Não autenticado |

Ana Luiza Gerfi Bertozzi

    • Licenciada em Letras - Português, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2014/2018), possui experiência acadêmica de pesquisa em Literatura Portuguesa Contemporânea (Iniciação Científica, 2018), Leitura e Crenças (IC, 2014/2015), Estrangeirismos (IC, 2014), experiência com revisão, editoração, tradução e escrita de textos acadêmicos (Projeto de Ensino, 2016/2017 - Curso Coursera: Advanced Academic Writing, 2017). Possui experiência com organização de eventos acadêmicos: foi membro da Comissão Organizadora da Semana de Letras (2016, 2017 e 2018) e participou de um projeto de Extensão cujo objetivo era o incentivo à leitura por meio da realização de eventos relacionados à leitura (organizou rodas de leitura, encontros com especialistas, palestras com autores e um concurso de literatura). Tem experiência profissional como plantonista de Português, atendendo alunos desde o ensino fundamental II até o curso pré-vestibular, como estagiária de língua portuguesa (no ensino básico e EJA), como professora de redação para o ensino fundamental II e como professora de Literatura (Ensino Médio e Curso Pré-Vestibular popular. Trabalhou como professora particular de português nos anos de 2016, 2017 e 2018, e também como professora particular de inglês de 2011 a 2018. Trabalhou como coordenadora pedagógica, professora de inglês e monitora também na rede Yázigi, entre 2012 e 2015. Bacharel em Administração, pelo Centro Universitário Padre Anchieta (2008/2011), trabalhou no setor financeiro (2011/2013), desenvolveu habilidades relacionadas à organização, planejamento, contabilidade e negociação.

       

      Links:    

    • BERTOZZI, A. L. G. ; VALADARES, FLAVIO . CRENÇAS SOBRE LEITURA E SEU ENSINO: APRESENTAÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA-PILOTO NO ENSINO MÉDIO REGRASP , v. 5 , p. 5 - 20 , 2020. ISSN: 25261045.
    • VALADARES, FLAVIO ; BERTOZZI, Ana Luiza . Estrangeirismos em propagandas de revistas brasileiras: usos/abusos?! DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 9 , p. 247 - 265 , 2015. ISSN: 19805799.
    • BERTOZZI, A. L. G. ; CASEMIRO, C. B. . Sexualidade e prazer femininos como discurso: uma análise da letra Lalá, de Karol Conká ARGUMENTO (JUNDIAÍ) , v. 19 , p. 35 - 49 , 2018. ISSN: 15190854.
    • BERTOZZI, A. L. G. . Alguns aspectos do conto fantástico em Lilith, de Maria Teresa Horta. A pesquisa em Literatura Portuguesa Homenagem ao Prof. Francisco Maciel Silveira, v. , p. 201 - 219, 2019.
    • BERTOZZI, Ana Luiza ; MOURA, M. R. . Apresentação . REGRASP - Revista para Graduandos , São Paulo , 01 jun. 2017.
    • BERTOZZI, Ana Luiza . Apresentação - Especial Autoria Feminina . REGRASP - Revista para Graduandos , São Paulo , 28 abr. 2017.
    • BERTOZZI, Ana Luiza . Um Parto Monstruoso de um Cérebro Artisticamente Enfermo e a Importância de Lermos Obras Condenadas - Resenha de A Carne, de Júlio Ribeiro . REGRASP - Revista para Graduandos , São Paulo , 02 jun. 2017.
    • BERTOZZI, A. L. G. ; CASEMIRO, C. B. . O ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS: RETORNADOS, IDENTIDADES E PERTENCIMENTO. In: VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2019 , Ipojuca. Estudos de linguagem em perspectiva: caminhos da interculturalidade. : , 2019. p. 4871 - 4879.
    • BUENO, F. ; CASEMIRO, C. B. ; BERTOZZI, A. L. G. . Entrevista com Isabela Figueiredo. São Paulo : Revista Metalinguagens , 2017 (Entrevista)
    • BERTOZZI, A. L. G. . Alguns Aspectos do Conto Maravilhoso em Lilith, de Maria Teresa Horta. 2019 (Outra)
    • BERTOZZI, A. L. G. ; CASEMIRO, C. B. . O ROMANCE CONTEMPORÂNEO PORTUGUÊS: RETORNADOS, IDENTIDADES, PERTENCIMENTO. 2019 (Simposio)
    • BERTOZZI, Ana Luiza ; CASEMIRO, C. B. . O Romance Português Contemporâneo: Antunes e Isabela. 2018 (Outra)
    • BERTOZZI, A. L. G. ; VALADARES, F. B. . Estrangeirismos em Propagandas de Revistas Brasileiras: Usos/Abusos?!. 2014 (Congresso)
    • BERTOZZI, A. L. G. ; VALADARES, F. B. . Crenças de alunos Formandos do Ensino Médio Integrado do Campus São Paulo do IF sobre Leitura e seu Ensino. 2016 (Congresso)
    • BERTOZZI, A. L. G. ; LUZ, L. T. A. . Crenças de alunos Formandos do Ensino Médio Integrado do Campus São Paulo do IF sobre Leitura e seu Ensino. 2014 (Congresso)
    • LOPES, A. M. ; BERTOZZI, A. L. G. . A importância da Gestão de Projetos nas Organizações. 2011 (Congresso)
    • BERTOZZI, Ana Luiza ; CASEMIRO, C. B. ; BUENO, F. . Entrevista com Isabela Figueiredo. 2017 Revista Metalinguagens
    • BERTOZZI, A. L. G. ; BALDO, T. . Semana de Letras 2016. 2016 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • BERTOZZI, A. L. G. . 1º Semana da Educação. 2017 (Centro Acadêmico Raul Püschel e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • BERTOZZI, A. L. G. . Semana de Letras 2017. 2017 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • BERTOZZI, Ana Luiza ; SANTOS, Carlos V. V. . 1º Concurso de Literatura do Projeto Abrace um Autor. 2017 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • BERTOZZI, Ana Luiza . Semana de Letras 2018. 2018 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)
    • Nome do projeto: Estrangeirismos na mídia brasileira (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERTOZZI, A. L. G. , VALADARES, F. B. .
      Descrição: Estudo e levantamento de dados na perspectiva laboviana.
    • Nome do projeto: Projeto Abrace um Autor (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BERTOZZI, A. L. G. , SANTOS, C. V. V. .
      Descrição: A formação de leitores, o contato do público leitor com escritores, editores e produtores de literatura em seus vários formatos e a troca de experiências de leitura e fruição de atividade literária são os focos das ações idealizadas. A circulação de informações ocorre em encontros mensais entre escritores e leitores, nos eventos de roda de leitura e debate, em que os integrantes do projeto trocam impressões e ideias sobre escritores que escolheram previamente. No decorrer dos encontros, os escritores são convidados a participar dos encontros, conforme sua disponibilidade. Nessas rodas, cada participante apresenta a evolução de suas leituras relacionadas a um autor específico, dentro do universo de autores brasileiros vivos. Após as apresentações, realiza-se a dinâmica de escolha de autores apresentados pelos outros membros do grupo, de forma a produzir, para encontros posteriores, outras leituras dos materiais expostos. Paralelamente a essa ação, realiza-se concurso de literatura, envolvendo comunidade do IFSP e comunidade externa, em várias categorias. Os trabalhos são recebidos por meio de formulário eletrônico, e a comissão julgadora é formada por docentes e estudantes da licenciatura em Letras do IFSP. Prevê-se cerimônia de premiação com participação dos vencedores. Outras ações que complementam o projeto são as palestras e exposições dos escritores abordados nos debates e de especialistas em literatura, abertas ao público interessado e realizadas mensalmente, no decorrer do ano, e de forma concentrada durante a Semana de Letras, prevista no calendário acadêmico do curso. O projeto continua acontecendo no Campus.
    • Nome do projeto: Crenças de alunos Formandos do Ensino Médio Integrado do Campus São Paulo do IF sobre Leitura e seu Ensino (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERTOZZI, A. L. G. , LUZ, L. T. A. , VALADARES, FLAVIO .
    • Nome do projeto: Editoração de Revistas do Campus São Paulo (2016 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BERTOZZI, A. L. G. , VALADARES, F. B. .
      Descrição: O projeto envolveu a atuação na editoração e revisão das revistas REGRASP, POSGERE e Metalinguagens.
    • Nome do projeto: O Romance Português Contemporâneo: Antunes e Isabela (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERTOZZI, A. L. G. , CASEMIRO, C. B. .
      Descrição: O Projeto de Iniciação Científica O Romance Contemporâneo Português: Antunes e Isabela se propõe ao estudo da prosa portuguesa contemporânea, no sentido de promover, a partir da leitura e análise de obras de autores portugueses da segunda metade do século XX e início do século XXI, uma discussão a respeito de questões identitárias e do pertencimento português, figuradas pela inextrincável relação estabelecida entre o discurso estético e o discurso historiográfico contemporâneos. Estas questões se fazem fundamentais para a compreensão da natureza da narrativa contemporânea em língua portuguesa, seja aquela produzida em Portugal, no Brasil ou nos países africanos lusófonos, bem como se fazem fundamentais para a compreensão da construção identitária e para a compreensão das relações de pertencimento em cada uma das nações de língua portuguesa, sobretudo, se consideradas sob perspectiva do multiculturalismo que marca o tempo pós-colonial da língua portuguesa. Os autores selecionados como corpus deste trabalho são, a princípio, aqueles constantes no ensaio Voz Itinerante, 1993, de Álvaro Cardoso Gomes, a saber: José Saramago, António Lobo Antunes, Lídia Jorge, Almeida Faria e Teolinda Gersão, no sentido de se compreender como a obra destes autores, destacadamente, a obra O Esplendor de Portugal (1997), de António Lobo Antunes, se oferece como linha mestra para uma poética portuguesa contemporânea, revisitada em Caderno de Memórias Coloniais (2009), da jovem escritora portuguesa Isabela Figueiredo.
  • Formação Acadêmica: 1
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Instituto Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
      • Curso: Administração
        Nome da Instituição: Centro Universitário Padre Anchieta
        Título: Jogos Empresariais e Plano de Negócios Tycoon (Sistemas Integrados de Gestão)
        Ano de conclusão: 2011
    • Revista para Graduandos do Campus São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Link para a revista: http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/issue/view/1
    • Revista para Graduandos do Campus São Paulo - Regrasp:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Link para a publicação: http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/regrasp/issue/view/1
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • REVISTA METALINGUAGENS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Link para publicação: http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/index
    • POSGERE - Pós-graduação em Revista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Link da Publicação: http://seer.spo.ifsp.edu.br/index.php/posgere/issue/view/18
    • REVISTA METALINGUAGENS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Assistente de Edição. Link da Publicação: http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/metalinguagens/index
    • Etapa Ensino e Cultura - Valinhos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - Atual ).
        Outras informações: Plantonista
    • Colégio Objetivo Potencial - Cotia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Atuação como professora de Literatura para o primeiro ano do ensino médio
        Outras informações: Professora de Literatura
    • Escola Estadual Professor Joaquim Antônio Ladeira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Realização de três semestres do estágio obrigatório. Totalizando 325 horas. Atuação no Ensino Médio regular matutino e noturno e no Ensino Fundamental EJA noturno.
        Outras informações: Estagiário
    • Sant'Anna International School:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Realização de um semestre do estágio obrigatório. Totalizando 110 horas. Atuação com o ensino fundamental regular matutino.
        Outras informações: Estagiária