Não autenticado |

Raimundo Isídio de Sousa

    • É Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Graduado e Especialista em Letras Português e Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), doutorado em Linguística (Linha Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo (USP). É coordenador do Núcleo de Pesquisa em Estudos de Linguagens, Tecnologia e Educação, Membro do Grupo de Estudos SEMIOUESPI, tem experiência na área de Letras e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, semiótica, educação e mídia.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 6
    • SOUSA, R. I. ; MELO, B. O. R. ; CARVALHO, D. B. A. . Linguagem, Contemporaneidade e Ensino. São Paulo : Max Limonad, 2016 . 253p. ISBN: 9788575491027.
    • SOUSA, R. I. ; MELO, B. O. R. ; CARVALHO, D. B. A. . Literatura, Contemporaneidade e Ensino. São Paulo : Max Limonard, 2016 . 204p. ISBN: 9788575491058.
    • SOUSA, R. I. ; MACHADO, Domingos de Sousa . ANÁLISE DO DISCURSO: GÊNESE, METODOLOGIA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Teresina : UESPI, 2014 . 158p. ISBN: 9788583200598.
    • CARVALHO, D. B. A. ; MELO, Bárbara Olímpia Ramos de ; SOUSA, R. I. . Linguagens, cultura e ensino.. Jundiaí : Paco Editorial, 2014 . 218p. ISBN: 9788581485232.
    • LOPES, Iveuta de Abreu ; MARTINS, Nize da Rocha Santos Paraguassu ; SOUSA, R. I. . INTRODUÇÃO À LINGUÍSTICA. Teresina : Teresina, 2011 . 127p. ISBN: 9788561946265.
    • SOUSA, R. I. ; ALVES, Shirlei Marly . LINGUÍSTICA: DO ESTRUTURALISMO AO GERATIVISMO. Teresina : UESPI/Gráfica Agência O Dia Ltda, 2010 . 115p. ISBN: 9788561946142.
    • SOUSA, R. I. ; AMARAL, A. J. S. . DISCURSO E SUBJETIVIDADE: AS REPERCUSSÕES MIDIÁTICAS SOBRE A DEFESA DE DILMA NO JULGAMENTO DO IMPEACHMENT CADERNO DE LETRAS (UFPEL) , v. 41 , p. 5 - 34 , 2022. ISSN: 01029576.
    • SOUSA, R. I. . VELHO OU IDOSO? ENTRE A SEMIOTIZAÇÃO DO PODER-SER E A DO NÃO PODER-SER CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE) , v. 21 , p. 76 - 93 , 2021. ISSN: 18094163.
    • AMARAL, A. J. S. ; SOUSA, R. I. . Discurso e mídia: as discursivizações sobre o Piauí nos textos da revista Veja Revista Entrepalavras , v. 9 , p. 271 - 291 , 2019. ISSN: 22376321.
    • PAIVA, T. S. ; SOUSA, R. I. ; REGO, S. R. C. . ANÁLISE DISCURSIVA DA CAMPANHA ?TUDO QUE É NOVO ASSUSTA. NÉ??: UMA QUESTÃO DE ?ANTECIPAÇÃO? REVISTA ININGA , v. 4 , p. 134 - 151 , 2017. ISSN: 23592265.
    • SOUSA, R. I. ; CARVALHO, M. S. B. R. ; AGUIAR, M. R. C. F. ; LEAL, R. T. . POLOS UAB DE JAICÓS-PI E SIMÕES-PI: UM ESTUDO SOBRE O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA , v. 4 , p. 103 - 114 , 2017. ISSN: 23596082.
    • SOUSA, R. I. ; NASCIMENTO, Lígia Inês da Silva . ANÁLISE SEMIÓTICA DA CONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO EM ?O AVESSO DA PELE?, DE JEFERSON TENÓRIO. A língua além das palavras: trajetórias teóricas e analíticas, v. 1, p. 182 - 199, 2024.
    • SOUSA, R. I. ; COSTA, D. L. C. . ANÁLISE DISCURSIVA DO LIVRO DIDÁTICO: O USO DE TIRINHAS E A (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA. Materiais didáticos, EAD, PIBID, Ensino de Língua Portuguesa e Ensino Superior, v. 1, p. 116 - 133, 2022.
    • SOUSA, R. I. ; LIMA, Márcia Edlene Mauriz . O idoso e o jovem semioticamente modalizados entre o querer-ser o dever-ser. Matura Idade: considerações sobre a velhice, v. 1, p. 121 - 139, 2022.
    • SOUSA, R. I. . O Jovem e o Idoso em Anúncio Publicitário no Facebook: Uma Relação Semiótica entre a Implicação e a Concessão. Trilhas da Linguagem: Do Verbal ao Multimodal, v. 1, p. 45 - 64, 2021.
    • SOUSA, R. I. ; COSTA, D. L. C. . ?PELO AMOR DE DEUS?: SIMULACROS DE DISCURSOS DE PEDINTES EM TERESINA-PI. Discursos, imagens e imaginários, v. 1, p. 251 - 268, 2021.
    • SOUSA, R. I. ; ARAUJO, Marcos Paulo de Sousa . Discurso e representação social: uma análise acerca da concepção de educação a distância pelos professores formadores da Universidade Estadual do Piauí. LINGUAGEM, DISCURSO E PRODUÇÃO DE SENTIDOS, v. 1, p. 227 - 244, 2018.
    • SOUSA, R. I. ; COSTA, D. L. C. . A GUERRA, A ROSA, O DISCURSO: MEMÓRIAS DRUMMONDIANAS. I Colóquio Nacional de Literatura, Memória e Subjetividade e XI Semana de Letras da Universidade Estadual do Maranhão/Campus de Timon: Desafios da sociedade contemporânea: permanências e rupturas, v. 1, p. 62 - 75, 2018.
    • SOUSA, R. I. ; ARAUJO, Marcos Paulo de Sousa . O ethos do professor formador do NEAD/UESPI: uma construção discursiva. LINGUAGEM, CONTEMPORANEIDADE E ENSINO, v. 1, p. 185 - 204, 2016.
    • SOUSA, R. I. . Relações dialógicas e polifônicas na mediatização do acontecimento: um estudo discursivo sobre as frases do Mensalão na Folha de São Paulo on-line. Relações dialógicas e polifônicas na mediatização do acontecimento: um estudo discursivo sobre as frases do Mensalão na Folha de São Paulo on-line, v. 1, p. 128 - 148, 2014.
    • MELO, Bárbara Olímpia Ramos de ; SOUSA, R. I. . PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACES POSSÍVEIS. X SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UESPI, v. 1, p. - , 2010.
    • SOUSA, R. I. . OS EFEITOS DE SENTIDO DE ITENS LEXICAIS A PARTIR DO ESTUDO DO SUJEITO ENUNCIADOR DE MANCHETES DOS JORNAIS MEIO NORTE E O DIA. PHOROS: ESTUDOS LINGÜÍSTICOS E LITERÁRIOS, v. 1, p. 160 - 182, 2006.
    • SOUSA, R. I. . O que é escrever bem? . Fonte , Floriano-PI , 01 set. 2007.
    • SUDARIO, M. S. F. ; SOUSA, R. I. . REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DOS VALORES EM ?A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO DÁGUA?, DE JORGE AMADO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA. In: IV ENCONTRO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE ? ENDIS , 2023 , Teresina. ANAIS DO IV ENCONTRO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SUBJETIVIDADE ? ENDIS. Teresina : Universidade Federal do Piauí, 2023. p. 252 - 369.
    • SOUSA, R. I. ; COSTA, D. L. C. . ?ME AJUDE, PORQUE EU PRECISO?: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DO SUJEITO PEDINTE. In: I CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA APLICADA ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA ? IV ENAFDM , 2019 , São Luís. Anais do I congresso Nacional de Linguistica Aplicada e IV Encontro Nacional de Ficção Discurso e memória. São Luís : EDUFMA, 2019. p. 354 - 354.
    • SOUSA, R. I. ; ARAUJO, Marcos Paulo de Sousa . A SUBJETIVAÇÃO EM DISCURSOS DE PROFESSORES FORMADORES DO NEAD/UESPI: UM ESTUDO NO GÊNERO ENTREVISTA. In: IV COGITE COLÓQUIO SOBRE GÊNEROS & TEXTOS , 2014 , Teresina. Anais [do] IV COGITE - Colóquio sobre Gêneros & Textos. Teresina : EDUFPI, 2015. p. 485 - 499.
    • SOUSA, R. I. ; SARGENTINI, V. M. O. ; PIOVEZANI, C. ; CURCINO, L. . RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELOS PROFESSORES FORMADORES DO NEAD/UESPI. In: IV COLÓQUIO INTERNAL DEANÁLISE DO DISCURSO , 2015 , São Carlos-SP. IV COLÓQUIO INTERNAL DEANÁLISE DO DISCURSO. São Carlos-SP : Pedro & João Editora, 2015. p. 1132 - 1143.
    • SOUSA, R. I. ; MONTEIRO, A. N. ; ARAUJO, C. G. B. ; FERREIRA, N. C. F. ; LIMA, R. C. N. . Pressupostos e subentendidos nos discursos das operadoras de celular: Tim e Claro. In: XI SEMANA DA PESQUISA CIENTÍFICA, X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E VII ENCONTRO DE EXTENSÃO , 2013 , Teresina. TRABALHOS DE LETRAS/LINGUÍSTICA, TRABALHOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, TRABALHOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, TRABALHOS DE DIREITO, TRABALHOS DE EDUCAÇÃO, TRABALHOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TRABALHOS DE ENFERMAGEM, TRABALHOS DE ENGENHARIA, TRABALHOS DE FARMÁCIA. Teresina : Núcleo de Comunicação-NUCON/FSA, 2013. p. 71 - 71.
    • SOUSA, R. I. ; MONTEIRO, A. N. ; ARAUJO, C. G. B. ; FERREIRA, N. C. F. ; LIMA, R. C. N. . O discurso religioso de vertentes neopentecostais: uma análise discursiva. In: XI SEMANA DA PESQUISA CIENTÍFICA, X ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E VII ENCONTRO DE EXTENSÃO , 2013 , Teresina. TRABALHOS DE LETRAS/LINGUÍSTICA, TRABALHOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, TRABALHOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, TRABALHOS DE DIREITO, TRABALHOS DE EDUCAÇÃO, TRABALHOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TRABALHOS DE ENFERMAGEM, TRABALHOS DE ENGENHARIA, TRABALHOS DE FARMÁCIA. Teresina : Núcleo de comunicação-NUCON/FSA, 2013. p. 70 - 70.
    • MELO, B. O. R. ; SOUSA, R. I. . PRÁTICAS DE LETRAMENTOS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: INTERFACES POSSÍVEIS. In: X SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , 2010 , Teresina. X SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E IX SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Teresina : UESPI, 2010. p. 75 - 88.
    • SOUSA, R. I. . UMA ANÁLISE DAS PROPAGANDAS DE CIGARRO MALBORO. In: 2º ENCONTRO DE PESQUISADORES DO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E ELETRAS DA UFPI , 2004 , Teresina. Universidade, sociedade e pós-graduação. Teresina : UFPI, 2004.
    • SOUSA, R. I. ; ALVES, Shirlei Marly ; SILVA, Ailma do Nascimento ; SILVA FILHO, Francisco Felipe . MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE QUESTÕES DE PROVA DE CONCURSOS E SELETIVOS. 2022 (Outra)
    • ARAUJO, R. D. ; SOUSA, A. C. M. ; CARVALHO, C. S. ; SOUSA, R. I. . DOSSIÊ UESPI 30 ANOS. 2017 (Parecer)
    • SOUSA, R. I. . Consultoria na Secretaria Municipal de Educação de Barras-PI. 2013 (Consultoria)
    • SOUSA, R. I. ; LIMA, S. M. C. . ROTEIRO DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD/UESPI). 2010 (Outra)
    • SOUSA, R. I. ; MELO, Bárbara Olímpia Ramos de ; MENDES, Marivaldo Oliveira ; COSTA, Jacob Batista da ; ALENCAR, Antonio José Pessoa de ; MACEDO, Jakeliny Cristiany da Silva . PROJETO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS PARA O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. 2010 (Elaboracao_de_projeto)
    • SOUSA, R. I. ; PINHEIRO, Mário Eduardo ; ALVES, Shirlei Marly ; MELO, Bárbara Olímpia Ramos de ; CASTRO, Gustavo Montgomery Bonfim ; SILVA NETO, Manuel Gonçalves da ; FONTENELES FILHO, Pedro Pio . PROJETO DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA O FOMENTO AO USO DAS TICs NA UESPI. 2010 (Elaboracao_de_projeto)
    • SOUSA, R. I. . O fazer persuasivo em grupos do Facebook: um olhar sob a semiótica discursiva. 2022 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. . Simulacros sobre o idoso no Facebook: o fingimento como base da práxis enunciativa. 2024 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. ; NASCIMENTO, Lígia Inês da Silva . ANÁLISE SEMIÓTICA DA CONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO NA OBRA ?O AVESSO DA PELE?, DE JEFERSON TENÓRIO. 2024 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . A ARGUMENTAÇÃO EM DISCURSOS DA INTERNET SOBRE O IDOSO: UM OLHAR SOB A SEMIÓTICA DISCURSIVA. 2024 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . A INTERAÇÃO EM GRUPOS DO FACEBOOK E OS MODOS DE EXISTÊNCIA DOS ATOS DAS CENAS PRÁTICAS. 2023 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. ; SUDARIO, M. S. F. . REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DOS VALORES SOCIAIS NA OBRA ?A MORTE E A MORTE DE QUINCAS BERRO DÁGUA?, DE JORGE AMADO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA. 2022 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . VELHO OU IDOSO? Bases sensível e inteligível do poder e do não poder ser. 2022 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. ; FERREIRA, T. J. . Modos de existência do sujeito em ?Panis et Circenses?. 2022 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . Modos de dizer do internauta fingidor: uma questão semiótica. 2022 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . O idoso e o jovem em anúncio publicitário no Facebook: um olhar sob a semiotização entre o sensível e o inteligível. 2021 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . O sentido nos e a partir dos textos: um olhar sob os princípios semióticos. 2020 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. . O idoso e o jovem em memes do Facebook: um olhar semiótico sob o percurso gerativo de sentido. 2020 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . Disputa de sentido no/pelo Facebook: um olhar do/sobre o idoso. 2020 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. . Ethos e estereotipia em discursos digitais: uma abordagem semiótica da discursivização do idoso em grupos do Facebook. 2020 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. ; COSTA, D. L. C. . ANÁLISE DISCURSIVA DO LIVRO DIDÁTICO: O USO DE TIRINHAS E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA. 2018 (Congresso)
    • SOUSA, R. I. . Tecendo fios na constituição do sujeito idoso: um olhar discursivo no e pelo Facebook. 2018 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. ; COSTA, D. L. C. . ENSINA-NOS, MARIA: IDEOLOGIA, DISCURSO E PODER EM CÂNTICO. 2018 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . O preconceito linguístico como ponto de reflexão. 2013 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. . O sujeito virtual nos comentários de matéria jornalística: entre a formação discursiva e a dispersão. 2016 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. . Ethos de professor formador do NEAD/UESPI: uma construção discursiva. 2014 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. ; BATISTA JUNIOR, J. R. L. ; LOPES, M. . ANÁLISE DO DISCURSO E O LIVRO DIDÁTICO: RELAÇÕES (DES)CONSTITUINTES. 2015 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. ; MOURA, J. B. ; LOPES, M. . Reminiscências nos discursos dos professores formadores do NEAD/UESPI. 2015 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. . A SUBJETIVAÇÃO EM DISCURSOS DE PROFESSORES FORMADORES DO NEAD/UESPI: UM ESTUDO NO GÊNERO ENTREVISTA. 2014 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . O Livro Didático na Educação de Jovens e Adultos: uma análise na perspectiva do discurso. 2014 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. ; CARVALHO, L. S. ; COSTA, Margareth Torres de Alencar . A LÍNGUA PORTUGUESA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. 2012 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. . A HETEROGENEIDADE DISCURSIVA NA PRIMEIRA PÁGINA DOS JORNAIS "MEIO NORTE" E "O DIA". 2011 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO DE SUJEITOS-ESTUDANTES NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UESPI. 2010 (Seminário)
    • SOUSA, R. I. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UESPI: PERSPECTIVAS E REALIDADE. 2010 (Seminário)
    • SOUSA, R. I. . A HETEROGENEIDADE ENUNCIATIVA NO DISCURSO DO PROFESSOR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. 2010 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. ; ALENCAR, Rosilândia Melo de . Ô DE CASA POLO UAB/PIO IX - UESPI. 2011 (Conferência)
    • SOUSA, R. I. ; ALENCAR, Rosilândia Melo de . Ô DE CASA: ABRINDO A PORTA PARA MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS QUE PROPORCIONEM AFIRMAÇÃO POSITIVA DOS VALORES CULTURAIS DAS COMUNIDADES PIONONENSES. 2011 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . A EDUCAÇÃO A DISTANCIA E A FORMAÇÃO DE SUJEITOS ESTUDANTES NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DA UESPI. 2010 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . Heterogeneidade discursiva nas primeiras páginas dos jornais ?Meio Norte? e ?O Dia? na construção das pré-candidaturas da eleição de governador/2006?. 2007 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . Marcas enunciativo-discursivas nos jornais ?Meio Norte? e ?O Dia? na construção das pré-candidaturas para eleição de governador do Piauí/2006?. 2007 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . Análise dos dispositivos da enunciação em anúncio publicitário. 2007 (Comunicacao)
    • SOUSA, R. I. . Uma análise das propagandas de cigarro Malboro. 2004 (Outra)
    • SOUSA, R. I. . Aspectos semânticos nos manuais didáticos. 2002 (Outra)
    • ALVES, Shirlei Marly ; SOUSA, R. I. ; COELHO,Maria do Socorro Rodrigues . I ENCONTRO ACADÊMICO DE LETRAS-ENAL. 2007 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SOUSA, R. I. ; SILVA . IV SEMINÁRIO INTEGRADOR DA FAP/TERESINA. 2008 (CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENESE LTDA/FAP TERESINA)
    • SOUSA, R. I. ; OLIMPIO, G. M. . SEMANA DO CONTABILISTA NA FAP/TERESINA. 2008 (CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE LTDA/FACULDADE PIAUIENSE LTDA)
    • SOUSA, R. I. ; OLIMPIO, G. M. . RECITAL LITERÁRIO. 2008 (CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE LTDA/FACULDADE PIAUIENSE LTDA)
    • SOUSA, R. I. ; OLIMPIO, G. M. ; MOURA, M. A. P. ; COQUEIRO, T. C. A. de A. . Reformulação da grade curricular do Curso de Ciências Contábeis. 2008 (CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE LTDA/FACULDADE PIAUIENSE LTDA)
    • SOUSA, R. I. ; CRUZ, Adélia Maria da . I ENCONTRO DE ESCRITORES NO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DA FACULDADE PIAUIENSE LTDA. 2008 (FACULDADE PIAUIENSE LTDA/CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE LTDA)
    • SOUSA, R. I. ; ALBUQUERQUE ; MENESES . IV ENCONTRO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA E III SEMINÁRIO CIENTÍFICO DE LETRAS DA UESPI. 2009 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ)
    • ALENCAR, Rosilândia Melo de ; SOUSA, R. I. . Ô DE CASA. 2011 (UESPI/UAB)
    • SOUSA, R. I. ; COSTA, Margareth Torres de Alencar ; ALBORNOZ, Omar Mário . IV SIMPÓSIO DE LETRAS/ESPANHOL DA UESPI - CAMPUS TORQUATO NETO. 2012 (Universidade Estadual do Piauí)
    • COSTA, Margareth Torres de Alencar ; SOUSA, R. I. . CURSO DE EXTENSÃO EM LIBRAS: MÃOS QUE FALAM. 2014 (UESPI)
    • SOUSA, R. I. . CURSO DE EXTENSÃO CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA - TERESINA. 2013 (UESPI)
    • SOUSA, R. I. . CURSO DE EXTENSÃO CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA-SIMPLÍCIO MENDES. 2013 (Uespi)
    • SOUSA, R. I. . Grupo de Trabalho ?Discurso e Cibercultura?. 2020 (Universidade Federal do Piauí)
    • SOUSA, R. I. . PROGRAMA DE EXTENSÃO ELABORAÇÃO DE TERMO DE REFERÊNCIA. 2021 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SOUSA, R. I. ; SANTOS, R. A. A. ; OLIVEIRA, R. A. ; PASTORINI, V. ; REITANO, L. . 25° ENCONTRO DES ALUNES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA. 2022 (Universidade de São Paulo - USP)
    • COSTA, Margareth Torres de Alencar ; SOUSA, R. I. . CURSO DE EXTENSÃO EM LIBRAS: MÃOS QUE FALAM. 2014 (UESPI)
    • SOUSA, R. I. . CURSO: LATIM FORENSE. 2011 (Uniersidade Estadual do Piauí)
    • SOUSA, R. I. . CURSO: LATIM FORENSE. 2011 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ)
    • SOUSA, R. I. . CURSO: LATIM FORENSE. 2011 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SOUSA, R. I. . Tópicos Gramaticais e Redação Oficial. 1998 (Universidade Federal do Piauí)
    • SOUSA, R. I. . Tópicos Gramaticais e Redação Oficial. 1997 (Universidade Federal do Piauí)
    • SOUSA, R. I. . Tópicos Gramaticais e Redeação Oficial. 2001 (Fundação Municipal de Saúde)
    • SOUSA, R. I. . Tópicos Gramaticais e Redação Oficial. 2002 (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trabalho SEST/SENAT)
    • SOUSA, R. I. . Redação. 1997 (Universidade Federal do Piauí)
    • SOUSA, R. I. . Discurso e Ensino. 2007 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SOUSA, R. I. . REVISÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS. 2010 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ)
    • SOUSA, R. I. . CURSO: INICIAÇÃO AO LATIM FORENSE. 2010 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SOUSA, R. I. . CONSTRUÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO NAS CHARGES DOS JORNAIS DE TERESINA-PI: A IRONIA E O HUMOR COMO ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS. 2010
    • SOUSA, R. I. . A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELOS SUJEITOS ALUNOS DOS CURSOS OFERTADOS PELO NEAD/UESPI/UAB. 2010
    • SOUSA, R. I. . A IMAGEM DO ALUNO DA EAD SOBRE A MODALIDADE A DISTÂNCIA. 2011
    • SOUSA, R. I. . AS DIFICULDADES DOS ALUNOS E OS PONTOS-CHAVE DA EAD. 2012
    • COSTA, D. L. C. ; SOUSA, R. I. . A estrutura e os dispositivos do poder em cânticos religiosos e sua vinculação às formações discursivas e ideológicas. 2018
    • SOUSA, R. I. ; ARAUJO, Marcos Paulo de Sousa . 'AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCURSOS DE PROFESSORES FORMADORES DO NEAD/UESPI SOBRE ENSINO E MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2015
    • SOUSA, R. I. ; ARAUJO, Marcos Paulo de Sousa . RELAÇÕES DIALÓGICAS ACERCA DO 35º ANIVERSÁRIO DO PT: NAS TRILHAS DO DISCURSO MIDIÁTICO E DO DISCURSO POLÍTICO. 2016
    • SOUSA, R. I. ; OLIVEIRA, Joyce Sales Paiva . ?A COISA TÁ PRETA, A COISA TÁ BOA?: (IN) DETERMINAÇÕES DO DISCURSO NEGRITUDE NA VOZ DE RICON SAPIÊNCIA.. 2021
    • SOUSA, R. I. ; AQUINO, C. J. S. . NO INSTAGRAM: UM OLHAR NA CONSTITUIÇÃO DOS DISCURSOS NARCISISTAS. 2021
    • SOUSA, R. I. ; LIMA, A. V. T. . ?DRAMA EM BRUMADINHO-MG: ACIDENTE OU CRIME?? UMA ANÁLISE DO DISCURSO JORNALÍSTICO. 2021
    • SOUSA, R. I. . SIMULACROS DISCURSIVOS SOBRE O IDOSO: Questões semióticas. 2021
    • SOUSA, R. I. . SIMULACROS DISCURSIVOS SOBRE O IDOSO: Questões semióticas. 2021
    • SOUSA, R. I. . SIMULACROS DISCURSIVOS SOBRE O IDOSO NO FACEBOOK: Questões semióticas. 2022
    • SOUSA, R. I. . RELATÓRIO DE PESQUISA 2023/2: A PRÁTICA DA INTERAÇÃO NO FACEBOOK E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO IDOSO. 2023
    • SOUSA, R. I. . RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO. 2023
    • SOUSA, R. I. . A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O TEMPO DE APRENDIZAGEM. 2011
    • Nome do projeto: A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM SOBRE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PELOS SUJEITOS ALUNOS DOS CURSOS OFERTADOS PELO NEAD/UESPI/UAB (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. .
      Descrição: A pesquisa objetiva, sob a perspectiva da Análise do Discurso, discutir o processo de construção da imagem acerca da educação a distância pelos sujeitos alunos dos cursos do NEAD/UESPI/UAB. Como questões norteadoras, temos: Como os estudantes dos cursos ofertados pelo Núcleo de Educação a Distância da UESPI/UAB se percebem? Ou melhor quem são os estudantes do NEAD/UESPI/UAB? Que crenças fazem de si e da EaD? Que perspectivas projetam para si? A EaD, ao configurar-se como prática educacional, estabelece sujeitos que se distinguem da modalidade presencial. Ela é decorrente do conjunto de práticas sociodiscursivas que permeiam a política institucional do sistema de ensino brasileiro. Ela provoca uma ressignificação da figura e do papel dos sujeitos envolvidos, como o papel do professor e aluno, bem como, por meio da intermediação das tecnologias de comunicação e informação, uma mudança nas categorias de tempo e espaço em cotejo com a modalidade presencial de aprendizagem. Ensinar e aprender hodiernamente não implica estar numa sala de aula, num tempo presente com o professor, com os colegas, mesmo porque nem sempre a presença física numa sala de aula garante a interação desejada na relação estudante/professor. Esta pesquisa é de natureza exploratória, descritiva, qualitativa e analítica, consistindo numa pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O referencial teórico pertinente à EaD está representado pelos autores Alves (1998), Franco (2007), Cordeiro (2007), Dias; Leite (2010), Neder (2005), Preti (2005), Possari (2005), entre outros não menos importantes, além da legislação que normatiza/regulamenta a Educação a Distância. Na linha teórica da Análise do Discurso, fundamentamo-nos em Dijk (2008), Maingueneau (1997, 2002), Authier-Revuz (1990), Bakhtin (2004), Ducrot (1987), Pinto (1994), entre outros.
    • Nome do projeto: PLANO ANUAL DE CAPACITAÇÃO CONTINUADO - PACC 2013 (2013 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUSA, R. I. , PARENTE, Márcia Percília Moura , MENDES, C. M. C. , MOURA, K. A. , FREIRE, S. M. , OLIVEIRA, R. S. .
      Descrição: O Plano objetiva a consecução de recursos para capacitação dos agentes envolvidos na promoção de cursos do Núcleo de Educação a Distância da UESPI
    • Nome do projeto: CURSO BÁSICO DE ESPANHOL: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ENTRE TEORIA E PRÁTICA (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, R. I. , SOUSA, N. R. A. C. C. .
      Descrição: Objetivou aperfeiçoar a comunidade de Oeiras-PI e cidades circunvizinhas sobre a aprendizagem da língua espanhola. Os ministrantes foram os alunos do curso de Espanhol da UESPI do polo UAB de Oeiras-PI
    • Nome do projeto: INICIAÇÃO AO HEBRAICO (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, R. I. , ALVES FILHO, A. R. .
      Descrição: Atuei como AUTOR e COORDENADOR do projeto
    • Nome do projeto: CAPACITAÇÃO DE RECURSO - EQUIPAMENTOS PARA O SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB (2010 - 2010
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUSA, R. I. , MENDES, Marivaldo Oliveira , COSTA, Jacob Batista da , ALENCAR, Antonio José Pessoa de , MACEDO, Jakeliny Cristiany da Silva , MELO, B. O. R. .
      Descrição: Participei da comissão responsável pela elaboração do Projeto para angariar recursos para a aquisição de equipamentos e mobiliários para os polos UAB do NEAD/UESPI, conforme EDITAL CAPES nº 013/2010
    • Nome do projeto: CAPTAÇÃO DE RECURSO - FOMENTO AO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UESPI (2011 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUSA, R. I. , MELO, B. O. R. , PINHEIRO, M. E. , ALVES, S. M. , CASTRO, G. M. B. , SILVA NETO, M. G. , FONTENELES FILHO, P. P. .
      Descrição: Este projeto captou recursos para possibilitar os cursos de graduação presencial ofertarem disciplinas na modalidade a distância, conforme EDITAL/CAPES Nº 15/2010
    • Nome do projeto: Ô DE CASA: abrindo a porta para manifestações artístico-culturais que proporcionem afirmação positiva dos valores culturais das comunidades piononenses (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, R. I. , MAIA, R. M. A. .
      Descrição: O projeto foi realizado em CO-AUTORIA com a Porfa. Rosilândia Melo de Alencar Maia, coordenadora do Polo UAB de Pio IX-PI
    • Nome do projeto: INICIAÇÃO AO LATIM FORENSE (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, R. I. , MELO, B. O. R. , DAVES, F. F. .
      Descrição: Participei como ministrante do curso de extensão
    • Nome do projeto: LATIM FORENSE (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, R. I. , DAVES, Francisco Ferreira , MACHADO, Domingos de Sousa .
      Descrição: Participei como AUTOR DO PROJETO, MINISTRANTE e COORDENADO do curso
    • Nome do projeto: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A MODALIDADE A DISTÂNCIA DO NEAD (2010 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, R. I. , MELO, B. O. R. , ALVES, S. M. .
      Descrição: Este curso foi destinado aos professores efetivos e substitutos da UESPI, com vistas à atuação como professor formador e/ou professor conteudista. Atuei como autor, supervisor e aluno do curso.
    • Nome do projeto: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO POLÍTICO NAS CHARGES DOS JORNAIS DE TERESINA: A IRONIA E O HUMOR COMO ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. .
      Descrição: O projeto foi realizado com alunos do ensino médio da cidade de Piripiri-PI
    • Nome do projeto: As representações sociais nos discursos de professores formadores do NEAD/UESPI sobre o ensino e a modalidade de Educação a Distância (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. , ARAUJO, Marcos Paulo de Sousa , COSTA., N. F. C. .
      Descrição: Trata-se de um estudo que articula o discurso, as representações sociais e a educação a distância, tentando encontrar respostas às seguintes questões: 1) Como os discursos de professores formadores do NEAD/UESPI estão manifestando representações sociais acerca do ensino e da modalidade de educação a distância? 2) 2) Quais as estratégias de construção simbólica (racionalização, narrativização, eufemização, deslocamento, tropo, simbolização, diferenciação, expurgo do outro, naturalização, eternização, nominalização/passivação ? de acordo com Thompson, 1995, pp. 81-9) podem estar permeando os discursos dos professores?
    • Nome do projeto: CURSO DE EXTENSÃO CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA - MÓDULO I (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, R. I. .
      Descrição: Curso ministrado nos períodos 30.06 a 07.12.2013 e 18.01 a 07.06.2014; no polo UAB/UESPI de Simplício Mendes
    • Nome do projeto: CURSO DE EXTENSÃO EM LIBRAS: MÃOS QUE FALAM (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, R. I. , COSTA, M. T. A. .
      Descrição: Projeto executado em Teresina, no campus Clovis Moura, no período 21.05 a 28.06.2014, e em Corrente, no campus Jesualdo Cavalcante, no período 21.05 a 28.06.2014
    • Nome do projeto: III ENCONTRO DA ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR/TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS: formação e identidade profissional: perspectivas de consolidação (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, R. I. , SAMPAIO, E. M. L. , ARAUJO, R. C. .
    • Nome do projeto: CURSO DE EXTENSÃO ENEM EM FOCO (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, R. I. , ALVES, Shirlei Marly .
    • Nome do projeto: DISCURSO RELIGIOSO: O PODER EM FORMA DE CÂNTICOS (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. , COSTA, D. L. C. .
      Descrição: A pesquisa investigou o funcionamento discursivo dos cânticos da igreja católica, bem como as relações de poder neles inscritas, partindo do interdiscurso, das formações ideológicas e discursivas
    • Nome do projeto: GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA: REGRAS, USOS E FUNCIONALIDADES (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUSA, R. I. , ALVES, S. M. .
      Descrição: O curso desenvolveu conhecimentos acerca da morfologia, semântica e sintática da língua portuguesa
    • Nome do projeto: Pedi, pedi e dar-se-vos-á?: a construção midiática do sujeito pedinte (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. , COSTA, D. L. C. .
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa que visa investigar a construção do sujeito pedinte no portal G1 durante o ano de 2017, a partir das relações interdiscursivas e do modus operandi do discurso midiático
    • Nome do projeto: RELAÇÕES DIALÓGICAS ACERCA DO 35º ANIVERSÁRIO DO PT: NAS TRILHAS DO DISCURSO MIDIÁTICO E DO DISCURSO POLÍTICO (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. , ARAUJO, Marcos Paulo de Sousa .
      Descrição: Trata-se da análise de discursos construídos por veículos midiáticos sobre o discurso de Lula no 35ºaniversário do PT, desde as pequenas até as grandes mídias. As publicações mais constantes foram, além de versar sobre o aniversário e as presenças que lá compareceram, sobre o discurso de Lula, sobressaindo até mesmo o discurso da presidente
    • Nome do projeto: ?DRAMA EM BRUMADINHO-MG: ACIDENTE OU CRIME?? UMA ANÁLISE DO DISCURSO JORNALÍSTICO (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. , LIMA, A. V. T. .
      Descrição: Pretende-se analisar o modo como os sujeitos jornalísticos constroem os discursos acerca da tragédia em Brumadinho-MG e os efeitos de sentido suscitados por esses sujeitos. Os jornais a serem pesquisados são: I) The New York Times, notícia publicada em 27/01/2019. Disponível no site: https://www.nytimes.com; II) The Guardian, notícia publicada em: 29/01/2019.Disponívelno site: https://www.theguardian.com; III) Veja, notícia publicada em 29/01/2019. Disponível no site: https://veja.abril.com.br; IV) Portal G1, notícia publicada emv26/01/2019. Disponível no site: https://g1.globo.com.
    • Nome do projeto: A COISA TÁ PRETA, A COISA TÁ BOA: (IN)DETERMINAÇÕES DO DISCURSO NEGRITUDE NA VOZ DE RICON SAPIÊNCIA (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. , COSTA, D. L. C. .
      Descrição: Pretende-se analisar as (in)determinações do discurso negritude, por meio de músicas do rapper e poeta brasileiro Ricon Sapiência. As músicas que serão analisadas serão: A coisa tá preta; Afro rep Ponta de lança.
    • Nome do projeto: NO INSTAGRAM: UM OLHAR NA CONSTITUIÇÃO DOS DISCURSOS NARCISISTAS (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. , AQUINO, C. J. S. .
      Descrição: Pretende-se analisar a construção discursiva e a formação de identidade do sujeito no meio digital, através das publicações de digitais influencers no Instagram. As publicações que serão analisadas pertencem a ? Carlinhos Maia;(@carlinhosmaiaof) ? Felipe Neto; (@felipeneto) ? Natalia Cardoso; (@nahcardoso)
    • Nome do projeto: A imagem discursiva sobre o idoso no Instagram: uma análise semiótica (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. , SILVA, A. S. R. .
      Descrição: Este projeto visa investigar, à luz da semiótica discursiva francesa, a construção da imagem do idoso em contas do Instagram., considerando que a nos encontramos na década do envelhecimento saudável (2021-2030), ou melhor, como os enunciadores de dois perfis do Instagram constroem a imagem do idoso a partir do que eles publicam e do que os seguidores comentam acerca das publicações. Assim apresentamos as seguintes questões: 1. Que imagem os enunciadores projetam para o idoso? 2. Como eles articulam o fazer persuasivo e o fazer interpretativo? 3. Que valores projetam para o idoso? Não podemos negar a importância da tecnologia para o homem na contemporaneidade, e a internet é um objetos-suportes que viabiliza a interação entre os sujeitos, em razão de diferentes fatores: a flexibilização da acessibilidade (on-line, off-line), a comunicação (síncrona e assíncrona), os efeitos de presencialidade e de espacialidade, entre outros. Dentro de uma conjuntura de rede discursiva que envolve o idoso, podemos salientar que determinados segmentos da sociedade organizam redes discursivas para o acolhimento do idoso ao considerar que o mundo está envelhecendo. Essa organização passa por uma ordem discursiva que, ao mesmo tempo que propõe espaço para o idoso, também modela formas de ser, de crer e de estar no mundoNa internet, a imagem construída para o idoso em certas redes sociais mostram como a sociedade projeta determinados valores para o idoso e como os discursos inscrevem-se na práxis enunciativa, o que pode confirmar uma apreensão extensiva dos domínios e esquemas preconcebidos acerca do sujeito idoso. Entendemos que os valores axiológicos, adensados no discurso como ideológicos, são uma das bases para a formação de simulacros sobre o idoso. Tais valores são imanentes aos discursos e simultaneamente são convocados pela práxis enunciativa da interação digital on-line. Não pretendemos analisar o que é ou não verdade nas enunciações objeto das postagens, mas discutir acerca do modus operandi utilizado pelos atores coletivos. Para obtermos uma totalidade do discurso, atentar-nos-emos para a construção dos textos-enunciados.
    • Nome do projeto: lexema estupro no Código Penal Brasileiro de 1940 e na lei n 12.015/2009: efeitos de sentido sob o olhar da Semiótica Discursiva (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. , SANTOS, D. O. .
      Descrição: Este projeto visa investigar os efeitos de sentido que o termo estupro adquiriu com ampliação do seu universo semântico do lexema estupro, à luz da semiótica discursiva francesa, considerando que um significado de um lexema implica um ato de fala que resulta não só de coerções, mas também da visada do sujeito em perceber o objeto, inscrito na história e na cultura. Ao enunciar, o enunciador projeta um controle relativo ao dictum, pois ele não tem a capacidade de prever todos os sentidos suscitados por um ato de fala. A referência ao inconsciente como um dos fenômenos que engendram o ato de fala remete à possibilidade de o enunciador ser afetado por memórias, esquecimentos, que são acionados no ato da enunciação, e essa instância confirma o controle relativo do ato de dizer. Para tanto, contextualizaremos as mudanças sociais e culturais que influenciaram a redação da Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, relacionar o discurso jurídico normativo com o contexto sócio-histórico amplo que motivou mudanças no sentido do lexema estupro, identificaremos os sentidos do lexema estupro no código penal de 1940 e na Lei 12.015 de 07 de agosto de 2009, que alterou o Código Penal Brasileiro;2.2.4 Identificar as figuras e os temas inscritos nos textos legais que remetem à construção do ator do ato libidinoso, bem como os efeitos de sentido que as figuras e os temas projetam no discurso e depreenderemos os objetos modais que estão circunscritos no discurso normativo jurídico. Destacamos que os sentidos atribuídos ao lexema estupro advêm de uma construção sociocultural que implica uma forma de ver, perceber e sentir os fatos do mundo. E o direito penal se insere na esfera das disciplinas que semiotizam as coisas do mundo, a vida em sociedade.
    • Nome do projeto: As representações sociais em discursos de professores do NEAD/UESPI sobre ensino e modalidade de Educação a Distâncioa (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. , ARAUJO, Marcos Paulo de Sousa .
      Descrição: O objetivo é analisar as representações sociais circulantes nos discursos dos professores formadores que ministram as disciplinas do NEAD/UESPI na plataforma Moodle, à luz da Análise do Discurso
    • Nome do projeto: SIMULACROS DISCURSIVOS SOBRE O IDOSO NO FACEBOOK: QUESTÕES SEMIÓTICAS (2019 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUSA, R. I. .
      Descrição: Objetiva pesquisar a construção da imagem sobre o idoso no Facebook, conforme a dinâmica da práxis enunciativa
    • ALENCAR, Rosilândia Melo de ; SOUSA, R. I. . Ô DE CASA. 2011 - Autoria de projeto de extensÃo
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Piauí
        Título: A heterogeneidade discursiva em editoriais de Jornais
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Piauí
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Lingüistica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Piauí
        Ano de conclusão: 2004
    • Universidade Estadual do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Fundação universitária de Desenvolvimento Científico e Tecnológia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Disciplina Análise de Discurso, ministrada no Curso de Especialização em Português, na cidade de Caxias-MA
        Outras informações: professor da disciplina Análise de Discurso
    • Faculdade de Ensino Superior do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Disciplina Análise de Discurso e Ensnio de Leitura, ministrada no Curso de Especialização em leitura e Produção de Textos
        Outras informações: professor da disciplina Análise de Discurso
    • Educandário Elefante Branco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1994 - 1995 ).
        Outras informações: Professor das disciplinas de gramática nas séries de 5ª a 8ª, em Teresina-PI
        Outras informações: professor de Porutuguês
    • Escola Educacional Cavalinho Azul:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1987 - 1998 ).
        Outras informações: Professor das disciplina de Gramática, Leitura e Produção de Textos e Literatura nas séries 3ª e 4ª, em Teresina-PI
        Outras informações: professor de português
    • Fundação Municipal de Saúde/Teresina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Tribunal de Justiça do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1988 - 1997 ).
        Outras informações: Escrevente cartorário, lotado na comarca de Batalha-PI
        Outras informações: Escrevente Cartorário
    • Universidade Federal do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Banco da Amazônia - Rio Branco:
      • Tipo de vínculo: Livre (1985 - 1986 ).
        Outras informações: Estágio curricular do curso técnico em contabilidade da Escola Técnica Federal do Piauí
        Outras informações: estagiário
    • DARMA CONSULTORIA/UESPI:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro de Ensino Superior Piauinese Ltda/Faculdade Piauiense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professor das disciplinas Português Instrumental, no curso de Bachelado em Ciências Contábeis, e Pesquisa em Educação III: elementos do projeto de pesquisa, no curso de Licenciatura em Pedagogia
        Outras informações: Professor Efetivo
    • CENTRO DE ENSINO SUPERIOR PIAUIENSE LTDA:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • NEAD/UESPI/UAB:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Atuo como revisor dos livros produzidos pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Piauí, que é vinculada à Universidade Aberta do Brasil.
    • Sapiência (FAPEPI. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: O SAPIÊNCIA é um informativo científico produzido, trimestralmente, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI). O ISSN é 1809-0915
    • Sapiência (FAPEPI. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Participei como avaliador de trabalhos científicos no I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e I ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (GEPEaD-UFSCar)
        Outras informações: colaborador
    • Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Trabalhei como consultor pedagógico na área de Língua Portuguesa na avaliação das redações do Exame Nacional do ensino Médio - ENEM
        Outras informações: Consultor Pedagógico na ára de Língua Portugu