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Marcus Vinicius da Silva Lunguinho

    • Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura - pela Universidade de Brasília (1998-2002) com Mestrado em Lingüística também pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é aluno do curso de Doutorado em Linguística na Universidade de São Paulo. Com apoio da CAPES (Programa PDEE), foi Visiting Student no Department of Linguistics and Philosophy do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Sua pesquisa se insere no quadro teórico da Teoria Gerativa em sua versão Minimalista e seu objeto de estudo são os verbos auxiliares e a sintaxe-semântica dos domínios não-finitos selecionados por esses verbos. Sua pesquisa de Doutorado tem por objetivo desenvolver uma teoria geral dos sistemas de auxiliares das línguas humanas (que se baseia unicamente nas noções de Fase e na extensão do movimento do verbo) bem como uma abordagem sintático-semântica dos auxiliares do Português. Ainda nesse tópico dos auxiliares do Português, tem desenvolvido pesquisa referente tanto à aquisição desses verbos quanto ao desenvolvimento diacrônico de certos membros dessa classe (como "ter de" e "ter que"). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente na área de Sintaxe Gerativa. Entre os temas de interesse de pesquisa estão, além dos já apresentados: 1) alternâncias sintáticas, 2) representação sintática das categorias de Tempo / Modo / Aspecto / Voz, 3) dependências morfossintáticas, 4) descrição dos traços formais e sociolinguísticos do Imperativo em Português Brasileiro e 5) partição de constituintes e organização informacional da sentença.

       

      Links:    

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    • LUNGUINHO, M.V. . Sobre a Seleção do Auxiliar no Português Arcaico. 2011 (Comunicacao)
    • BERTUCCI, R. A. ; LUNGUINHO, M.V. . A Compositional Account for the Progressive Sentences in Brazilian Portuguese. 2011 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M.V. ; RESENES, M. S. . O que o Casamento 'Pseudoclivadas e Verbos Modais' pode revelar sobre Ambos?. 2011 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M.V. . Sobre a Seleção do Auxiliar no Português Arcaico. 2011 (Comunicacao)
    • MUNHOZ, A.T.M ; LUNGUINHO, M.V. . Aspectos Sintáticos e Semânticos das Construções de "Tópico Sujeito" em Português Brasileiro. 2011 (Congresso)
    • LUNGUINHO, M.V. . Passivas Adversativas em Português. 2011 (Comunicacao)
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    • RESENES, M. S. ; LUNGUINHO, M.V. . A Contribuição das Pseudo-clivadas para a Distinção Controle x Alçamento: o caso dos verbos modais. 2011 (Comunicacao)
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    • LUNGUINHO, M.V. ; RESENES, M. S. . Pseudo-clivadas e Agree: a relação cópula - foco. 2010 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M.V. . Articulando Núcleos Sintáticos e o Futuro: a hipótese wollP. 2010 (Comunicacao)
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    • LUNGUINHO, M. V. S. ; SILVA, D. E. G. ; NEVES, L. H. S. . Mídia, Identidade e Ideologia no Letramento da Terceira Idade. 2002 (Outra)
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    • LUNGUINHO, M. V. S. . Partição de Constituintes no Português do Brasil. 2003 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Os Verbos Auxiliares Formadores de Tempos Compostos. 2005 (Comunicacao)
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    • LUNGUINHO, M.V. . Articulando Núcleos Sintáticos e o Futuro: a hipótese wollP. 2010 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Dependências Morfossintáticas: o caso dos verbos auxiliares e das formas nominais. 2005 (Comunicacao)
    • SCHERRE, M. M. P. ; CARDOSO, D. B. B. ; LUNGUINHO, M. V. S. . O Imperativo Gramatical no Português Brasileiro: uma discussão translinguística. 2005 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M.V. . A Ordem entre os Verbos Aspectuais do Português. 2005 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Reflexões sobre o Ensino de Gramática Gerativa nos cursos de Letras. 2006 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M.V. . Percurso da Linguística no Brasil. 2007 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. ; CARDOSO, C. R. . Sintaxe, Variação e Ensino de Língua Portuguesa. 2006 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M.V. . Gramática, Teorias Sintáticas e Variação. 2007 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M.V. . Syntactic Aspects of the Brazilian Portuguese Auxiliary System: the future auxiliary ir. 2010 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . A Complementação dos Verbos Auxiliares no Português Brasiliero. 2007 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Domínios não-Finitos, Auxiliares Modais e Modalidade Epistêmica: um Estudo da Composição phi dos Gerúndios. 2009 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Um Exercício de Sintaxe Diacrônica: Contando a História de "ter de"/ "ter que". 2009 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Gerúndios e Traços-phi em Português Brasileiro: evidências dos verbos auxiliares. 2009 (Comunicacao)
    • BERTUCCI, R. A. ; LUNGUINHO, M. V. S. ; PARAGUASSU, N. R. S. . Bare Plurals and Achievements: a case study of aspectual verbs. 2009 (Comunicacao)
    • BERTUCCI, R. A. ; PARAGUASSU, N. R. S. ; LUNGUINHO, M. V. S. . Denotações Nominais e Interações com o Verbo "acabar". 2009 (Comunicacao)
    • BERTUCCI, R. A. ; PARAGUASSU, N. R. S. ; LUNGUINHO, M. V. S. . Verbos Aspectuais e Eventualidades: Interações entre Propriedades Semânticas. 2009 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . O Núcleo Funcional Tempo e a Aquisição dos Verbos Modais. 2009 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . A Sintaxe Diacrônica de Ter de/Ter que. 2008 (Comunicacao)
    • NAVES, R. R. ; LUNGUINHO, M. V. S. . Aspecto e Alternância Causativa. 2008 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . A Sintaxe dos Verbos Auxiliares de Complementação não-Imediata. 2008 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Verbos Aspectuais e o Debate Controle-Alçamento. 2008 (Outra)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Verbos Aspectuais: Alternâncias sintáticas e Restrições. 2008 (Outra)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . O Nascimento de um Verbo Modal: o caso de ter de/ter que. 2008 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Alternâncias Sintáticas e Assimetria Argumental. 2008 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . On the Acquisition of Modal Verbs In Brazilian Portuguese. 2008 (Comunicacao)
    • LUNGUINHO, M. V. S. ; BASSANI, I. ; ARAÚJO, R. ; SIMIONI, L. ; RODERO, A. ; SILVA, L. H. R. ; RIBEIRO, R. R. . XI Encontro dos Alunos da Pós-Graduação em Lingüística da USP (ENAPOL). 2008 (Universidade de São Paulo)
    • LUNGUINHO, M. V. S. . A Gramática Gerativa: Origens, Fundamentos Teóricos, Desenvolvimentos Recentes e Contribuições. 2003 (Faculdade Jesus Maria José (FAJESU))
    • LUNGUINHO, M. V. S. ; OLIVEIRA, D. C. M. . Sintaxe. 2004 (Centro Universitário Luterano de Palmas)
    • LUNGUINHO, M. V. S. ; OLIVEIRA, D. C. M. . Introdução à Sintaxe Gerativa. 2005 (Centro de Ensino Superior do Brasil (CESB))
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Introdução ao Estudo do Aspecto: do verbos à Estrutura Sentencial. 2008 (Grupo de Estudos da Linguagem do Centro Oeste (GELCO))
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Verbos Auxiliares e a Teoria da Gramática. 2009
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Articulação de Núcleos Sintáticos: a derivação das perífrases de futuro do Português. 2010
    • LUNGUINHO, M. V. S. . Verbos Auxiliares e a Sintaxe dos Domínios não-Finitos. 2011
    • Nome do projeto: Letramento, Identidade e Cidadania na Terceira Idade (2000 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, D. E. G. , LEITE, R. O. , NEVES, L. H. S. , LUNGUINHO, M. V. S. .
      Descrição: A pesquisa desenvolvida pôde associar teoria e prática de letramento no seio da comunidade, envolvendo estudantes do Curso de Letras, bolsistas do PIBIC, no papel de pesquisadores/docentes. O trabalho realizado constituiu parte do projeto integrado Discurso e Interação nos contextos de sala de aula, do trabalho e da comunidade. Significou, sobretudo, uma contribuição, no sentido de atenderà demanda de uma comunidade específica, além de corresponder a uma exigência do MEC, cuja meta teve o ano de 2002 como prazo para terminar com o analfabetismo entre funcionários pertencentes ao quadro interno de universidades brasileiras..
    • Nome do projeto: A Ordem dos Verbos Auxiliares (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LUNGUINHO, M. V. S. .
      Descrição: O objetivo do projeto foi analisar a sintaxe da ordem dos verbos auxiliares do português. Partindo da hipótese segundo a qual os verbos auxiliares, as formas nominais e o constituinte cujo núcleo é um auxiliar são compostos por certos traços que são levados em consideração quando da derivação de uma expressão lingüística, foram propostas análises para explicar a ordem dos auxiliares formadores de tempos compostos, dos auxiliares aspectuais, dos auxiliares modais e do auxiliar da voz passiva. Na análise dos verbos auxiliares formadores de tempos compostos, evidenciamos que grande parte das restrições observadas com relação ao auxiliar "estar" eram derivadas de sua característica de selecionar complementos portadores de um traço [+dinâmico]. O auxiliar "ir" foi tratado como um item funcional portador de um paradigma morfológico defectivo e que é inserido diretamente sobre um núcleo Tº [+finito]. O auxiliar "ter" foi analisado como um verbo que não impõe restrições de seleção ao seu complemento e que apresenta um paradigma morfológico em que falta a forma de particípio passado. Ao abordar os verbos auxiliares aspectuais, destacamos o papel do traço aspectual [+dinâmico] na explicação dos padrões de ordem desses verbos. No que se refere aos modais, esses foram tratados como verbos não ambíguos cujas diferentes leituras semânticas estão relacionadas a um traço [+finito]. A voz passiva foi caracterizada como uma construção dependente de informação léxico-estrutural, isto é, informação lexical e construtora de estrutura. O fato de os verbos auxiliares não apresentarem esse tipo de informação em sua estrutura de traços formais explica por que eles não podem ser apassivados. Sugerimos ainda uma explicação para o fenômeno da dependência morfossintática que se caracteriza pelo impacto que a presença de um determinado auxiliar tem na forma morfossintática do verbo que imediatamente o segue. Tratamos esse fenômeno como o reflexo da relação de compatibilidade/incompatibilidade en
    • Nome do projeto: Transitividade e Aspecto no Estudo das Alternâncias Sintáticas e da Auxiliaridade (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SALLES, H. M. M. L. , NAVES, R. R. , LUCAS, E. M , LUNGUINHO, M. V. S. .
      Descrição: O projeto tem como interesse principal articular os resultados da investigação do aspecto (manifestado, por um lado, como categoria léxico-semântica (Aktionsart) e, por outro, como categoria do sistema gramatical, em possível articulação com a codificação do tempo e do modo verbal (sistemas tempo-modo-aspecto sistemas TMA), entre outras categorias) com os resultados da investigação da transitividade e da auxiliaridade, a fim de reunir elementos para o entendimento das propriedades dessa categoria nos sistemas lingüísticos, tendo como pressuposto a hipótese da gramática universal, tal como formulada nos estudos gerativistas, e particularmente no âmbito do programa minimalista (cf. Chomsky (1995)). Para tanto, orienta-se a pesquisa primordialmente para o estudo translingüístico das alternâncias sintáticas, tomando-se por base a hipótese de que a sua manifestação é determinada por condições associadas à interpretação aspectual do predicado, considerando-se ainda a possibilidade de manifestação de outras propriedades gramaticais. A esse enfoque acrescenta-se a investigação sobre os sistemas de marcação aspectual (inventários de verbos auxiliares e/ou partículas marcadoras de tempo, modo e aspecto (TMA)), o que permite avaliar como as línguas variam em sua seleção de recursos lexicais e gramaticais para a indicação da categoria do aspecto, seja ele lexical ou gramatical. Com essa abordagem translingüística, e com a conjugação das diferentes perspectivas de investigação da categoria aspecto, contamos ainda examinar propriedades particulares das línguas em estudo, considerando a relevância do conhecimento das gramáticas particulares para a investigação da hipótese da gramática universal.
    • Nome do projeto: Verbos Auxiliares e a Teoria da Gramática (2007 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LUNGUINHO, M. V. S. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é desenvolver, no âmbito da versão Minimalista da Gramática Gerativa, uma análise morfossintática dos verbos auxiliares do Português Brasileiro. A análise a que se propõe essa pesquisa abordará esses verbos do ponto de vista de sua constituição morfológica e do ponto de vista da estrutura sintática projetada por eles. No tocante à constituição morfológica dos auxiliares, analisarei como se organizam esses verbos em termos de traços e de como esses traços interagem para a formação de paradigmas morfológicos. Já quanto à estrutura sintática projetada pelos verbos auxiliares, será analisado como os traços desses verbos entram na constituição da oração. Ainda concernente a esse aspecto, tratarei de descrever as características morfossintáticas e semânticas dos domínios não-finitos selecionados pelos verbos auxiliares. Inicialmente partirei de propostas constantes da literatura sobre os verbos auxiliares de outras línguas e, em seguida, tentarei avaliar se tais propostas são compatíveis ou não com os dados do Português Brasileiro. Caso não haja propostas compatíveis com os dados analisados, faremos uma proposta alternativa capaz de captar os fatos apresentados. Esta pesquisa se justifica pelo fato de que os vrbos auxiliares do Português Brasileiro apresentarem características particulares que devem ser apresentadas nas discussões sobre essa classe de verbos. Outro fato a ressaltar é que a Teoria da Gramática tal qual se apresenta atualmente, dada a sua proposta de que os seres humanos são dotados de uma Faculdade da Linguagem que é inata e cujos reflexos se vêem materializados nas línguas, tender a enfatizar tal estudo: quanto mais línguas forem estudadas, mais chance teremos de comprovar hipóteses, refutá-las e até mesmo redefinir alguns aspectos da Teoria Gramatical tal como proposta.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de Brasília
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de Brasília
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Faculdade Michelangelo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Centro de Estudos em Educação, Linguagem e Literatura:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Doutorado