Não autenticado |

Adilson Odair Citelli

    • Graduado e bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (1973). Na mesma instituição realizou o mestrado (1982) e o doutorado (1990), ambos na área de Literatura Brasileira. Em 1995 fez a livre docência na ECA/USP, com tese na inter-relação Comunicação e Educação. Em 2007 foi aprovado em concurso público como professor Titular junto ao Departamento de Comunicações e Artes, da ECA/USP. Desde 2019 é professor sênior aposentado da ECA-USP, onde continua ministrando cursos e orientando dissertações e teses nas áreas de comunicação/educação, educomunicação, comunicação/linguagem. Pesquisador 1B do CNPq. Foi chefe do Departamento de Comunicações e Artes-ECA-USP, coordenador do PPGCOM-USP, membro do comitê de avaliação da CAPES e do comitê assessor de Comunicação do CNPq, coordenador do GP Educomunicação, da IBERCOM. É líder do grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0118368098237653). Autor de inúmeros artigos e livros, dentre estes destacam-se: Linguagem e persuasão (Ática, 1994); Comunicação e educação: a linguagem em movimento (SENAC, 2000); Palavras, meios de comunicação e educação (Cortez, 2006); Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento (Org.com Cristina Costa). (Paulinas, 2011); Educomunicação. Imagens do professor na mídia (Org.). (Paulinas, 2012); Comunicação e educação: o problema da aceleração social do tempo (Org.). (Paulinas, 2017); Novas travessias e desafios em comunicaçao e educação (Org. com Ana Luisa Zaniboni Gomes) (Editus, 2021), Comunicação e Educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares (Org.) (Editus, 2021).

       

      Links:    

    • Educomunicação
    • Comunicação e Educação
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. ; GOMES, A. L. Z. ; CALIXTO, D. ; TELES, E. C. ; NAGAMINI, E. ; BIERWAGEN, G. S. ; CORAZZA, H. ; ALMEIDA, M. C. S. ; SILVA, M. C. ; SOLEDADE, R. T. ; ANDRADE, R. P. ; COSTA, S. ; CARVALHO, T. G. L. ; NARDES, W. ; GOULART, K. P. . Ensino remoto emergencial e transições associadas. São Paulo : ECA-USP-MEOM, 2023 . 240p. ISBN: 9786588640883.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. ; GOMES, A. L. Z. . Novas travessias e desafios em Comunicação e Educação. Ilhéus. Bahia : EDITUS, 2021 . 297p. ISBN: 9786586213348.
    • CITELLI, ADILSON ; CITELLI, A. O. . Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares. Ilheus. BA : EDITUS, 2021 . 212p. ISBN: 9786586213379.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Inter-relações comunicação e educação no ensino básico. São Paulo : ECA-USP/MECOM/CNPq, 2020 . 217p. ISBN: 9786588640180.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Comunicação e educação. Os desafios da aceleração social do tempo. São Paulo : Paulinas, 2017 . 182p. ISBN: 9788535643268.
    • LOPES, M. I. V. ; BACCEGA, M. A. ; FRANCA, V. V. ; BERGER, C. . Dicionário de Comunicação. Escolas, teorias e autores. São Paulo : Contexto, 2014 . 557p. ISBN: 9788572448345.
    • Imagens do professor na mídia. São Paulo : Paulinas, 2012 . 166p. ISBN: 9788535632194.
    • COSTA, M. C. . Educomunicação. Construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo : Paulinas, 2011 . 220p. ISBN: 9788535627466.
    • Palavras, meios de comunicação e educação. São Paulo : Cortez, 2006 . 288p. ISBN: .
    • Comunicação e Educação. A linguagem em movimento. São Paulo : SENAC, 2000 . 260p. ISBN: .
    • Outras Linguagens na Escola. São Paulo : Ática, 2000 . 253p. ISBN: .
    • Aprender e ensinar com textos, Aprender e ensinar com textos não-escolares. SAO PAULO : CORTEZ, 1997 . p. ISBN: .
    • O Romantismo. SAO PAULO : ATICA, 1990 . 98p. ISBN: .
    • O Texto Argumentativo. SAO PAULO : SCIPIONE, 1994 . 102p. ISBN: .
    • Linguagem e Persuasão. SAO PAULO : ATICA, 1995 . 98p. ISBN: .
    • Os Sertões, de Euclides da Cunha.Roteiro de Leitura. SAO PAULO : ATICA, 1996 . 160p. ISBN: .
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. ; FALCAO, S. P. . Comunicação e educação remota em contexto pandêmico REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE) , v. 24 , p. 37 - 48 , 2022. ISSN: 19848226.
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. ; NARDES, W. . Guillermo Orozco Gómez; uma trajetória no campo da comunicação e educação Comunicação & Educação , v. 1 , p. 131 - 138 , 2022. ISSN: 23169125.
    • CITELLI, ADILSON ; CITELLI, A. O. ; SUZINA, ANA CRISTINA ; TUFTE, THOMAS . Revendo Paulo Freire: uma introdução MATRIZES (USP. IMPRESSO) , v. 15 , p. 5 - 25 , 2021. ISSN: 19822073.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Faces e interfaces educomunicativas TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA , v. 9 , p. 6 - 23 , 2021. ISSN: 23185694.
    • CALIXTO, D. ; CARVALHO, T. G. L. ; CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . David Buckingham: a Educação Midiática não deve apenas lidar com o mundo digital, mas sim exigir algo diferente Revista Comunicação & Educação , v. 25 , p. 127 - 137 , 2020. ISSN: 23169125.
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Maria Aparecida Baccega: a palavra e o ato COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE) , v. 17 , p. 427 - 442 , 2020. ISSN: 19837070.
    • CITELLI, ADILSON ; CITELLI, A. O. ; FALCÃO, SANDRA PEREIRA . Educomunicação Socioambiental: cidade e escola INTERCOM (SÃO PAULO. ONLINE) , v. 43 , p. 21 - 36 , 2020. ISSN: 19803508.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. ; SOARES, I. O. ; LOPES, M. I. V. . Educomunicação: referências para uma construção metodológica Comunicação & Educação , v. 24 , p. 12 - 24 , 2019. ISSN: 01046829.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Comunicação e educação: as pontes da linguagem COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE) , v. 16 , p. 314 - 332 , 2019. ISSN: 19837070.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Reforma do ensino: déficit de comunicação e intercorrências políticas Comunicação & Educação , v. 23 , p. 1 - 14 , 2018. ISSN: 23169125.
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Comunicação e educação: os movimentos do pêndulo REVISTA FAMECOS (ONLINE) , v. 25 , p. 1 - 15 , 2018. ISSN: 19803729.
    • Tecnocultura e educomunicação Revista Rizoma , v. 3 , p. 47 - 62 , 2015. ISSN: 2318406X.
    • FALCAO, S. P. . Comunicação e educação: um contributo para pensar a questão ambiental. Comunicacao e Educacao (USP) , v. 20 , p. 15 - 26 , 2015. ISSN: 01046829.
    • GARCIA, T. N. . A poética da catimba: poesia e futebol Comunicacao e Educacao (USP) , v. 19 , p. 121 - 126 , 2014. ISSN: 01046829.
    • Comunicação & Educação: 20 anos. Uma trajetória para consolidar o campo da educomunicação Comunicacao e Educacao (USP) , v. 19 , p. 15 - 29 , 2014. ISSN: 01046829.
    • Mário Chamie. O poeta em busca de novas formas de comunicação Comunicacao e Educacao (USP) , v. 1 , p. 115 - 119 , 2013. ISSN: 01046829.
    • Navegar é preciso. 30 anos na linha d´água Linha d´água , v. 18 , p. 19 - 22 , 2011. ISSN: 22364242.
    • Ana Cristina Cesar: um sopro de vida Comunicacao e Educacao (USP) , v. 1 , p. 111 - 114 , 2012. ISSN: 01046829.
    • Inflexões educomunicativas Comunicacao e Educacao (USP) , v. 1 , p. 7 - 12 , 2012. ISSN: 01046829.
    • Educomunicação: um registro de pesquisa Linhas (Florianópolis. Online) , v. 12 , p. 8 - 17 , 2011. ISSN: 19847238.
    • Literatura e outras linguagens: sobre diálogos discursivos Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso , v. 1 , p. 285 - 291 , 2011. ISSN: 21764573.
    • Ensino a distância na perspectiva dos diálogos com a comunicação Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso) , v. 8 , p. 187 - 209 , 2011. ISSN: 18064981.
    • VARGAS, C. . Comunicação poética: São Paulo sob quatro olhares Comunicacao e Educacao (USP) , v. 1 , p. 125 - 130 , 2010. ISSN: 01046829.
    • Comunicação e educação: convergências educomunicativas Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso) , v. 1 , p. 67 - 85 , 2010. ISSN: 18064981.
    • VARGAS, C. . O operário em (des)construção Comunicacao e Educacao (USP) , v. 1 , p. 125 - 134 , 2010. ISSN: 01046829.
    • Ambiências comunicacionais Comunicacao e Educacao (USP) , v. 1 , p. 7 - 12 , 2010. ISSN: 01046829.
    • VARGAS, C. . Mario Faustino: inovação poética e sentimento agônico Comunicacao e Educacao (USP) , v. 1 , p. 119 - 124 , 2010. ISSN: 01046829.
    • Linguagens da comunicação e desafios educacionais: o problema da formação dos jovens docentes Comunicacao e Educacao (USP) , v. 1 , p. 15 - 26 , 2010. ISSN: 01046829.
    • Meios de comunicação e educação: formação de docentes UNIrevista (UNISINOS) , v. 1 , p. 1 - 13 , 2006. ISSN: 18094651.
    • Comunicação como poesia e humor: Mário Quintana Comunicacao e Educacao (USP) , v. 1 , p. 119 - 125 , 2009. ISSN: 01046829.
    • Pensando o consumo entre a comunicação e a cultura Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo) , v. 1 , p. 193 - 197 , 2009. ISSN: 18064981.
    • VARGAS, C. . O cotidiano revelado na poesia de Adélia Prado Comunicação & Educação , v. 1 , p. 115 - 120 , 2009. ISSN: 01046829.
    • Comunicação e educação: passagens e deslocamentos Comunicação & Educação , v. 1 , p. 7 - 13 , 2009. ISSN: 01046829.
    • Comunicação e linguagem: diálogos, trânsitos e interditos Matrizes (USP. Impresso) , v. 1 , p. 13 - 30 , 2008. ISSN: 19822073.
    • O silêncio em quatro interpretações Comunicação & Educação , v. 1 , p. 125 - 132 , 2008. ISSN: 01046829.
    • O poeta Machado de Assis Comunicação & Educação , v. 1 , p. 135 - 140 , 2008. ISSN: 01046829.
    • Três trens Comunicação & Educação , v. 1 , p. 90 - 94 , 2008. ISSN: 01046829.
    • Uma educação poética: João Cabral de Melo Neto Comunicação & Educação , v. 1 , p. 112 - 116 , 2007. ISSN: 01046829.
    • Escola, linguagem e diversidade cultural nos contextos midiáticos Comunicação & Educação , v. 1 , p. 7 - 13 , 2007. ISSN: 01046829.
    • Meios de comunicação e educação: desafios para a formação de docentes Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación , v. 1 , p. 100 - 113 , 2007. ISSN: 18073026.
    • Bertold Brecht: comunicação, poesia e revolução Comunicação & Educação , v. 1 , p. 108 - 112 , 2007. ISSN: 01046829.
    • Bibliografia sobre comunicação e educação Comunicação & Educação , v. 1 , p. 416 - 420 , 2005. ISSN: 01046829.
    • Poemas em diálogo Comunicação & Educação , v. 1 , p. 124 - 128 , 2007. ISSN: 01046829.
    • O poeta e o equívoco. Eduardo Alves da Costa Comunicação & Educação , v. 3 , p. 430 - 434 , 2006. ISSN: 01046829.
    • Mídia e cidadania Perspectiva (Erexim) , v. 29 , p. 51 - 59 , 2005. ISSN: 01012908.
    • A linguagem entre a comunicação e a educação Comunicação & Educação , v. 1 , p. 7 - 11 , 2006. ISSN: 01046829.
    • O poeta da revolução Comunicação & Educação , v. 1 , p. 381 - 386 , 2005. ISSN: 01046829.
    • Mudanças na linguagem publicitária Comunicação, mídia e consumo , v. 1 , p. 155 - 163 , 2005. ISSN: .
    • Estratégias de resistência à mídia hegemônica Revista Comunicação & Educação , v. 1 , p. 71 - 74 , 2005. ISSN: .
    • Linguagens da comunicação nas ondas do rádio hipertexto , v. , p. - , 2004. ISSN: .
    • Palavra e compromisso Scientific American , v. , p. 23 - 23 , 2004. ISSN: .
    • O sertões, uma epopéia educadora de 100 anos Comunicação & Educação , v. 1 , p. 84 - 92 , 2003. ISSN: 01046829.
    • Comunicação, educação e linguagem Cadernos de Comunicação e Educação , v. 1 , p. 63 - 69 , 2001. ISSN: .
    • Linguagem verbal e meios de comunicação.Sobre palavras e (inter)ditos. Revista USP , v. 48 , p. 32 - 45 , 2001. ISSN: 01039989.
    • Meios de Comunicação e Praticas Escolares Revista Comunicação & Educação , v. 17 , p. 30 - 36 , 2000. ISSN: .
    • A Continuidade de uma Experiência: Lingua Portuguesa na ECA Sul. Boletim de Novas Tecnologias de Comunicação , v. 05 , p. - , 1986. ISSN: .
    • Entrevista com Ferreira Gullar Revista Linha D'Agua , v. 04 , p. - , 1986. ISSN: .
    • Conceitos de Leitura Revista Idéias , v. 20 , p. - , 1988. ISSN: .
    • Retórica da Manipulação. Os Sem Terra nos Jornais Revista Comunicações e Artes , v. 20 , p. - , 1989. ISSN: .
    • Simões Lopes Neto: Uma Edição Crítica Revista Ciência e Cultura , v. 42 , p. - , 1990. ISSN: .
    • Imprensa e Arbítrio: Um Caso de Empastelamento Revista Comunicações E Artes , v. 25 , p. - , 1991. ISSN: .
    • Um Enclave Perturbador ( Notas Sobre Espaço e Religião em Os Sertões e Os Jagunços Revista USP , v. 25 , p. 123 - 133 , 1992. ISSN: .
    • A Circulação dos Textos na Escola: Mediações dos Veículos de Massa Revista Comunicação & Educação , v. 01 , p. - , 1994. ISSN: .
    • Canudos: Dois Tempos Revista de Fato , v. 01 , p. - , 1994. ISSN: .
    • Palavras de Ordem. A Greve dos Petroleiros e a Reportagem que não Houve Revista Comunicação & Educação , v. 04 , p. - , 1995. ISSN: .
    • A Escola e os Discursos Não-Didáticos Revista Comunicação & Educação , v. 08 , p. - , 1997. ISSN: .
    • Canudos, o filme Revista Comunicação & Educação , v. 11 , p. - , 1998. ISSN: .
    • Correspondência de Euclides da Cunha Revista Literatura & Sociedade , v. 03 , p. 103 - 107 , 1998. ISSN: .
    • O sertão e os sertões Luso Brazilian Review , v. 36 , p. 146 - 148 , 1999. ISSN: .
    • Canudos:Formas de Composição REVISTA USP , v. 20 , p. 66 - 73 , 1993. ISSN: .
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . O que não vi na telenovela: à maneira de uma apresentação. Comunicação, Educação e Consumo: as interfaces da teleficção, v. 1, p. 12 - 17, 2022.
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Educomunicação: escolas e temporalidades. Comunicação, violências e transições, v. 1, p. 646 - 657, 2021.
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Paulo Freire: uma lembrança. Cem anos de Paulo Freire. Cem vozes de corações e mentes, v. 1, p. 203 - 207, 2021.
    • CITELLI, ADILSON ; CITELLI, A. O. . Nota Final. Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares, v. , p. 207 - 212, 2021.
    • CITELLI, ADILSON ; CITELLI, A. O. . Tempo discente. Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares, v. , p. 115 - 122, 2021.
    • CITELLI, ADILSON ; CITELLI, A. O. . Tempo docente. Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares, v. , p. 45 - 53, 2021.
    • CITELLI, ADILSON ; CITELLI, A. O. . Introduções. Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares, v. , p. 13 - 28, 2021.
    • CITELLI, ADILSON ; CITELLI, A. O. . Apresentações. Comunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares, v. , p. 7 - 12, 2021.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Universidade pública: confrontos e resistência pela ciência e educação. Conexão pós. Resistência pela ciência e colaboração na pesquisa, v. 1, p. 11 - 21, 2021.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Comunicação e educação: desafios temporais. Comunicação e educação. Territórios migrantes, interfaces expandidas, v. 5, p. 33 - 49, 2019.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Diálogos ao Sul: encontros com textos de Isabel Ferin. Media: poder, representação e epistemologias, v. 1, p. 167 - 186, 2019.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Uma pesquisa em educomunicação. Cibercultura, regulação mediática e cooperação, v. 1, p. 433 - 443, 2018.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Tempo vivido: um depoimento sobre participação estudantil e resistência à ditadura. 50 anos depois: a resistência da ECA-USP à ditadura militar, v. 1, p. 11 - 24, 2018.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Comunicação e educação: nos entremeios da cidadania. Comunicação e educação. Caminhos integrados para um mundo em transforamção, v. 1, p. 91 - 105, 2017.
    • CITELLI, A. ; CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Educomunicação: temporalidade e sujeitos. Comunicação e educação. Os desafios da aceleração social do tempo, v. 1, p. 11 - 27, 2017.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Educação e politicamente correto. Comunicação e liberdade de expressão: atualidades, v. 1, p. 51 - 59, 2016.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Comunicação e educação: o problema da aceleração temporal. Questões teóricas e formação profissional em comunicação e educação, v. 1, p. 4 - 15, 2016.
    • Um cursinho vestibular nas cercanias da rua Maria Antônia. Um mundo coberto de jovens, v. 1, p. 219 - 227, 2016.
    • Comunicação e educação: lineamentos culturais e marcas discursivas. Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro, v. 1, p. 151 - 166, 2014.
    • Comunicação e educação: linguagens em curso. Educação e leitura. Novas linguagens, novos leitores, v. 1, p. 13 - 24, 2013.
    • Teoria performativa e pragmática da linguagem. Dicionário de Comunicação. Escolas, teorias e autores, v. 1, p. 474 - 483, 2014.
    • Comunicação e educação. Dicionário de comunicação. Escolas, teorias e autores, v. 1, p. 65 - 74, 2014.
    • Comunicação e censura. Sobre fatos e versões. Comunicação e controle. Observações sobre liberdade, controle e interdição de expressão, v. 1, p. 215 - 237, 2013.
    • No meio do rodamoinho. Maria Aparecida Baccega. Dedicação, ética e solidariedade, v. 1, p. 115 - 120, 2013.
    • Imagens e representações dos professores: situando o problema. Imagens do professor na mídia, v. 1, p. 9 - 17, 2012.
    • Comunicação e educação: implicações contemporâneas. Educomunicação. Construindo uma nova área do conhecimento, v. 1, p. 59 - 76, 2011.
    • "Campo educacional";"Discursos não escolares";"Mídia Educação"; "Televisão Escola". Enciclopédia Intercom de Comunicação, v. 1, p. 150 - 154, 2010.
    • Meios de comunicação e desafios educativos. Construir la sociedad de la communicación, v. 1, p. 388 - 402, 2009.
    • Comunicação/educação:situações. Gestão da Comunicação.Epistemologia e pesquisa teórica, v. 1, p. 145 - 160, 2009.
    • MELO, J. M. ; ADGHIMI, Z. L. ; Tosta, Sandra . Entremeios educativos. Caleidoscópio Chinês, v. 1, p. 207 - 226, 2008.
    • Comunicação, educação e cidadania na sociedade da informação. Pesquisa e prática docente sobre educação e comunicação, v. 1, p. 17 - 24, 2008.
    • Mídia e cidadania. Marco cultural. Questões contemporâneas em debate, v. 1, p. 11 - 18, 2008.
    • O pequeno concerto que não virou canção. Memorias do presídio Tiradentes, v. 1, p. 101 - 110, 1997.
    • Communication and education: perspectives. Brazilian research in communication, v. 1, p. 80 - 97, 2005.
    • A dança da linguagem:entre a comunicação e a educação. Ciência e arte:imaginário e descoberta, v. 1, p. 89 - 97, 2003.
    • Uma pesquisa com escolas e meios de comunicação. Comunicación y educación. Perspectiva latinoamericana, v. 1, p. 257 - 281, 2001.
    • Comunicação e educação:aproximações. Gestão de processos comunicacionais, v. , p. 101 - 112, 2002.
    • A Lingua Portuguesa do Brasil e a Formação da Nacionalidade. Brasil, sua Gente e sua Cultura, v. , p. 35 - 45, 2000.
    • No Mundo dos Homens na Ordem de Deus. Canudos. Palavra de Deus. Sonho da Terra, v. , p. 28 - 39, 1997.
    • A Pesquisa na Universidade e a Interface com o Sistema Educacional. Humanidades. A Pesquisa na Avaliação do Merito Academico, v. , p. 105 - 110, 1999.
    • Resposta A Sergio Gruzinski. LITERATURA E HISTÓRIA NA AMËRICA LATINA, v. , p. - , 1993.
    • CHIAPPINI, L. ; PONTUSCHA, N. . Assessoria Universitaria No Projeto da Interdisciplinaridade. OUSADIA NO DIÁLOGO, v. , p. - , 1993.
    • O Ensino da Literatura no Segundo Grau. LINGUA E LITERATURA: O PROFESSOR PEDE A PALAVRA, v. , p. 80 - 92, 1980.
    • O Ensino de Linguagem Verbal. Em Torno do Planejamento. QUESTÕES DE LINGUAGEM, v. , p. 25 - 32, 1991.
    • . , , . .
    • . , , . .
    • . , , . .
    • . , , . .
    • . , , . .
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Interveniências tecnotemporais em processos educomunicativos. In: 45º Congresso da INTERCOM , 2022 , João Pessoa/Paraíba. Anais do 45º Congresso Anual da INTERCOM. São Paulo : Intercom, 2022. p. 1 - 15.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Educomunicação: entre atos. In: 43. Congresso da Intercom , 2020 , Salvador. BA. Anais 43. Congresso da Intercom. Sao Paulo : Intercom, 2020. p. 1 - 12.
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Comunicação e educação: dinâmicas do tempo. In: 42º Congresso da INTERCOM , 2019 , Belém. Anais 42º Congresso do INTERCOM. São Paulo : Intercom, 2019. p. 1176 - 1181.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Processos de comunicação e expansões temporais na educação. In: XV Congresso Ibercom , 2018 , Lisboa. Comunicação, diversidade e tolerância. Lisboa : UCP, 2107. p. 1205 - 1217.
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Comunicação e educação: desafios temporais. In: 40º Congresso anual da INTERCOM , 2017 , Curitiba. Anais Congresso Intercom. São Paulo : Intercom, 2017. p. 1 - 15.
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Educomunicação, temporalidades e sujeitos. In: XXXIX Congresso da Intercom , 2016 , São Paulo. Intercom XXXIX. 2016. São Paulo : Intercom, 2016. p. 2114 - 2201.
    • Uma pesquisa em educomunicação. In: XIV Congresso Iberoamericano de comunicação , 2015 , São Paulo. Ibercom 2015. Anais. São Paulo : Ibercom, 2015. p. 1659 - 1669.
    • Comunicação e educação: o problema da aceleração temporal. In: XXXVIII Congresso da INTERCOM , 2015 , Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII da INTERCOM. São Paulo : INTERCOM, 2015. p. 2589 - 2601.
    • Educomunicação: em torno da técnica e da cultura. In: XXXVII Intercom , 2014 , Fóz do Iguaçú. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São : Intercom, 2014. p. 1863 - 1877.
    • Educomunicação: convergências educativo-comunicativas. In: XIII. Congresso internacional IBERCOM , 2013 , Santiago de Compostela. Libro de Actas. Comunicación, cultura y esferas de poder. Santiago de Compostela : Universidade de Compostela/Ibercom/Agacom/AssiBercom, 2013. p. 1830 - 1839.
    • Direções de pesquia em educomunicação. In: XXXVI. Intercom , 2013 , Manaus. 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo : Intercom, 2013. p. 1 - 15.
    • Comunicação e educação: processos mediativos. In: X Congresso LUSOCOM , 2012 , Lisboa. Atas do X Congresso da LUSOCOM. Comunicação, cultura e desenvolvimento. Lisboa : LUSOCOM, 2012. p. 1 - 1.
    • Midiatização e educação. In: XXXV Intercom , 2012 , Fortaleza. Intercom 2012. São Paulo : Intercom, 2012. p. 1148 - 1151.
    • A contribuição da revista Comunicação & Educação para a consolidação do campo da educomunicação no Brasil. In: Congresso internacional de educación mediática y competencia digital. La cultura de la participación , 2011 , Ségovia. Espanha. Educación mediática & competencia digital. La cultura de la participación. Madrid/Segóvia : UNED/UVA/, 2011. p. 1 - 25.
    • Outras linguagens na aula de Língua Portuguesa. In: IX Seminário de metodologia do ensino de língua portuguesa da FEUSP_ , 2010 , São Paulo. Cadernos de textos. São Paulo : Pedro de João Editores, 2010. p. 32 - 33.
    • Media education: a research about the communicative-educative tensions in teacher´s professional practices. In: IAMCR Conference , 2010 , Braga. Anais (publicação em pendrive). Braga : IAMCR, 2010. p. s/n - s/n.
    • Linguagens da comunicação e desafios educacionais: o problema da formação dos jovens docentes. In: VI SOPCOM e VIII LUSOCOM , 2009 , Lisboa. Anais Sopcom/Lusocom. Lisboa : Universidade Lusófona, 2009. p. 120 - 130.
    • Mídia e escola: apresentando uma pesquisa. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM) , 2008 , Natal. XXXI Congresso Brasileiro de Ciênicas da Comunicação. São Paulo : Intercom, 2008. p. 542 - 559.
    • Comunicação e educação. Formação docente em uma sociedade midiática. In: Colóquio binacional de investigación: México/Brasil , 2007 , Villahermosa. Memórias XIX encuentro nacional de La AMIC. México DF : AMIC, 2007.
    • COSTA, M. C. . Revista Comunicação & Educação. In: Comunicação e Educação , 2006 , Brasília. Anais XXIX Congresso da Intercom. São Paulo : Intercom, 2006. p. xx - xx.
    • Escola. Leitura e diversidade cultural nos contextos midiáticos. In: III.Congresso internacional de linguagens , 2006 , Erechim. Anais. III.Congresso internacional de linguagens. Erechim : URI, . p. 30 - 30.
    • Meios de comunicação e desafios educativos. In: Congresso internacional Lusocom.2006 , 2006 , Santiago de Campostela. Actas de congreso internacional lusocom.2006. Santiago Campostela : Universidade de Santiago Campostela, 2006. p. 1899 - 1916.
    • Comunicação e educação: uma pesquisa com formação de professores. In: VII.Congresso da ALAIC. , 2004 , La Plata. Argentina. CDRoom com anais do Congresso. : , 2004.
    • Comunicação e Educação. Reflexões sobre uma pesquisa envolvendo formação de professores. In: XXVII.Congresso da INTERCOM , 2004 , Porto Alegre. CD. Anais XXVII Congresso da Intercom. São Paulo : Intercom, 2004. p. x - x.
    • Mídia e Cidadania. In: II.Congresso Internacional das linguagens , 2004 , Erechim.RGS. Anais do II Congresso internacional das linguagens. Erechim.RGS : URI., 2004. p. 34 - 34.
    • Linguagens da comunicação:desafios à leitura. In: II.Congresso Internacional das linguagens , 2004 , Erechim.RGS. Anais do II congresso internacional das linguagens. Erechim.RGS : URI, 2004. p. 48 - 48.
    • Comunicação e educação: justificativas e delimitações. In: XXIII , 2000 , Manaus. Anais e textos Intercom.CDRoom. : , 2000.
    • Gestão de Processos Comunicacionais. In: III Congresso Arte e Ciência , 1999 , São Paulo. Descoberta/Descobrimentos. Terra Brasilis. Anais do III Congresso Arte e Ciência. São Paulo : Centro Mário Schemberg/CCA/ECA/USP, 1999. p. 207 - .
    • A Leitura e o Ensino Interdisciplinar. In: Seminário Internacional sobre o Ensino de Língua Espanhola , 1996 , Erechim. RGS. Anais I SENELE (Seminário Internacional sobre o Ensino de Língua Espanhola ). : , .
    • O avesso da margem. In: Primeiro Seminário Nacional sobre o Papel da Arte no Processo de Socialização e Educação da Criança e do Jovem , 1996 , São Paulo. Arte na Escola do Primeiro Seminário Nacional sobre o Papel da Arte no Processo de Socialização e Educação da Criança e do Jovem. São Paulo : UNICSUL, .
    • Linguagens não-didáticas e discurso escolar. In: SBPC , 1995 , Espírito Santo. Revista Linha'd Água. São Paulo : APLL, 1994.
    • Opnião pública: comunicação e linguagem.. In: Estudos Linguisticos. Anais de seminários do Gel , 1995 , São Paulo. Estudos Linguisticos. Anais de seminários do Gel. São Paulo : Gel, .
    • A circulação dos textos na escola: primeiros resultados. In: Estudos Linguísticos , 1995 , São Paulo. Estudos Linguísticos. Anais de Seminários do Gel.. São Paulo : Gel, .
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Entre vírus: no meio do rodamoinho. Campo Grande. MS : UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . O livro didático e as artimanhas da linguagem.. Curitiba : Appris , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Polifonia periférica. São Paulo : D´Auria , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Educar para a comunicação: em torno do SEPAC. São Paulo : Paulinas , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Cenários educomunicativos. São Paulo : SIBI-USP , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • OROFINO, M. I. . Uma apresentação entre mediações. São Paulo : Paulinas , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • Apresentação. São Paulo : Intercom , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • Apresentação. São Paulo : Contexto , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • FIGARO, R. ; LEAO, I. . Discurso tecnicista é unidirecional. São Paulo : Paulinas , 2012 (Entrevista)
    • FIGARO, R. . Educação mediática ressalta o potencial de expressão dialógica das tecnologias. São Paulo : Paulus/ECA-USP , 2010 (Entrevista)
    • O texto astuto da publicidade. São Paulo : Saraiva , 2008 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • O trabalho em tempos do cólera. São Paulo : Anablume/Fapesp , 2008 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • A palavra dominante. Bauru : Universidade Sagrado Coração , 2004 (Entrevista)
    • No prisma do tempo. : , 2001 (Catálogo de exposição)
    • Os trabalhos de Vera Sandroni. São Paulo : Laserprint , 2000 (Catálogo de exposição)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Projeto CNPq. Vozes do esporte. Um projeto de divulgação sobre a interface mídia e esporte. 2023 (Parecer)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Projeto CNpq: Literacia transmídia: mapeamento, práticas transmídias e formas de consumo de conteúdo digital sobre gênero. 2023 (Parecer)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Projeto CNPq:Datificação da atividade de comunicação e trabalho de arranjos de comunicadores. 2023 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . A influência dos estudos culturais nas pesquisas de David Buckingham sobre educação midiática. 2022 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Resiliência e a construção de novos pactos de confiança no Brasil: Educomunicação, Demarketing e o ativismo de marcas na pós-pandemia. 2022 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . O campo da Comunicação/Educação sob o olhar da professora Baccega: aproximações e distanciamentos com a metodologia Caso de Ensino. 2022 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . A crítica da mídia na escola. Interfaces entre comunicação e educação. 2021 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Lupa NH 2.0. Evolução da comunicação social hiperlocal. 2021 (Parecer)
    • CITELLI, ADILSON ; CITELLI, A. O. . Práticas de comunicação e a nova identidade da classe média. 2021 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Tecnologias, aceleração e educação. 2021 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Reflexões sobre linguagem e tecnologias. 2020 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Um livro de cabeceira e uma câmera na mão: circulação e consumo literários na contemporaneidade'. 2020 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . ATUAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NA CIBERCULTURA. 2020 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Descom: uma experiência interdisciplinar de desocidentalização epistêmica. 2020 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Contribuições da teoria da aceleração social para os estudos em jornalismo. 2020 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . 'Reflexões sobre o planejamento e a prática do estágio de docência na pós-graduação em Comunicação'. 2020 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . 'Epistemologias do Sul: desafios teórico-metodológicos da educomunicação'. 2020 (Parecer)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Parecer projeto CNPq. 2019 (Parecer)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Parecer projeto CNPq. 2019 (Parecer)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Parecer projeto CNPq. 2019 (Parecer)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . A cidade em fluxo entre o ver e o a imagem. 2018 (Parecer)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Recepção fílmica e espectorialidade cinematográfica. explorações teórico-metodológicas. 2018 (Parecer)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Laboratório de pesquisa ecossistêmica e tecnologias da inteligência. 2018 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Hacia la enseñanza de otro modelo de periodismo.. 2018 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Naturezas e artifícios as relações entre humanos e seus outros nas narrativas midiáticas. 2018 (Parecer)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . Las tramas intersubjetivas del encuentro pedagógico: un abordaje semiótico focalizado en la diversidad. 2018 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Educação básica: ensino e formação docente. 2017 (Parecer)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Epistemologia e método da pesquisa-ação. Uma aproximação aos movimentos sociais e à comunicação. 2016 (Parecer)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . 'Epistemologia e método da pesquisa-ação. Uma aproximação aos movimentos sociais e à comunicação' a Questões Transversais. 2016 (Parecer)
    • 'Construção cena a cena:a narrativa jornalística como mosaico lítero factual em Chico Mendes, de Zuenir Ventura. 2016 (Parecer)
    • BERGUER, C. ; FREIRE FILHO, J. B. ; GOMES, I. . Comitê Assessor de Comunicação. 2016 (Assessoria)
    • GT 8. Comunicação, Educação e Consumo. 2015 (Assessoria)
    • PAULINO, R. A. F. ; CONSANI, M. A. ; ROMANCINI, R. ; ROMANINI, A. V. ; CAIXETA, S. A. O. . Relatório para avaliação do Departamento de Comunicações e Artes/ECA/USP. 2015 (Relatorio_tecnico)
    • Políticas públicas visando controle da obesidade. 2015 (Parecer)
    • Conhecimentos produzidos acerca da comunicação científica em Bakhtin: uma incursão nas dissertações e teses brasileiras da Capes. 2015 (Parecer)
    • Sentido, argumentação e identidade narrativa: intersecção entre Bakhtin, Perelman e Ricoeur. 2015 (Parecer)
    • BERGER, C. ; VAZ, P. ; JAMBEIRO, O. . CA/Comunicação..CNPq. 2014 (Assessoria)
    • VAZ, P. ; JAMBEIRO, O. ; BERGER, C. . CAComunicação. CNPq. 2013 (Assessoria)
    • Informática para alunos do Ensino Fundamental e Médio: uma proposta educativa de inclusão digital e social. 2014 (Parecer)
    • Parecer artigo Dalinianas. 2014 (Parecer)
    • Estrutura curricular do curso de Português-Francês. 2014 (Parecer)
    • Parecer estrutura curricular Português-Inglês. 2014 (Parecer)
    • Estrutura curricular do curso de Português-Inglês. FFLCH-USP. 2014 (Parecer)
    • Animação e educação: propósitos e linguagens no mainstream. 2014 (Parecer)
    • BERGUER, C. ; JAMBEIRO, O. ; VAZ, P. . Reunião de avaliação de projetos. CA Comunicação. CNPq. 2013 (Outra)
    • Avalliação CERT. 2014 (Parecer)
    • Progressão a carreira na USP. 2014 (Parecer)
    • Progressão na carreira de professor da USP. 2014 (Parecer)
    • LOPES, M. I. V. ; BARRETO FILHO, E. T. . Reunião de coordenadores dos programas de pós-graduação, da área de Ciências Sociais Aplicadas I. 2011 (Outra)
    • Presidente comissão de seleção ingresso PPGCOM/ECA. 2010 (Assessoria)
    • Coordenação da comissão de ingresso de alunos no PPGCOM/ECA. 2010 (Outra)
    • Parecerista ad hoc da CAPES. 2010 (Relatorio_tecnico)
    • Membro do comitê de avaliação trienal CAPES. Área Comunicação. 2010 (Consultoria)
    • BACCEGA, M. A. ; FIGARO, R. ; MUNGIOLI, M. C. P. . Comunicação, análise do discurso e atividade linguajeira. 2010 (Assessoria)
    • Membro do comitê de avaliação CAPES 2010. Comunicação. 2010 (Outra)
    • BATISTA, L. L. ; CORREA, E. N. S. ; COSTA, M. C. ; LOPES, M. I. V. ; MARCONDES FILHO, C. J. ; FIGARO, R. ; Frederico, Celso . Revisão do programa de pós-graduação em Ciências da Comunicação.ECA/USP. 2009 (Assessoria)
    • COSTA, M. C. ; Frederico, Celso ; RODRIGUES, M. ; CORREA, E. N. S. ; BARRETO FILHO, E. T. ; BATISTA, L. L. . Comissão de seleção. Pós-Graduação.ECA-USP. 2009. 2009 (Outra)
    • FREIRE, M. ; CUNHA, P. ; STUMPF, I. . Análise APCNs 2009. CAPES. 2009 (Consultoria)
    • Revista Fronteiras. 2009 (Parecer)
    • KUNSCH, M. M. K. ; Frederico, Celso ; CORREA, E. N. S. . Membro da comissão seleçào pós-graduação ECA 2009. 2008 (Outra)
    • KUNSCH, M. M. K. ; FIGARO, R. . Parecer sobre teses da ECA para o prêmio CAPES. 2008 (Parecer)
    • FREIRE, M. . Análise APCNs. Avaliação dos cursos novos na área de Ciências Sociais Aplicadas I. 2008 (Consultoria)
    • Avaliação cursos de comunicação. CAPES. 2007 (Relatorio_tecnico)
    • Pareceres cursos novos pós-graduação em Comunicação. APCN-2007. 2007 (Parecer)
    • Parecer sobre proposição de disciplina pós ECA. 2007 (Parecer)
    • MARCO, V. . Comissão Especial de Regimes de Trabalho. 2007 (Assessoria)
    • Visita técnica à UCB. 2007 (Relatorio_tecnico)
    • CAPES.Avaliação dos cursos de pós-graduação em comunicação, ano base 2005. 2006 (Parecer)
    • CAPES. Parecer sobre novos cursos de comunicação. APCN-2006. 2006 (Parecer)
    • Apropriações melodramáticas:o caso Pedrinho no jornal nacional e em Senhora do Destino. 2005 (Parecer)
    • Relatório de atividades. 2005 (Parecer)
    • Análise do discurso e o ensino de língua portuguesa. 2004 (Parecer)
    • SOARES, I. O. ; COSTA, M. C. ; FRANCO, M. . Educom Centro-Oeste. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • Reorientação curricular. 2004 (Assessoria)
    • Relatório de atividades. 2003 (Parecer)
    • BACCEGA, M. A. . Pedido de reconhecimento. 2003 (Parecer)
    • Gêneros de discurso na escola. 2003 (Parecer)
    • Tecnologia e sociedade:entre os paradoxos e os sentidos possíveis. 2003 (Parecer)
    • Perto do coração selvagem: resistência à disciplinarização do feminio e da infância. 2003 (Parecer)
    • De um mundo da escola para uma escola do mundo. 2003 (Parecer)
    • Membro do corpo de pareceristas do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. Câmara do Ensino Superior. 2002 (Outra)
    • Relatório técnico para autorização de funcionamento de curso superior. 2002 (Relatorio_tecnico)
    • Discurso e suas condições. Vestígios do dizer. 2002 (Parecer)
    • A educação e os desafios da revolução digital. 2002 (Parecer)
    • Educom.TV. 2002 (Elaboracao_de_projeto)
    • Cursos de redação e citações epistemológicas no campo da comunicação. 2002 (Parecer)
    • Projeto de mestrado em comunicação, mediações culturais e educação. 2001 (Elaboracao_de_projeto)
    • CNPq. 1998 (Parecer)
    • Ministério da Educação e do Desporto. 1997 (Assessoria)
    • Universidade de São Paulo/Secretaria Municipal de Ensino. 1989 (Assessoria)
    • Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1999 (Assessoria)
    • Membro do Conselho Consultivo da Associação de Professores de Língua e Literatura. 1998 (Consultoria)
    • Visita técnica. 2000 (Outra)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. ; DAWBOR, L. . Participação, cidadania e liberdade universitária. 2020 (Conferência)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Desafios à educomunicação em tempos de pandemia. 2020 (Conferência)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Educação, mídias e tecnologias: processos de pesquisa. 2020 (Conferência)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Diversidade e livros didáticos: artimanhas da linguagem. 2020 (Conferência)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Comunicação e educação no contexto da pandemia. 2020 (Conferência)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Educomunicação: entre atos. 2020 (Conferência)
    • A contribuição da revista Comunicação & Educação para a consolidação do campo da educomunicação no Brasil. 2011 (Conferência)
    • Midiatização e educação.. 2013 (Conferência)
    • Direções de pesquisa em educomunicação. 2013 (Conferência)
    • Educomunicação: em torno da técnica e da cultura. 2014 (Conferência)
    • Educação e politicamente correto. 2015 (Conferência)
    • Comunicação e educação: o problema da aceleração temporal. 2015 (Conferência)
    • Educomunicação: convergências educativo-comunicativas. 2014 (Conferência)
    • A pós graduação como formação do pesquisador e do educador no Brasil. 2015 (Conferência)
    • A pós graduação como formação do pesquisador e do educador no Brasil. 2014 (Conferência)
    • Arte, educação e cidadania. 2014 (Conferência)
    • Desafios da educação formal na relação com os meios de comunicação e suas potencialidades para a educação não formal. 2014 (Conferência)
    • Formação de professores, mídias e tecnologias. 2014 (Conferência)
    • Diversidade e educomunicação: tecendo saberes e integrando práticas. 2015 (Conferência)
    • Educomunicação: movimentos culturais e de linguagem. 2014 (Conferência)
    • Linguagens da comunicação e desafios educacionais. 2015 (Conferência)
    • Linguagens da comunicação e desafios educacionais: o problema da formação dos jovens docentes. 2009 (Congresso)
    • Linguagem persuasiva e meios de comunicação. 2008 (Conferência)
    • A formacao dos professores e os meios de comunicacao. 2003 (Conferência)
    • Comunicação e linguagem: processos de leitura crítica. 2002 (Conferência)
    • Estratégias concretas. 2002 (Conferência)
    • Educação para a leitura dos meios de massa. 2002 (Conferência)
    • A linguagem em movimento. 2001 (Conferência)
    • Comunicação educativa. 2001 (Congresso)
    • Meios de comunicação e escola. 2001 (Conferência)
    • Comunicação e educação. 2001 (Conferência)
    • O campo da educação para a comunicação. 2000 (Conferência)
    • Comunicação e educação na gestão de processos comunicacionais. 2000 (Outra)
    • Comunicação,Educação e Cidadania. 2000 (Conferência)
    • A produção dos textos numa sociedade de massas. 2000 (Congresso)
    • Comunicação e educação. A linguagem em movimento. 2000 (Outra)
    • Gestão de processos comunicacionais: comunicação e educação. 2000 (Comunicacao)
    • Meios de comunicação e novas estratégias de ensino. 2000 (Comunicacao)
    • Comunicação, texto, persuasão. 2000 (Conferência)
    • Una pesquisa com escuelas y medios de comunicación. 2000 (Comunicacao)
    • Mit simultanübersetzung (Televisão e cultura). 2000 (Conferência)
    • Gestão de Processos Comunicacionais: Comunicação e Educação. 1999 (Congresso)
    • Comunicação e Educação. 1999 (Conferência)
    • Linguagem e Meios de Comunicação. 1999 (Conferência)
    • A Construção Social da Linguagem. 1998 (Conferência)
    • O Cotidiano Infantil Violento: Marginalidade e Exclusão Social. 1998 (Simposio)
    • A Gestão da Comunicação nos espaços da Cultura e da Educação. 1998 (Comunicacao)
    • Comunicação e Língua Portuguesa. 1996 (Simposio)
    • A Circulação do Texto na Escola. 1993 (Simposio)
    • Canudos Euclidiana. 1993 (Simposio)
    • As Visões de Áreas Especificas no Projeto de Reordenação Curricular, pela Via da Interdisciplinaridade. 1992 (Simposio)
    • Crise da Leitura no Segundo Grau e na Universidade. 1988 (Simposio)
    • Leituras do Brasil. 1988 (Simposio)
    • A Relação Professor - Discursos Televisivos - Estudantes. 1988 (Simposio)
    • Identidade Nacional: Desdobramentos. 1987 (Simposio)
    • Regionalismo: Tradição e Modernidade. 1984 (Simposio)
    • O Ensino de Português no Primeiro e Segundo Graus. 1989 (Comunicacao)
    • A Questão da Interdisciplinaridade. 1986 (Seminário)
    • A Questão do Carnaval. 1986 (Comunicacao)
    • O Ensino de Literatura no Segundo Grau. 1980 (Comunicacao)
    • A Pesquisa na Universidade e a Interface com o Sistema Educacional. 1997 (Seminário)
    • Leitura, Produção e Circulação de Textos Escolares e não Escolares. 1996 (Seminário)
    • A Leitura e o Ensino Interdisciplinar. 1996 (Seminário)
    • Educação para uma Leitura dos Meios de Massa. 1996 (Seminário)
    • A Circulação do Texto na Escola. 1996 (Seminário)
    • Mercado de Trabalho e Cinema. 1995 (Seminário)
    • A Leitura do Não-Verbal. 1994 (Seminário)
    • Formas de Expressão Marginal que a Escola não Reconhece. 1994 (Seminário)
    • A Circulação de Textos na Escola: Primeiros Resultados. 1994 (Seminário)
    • Opinião Pública: Realidade ou Mito?. 1994 (Seminário)
    • O Precário e o Possível: Uma Proposta de Educação pela Palavra. 1992 (Seminário)
    • Antes do Fox-Trotte: de como botaram o regionalismo na retaguarda. 1986 (Comunicacao)
    • Comunicación e Educación. 1997 (Comunicacao)
    • Linguagem/ Ensino/ Sociedade: Mediações. 1992 (Comunicacao)
    • A Linguagem Persuasiva. 1991 (Comunicacao)
    • Texto e Discurso. 1991 (Comunicacao)
    • A Televisão sem Televisão na Sala de Aula. 1988 (Comunicacao)
    • Dimensão Criativa do Uso dos Meios de Comunicação. 1998 (Congresso)
    • TV Educativa e Educação a Distância e Televisão, Escola e a Era do Pop. 1993 (Congresso)
    • A Escola entre o Texto e o Lapso. Uma Pesquisa sobre Escola e Meios de Comunicação. 1997 (Congresso)
    • O Trabalho com Português. 1995 (Congresso)
    • Proposta para a Implementação de uma Política Educacional. 1988 (Congresso)
    • Programa de Claúdia Barcelos acerca do ENEM. 1999 rádio CBN
    • Programa dedicado : Apresentador: Sérgio Grossmann. 1986 Rádio Cultura
    • Educação e Comunicação. 1991 Rádio Brasil de Adamantina
    • Programas Certas Palavras. 1997 Rádio CBN
    • Comunicação.Linguagem.Educação. 2000 TVComunitária. São Paulo
    • As relações comunicação-educação. 2000 Rádio CBN/S.Paulo
    • Salto para o futuro. 2000 TVEducativa do Rio de Janeiro/Fundação Roquete Pinto
    • Antena Paulista. TVCultura de São Paulo. 2004 Televisão Educativa de São Paulo
    • Linguagens da comunicação na escola. 2004 http://seduc.mt.gov.br/entrevistas_citelli.htm
    • Cinema da família. TVCultura de São Paulo. 2004 Televisão Cultura de São Paulo
    • ARAUJO, M. . Net Educação. 2004 NET/TVEducativa (SP)
    • Mídia e cidadania. 2004 Televisão Bandeirantes/ Cuiabá. Mato Grosso
    • ARAUJO, M. . Cinema, pipoca e saber. 2004 NET.Educação. Canal 15
    • ARAUJO, M. . Cinema. Pipoca e Saber. 2005 Net Educação. TVCultura de São Paulo
    • LEAL FILHO, L. L. ; MEDEIROS, L. L. ; GUIMARAES, V. . VerTV. 2006 TV.Câmara. Câmara Federal
    • BERGUER, C. ; VILCHES, L. . Brasil Nação. 2009 Televisão Educativa do Paraná (Paraná Educativa)
    • O que é educomunicação?. 2011 TVCultura. UNIVESPTV
    • Docentes em pauta. 2012 Revista Giz. Educação, trabalho e cultura
    • FERREIRA, R. A. . Preconceito linguístico. 2015 Rádio
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Tribuna independente. 2017 TV REDE VIDA
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. ; COSTA, M. C. ; PITTAN, J. . Prosa sem censura. 2019 Youtube
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. ; GOMES, A. L. Z. ; PINHEIRO, R. M. ; FREIRE, N. . Paulo Freire. Legado. 2021 Rádio WEB Podcast
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Em compasso diferente. 2021 Revista FAPESP
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Memes, GIFs, lives, stories: narrativas da internet poderiam ser usadas na educação formal, sugere estudo. 2021 Jornal da USP. jornaldausp@usp.br
    • Associação de Professores de Língua e Literatura, 38ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1986 ()
    • Associação de Professores de Língua e Literatura, 38ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 1987 ()
    • PEREZ, C. ; TRINDADE, E. . IV Pró-Pesq PP. 2013 (CRP-ECA-USP/PPGCOM-USP/CAPES/CNPq/FAPESP/GLOBO/ABP2)
    • Apresentação e lançamento do livro de Guillermo Orozco Gómez. 2014 (PPGCOM-USP. ECA-USP)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2016 (Intercom)
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. . 42º Congresso Intercom. 2019 (INTERCOM)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. ; AGUADED, I. ; CASTELON, L. ; LOPES, M. I. V. ; GRANGEIRO, G. . XVI Congresso IBERCOM/Assibercom. 2019 (Faculdad de Comunicación y Lenguaje, Pontificia Universidad Javeriana. Bogotá. Colômbia/IBERCOM/ASSIBERCOM)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. ; TELES, E. C. . Organização de curso de 40 horas. 2020 (MECOM-ECA-USP; POLIFONIAS-UNEB-JUAZEIRO)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Tecnologias digitais, aceleração social do tempo e literacias. 2022 (INTERCOM. 45ª reunião anual)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. ; LOPES, M. I. V. ; GRANGEIRO, G. . XV Congresso Ibercom. 2017 (Ibercom/Assibercom)
    • Curso de Lingua Portuguesa. 1991 (Escola de Comunicações e Artes - USP)
    • Língua Portuguesa: Oficina de Textos. 1992 (IBPA - Instituto Pedagógico Brasil-Alemanha)
    • Linguagem e Representação: A Experiência de Canudos.. 1992 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • O que é interpretação de textos ?. 1994 ()
    • Mídias e Educação. O Professor e os Meios de Comunicação. A Leitura do Vídeo em Sala de Aula. 1997 (Instituto Cultural Itaú)
    • Aprendendo e Ensinando com Textos não Escolares. 1997 (Magistri Domus)
    • Brasil, sua gente sua cultura. 1990 (Secretaria do Estado da Cultura/ Casa de Cultura Mazaroppi. Núcleo Literatura Brasileira)
    • I Programa de Reciclagem de Jornalistas Angolanos. 1991 (ECA/0USP/ República Popular de Angola)
    • Brasil, sua Gente sua Cultura. 1992 (ECA/CCINT/USP. Núcleo: Literatura Brasileira)
    • Cultura e Participação nos anos 60. 1992 (CCINT/ CCA/ ECA/ USP)
    • A Literatura Brasileira nos anos 60. 1992 (CCINT/CCA/ ECA/ USP)
    • Panorama da Literatura Brasileira. 1993 (CCINT/CCA/ECA/USP)
    • Curso de Aperfeiçoamente e Atualização para Professores de 1o e 2o graus. 1993 (SBPC)
    • Panorama da Literatura Brasileira. 1994 (CCINT/ CCA/ ECA/ USP)
    • Aprender e Ensinar com Textos. 1994 (APLL/ FFLCH/ USP)
    • Brasil, sua gente, sua Cultura. 1995 (ECA/ CCINT/ USP. Núcleo: Literatura Brasileira)
    • A Circulação dos Textos na Escola. 1996 (Comissão de Cultura e Extensão universitária da FFLCH/USP e Centro Universitário Maria Antonia)
    • Arte e Identidade Nacional: A Literatura Brasileira. 1997 (CCINT/CCA/ECA/USP)
    • Escola, Escrita e Comunicação. 1999 ()
    • Curso de Comunicação Empresarial Escrita. 1999 (ATUAL/TEC)
    • A Comunicação vista sob a Perspectiva da Educação. 1999 (CCA/ECA/USP/Paulus)
    • Estruturas compositivas e implicações sociais do texto persuasivo. 2000 (Universidde do Oeste de Santa Catarina)
    • Projeto Educom.rádio. 2001 (Secretaria da Educação do Município de São Paulo)
    • Educom centro-oeste. Linguagens da comunicação.Nas ondas do rádio. 2004 (MEC/UNESCO)
    • Universidade aberta à terceira idade. 2003 (USP/Pró reitoria de extensão e cultura)
    • Leitura crítica de propagandas. 2004 (URI. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e MIssões)
    • Brasil: sua gente e sua cultura. 2007 (Universidade de São Paulo/CCINT/Gabinete da reitoria)
    • Esquemas Argumentativos na Produção de Textos. 1987 (USP/CENP/SEE)
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. ; TELES, E. C. . Mídias e tecnologia na interface educação e comunicação. 2020 (NUPE/UNEB; GP Polifonias; GP MECOM)
    • Linguagens da comunicação e desafios eduacionais: formação de jovens professores e circunstâncias mediáticas (1996-2005). 2009
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Comunicação e educação: implicações educomunicativas para o trabalho com os meios de comunicação na escola. 2016
    • CITELLI, A. O. ; CITELLI, A. O. . Inter-relações comunicação e educação no ensino básico. 2020
    • CITELLI, ADILSON ODAIR ; CITELLI, A. O. ; GOMES, A. L. Z. ; CALIXTO, D. ; TELES, E. C. ; NAGAMINI, E. ; BIERWAGEN, G. S. ; CORAZZA, H. ; GOULART, K. P. ; ALMEIDA, M. C. S. ; SILVA, M. C. ; SOLEDADE, R. T. ; ANDRADE, R. P. ; COSTA, S. ; CARVALHO, T. G. L. ; NARDES, W. . Ensino remoto emergencial e transições associadas. 2023
    • Linguagens não-escolares. 2002 (Didática)
    • Nome do projeto: Meios de Comunicação e Escola.Os processos de formação num mundo em mudanças (i) (1998 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CITELLI, A. O. .
      Descrição: Projeto individual de pesquisa
    • Nome do projeto: Linguagens da Comunicação e desafios educacionais: formação de jovens professores e circunstâncias midiáticas (2000-2005) (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CITELLI, A. O. .
      Descrição: Projeto individual de pesquisa
    • Nome do projeto: Comunicação e educação: implicações educomunicativas para o trabalho com os meios de comunicação na escola (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CITELLI, A. O. .
      Descrição: O projeto pretende: a) formular linhas de análise que facultem pensar a entrada dos meios de comunicação e das novas tecnologias na escola a partir de referenciais capazes de matizar as formas contemporâneas de organizar, produzir e distribuir o conhecimento e as informações; b) coletar e tabular dados junto aos professores e alunos do ensino básico, tendo por referência escolas localizadas na cidade de São Paulo e entorno. No caso dos docentes será considerada amostra que tenha, quando da aplicação dos questionários/realização de entrevistas/reuniões com grupos de controle, no máximo trinta anos. O recorte pretende manter padrões analíticos que acompanhem a pesquisa por nós realizada entre 2009-2012; c) elaborar categorias capazes de mais bem sistematizar os resultados da pesquisa.
    • Nome do projeto: Comunicação e educação: mediações tecnossociais no ensino básico (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CITELLI, A. O. , NAGAMINI, E. , FALCAO, S. P. , COSTA, E. , GOMES, A. L. Z. , COSTA, S. , CALIXTO, D. , CORAZZA, H. , SILVA, M. C. , ANDRADE, R. P. , ALMEIDA, M. C. S. , TELES, E. C. , CARVALHO, T. G. L. , BIERWAGEN, G. S. , SOLEDADE, R. T. , NARDES, W. .
      Descrição: Este novo projeto enviado ao CNPq encontra-se em linha de continuidade com pesquisas que estamos levando a termo nos últimos anos e colocadas na interface comunicação e educação, consoante área de trabalho existente no PPGCOM-USP. As investigações que realizamos entre 2017 e 2020 - e já publicadas sob forma de artigos e livros - são, agora, ampliadas nos seguintes e resumidos tópicos: 1) Retomada e reelaboração dos dados constantes no relatório enviado ao CNPq e disponibilizado eletronicamente em http://www2.eca.usp.br/mecom; 2) Ampliar e reelaborar a pesquisa empírica realizada, promovendo reflexões sobre categorias e andamentos teóricos ainda não suficientemente explorados. Dentre tal levantamento será aprofundada a tópica referente à temporalidade, cujos movimentos da comunicação tecnicamente mediada para o universo escolar vem apresentando incitações seja para as dinâmicas didáticas e pedagógicas seja para as questões propriamente comunicacionais dos sujeitos contemporâneos; 3) Avançar no debate em curso sobre o lugar social da educomunicação (em suas variegadas denominações); 4) Ponderar acerca dos impactos da pandemia no âmbito da educação formal, nomeadamente quando tal problema entra no circuito das mediações tecnocomunicativas, a exemplo do ensino remoto e suas variáveis.
    • Nome do projeto: Linguagens da comunicação e desafios educacionais. Formação de jovens professores e circunstâncias midiáticas (II) (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CITELLI, A. O. .
      Descrição: Busca-se: 1) verificar como se dá a formação dos jovens professores tendo em vista as circunstâncias comunicacionais que nos circundam; 2) analisar e sistematizar uma série de experiências educativas envolvidas com os meios de comunicação colocando-as sob crivo científico; 3) avançar nas questões teóricas e metodológicas suscitadas pelas dinâmicas educomunicativas.
    • Nome do projeto: INTER-RELAÇÕES COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO BÁSICO (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CITELLI, A. O. , NAGAMINI, E. , FALCAO, S. P. , COSTA, E. , GOMES, A. L. Z. , COSTA, S. , YANAZE, G. .
      Descrição: O projeto em tela, voltado à realização de pesquisa junto a escolas o ensino básico, tem por objetivo central verificar se e como os discursos escolares dialogam com os meios de comunicação. Neste sentido, foram fixados três propósitos centrais e seus procedimentos: 1) Retomar os dados da pesquisa realizada em 2012-2016. Considerando havermos trabalho com trinta e duas escolas, em muitas delas acompanhando o cotidiano das salas de aula, e aplicado questionários em cento e noventa e sete docentes e seiscentos e sessenta e nove discentes, de unidades educativas localizadas na cidade de São Paulo e municípios adjacentes, é necessário mais bem explorar os indicadores coletados; 2) Confrontar ou mesmo refazer e ampliar as informações que se revelaram, durante a confecção do relatório em vias de ser enviado ao CNPq, ainda pouco consistentes para permitir compreensão mais abrangente dos problemas que circundam a interface comunicação/educação no ensino básico; 3) Analisar e sistematizar tais pesquisas tendo o propósito de avançar em questões conceituais que estão desafiando o mister posto na interface comunicação/educação. Neste tópico adicionamos uma preocupação específica voltada a aprofundar o debate em torno do próprio termo educomunicação (ou formas assemelhadas como media education, media literacy, educomídia, comunicação educativa, etc.), de uso corrente dentro e fora do Brasil, e a nomear, inclusive, cursos de especialização, linhas de pesquisa em pós-graduação, graduação e licenciatura. A despeito desta abertura, entendemos persistirem incogruências/contradições/insuficiências circundando seja o conceito/categoria sejam os procedimentos metodológicos e de pesquisa abrigados sob o título educomunciação, motivo pelo qual desejamos promover a sua retomada à luz do reexame do material coletado e da incorporação de outros dados a serem levantados nesta nova etapa de pesquisa.
    • Construção e funções do texto jornalístico. 2000 - Fórum
    • O tratamento noticioso no jornalismo para crianças dos ídolos de massa que tanto atraem. 2001 - Palestra
    • Os sertões.Uma epopéia de100 anos. 2002 - Palestra
    • As linguagens dos meios de comunicacao. 2003 - Palestra
    • OROFINO, M. I. . Apresentação de obra e de autor. 2014 - Orelhas e contracapa do livro educomunicação. recepção midiática, aprendizagnes e cidadania
    • Comunicação e educação. 2001 - Palestra
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1973
    • Mestrado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1982
    • Doutorado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1990
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
        Status do curso:
    • Escola de Comunicações e Artes:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Comunicação & Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - Atual ).
    • Revista Matrizes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Revista Fronteiras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Comunicacao e Educacao (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - Atual ).
    • Matrizes (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Revista Fronteira (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8226 Revista Fronteiras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Questões transversais. Revista de Epistemologia da Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2010 ).
        Outras informações: Membro do comitê de avaliação trienal CAPES. Área Comunicação
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).