Não autenticado |

Aline Gonçalves Nascimento

    • Formação em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (EACH/USP), atualmente mestranda em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (FFLCH/ USP). Título da Dissertação : Análise das exportações de produtos de alta tecnologia no Japão (2008-2018). O presente trabalho é realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

       

      Links:    

    • Culturas em Contato: Inserção e Decodificação
  • Apresentações de Trabalho: 2
    • NASCIMENTO, A. G. ; NISHIJIMA, M. . Análise comparativa das políticas de tecnologia da informação do Brasil e da China: um estudo empírico a partir das séries de exportações. 2014 (Simposio)
    • NASCIMENTO, A. G. . ANÁLISE DAS SÉRIES DE EXPORTAÇÕES DE PRODUTOS DE ALTA TECNOLOGIA NO JAPÃO (2010 -2015). 2018 (Congresso)
    • MORALES, L. M. ; NASCIMENTO, A. G. . Simpósio Internacional sobre Ensino-aprendizagem de Língua Japonesa como Língua de Herança, Identidade e Bilinguismo (EJHIB 2019). 2019 (Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo)
    • MORALES, L. M. ; NASCIMENTO, A. G. . V Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses. 2019 (Programa de Pós- graduação em Língua, literatura e cultura Japonesa (Universidade de São Paulo))
    • Nome do projeto: Análise comparativa das políticas de tecnologia da informação do Brasil e da China: um estudo empírico a partir das séries de exportações (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, A. G. , NISHIJIMA, M. .
      Descrição: Este artigo tem como objetivo analisar empiricamente os resultados de longo prazo das políticas de tecnologia da informação dos países Brasil e China a partir dos fluxos de comércio do setor na série de tempo de 1970 a 2010. Para o caso da China, foram avaliadas as Zonas Especiais de Desenvolvimento, as Zonas Especiais Econômicas (ZEE) e as Zonas de Desenvolvimento de Indústrias de Alta Tecnologia (ZDIAT), pela sua importância e influência para o desenvolvimento e geração de novas tecnologias e de bens de informação nesta economia. Assim como foi avaliadas as políticas de ambos os países referentes ao desenvolvimento de bens de alta tecnologia e bens de informação. Foi analisado também seu incentivo a Pesquisa e Desenvolvimento e como isso influência o quadro econômico destes países. Foram utilizados índices de desenvolvimento, de exportação e importação, e a relação deles em ambos os países. Ao decorrer do trabalho fica clara a superioridade chinesa na produção e comércio destes bens em comparação ao Brasil. Desta forma, tenta-se buscar um aprendizado com o país asiático a partir de suas políticas econômicas de desenvolvimento, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e seu histórico de mercado.
    • Nome do projeto: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: NASCIMENTO, A. G. , MIYAZAKI, S. Y. M. .
      Descrição: PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino é regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado. Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica; Estágio Supervisionado em Docência.
    • Nome do projeto: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: NASCIMENTO, A. G. , MIYAZAKI, S. Y. M. .
      Descrição: PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino é regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado. Seu principal objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e sua composição consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica; Estágio Supervisionado em Docência.
    • Nome do projeto: Políticas comerciais e industriais das economias do Leste Asiático (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NASCIMENTO, A. G. , MIYAZAKI, S. Y. M. .
      Descrição: Desde o final dos anos de 1990, as economias do Leste Asiático, especialmente a China, a Coreia do Sul e o Japão, têm firmado acordos preferenciais de comércio com parceiros comerciais de diversas regiões do mundo, o que tem sido denominado como novo regionalismo asiático. A partir da metade dos anos 2000, começam as negociações para o Trans Pacific Partnership (TPP) e no início dos anos de 2010 iniciam-se as negociações para o Regional Comprehensive Economic Partnership (RCEP), que tem sido chamados de mega acordos econômicos. Paralelamente, há as políticas industrial e estratégica de comércio que têm sido incentivadas pelos governos daqueles países. Quais são as implicações das políticas comerciais e de integração econômica? São diversos os estudos que podem ser realizados na pesquisa: 1. Implicações para a estrutura do comércio internacional dessas economias; 2. Implicações para a estrutura do comércio internacional de parceiros comerciais; 3. Analisar a economia política das políticas comerciais; 4. Analisar as políticas comerciais estratégicas, incluindo a política industrial.
    • Graduacao:
      • Curso: Gestão de Políticas Públicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Análise Comparativa das políticas de tecnologia da informação do Brasil e da China: Um estudo empírico a partir das séries de exportação
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Língua, Cultura e Literatura Japonesa
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, letras e ciências humanas (usp)
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Culturas em Contato: Inserção e Decodificação