Não autenticado |

Marcelo Furlin

    • Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em várias áreas. Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) desde 2002. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e docente dos cursos de Letras presencial e à distância, Tradutor e Intérprete, Teologia e Pedagogia e dos cursos de Especialização Lato Sensu em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. Docente no Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR). Coordenador da Especialização Lato Sensu em Língua Inglesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua inglesa, estudos de linguagem e complexidade e estudos de literatura e religião. Participa do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC) - PUC-SP e do Grupo de Pesquisa Teologia Litúrgica - PUC-SP. Coordena o Grupo de Estudos RELEGERE (Literatura e Religião) - UMESP e o Projeto de Pesquisa As crianças e as infâncias nas obras de Paulo Freire - UMESP. Ministra palestras na área de formação de educadores. Atua como tutor de profissionais de língua inglesa, especialmente na preparação para exames de proficiência oferecidos por universidades americanas e inglesas. Colabora na produção de material didático de língua inglesa para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Também atua como consultor acadêmico em editoras, institutos de idiomas e em demais instituições de ensino. Possui vários certificados de proficiência em língua inglesa. É tutor e examinador oficial da Universidade de Cambridge e examinador oficial da Universidade de Michigan.

       

      Links:    

    • Literatura e Religião (2011 - Arual)
    • Aprendizagem Reflexiva (1996-2000)
    • Educação e Complexidade (2009 - Atual)
    • Liturgia e Complexidade (2015 - Atual)
    • FURLIN, M. ; FISCHMANN, R. . Educação e Linguagem - V.18, n. 2. : Portal Metodista de Periódicos Científicos e Acadêmicos, 2015 . 184p. ISBN: 21761043.
    • FURLIN, M. ; et al . Choice for Teens. São Paulo : Editora Moderna / Richmond, 2011 . 170p. ISBN: 9788516070816.
    • FURLIN, M. ; et al . Upgrade your English. São Paulo : Editora Moderna / Richmond, 2010 . 416p. ISBN: 9788516067281.
    • FURLIN, M. . Educação e linguagem: sete vias para os saberes de todos os tempos Convenit Internacional (USP) , v. 1 , p. 1 - , 2017. ISSN: 15176975.
    • FURLIN, M. . Educação com fronteiras: entre o pensamento linear e o pensamento complexo Revista Internacional d'Humanitats , v. 37 , p. 1 - 126 , 2016. ISSN: 15165485.
    • FURLIN, M. . Cânticos e cantigas: vias de sugestão poética Convenit Internacional (USP) , v. 22 , p. 1 - 100 , 2016. ISSN: 15176975.
    • FURLIN, M. . E o Verbo se faz tecido: Palavra e palavra nos os do Concílio Vaticano II Revista de Cultura Teológica , v. 0 , p. 107 - 126 , 2015. ISSN: 23174307.
    • FURLIN, M. . O verbo além da âncora: reflexões sobre o textum em construção de José Cardoso Pires Revista Internacional d'Humanitats , v. 1 , p. 1 - 127 , 2012. ISSN: 15165485.
    • FURLIN, M. ; et al . Inglês- Anos finais do Ensino Fundamental. EJA Moderna - Língua Estrangeira Moderna - Inglês e Espanhol, v. , p. 01 - 297, 2014.
    • FURLIN, M. . Do tecido ao texto: o movimento da palavra (2). Conhecimento: pesquisa, fundamentos e prática, v. , p. 2 - 82, 2014.
    • FURLIN, M. . Do tecido ao texto: o movimento da palavra (1). Conhecimento: pesquisa, fundamentos e prática, v. , p. 1 - 82, 2014.
    • FURLIN, M. . Língua e discurso: perspectivas para a prática de leitura em sala de aula. Inglês na sala de aula: ação e reflexão - Richmond Reflections, v. 1, p. 5 - 87, 2010.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . A produção literária de Júlio Dinis e a prosa romântica no Brasil. Linguagem: interlocução e interação, v. 1, p. 113 - 120, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . A produção literária de Alexandre Herculano e a terceira geração romãntica no Brasil. Linguagem: interlocução e interação, v. 1, p. 105 - 111, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . O Ultra-Romantismo em Portugal e a segunda geração romântica no Brasil. Linguagem: interlocução e interação, v. 1, p. 99 - 104, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . A prosa e a poesia de Almeida Garrett e a primeira geração romântica no Brasil. Linguagem: interlocução e interação, v. 1, p. 91 - 98, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . O movimento romântico em Portugal e no Brasil. Linguagem: interlocução e interação, v. 1, p. 83 - 90, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . Eça e Machado: maiores representantes do Realismo. Linguagem: manifestação cultural, v. 1, p. 109 - 112, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . Realismo em poesia e prosa: Antero de Quental e Aluísio Azevedo. Linguagem: manifestação cultural, v. 1, p. 103 - 107, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . Manifestações do Realismo em Portugal e no Brasil. Linguagem: manifestação cultural, v. 1, p. 99 - 102, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . O Realismo em Portugal e Machado de Assis no Brasil. Linguagem: manifestação cultural, v. 1, p. 93 - 97, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . Acerca da análise literária. Linguagem: comunicação e sociedade, v. 1, p. 111 - 114, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . O Arcadismo no Brasil e em Portugal. Linguagem: comunicação e sociedade, v. 1, p. 105 - 109, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . A literatura portuguesa no Renascimento e o Barroco brasileiro. Linguagem: comunicação e sociedade, v. 1, p. 101 - 104, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . Os gêneros literários e as principais características do Barroco no Brasil. Linguagem: comunicação e sociedade, v. 1, p. 97 - 100, 2008.
    • FURLIN, M. ; CRUZES, K. A. . Introdução aos estudos literários no Brasil e em Portugal. Linguagem: comunicação e sociedade, v. 1, p. 91 - 95, 2008.
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti . Poesia e música: o movimento da palavra e da arte na sala de aula . Páginas Abertas , São Paulo , 01 ago. 2013.
    • FURLIN, M. . Formação de educadores e linguagem: vias para a complexidade na EAD. In: VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas , 2016 , Londrina. Caderno de Resumos. : , 2016.
    • FURLIN, M. . Verbum complexus: celebração, sistema e linguagem. In: IV Jornada de Estudos do Grupo Lerte e Dia de Estudo do Grupo Questões de Deus , 2015 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2015.
    • FURLIN, M. . A metáfora das semânticas. In: VII Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade , 2015 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2015. p. 1 - 30.
    • FURLIN, M. . Uma via para o texto literário: entre o sentido e a presença da palavra. In: XI Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2015 , Campo Grande. Caderno de Resumos. : , 2015.
    • FURLIN, M. . Uma via para fins específicos: entre o sentido e a presença da palavra. In: III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos , 2015 , Rio de Janeiro. Caderno de Programação e Resumos. : , 2015.
    • FURLIN, M. . Identidade, sentido e presença: um paradigma de tensão. In: V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2014 , Goiânia. Caderno Virtual. : , 2014.
    • FURLIN, M. . Sentido e presença: um paradigma de tensão nas linguagens digitais. In: VI Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica , 2014 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2014.
    • FURLIN, M. . Mídia e discurso no tecido da complexidade. In: IV Jornada do Grupo de Pesquisa Discursos na Mídia escrita (DiME) , 2013 , São Paulo. Resumos de trabalhos. : , 2013.
    • FURLIN, M. . O tecido teoliterário: complexidade e sentido. In: II Jornada de Estudos sobre Teologias e Literaturas , 2013 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2013.
    • FURLIN, M. . Sistemas complexos e virtuais: uma abordagem comunicativa. In: IV Jornada de Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais , 2013 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2013.
    • FURLIN, M. . Rito da Palavra e da palavra: os fios do Concílio Vaticano II no tecido da liturgia. In: VIII Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (ECLESIOCOM) , 2013 , São Bernardo do Campo. Anais da ECLESIOCOM. : , 2013.
    • FURLIN, M. . Cânticos e cantigas: o verbo poético in transitu. In: IV Colóquio Latino Americano de Literatura e Teologia , 2012 , São Paulo. Anais. : , 2012.
    • FURLIN, M. . Cântigos e cantigas: o verbo poético in transitu. In: IV Colóquio Latino Americano de Literatura e Teologia , 2012 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2012. p. 1 - 73.
    • FURLIN, M. . Palavras em movimento: a leitura para fins acadêmicos e a Abordagem Lexical. In: II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos , 2012 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2012. p. 1 - 195.
    • FURLIN, M. . A afirmação e a negação em trânsito: o(s) discurso(s) sobre ser professor na contemporaneidade. In: 6O Simpósio do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2012 , São Paulo. Resumos. : , 2012.
    • FURLIN, M. . A leitura do verbo apocalíptico em José Cardoso Pires. In: 2 CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - 5 CELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários , 2012 , Maringá. Simpósio - Resumos. : , 2012.
    • FURLIN, M. ; PALERMO, J.F. . Discurso in transitu: a afirmação e a negação de ser professor. In: IX CBLA (Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada) - Linguística Aplicada & Sociedade , 2011 , Rio de Janeiro. Caderno de resumos. : , 2011. p. 3 - 401.
    • FURLIN, M. . O texto desancorado: um olhar sobre a gênese da escritura em José Cardoso Pires à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica. In: 18o INPLA , 2011 , São Paulo. Caderno de resumos. : , . p. 1 - 166.
    • FURLIN, M. . Métodos, abordagens e complexidade(s): uma conversa sobre o ensino de língua estrangeira. In: XXVII JELI (Jornada de Ensino de Língua Inglesa) , 2011 , São Bernardo do Campo. Novos letramentos e avaliação: desafios contemporâneos no ensino e aprendizagem de inglês. : , 2011. p. 1 - 37.
    • FURLIN, M. . A transgressão místico-literária em José Cardoso Pires. In: 3 Congresso Nacional da ANPTECRE , 2011 , São Paulo. Teologia e Ciências da Religião: Interfaces - Caderno de Resumos. : Bigráfica, 2011. p. 4 - 186.
    • FURLIN, M. ; Pitombeira, C. V. . Modalidades em diálogo: ensino presencial e a distância à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica. In: III CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2010 , Taubaté. Livro de resumos. Taubaté : Editora Casa Cultura, 2010. p. 1 - 368.
    • FURLIN, M. . Entornos & Contornos: debatendo a sala de aula, a escola, a linguagem e a cultura. São Paulo : Editora CNA , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • FURLIN, M. . O rito da palavra, da arte e da vida - Teologias e literaturas 2: aproximações entre religião, teologia e literatura. São Paulo : Fonte Editorial , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • FURLIN, M. . Choice for teens - Livro didático para o ensino de língua inglesa (Ensino Fundamental). São Paulo : Editora Moderna / Richmond Publishing , 2011 (Manual do professor - Apresentação da obra)
    • FURLIN, M. . O ENEM 2010 está chegando...E NEM pensar em maus resultados !. São Paulo : Richmond Publishing , 2010 (Texto veiculado pela internet)
    • FURLIN, M. . Projeto Pedagógico Institucional 2013-2017 - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Assessoria)
    • FURLIN, M. ; Pereira, A. S. ; SILVA, S. P. ; Pitombeira, C. V. ; Daniel Cruz ; Stella, P. R. . Revisão do projeto pedagógico do curso de graduação em Letras: Tradutor e Intérprete em Inglês. 2010 (Elaboracao_de_projeto)
    • FURLIN, M. ; Pereira, A. S. ; Pitombeira, C. V. ; Stella, P. R. ; Szabo, L. . Revisão do projeto pedagógico do curso de graduação em Letras: Português / Inglês. 2010 (Elaboracao_de_projeto)
    • FURLIN, M. ; Pitombeira, C. V. ; Perrotti, E. M. B. ; Pereira, A. S. ; Stella, P. R. ; Brezolin. Adauri ; Ortiz, H. M. ; CRUZES, K. A. . Projeto pedagógico do curso de graduação em Letras: Tradutor e Intérprete em Inglês. 2008 (Elaboracao_de_projeto)
    • FURLIN, M. ; Pitombeira, C. V. ; Ortiz, H. M. ; Pelegrino, A.L.T ; Perrotti, E. M. B. ; Pereira, A. S. ; Szabo, L. ; Stella, P. R. ; CRUZES, K. A. . Projeto pedagógico do curso de graduação em Letras: Português / Inglês. 2008 (Elaboracao_de_projeto)
    • FURLIN, M. ; Pitombeira, C. V. ; Pelegrino, A.L.T ; Perrotti, E. M. B. ; CRUZES, K. A. ; Pereira, A. S. . Projeto pedagógico do curso de graduação à distância de Letras: Português / Espanhol. 2006 (Elaboracao_de_projeto)
    • FURLIN, M. ; PAULA, B. . A voz e a escuta, o eu e o(a) outro(a): som do genuíno - Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. 2017 (Outra)
    • FURLIN, M. . Towards a complex theory of language: sense, meaning and presence - 18th AILA World Congress of Applied Linguistics. 2017 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Formação de educadores: fronteiras, sistemas e linguagens - II Coloquiando - Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2017 (Outra)
    • FURLIN, M. ; AZEVEDO, A. B. . Sala de aula: invertida e complexa - Affonso e Castellano Livraria. 2017 (Outra)
    • FURLIN, M. . A natureza da liturgia - Aula no Curso de Extensão Cultural em Liturgia - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 2017 (Outra)
    • FURLIN, M. ; AZEVEDO, A. B. . Memorial formativo: pesquisa e educação em narrativas - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2017 (Outra)
    • FURLIN, M. . A gramática da língua inglesa sob o foco da Complexidade - VIII Encontro de Pesquisadores sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade - Programa de Estudos Pós-Graduados em´Línguística Aplicada e Estudos da Lnguagem - Pontifícia Universidade Catolica de São Paulo. 2016 (Outra)
    • FURLIN, M. . Religião e linguagem em (re)descobertas de complexidade - I Congresso Internacional de Ciências da Religião - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião do Centro de Educação, Filosofia e Teologia - Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2016 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . EAD e formação de educadores: fronteiras entre recursos didáticos e auto-heteroecoformação - Coordenador de Comunicação Coordenada - VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. 2016 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Formação de educadores e linguagem: vias para a complexidade na EAD - VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas (CLAFPL). 2016 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Tecendo em frente: fios de poesia e vida - Oficina no Programa Aquarela - 3a Idade - Universidade Metodista de São Paulo. 2016 (Outra)
    • FURLIN, M. . ~Religião, texto e complexidade: um sistema de reformas - XX Semana de Estudos da Religião - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo. 2016 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Formação de professores(as), mediações e tecnologias: uma parceria de possibilidades a partir da ferramenta Prezi - III Encontro Nacional do PARFOR. 2016 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Por um dialogismo de fronteiras: entre o sentido, o significado e a presença da palavra - Seminário de Pesquisa : Estudos Bakhtinianos, Religião e Linguagem: Mapeando focos e interesses - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo. 2016 (Seminário)
    • FURLIN, M. . Profissão e vida em narrativas (complicadas ou complexas?) - Formação para equipe editorial do departamento de línguas estrangeiras - Editora Moderna / Richmond. 2016 (Outra)
    • FURLIN, M. . Movimentos e fronteiras da Palavra (e da palavra) pentecostal - III Seminário Internacional Pentecostais, Teologia e Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo. 2016 (Seminário)
    • FURLIN, M. . Uma liturgia de fronteiras: Medellín e modernidade líquida - II Simpósio Internacional de Teologia do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2016 (Simposio)
    • FURLIN, M. ; AZEVEDO, A. B. . O registro de si e do outro: a educação como narrativa - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2016 (Outra)
    • FURLIN, M. . Café com educadores: sobre a obra Ensinar a viver, de Edgar Morin - Affonso & Castellano Livraria - Santo André. 2016 (Outra)
    • FURLIN, M. . Coordenador de sessão - XVIII Congresso de Produção e Iniciação Científica Metodista - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Congresso)
    • FURLIN, M. ; et al . Culturas infantis e educação da pequena infância: diálogos a partir de Paulo Freire - XVIII Congresso de Produção e Iniciação Científica Metodista - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Congresso)
    • FURLIN, M. ; VILLAS BOAS, L. P. S. ; FERREIRA, S. L. . Experiência, participação qualificada e linguagem: os desafios para a formação e profissionalização docentes - XVIII Congresso de Produção e Iniciação Científica Metodista - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Congresso)
    • FURLIN, M. ; PAULA, B. . Sofrimento e complexidade: vias e diálogos de esperança - Projeto Cultural Café e Debate - Livraria Paulus Santo Anfré. 2016 (Outra)
    • FURLIN, M. . Linguagens, sistemas e fronteiras - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). 2016 (Conferência)
    • FURLIN, M. . Verbum complexus: celebração, sistema e linguagem - IV Jornada de Estudos sobre Literatura e Teologia - Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 2015 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Coordenação do Fórum Temático 'Religião e Literatura' - I ´Seminário Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo - Universidade Metodista de São Paulo. 2016 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . Biblioteca líquida - Programa Metosista de Educação e Desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2016 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . The web of life - 8th Annual High School Training - High School Serviços Educacionais (HSE) - São Paulo Open Centre. 2015 (Conferência)
    • FURLIN, M. . A palavra viva: por uma semântica hermenêutico-fenomenológica - 20o Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada (InPLA) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2015 (Simposio)
    • FURLIN, M. . O professor de língua inglesa - Semana de Letras - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). 2015 (Conferência)
    • FURLIN, M. . Psicologia e linguagem: a narrativa como expressão de subjetividade - 38a Semana da Psicologia - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . A metáfora das semânticas - VII Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2015 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . As (novas) possibilidades do ambiente multilevel - Livraria Affonso & Castellano. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. . Mysterium Paschale: a celebração sólida em tempos líquidos - XIX Semana de Estudos da Religião - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. . Coordenação do Simpósio Literatura, cultura e identidade: a tensão de conceitos - II Congresso Nacional Mackenzie Letras em Rede: Tradição e Inovação - Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2015 (Congresso)
    • FURLIN, M. . Por uma narrativa de sentidos e significados - II Seminário de Formação de Educadores de Línguas Estrangeiras - Diretoria de Ensino - Região Norte 2 - São Paulo. 2015 (Conferência)
    • FURLIN, M. . TKT Módulo 1: um sistema de conceitos e estratégias em inter-ação - São Paulo Open Centre Academy. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. . Teaching Knowledge Test - Centro Paula Souza. 2015 (Conferência)
    • FURLIN, M. . A palavra viva: um passeio pelas vias da metáfora - Letras em Rede - 2o Congresso Nacional Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2015 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Café com educadores - O livro didático-complexo - Livraria Affonso & Castellano Disal - Santo André. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. . E o Verbo se faz Teologia: entre o sentido e a presença da palavra - III Congresso Nacional de Educação Católica - Desafios e oportunidades para a educação católica nas culturas contemporâneas. 2015 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . O idioma e os fundamentos do aprendizado e dp ensino (Teaching Knowledge Test) - Centro Paula Souza. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. ; PAULA, B. . Eu vim para servir: pastorais em palavras e ações - Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Paulinas Livrarias - São Paulo. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti ; CISOTTO, L. . Licenciaturas, pedagogias e linguagens - Mesa-redonda no Programa de Licenciaturas - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. . Pedagogia da presença: o movimento entre ensino e aprendizagem de línguas - Affonso & Castellano Livraria - Santo André. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. . Linguagem ou linguagens? Uma via para a diversidade - Palestra na graduação em Pedagogia - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Conferência)
    • FURLIN, M. . Literature and the meaning of presence - Palestra apresentada na Disciplina Eletiva 'Music and citizenship: a global approach' - Núcleo de Formação Cidadã - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti . Palavra e anúncio em tempo de modernidade líquida - Livraria Paulus Santo André. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. . Uma via para fins específicos: entre o sentido e a presença da palavra - III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. 2015 (Congresso)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . Leitura rarefeita - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. ; AZEVEDO, A. B. . Pedagogia da tensão: histórias, vias e mefiações - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Outra)
    • FURLIN, M. . Por uma via de inclusão: a presença e o sentido da educação confessional - I Seminário do Grupo de Pesquisa Religião e Educação - Programa de Pós-~Graduação em Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo. 2014 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. ; et al . Palavras, imagens e culturas infantis: diálogos de inspiração em Paulo Freire - IV Simpósio de Pesquisa do Grande ABC. 2014 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti ; CISOTTO, L. . Coloquiando sobre Filosofia, linguagem e educação - Mesa redonda promovida pelo Programa de pós-Graduação em Educação - Universidade Metodista de São Paulo. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. . Desafios (virtuais e presenciais) da docência: identidades em construção (Coordenador de comunicação) - V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - Universidade Federal de Goiás. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. . Identidade, sentido e presença: um paradigma de tensão - V Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - Universidade Federal de Goiás. 2014 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti . A Igreja em pastorais: a presença e o sentido do Evangelho - Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Paulinas Livraria. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. . A Oração Litúrgica (Eucologia) - Escola Diocesana de Liturgia - Diocese de Santo André. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. . Sentido e presença: um paradigma de tensão nas linguagens digitais - VI Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2014 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . O sentido e a presença do texto: uma conversa com educadores - I Seminário de Formação de Educadores de Língua Estrangeira - Diretoria de Ensino Região Norte 2 - São Paulo. 2014 (Conferência)
    • FURLIN, M. . Uma via para o mysterium: sentido e presença no texto literário - XVIII Semana de Estudos de Religião - Universidade Metodista de São Paulo. 2014 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti . Liturgia em palavras e ações: um diálogo entre sentido e presença - Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção/ Pntifícia Universidade Católica da São Paulo (PUC-SP) - Paulinas Livraria. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. . O sentido e a presença do texto: uma filosofia de tensão - VII Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica (ENCIC) - Centro Universitário Claretiano. 2014 (Conferência)
    • FURLIN, M. ; AZEVEDO, A. B. . Pedagogia da tensão: o movimento entre sentido e presença - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . Ambientes e leitura - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti . Livro didático e complexidade: um diálogo em construção - SBS Livraria Internacional - Brooklin (São Paulo). 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. . Linguagens na sala de aula: um sistema aberto - Congresso Nacional Skill - Excelência pedagógica em foco. 2014 (Congresso)
    • FURLIN, M. . Palavra, sentido e presença: uma conversa com educadores - Diretoria de Ensino - São Paulo, capital - Região Sul 2 / Editora Moderna. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. . A renovação litúrgica do Concílio Vaticano II - Escola Diocesana de Liturgia - Diocese de Santo André. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. . Sentido e presença: uma metáfora de tensão no texto literário - 15o Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2014 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . A tensão entre sentido e presença no cenário escolar- Palestra no Curso de Pedagogia - Universidade Metodista de São Paulo. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti . A dinâmica da fé: Liturgia em palavras e ações - Livraria Paulus - Santo André. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti ; CISOTTO, L. . Linguagens e licenciaturas - Mesa-redonda no curso de Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . Leitura, literatura e identidade - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. ; AZEVEDO, A. B. . Ambientes virtuais e Pensamento Complexo: diálogos e inter-ações - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2014 (Outra)
    • FURLIN, M. . Mídia e discurso no tecido da complexidade - VI Jornada do Grupo de Pesquisa Discursos na Mídia Escrita (DiME) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2013 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . O tecido da complexidade no livro didático - Livraria Affonso e Castellano / Disal. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . Boas práticas EAD - Núcleo de Educação a Distância - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . O tecido teoliterário: complexidade e sentido - II Jornada de Estudos sobre Teologias e Literaturas - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2013 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Colóquios de Língua Portuguesa - O verbo se faz texto - Faculdade de Teologia / Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; FASANO, Edson ; ALVES, Maria Leila . Movimentos sociais e universitários no Brasil hoje: uma leitura freiriana - Congresso Metodista. 2013 (Congresso)
    • FURLIN, M. ; Brezolin. Adauri ; SILVA, S. P. . Teoria do Pós-Colonial e Paradigma da Complexidade: um diálogo com a linguagem e a tradução - Congresso Metodista. 2013 (Congresso)
    • FURLIN, M. ; et al . Narrativa, ficção e criação de identidades religiosas - Congresso Metodista. 2013 (Congresso)
    • FURLIN, M. . Palavra e texto no livro didático - Oficina no curso de Pedagogia - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . Moderador em Sessão de Comunicações - IV Jornada de Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais - Universidade de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . Sistemas complexos e virtuais: uma abordagem comunicativa - IV Jornada de Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais - Universidade de São Paulo. 2013 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . The most important trends in ESP in Brazil and in the world - Closing Plenary Session Panelist - TESOL Academy on English for Specific Purposes - TESOL International Association. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . Texto didático ou didática textual? Pedagogia EAD - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Conferência)
    • FURLIN, M. . The Lexical Approach woven into discourse: further reflections on the stretch fabric of ESP - TESOL Academy on English for Specific Purposes - TESOL International Association. 2013 (Conferência)
    • FURLIN, M. ; PAULA, B. . Uma hermenêutica da morte (e da vida) em José Saramago - XVII Semana de Estudos da Religião - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Colóquios de Língua Portuguesa - O verbo se faz arte - Faculdade de Teologia / Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . A complexidade do léxico: reflexões in radice sobre a Abordagem Lexical e o Pensamento Complexo - 10o Congresso Brasileiro de Línguística Aplicada (CBLA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2013 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Abordagem ou abordagens? O tecido da complexidade no ensino de línguas - Livraria Affonso e Castellano - Disal. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . Rito da Palavra e da palavra: os fios do Concílio Vaticano II no tecido da liturgia - VIII Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (ECLESIOCOM) - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Conferência)
    • FURLIN, M. ; Boris Agustin Nef Ulloa ; NOGUEIRA, Paulo A. S. ; PAULA, B. . Palavras de céus e terras no tecido literário - I Colóquio Religião, Teologia e Literatura - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . Leitura e mobilização de teoria - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; FASANO, Edson ; ALVES, Maria Leila ; SILVA, M. R. P. . Movimentos sociais e universitários no Brasil hoje: uma leitura freiriana - Programa Metodista de Educação e desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . A brincadeira do Texto - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento- Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . Abordagem ou abordagens? Língua, comunicação e complexidade - 61o Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL - USP). 2013 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Gêneros textuais: a palavra se faz tecido - Diretoria de Ensino de São Caetano do Sul - Editora Moderna. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti . Poesia e música: o movimento da palavra e da arte na sala de aula - 8 Simpósio de Educação Paulus. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti . Juventude e Liturgia: um diálogo entre fé, cultura e identidade - Livraria Paulus Santo André. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . Literatura: a palavra e o trabalho - VIII Encontro de Movimentos Populares e Cidadania - Universidade Metodista de São Paulo (Coordenador de mesa-redonda). 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . Gêneros textuais: a palavra se faz tecido - Diretoria de Ensino - Região Diadema - Editora Moderna. 2013 (Conferência)
    • FURLIN, M. ; Brezolin. Adauri . The art of work and the work of art - VIII Encontro de Movimentos Populares e Cidadania - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . Literatura e sociedade: um diálogo em construção - Palestra no curso de Pedagogia - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; TADA, E. V. S. ; RIBEIRO, C. O. . Mesa de debate sobre o livro A cruz do corpo - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . Developing TOEFL test-taking strategies: a practical crash course for tutors - MK Consultoria em Idiomas. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . A brincadeira do texto - Oficina do curso de Pedagogia - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. ; KIMIZUKA, Y. S. . Modernismo e Pós-Modernismo: um diálogo entre literatura, educação e música - Aula Magna EAD - Letras e Pedagogia - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; ROSA, M. M. G. S. . Mapas, palavras e imagens: desenhando o conhecimento em rede - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . Texto, multiletramento e novas tecnologias: o movimento da palavra - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. ; ALVES, Maria Leila ; FASANO, Edson . A educação na cidade: uma perspectiva freiriana - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento. 2013 (Outra)
    • FURLIN, M. . The Communicative Approach put into practice - 7a Conferência de Ensino CNA. 2013 (Conferência)
    • FURLIN, M. . The Communicative Approach in the spotlight: from language to discourse - 7a Conferência de Ensino CNA. 2013 (Conferência)
    • FURLIN, M. . Language and discourse: a step forward - Wise Up - Unidade Mauá. 2012 (Outra)
    • FURLIN, M. . Narrativa e narratividade: o movimento midiático do verbo - V Jornada do Grupo de Pesquisa Discursos na Mídia - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2012 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . IV Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica - Conexões e Rupturas - Debatedor de painéis - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2012 (Outra)
    • FURLIN, M. . Paving the way for language development - Wise Up - Unidade Diadema. 2012 (Outra)
    • FURLIN, M. . Literatura infantil: a arte do verbo - Palestra no curso de Pedagogia - Universidade Metodista de São Paulo. 2012 (Outra)
    • FURLIN, M. . E o Verbo se fez arte: liturgia e poesia - Semana Acadêmica - A pesquisa científica da PUC-SP: a construção de redes de conhecimento - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2012 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. ; SANTOS JUNIOR, O. O. . Literatura e cultura afrobrasileira - Congresso Metodista 2012. 2012 (Congresso)
    • FURLIN, M. ; ULLOA, B. A. N. ; NOGUEIRA, Paulo A. S. ; Pelegrino, A.L.T . Palavras de céus e terras: mito e literatura - Congresso Metodista 2012. 2012 (Congresso)
    • FURLIN, M. . Cânticos e cantigas: o verbo poético in transitu - IV Colóquio Latino Americano de Literatura e Teologia - Literatura e Teologia em diálogos e provocações. 2012 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . Palavras em movimento: a leitura para fins acadêmicos e a Abordagem Lexical - II Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos (LinFE). 2012 (Congresso)
    • FURLIN, M. . Liturgia e poesia: o Verbo em movimento - VII Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial (ECLESIOCOM) - Universidade Metodista de São Paulo - Cátedra Unesco / Metodista. 2012 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. ; NOGUEIRA, Paulo A. S. . Fronteiras oníricas entre a realidade e ficção: o insólito na obra borgeana - Congresso Nacional Mackenzie Letras em rede: linguagens e saberes. 2012 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. ; BRIDI, M. V. ; Pelegrino, A.L.T ; SILVA, S. P. . Aula de leitura é necessariamente aula de literatura? Aula Magna do Curso de Letras (Português / Espanhol) a distância - Universidade Metodista de São Paulo. 2012 (Outra)
    • FURLIN, M. ; ALVES, Maria Leila ; SILVA, M. R. P. . Ensino superior, desafios do contexto pedagógico: uma leitura freireana - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento. 2012 (Conferência)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . Leitura, leitor e o movimento do texto - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento. 2012 (Conferência)
    • FURLIN, M. . Ética nas relações docentes e discentes: O mundo mudou, mas eu sou o mesmo professor - 2 Encontro de Professores da Rede Municipal de Santo André. 2012 (Conferência)
    • FURLIN, M. . A afirmação e a negação em trânsito: o(s) discurso(s) sobre ser professor na contemporaneidade - 60 Seminário do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo ) - Universidade de São Paulo. 2012 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . A leitura do verbo apocalíptico em José Cardoso Pires - 2 CIELLI (Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários) e 5 CELLI (Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade Estadual de Maringá. 2012 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . Semana de Arte Moderna: 90 anos - Continuidade e ruptura no movimento modernista - Semana de Pedagogia e Letras - Universidade Metodista de São Paulo. 2012 (Conferência)
    • FURLIN, M. . A visão do além como alegoria: continuidades e inovações em The Pilgrim´s Progress de John Bunyan - X Seminário de Estudos de Apocalíptica - Grupo Orácula de Pesquisa / Universidade Metodista de São Paulo. 2012 (Outra)
    • FURLIN, M. . Apocalipse em John Bunyan - Palestra no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo. 2012 (Outra)
    • FURLIN, M. . Oficina de Leitura: Crônicas - Curso de Pedagogia - Universidade Metodista de São Paulo. 2012 (Outra)
    • FURLIN, M. . O verbo em movimento: conversas com educadores - Colégio Anchieta / Editora Richmond. 2012 (Outra)
    • FURLIN, M. ; FASANO, Edson ; LAZIER, Josué Adam ; ALVES, Maria Leila . A palavra e o mundo comum: a arte da denúncia e do anúncio em Paulo Freire - Aula Magna do curso de Pedagogia - Universidade Metodista de São Paulo. 2012 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . Leitura e conhecimento - formando leitores competentes - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento - Universidade Metodista de São Paulo. 2012 (Outra)
    • PIZA, S. O. ; FURLIN, M. . Clarice Lispector e Fernando Pessoa: a existência cotidiana - Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . Poesia: a dialética do verbo in transitu - Palestra no curso de Filosofia a distância - Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti . O conhecimento em rede: (re)pensando sobre o ensino de línguas - III Encontro de Professores de Espanhol do Ensino Médio e Técnico - Centro Paula Souza. 2011 (Conferência)
    • FURLIN, M. . Grammaring: a practical step towards fluency - MK Idiomas. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. ; Szabo, L. . Literatura e ensino - XIV Congresso de Iniciação e Produção Científica - Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Congresso)
    • FURLIN, M. ; NOGUEIRA, Paulo A. S. ; Pereira, A. S. ; GOLIN, L. M. . O verbo traduzido: diálogos entre literatura e religião (Proponente da mesa redonda) - XIV Congresso de Iniciação e Produção Científica - Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Congresso)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. ; Patrícia Sosa Mello ; JARAMILLO, M. L. M. C. . A produção literária de autoria feminina e suas contribuições para a literatura brasileira e hispano-americana - XIV Congresso de Iniciação e Produção Científica - Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Congresso)
    • FURLIN, M. ; FASANO, Edson ; LAZIER, Josué Adam ; ALVES, Maria Leila . A palavra e o mundo comum: a arte de denúncia e do anúncio em Paulo Freire - XIV Congresso Metodista de Iniciação e de Produção Científica. 2011 (Congresso)
    • FURLIN, M. ; NOGUEIRA, Paulo A. S. . Literatura, mitos e religião - VI Encontro de Comunicação e Letras - Entre a teoria e a prática: desafios para Jornalismo, Publicidade e Letras - Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . O mundo mudou, mas eu sou o mesmo professor: e agora? - Programa de Ensino e Aprendizagem CNA (PEnsA CNA). 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . ENEM em foco: habilidades, competências e ações - Richmond Symposium Ribeirão Preto. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . Ahead of the game: fresh ideas for teaching kids and teens - Richmond Symposium Ribeirão Preto. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. ; FERREIRA, J. C. L., LEONEL, João . Et verbum ars factum est - XV Semana de Estudos da Religião - Religião e Literatura - Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Conferência)
    • FURLIN, M. . ENEM in the spotlight: a way forward - Richmond Symposium São Paulo. 2011 (Simposio)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti . ENEM: um olhar sobre temas, habilidades e competências - Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo do Campo / Editora Richmond. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . Language, discourse and reading skills: a straight path to changing perceptions - II Encontro de Professores de Inglês do Ensino Médio e Técnico - Centro Paula Souza / Editora Richmond. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . Discurso in transitu: a afirmação e a negação de ser professor - IX CBLA (Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada). 2011 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . O texto desancorado: um olhar sobre a gênese da escrita em José Cardoso Pires à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica - 18o INPLA - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. 2011 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . O verbo em movimento: conversas com educadores - Diretoria de Ensino da Região Sul 3 - São Paulo. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . A gastronomia do texto - Curso de Tecnologia em Gastronomia - Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . O verbo em movimento: conversas com educadores - Diretoria de Ensino da região de Guarulhos / Editora Richmond. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . Métodos, abordagens e complexidade(s): uma conversa sobre o ensino de língua estrangeira - XXVII JELI (Jornada de Ensino de Língua Inglesa) - APLIESP. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. ; Pelegrino, A.L.T ; SILVA, S. P. . Literatura infantil em perspectiva - 2a Semana Cultural de Letras, Tradução e Interpretação - Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . ENEM: habilidades, competências e ações - Movimentos, expectativas e tendências: processo de aprendizagem, reflexão e ação - Universidade Metodista de São Paulo / Editora Richmond. 2011 (Conferência)
    • FURLIN, M. . Grammaring: a major step towards discourse - Livraria Affonso & Castellano Disal - Santo André. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . Reading strategies: a way forward - I Encontro de Professores de Inglês do Ensino Médio e Técnico - Centro Paula Souza. 2011 (Conferência)
    • FURLIN, M. . A transgressão místico-literária em José Cardoso Pires - 3 Congresso Nacional da ANPTECRE (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2011 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. . O verbo em movimento: conversa com educadores - Diretoria de Ensino da região de Itapecerica da Serra. 2011 (Conferência)
    • FURLIN, M. . O verbo em movimento: conversas com educadores - Diretoria de Ensino da região de Santo André. 2011 (Conferência)
    • FURLIN, M. . Palestra-debate sobre educação - Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . A origem apocalíptica do misticismo visionário: as jornadas aos céus - Leituras a partir de 1Enoque - Aula no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (Mestrado e Doutorado) da Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. . The Audio Lingual Method: towards a lexical boost - XXI Teaching Development Conference - Centro Paulista de Cultura Anglo Americana (CCAA). 2011 (Conferência)
    • FURLIN, M. . Verbo ad verbum: universidade e violência - Assembleia docente da Faculdade de Humanidades e Direito - Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Outra)
    • FURLIN, M. ; Pitombeira, C. V. ; FREIRE, M. M. ; CELANI, M. A. A. ; SOUZA, A. B. C. ; PEREZ, G. ; SILVA, I.I. ; PALERMO, J.F. ; SALOTTI, L.S.R. ; D´Esposito, M.E.W. . Ser professor atualmente - II Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica- PUC-SP. 2010 (Outra)
    • FURLIN, M. . Upgrade your English: um diálogo da editora com o leitor - 4th ABC English Language Professionals Conference - Universidade Metodista de São Paulo. 2010 (Conferência)
    • FURLIN, M. ; Pitombeira, C. V. . III CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas- Modalidades em diálogo: ensino presencial e a distância à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica. 2010 (Comunicacao)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. ; PIZA, S. O. . XIII Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica - Uma breve leitura da contemporaneidade: António Lobo Antunes e José Saramago. 2010 (Outra)
    • FURLIN, M. . Literatura comparada: o verbo em movimento - I Jornada Acadêmica de Letras - Instituto de Ensino Superior Santo André (IESA / UNIESP). 2010 (Outra)
    • FURLIN, M. . Reading strategies - Diretoria de Ensino da região de Santo André. 2010 (Outra)
    • FURLIN, M. . Discurso in transitu - Palestra no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (Mestrado e Doutorado) da Universidade Metodista de São Paulo. 2010 (Outra)
    • FURLIN, M. . Libera nos, Domine: construção e desconstrução - Palestra no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Metodista de São Paulo. 2010 (Outra)
    • FURLIN, M. ; CHIUZI, R. M. ; AGAPITO. P. R. . Metodologia científica. 2010 (Outra)
    • FURLIN, M. . Vocabulary in action: boost your exam scores !. 2010 (Conferência)
    • FURLIN, M. . Language and discourse: a way forward. 2010 (Outra)
    • FURLIN, M. ; Pitombeira, C. V. . 1st ABC English Language Professionals Conference. 2007 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; Pitombeira, C. V. . 2nd ABC English Language Professionals Conference. 2008 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; Pitombeira, C. V. ; Russo, R. M. T. ; Brezolin. Adauri ; Pelegrino, A.L.T ; CRUZES, K. A. ; Perrotti, E. M. B. ; Ortiz, H. M. ; Stella, P. R. ; Szabo, L. . Semana de Letras da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo. 2004 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; Russo, R. M. T. ; Pitombeira, C. V. ; Perrotti, E. M. B. ; Ortiz, H. M. . Semana de Letras da Faculdade de Educação e Letras da Universidade Metodista de São Paulo. 2003 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; IALAGO, A. M. . I Teaching Development Conference. 1993 (Centro Paulista de Cultura Anglo Americana - CCAA1)
    • FURLIN, M. . I High Point Teaching Booster. 2009 (High Point Idiomas)
    • FURLIN, M. . 2nd High Point Teaching Booster. 2009 (High Point Idiomas)
    • FURLIN, M. ; Pitombeira, C. V. ; MARQUES, A. F. ; Patrícia Sosa Mello ; Santiago, Camila . 3rd ABC English Language Professionals Conference. 2009 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. . 3rd High Point Teaching Booster. 2009 (High Point Idiomas)
    • FURLIN, M. ; Brezolin. Adauri ; Pereira, A. S. ; Pitombeira, C. V. ; Daniel Cruz ; Perrotti, E. M. B. ; Ortiz, H. M. . Semana Cultural de Letras, Tradução e Interpretação - Cultura, linguagem e construção de sentidos. 2010 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; Cielo, B. M. ; Pitombeira, C. V. ; Belmonte, Juliana . 4th ABC English Language Professionals Conference. 2010 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; FREIRE, M. M. ; CELANI, M. A. A. ; SOUZA, A. B. C. ; Pitombeira, C. V. ; PEREZ, G. ; SILVA, I.I. ; PALERMO, J.F. ; SALOTTI, L.S.R. ; D´Esposito, M.E.W. . II Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica. 2010 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; Cielo, B. M. ; Santiago, Camila ; Pitombeira, C. V. ; Belmonte, Juliana ; SILVA, S. P. . XXVII JELI (Jornada de Ensino de Língua Inglesa) - Novos letramentos e avaliação: desafios contemporâneos no ensino e aprendizagem de inglês. 2011 (Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; Pitombeira, C. V. ; Belmonte, Juliana ; Ortiz, H. M. . 5th ABC English Language Professionals Conference. 2011 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; et al . Heterogeneidade do inglês e das práticas de ensino e aprendizagem - Spring Conference (APLIESP). 2011 (Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo (APLIESP))
    • FURLIN, M. ; et al . III Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2011 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; et al . XXVIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa - Teachers for the future...or for the present! Debating the education of English teachers. 2012 (APLIESP (Associação dos Professores de Inglês do Estado de São Paulo) - Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem -UNICAMP)
    • FURLIN, M. ; Brezolin. Adauri ; Belmonte, Juliana ; Cielo, B. M. ; Santiago, Camila ; SILVA, S. P. . 6th ABC English Language Professionals Conference - Universidade Metodista de São Paulo. 2012 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. . Complicado ou complexo? Os caminhos do conhecimento - Aula Magna do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu com Especialização em Língua Inglesa - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; DOURADO, W. A. M. . Colóquio Kairós - Um diálogo entre interpretação e complexidade Universidade Metodista de São Paulo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2013 (Universidade Metodista de São Paulo - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; RIBEIRO, C. O. . I Colóquio Religião, Teologia e Literatura - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. . TESOL Academy on English for Specific Purposes - TESOL International Association / Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (TESOL International Association / Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; et al . 7th ABC English Language Professionals Conference - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; et al . VI Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica. 2014 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • FURLIN, M. . Aula Magna do Curso de Especialização em Língua Inglesa (1o Semestre) - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; SILVA, S. P. . Linguagem, identidade e fronteiras - I Colóquio Ler e Conhecer - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; et al . O entrelaçamento Fenomenologia-Hermenêutica através da expressão linguística Minicurso organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC/CNPQ) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2015 (Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC/CNPQ))
    • FURLIN, M. ; et al . 9th ABC English Language Professionals Conference - Universidade Metodista de São Paulo. 2015 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; et al . VII Encontro de Pesquisadores sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2015 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • FURLIN, M. . Narrativas digitais de experiências docentes: o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula - Aula Magna do Curso de Especialização em Língua Inglesa - Universidade Metodista de São Paulo. 2016 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. . Psicologia do Desenvolvimento Moral - Aula de Abertura do segundo semestre de 2016 - Especialização Lato Sensu em Língua Inglesa - Universidade Metodista de São Paulo. 2016 ()
    • FURLIN, M. . A perspectiva ética da interpretação - Aula de Abertura - Especialização em Língua Inglesa - Universidade Metodista de São Paulo. 2017 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; et al . I Encontro de Grupos de Pesquisa - Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Municipal de São Caetano do Sul - Comunicação, Educação e Novas Tecnologias. 2017 (Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Municipal de São Caetano do Sul)
    • FURLIN, M. ; et al . VII Encontro de Pesquisadores sobre a Abordagem Hernenêutico-Fenomenológica e Complexidade - Programa de Estudos Pós-Graduados em Línguística Aplicada - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2016 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; et al . O texto e suas interpretações - Minicurso organizado pelo Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC/CNPQ- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2015 (Frupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC/CNPQ))
    • FURLIN, M. . CPE Preparatory Program - Module 1. 2008 (Colégio Petrópolis)
    • FURLIN, M. . CAE Preparatory Program. 2007 (Wisdom Idiomas)
    • FURLIN, M. . Methods and Approaches in ELT. 2001 (DISAL - Affonso e Castellano Livraria)
    • FURLIN, M. . Language Improvement Program. 2008 (Red Balloon)
    • FURLIN, M. . Pronunciation. 1989 (Centro Paulista de Cultura Anglo Americana)
    • FURLIN, M. . CPE Preparatory Program - Module 2. 2009 (Colégio Petrópolis)
    • FURLIN, M. . Improve Your Englsh Course ( IYEC). 1987 (Centro Paulista de Cultura Anglo Americana (CCAA0)
    • FURLIN, M. . Michigan Preparatory Course. 1988 (Centro Paulista de Cultura Anglo Americana (CCAA))
    • FURLIN, M. . British Literature. 1988 (Centro Paulista de Cultura Anglo Americana (CCAA))
    • FURLIN, M. . Language and Pedagogical Development Program for Teachers - Module 1. 2009 (Centro de Línguas Metodista)
    • FURLIN, M. . CPE Preparatory Program - Module 3. 2009 (Colégio Petrópolis)
    • FURLIN, M. . TKT Preparatory Course - Module 1 - Centro de Cultura Anglo Americana (CCAA). 2011 (Centro de Cultura Anglo Americana (CCAA))
    • FURLIN, M. . Curso de Português e Metodologia para Tecnólogos - Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Faculdade de Gestão e Serviços - Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. . TKT Preparatory Course - Modules 2 and 3 - Centro de Cultura Anglo Americana (CCAA). 2011 (Centro Paulista de Cultura Anglo Americana)
    • FURLIN, M. . Projeto Ler e Escrever - Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. 2011 (Faculdade de Teologia - Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. . Programa de Inclusão Pedagógica para calouros - Oficinas de Língua Inglesa - Universidade Metodista de São Paulo. 2012 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. . Programa de Inclusão Pedagógica - Oficina de Língua Inglesa Instrumental - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. . Disciplina Optativa de Formação Cidadã - The stretch fabric of language, culture and society - Universidade Metodista de São Paulo. 2013 (Universidade Metodista de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; et al . A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade em diálogo - V Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade. 2013 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • FURLIN, M. ; SOUZA, Fernando Gianetti . Poesia e música: o movimento da palavra e da arte. 2014 (Serviço Social do Comércio (SESC))
    • FURLIN, M. . Language Development Program for Teachers - Wise Up - Diadema / Mauá. 2013 (Wise Up)
    • FURLIN, M. . Literatura Inglesa e Literatura Norte-Americana. 2014 (Revisor técnico de material mediacional ead - lit. inglesa e lit. norte-americana - claretiano)
    • Nome do projeto: As infâncias em suas múltiplas palavras e imagens: culturas infantis em creches e pré-escolas de São Bernardo do Campo à luz de Paulo Freire (2013 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FURLIN, M. , SILVA, M. R. P. , FASANO, E. , GOMES, M. P. S. .
      Descrição: O projeto nasce da necessidade, identificada nas atividades do Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire, de realizar uma pesquisa de campo no intuito de identificar e compreender como as culturas infantis são produzidas no interior de creches e pré-escolas a partir da análise das categorias: palavras, imagens e infâncias, tendo como referência teórica Paulo Freire em uma interlocução com pesquisadores/as ligados/as à área da infância. A pesquisa será realizada em uma creche e pré-escola de São Bernardo do Campo e terá como procedimentos metodológicos: a observação e registro de campo, fotografia e filmagem, relatos orais das crianças, entrevistas, e análise das produções infantis. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para os estudos e pesquisas sobre as infâncias, a partir do referencial freireano, na perspectiva da construção de Pedagogias das Infâncias e não para a infância.
    • Nome do projeto: Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES/Universidade Coimbra - no. 071/2011 (2011 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: FURLIN, M. , PESSONI, R. A. B. .
      Descrição: O CAPES/UC Licenciaturas Internacionais constitui‐se em uma iniciativa da CAPES e da Universidade de Coimbra, com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), que visa à elevação da qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores.
    • Nome do projeto: Projeto Ler e Conhecer (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FURLIN, M. , SILVA, S. P. .
      Descrição: O Projeto Ler e Conhecer: compartilhando saberes entre universidade e comunidade pretende constituir-se como projeto de natureza institucional, objetivando o envolvimento das faculdades que compõem a estrutura da Universidade Metodista de São Paulo e seus respectivos cursos. O objetivo é ampliar as discussões e atividades realizadas ao longo do Projeto Ler e Conhecer desenvolvido entre 2012 e o primeiro semestre de 2014 Na nova etapa do projeto, pretende-se ampliar as ações já encaminhadas no projeto inicial, no intento de despertar o interesse pela leitura na comunidade interna e externa. Para tal, a proposta tem como ponto de partida o incentivo às práticas de leitura e o interesse pelo conhecimento, de forma a reafirmar a missão da Universidade em promover educação de qualidade, voltada à formação da pessoa humana como ser integral, dotada de espírito crítico e de capacidade de participação social e política, na perspectiva de uma atuação institucional comprometida com a ?justiça e solidariedade humana e com a inclusão social, atuante ?no sentido de ultrapassar a tarefa meramente informativa, orientando-se para propiciar elementos de cultura geral à comunidade acadêmica (PDI, 2008-2012, p. 71-72).
    • Nome do projeto: As crianças e as infâncias nas obras de Paulo Freire (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FURLIN, M. , SILVA, M. R. P. , FASANO, E. , GOMES, M. P. S. .
      Descrição: O projeto de pesquisa é um desdobramento dos estudos realizados no Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire, alocado no Programa de Pós Graduação em Educação ? UMESP. A pesquisa em tela procura identificar na obra de Paulo Freire referências explícitas e implícitas sobre crianças e infâncias. Tal investigação parte da hipótese de que Paulo Freire embora não tendo a infância e as crianças como objeto principal de seus estudos, não deixou de contemplar em sua epistemologia libertadora as crianças e a infância. Considerando, ainda, que as pesquisas sobre as contribuições freirianas nesse campo são escassas, identificamos que a presente pesquisa poderá constituir-se de grande relevância acadêmica ao pensamento pedagógico. Colocam-se os seguintes problemas para a pesquisa: 1- Em que obras Paulo Freire refere-se às infâncias e as crianças? 2- Como se refere? 3- Que implicações são possíveis serem identificadas, a partir dessas referências, tendo em vista a constituição de uma Pedagogia Libertadora? Esta é uma pesquisa de natureza teórica, cujo recorte se efetiva a partir dos livros escritos exclusivamente por Paulo Freire e publicados em português. Como produto da referida pesquisa, objetiva-se a publicação de uma coletânea de artigos, com reflexões sobre os resultados alcançados com a investigação.
    • Nome do projeto: Formação de educadores: fronteiras, sistemas e linguagens (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FURLIN, M. .
      Descrição: O projeto de pesquisa é inspirado em investigações no Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC), associado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Nesse contexto instigante, desenhado pelas vias do Pensamento Complexo (MORIN, 2011), a palavra é percebida como uma unidade de referência. De modo particular, o conceito ampliado de unidade sugere o deslocamento e a extensão de sentidos e de significados da palavra, em um movimento que, por meio da produção de presença (GUMBRECHT, 2010), busca a inovação semântica inscrita na metáfora (RICOEUR, 2005). Com tal acento crítico, surge o exercício de reflexões diferenciadas sobre os processos emergentes que concernem à formação de educadores, sob a perspectiva de (novas) habilidades discursivas, estéticas e planetárias, com o intento de potencializar a comunidade humana do século XXI, inserida em sociedades cada vez mais plurais e sem fronteiras. Nesse sentido, colocam-se os seguintes problemas para a pesquisa: 1. Refletir sobre os desafios postos para a formação de educadores a partir do conceito de modernidade ampliada. 2. Promover a articulação crítica entre conceitos de paradigma. 3. Reconhecer fronteiras entre o pensamento linear e o pensamento complexo. 4. Considerar a linguagem verbal como um sistema que contempla a construção de uma ecologia de saberes. Como produto da referida pesquisa, objetiva-se a publicação de artigos, com reflexões sobre os resultados alcançados à luz da investigação e a constituição de um Grupo de Estudos e, no momento oportuno, de um Grupo de Pesquisa sobre a linha em destaque.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos e Pesquisa Paulo Freire (GEPF) (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FURLIN, M. , ALVES, Maria Leila , SILVA, M. R. P. , FASANO, E. , GOMES, M. P. S. .
      Descrição: Constituído por pesquisadores do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, o grupo também comporta mestrandos e egressos do programa de mestrado e alunos e egressos de graduação em pedagogia. São objetivos prinicipais do grupo de pesquisa: 1. Estudar e refletir sobre a obra de Paulo Freire à luz dos desafios, formativos e políticos, dos problemas educacionais de hoje; 2. Investigar as possibilidades de assumir, desde Paulo Freire, a constituição de uma pedagogia da infância oprimida; 3. Aprofundar as implicações de tal pedagogia para a formação de educadores; 4. Aprofundar as implicações de tal pedagogia para as políticas educacionais e para a gestão escolar; 5. Promover o diálogo na interface gestão e política/formação de educadores. Os participantes do grupo têm apresentado sua produção em congressos acadêmicos (Reunião Anual da Anped, Encontros Regionais de Pesquisa da Anped, V Colóquio Internacional Paulo Freire, Congresso de Produção Científica da Universidade Metodista de São Paulo, COLE - Congresso de Leitura do Brasil, periódicos (Educação & Linguagem, Revista do Cogeime) e livros (Editora da Universidade Federal de Pernambuco).
    • Nome do projeto: A imagem do Pastor nas Sagradas Escrituras (2010 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FURLIN, M. , Boris Agustin Nef Ulloa .
      Descrição: Grupo de estudos e pesquisa com os alunos da graduação em teologia com o objetivo de aprofundar a evolução da compreensão da figura do Pastor nas diversas tradições que compõem as Escrituras hebraicas e o Novo Testamento.
    • Nome do projeto: Modalidades em diálogo: ensino presencial e a distância à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FURLIN, M. .
      Descrição: Uma das formas de compreensão entre o ser e a existência é desvelada pela linguagem. Relatos, interações, registros, metaforizam a condição hermenêutica do homem em seu cotidiano, que contempla as mais diversas esferas, entre elas a educacional. Nessa concepção, múltiplos olhares caracterizam o fenômeno prática docente enquanto um solo fértil de significações à espera de uma conceptualização de síntese, tendo em vista um refinado entendimento da essência. A presente pesquisa é inspirada nos trabalhos do Grupo de Estudos sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica, parte integrante do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, da PUCSP, que faz a leitura da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica como instrumento metodológico para a sistematização e posterior estudo de fenômenos da experiência humana, pelo viés da linguagem. O objetivo deste projeto é descrever o processo de tematização, refinamento e ressignificação do fenômeno a prática docente nas modalidades presencial e a distância, à luz da abordagem hermenêutico-fenomenológica, proposto por Freire (2006, 2007). O ponto de partida para a análise do fenômeno é a experiência vivida por um mesmo grupo de docentes da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), que atua em cursos de licenciatura em Letras tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância. Esse aparato metodológico tem por característica descrever e interpretar o fenômeno em busca de sua essência por meio da identificação de temas, o seja, elementos ou estruturas que melhor delineiam o fenômeno, dando-lhes forma e identidade como reflexo de sua inerente abstração, conforme os pressupostos apresentados por van Manen (1990). A interpretação de tal fenômeno fornecerá subsídios para uma reflexão mais substancial acerca da formação de professores, possibilitando a expansão de estratégias reflexivas que possam propiciar aos docentes uma reconceptualização de sua trajetória profissional e acadêmica no contexto
    • Nome do projeto: Celebrar o amor onde o amor é líquido (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FURLIN, M. , COSTA, V. S. .
      Descrição: Diante da cultura atual, classificada por Bauman como "cultura líquida", pois o medo e a insegurança são reflexos da destruição dos grandes valores sólidos, como o próprio amor, a liturgia, enquanto ato ritual simbólico-sacramental, deve mostrar como o amor de Deus continua um valor sólido e p´resente na vida do crente. Para chegar à reforma do ser ou à formação da pessoa,considerando que a palavra morfhé, em grego, traduzida em português por forma, significa essência, ou o ser mesmo em sua substância, é preciso que o amor de Deus seja acolhido e encontre espaço operacional no íntimo da pessoa. A pesquisa pretende aprofundar como as ações rituais simbólico-sacramentais que compõem a ação litúrgica devem ser munidas de uma sólida sacramentalidade.
    • Nome do projeto: A abordagem hermenêutico-fenomenológica e Complexidade em pesquisas na área da Linguística Aplicada (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FURLIN, M. , FREIRE, M. M. .
      Descrição: O projeto visa ao estudo, desenvolvimento e aplicabilidade da abordagem hermenêutico-fenomenológica (van Manen, 1990; Freire, 1998, 2006, 2007, 2008, 2009) e Complexidade ao desenho de pesquisas em Línguística Aplicada. Especificamente, destina-se à reflexão e questionamento crítico sobre a abordagem, seus instrumentos e procedimentos, com a finalidade de aprofundar seu potencial metodológico, estabelecendo interlocuções com posturas teóricas diversificadas e, em particular, com as teorias da complexidade, dos sistemas complexos e da atividade. O presente projeto também alimenta e é alimentado pelas as atividades do GEAHF, Grupo de Estudos sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica, criado em 2007, na PUCSP e congregando, atualmente, pesquisadores de várias instituições de ensino superior e de educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) Doutorado ( 6) . Integrantes: Taciana Oliveira Carvalho Coelho - Integrante / Maria Eugênia Witzler D'Esposito - Integrante / Luciani Vieira Gomes Alvareli - Integrante / Luís Otávio Batista - Integrante / Gisele de Oliveira - Integrante / Carla Gallego - Integrante / Cátia Veneziano Pitombeira - Integrante / Andrea Braga Cazerta de Souza - Integrante / Célia Pereira da Cruz - Integrante / Maximina Maria Freire - Coordenador. Número de orientações: 7.
    • FURLIN, M. . Seminário de Língua Portuguesa - Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 2015 - Seminário
    • FURLIN, M. . Seminário de Língua Portuguesa - ENADE - Faculdade de Teologia - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2015 - Seminário
    • FURLIN, M. ; et al . Foundation Course 2015. 2015 - Material suplementar
    • FURLIN, M. . Vias para o Pensamento Complexo - Programa Metodista de Educação e Desenvolvimento. 2016 - Seminário
    • FURLIN, M. . Seminário Temático: Teologia e Linguagem - Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. 2016 - Seminário
    • FURLIN, M. . Seminário Temático - Vias de linguagem e Teologia - Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. 2017 - Seminário temático
    • FURLIN, M. . Seminário de Língua Portuguesa - ENADE:novas vias para saberes teológicos e linguísticos - Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. 2015 - Seminário
    • Graduacao:
      • Curso: Letras ( Português / Inglês)
        Nome da Instituição: Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
        Ano de conclusão: 1988
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 1998
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Literatura Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Assunção
        Ano de conclusão: 1998
      • Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 1995
      • Nome da Instituição: Universidade Metodista de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
      • Nome da Instituição: Faculdade Dehoniana
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Metodista de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - Atual ).
        Outras informações: Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e de cursos de Especialização (Língua Inglesa, Português: Língua e Literatura e Psicopedagogia). Docente de cursos de graduação presenciais ( Letras - Português / Inglês e Tradutor / Intérprete, Pedagogia, Programa de Licenciaturas Integradas e Teologia) e de cursos de graduação à distância ( Letras - Português / Espanhol e Pedagogia). Coordenador da Especialização Lato Sensu em Língua Inglesa. Atuou como coordenador assistente do Centro de Línguas Metodista.
    • Associação Cultura Inglesa:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 2006 ).
        Outras informações: Professor dos níveis básico, intermediário e avançado; tutor de preparação para exames da Universidade de Cambridge; examinador oficial da Universidade de Cambridge ( KET, PET, FCE, CAE, CPE)
        Outras informações: Professor
    • Centro Paulista de Cultura Anglo Americana:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2004 - 2006 ).
        Outras informações: colaborador
    • Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • Autônomo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
        Outras informações: * Tutor de profissionais de língua inglesa (programas de aprimoramento linguístico e de capacitação para a utilização de métodos e abordagens no ensino de língua inglesa e cursos de preparação para a obtenção de certificados de proficiência em língua inglesa * Tutor de língua inglesa (sessões individuais ou em grupo para a aprendizagem e o aprimoramento da língua e para a preparação para exames acadêmicos) * Consultor acadêmico em institutos de idiomas e em demais instituições de ensino (programas de aprimoramento linguístico e de capacitação para a utilização de métodos e abordagens no ensino de língua estrangeira)
        Outras informações: Professor
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Richmond Publishing:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - Atual ).
        Outras informações: Colaborador na produção de material didático de língua inglesa para o Ensino Fundamental e Ensino Médio; palestrante em programas de formação docente
        Outras informações: Autônomo
    • Cultural Norte Americano LTDA:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - Atual ).
        Outras informações: Produção de material didático para a formação de professores; palestrante em programas de formação docente.
        Outras informações: Autônomo
    • Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Consultor Ad Hoc
    • Educação & Linguagem (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista de Estudos e Pesquisa da Religião:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor
    • São Paulo Open Centre:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 - Atual ).
        Outras informações: Examinador Oficial e Tutor da Universidade de Cambridge; Consultor acadêmico
        Outras informações: Consultor
    • The Especialist (PUCSP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Revista Eletrônica Espaço Teológico REVELETEO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
    • Revista de Cultura Teológica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Revista de Educação do COGEIME:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).