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Luiz Fernando Ferreira

    • Sou professor de Linguística e Língua Portuguesa dos cursos de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Possuo bacharelado em Linguística e Português e licenciatura em Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Durante a graduação, fiz uma iniciação científica para estudar a língua indígena Karitiana. A princípio, essa iniciação foi sem bolsa e depois consegui uma bolsa FAPESP. Fiz uma segunda Iniciação para estudar essa mesma língua com bolsa CNPq. Logo após me graduar em 2015, entrei para o mestrado em Linguística no Departamento de Linguística da FFLCH/USP. Continuei estudando a semântica do Karitiana e também entrei em projetos de curso de extensão que estabeleciam um diálogo entre linguística e educação. Durante o mestrado, tive bolsa CAPES e defendi em 2017 entrando no doutorado logo em seguida. Terminei meu doutorado em 2022 com bolsa CNPq no Departamento de Linguística da USP. Entre 2019 e 2020, fiz o doutorado sanduíche na MIT com bolsa CAPES. Os principais campos que atuei na minha carreira são a Sintaxe, Semântica, Pragmática e o estudo de Línguas Indígenas. Durante esses 10 anos que trabalho com pesquisa linguística, trabalhei os seguintes temas: Modo, Modalidade, Tempo, Aspecto, Contrafactualidade, Coesão, Coerência, Metáforas, Sintagma nominal, Subordinação, Construções de discurso indireto e Metodologias Ativas voltadas para o ensino de português.

       

      Links:    

    • Linguística e educação
    • Semântica Formal
    • Descrição e Análise de Línguas Sub-representadas
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    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Trabalho de Campo - Língua Karitiana. 2021 (Outra)
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    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Parecer Ad Hoc para o LAMBDA (UFRJ). 2022 (Parecer)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Parecer para livro 'Modality in Underdescribed Languages: Methods and Insights'. 2020 (Parecer)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Pareceres para livro Semântica e Ensino. 2020 (Parecer)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Parecer Ad Hoc para Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento. 2020 (Parecer)
    • FERREIRA, L. F. . Pareceres Ad Hoc para Anais do X Congresso Internacional da ABRALIN. 2017 (Parecer)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; FRUTOS, L. . Caminhos para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para línguas indígenas. 2024 (Outra)
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    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; RECH, N. S. F. . The verbal construction 'vai que' in Brazilian Portuguese. 2024 (Comunicacao)
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    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; RECH, N. S. F. . The verb 'dar para' in Brazilian Portuguese: a study following syntactic cartography and formal semantics. 2024 (Comunicacao)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Interpretação Temporal de Sentenças Negativas em Karitiana: Um Estudo Experimental. 2023 (Comunicacao)
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    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Interpretação temporal de sentenças negativas em Karitiana: Um estudo experimental. 2023 (Comunicacao)
    • FERREIRA, L. F. ; ROSA-SILVA, F. . O ensino da coerência a partir de mecanismos da semântica e da pragmática formais. 2023 (Comunicacao)
    • FERREIRA, L. F. ; RECH, N. S. F. . Aspectos semânticos e sintáticos do verbo ?perigar?. 2023 (Comunicacao)
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    • NASCIMENTO, L. S. S. ; FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Ordem dos constituintes sintáticos na língua Ye'kwana: Um estudo preliminar da literatura. 2023 (Outra)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; STORTO, L. R. . Quotative constructions: syntax/semantic challenges. 2023 (Outra)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; MÜLLER, A . Fieldwork Techniques in Semantics. 2023 (Congresso)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; MÜLLER, A . Coleta de dados com Línguas Indígenas para análise semântica: Métodos, Controle e Uso de Tecnologia. 2022 (Comunicacao)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; BARCELLOS, M. E. M. ; SOUZA, R. . Ensino de português por meio de figurinhas de WhatsApp: Convergindo a gramática formal e a BNCC. 2022 (Comunicacao)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Figurinhas de WhatsApp no ensino de Português. 2022 (Comunicacao)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Prescrição semântica e seus impactos no ensino. 2022 (Comunicacao)
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    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . A variação e mudança semântica e seus impactos no ensino. 2022 (Conferência)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; SILVA, W. S. . Fundamentos historiográficos para o ensino de gramática através da metodologia ativa. 2021 (Congresso)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; MÜLLER, A . Contrafactuais e sistemas temporais. 2021 (Outra)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; MÜLLER, A . Coleta de dados com línguas indígenas para análise semântica: métodos, controle e uso de tecnologia. 2021 (Conferência)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Metodologia de coleta de dados de línguas indígenas para análise semântica. 2021 (Comunicacao)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; VIVANCO, K. C. ; BASSA-VANRELL, M. M. . The syntax/semantics of noun phrase in a language with no DP: an analysis of Karitiana. 2021 (Comunicacao)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Os desafios atuais para uma teoria sobre a contrafactualidade. 2020 (Comunicacao)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . O estudo de línguas indígenas e seus impactos científicos e sociais. 2020 (Conferência)
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    • FERREIRA, L. F. . What challenges do our theories on the x-marking of counterfactuals face?. 2020 (Conferência)
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    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . O papel da morfologia de aspecto imperfectivo na interpretação de sentenças contrafactuais em PB e em Karitiana. 2019 (Comunicacao)
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; BARCELLOS, M. E. M. . An active approach for teaching semantics and pragmatics in the classroom. 2019 (Comunicacao)
    • FERREIRA, L. F. . O estudo de línguas indígenas e seus impactos científicos e sociais. 2019 (Conferência)
    • STORTO, L. R. ; FERREIRA, L. F. . Complex structures in Karitiana: Quotatives, Direct Speech and Conditionals. 2019 (Comunicacao)
    • FERREIRA, L. F. ; MÜLLER, ANA . Counterfactuality in a future vs. non-future language. 2019 (Comunicacao)
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    • FERREIRA, L. F. . O gerativismo e o ensino de língua portuguesa. 2017 (Conferência)
    • FERNANDEZ, J. S. P. ; SANTOS, R. S. ; BENEVIDES, A. L. ; FERREIRA, L. F. ; REZENDE, C. ; SHIMODA, L. T. ; VIVANCO, K. C. ; FREITAS, M. A. ; SILVA, K. A. M. . O papel da gramática e da reflexão linguística no ensino de língua portuguesa. 2018 (Outra)
    • FERREIRA, L. F. . Counterfactuality and Temporality in Karitiana. 2018 (Comunicacao)
    • FERREIRA, L. F. . Análise de duas propostas de tempo passado em sentenças contrafactuais à luz do PB e Karitiana. 2018 (Comunicacao)
    • FERREIRA, L. F. . Modalidade Bulética em Karitiana. 2018 (Comunicacao)
    • FERREIRA, L. F. . Contrafactualidade e Temporalidade em Karitiana. 2017 (Comunicacao)
    • FERREIRA, L. F. . The Verbal prefix jy- as a counterfactual operator in Karitiana. 2017 (Outra)
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    • FERREIRA, L. F. . Apresentação do grupo de estudos em semântica formal. 2015 (Seminário)
    • FERREIRA, L. F. . Modos verbais e modos sentenciais em Karitiana. 2017 (Comunicacao)
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    • FERREIRA, L. F. . Interações entre o modal deôntico e o morfema habitual no Karitiana. 2015 (Comunicacao)
    • FERREIRA, L. F. . O morfema jy- em Karitiana: um morfema condicional ou uma marca de subjuntivo. 2016 (Outra)
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    • FERREIRA, L. F. . The verbal prefix jy in Karitiana: A conditional morpheme or a subjunctive marker?. 2016 (Outra)
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    • SANCHEZ-MENDES, L. ; FRUTOS, L. ; DE CONTO, L. ; FERREIRA, LUIZ FERNANDO . A semântica é pop. 2022 (ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística))
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    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . Caminhos possíveis para trabalhar a linguística no ensino básico. 2024 (Universidade Federal de Santa Catarina)
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    • FERREIRA, L. F. ; FREITAS, M. A. ; BARCELLOS, M. E. M. ; SHIMODA, L. T. ; VIVANCO, K. C. ; REZENDE, C. ; SILVA, K. A. M. ; GOES, I. D. ; BARRETO, A. S. . O papel da gramática tradicional e da reflexão linguística no Ensino de Língua Portuguesa. 2018 (DL / USP)
    • BARBOSA, J. ; DANNA, S. M. D. G. ; FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; PEDROSO, J. W. ; ROGERI, R. A. ; SILVA, Bruno Pinto ; SOUZA, R. ; VIEIRA, C. L. . A gramática e a linguística em sala de aula. 2020 (USP)
    • MÜLLER, A ; BERTUCCI, R. A. ; BORGES, R. S. ; CIOLA, L. B. ; COSTA, I. C. ; FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; FREITAS, M. M. ; FRUTOS, L. ; LIMA-SILVA, L. ; PARAGUASSU-MARTINS, N. ; QUADROS GOMES, A. P. ; ROSA-SILVA, F. ; SANCHEZ-MENDES, L. ; SHIMODA, L. T. ; TOMASI, C. . Ensino de gramática: reflexões semânticas. 2020 (USP)
    • ROSA-SILVA, F. ; FERREIRA, LUIZ FERNANDO ; BORGES, R. S. ; QUADROS GOMES, A. P. ; FRUTOS, L. ; SANCHEZ-MENDES, L. ; MEIRELLES, L. L. ; FREITAS, M. M. ; AMARAL, L. A. P. ; BERTUCCI, R. A. ; SHIMODA, LUCAS TAKEO ; LIMA-SILVA, L. ; BARCELLOS, M. E. M. . Ensino de Gramática: Reflexões Semânticas. 2023 (ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística))
    • Nome do projeto: A expressão do modo no Karitiana (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, L. F. .
      Descrição: Este projeto de iniciação científica investigou a expressão da categoria modo em Karitiana. Essa língua possui uma morfologia rica de modo já que seis prefixos verbais são classificados dessa forma. No entanto, essa língua não possui morfemas de modo nas orações subordinadas e, dessa forma, o objetivo foi comparar orações matrizes com orações subordinadas a fim de verificar quais recursos a língua emprega nas orações subordinadas aquilo que é expresso pelos morfemas de modo na oração matriz
    • Nome do projeto: As diferentes modalidades deônticas em Karitiana (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, L. F. .
      Descrição: Modalidade deôntica se refere a tudo que está relacionado a expressão de necessidade e possibilidade de acordo com as regras. Este projeto estudou os diferentes mecanismos empregados na língua Karitiana para exprimir essa modalidade. Focou-se principalmente em distinguir quantificadores universais de existenciais na língua
    • Nome do projeto: Modo em Karitiana (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, L. F. .
      Descrição: Este projeto de mestrado teve como objetivo investigar os morfemas classificados como modos em Karitiana (STORTO, 2002) a fim de aprofundar a descrição dessa categoria nessa língua. Mostramos que o Karitiana possui dois conjuntos diferentes de morfemas modais. O primeiro conjunto é responsável por marcar tipo sentencial (PORTNER, 2011) e o segundo conjunto é responsável por marcar modalidade (von FINTEL, 2006)
    • Nome do projeto: Tempo e sua Interação com Aspecto e Modo na Língua Karitiana (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, L. F. , MÜLLER, A , CHAVES-ALEXANDRE, T. , GUIMARAES, C. P. .
      Descrição: Este projeto enfoca a expressão do tempo e, sua interação com o aspecto e com o modo na língua Karitiana. Tem como pano de fundo a expressão do tempo e nas línguas humanas em geral. O projeto situa-se dentro da linguística teórica, e, em particular, dentro do paradigma da semântica formal, um paradigma teórico que tem como vertentes formadoras a lógica e a gramática gerativa. Tem como objetivo empírico descrever a semântica do sistema temporal em sua interação como os sistemas de aspecto e de modo na língua karitiana. Seu objetivo teórico é contribuir com o avanço das teorias formais sobre o tempo frente aos fatos do Karitiana
    • Nome do projeto: Variação semântica: operações de individuação e quantificação sobre o domínio dos eventos (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, L. F. , MÜLLER, A , VIGNADO, J. , CHAVES-ALEXANDRE, T. , FRUTOS, L. , ORTIZ, R. A. .
      Descrição: Este projeto insere-se em uma discussão sobre o que é geral e o que é particular na semântica das línguas humanas, trazendo para o debate fatos das línguas nativas brasileiras e do português brasileiro. O projeto poderá abarcar uma série de fenômenos que são relevantes para a expressão da individuação e da quantificação sobre eventos nas línguas humanas. Em particular, o projeto se debruçará sobre a expressão do tempo e do aspecto na língua Karitiana e sua relação com as diferentes classes aspectuais estados, processos, accomplishments e achievements e com as diferentes marcas gramaticais de aspecto, como perfectivo e imperfectivo. O projeto investigará, em particular, como os diferentes modos de expressão do aspecto interagem com a marcação temporal e com os tipos de eventos expressos por essas línguas. Como pano de fundo teórico, adota-se a semântica formal, mais especificamente uma semântica de eventos (ver Davidson 1967 e Parsons 1990, entre outros)
    • Nome do projeto: Tempo e aspecto na expressão de contrafactualidade: Uma análise a partir de línguas de sistema temporais distintos (2017 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, L. F. .
      Descrição: Este projeto investiga a semântica do tempo e do aspecto em sentenças contrafactuais em línguas de sistemas temporais distintos, a saber, o Karitiana e o Português Brasileiro. Sentenças contrafactuais implicam que a situação que elas descrevem é falsa (Iatridou, 2000). Por exemplo, eu queria ter um carro é contrafactual porque implica que o falante não tem um carro. Poucas línguas possuem um morfema especializado em contrafactualidade. A maioria delas usa um modal acrescido de morfologia de passado e/ou aspecto imperfectivo para expressar contrafactualidade (Iatridou, 2000; van Linden Verstraete, 2008). Isso está ilustrado no exemplo acima no qual o verbo querer é marcado com pretérito imperfeito, mas o desejo é no presente. Devido à presença obrigatória do passado e do imperfeito em contrafactuais de algumas línguas, alguns autores que a semântica desses morfemas é necessária nesse ambiente. Por exemplo, Steele (1975) assume que há algo universal que liga a semântica do passado e a semântica de irrealis. No entanto, nem todas as línguas usam o passado e/ou imperfectivo (van Linden Verstraete, 2008) e essa variação morfológica é um problema para uma perspectiva universal. O objetivo deste projeto é verificar se a perspectiva universal pode ser sustentada assumindo-se que os universais semânticos de contrafactuais recebem diferentes spell outs de acordo com a gramática de uma língua olhado, para isso, as gramáticas de línguas que possuem diferentes sistemas temporais como o Karitiana (futuro vs. não-futuro) e o Português Brasileiro (passado vs. não-passado)
    • Nome do projeto: Ensino de gramática: reflexões semânticas (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, L. F. , MÜLLER, A , SHIMODA, L. T. , FRUTOS, L. , CIOLA, L. B. , QUADROS GOMES, A. P. , PARAGUASSU-MARTINS, N. , SANCHEZ-MENDES, L. , BERTUCCI, R. A. , ROSA-SILVA, F. , BORGES, R. S. , TOMASI, C. , FREITAS, M. M. , COSTA, I. C. , LIMA-SILVA, L. , AMARAL, L. A. P. , GUIMARAES, C. P. .
      Descrição: O curso tem como objetivo proporcionar um olhar crítico sobre as práticas de ensino de gramática e base teórica para compreender a importância da semântica para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Tem um impacto social considerável, já que funcionará como um elo entre Educação Básica e Educação Superior de maneira que o conhecimento científico produzido nas universidades fique ao alcance dos professores de língua portuguesa
    • Nome do projeto: Semântica para o Ensino Fundamental: material digital (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, L. F. , MÜLLER, A , SHIMODA, L. T. , FRUTOS, L. , CIOLA, L. B. , QUADROS GOMES, A. P. , PARAGUASSU-MARTINS, N. , SANCHEZ-MENDES, L. , BERTUCCI, R. A. , ROSA-SILVA, F. , BORGES, R. S. , TOMASI, C. , FREITAS, M. M. , LIMA-SILVA, L. .
      Descrição: PROJETO DE EXTENSÃO PARA O 5º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP DE FOMENTO A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a análise linguística/semiótica como uma das áreas temáticas do ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental. No entanto, nem os professores de língua portuguesa, nem os livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático, seguem de forma adequada essa orientação. A razão disso está provavelmente no fato de que ela demanda uma formação qualificada e especializada, a qual os professores da Educação Básica e os autores de livros didáticos não possuem. As editoras, por outro lado, não estão interessadas em implementar mudanças significativas, porque isso oneraria mais seu custo. Na área de semântica, em particular, apenas a semântica lexical é abordada, negligenciando-se a existência de uma semântica que trata da combinação dos itens lexicais para formar constituintes e sentenças ? a semântica gramatical. Apesar de já existir um amplo conhecimento acerca da semântica gramatical da língua portuguesa nas universidades, pouco desse conhecimento tem sido incorporado ao Ensino Fundamental. Diante disso, a transposição didática e a aplicação desse conhecimento produzido na universidade têm uma relevância significativa para as práticas de análise linguística/semiótica no Ensino Fundamental. Desse modo, este projeto tem como objetivo a elaboração de material educativo digital contendo atividades de análise linguística/semiótica para o aluno do Ensino Fundamental Maior. O material terá como foco a semântica gramatical da língua portuguesa, com a finalidade de ampliar o desempenho linguístico dos alunos. Para alcançar esse objetivo, será realizada uma análise das três coleções de livros didáticos de língua portuguesa mais bem avaliadas na última avaliação do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). Essa análise diagnosticará os conteúdos ausentes ou tratados de maneira incompleta ou desatualizada. A partir dela, serão selecionados os conteúdos a serem abordados pelo material educativo. Paralelamente, será realizado um levantamento bibliográfico dos trabalhos existentes sobre a semântica gramatical da língua portuguesa. Esses trabalhos serão utilizados para fundamentar a elaboração desse material. Além disso, contaremos com a participação de pesquisadores da área de diferentes IES e professores de língua portuguesa da Educação Básica que desenvolvem trabalho em semântica, a fim de colaborar na elaboração de um material que supra as lacunas acerca da semântica gramatical no ensino de língua portuguesa e que atenda as orientações da BNCC no que tange à análise linguística/semiótica. Espera-se com este projeto, incentivar a pesquisa aplicada na área de Linguística, em particular de Semântica; divulgar as pesquisas científicas em Semântica Gramatical e, sobretudo, contribuir para o ensino-aprendizagem de língua portuguesa na escola
    • Nome do projeto: A gramática e a linguística em sala de aula (2019 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, L. F. , MÜLLER, A , BARBOSA, J. , DANNA, S. M. D. G. , PEDROSO, J. W. , ROGERI, R. A. , SILVA, Bruno Pinto , SOUZA, R. , VIEIRA, C. L. .
      Descrição: O objetivo central do curso é promover a apresentação e difusão das descobertas mais recentes feitas pela pesquisa em linguística junto a professores de português da rede pública e/ou privada de ensino (Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) e demais profissionais de áreas adjacentes. Pretende-se, assim, instrumentalizar os participantes com conceitos de descrição (meta-)linguística que deverão facilitar e ressignificar sua prática de ensino de gramática e redação
    • Nome do projeto: Semântica Ensino (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, L. F. , MÜLLER, A , AMARAL, L. A. P. , VILANOVA, L. R. C. , SILVA, L. V. .
      Descrição: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece a análise linguística/semiótica como uma das áreas temáticas do ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental. No entanto, nem os professores de língua portuguesa, nem os livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático, seguem de forma adequada essa orientação. A razão disso está provavelmente no fato de que ela demanda uma formação qualificada e especializada, a qual os professores da Educação Básica e os autores de livros didáticos não possuem. As editoras, por outro lado, não estão interessadas em implementar mudanças significativas, porque isso oneraria mais seu custo. Na área de semântica, em particular, apenas a semântica lexical é abordada, negligenciando-se a existência de uma semântica que trata da combinação dos itens lexicais para formar constituintes e sentenças - a semântica gramatical. Apesar de já existir um amplo conhecimento acerca da semântica gramatical da língua portuguesa nas universidades, pouco desse conhecimento tem sido incorporado ao Ensino Fundamental. Diante disso, a transposição didática e a aplicação desse conhecimento produzido na universidade têm uma relevância significativa para as práticas de análise linguística/semiótica no Ensino Fundamental. Desse modo, este projeto tem como objetivo a elaboração de material didático contendo atividades de análise linguística/semiótica para o aluno do Ensino Fundamental. O material terá como foco a semântica gramatical da língua portuguesa, com a finalidade de ampliar o desempenho linguístico dos alunos. Um material que supra as lacunas acerca da semântica gramatical no ensino de língua portuguesa e que atenda as orientações da BNCC no que tange à análise linguística/semiótica
    • Nome do projeto: Variação translinguística na semântica: os sistemas TAME (tempo, aspecto, modo e evidencialidade) (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, L. F. , MÜLLER, A , AMARAL, L. A. P. .
      Descrição: Este projeto investiga a semântica do TAME (tempo, aspecto, modo e evidencialidade) nas línguas humanas. Nesta fase, volta-se principalmente ao estudo do tempo e do aspecto. Faz isso dentro de um enfoque emergente que surge da convergência entre sintaxe e semântica formais, de um lado, e do estudo da variação linguística (tipologia), de outro. É particularmente no domínio das categorias TAME que a convergência entre linguística formal e tipologia tem se consolidado nos últimos decênios (cf. Dahl ed. 2000, Smith 1991, Guéron Lecarme eds. 2004, 2008, Hooge et al. 2009, Matthewson 2010, Peterson Sauerland eds. 2010). A pesquisa abarca uma língua românica - o português brasileiro - e uma língua não indoeuropéia - o Karitiana, família Arikén, tronco Tupi. Essas duas línguas diferem em duas dimensões que pretendemos investigar: em seus sistemas de orientação temporal e na existência vs. inexistência de concordância entre tempos. O estudo de sistemas divergentes pode levar à confirmação ou à correção de um certo número de generalizações que se pretendem universais. No caso particular de nosso projeto, existem três questões bastante atuais para a linguística formal sobre as categorias TAME que pretendemos enfrentar: (i) a existência ou não de línguas que não expressam o tempo em sua gramática; (ii) a existência ou não de línguas com legítimos sistemas de orientação temporal de tipo futuro vs. não-futuro; (iii) a distinção entre sistemas temporais passado vs. não-passado e futuro vs. não-futuro enquanto um parâmetro de variação translinguística. O exame dessas duas dimensões nas duas línguas investigadas durante a realização do projeto deverá colaborar com a resposta a essas questões
    • Nome do projeto: The role of tense and aspect markers for counterfactuality expression in languages with different tense/aspect system (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, L. F. .
      Descrição: This project's goal was to research counterfactuality expression. A counterfactual sentence conveys that the proposition it expresses does not hold (Iatridou, 2000; von Fintel & Iatridou, 2020). For example, 'If John were nice, he would have friends' is counterfactual since it conveys that John is not nice and that he does not have friends. We focused in how different languages use tense and aspect morphemes to express counterfactuality in different languages of the world to compare with our data on Karitiana and Brazilian Portuguese
    • Nome do projeto: Aspectos morfossintáticos e semânticos de expressões modais do português brasileiro (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, L. F. , QUADROS GOMES, A. P. , RECH, N. S. F. .
      Descrição: O português brasileiro possui outros diversos verbos e expressões verbais cuja função é expressar modalidade, isto é, necessidades e possibilidades (ver von Fintel, 2006; Hacquard, 2011). Alguns exemplos de verbos e expressões desse tipo são - parecer, perigar, ameaçar, estar com cara, 'dá para', 'vai que' e 'vai ver'. Tais verbos e expressão receberam pouco ou nenhum tratamento na literatura da linguística formal de forma que há uma lacuna na nossa compreensão do sistema modal do português. Dessa forma, o objetivo deste projeto é descrever tais expressões levados em conta: (i) fatores morfossemânticos embasado na semântica formal e; (ii) fatores morfossintáticos, embasado na cartografia sintática. Esperamos, ao final da pesquisa, fornecer uma descrição morfossintático-semântica desses verbos / expressões e que tal descrição contribua para o nosso entendimento sobre o processo de gramaticalização de verbos / expressões modais e que permita definir onde o sistema modal do português brasileiro se encaixa de um ponto de vista translinguístico.
    • Nome do projeto: Linguística e educação: A importância de se trabalhar a interface entre ciência da linguagem e o ensino (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, L. F. , ROSA-SILVA, F. , JESUS, L. P. A. , NASCIMENTO, LUCAS DA SILVA DE SÁ DO .
      Descrição: A linguística é uma ciência que tem a língua um objeto de estudo (PETTER, 2015:18), no entanto, essa ciência é pouco conhecida pela população geral. Há diversos trabalhos que discutem os benefícios de se adotar um viés científico nas disciplinas que se dedicam ao estudo de língua portuguesa (ver FERRAREZI JR., 2008; GERALDI, 2013; ZILLES FARACO, 2015; OLIVEIRA QUAREZEMIN, 2016; PILATI, 2017; MAIA, 2018; 2019; ROEPER, MAIA PILATI, 2020; GUESSER RECH, 2020; 2021; 2022; MÜLLER MARTINS, 2021 entre muitos outros). Esses trabalhos estão na interface entre a linguística e a educação, visto que o objetivo é estabelecer uma ponte entre as pesquisas que são feitas na academia e a sala de aula. O objetivo deste projeto de pesquisa é, primeiramente, trazer esse debate para a região norte, possibilitando que temas que estejam na interface entre linguística e educação possam ser estudados pelos(as) alunos(as) e professores envolvidos no projeto. Pretende-se também fortalecer a área testando propostas, coletando dados e verificando se os nossos dados validam os de outras regiões. Considerando o contexto multilinguístico da região norte, pretendemos que o projeto contribua com o ensino nesse contexto multilíngue, considerando tanto as aulas de portuguesa, a Libras e as línguas faladas pelos imigrantes como espanhol e LSV, e as diversas línguas indígenas faladas na região. O foco é contribuir para uma descrição linguística de tais línguas e desenvolver propostas de intregrá-las no sistema de ensino com novas metodologias de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos.
    • Nome do projeto: Introdução à Linguística Computacional (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, L. F. , SOUZA, R. .
      Descrição: O objetivo central do projeto é promover a linguística computacional entre alunos de graduação de Letras, Ciência da Computação e áreas correlatas, ensinado a programação básica em Python e apresentando as possibilidades de pesquisa e atuação no mercado de trabalhonaárea.
  • Outras produções técnicas: 1
    • FERREIRA, LUIZ FERNANDO . 29º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2021 - Avaliador/debatedor
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Título: A expressão do modo nas orações subordinadas do discurso indireto no karitiana
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Massachusetts Institute of Technology:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Bolsista CAPES
        Outras informações: Visiting Student
    • Ambiente: Gestão e Desenvolvimento (UERR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - 2022 ).
        Outras informações: Professor Substituto
    • Revista Linguística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Associação Brasileira de Linguística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Cadernos de Letras da UFF:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).
    • Universidade Federal de Roraima:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professor do Magistério Superior
    • REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
    • Programa de Incentivo e Bolsas de Extensão e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Cadernos De Estudos Linguisticos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
    • Associação Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Letras e Linguística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • AFLUENTE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - 2024 ).
    • TEXTURA - ULBRA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - 2024 ).
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2024 - Atual ).
        Outras informações: Professor em curso de pós
    • ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978):
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - 2024 ).