Não autenticado |

Olga Alejandra Mordente

    • Possui graduação em Licenciatura em Língua e Literatura Italiana - Instituo Nacional Superior Del Professorado (1975), mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professor doutor assistente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Italiana, atuando principalmente nos seguintes temas: língua italiana, ensino italiano, ensino instrumental. Integra dois grupos de pesquisa: O Italiano Falado nas Comunidades de Origem Italiana no Brasil" que tem por finalidade o estudo e a análise da língua italiana falada pelos imigrados italianos fixados em comunidades nos diversos Estados do Brasil; e "A leitura Instrumental em língua Italiana" que visa verificar quais são as ferramentas didáticas, em sentido amplo, que propriciam a aquisição de conteúdos relacionados com a linguagem em geral e o desenvolvimento das competências textuais e discursivas na leitura de textos em italiano.

       

      Links:    

    • Aquisição e Aprendizagem do Italiano como Língua Estrangeira
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, Roberta . Novas tendências no ensino-aprendizagem de línguas românicas e na formação de professores. São Paulo : Humanitas, 2015 . 258p. ISBN: 9788577322671.
    • MAGGIO, G. ; CAPRARA, Loredana ; MORDENTE, O. A. . Documentos e Comentários: O Italiano dos Italianos de São Paulo. São Paulo : Humanitas, 2011 . 256p. ISBN: 978-85-7732-1.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, Roberta . Habilidade de leitura em italiano no contexto universitário. São Paulo : Humanitas, 2011 . 188p. ISBN: 9788577321735.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, Roberta ; TARDONATO, E. ; CAIRA, Raffaella ; SERRA, Stefania Brand ; NASCIMENTO, P. M. P. . O Ensino do Italiano Instrumental. São Paulo : Humanitas, 2011 . 218p. ISBN: 9788577321452.
    • MORDENTE, O. A. ; CAPRARA, Loredana de Stauber . Bandiera Anhanguera: Viagem à Serra do Roncador.. São Paulo : Lemos, 2001 . 119p. ISBN: 8574500836.
    • MORDENTE, O. A. ; CAPRARA, Loredana de Stauber . Brasil e Itália: Viajando entre duas Culturas. São Paulo : Lemos, 2000 . 150p. ISBN: 8574500585.
    • SALMONI, A. C. ; MORDENTE, O. A. . Sí all´Italiano. Grammatica Italiana. Sâo Paulo : Nobel, 1994 . 309p. ISBN: 8521307926.
    • MORDENTE, O. A. . Levantamento, Avaliaçâo e Discussâo dos Métodos de Ensino de Línguas Estangeiras: Sua Aplicaçâo ao Ensino do Italiano como Segunda Língua. Sâo Paulo : Artes Gráficas da FFLCH/USP, 1989 . 157p. ISBN: .
    • MORDENTE, O. A. . A Heranca de Língua Italiana na Fala e na Cultura dos argentinos: italianismos e italianidade REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 38 , p. 99 - 111 , 2019. ISSN: 22388281.
    • FERRONI, Roberta ; VELOSO, F. S. ; MORDENTE, O. A. . Da una lingua all'altra: Funzioni discorsive e identitarie della commutazione di codice in una famiglia di immigranti italiani residenti a San Paolo del Brasile Studi Italiani di Linguistica Teorica e Applicata , v. 3 , p. 465 - 485 , 2015. ISSN: 03906809.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, Roberta . El metalenguaje en la clase de idioma extranjero Estudios de Linguística Aplicada , v. 53 , p. 53 - 71 , 2012. ISSN: 01852647.
    • FERRONI, Roberta ; MORDENTE, O. A. . O uso do WebQuest na aula de língua Ecos de linguagem , v. 1 , p. 20 - 29 , 2012. ISSN: 23170808.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, Roberta . Quando a interação entre pares favorece uma comunicação autêntica na aula de língua Linguistica (Madrid) , v. 28 , p. 5 - 19 , 2012. ISSN: 11320214.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, Roberta . L'italiano: una lingua a prova di anglismi Mosaico Italiano , v. VIII , p. 14 - 16 , 2011. ISSN: 21759537.
    • MORDENTE, O. A. . Língua estrangeira como instrumento de poder Revista Italianística , v. XVIII , p. 13 - 23 , 2009. ISSN: 22388281.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, Roberta . L'utilizzo della lingua materna da parte dell'insegnante di lingua straniera:un ausilio o un ostacolo Cadernos de Tradução (UFSC) , v. 1 , p. 203 - 222 , 2011. ISSN: 1414526X.
    • MORDENTE, O. A. . Identidade cultural e linguística nas falas dos italianos imigrantes MOARA , v. 32 , p. 43 - 54 , 2009. ISSN: 01040944.
    • MORDENTE, O. A. . Giornali Quotidiani in Lingua Italiana tra fine '800 e primi decenni del '900. ABPI em Revista , v. 2 , p. 111 - 120 , 2009. ISSN: 21753148.
    • MORDENTE, O. A. . O léxico da língua italiana: suas nuances Revista de Italianística , v. XVII , p. 27 - 32 , 2008. ISSN: 14132079.
    • MORDENTE, O. A. . Formazione dei futuri professori Revista de Italianística , v. XIII , p. 71 - 78 , 2006. ISSN: 14132079.
    • MORDENTE, O. A. . Os guias Turísticos no Ensino do Italiano Instrumental Revista do GELNE (UFC) , v. 4 , p. 265 - 267 , 2005. ISSN: 15177874.
    • MORDENTE, O. A. ; CAPRARA, Loredana de Stauber . Panorama dell´italiano in San Paolo nel contesto plurilinguistico brasiliano Revista de Italianística , v. IX , p. 101 - 112 , 2004. ISSN: 14132079.
    • MORDENTE, O. A. . Lo studio dell´italiano a San Paolo Revista de Italianística , v. 1 , p. 17 - 21 , 2000. ISSN: 14132079.
    • CAPRARA, Loredana de Stauber ; MORDENTE, O. A. . La stilizzazione del parlato in un romanzo di Mauro COVACIH Revista de Italianística , v. VIII , p. 119 - 132 , 2003. ISSN: 14132079.
    • MORDENTE, O. A. . Bettiza e l´Esilio Fragmentos (Florianópolis) , v. 21 , p. 260 - 262 , 2001. ISSN: 01031783.
    • CAPRARA, Loredana de Stauber ; MORDENTE, O. A. . Rodolfo Ilari e Ataliba T. Castilho explicam a Gramática do Português Falado Insieme. Revista da Associação de Professores de Italiano do Estado de São Paulo , v. 6 , p. 89 - 95 , 1995. ISSN: 01044494.
    • MORDENTE, O. A. . L´ Insegnamento della Lingua tramite Brani Letterari Insieme. Revista da Associação de Professores de Italiano do Estado de São Paulo , v. 3 , p. 101 - 105 , 1992. ISSN: 01044494.
    • PELETEIRO, A. C. ; MORDENTE, O. A. . Breve analise do léxico no material didático de italiano do CEL. Variedades do Léxico, v. 1, p. 15 - 20, 2015.
    • MORDENTE, O. A. . O livro didático para o ensino de língua italiana nos cursos de letras da Universidade de São Paulo. Novas tendências no ensino-aprendizagem de línguas românicas e na formação de professores, v. 1, p. 23 - 31, 2015.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, Roberta ; ORTALE, F. L. ; ZUCCHI,Angela Maria Tenorio ; CILIBERTI, A. ; BALLARIN, E. ; BIRELLO, M. ; TORRESAN, P. ; DANGELO, K. . Competência leitora necessária no ensino-aprendizagem do italiano. Habilidade de leitura em italiano no contexto universitário, v. 1, p. 1 - 186, 2011.
    • CAPRARA, Loredana ; MORDENTE, O. A. ; MAGGIO, G. ; CASTELLANO, M. ; GALUCHI, S. M. ; CASINI, M. C. ; Elisabetta Santoro . Identidade cutural e linguística. Documentos e Comentários: O Italiano dos Italianos de São Paulo, v. , p. 9 - 256, 2011.
    • MORDENTE, O. A. . Sequências textuais: descritivas, narrativas e explicativas. O ENSINO DO ITALIANO INSTRUMENTAL, v. 1, p. 143 - 170, 2011.
    • MORDENTE, O. A. . TIPOLOGIAS TEXTUAIS. O ENSINO DO ITALIANO INSTRUMENTAL, v. , p. 116 - 142, 2011.
    • MORDENTE, O. A. . Cultura e Tempo attraverso un viaggio: Notturno Indiano. Cuerpo y Tiempo- Estudios de Italianistica, v. 1, p. 452 - 457, 2009.
    • MORDENTE, O. A. . Reflexões sobre os artigos da imprensa paulista. Bandeira-Anhanguera. Viagem a Serra do Roncador, v. I, p. 105 - 110, 2001.
    • MORDENTE, O. A. . A linguagem e os elementos de cultura e de costumes, nos guias turísticos, para um ensino específico do italiano como segunda língua. Brasi-Itália: Viajando entre Duas Culturas, v. I, p. 143 - 151, 2000.
    • MORDENTE, O. A. . L´ Italiano a San Paolo. O Italiano Falado e Escrito, v. I, p. 263 - 268, 1998.
    • MORDENTE, O. A. . Italianità riscontrata- Argentina & Brasile: Intensità d´approccio con la cultura e l´identità italiana . Comunità Italiana , Rio de Janeiro , 20 ago. 2021.
    • MORDENTE, O. A. . O Italiano na Identidade do Brasil- Um vasto imginario cultural . Italiani- Mensile di Cronache per gli italiani nel Mondo , Roma , 21 set. 2000.
  • Trabalhos em Anais: 21
    • MORDENTE, O. A. . Alcuni generi testuali per l'insegnamento della lettura in italiano. In: XIX Congresso da Associação Internacional de Professores de Italiano , 2012 , Cagliari. L'altro Mediterraneo e altre sponde. Florença : Franco Cesati, 2010. p. 567 - 580.
    • MORDENTE, O. A. . Tipologias Textuais para o ensino da leitura e da produção da escrita em língua estrangeira: O Seminário.. In: XIII Simpósio Nacional e Internacionial de Letras e Linguísitca , 2011 , Uberlândia. Anais di XIII SILEL. Uberlândia : EDUF, 2011. p. 1 - 8.
    • MORDENTE, O. A. . Diversas estratégias e competências aplicáveis ao processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira.. In: XVI Congresso internacional da Associação de Linguística e Filologia de América Latina , 2011 , Alcalá de Henares (Madri). Atas do XVI Congresso Internacional de Alcalá de Henares.. Alcalá de Henares : , 2011.
    • MORDENTE, O. A. . Gêneros Textuais: Uma abordagem da leitura para a produção da escrita de textos em italiano. In: VI SIGET , 2011 , Natal. VI SIGET - Simpósio Internacional de estudos dos Gêneros Textuais. Natal : Ed. da UFRN, 2011. p. 1 - 13.
    • MORDENTE, O. A. . Diversas estratégias e competências necessárias ao futuro professor de italiano. In: I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL , 2010 , Foz do Iguaçu. I CIPLON. Cascavel : Ed. Coluna do Saber, 2010. p. 218 - 219.
    • MORDENTE, O. A. . Diversas estratégias e competências necessárias ao futuro professor de italiano. In: I Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL , 2010 , Foz do Iguaçu. I CIPLOM Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL e I Encontro Internacional de Associações de Professores de Línguas. Cáscavel (Paraná) : Ed. UNIOESTE, 2010. p. 871 - 880.
    • MORDENTE, O. A. . Fatores determinantes na elaboração de resumos em língua estrangeira,. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas , 2006 , Florianópolis. I Congresso Latino Americano sobre Formação de Professores de Línguas. Florianópolis : Ed. da UNFF, 2006. p. 753 - 757.
    • MORDENTE, O. A. . As sequências textuais no ensino da leitura em língua italiana.. In: XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia , 2009 , Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro : Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2009. p. 435 - 458.
    • MORDENTE, O. A. . Perfil profissional de professores de italiano no Estado de São Paulo. In: II Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul , 1997 , Florianópolis. CELSUL- Caderno de Resumos. Florianópolis : Ed da Universidade Federal de Santa Catarina, 1997. p. 69 - 69.
    • CAPRARA, Loredana S ; MORDENTE, O. A. . Isole linguistiche televisive in "L´amore contro", di Mauro Covacich. In: X Congressso Nacional de Professores de Italiano e IV Encontro Internacional de Italianística , 2003 , Florianópolis. Do Desterro á Magia: Destino de Ilha. Florianópolis : Ed. Universidade Federal de Santa Catarina, 2003. p. 31 - 32.
    • MORDENTE, O. A. . L´autobiografia e il diario: modelli e analisi di testi per l´insegnamento dell´italiano come seconda lingua a studenti universitari. In: VII Jornadas Internacionales de Estudios Italianos , 2007 , México. Italo Calvino y la cultura de Italia. México : Editora da Universidade Autônoma de México, 2007. p. 331 - 341.
    • MORDENTE, O. A. . O ensino do italiano instrumental: nível inicial e avançado. In: FILE III - O pluringuismo no contexto educacional , 2005 , Pelotas. Anais do FILE III (Fórum Internacional de Ensino de Línguas Estrangeiras). Pelotas : Universidade Católica de Pelotas e UFPel, 2005.
    • MORDENTE, O. A. . L´autobiografia e il diario: modelli e analisi di testi per l´insegnamento dell´italiano como seconda lingua a studenti universitari. In: VIII Jornadas Internacionales de Estudios Italianos , 2005 , México. Italo Calvino y la Cultura de Italia. México : Editora da Universidade Autõnoma de México, 2005. p. 331 - 341.
    • MORDENTE, O. A. . Língua e Dialetos na Itália de Hoje. In: I Semana de Filologia na USP , 2007 , São Paulo. Atas da I Semana de Filologia na USP. São Paulo : Artes Gráficas- FFLCH, 2007. p. 197 - 208.
    • MORDENTE, O. A. . Fatores Determinantes na Elaboração de Resumos em Língua Estrangeira. In: 1º Congresso Latino-americano sobre Formação de Professores de Línguas , 2007 , Florianópolis. Congresso Latino-americano sobre formação de Professores de Línguas. Florianópolis : UFSC, 2007. p. 747 - 753.
    • MORDENTE, O. A. . Il diario: modelli e analisi di testi di scrittori italiani per l´insegnamento dell´italiano a studenti universitari. In: IX Congresso Nacional de Professores de Italiano e III Encontro Internacional de Estudos Italianos , 2005 , Bahia. As formas da memória dos diários aos contos, ao cinema e às outras formas de arte e comunicação. Bahia : Edufba, 2005. p. 415 - 424.
    • MORDENTE, O. A. . Il Cibo Italiano nelle Telenovelas Brasiliane. In: Congresso dell´A.I.P.I. , 2000 , Verona. Soavi Sapori della Cultura Italiana. Firenze : Franco Cesati, 1998. p. 95 - 102.
    • MORDENTE, O. A. . Descobrindo os Dialetos: Imágem e Percepçâo nos Cursos de Cultura Italiana. In: 4º Encontro do CelSul 2000 , 2000 , Curitiba. 4º Encontro do CelSul. Curitiba : Mídia Curitibana, 2000. p. 729 - 733.
    • MORDENTE, O. A. . La gastronomia italiana nelle telenovelas brasiliane. In: EncontroABPI 2000 , 2000 , Brasilia. Encontro ABPI 2000. Brasilia : universidade de Brasilia, 2000. p. 1 - 11.
    • MORDENTE, O. A. . O Papel do Italiano como Língua Estrangeira no Brasil. In: III Congresso Brasileiro de professores de Alemâo , 1996 , Campinas. Anais do Congresso Brasileiro de Professores de Alemâo. Campinas : KlettEdition Deutsch, 1996. p. 263 - 266.
    • MORDENTE, O. A. . Objetivos e Experiências numa Nova perspectiva no Ensino Aprendizagem da Língua Italiana. In: Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 1995 , Campinas. IV Congresso Brasileiro de Linguística alicada. Campinas : Mercado de Letras, 1995. p. 164 - 169.
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, Roberta . Novas tendências no ensino-aprendizagem de línguas românicas e na formação de professores. São Paulo : HUMANITAS , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ZANETTE, R. I. C. ; MORDENTE, O. A. . O Novo Mundo. São Paulo : Humanitas , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CAPRARA, Loredana de Stauber ; MORDENTE, O. A. . Apresentação de livro. São Paulo : Lemos , 2000 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CAPRARA, Loredana ; MORDENTE, O. A. ; RASO, Tommaso ; GULLO, A. ; BACCIN, Paola G ; CASINI, M. C. ; FERRONI, Roberta ; Lindo Luiz Antonio . Italiano no Brasil. São Paulo : Ed.FFLCH/USP , 2006 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORDENTE, O. A. . Identidade Cultural e Linguística. São Paulo : Humanitas , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, Roberta . Habilidade de leitura em italiano no contexto universitário. São Paulo : Humanitas , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORDENTE, O. A. ; FERRONI, Roberta . O ENSINO DO ITALIANO INSTRUMENTAL. São Paulo : Humanitas , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORDENTE, O. A. . Le scrittrici italiane e i loro testi: criteri della scelta per l´insegnamento dell´italiano come seconda lingua. São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e ciências Humanas , 2001 (Didática)
    • MORDENTE, O. A. . L´insegnamento dell´italiano per scopi specifici. São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas , 1998 (Didática)
    • MORDENTE, O. A. . Avvio alla lettura- Schede di lavoro per la comprensione di testi. São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas , 1999 (Didática)
    • MORDENTE, O. A. . Parecerista da agência de fomento da FAPESP. 2016 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Parecerista da agência de fomento da FAPESP. 2017 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Parecerista da agência de fomento da FAPESP. 2015 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Parecerista da agência de fomento da FAPESP. 2015 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Formação e atualização de pesquisadores. 2012 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. ; ORTALE, F. L. ; MAGGIO, G. . Revalidação de diploma de Master. 2011 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. ; ORTALE, F. L. ; MAGGIO, G. . Revalidação do diploma estrangeiro expedido pela "Università degli Studi di Firenze. 2011 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Parecer de relatório de afastamento. 2011 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Parecer de mérito sobre relatório de atividades. 2010 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Parecer de Relatorio de Afastamento. 2009 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Parecer para obtencao de verba. 2009 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Parecer para obtencao de verba. 2009 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Apreciação de evento. 2008 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Parecer sobre Projeto de Pesquisa. 2008 (Parecer)
    • MORDENTE, O. A. . Fonética, fonologia e ortoépia da língua italiana. 2003 (Assessoria)
    • MORDENTE, O. A. . Italianità ricontrata: Argentina & Brasile: Intensità d´approccio con la cultura e l´identità italiana. 2019 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . Italianidade nas Associações Italianas na Argentina. 2018 (Congresso)
    • MORDENTE, O. A. . Herança de língua italiana na fala dos argentinos. 2017 (Congresso)
    • MORDENTE, O. A. . Nuove tendenze d´insegnamento-apprendimento delle lingue romanze e formazione degli insegnanti. 2016 (Congresso)
    • MORDENTE, O. A. . Competência sociolinguística no ensino-aprendizagem do italiano como L2. 2012 (Outra)
    • MORDENTE, O. A. . Habilidade de leitura em italiano no contexto universitário. 2012 (Congresso)
    • MORDENTE, O. A. . Situação linguística italiana - o léxico e seus diferentes registros. 2011 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . Genêros Textuais: Uma abordagem da leitura para a produção da escrita de textos em italiano. 2011 (Simposio)
    • MORDENTE, O. A. . Estratégias e competências aplicáveis ao processo de ensino- aprendizagem de uma língua estrangeira. 2011 (Congresso)
    • MORDENTE, O. A. . Diversas estratégias e competências necessárias ao futuro professor de italiano. 2010 (Congresso)
    • MORDENTE, O. A. . Alcuni generi testuali per l'insegnamento della lettura in italiano a studenti universitari brasiliani. 2010 (Congresso)
    • MORDENTE, O. A. . Identidade cultural e linguística dos italianos no Brasil. 2010 (Simposio)
    • MORDENTE, O. A. . L'italiano degli italiani di San Paolo e di altri Stati del Brasile. 2009 (Seminário)
    • MORDENTE, O. A. . Giornali Quotidiani in Lingua Italiana tra fine '800 e primi decenni del '900.. 2005 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . Identidade Cultural e Linguística nas Falas dos Italianos Imigrantes. 2009 (Congresso)
    • MORDENTE, O. A. . Tipologias Textuais. 2007 (Seminário)
    • MORDENTE, O. A. . L´autobiografia e il diario: modelli di testi per l´insegnamento dell´italiano come seconda lingua.. 2005 (Congresso)
    • MORDENTE, O. A. . Fatores Determinantes na Elaboração de Resumos. 2006 (Congresso)
    • MORDENTE, O. A. . O ensino do italiano instrumental: nível inicial e avançado. 2004 (Comunicacao)
    • MORDENTE, O. A. . Influenza della cucina italiana sulla gastronomia argentina. 2006 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . Língua e dialetos na Itália de hoje. 2006 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . O ensino da língua italiana com objetivos específicos. 2005 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . L´insegnamento dell´italiano di una utilità strumentale. 2005 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . L´insegnamento dell´italiano per scopi specifici: il mondo degli affari.. 1998 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . Il diário: Modelli e Analisi di testi di Scrittori Italiani per l´Insegnamento a Studenti Universitari.. 2001 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . O ensino do italiano como L2: análise sociolinguística de algumas unidades didáticas nos textos examinados.. 1989 (Comunicacao)
    • MORDENTE, O. A. . O ensino do italiano nos cursos de Letras, na Graduação.. 1990 (Comunicacao)
    • MORDENTE, O. A. . O vídeo em sala de aula: a TV e a publicidade. 1993 (Seminário)
    • MORDENTE, O. A. . Da leitura de um texto literário ao prazer da escrita.. 1992 (Comunicacao)
    • MORDENTE, O. A. . Il linguaggio nelle guide turistiche italiane.. 2000 (Seminário)
    • MORDENTE, O. A. . La enseñanza del Italiano como Lengua Extranjera a través de la Lectura de Textos.. 1996 (Simposio)
    • MORDENTE, O. A. . La importancia del Italiano como Lengua Extranjera en Brasil.. 1996 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . Tecniche della Lettura.. 1999 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . Redefinção das Linhas de Pesquisa e dos projetos a elas Vinculados.. 1998 (Seminário)
    • MORDENTE, O. A. . Métodos e Técnicas para o ensino do italiano para crianças.. 1997 (Seminário)
    • MORDENTE, O. A. . Leitura para principiantes adultos.. 1996 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . Plurilinguísmo en el Contexto Brasileño: La situación de la enseñanza del italiano como lengua extranjera en la escuela primaria y la escuela secundaria.. 1997 (Comunicacao)
    • MORDENTE, O. A. . Comprensione orale e lettura. 1998 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . O italiano em São Paulo. 1997 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . L´insegnamento dell´italiano per scopi specifici: livello iniziale.. 1998 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . Presentazione dei metodi: il metodo funzionale, comunicativo: suoi vantaggi e svantaggi in rapporto ad una lingua come l´italiano.. 1998 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . L´insegnamento dell´italiano L2: i metodi piú usati.. 1998 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. . O contexto sociolinguístico da Itália.. 1999 (Conferência)
    • MORDENTE, O. A. ; CAPRARA, Loredana de Stauber . O Italiano Falado em São Paulo. 2005 RAi International
    • MORDENTE, O. A. . VII Congresso Nacional de Professores de Italiano- Congresso Interancional de Estudos Italianos. 1997 (USP/ABPI)
    • MORDENTE, O. A. ; LOMBARDI, A. ; KATINSKY, V. . Duzentos Anos do Poeta do Infinito Giacomo Leopardi. 1999 (USP)
    • CAVALLARI, D. N. ; MORDENTE, O. A. . O italiano do além-mar:cultura, identidade e integração entre duas margens. 2007 (ABPI (Associação Brasileira de Professroes de Italiano))
    • MORDENTE, O. A. . L´insegnamento della lingua italiana: scritto e parlato. 1993 (Faculdade de Filçosofia, Letras e Ciências Humanas (USP))
    • MORDENTE, O. A. . L´Italiano per scopi specifici:: strategie. 2002 (USPO/Consulado Italiano/FECHIBESP)
    • MORDENTE, O. A. . Percorsi linguistici attraverso i testi: criteri di scelta. 2002 (UFSC)
    • MORDENTE, O. A. . L´insegnamento dell´italiano instrumentale, livello intermedio.. 1999 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • MORDENTE, O. A. . La enseñanza del italiano instrumental: modelos de textos. 1999 (Universidade de La Havana)
    • MORDENTE, O. A. . L´insegnamento dell´italiano per scopi specifici.. 1999 (UFMG)
    • MORDENTE, O. A. . Os genêros textuais no ensino da leitura em língua italiana. 2009 (Secretaria de Estado da Educação do Paraná - CELEM)
    • MORDENTE, O. A. . Projeto de Pos doutorado. 2007
    • MORDENTE, O. A. ; CAPRARA, Loredana de Stauber . I Modi Finiti e Indefiniti. 2009 (Cadernos didáticos)
    • MORDENTE, O. A. . Fichas de trabalho sobre A origem da lingua italiana e os dialetos. 2009 (Cadernos didáticos)
    • MORDENTE, O. A. . Notturno Indiano: Exercicios e fichas de avaliacao. 2009 (Cadernos didáticos)
    • MORDENTE, O. A. . Tipologias Textuais: A Descrição. 2011 (Cadernos didáticos)
    • MORDENTE, O. A. . Don Giovanni in Sicilia de Vitaliano Brancati. 2012 (Elaboração de fichas de trabalho)
    • MORDENTE, O. A. . L´insegnamento dell ´italiano per scopi specifici. Livello iniziale.. 1998 (Cadernos didáticos)
    • MORDENTE, O. A. . Avvio alla Lettura. 1999 (Cadernos didáticos)
    • MORDENTE, O. A. . Le scrittrici italiane e i loro testi: Criteri di scelta per l´insegnamento dell´italiano come seconda lingua. 2001 (Cadernos didáticos)
    • MORDENTE, O. A. . Gêneros Textuais: Poesia. 2011 (Cadernos didáticos)
    • Nome do projeto: Memórias, Culturas e Identidades Ítalo-Brasileiras (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORDENTE, O. A. , MAGGIO, G. , Elisabetta Santoro .
      Descrição: : O projeto "Memórias, Culturas e Identidades ítalo-brasileiras" tem como objetivo analisar comportamentos, escolhas, atitudes e representações linguísticas e identitárias vivenciadas por comunidades ítalo- brasileiras presentes no Brasil, tanto no passado quanto no presente. Nesse contexto, os materiais são compostos por testemunhos, como entrevistas, questionários, autobiografias, correspondências, jornais, etnotextos e observações Linha de Pesquisa: AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DO ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Linha de Pesquisa: O ITALIANO FALADO E ESCRITO SOB A PERSPECTIVA BRASILEIRA FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS MODERNAS Av. Professor Luciano Gualberto, 403 | Prédio de Letras - 2º Andar | Graduação Sala: 15 - Tel. (11) 3091-5041| Pós-Graduação Sala: 10 - Tel. (11) 3091- 4296 Cidade Universitária | São Paulo-SP | CEP 05508-010 naturalistas coletadas em pesquisas de campo. O projeto visa a contribuir para compreensão da relevância da cultura italiana na formação da cultura brasileira, recuperação da memória, catalogação e divulgação do material coletado sobre comunidades italianas dentro e fora da universidade, em formato digital e por meio de seminários, aulas, conferências, exposições, dentre outros.
    • Nome do projeto: Didática da Cultura e Comunicação Intercultural: O Ensino da Língua Italiana em Diferentes Contextos (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORDENTE, O. A. , MAGGIO, G. , ORTALE, F. L. , SANTORO, E. .
      Descrição: : O projeto visa à investigação do ensino e aprendizagem/aquisição do italiano por parte de brasileiros, tendo em conta elementos culturais contemplados por professores no ensino e a importância da formação inter/transcultural dos alunos e dos professores. Pretende-se refletir sobre a presença de elementos culturais relativos à arte, cinema, teatro e música, na elaboração e na análise de materiais didáticos e como insumo para o desenvolvimento da consciência crítica de professores e aprendizes no âmbito do ensino-aprendizagem de italiano como língua adicional.
    • Nome do projeto: A Perspectiva Pragmática, Sociolinguística e Intercultural Aplicada ao Estudo Do Italiano na Relação com o Português Brasileiro e Outras Línguas (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORDENTE, O. A. , ORTALE, F. L. , SANTORO, E. .
      Descrição: O projeto propõe a análise, em perspectiva pragmática, sociolinguística e intercultural, das características da língua italiana, também na comparação com o português brasileiro e/ou outras línguas. Em especial, o objetivo é a observação, a partir de dados empíricos, de registros e variedades diatópicas, diamésicas, diafásicas e diastráticas, de atos de fala e procedimentos ligados à atenuação linguística e à cortesia, dos marcadores discursivos, da dêixis, dos implícitos. Serão utilizadas diferentes metodologias de coleta de dados orais e escritos para a constituição de corpora, além de ferramentas digitais para favorecer a implementação de abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados poderão contribuir em vários níveis e contextos entre os quais o ensino-aprendizagem, a tradução e a comunicação intercultural.
    • MORDENTE, O. A. ; MAGGIO, G. ; CROCI, F. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Raffaella Caira. 2008 - Banca examinadora
    • MORDENTE, O. A. ; MAGGIO, G. ; CASINI, M. C. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Stefania Brand Serra. 2008 - Banca examinadora
    • MENDES, R. B. ; MORDENTE, O. A. ; MAGGIO, G. . Membro da banca de qualificação de mestrado de Marcílio Melo Vieira, sob o título:"Influências fonológicas do italiano no português falado na cidade de São Paulo. 2009 - Banca examinadora
    • BACCIN, Paola Giustina ; ORTALE, F. L. ; MORDENTE, O. A. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Danielle Fernandes Alves sob o título: "O uso de imagens no ensino da língua italiana". 2010 - Banca examinadora
    • NASCIMENTO, P. P. ; MORDENTE, O. A. . Cursos de língua estrangeira para leitura: teoria e prática. 2006 - Banca examinadora
    • ORTALE, F. L. ; MAGGIO, G. ; MORDENTE, O. A. . Membro de Banca de Qualificação de Mestrado de Carla Simone Fróes de Mendonça Usai, sob o título de ?Leitura e Ensino de Língua Estrangeira?. 2012 - Banca examinadora
    • FREITAS, Paula Garcia de ; MORDENTE, O. A. . Imparare l'italiano attraverso la culinaria: una proposta didática. 2007 - Banca examinadora
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Língua e Literatura Italiana
        Nome da Instituição: Instituo Nacional Superior Del Professorado
        Ano de conclusão: 1975
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1987
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de Buenos Aires
        Ano de conclusão: 2008
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1983 - 2015 ).
        Outras informações: professor doutor II assistente
    • Revista de Italianística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Revista de Italianística é uma publicação anual da àrea de Língua e Literatura Italiana do DlM-FFLCH- USP. Números 6 e 7.
    • Revista de Italianística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Avaliadora de um manuscrito do Volume 17, n 2. da Revista Linguagem & Ensino, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da universidade Católica de Pelotas (UCPel).