Não autenticado |

Karina Gomes Bertolino

    • Doutora em Linguística pela University of Connecticut (2020). Possui mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2013). Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (2011) com habilitação em Linguística. Atualmente é pesquisadora pós-doutora na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sintaxe e Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Sintaxe, Aquisição da Linguagem, Aquisição Sintática e Sintaxe Comparativa.

       

      Links:    

    • BERTOLINO, KARINA GOMES ; BERTOLINO, K. . A Survey on Generic Impersonal Structures in Brazilian Portuguese DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada , v. 39 , p. 1 - 15 , 2023. ISSN: 1678460X.
    • BERTOLINO, KARINA ; BERTOLINO, K. . Subject ellipsis in early child English ILHA DO DESTERRO , v. 73 , p. 81 - 102 , 2020. ISSN: 21758026.
    • BERTOLINO, KARINA ; BERTOLINO, K. . Testing children?s knowledge of generic null pronouns LINGUÍSTICA (RIO DE JANEIRO) , v. 16 , p. 146 - 167 , 2020. ISSN: 1808835X.
    • GROLLA, E. . O pronome 'ele' está sujeito ao princípio B? Uma discussão sobre resultados experimentais REVISTA LINGUÍSTICA , v. 8 , p. 45 - , 2012. ISSN: 2238975X.
    • GROLLA, E. . A proforma ?ele? com antecedente local em português brasileiro adulto e infantil. Estudos da Linguagem: casamento entre temas e perspectivas, v. , p. 101 - 120, 2011.
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. ; GROLLA, E. . Some notes on the acquisition of reference in Brazilian Portuguese: definite and indefinite articles. In: First International Psycholinguistics Congress , 2010 , Rio de Janeiro. Papers in Psycholinguistics: Proceedings of the First International Psycholinguistics Congress, Anpoll?s Psycholinguistics Work Group. Rio de Janeiro : Imprinta, 2010. p. 120 - 123.
    • HATTORI, R. ; BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. ; Naigles, L. ; SNYDER, W. . 神戸学院大学人文学会 Acquisition of Degree Abstraction: Seeking Evidence from IPL. Kobe : 第28回人文学会研究会 , 2023 (aceito)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. ; HATTORI, R. ; Naigles, L. ; SNYDER, W. . Acquisition of Clausal Comparatives: Evidence from IPL. Filadelphia : eProceedingsIASCL2021.weebly.com , 2021 (eproceedings)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Acquiring generic null subjects under the BCC hypothesis. : John Benjamins , 2022 (aceito)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . The setting of the null subject parameters across (non-)null subject languages. : Language Acquisition , 2020 (in review)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Parecer de um capítulo do livro Language acquisition in romance languages. 2022 (Parecer)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Parecer de livro submetido para a Cambridge University Press. 2020 (Parecer)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Parecer ad hoc para a revista 'Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem'. 2021 (Parecer)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Parecer ad hoc para a revista 'Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem'. 2020 (Parecer)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Emergência de Sujeitos Nulos Genéricos. 2022 (Conferência)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Spontaneous production of generic null subjects in a partial null subject language. 2022 (Congresso)
    • HATTORI, R. ; BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. ; Naigles, L. ; SNYDER, W. . Hikaku kōbun no kakutoku senkō chūshi jikken o mochiita kenkyū. 2022 (Conferência)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Acquiring generic null subjects under the BCC hypothesis. 2021 (Conferência)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Setting the null subject parameters: generic null subjects in Brazilian Portuguese. 2021 (Congresso)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. ; HATTORI, R. ; Naigles, L. ; SNYDER, W. . Acquisition of Clausal Comparatives: Evidence from IPL. 2021 (Congresso)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Imperative Analogous Hypothesis in European Portuguese. 2015 (Congresso)
    • LILLO-MARTIN, D. ; KAUFFMAN, M. ; LACERDA, R. ; NGUYEN, E. ; BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. ; HATTORI, R. . 'The middle strawberry' and sensitivity to presupposition failure: An investigation into children's knowledge of aspectual and concessive 'still'. 2016 (Congresso)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . What kind of [+ null subject] language do I have? An experimental study with Brazilian children. 2018 (Conferência)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Children without limits: over-acceptance of null impersonal in early Brazilian Portuguese. 2019 (Congresso)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Panorama dos estudos sobre a aquisição de sujeitos nulos. 2020 (Conferência)
    • GROLLA, E. ; BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. ; VIEIRA, R. . Identifying Children?s Difficulty with Emphatic Pronouns in Brazilian Portuguese. 2016 (Congresso)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Do children know anything about partial null-subject languages?. 2019 (Congresso)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Imperatives and Root Infinitives in Early Portuguese. 2016 (Congresso)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Testing children?s knowledge of restrictions in a partial null-subject language. 2019 (Congresso)
    • Sobre a leitura ligada de pronomes em PPs no Português Brasileiro. 2013 (Congresso)
    • Sobre uma diferença na interpretação de pronomes em PPs. 2013 (Congresso)
    • A proforma 'ele' está sujeita ao princípio B? Uma discussão sobre resultados experimentais. 2012 (Comunicacao)
    • A proforma 'ele' em português brasileiro. 2011 (Seminário)
    • Interpretações da Proforma 'ele' com Antecedente Local em Português Brasileiro. 2010 (Simposio)
    • Análise da compreensão de pronomes em elipse de VP no Português Brasileiro. 2010 (Simposio)
    • The acquisition of reference in Brazilian Portuguese: definite and indefinite articles. 2010 (Congresso)
    • A Aquisição da Referencialidade no Português Brasileiro: Artigos e Pronomes. 2009 (Simposio)
    • . ()
    • . ()
    • . ()
    • . ()
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . Workshop de iniciação à transcrição de dados de fala no CHAT. 2021 (Unifesp)
    • BERTOLINO, K. ; BERTOLINO, K. . CHAT: Símbolos e Convenções. 2021 (Apostila para workshop)
    • Nome do projeto: Interpretações da proforma 'ele' com antecedente local em português brasileiro (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERTOLINO, K. , GROLLA, E. .
    • Nome do projeto: A aquisição das relações de co-referência no português brasileiro: estudo experimental (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERTOLINO, K. , GROLLA, E. .
    • Nome do projeto: Restrições sobre a interpretação da proforma ele com antecedente local em Português Brasileiro: um estudo experimental (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERTOLINO, K. , GROLLA, E. .
    • Nome do projeto: Sujeitos nulos genéricos e existenciais: avaliando a gramática infantil e adulta (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERTOLINO, K. , GROLLA, E. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo investigar impessoais nulas com leitura genérica e existencial (arbitrária) em português brasileiro (PB), levando em conta tanto a gramática infantil como a adulta.
    • Nome do projeto: Banco de Dados SANTOS (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: BERTOLINO, K. , SANTOS, R. S. .
      Descrição: Banco de dados da fala infantil organizado e coordenado pela Profa. Dra. Raquel Santana Santos da Universidade de São Paulo. Minha função no banco de dados é administrar o andamento das transcrições e corrigir as transcrições.
    • Nome do projeto: A restrição de paralelismo no português brasileiro (2010 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERTOLINO, K. , GROLLA, E. .
    • Nome do projeto: CODAS Project (2014 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERTOLINO, K. , QUADROS, R. , LILLO-MARTIN, D. .
    • Nome do projeto: Pronoun Misinterpretation in Individuals with Broca?s aphasia: Linguistic Deficit or Resource Allocation (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERTOLINO, K. , LINDSEY, A. , COELHO, C. .
    • Nome do projeto: Projeto de formação do banco de dados de linguagem infantil para o estudo da morfologia e do léxico e integração ao Consórcio de Dados de Fala Infantil (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERTOLINO, K. , BASSANI, I. S. , CRUZ, F. M. , MINUSSI, R. D. , SANTOS, R. S. .
      Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é a organização de um banco de dados Palavreando - um banco de dados de fala naturalística e longitudinal monolíngue do português brasileiro, visando viabilizar e fomentar estudos sobre o desenvolvimento da morfologia e do léxico inicial infantil em crianças falantes de português brasileiro. A partir disto, espera-se: i. produzir estudos descritivos e teóricos sobre a aquisição e o desenvolvimento de diversos fenômenos lexicais e/ou morfológicos de crianças falantes de português brasileiro; ii. Produzir transcrições ortográficas no formato CHAT para o Corpus Santos por meio do software CLAN; iii. Produzir transcrições da linha morfológica no formato MOR para o Corpus Santos por meio do software CLAN e, finalmente, iv. Fomentar por meio de dados de desempenho - os dados de aquisição de linguagem - as discussões acerca da realidade psicológica de modelos teóricos para o léxico e para a morfologia dentro de um projeto maior do Laboratório de Linguagem e Cognição da UNIFESP (LabLinC) de explorar dados de desempenho frente a teorias linguísticas. Mais especificamente, no âmbito descritivo-teórico, este projeto toma como norte as seguintes questões de pesquisa: i. Como os dados de produção do léxico inicial infantil, referentes a diversos fenômenos empíricos podem corroborar ou refutar as propostas de análise construcionista do modelo de arquitetura da gramática da Morfologia Distribuída? ii. Como esse modelo pode lançar luz sobre os fenômenos morfológicos e morfossintáticos presentes no léxico inicial infantil? Para viabilizar estes trabalhos, o projeto integra parceria com o LEAL (Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem) da Universidade de São Paulo e visa contribuir para a construção de um Consórcio de Dados de Linguagem Infantil do Estado de São Paulo (USP/Unifesp/UniSantos) sob coordenação da Profa. Dra. Raquel Santana Santos. (AU)
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: University of Connecticut
        Ano de conclusão: 2017
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Linguística
        Nome da Instituição: University of Connecticut
        Ano de conclusão: 2020
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • University of Connecticut:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Caderno de Squibs: Temas em estudos formais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).