidade com inserções enunciativas. São Paulo : Edgar Blücher, 2008 . 244p. ISBN: 9788561209020.
    • PAGOTTI, Eugênio . INSERÇÕES ENUNCIATIVAS, AUTONÍMIA E SUPPOSITIO SEMANTICA Filologia e Lingüística Portuguesa , v. 8 , p. 97 - 111 , 2006. ISSN: 15174530.
    • PAGOTTI, Eugênio . O ESTADISTA DA TERCEIRA MARGEM Interdisciplinar: Revista de Estudos de Língua e Literatura , v. 3 , p. 138 - 148 , 2007. ISSN: 19808879.
    • PAGOTTI, Eugênio . Definições e editoriais: a abordagem pragmático-flexiva e sua pertinência nesse gênero midiático. Estudos do discurso - diferentes perspectivas, v. , p. - , 2009.
    • PAGOTTI, Eugênio . 'Painéis conceituais' como elementos de organização textual. O texto em perspectiva, v. 1, p. 75 - 90, 2009.
    • PAGOTTI, Eugênio . Considerações sobre o método científico na disciplina gramatical lato sensu. Língua e literatura: propostas de ensino, v. , p. 206 - 217, 2009.
    • PAGOTTI, Eugênio . Uma visão multidisciplinar na elaboração pedagógica do conhecimento em ambiente escolar: a questão do método indutivo-dedutivo e a distinção científica entre 'fatos' e 'hipóteses. Linguagem e representação discursiva, v. , p. 97 - 115, 2008.
  • Trabalhos em Anais: 6
    • PAGOTTI, Eugênio . Análise do discurso de conceituação como atividade crítica segundo dois modelos de sistematização do conhecimento científico. In: I Encontro Reginonal Linguagem, Interação e Sociedade , 2009 , Itabaiana - SE. Vivendo das linguagens: perspectivas atuais para o profissional das Letras. : , 2009. p. 49 - 50.
    • PAGOTTI, Eugênio . Crítica conceitual e ensino: definições como ferramentas de (con)formação de conceitos científicos em sala de aula. In: III Seminário Internacional de Linguística: texto, discurso e ensino , 2009 , São Paulo. Caderno de Atividades e Resumos. : , 2009. p. 43 - 43.
    • PAGOTTI, Eugênio . O conceito de 'discurso horismológivo' e suas implicações retórico-argumentativas em editoriais. In: XV Congresso Internacional ALFAL , 2008 , Montevideo. XV ALFAL. : , 2008. p. 80 - 80.
    • PAGOTTI, Eugênio . Definições e editoriais: a abordagem pragmático-flexiva e sua pertinência nesse gênero midiático. In: II Simpósio de Análise Crítica do Discurso - VIII Encontro Nacional de Integração em Linguagem Verbal e Não-verbal , 2007 , São Paulo. VIII ENIL - 2007. : , 2007. p. 115 - 116.
    • PAGOTTI, Eugênio . Definições e editoriais: a abordagem pragmático-flexiva e sua pertinência nesse gênero midiático. In: II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso / VIII Enil Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal , 2007 , São Paulo. Anais do II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso / VIII Enil Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-verbal. São Paulo : Serviço de Biblioteca e Documentação da FFLCH - USP, 2007.
    • PAGOTTI, Eugênio . O conceito de discurso horismológico e suas implicações retórico-argumentativas em editoriais. In: XV ALFAL , 2008 , Montevidéu. XV ALFAL - Montevideo 18 al 21 de agosto 2008. Montevidéu : , 2008.
    • PAGOTTI, Eugênio . Análise do discurso de conceituação como atividade crítica segundo dois modelos de sistematização do conhecimento científico. 2009 (Comunicacao)
    • PAGOTTI, Eugênio . Crítica conceitual e ensino: definições como ferramentas de (con)formação de conceitos científicos em sala de aula. 2009 (Comunicacao)
    • PAGOTTI, Eugênio . Todo mundo fica 'olhe mas que coisa...' analisando as peças analisando: as metapredicações de identidade. 2008 (Conferência)
    • PAGOTTI, Eugênio . Definições e editoriais: a abordagem pragmático-flexiva e sua pertinência nesse gênero mediático. 2007 (Comunicacao)
    • PAGOTTI, Eugênio . O discurso didático horismológico e seu papel na construção do conhecimento científico segundo a teoria da formação dos conceitos em Vygotsky. 2008 (Comunicacao)
    • PAGOTTI, Eugênio . O conceito de discurso horismológico e suas implicações retórico-argumentativas em editoriais. 2008 (Comunicacao)
    • Nome do projeto: Retórica e argumentação no discurso científico: implicações epistemológicas (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAGOTTI, Eugênio .
      Descrição: Este projeto pretende investigar as relações entre a Retórica Aplicada e a Argumentação ou Lógica Pragmática, materializadas no discurso de caráter científico, visando estabelecer suas implicações no âmbito epistemológico. Especialmente, pretende-se determinar com mais rigor o conceito de 'discurso científico' e suas formas concretas de realização discursiva.
    • Nome do projeto: Retórica versus argumentação no discurso científico: análises de textos acadêmicos (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PAGOTTI, Eugênio .
    • Graduacao:
      • Curso: filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Universidade Guarulhos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2003 ).
        Outras informações: professor
    • Universidade Federal de Sergipe:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Mestre