Não autenticado |

Isabella Maria Beil

    • Doutoranda e mestre em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Possui bacharelado e licenciatura em Geografia pela mesma instituição. Desenvolveu pesquisa de mestrado sobre a criação de geoparques no Brasil e, atualmente, pesquisa os significados econômicos, políticos e geopolíticos dos Geoparques Globais da UNESCO no mundo, sob orientação da Profª. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz. Pesquisadora do grupo "Turismo em tempos de pandemia: uma abordagem geografica multi e trans-escalar", cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do Grupo de Estudos de Turismo e Geografia Regional, integrado ao Laboratório de Estudos Regionais em Geografia (LERGEO-USP).

       

      Links:    

    • BEIL, ISABELLA MARIA . Revisitando o conceito de patrimônio geológico: pela superação da dicotomia entre o natural e o cultural PERCURSOS (UDESC) , v. 24 , p. 1-29 - , 2023. ISSN: 15195589.
    • ABREU, Luciano ; BEIL, ISABELLA MARIA ; BARRETTI, D. . Efeitos da Pandemia da Covid-19 na dinâmica do turismo de segundas residências em Armação dos Búzios/RJ e Bertioga/SP: transformações e permanências CONFINS (PARIS) , v. 56 , p. 1-21 - , 2022. ISSN: 19589212.
    • CRUZ, R. C. A. ; BEIL, ISABELLA MARIA ; BARRETI, DANIEL ; ALLIS, THIAGO . Por uma geografia do movimento': reflexões sobre as práticas de turismo durante a pandemia no estado de São Paulo FORMAÇÃO (PRESIDENTE PRUDENTE) , v. 29 , p. 80 - 101 , 2022. ISSN: 1517543X.
    • ALLIS, THIAGO ; CRUZ, RITA DE CÁSSIA ARIZA DA ; BARRETI, DANIEL ; BEIL, ISABELLA MARIA . METROPOLIZAÇÃO E MOBILIDADES TURÍSTICAS EM/ENTRE SÃO PAULO E BAIXADA SANTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA GEO UERJ (2007) , v. 1 , p. 1 - 21 , 2021. ISSN: 19819021.
    • BEIL, I. M. . Proteção da natureza e do patrimônio: uma análise sobre o conceito de geoparque (Edição 512) PAPERS DO NAEA (UFPA) , v. 1 , p. 1 - 14 , 2020. ISSN: 15169111.
    • BEIL, I. M. . O Planejamento Regional Brasileiro Pós-Constituição Federal de 1988: instituições, políticas e atores GEOFRONTER , v. 3 , p. 166 - , 2019. ISSN: 24479195.
    • BEIL, ISABELLA MARIA . Geoparques no Brasil: caminhos e desafios. In: VI Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico , 2022 , São Paulo. Boletim de Resumos - VI Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico. : , 2022. p. 160-161 - .
    • BEIL, I. M. . The challenges on the implementation of Brazilian geoparks. In: 34th International Geographical Congress , 2021 , Turquia. 34th International Geographical Congress - Abstract Book. : , 2021.
    • BEIL, I. M. . Proteção da natureza e do patrimônio: uma análise sobre o Geopark Araripe. In: Seminário Internacional da Rede TP3 - Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas , 2019 , Belém. Anais do 3º Seminário Internacional da Rede TP3 - Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas e 9ª Conferência Internacional da AsTRES. Belém : NAEA, 2019. p. 287 - 290.
    • BEIL, I. M. . Dissonâncias e Convergências entre os projetos de geoparques brasileiros e a Agenda 2030. In: V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico , 2019 , Crato. Anais do V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico: (re)pensar o patrimônio geológico para o geoturismo e desenvolvimento local. : , 2019.
    • BEIL, I. M. . Geoparques, desenvolvimento sustentável e mercantilização da natureza. In: Seminário Internacional A Economia Política do Turismo , 2019 , São Paulo. Caderno de Resumos A Economia Política do Turismo. : , 2019. p. 223 - 227.
    • BEIL, I. M. . Patrimônio, turismo e desenvolvimento na relação entre os Geoparques Globais da UNESCO e a América Latina. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE) , 2020 , São Paulo. Anais Eletrônicos do XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. : , 2019.
    • BEIL, I. M. . Geoparks as an Expression of the Relation Between Heritage and Tourism. In: 8th International AsTRES Conference - Tourism, Heritage and Public Policies , 2018 , Paris. 8th International AsTRES Conference - Tourism, Heritage and Public Policies. : , 2018.
    • BEIL, I. M. . A Segregação Socioespacial e a Carência de Moradias no Centro de São Paulo. In: 24° Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2016 , São Paulo. Anais do 25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP. : , 2016.
    • BEIL, I. M. . A Segregação Socioespacial e a Realidade dos Movimentos por Moradia em São Paulo. In: 23° Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP , 2015 , São Paulo. Anais do 24º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP. : , 2015.
    • BEIL, ISABELLA MARIA . Climate, political and health vulnerabilities of tourism in Mozambique. : , 2022 (Tradução)
    • BEIL, ISABELLA MARIA . Turismos e Geopolíticas: atores, desafios, práticas. : , 2021 (Tradução)
    • BEIL, I. M. . A segregação socioespacial e a carência de moradias no centro de São Paulo. : , 2016 (Monografia/Iniciação científica)
    • BEIL, I. M. . Os terminais móveis contribuem com a renovação das práticas dos turistas? O caso da Champs Elysées. : , 2020 (Tradução)
    • BEIL, I. M. ; CRUZ, Rita de Cássia Ariza da . Sobre Bio-hospitalidade: os Hotéis como Quartéis ou os Três Corpos dos Garçons. : , 2020 (Tradução)
    • BEIL, ISABELLA MARIA . Os sentidos do patrimônio geológico: entre a memória da Terra e a memória social. 2023 (Congresso)
    • BEIL, ISABELLA MARIA . Geoparques no Brasil: caminhos e desafios. 2022 (Simposio)
    • BEIL, ISABELLA MARIA . Geoparques, patrimônio geológico e turismo: uma análise das propostas brasileiras. 2021 (Congresso)
    • BEIL, I. M. . Os desafios na implementação de Geoparques no Brasil. 2021 (Congresso)
    • BEIL, I. M. . The Challenges on the Implementation of Brazilian Geoparks. 2021 (Congresso)
    • BEIL, I. M. . Proteção da natureza e do patrimônio: uma análise sobre o Geopark Araripe. 2019 (Seminário)
    • BEIL, I. M. . Geoparques, desenvolvimento sustentável e mercantilização da natureza. 2019 (Seminário)
    • BEIL, I. M. . Patrimônio, turismo e desenvolvimento na relação entre os Geoparques Globais da UNESCO e a América Latina. 2019 (Comunicacao)
    • BEIL, I. M. . Geoparks as an Expression of the Relation Between Heritage and Tourism. 2018 (Conferência)
    • BEIL, I. M. . A Segregação Socioespacial e a Realidade dos Movimentos por Moradia em São Paulo. 2015 (Simposio)
    • BEIL, I. M. . A Segregação Socioespacial e a Carência de Moradias no Centro de São Paulo. 2016 (Simposio)
    • CRUZ, Rita de Cássia Ariza da ; CARLOS, A. F. A. ; THERY, H. ; MACHADO, R. P. P. ; LEOPOLDO, E. ; BEIL, I. M. . Seminário Internacional A Economia Política do Turismo. 2019 (Universidade de São Paulo (USP) e International Geographical Union (UGI))
  • Projetos de Pesquisa: 7
    • Nome do projeto: A Segregação Socioespacial e a Realidade dos Movimentos por Moradia na Cidade de São Paulo (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEIL, I. M. , MARTINS, E.R. .
      Descrição: A pesquisa possui como temática central a segregação socioespacial , com destaque para a abordagem da carência de moradias no centro da cidade de São Paulo. A segregação é um fenômeno que implica na diferenciação dos espaços vividos dentro de um mesmo contexto; no caso, têm-se que os habitantes de uma mesma São Paulo possuem experiências muito distintas de acordo com o seu poder econômico e político. Dessa forma, a segregação não é apenas residencial, mas refere-se a todo o apanhado de possibilidades existentes na cidade, como sua infraestrutura, transportes, equipamentos culturais e de lazer, escolas, entre outros. Apesar de não se resumir à moradia, essa diferenciação é bastante determinada por ela, como enfatizado pelas pautas dos movimentos dos trabalhadores sem-teto. Assim, o principal objetivo da pesquisa foi compreender como formou-se o espaço urbano de São Paulo, investigando os fatores responsáveis pela notável segregação socioespacial existente. Para isso, elaborou-se um estudo do histórico da formação urbana, iniciando em 1850, quando houveram significativas mudanças jurídicas na forma de tratar a terra no Brasil. Posteriormente, foram analisados os tipos de distribuição espacial que tomaram forma na cidade, mapeando suas principais características. Por último, trabalhou-se com um estudo de caso no distrito de Santa Cecília, dividido em duas frentes: primeiro, analisou-se a situação do distrito, sua relação com o Elevado Costa e Silva e as diferenciações espaciais ocasionadas pela obra. Por último, foram feitos trabalhos de campo na ocupação do Hotel Lorde, no mesmo distrito, apropriado pela Frente de Luta por Moradia (FLM). Dessa maneira, a pesquisa procurou contribuir significativamente na discussão da Geografia, da temática urbana e dos debates sobre o espaço e demais categorias geográficas.
    • Nome do projeto: Patrimônio natural, turismo e desenvolvimento sustentável: Uma análise crítica sobre a criação de geoparques no Brasil (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEIL, I. M. , CRUZ, Rita de Cássia Ariza da .
      Descrição: O projeto de pesquisa se propõe a analisar a criação de geoparques no Brasil. O surgimento da Rede Global de Geoparques, proposta pela Unesco, é um fenômeno recente, que teve desdobramentos em todo o mundo. Sua definição inclui variáveis tais como conservação do patrimônio natural e cultural, turismo e desenvolvimento sustentável. Porém, ainda não são claros os propósitos de criação de tais áreas e quais as reais motivações dos atores sociais envolvidos - em escala local, nacional e internacional. Além disso, a espacialidade formada no Brasil por essas unidades revela elementos interessantes, uma vez que se aglomeram na porção oriental do país, sugerindo uma possível relação com o desenvolvimento desigual brasileiro. Como objetivo, pretende-se entender as motivações da criação dos geoparques, assim como seus significados sociais, políticos, econômicos e espaciais.
    • Nome do projeto: Turismo em tempos de pandemia - uma abordagem geográfica multi e trans-escalar. (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BEIL, I. M. , CRUZ, Rita de Cássia Ariza da .
      Descrição: Análises produzidas por organismos internacionais como a Organização Mundial do Turismo (UNWTO, na sigla em inglês) prevêem um impacto de cerca de 60 a 80% de perdas econômicas no setor turismo neste ano de 2020 em função da pandemia do coronavírus. Estudos preliminares apontam para perdas no Brasil em torno de 21,5% do PIB do setor, comparativamente ao ano de 2019. A despeito da relevância das análises para as escalas mundial e nacional, é nos lugares que o turismo acontece e, portanto, as localidades com maior dependência econômica do turismo são aquelas que, efetivamente, serão mais impactadas. Este é o pano de fundo sobre o qual se estrutura esta pesquisa, que tem por objetivo geral identificar e analisar impactos da pandemia no turismo sob uma perspectiva pluri e trans-escalar.
    • Nome do projeto: Rede franco-brasileira de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas (Rede TP3) (2016 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: BEIL, I. M. , CRUZ, Rita de Cássia Ariza da .
      Descrição: A rede franco-brasileira de Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas (Rede TP3) foi formada com a colaboração de diversas universidades brasileiras e a Sorbonne, na França. O objetivo é discutir e analisar criticamente o patrimônio e o turismo no mundo contemporâneo e sua relação com as políticas públicas, seja na escala global, nacional, regional ou local.
    • Nome do projeto: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BEIL, I. M. , ALVES, G. A. .
    • Nome do projeto: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BEIL, I. M. , CRUZ, Rita de Cássia Ariza da .
    • Nome do projeto: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BEIL, I. M. , MARTINS, E. R. .
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A segregação socioespacial e a carência de moradias no centro de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Doutorado:
      • Curso: Pós-Graduação em Geografia Humana
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP)
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Museu de Arqueologia e Etnologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Gerenciamento de material museológico
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
    • Colégio Poliedro São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2021 ).
        Outras informações: Corretora