Não autenticado |

Abrahão Costa Andrade

    • Pós-Doutorado em Filosofia pela UFSC (2015), Doutorado com distinção em Filosofia pela USP (1998-2001) com bolsa da FAPESP, Mestrado com louvor em Filosofia pela USP (1996-1998) com bolsa do CNPq, na linha de pesquisa em Teoria das Ciências Humanas; e Graduação em Filosofia pela UFPB (1992-1995). Sempre concebendo ?educação? como ?formação? (Bildung), os livros fundamentais deste pesquisador estão inseridos na preocupação básica com os fundamentos antropofilosóficos dos processos pedagógicos de constituição de sociabilidades: Ricoeur e a formação do sujeito (Porto Alegre, EDIPUCRS, 2000); O sujeito na história. Ética e leitura em Paul Ricoeur (Vila Velha-ES, Opção, 2012). Ali ética é concebida no sentido espinosano como uma experiência completa de formação. O livro Si mesmo como história. Ensaios sobre a identidade narrativa (São Paulo Loyola, 2014) entrelaça educação, subjetividade e história numa mesma tentativa de elaborar uma leitura psicanalítica do Brasil; ao passo que em Mímesis, a unidade plural. Ensaios para uma filosofia da literatura (São Paulo: Opção, 2016), o limite entre educação e leitura é todo traçado ou dialetizado a partir de um diálogo entre a filosofia, a literatura e a crítica literária entendida como ciência social. Já o livro ?Fragmento como forma: a filosofia na experiência da modernidade? (São Paulo: Opção: 2016a) reúne todos esses interesses (educação, subjetividade, história, antropologia e forma literária) numa perspectiva filosófica muito claramente pessoal, pela qual o todo da filosofia é pensando no eixo de uma concepção de modernidade que se explicita como um fenômeno cultural muito mais do que meramente histórico e, como tal, pode ser observado em vários pontos do percurso da experiência humana ocidental ao longo de muitas épocas, implicando em cada momento não só uma concepção de realidade como também de projeto de estratégias pedagógicas de produção de racionalidades.

       

      Links:    

    • Filosofia da diferença, do trágico e dos fundamentos antropológicos da educação
    • ANDRADE, A. C. . A casca do tempo. Poemas de tempo & desaforo. São Paulo : Opção, 2017 . 75p. ISBN: 9788583051152.
    • ANDRADE, A. C. . Fragmento como forma. A filosofia na experiência da modernidade. São Paulo : Opção, 2016 . 167p. ISBN: 9788583050957.
    • ANDRADE, A. C. . Mímesis, a unidade plural. Ensaios para uma filosofia da literatura. São Paulo : Opção, 2016 . 340p. ISBN: 9788583050841.
    • ANDRADE, A. C. . Punhal a língua. Poesia.. São Paulo : Opção, 2014 . 70p. ISBN: 9788583050384.
    • ANDRADE, A. C. . Poestiagem. Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira. Fortuna crítica.. São Paulo : Opção, 2014 . 129p. ISBN: 9788583050230.
    • ANDRADE, A. C. . Si mesmo como história. Ensaios sobre a identidade narrativa. São Paulo : Loyola, 2014 . 128p. ISBN: 9788515042050.
    • ANDRADE, A. C. . Angústia da concisão. Ensaios de filosofia e crítica literária. 2a edição revista e ampliada. Vila Velha - ES : Opção, 2013 . p. ISBN: 9788583050087.
    • ANDRADE, A. C. ; BARBOSA FILHO, H. . Augusto dos Anjos: origem e modernidade. Vila Velha - ES : Opção, 2012 . 77p. ISBN: 9788561513672.
    • ANDRADE, A. C. . O sujeito na história. Ética e leitura em Paul Ricoeur. Vila Velha - ES : Opção, 2012 . 203p. ISBN: 9788561513443.
    • ANDRADE, A. C. . Modernidade, crítica e filosofia prática. Estudos kantianos. Vila Velha - ES : Opção, 2012 . 153p. ISBN: 9788561513542.
    • ANDRADE, A. C. . Educação do esquecimento. Vila Velha-ES : Opção, 2010 . 112p. ISBN: 9788561513160.
    • ANDRADE, A. C. . Por uma razão tensa. A filosofia como crítica e significação. Natal : EDUFRN - Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008 . 148p. ISBN: 9788572733632.
    • ANDRADE, A. C. . O pote e a rodilha: tempo e imaginação como história por fazer segundo o pensamento de Paul Ricoeur. NATAL-RN : Editora Universitária da UFRN, 2006 . 134p. ISBN: 8572733086.
    • ANDRADE, A. C. . Angústia da concisão. Ensaios de filosofia e crítica literária. São Paulo : Escrituras, 2003 . 184p. ISBN: 8575310682.
    • ANDRADE, A. C. . Ricoeur e a formação do sujeito. PORTO ALEGRE : EDIPICRS, 2000 . 105p. ISBN: 8574301167.
    • ANDRADE, A. C. . Lírica e sociedade: qual o problema do poeta? LITERATURA E SOCIEDADE (USP) , v. 23 , p. 27 - 41 , 2016. ISSN: 14132982.
    • ANDRADE, A. C. . A modernidade como problema da filosofia Revista Mosaicum (Impresso) , v. 23 , p. 89 - 102 , 2016. ISSN: 1808589X.
    • ANDRADE, A. C. . Autonomia & historicidade Revista Mosaicum (Impresso) , v. 22 , p. 25 - 37 , 2015. ISSN: 1808589X.
    • ANDRADE, A. C. . Schiller: a natureza como objeto ético e estético Ao Peda-letra (Macaé) , v. 7 , p. 7 - 17 , 2014. ISSN: 19828462.
    • ANDRADE, A. C. . Kant: juízo de gosto e juízo moral Revista Mosaicum (Impresso) , v. 19 , p. 33 - 44 , 2014. ISSN: 1808589X.
    • ANDRADE, A. C. . Em busca da identidade narativa: um ensaio a partir de Paul Ricoeur Revista Mosaicum (Impresso) , v. 13 , p. 70 - 97 , 2011. ISSN: 1808589X.
    • ANDRADE, A. C. ; LEAL, A. M. A. . A noção de pessoa como recurso conceitual para uma possível antropologia filosófica Revista Mosaicum (Impresso) , v. 12 , p. 43 - 58 , 2010. ISSN: 1808589X.
    • ANDRADE, A. C. . O belo, a filosofia e os horrores da história Revista Mosaicum (Impresso) , v. 11 , p. 103 - 112 , 2010. ISSN: 1808589X.
    • ANDRADE, A. C. . Sêmen: um poema do a-fazer Revista Mosaicum (Impresso) , v. 10 , p. 76 - 77 , 2009. ISSN: 1808589X.
    • ANDRADE, A. C. . Merleau-Pont e Lévi-Strauss: narradores do sensível? Cronos (Natal) , v. 9 , p. 315 - 320 , 2008. ISSN: 15180689.
    • ANDRADE, A. C. . Por que literatura? Iniciação ao estudo da obra de Luiz Costa Lima Revista Mosaicum (Impresso) , v. 9 , p. 77 - 92 , 2009. ISSN: 1808589X.
    • ANDRADE, A. C. . Paul Ricoeur: o sujeito na história Sintese (Belo Horizonte. 1974) , v. 34 , p. 23 - 32 , 2007. ISSN: 01034332.
    • ANDRADE, A. C. . Dois modelos de hermenêutica: W. Dilthey e H.-G. Gadamer Vivência , v. 13 , p. 113 - 118 , 2004. ISSN: 01043069.
    • ANDRADE, A. C. . Kant: crítica e história Princípios ((UFRN) , v. 9 , p. 126 - 144 , 2004. ISSN: 01048694.
    • ANDRADE, A. C. . Ética e leitura: Ricoeur e Dostoiévski Rapsódia (USP) , v. 2 , p. 159 - 166 , 2002. ISSN: 15196453.
    • ANDRADE, A. C. . J. L. Borges: Alteridade Rapsódia (USP) , v. 2 , p. 167 - 172 , 2002. ISSN: 15196453.
    • ANDRADE, A. C. . Ironia, cristianismo, história Odisséia (UFRN) , v. 7 , p. 57 - 62 , 2001. ISSN: 14134640.
    • ANDRADE, A. C. . Filosofia e realidade em Schiller Soma (Foz do Iguaçú) , v. 2 , p. 1 - 10 , 2002. ISSN: 16760751.
    • ANDRADE, A. C. . Mímesis e esquecimento no Poema Sujo de Ferreira Gullar. Soma (Foz do Iguaçú) , v. 1 , p. 1 - 10 , 2001. ISSN: 16760751.
    • ANDRADE, A. C. . A Relação entre ética e direiro em Kant cadernos de filosofia alema , v. 4 , p. 65 - 79 , 1998. ISSN: .
    • ANDRADE, A. C. ; CAMINHA, I. O. ; FANTINI, W. S. . Filosofar e viver criativo: Nietzsche leitor de Tales de Mileto. Estética e existência. Filosofar e viver criativo., v. 1, p. 99 - 104, 2017.
    • ANDRADE, A. C. . Poesia e metafísica: um mosaico para Wilbett Oliveira. Poestiagem. Poesia e metafísica em Wilbet Oliveira. Fortuna Crítica, v. 1, p. 13 - 46, 2014.
    • ANDRADE, A. C. . Kant e o destino da metafísica. Metafísica: história e problemas, v. , p. 11 - 26, 2006.
    • ANDRADE, A. C. . O que seria uma filosofia da literatura?. Literatura e interfaces, v. 1, p. 9 - 137, 2011.
    • ANDRADE, A. C. . A literatura como incômodo. A literatura no sétimo círculo. Ensaios sobre contos de Arturo Gouveia, v. , p. 13 - 20, 2010.
    • ANDRADE, A. C. . O papel da identidade em Rubem Fonseca e Machado de Assis. Machado de Assis desce aos infernos, v. , p. 165 - 203, 2009.
    • PIMENTA, A. ; ANDRADE, A. C. . Hermenêutica e filosofia: uma introdução a Paul Ricoeur. Poliedro: faces da filosofia, v. , p. 233 - 242, 2006.
    • ANDRADE, A. C. . Identidade Narrativa e Forma Objetiva no Romance Os que bebem como cães de Assis Brasil. Saqueadores de Hegemonia, v. 1, p. 9 - 24, 2005.
    • ANDRADE, A. C. . Kant: moral e história. Café filosófico, v. 3, p. 15 - 32, 2005.
    • ANDRADE, A. C. . Alteridade em Borges. Eu, tu e Borges, v. 0, p. 9 - 14, 2003.
    • ANDRADE, A. C. . Angústia da Concisão. Um estudo sobre a poesia de Rubens Rodrigues Torres Filho. Rodapé Crítica de Literatura Contemporânea, v. 1, p. 94 - 102, 2001.
    • ANDRADE, A. C. ; ROSA FILHO, S. . Paul Ricoeur Leitor de Hegel . Cult , , 01 nov. 2016.
    • ANDRADE, A. C. . Natureza humana, corpo e história . Discutindo Filosofia , , 01 jan. 2007.
    • ANDRADE, A. C. . A farpa e a lira . Revista Préa de Cultura , Natal , 01 ago. 2005.
    • ANDRADE, A. C. . A corrupção ronda a liberdade . Discutindo Filosofia , São Paulo , 01 dez. 2005.
    • ANDRADE, A. C. . Sartre. Militante da liberdade . Discutindo filosofia , São Paulo , 01 out. 2005.
    • ANDRADE, A. C. . Afinal, para que serve a filosofia? . Discutindo Filosofia , São Paulo , 01 out. 2005.
    • ANDRADE, A. C. . A hora tardia . Diário de Natal , Natal-RN , 21 dez. 2004.
    • Bonaccini, J. A. ; ANDRADE, A. C. . Kant e o destino da metafísica. In: I Colóquio Internacional de Metafísica , 2006 , . Mertafísica: história e problemas. NATAL-RN : EDUIFRN, 2006.
    • ANDRADE, A. C. . Negatividade e liberdade do pensar em Kant e Hegel. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2004 , Salvador-BA. Livro de atas. : , 2004.
    • ANDRADE, A. C. . RICOEUR E A INTERPRETAÇAO DO TEXTO FILOSOFICO. In: SIMPOSIO FILOSOFIA E LINGUAGEM , 1999 , OURO PRETO - MG. SIMPOSIO FILOSOFIA E LINGUAGEM. : , 1999.
    • ANDRADE, A. C. . O LUGAR DA DOUTRINA DO DIREITO NA FILOSOFIA CRITICA DE KANT. In: DIREITO E VIRTUDE , 1997 , SAO PAULO. NAO FOI PUBLICADO. : , 1997.
    • ANDRADE, A. C. . BELEZA E HUMANIDADE EM SCHILLER. In: AMPOF , 1998 , CACHAMBU - MG. AMPOF. : , 1998.
    • ANDRADE, A. C. ; CAMINHA, I. O. ; ABATH, A. J. . Merleau-Ponty e a psicologia. São Paulo : LiberArs , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • ANDRADE, A. C. ; RICOEUR, P. . A ideologia e a utopia. Belo Horizonte : Autêntica , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ANDRADE, A. C. ; OLIVEIRA, W. . Tempo de poestiagem, ou o livro gris de Wilbett Oliveira. Vila Velha-ES : Opção , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • ANDRADE, A. C. . Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN. 2005 (Outra)
    • ANDRADE, A. C. . Coordenação de Curso de Pós-Graduação Latu Senso. 2005 (Outra)
    • ANDRADE, A. C. ; CARVALHO, B. . As tias de Proust e a malandragem da dialética: uma alusão a Paulo Arantes. 2017 (Conferência)
    • ANDRADE, A. C. . Arte e desconstrução: Duchamp, Derrida e a promessa de Cézanne. 2017 (Conferência)
    • ANDRADE, A. C. . O PROJETO FILOSÓFICO DE PAUL RICOEUR E SUA TOTALIDADE. 2005 (Conferência)
    • ANDRADE, A. C. . SARTRE E OUTRAS VOZES. 2005 (Conferência)
    • ANDRADE, A. C. . A AÇÃO SOCIAL COMO TEXTO. 2005 (Comunicacao)
    • ANDRADE, A. C. . 'Verdade: mito e delito'. 2008 (Comunicacao)
    • ANDRADE, A. C. . FILOSOFIA E EXPERIÊNCIA EM PAUL RICOEUR. 2002 (Comunicacao)
    • ANDRADE, A. C. . MERLEAU-PONTY E A POIÉSIS. 2011 (Simposio)
    • ANDRADE, A. C. . Mídia e leitura. 2007 (Comunicacao)
    • ANDRADE, A. C. ; Bonaccini, J. A. . IV Encontro Interinstitucional de Filosofia UFRN-UFPB-UFPE ''O UNIVERSAL E O PARTICULAR HOJE". 2006 (UFPE-UFPB-UFRN)
    • ANDRADE, A. C. ; VACCARI, U. . Arte & estética. 2017 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • ANDRADE, A. C. . A Hermenêutica contra o trágico da história. 2005 (Universidade Federal da Paraíba)
    • ANDRADE, A. C. . Mpimeses: entre cultura e literatura. 2008 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)
    • ANDRADE, A. C. . Coordenador do Minicurso: Leitura & Mundo social: uma introdução à hermenêutica. 2008 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)
    • ANDRADE, A. C. . Introdução a uma filosofia da literatura. 2007 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)
    • ANDRADE, A. C. . Hegel: a Filosofia e a Arquitetura. 2007 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)
    • Nome do projeto: A questão do tempo e da totalidade: Ricoeur Leitor de Hegel (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, A. C. , MARINHO, Altamir da Costa , BISNETO, Oscar .
      Descrição: O problema por nós discutido é o da totalização do tempo na história. Trata-se de um estudo que parte da dissociação real entre o tempo da história e o tempo do sujeito e busca as possibilidades de pensar uma temporalidade originária (ou a unicidade do tempo), na qual sujeito e história estão em permanente tensão. Nosso intento é elaborar o problema com as categorias do pensamento de Hegel e buscar uma solução no quadro do pensamento de Paul Ricoeur, filósofo contemporâneo que articula a tradição fenomenológica com a tradição hermenêutica. A questão é saber o que resulta do Espírito absoluto hegeliano e de sua totalidade quando o tempo originário é identificado com a imaginação produtora, aquela que o articula no ato de narrar (história e ficção) e no ato de ler.
    • Nome do projeto: Por uma filosofia da literatura: o mito e o demito no texto literário (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, A. C. .
      Descrição: Tentativa de recolher as indicações da filosofia hermenêutica de Paul Ricoeur e da teoria crítica de Walter Benjamin, no sentido de construir uma metodologia de leitura do texto literário, bem como desenvolver uma forma específica de reflexão sobre os problemas filosóficos e teórico-sociais depreendidos daquela leitura.
    • Nome do projeto: PROJETO SEMINÁRIOS DISCENTES I: SUBSOLOS DA SUBJETIVIDADE (2003 - 2003
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ANDRADE, A. C. .
    • Nome do projeto: A Hermenêutica Textual de Paul Ricoeur (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, A. C. .
      Descrição: Trata-se de estudar, sob essa rubrica, aspectos e elementos concernentes e convergentes às obras e ao pensamento de Paul Ricoeur.
    • Nome do projeto: SI MESMO COMO HISTÓRIA (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, A. C. .
      Descrição: Estudo das relações entre subjetividade e história, à luz da literatura, da antropologia e da filosofia de Paul Ricoeur.
    • Nome do projeto: A forma esquizofrênica: a fotografia como crítica social (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, A. C. .
    • Nome do projeto: Filosofia da literatura e psico-análise social do trágico (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, A. C. .
      Descrição: Estudo de diversos materiais literários e filosóficos com o fito de estabelecer a correlação entre vida interior e sociedade, a partir da hipótese, a ser testada por análises de texto, de que a psique é uma estrutura social que replica as e/ou resiste às injunções da estrutura social do mundo externo, por sua vez entendido como um conjunto de providências tomadas (trabalho, interação, linguagem) contra o trágico da existência, com implicações diretas na vida do indivíduo.
    • Nome do projeto: I Ciclo de Conferências em Estética e Filosofia da Arte (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ANDRADE, A. C. , SANTOS, G. L. , NOGUEIRA, M. S. M. .
      Descrição: Conjunto de conferências ministradas por mim e por colegas do Programa de Pós-Graduação em Filosofia à comunidade de João Pessoa
    • Nome do projeto: O Conceito de Realidade efetiva em Hegel (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, A. C. .
      Descrição: O objetivo de nossa pesquisa é explicitar, a favor de Hegel, o alcance da revolução copernicana realizada pelo pensamento kantiano como o lugar a partir do qual e somente a partir do qual passa a fazer sentido o trabalho filosófico capaz de criar uma distância crítica entre a realidade efetiva, que nem sempre é o caso, porque descreve o auto-movimento do conceito, e os casos da vida corrente, que na maioria das vezes constitui absurdo, absurdo ao qual, entrementes, o homem comum, fora da virada filosófica, termina por a se acostumar, deixando seu olhar perder o gume que ainda se mantinha afiado no espanto das crianças ou nas obras de arte que resistem à tentação do mercado, mas cuja afiação é dever do filósofo atual realizar, e ele o faz ao tentar preservar esse ethos do espanto e da negatividade que consiste em interrogar, contra a corrente dos fatos, os motivos pelos quais os fatos que se apresentam como tais retiram o direito de permanecerem concebidos como ?a realidade?. Hegel, então, é lido como o primeiro daqueles que, depois de Kant, oferece um meio científico para assegurar-se contra as correntes ideológicas disponibilizadas e promovidas pelo consenso geral.
    • Nome do projeto: Ordem e suspensão do juízo no Ceticismo antigo (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ANDRADE, A. C. , CONTE, J. .
      Descrição: O tipo de entrada na pesquisa aqui experimentada deve sua pertinência ao modo como Eric Voegelin desenvolve sua pesquisa filosófica acerca da unidade de ordem e história: ?A ordem da história surge da história da ordem?. A presente pesquisa visa testar a tese voegeliana, já não mais em textos platônicos ou aristotélicos, como ele fez, mas na perspectiva de um cético, Sexto Empírico. Se a busca pelo princípio na filosofia tradicional respaldava a crença de que, com esse princípio, assegurando-se a ordem do mundo, assegurar-se-ia também a ordem social, ou a pólis justa, a suspensão da crença proposta pelo ceticismo antigo não resvalaria, no nível político, em anarquismo difuso? Se não, então qual projeto político pode-se depreender da suspensão do juízo de crença no ceticismo antigo? E, mais fundamentalmente, uma vez que o ceticismo é definido como uma busca pela verdade sem esperança de encontrá-la um dia, não seria na manutenção dessa busca que se desenharia e se conformaria o interesse de manutenção da ordem? Mas, nesse caso, que ordem estaria supostamente mantida enquanto a pesquisa não cessasse? Para responder a essa pergunta a hipótese básica desta pesquisa levanta-se da seguinte forma: somente um confronto entre nomos e phusis no nível dos comportamentos humanos poderia dar conta de explicitar o tipo de ordem que deve sempre ser mantida quando a suspensão do juízo desfaz a tensão entre posições dogmáticas contrárias entre si.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: FILOSOFIA
        Nome da Instituição: Universidade Federal da Paraíba
        Ano de conclusão: 1995
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Ano de conclusão: 2015
    • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2002 - 2008 ).
        Outras informações: PROFESSOR Adjunto IV
    • Universidade Federal da Paraíba:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - Atual ).
        Outras informações: Linha de Pesquisa: Fenomenologia e hermenêutica filosófica
        Outras informações: PROFESSOR ASSOCIADO 4
    • Revista Mosaicum (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Revista História Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Revista da pós-graduação da Unicamp
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisador visitante
    • AO PEDA-LETRA (MACAÉ):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).