Não autenticado |

Sylvia Lia Grespan Neves

    • Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) no Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Doutorado em Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2022). Mestrado em Educação pela Unimep (2011). Possui graduação em Pedagogia Faculdade Integradas Rio Branco (2005), graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1996) e graduação em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Língua de Sinais e Cognição (Lisco) do Laboratório Theodoro Henrique Mauerer do Departamento de Linguística. Tem experiencia na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguística Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: língua de sinais, surdos: educação, política educacional, e ensino de línguas.

       

      Links:    

    • BARBOSA, Felipe Venancio . Língua de sinais e cognição - avaliação libras.. Carapicuíba : Pró Fono, 2017 . p. ISBN: 9788581290164.
    • ALBRES, N. A. . Libras em esudo: politica linguistica. São Paulo : FENEIS SP, 2014 . 169p. ISBN: 9798562950063.
    • ALBRES, N. A. . Libras em estudo: formação de profissionais. sao paulo : FENEIS SP, 2014 . 157p. ISBN: 9878562950070.
    • ALBRES, N. A. . De sinal em sinal: comunicação em libras para educadores. : , 2008 . p. ISBN: 9788562950018.
    • ALBRES, N. A. . Libras em estudo: politicas educacionais. sao paulo : FENEIS SP, 2013 . 170 p.p. ISBN: 9788562950056.
    • XAVIER, A. N. . Descrição de aspectos morfológicos da Libras REVISTA SINALIZAR , v. 1 , p. 130-151 - , 2016. ISSN: 24480797.
    • ALBRES, N. A. . Construção de Glossário Libras-Portugues como Instrumento didático-Pedagogico para formacao de professor bilingue REVISTA VIRTUAL DE CULTURA SURDA E DIVERSIDADE , v. 1 , p. 01-16 - , 2012. ISSN: 19826842.
    • CAPOVILLA, Fernando Cesar ; LUZ, Renato Dente ; RAPHAEL, Walkiria Duarte ; VIGGIANO, Keila . Dicionário de língua brasileira de sinais: Ilustração e escrita visual direta de 3500 sinais usados por surdos em São Paulo. . ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990) , v. 11 , p. p. 84-88 - , 1999. ISSN: 01037668.
    • RAPHAEL, Walkiria Duarte ; CAPOVILLA, Fernando Cesar ; LUZ, Renato Dente ; VIGGIANO, Keila . Dicionário de língua brasileira de sinais: Ilustração e escrita visual direta de 3500 sinais usados por surdos em São Paulo. Espaço (INES) , v. 11 , p. 84 - 88 , 1999. ISSN: 01037668.
    • CAPOVILLA, Fernando Cesar ; LUZ, Renato Dente ; RAPHAEL, Walkiria Duarte ; VIGGIANO, Keila . SignWriting: Implicações psicológicas e sociológicas de uma escrita visual direta de sinais e de seus usos na educação do Surdo Espaço (INES) , v. 13 , p. p.31 - 37 , 2000. ISSN: 01037668.
    • GOES, A. M. ; ROSA, A. L. M. ; PEREIRA, M. C. ; SARUTA, M. V. . Uso dos jogos no ensino de Libras. Uso de jogos diadáticos para o ensino de Libras, v. 1, p. 000 - 000, 2013.
    • Navas, A. L. G. P. ; BARBOSA, F. V. ; BAIO, A. B. . Avaliação de memória operacional em surdos usuários de Libras com e sem atraso na aquisição de linguagem.. Língua de sinais e cognição - avaliação libras., v. 1, p. 25 - , 2017.
    • ALBRES, N. A. . Formaçao de Instrutores de Libras Surdos: Relatos sobre a apropriação de modos de conduzir uma aula. Libras em Estudo: Formação de Profissionais, v. 6, p. 63 - 90, 2014.
    • XAVIER, A. N. ; BRITO, F. B. . O movimento surdo e sua luta pelo reconhecimento da libras e pela construção de uma política linguistica no Brasil. Libras em Estudo: Politica linguistica, v. 5, p. 67 - 104, 2013.
    • BARBOSA, Felipe Venancio ; BARBOSA, A F . POLÍTICA LINGUÍSTICA E ENSINO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA. Libras em estudo: politicas educacionais, v. vol 4, p. 119 - 139, 2013.
    • BARBOSA, Felipe Venancio . Análise de uma amostra de sinalização de um indivíduo surdo com lesão cerebral : interferências na fluência e na linguagem.. In: 15 Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e 7 Congresso Internacional de Fonoaudiologia , 2007 , Gramado-RS. Anais do 15 Congresso Bras. de Fonoaudiologia e 7 Congresso Internacional de Fonoaudiologia. : , 2007.
    • BARBOSA, Felipe Venancio ; Navas, A. L. G. P. ; ENOMOTO, Cibele Mesquita . . Propostas para a avaliação do sistema fonológico da língua de sinais brasileira: estudos iniciais. In: XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2005 , Santos. XIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2005.
    • BARBOSA, Felipe Venancio ; Navas, A. L. G. P. . Avaliação fonológica da Língua de Sinais Brasileira: análise dos parâmetros primários. In: : IX Congresso Nacional de Fonética e Fonologia e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia , 2006 , Belo Horizonte. . IX Congresso Nacional de Fonética e Fonologia e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia. : , 2006.
    • BARBOSA, Felipe Venancio ; ALMEIDA, Katia ; Navas, A. L. G. P. . A IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE LÍNGUA DE SINAIS NO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA DESAFIOS PARA A PRÁTICA E PARA A PESQUISA.. In: XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia , 2008 , campos de jordão. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. : , 2008.
    • Uso de jogos no ensino de Libras. Petropólis- RJ : Arara Azul , 2013 (traducao/livro)
    • Guilherme Augusto Araujo Fernandes. São Paulo : Brinque Book , 2009 (tradução/livro)
    • O homem que amava caixas. sao paulo : Brinque Book , 2009 (traducao/livro)
    • Mãos ao vento. São Paulo : Feneis , 2010 (Romance)
    • Politicas Públicas Educacionais, Ensino Fundamental, Dinamização da Leitura em Bibliotecas. 2001 (Assessoria)
    • CURRICULO DA CIDADE DE SÃO PAULO: LINGUA PORTUGUESA PARA SURDOS. 2019 (Assessoria)
    • CURRICULO DA CIDADE DE SÃO PAULO: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. 2019 (Assessoria)
    • Dicionário de Libras. 2000 (Conferência)
    • A importância da saúde para o surdo e a formação dos profissionais. 2022 (Conferência)
    • Aspectos Neurolinguísticos em Surdos Adultos com Paralisia Cerebral. 2022 (Conferência)
    • Impactos da idade de aquisição e lesão cerebral no processamento da Libras. 2022 (Conferência)
    • 1 Seminário de Formação Academica em Libras e Língua de Sinais Internacional. 2022 (Comunicacao)
    • Profissionais da Área de Saúde e os processos comunicacionais com a Libras. 2021 (Simposio)
    • Impactos da idade de aquisição e lesão cerebral no processamento da Libras. 2021 (Conferência)
    • Um estudo neurolinguistico sobre o processamento tipico e atipico da linguagem. 2021 (Conferência)
    • Como avaliar a Libras no ensino da língua L1 e L2. 2021 (Conferência)
    • I Encontro de Libras em Saúde. 2021 (Conferência)
    • Um estudo neurolinguistico sobre o processamento tipico e atipico. 2020 (Comunicacao)
    • Minha trajetória profissional : o segredo do meu sucesso.. 2018 (Conferência)
    • Ser surdo: identidade e cultura.. 2017 (Conferência)
    • A frase condicional em DGS (Língua de Sinais Alemã) e Libras - uma comparação.. 2017 (Conferência)
    • Cultura Surda. 2008 (Conferência)
    • Minúcias e Sutilezas no Cotidiano da Pessoa Surda. 2016 (Conferência)
    • Semana da Pedagogia FAMESP : Conhecimento Atual Sobre Surdez. 2014 (Conferência)
    • O Papel do Profº Surdo na Formação de Tradutores Intérpretes de Libras / Português. 2015 (Simposio)
    • Primeiro Colóqio de Surdos do ABC : novos desafios e estratégias da miltância. 2013 (Conferência)
    • LIBRAS-III. 2015 (Outra)
    • LIBRAS II. 2015 (Outra)
    • Introdução À Libras. 2015 (Outra)
    • Confltos na Comunicação Surdo-Ouvinte. 2016 (Seminário)
    • Sinais de Tecnologia e Informação. 2016 (Conferência)
    • BARBOSA, F. V. ; TAkiuchi, N. ; Navas, A. L. G. P. ; Almeida, K. . Da Oferta compulsória da disciplina de Libras à conscientização institucional sobre comunicação e inclusão. 2012 (Outra)
    • ALBRES, N. A. . Educação Bilingue e movimento politico dos surdos. 2012 (Simposio)
    • ALBRES, N. A. . Educacion Bilingue: la produccion de glosario de los signos educativos (libras/portugues). 2012 (Comunicacao)
    • Jogo em Libras. 2010 (Conferência)
    • NEVES, Sylvia Lia G . O papel da libras na formação da identidade de alunos surdos. 2009 (Congresso)
    • Surdez e Autismo. 2016
    • I Encontro de Estudantes de Letras/Libras. 2010 (USP)
    • II Simpósio do Grupo de Estudos em Língua de Sinais e Cognição - II LiiSCo. 2016 (Universidade de S. Paulo - USP)
    • MORAES, A. A. ; SILVA, J. F. G. . Semana de comemoração ao Dia Nacional do Surdo. 2016 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • SABANOVAITE, S. ; GASPAR, P. . 1º Encontro Paulista entre Interprete e Surdos. 2003 (FENEIS)
    • I Encontro de Alunos do Letras- Libras do Polo USP. 2010 (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
    • I Encontro de Alunos do Letras- Libras do Polo USP. 2010 (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina)
    • Café acadêmico. 2018 (Associação dos Surdos de São Paulo e Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos ? FENEIS)
    • II Simposio do Grupo de Estudos em Língua de Sinais e Cognição - II LISCo. 2016 (Depto de Linguistica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas da Universidade de São Paulo)
    • Libras on-Line. 2015 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de S. Paulo)
    • Curso de Capacitação de Instrutores da LIBRAS. 2013 (FENEIS-SP)
    • De Sinal em SInal : Comunicação em Libras para Aperfeiçoamento do Ensino dos Componentes Curriculares I. 2013 (FENEIS)
    • Oficina e Elaboração de Materiais para Cursos de Libras. 2013 (FENEIS)
    • Uma Descrição da Deixis de Pessoa na Língua de Sinais Brasileira, Pronomes Pessoais e Verbos Indicadores. 2013 (FENEIS)
    • O Profissional Surdo na Clínica Fonoaudiológica Bilíngue : participação nas decisões diagnósticas e de Intervenção na língua de sinais atípica. 2016 (Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • As estratégias do ensino da Libras como segunda língua para alunos ouvintes .. 2016 (EMEB Helen Kelle)
    • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - i. 2007 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - II. 2007 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • LIBRAS - II. 2008 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • LIBRAS - I. 2008 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • LIBRAS III. 2008 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • LiBRAS I, II e III - (para discentes de Fonoaudiologia). 2009 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • LIBRAS I, II e III - (para discente da Fonoaudiologia). 2010 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • LIBRAS I, II e III - (para discente da Fonoaudiologia). 2010 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • Libras Instrumental - Humanas, Exatas e Biológicas. 2010 (Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior - Programa de Extensão Universidade sem Fronteiras)
    • Políticas Públicas Educacionais; Alfabetização e Dinamização de Leitura em Bibliotecas. 2001 (INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos)
    • Escrita de Sinais (signwriting). 2016 (Escola Verbo em Movimento - Curso de Libras e Interpretação)
    • LIBRAS: DESCRIÇÃO E DESENVOLVIMENTO NORMAL E ATÍPICO. 2016 (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia)
    • O uso de jogos no ensino de Libras para ouvintes. 2016 (UFPR - Universidade Federal do Paraná)
    • Curso de capacitação para instrutores da Libras: Os parâmetros no ensino da Libras. 2013 (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos)
    • MORAES, A. A. ; SILVA, J. F. G. . SALIS -Capacitação em Libras para profissionais da Saúde. 2015 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • Curso de capacitação - Atendimento de saúde em Libras (SALIS). 2016 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • O Uso de Jogos no Ensino de Libras para Ouvintes. 2016 (UFPR)
    • Curso de Formação em Fonoaudiologia. 2015 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de S. Paulo)
    • Introdução à Libras. 2015 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de S. Paulo)
    • Libras II. 2016 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • Libras II. 2016 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • Libras III. 2016 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • Oficina Libras on-line. 2015 (Faculdade de Ciencias Medicas da Santa Casa de São Paulo)
    • Metodologia de ensino de Libras para ouvintes - L2. 2019 (SouLIbras consultoria)
    • Circuito de parametros de Libras. 2019 (FENEIS)
    • DIDÁTICA E ENSINO DE LIBRAS. 2019 (FENEIS)
    • CURSO de capacitacao de comunicacao em Libras na Área de Saúde. 2019 (Atualize Pos graduacao)
    • metodologia de ensino de libras para ouvintes L2 e Jogos didáticos no ensino em libras. 2019 (Congregacao Sanntista dos Surdos)
    • Surdez: Mitos, Verdades e Considerações. 2020 (UNICAMP)
    • NEVES, Sylvia Lia G . Linguística em Libras 3. 2016 (Instituto Singularidades)
    • NEVES, Sylvia Lia G . Escritas de sinais (signwriting). 2016 (Escola verbo em movimento)
    • NEVES, Sylvia Lia G . Cultura Surda e Cultura Ouvinte. 2017 (Faculdade de Cinências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • NEVES, Sylvia Lia G ; G, N. S. L. . Datilografia. 2017 (Reposta na mão)
    • Desenvolvimento de linguagem do surdo. 2018 (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo)
    • Expressão corporal e facial em Libras. 2018 (Espaço Cultura Surda)
    • Ensino da LIbra como L2 para ouvintes. 2018 (Espaço Cultura Surda)
    • Jogos diadáticos para o ensino de Libras. 2018 (Espaço Cultura Surda)
    • NEVES, Sylvia Lia G . A Gramática do Corpo na Libras. 2019 (Panóplia Companhia de Libras)
    • NEVES, Sylvia Lia G . Didática e Ensino de LIbras. 2019 (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos)
    • Circuito de Parâmetros de Libras. 2019 (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos)
    • Metodologia de ensino de Libras para ouvintes - L2 e Jogos didáticos no ensino de Libras. 2019 (Congregação Santista de Surdos)
    • Metodologia de ensino de Libras para ouvintes - L2 e Jogos didáticos no ensino de Libras. 2019 (Congregação Santista de Surdos)
    • Gramatização no corpo e nas Libras. 2019 (Universidade Federal de São Paulo)
    • Capacitação de Comunicação em Libras na Área de Saúde. 2019 (Faculdades Integradas Espírita)
    • Surdez: mitos, verdades e considerações.. 2020 (Liga Acadêmica de Surdez)
    • Noções básicas sobreo os Surdos e a Libras. 2019 (Liga Acadêmica de Surdez)
    • Seminário online de Libras como segunda língua para ouvintes. 2020 (Setor de Ciências Humanas.)
    • Como fazer o Curriculo Lattes. 2021 (Sylvia Lia Ensino e Promoções)
    • Expressão corporal e facial em Libras. 2018 (Espaço Cultura Surda)
    • Curso de Metodologia para o Ensino de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 2002 (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos)
    • Aula para Liga Acadêmica de Libras e Cultura Surda.. 2019 (Universidade Federal de São Paulo)
    • Curso de Difusão Lingua de Sinais Brasileira - Conversação Basica. 2000 (Universidade de Sao Paulo)
    • Curso optativo Basico de libras. 2008 (Prefeitura da Cidade de Sao Paulo - Capela do Socorro)
    • NEVES, Sylvia Lia G . De sinal em sinal: aperfeicoamento do ensino dos componentes curriculares I. 2013 (Feneis)
    • NEVES, Sylvia Lia G . De sinal em sinal: comunicacao em libras para aperfeicoamento do ensino dos componentes curriculares II. 2013 (Feneis)
    • Elaboracao de Materiais para cursos de Libras. 2013 (Feneis)
    • Uma descriçao da Deixis de pessoa na Lingua de Sinais Brasileira - pronomes pessoais e verbos indicadores. 2013 (Feneis)
    • Curso de Formaçao de Guia Interprete. 2014 (AHIMSA Associacao Educacional para Multipla deficiencia)
    • Libras. 2012 (Conselho Regional de Fonoaudiologia 2a Região/SP)
    • ALBRES, N. A. . De sinal em sinal: comunicação em LIBRAS para aperfeiçoamento do ensino dos componentes curriculares. 2008 (Livro didático)
    • Produção de Planos de Aula. 2022 (Produção de planos de aula.)
    • Nome do projeto: Salis - Saúde em Libras para o Surdo (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NEVES, S. L. G. , TAkiuchi, N. , MORAES, A. A. , GURGUEIRA, A. L. , SILVA, J. F. G. .
      Descrição: SALIS é um projeto de extensão para realizar atendimento em saúde para pessoas Surdas usuárias da Língua Brasileira de Sinais, criado por alunos e professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O objetivo desse trabalho foi proporcionar um atendimento em saúde simplificado e multidisciplinar para a pessoa Surda, abrangendo os alunos da Fonoaudiologia, Medicina e Enfermagem, utilizando como forma de comunicação somente a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Desse modo, proporcionamos aos pacientes um atendimento ambulatorial simplificado totalmente realizado em língua de sinais e demonstramos para os alunos a importância da LIBRAS nos serviços de saúde a fim de compreender e assistir à pessoa Surda. Foram selecionados para participar do projeto os alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Medicina e Enfermagem, os quais passaram por uma capacitação em LIBRAS com o intuito de promover a apropriação de termos específicos da área da saúde, que auxiliariam tanto na comunicação como na aplicação dos protocolos, anamnese e orientação. O atendimento foi organizado por meio de inscrições online, sendo disponibilizadas 20 vagas. Neste ambulatório foram realizados: Anamnese; Exame Físico; Antropometria; Aferição de pressão arterial; Dextro; Medidas de imitanciometria; Triagem de linguagem em LIBRAS; Verificação de próteses auditivas; Audiometria tonal; Orientação baseada nos resultados obtidos nas etapas anteriores. No que concerne à assistência em saúde, a compreensão das queixas do paciente bem como o vínculo estabelecido com o profissional de saúde são fundamentais, e no caso de pacientes Surdos isso se torna eficaz quando os profissionais conseguem se comunicar com a pessoa Surda. A presença do intérprete melhora tal relação, mas não contribui totalmente para a inclusão social do surdo, ou seja, a interação direta entre profissional de saúde e paciente é primordial para estabelecer vínculo e consequentemente promover um atendimento de qualidade..
    • Nome do projeto: LiSCo ? Língua de Sinais e Cognição (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NEVES, S. L. G. .
      Descrição: O Grupo de Estudos da Língua de Sinais e Cognição (LiSCo) é uma reunião de professores, pesquisadores, alunos e interessados pelos estudos das línguas de sinais e das ciências cognitivas. O grupo pertence ao Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e realiza encontros quinzenais para discutir temas que se relacionam aos trabalhos desenvolvidos pelos participantes. É coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa, com o apoio de uma equipe de funcionários, estagiários e alunos de graduação e pós-graduação.
    • Aprenda Libras. 2010 - Curso de capacitacao para instrutores da libras
    • Os parametros no Ensino da Libras. 2013 - Curso de capacitacao para instrutores da libras
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Libras
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Ano de conclusão: 2010
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Faculdades Integradas Rio Branco
        Título: Cultura Surda
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Biblioteconomia
        Nome da Instituição: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Mestrado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade Metodista de Piracicaba
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Linguistica
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
        Ano de conclusão: 2006
    • Instituto Santa Teresinha:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2009 ).
        Outras informações: professor de LIBRAS
    • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • ESCOLA ESPECIAL PARA CRIANÇAS SURDAS da Fundação de Rotarianos de SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2003 ).
        Outras informações: Orientação dos programas de instrução bibliográfica para alunos em todas as áreas, desde a utilização de materiais impressos até acesso a mídias eletrônicas; Preparação técnica dos livros, organizando do modo especial visualizado, com objetivo ter biblioteca apropriamente para os surdos; Auxiliar na área de consultoria instrucional para elaboração e/ou localização de materiais didáticos para professores; Pesquisa e procura de informações sobre surdez, materiais didáticos trabalhados pela professora através da Internet; Preparação de Hemeroteca e Videoteca especializada para surdos; Contação de Histórias Infantis e Juvenis.
        Outras informações: Bibliotecaria e Professor de LIBRAS
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1998 - 1999 ).
        Outras informações: Participou como colaborador do DICIONARIO DA LINGUA DE SINAIS BRASILEIRA: ILUSTRACAO E ESCRITA VISUAL DIRETA DE 3500 SINAIS USADOS POR SURDOS EM SAO PAULO
        Outras informações: estágiaria
    • Centro Universitário Senac:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2017 ).
        Outras informações: Exercendo a Libras para área de Hotelaria
        Outras informações: Professora de LIBRAS
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Associação dos pais e amigos de Surdos de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Palestrante no workshop de ?Jogos didáticos para ensino de Libras?, organizado por Apascamp (Associação dos pais e amigos de Surdos de Campinas), em Campinas, SP.
        Outras informações: Jogos didáticos para ensino de Libras
    • Espaço Cultura Surda:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Associação de Surdos de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Workshop em Londrina / Paraná, de ?Metodologia de ensino de Libras como L1 e L2?, organizado por Associação dos Surdos de Londrina. Período: 15 e 16 de dezembro de 2018.
        Outras informações: Docente
    • Faculdade Integradas Espirita:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2023 - Atual ).
        Outras informações: Educacao