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Priscilla Klinger Nogueira

    • É doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes, e pela Eberhard Karls Universität Tübingen, na Alemanha, sob orientação da Profa. Dra. Wiltrud Mihatsch. A partir da premissa de que construções linguísticas de imprecisão são um objeto gradual em termos de complexidade, especialmente no caso de indivíduos em contato limitado com a sociocultura da língua, a autora investigou as possíveis diferenças quanto à complexidade das estratégias de codificação sintática da imprecisão entre falantes do português brasileiro em três diferentes contextos: como língua inicial, como língua adicional e como língua de herança. O corpus para essa investigação foi constituído através de pesquisa de campo no Brasil, na Alemanha e na Suíça e contou com a participação de 32 crianças bilíngues português-alemão, além de profissionais da educação em escolas bilíngues e mães brasileiras imigrantes. Durante o doutorado, recebeu, em diferentes períodos, bolsa de pesquisa da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), nas modalidades "Doutorado no País" e "Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior", do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) e da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ao participar do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior. É mestra em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Concluiu, em 2014, a pesquisa de mestrado, financiada pela FAPESP e intitulada "Gramaticalização da construção 'quase que': motivações cognitivas para o uso da construção de incerteza", em que lidou com a incorporação de usos inovadores na escrita formal, a codificação linguística de intenções e a relação da cognição com a mudança linguística. Possui graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa e Língua e Literatura Alemã - pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e Licenciatura nas mesmas línguas, tendo concluído o curso em 2010. Desenvolveu, entre os anos de 2007 e 2009, as pesquisas de Iniciação Científica "Rotas de Gramaticalização no Português do Brasil: a estrutura 'meio que' ", auxiliada pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e "Correlação entre gramaticalização e movimentação social - estudo do item 'meio' ", auxiliada pela FAPESP. É membro do "Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição". Em 06 de agosto de 2020, a tese da autora foi indicada pela Comissão Coordenadora do Programa de Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo ao Prêmio Tese Destaque USP.

       

      Links:    

    • Cunha, Adan Phelipe ; Mano, Andréia Hiromi ; Oliveira, Anna Karolina Miranda ; Defendi, Cristina Lopomo ; Abraçado, Jussara ; Spaziani, Lídia ; Ribeiro, Marcello ; Lima¿Hernandes, Maria Célia ; Santos, Mônica Maria Soares ; Dias, Nilza Barrozo ; Nogueira, Priscilla de Almeida ; Vicente, Renata Barbosa ; Silva, Sérgio Duarte Julião da ; Gomes, Thamires Rodrigues ; Xiang, Zhang . Cognition, complexity and context as other minds: a tribute to T. Givón. São Paulo : FFLCH-USP, 2022 . 153p. ISBN: 9786587621845.
    • NOGUEIRA, P. A. ; HERNANDES, C. L. ; SOUZA, M. C. E. ; LIMA-HERNANDES, Maria Célia Pereira ; SEGUNDO, P. R. G. ; DIAS, Nilza Barozzo ; DEFENDI, C. L. . Anais do II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição: II Lincog. São Paulo : FFLCH-USP, 2017 . 367p. ISBN: 9788575062937.
    • CAETANO, S. ; Lima-Hernandes, Maria Célia ; PAULA, F. V. ; RESENDE, B. D. ; MODOLO, M. ; VICENTE, R. B. ; NOGUEIRA, P. A. . Autismo, linguagem e cognição. Jundiaí : Paco Editorial, 2015 . 124p. ISBN: 9788546200283.
    • JENNINGS-WINTERLE, FELICIA ; COIMBRA DE SÁ, NATALIA ; DE ALMEIDA NOGUEIRA, PRISCILLA . Initial findings of a socio-cultural-pedagogical investigative approach to PHL: the educators and the initiatives. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 12 , p. 1180 - 1209 , 2018. ISSN: 19805799.
    • NOGUEIRA, P. A. . Processos cognitivos complexos na codificação sintática da imprecisão: o emprego de "meio (que)" por falantes de PLH. Pesquisas em Andamento: Caminhos pela Gramática e pelo Léxico, v. 1, p. 49 - 69, 2020.
    • NOGUEIRA, P. A. . A aquisição de construções linguísticas complexas do português: estudo comparativo entre crianças brasileiras e teuto-brasileiras. Português como Língua de Herança: uma disciplina que se estabelece, v. 1, p. 231 - 260, 2020.
    • NOGUEIRA, P. A. . A questão da identidade cultural entre mães brasileiras na Alemanha. A casa, o sapo e o baú: português como língua de herança, v. 1, p. 77 - 90, 2019.
    • NOGUEIRA, P. A. ; PAIXAO, R. S. . Processos de Cognição e de Linguagem: diálogos interdisciplinares. Linguagem e Cognição: Um diálogo Interdisciplinar, v. 01, p. 141 - 162, 2015.
    • NOGUEIRA, P. A. . A construção 'quase (que)' e a codificação sintática de intenções. História do Português Paulista - Série Estudos, v. IV, p. 20 - 57, 2015.
    • NOGUEIRA, P. A. . Correlação entre gramaticalização e movimentação social - estudo do item meio na cidade de São Paulo. Gramaticalização em Perspectiva: cognição, textualidade e ensino, v. , p. 197 - 217, 2010.
    • NOGUEIRA, P. A. . Correlação entre gramaticalização e movimentação social - estudo do item meio na cidade de São Paulo. A Língua Portuguesa no Mundo, v. 01, p. - , 2008.
    • NOGUEIRA, P. A. . Didática do Português Língua de Herança . Revista Metalinguagens , , 31 mai. 2018.
  • Trabalhos em Anais: 6
    • NOGUEIRA, P. A. . O processo de gramaticalização das construções quase e quase que: corpus sincrônico e rastreamento histórico. In: Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática , 2013 , Natal. Anais do IV Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática e XVII Seminário Nacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática [recurso eletrônico]: Teoria da gramaticalização e gramática de construções. Natal : UFRN, 2012. p. 13 - 24.
    • NOGUEIRA, P. A. . Construções em processo de gramaticalização e sua presença no livro didático. In: II Congresso Internacional de Linguística Histórica , 2012 , São Paulo. II Congresso Internacional de Linguística Histórica. : , 2012.
    • NOGUEIRA, P. A. . Correlação entre gramaticalização e movimentação social - estudo do item "meio" na cidade de São Paulo. In: I SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa) , 2008 , São Paulo. I SIMELP. São Paulo : , 2008. p. 63 - 63.
    • NOGUEIRA, P. A. . Mudanças Gramaticais na Língua Portuguesa: um exemplo de processo de gramaticalização. In: 17º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP) , 2009 , São Paulo. 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. São Paulo : , 2009. p. 69 - 69.
    • NOGUEIRA, P. A. . Estudando a gramaticalização do item MEIO: a amostra de tipo tendência. In: 16º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP) , 2008 , São Paulo. 16º SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. São Paulo : , 2008. p. 75 - 75.
    • NOGUEIRA, P. A. . Rotas de Gramaticalização no Português do Brasil: a estrutura "meio que". In: 15º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP) , 2007 , São Paulo. 15º Simpósio Internacional de Iniciação Científica USP/CNPq. São Paulo : , 2007. p. 56 - 56.
    • NOGUEIRA, P. A. . Construções linguísticas de imprecisão gramaticalizadas no português brasileiro: a aquisição por crianças de origem teuto-brasileira. 2018 (Comunicacao)
    • NOGUEIRA, P. A. . Processos cognitivos complexos na codificação sintática da imprecisão: o emprego de meio (que) por falantes de PLH. 2018 (Comunicacao)
    • NOGUEIRA, P. A. . Construções de imprecisão gramaticalizadas no português: o emprego por crianças em contextos de bilinguismo. 2019 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. . Crianças falantes de PLH e o nível de complexidade de suas estratégias discursivo-pragmáticas. 2019 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. . O reconhecimento e a apreensão da imprecisão em contexto de PLH e de PSL. 2015 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. . Emprego de construções aproximativas em contextos adversos. 2015 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. ; CIOCCHI-SASSI, K. . Como as teorias de aquisição da linguagem podem auxiliar o professor de PLH. 2015 (Outra)
    • NOGUEIRA, P. A. . O aprendizado do PLH por crianças alemãs: obstáculos e vantagens do bilingualismo.. 2017 (Outra)
    • NOGUEIRA, P. A. . The learning and acquisition processes of German as second language and Portuguese as heritage and foreign language: the place of intersubjectivity. 2017 (Comunicacao)
    • NOGUEIRA, P. A. . The learning process of Portuguese from German children at home and at school. 2017 (Conferência)
    • NOGUEIRA, P. A. . O falante de PLH e a complexa codificação da imprecisão. 2017 (Outra)
    • NOGUEIRA, P. A. . O PLH na Alemanha: contextos de input, output e a apropriação de expressões de imprecisão. 2017 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. . A codificação sintática de construções complexas na aprendizagem de língua portuguesa como língua de herança e segunda língua por crianças teuto-brasileiras: um estudo comparativo. 2017 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. . Linguística e cognição: a gramaticalização e suas motivações cognitivas. 2013 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. . A questão da identidade no contexto de aprendizagem de LH, LE e L2. 2015 (Congresso)
    • NOGUEIRA, P. A. . A aprendizagem da escrita e os ganhos cognitivos. 2015 (Outra)
    • NOGUEIRA, P. A. . LINGUÍSTICA E COGNIÇÃO: A GRAMATICALIZAÇÃO E SUAS MOTIVAÇÕES COGNITIVAS. 2013 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. . Gramaticalização da construção 'quase que': motivações cognitivas para o uso da construção de incerteza.. 2013 (Outra)
    • NOGUEIRA, P. A. . O processo de gramaticalização das construções QUASE e QUASE QUE.. 2012 (Seminário)
    • NOGUEIRA, P. A. . Gramaticalização de construções de valor aproximativo.. 2011 (Seminário)
    • NOGUEIRA, P. A. . As construções codificadoras de intenções de possibilidade e descomprometimento em redações dissertativas.. 2011 (Outra)
    • NOGUEIRA, P. A. . Correlação entre gramaticalização e movimentação social - estudo do item 'meio'. 2010 (Outra)
    • NOGUEIRA, P. A. . Mudança Gramatical do Português na cidade de São Paulo: os estágios de gramaticalização do item 'meio'. 2009 (Outra)
    • NOGUEIRA, P. A. . Construções em processo de gramaticalização e sua presença no livro didático.. 2012 (Congresso)
    • NOGUEIRA, P. A. . Mudanças Gramaticais na Língua Portuguesa: um exemplo de processo de gramaticalização.. 2009 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. . Estudando a gramaticalização do item MEIO: a amostra de tipo tendência.. 2008 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. . Correlação entre gramaticalização e movimentação social - estudo do item 'meio' na cidade de São Paulo.. 2008 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. . Rotas de Gramaticalização no Português do Brasil: a estrutura 'meio que'. 2007 (Simposio)
    • NOGUEIRA, P. A. . O princípio de iconicidade: as construções 'quase' e 'quase que'.. 2012 (Outra)
    • NOGUEIRA, P. A. . SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. 2008 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP))
    • NOGUEIRA, P. A. . IV Encontro Anual do Grupo de Pesquisa "Mudança Gramatical no Português - Gramaticalização". 2009 (Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • NOGUEIRA, P. A. . VI Encontro Anual do Grupo de Pesquisa "Mudança Gramatical no Português - Gramaticalização". 2011 (Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • NOGUEIRA, P. A. . II Congresso Internacional de Linguística Histórica. 2012 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • NOGUEIRA, P. A. . VII Encontro Anual do Grupo de Pesquisa "Mudança Gramatical do Português - Gramaticalização". 2012 (FFLCH - USP)
    • NOGUEIRA, P. A. . VII SIMELP (Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa). 2019 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • OLIVEIRA, A.K.M. ; Lima-Hernandes, Maria Célia ; CASSEB-GALVÃO, V.C. ; OLIVEIRA, Mariangela Rios de ; BRAGA, M. L. ; RESENDE, B. D. ; PAULA, F. V. ; CAETANO, S. ; NOGUEIRA, P. A. . VIII Encontro Anual do Grupo de Pesquisa "Mudança Gramatical do Português - Gramaticalização". 2013 (Universidade de São Paulo)
    • NOGUEIRA, P. A. . Português como língua de herança: principais conceitos, implicações e desafios. 2019 (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
    • Nome do projeto: Correlação entre gramaticalização e movimentação social - estudo do item "meio" (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, P. A. .
      Descrição: Este projeto de iniciação científica trata do processo de gramaticalização do item "meio", ou seja, do deslizamento funcional operado por tal termo, tornando-o cada vez mais abstrato e, também, mais gramatical. Ainda com referência a esse item, o presente trabalho visa à investigação das propriedades que ele detém na expressão "meio que", os contextos motivadores da sua união ao "que", como também as propriedades do elemento "que" na expressão. Importante é, portanto, para esta pesquisa, a investigação dos padrões funcionais desempenhados pelo item-fonte "meio", empreendida em um estudo-piloto, que teve como corpus a língua falada culta na cidade de São Paulo (Corpus PHPP, INFORME, 2004). Foram identificados onze padrões funcionais, que foram analisados a partir da seqüência de categorias cognitivas proposta por Heine, Claudi e Hünnemeyer (1991 b) (pessoa > objeto > processo > espaço > tempo > qualidade), procedendo à quantificação de ocorrências pertencentes a cada uma dessas categorias. A constituição da amostra tendência, que irá substituir o corpus de recontato, permitirá a verificação ou não de mudanças que possam ter ocorrido em relação aos dados que foram identificados, descritos e analisados a partir do corpus de contato, bem como a aplicação dos estágios propostos por Hopper (1991) a fim de identificar a que pressões são submetidos os itens para que deslizem funcionalmente. É, ainda, foco central desta pesquisa, a identificação de perdas e ganhos cognitivo-pragmáticos, que tenham ocorrido durante tal processo de deslizamento funcional. A amostra tipo tendência permitirá, ainda, a identificação de mais casos não descritos pelos dicionários Houaiss & Villar (2001) e Novo Aurélio (1999), que tenham o item "meio" em sua base. Este projeto tem como hipótese a identificação de mudanças na análise da amostra tendência. As freqüências de cada categoria cognitiva provavelmente se alterarão.
    • Nome do projeto: Rotas de Gramaticalização no Português do Brasil: a estrutura "meio que" (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, P. A. .
    • Nome do projeto: O lugar da intersubjetividade na aprendizagem de língua portuguesa como língua de herança, segunda língua e língua estrangeira: estudo comparativo. (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, P. A. , Lima-Hernandes, Maria Célia .
    • Nome do projeto: Gramaticalização da construção (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NOGUEIRA, P. A. , LIMA-HERNANDES, Maria Célia Pereira .
      Descrição: Tomando como ponto de partida a ideia de que toda mudança operada diacronicamente deixa pistas de seu percurso na língua sincrônica, este projeto de mestrado toma como objetivo a investigação da construção de base aproximativa "quase que" no português do Brasil. Esse propósito envolve as tarefas de (i) análise de estruturas com grau de polaridade negativa em termos de certeza e de convicção do falante e (ii) rastreamento de dados que possam trazer esse uso para, então, (iii) descrevê-los com base em princípios funcionalistas, dentre os quais se inclui o princípio de iconicidade, especialmente em sua subcategoria de quantidade (Cunha, Costa e Cezário, 2003). Como resultado dessa análise, espera-se (iv) identificar o processo de gramaticalização da construção "quase que", aparentemente uma forma concorrente de quase, porém, intuitivamente, uma expressão de função inovadora. Dado o interesse pelo ensino de gramática e pela incorporação de usos inovadores na escrita formal, selecionamos como corpus redações dissertativas de candidatos aos vestibulares da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) e da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp). A situação de produção desses textos (concursos vestibulares) somada aos objetivos do escrevente (adesão ao padrão culto e aprovação no vestibular) seriam suficientes para que usos inovadores ou vinculados à escrita informal fossem elididos dos textos. Contudo, se considerarmos que, quanto maior a complexidade do pensamento, maior a complexidade da codificação linguística, ou, de outro modo, quanto maior a quantidade de informações, maior a quantidade de forma linguística, então a diferença entre o item aproximativo "quase" e a construção "quase que" poderá advir justamente de uma informação mais complexa e mais abstrata que o escrevente pretende codificar. Esta é nossa hipótese: uma nova função orientada pelo princípio de iconicidade deve ter guiado a mudança gramatical do item "quase" em sua nova con
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Título: Tópicos de Aquisição da linguagem. Objetivo: O desenvolvimento da criança no mundo da linguagem sob perspectivas diversas. Modelos e concepções de aquisição de linguagem.
        Outras informações: Professora de disciplina na pós-graduação