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André Gustavo Barbosa da Paz Mendes

    • Licenciado e bacharel em História (2005) pela UFRN; Mestre em História (2008) pelo Programa de Pós-Graduação em História - PPGH da UFRN; Doutorando em História Social, pela FFLCH da Universidade de São Paulo - USP. Experiências de atuação docente nos Ensinos Fundamental, Médio, Técnico Integrado, Superior e na Educação de Jovens e Adultos. Interessado em ensino de História, análise discursiva, produção de materiais didáticos e literários, práticas avaliativas e formativas.

       

      Links:    

    • MENDES, A. G. B. P. . Proposta de Trabalho para Disciplina do Ensino Médio (PTDEM) no IFRN. Ensino e pesquisa em história e humanidades nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: desafios e perspectivas, v. 1, p. 131 - 156, 2017.
  • Trabalhos em Anais: 13
    • MENDES, A. G. B. P. . Ensino de História, cultura digital e ?ESP?: democracia, espetáculo e difamação. In: XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia , 2017 , Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. : , 2017.
    • MENDES, A. G. B. P. . Paisagem e Espaço: na história e literatura. In: Colóquio História e Espaços , 2007 , Natal. Caderno de Resumos. : , 2007.
    • MENDES, A. G. B. P. . A imagem do "flagelado" na literatura da Terra da Luz (1877-1903). In: XII Encontro Estadual de História - História e multidisciplinaridade: fronteiras e deslocamentos , 2006 , Cajazeiras-PB. Programação e Caderno de Resumos. : , 2006.
    • MENDES, A. G. B. P. . As paisagens de uma ?Terra de Sol?: entre a água e a terra.. In: VI Encontro Estadual de História: Cultura e Sociedade - ANPUH/PE , 2006 , Recife-PE. Anais eletronicos. : , .
    • MENDES, A. G. B. P. . A imagem do "flagelado" na literatura da Terra da Luz (1877-1903). In: XII Encontro Estadual de História - História e Multidisciplinaridade: Fronterias e deslocamentos , 2006 , Cajazeiras-PB. Anais Eletrônicos. : , 2006.
    • MENDES, A. G. B. P. . As paisagens de uma ?Terra de Sol?: entre a água e a terra.. In: VI Encontro Estadual de Históra: Cultura e sociedade - ANPUH-PE , 2006 , Recife-PE. Anais Eletrônicos. : , 2006.
    • MENDES, A. G. B. P. . A Construção da imagem do flagelado no "discurso da seca" de 1877-79 na província do Rio Grande do Norte. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE HISTÓRIA , 2004 , Recife-PE. História, Exclusão e Dívida Social. : , 2004.
    • MENDES, A. G. B. P. . As paisagens de uma ?Terra de Sol?: entre a água e a terra.. In: XIV Semana de Humanidades - CCHLA - UFRN , 2006 , Natal/RN. GT: Configurações espaciais contemporâneas: natureza, região e cidade. : , 2006.
    • MENDES, A. G. B. P. . A Fortaleza: a capital anti-moderna de Rodolfo Teófilo (1890). In: II Encontro Regional da ANPUH-RN - História, historiografia e ensino , 2006 , Caicó-RN. Caderno de Resumos. : , 2006. p. 26 - .
    • MENDES, A. G. B. P. . O pentecostalismo clássico brasileiro: o discurso salvacionista e escatológico. In: I Encontro Regional da ANPUH/RN - O Ofício do Historiador , 2004 , Natal/RN. Anais do I Encontro da ANPUH/RN. Natal/RN : EDUFRN, 2004.
    • MENDES, A. G. B. P. . O rei da montanha: uma análise arquelógico-histórica da cultura material presente em Nemrud Dag. In: XII Semana de Humanidades - UFRN , 2004 , Natal/RN. GT: História, Arqueologia e Cultura Material. Natal/RN : , 2004.
    • MENDES, A. G. B. P. . "Pupilas do sol da seca": a imagem do "flagelado" na literatura nortista. In: XIII Semana de Humanidades - UFRN , 2005 , Natal/RN. GT: Formação da Literatura Brasileira. Natal/RN : , 2005.
    • MENDES, A. G. B. P. . O pentecostalismo clássico brasileiro: o discurso salvacionista e escatológico. In: I Encontro Regional da ANPUH/RN - O Ofício do Historiador , 2004 , Natal/RN. Caderno de Resumos. Natal/RN : , 2004. p. 44 - .
    • MENDES, A. G. B. P. . Conhecendo-nos: uma experência de historiador na EJA. : Páginas de Clio: uma revista de História do Rio Grande do Norte , 2007 (Periódico (No prelo))
    • MENDES, A. G. B. P. . Elaboração de Prova de Concurso Público - Professor de História - IFRN - Edital 05/2014. 2014 (Outra)
    • MENDES, A. G. B. P. . PNLD EJA - Programa Nacional do Livro Didático - 2014 - Área História. 2013 (Parecer)
    • MENDES, A. G. B. P. . Elaboração de Prova de Concurso Público - Professor de História - IFRN - Edital 36/2011. 2011 (Outra)
    • MENDES, A. G. B. P. . PNLD EJA - Programa Nacional do Livro Didático - 2011 - Área História. 2010 (Parecer)
    • MENDES, A. G. B. P. . PNLD-2010 Programa Nacional do Livro Didático - Área de História. 2008 (Outra)
    • MENDES, A. G. B. P. . PNLD-2008 Programa Nacional do Livro Didático - Área de História. 2006 (Outra)
    • MENDES, A. G. B. P. ; COSTA, R. J. V. . Anais I Encontro Regional da ANPUH/RN - O Ofício do Historiador. 2006 (Outra)
    • MENDES, A. G. B. P. ; COSTA, R. J. V. . Caderno de Resumos do II Encontro da ANPUH/RN - História, historiografia e ensino. 2006 (Outra)
    • MENDES, A. G. B. P. . PNLD-2007 - Programa Nacional do Livro Didático - Área de História. 2005 (Outra)
    • MENDES, A. G. B. P. ; COSTA, R. J. V. . Caderno de Resumos do I Encontro da ANPUH/RN - O Ofício do Historiador. 2004 (Outra)
    • MENDES, A. G. B. P. . Proposta de Trabalho para Disciplina do Ensino Médio: o caso da História no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 2017 (Comunicacao)
    • MENDES, A. G. B. P. . Ensino de História e a Lei 11.645/08: história(s) e cultura(s) afro-brasileira(s) e indígena(s). 2016 (Outra)
    • MENDES, A. G. B. P. ; PENNA, F. A. . História, ensino, ideologia: os rumos da democracia no Brasil. 2016 (Conferência)
    • MENDES, A. G. B. P. . Zona da Mata: proposta de prática de Ensino de História. 2015 (Comunicacao)
    • MENDES, A. G. B. P. . Processos avaliativos realizados em sala de aula. 2013 (Comunicacao)
    • MENDES, A. G. B. P. . Transdiciplinaridade: práticas de estudo do meio. 2013 (Conferência)
    • MENDES, A. G. B. P. . Memórias do Regime Militar no Rio Grande do Norte. 2014
    • PINTO JUNIOR, A. ; ALVES, M. P. C. ; MENDES, A. G. B. P. . Interdisciplinaridade e reorientação curricular no Ensino Médio: a contribuição das áreas Ciências Humanas e Linguagens - Mediador. 2014
    • MENDES, A. G. B. P. . Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2013 IFRN em Pauta
    • MENDES, A. G. B. P. ; SOUSA, F. C. O ; BARRETO, Sonni Lemos ; ARAUJO FILHO, J. A. . Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2013 IFRN em Pauta
    • MENDES, A. G. B. P. ; COSTA, A. L. ; CUNHA, A. V. C. S. . Mudanças e permanências no Ensino de História: refletindo a formação dos/as professores/as e os des-caminhos do currículo de História.. 2011 Internet
    • ASSIS, L. F. ; COSTA, G. F. ; BATISTA, A. C. ; FARIAS, F. D. P. ; MENDES, A. G. B. P. . Currículo e Avaliação no Ensino Médio: mudanças em curso para a Geografia Escolar?. 2015
    • MENDES, A. G. B. P. . I Encontro Regional da ANPUH/RN. 2004 (UFRN - ANPUH/RN)
    • Nome do projeto: A pesquisa no ensino de História: contribuições e desafios para a permanência dos estudantes do PROEJA na região do Mato Grande/RN (2011 - 2012
      Natureza: Outra
      Integrantes: MENDES, A. G. B. P. , FRANCA, G. C. .
      Descrição: O projeto prioriza a construção da identidade dos alunos da EJA junto a Instituição e a própria região do Mato Grande/RN. Esse processo de identificação se constitui numa importante prática de ensino-aprendizagem motivadora para a permanência do corpo discente no IFRN. Em especial esse segmento de ensino que é historicamente carente de políticas públicas voltadas para produção de materiais didáticos e literários no Brasil. As aulas produzidas tem como suporte e/ou recurso didático textos, imagens, músicas etc. sistematizados de maneira a contextualizar os conteúdos históricos da matriz curricular temática da área de História com a realidade local do alunado. É mister para a EJA que tal prática de ensino se efetive a fim de que o aluno se veja como participante das relações de ensino-aprendizagem no dia a dia. Nesse sentido, o objetivo maior do projeto é se valer da produção de aulas teóricas e práticas contextualizadas e seguidamente organizadas em materiais didáticos e literários para uso interno, engajando assim o alunado na instituição e otimizando as relações de ensino-aprendizagem na área de História. As articulações entre a teoria e prática de ensino em História estão presentes na prática do estudo da realidade, nas situações em que aulas são pensadas por questões-problema, tendo como base o pensamento de Gaston Bachelard e Circe Bittencourt (obstáculo epistemológico ou pedagógico). Ainda tem-se a preocupação de se trabalhar com o ensino de História temática, articulando práticas de pesquisa, ensino e extensão no decorrer do projeto. A partir das questões elencadas acima, toma-se por base a construção de aulas contextualizadas que considerem os conhecimentos prévios dos educandos e os saberes locais da região
    • Nome do projeto: Acervo: documentando e preservando a memória e a história da região do Mato Grande/RN (2011 - 2012
      Natureza: Outra
      Integrantes: MENDES, A. G. B. P. , FRANCA, G. C. , SANTOS, J. M. , FELIX, W. S. P. .
      Descrição: O objetivo é montar acervo documental digital de documentos planos e encadernados: impressos e manuscritos (arquivos originalmente não digitais). Para tanto, procura-se identificar e diagnosticar os acervos documentais públicos e particulares existentes nos municípios que compõe a região do Mato Grande, em especial os cartoriais e paroquiais. Tem-se planejado visitações aos guardiões legais de tais documentos. Após essa análise inicial se dará o processo de digitalização das coleções documentais mais significativas. Quando da montagem do acervo icnográfico digital, identificar-se-á documentos para montagem de coleções de mapas, plantas, desenhos, gravuras, cartazes, microformas, diapositivos, negativos, cópias e ampliações fotográficas que retratem a vida urbana e rural, os hábitos e a cultura locais ao longo dos anos. Também buscar-se-á identificar e documentar (fotografar e filmar) os principais monumentos arquitetônicos e manifestações culturais da região. Dentro do acervo iconográfico será destinado espaço significativo aos relatos orais. Nesta perspectiva, o método da história oral exerce papel fundamental, pois é capaz dá sentido à memória e temas da História e demais ciências humanas. Por ser concebido na atualidade como uma importante fonte para estudarmos o passado de uma sociedade. Assim, trataremos de coletar (entrevistar e filmar) relatos sobre os hábitos, a cultura e a história dos habitantes mais antigos cidade. Os resultados se constituirão em produzir e armazenar documentos digitalizados, vídeos, fotografias referentes à história e Patrimônio Cultural da região do Mato Grande/RN. Conforme o acervo for sendo montado e organizado será disponibilizado aos professores, alunos e comunidade para que assim possam estudar e melhor compreender a região do Mato Grande/RN. Inicialmente o acervo fará parte do já existente na biblioteca do IFRN campus João Câmara
    • Nome do projeto: Olimpíada Nacional em História do Brasil: divulgação, inclusão e orientação (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MENDES, A. G. B. P. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo divulgar a 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Além disso, busca incluir socialmente no evento estudantes e professores da rede pública estadual, vinculados ao Ensino Médio. Para tanto 5 (cinco) escolas foram selecionadas de acordo com as suas respectivas participações no ENEM. Estas escolas, ficaram entre as cem melhores escolas das redes pública (estadual e federal) e privada em termo de pontuação no Estado do Rio Grande do Norte. Outra finalidade é a orientação pari passu das seguidas fases previstas pela atividade proposta pelo Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP/SP. Inclusive a proposta prevê a abertura do IFRN ao público externo durante a efetivação das diversas ações a serem empreendidas no projeto de extensão. A possível conquista de resultados positivos consolidará atividade de aliança entre o IFRN e outros espaços escolares públicos. Portanto, divulgar, incluir e orientar são as diretrizes e as ações essenciais da atividade extensionista proposta.
    • Nome do projeto: História para Jovens e Adultos - Ensino Médio Integrado - PROEJA (2012 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: MENDES, A. G. B. P. , COSTA, R. J. V. , LIMA, A. A. .
      Descrição: O projeto objetiva amenizar a escassez de materiais didáticos no tocante a modalidade da EJA do IFRN, em particular de livros didáticos. Essa lacuna impulsiona os docentes a buscar alternativas para organizar o ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares, lançando mão de uma diversidade de outros materiais e recursos de ensino-aprendizagem, tais como: livros didáticos destinados ao ensino regular, obras literárias, revistas, jornais, bulas de remédio, recibos, cupons, contas, filmes, sítios eletrônicos, músicas, desenhos, ilustrações, dentre outros. Todavia, em que pese esta ampla diversidade de recursos, nem sempre a sua produção e uso são concebidos levando em consideração as particularidades do público jovem, adulto e idoso da EJA, o que exige do professor um forte esforço para a transposição didática destes recursos. Partimos do pressuposto de que os materiais e os métodos didáticos utilizados na EJA podem e devem ser múltiplos e diversificados. Há, por exemplo, propostas de educação voltadas para a prática social, que buscam se apropriar da realidade como instrumento pedagógico, e preconizam a produção de materiais didáticos como parte do processo pedagógico-formativo, colocando professores e alunos como protagonistas das produções didáticas. Pensamos, contudo, que estas propostas não invalidam, a priori, a necessidade de disponibilizar aos educadores produções didáticas de qualidade, em diversidade e quantidade relevante para a EJA, que em sua elaboração tenha sido considerado aspectos relativos às diretrizes de aprendizagem de pessoas jovens, adultas e idosas
    • Graduacao:
      • Curso: História - Licenciatura e Bacharelado
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
        Título: A imagem do flagelado na literatura da Terra da Luz (1879-1903)
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Dimensão Colégio e Curso:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professor de Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio
        Outras informações: Professor
    • Casa do Fera:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professor de Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio
        Outras informações: Professor
    • Escola Estadual Prof° José Fernandes Machado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professor
    • Fundação Para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professor de História Ensino Médio, na Escola das Dunas em Pitangui/RN
        Outras informações: Professor
    • Associação Nacional de HIstória - Núcleo do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Secretário Geral
    • Impacto Colégio e Curso:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Imaculada Conceição:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola Estadual Belém Câmara:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Ensino Fundamental II - 7º aos 9º anos
        Outras informações: Professor efetivo
    • Governo Federal - Secretaria da Presidência da Repúplica:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professor contratado
    • Universidade Estadual Vale do Acaraú:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola Municipal de Parnamirim - Luiz Maranhão Filho:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Ensino Fundamental
        Outras informações: Professor de Cultura do RN
    • Escola Municipal de Parnamirim - Maria do Céu Fernandes:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Ensino Fundamental
        Outras informações: Professor de História e Cultura do RN
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO/RN ? PNFEM/RN De acordo com a Resolução/CD/FNDE no 51, de 11 de dezembro de 2013, são atribuições dos Professores Formadores das IES: a) planejar e avaliar as atividades da formação dos temas para o (s) qual (is) foram designados; b) ministrar a formação aos formadores regionais; c) validar, junto ao coordenador adjunto do Pacto, os cadastros dos formadores regionais, dos orientadores de estudo, dos professores do ensino médio e dos coordenadores pedagógicos do ensino médio nos sistemas do MEC e do FNDE; d) monitorar a frequência, a participação e as avaliações dos formadores regionais no SisMédio; e) participar da organização dos seminários ou encontros com os formadores regionais para acompanhamento e avaliação da Formação; f) elaborar e encaminhar ao supervisor da Formação os relatórios dos encontros presenciais; e g) avaliar, em conjunto com os demais formadores das IES, a organização, execução, bem como os relatórios das turmas de orientadores de estudo e de professores e orientar os encaminhamentos.
        Outras informações: Professor Formador de IES - PNFEM/RN