Não autenticado |

Vanda Mari Trombetta

    • Possui graduação em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Ciências e Humanidades de Pato Branco, especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas e mestrado em Letras na área de Estudos Linguísticos (UPF). Docente da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atua, principalmente, nos temas: leitura, escrita, gêneros discursivos, dialogismo e formação de professor.

       

      Links:    

    • SARTORI, A. J. ; CANTOIA, S. F. ; TROMBETTA, Vanda Mari . Reflexões sobre currículo: possibilidades para (re)pensar a escola. Curitiba : CRV, 2013 . 154p. ISBN: 9788580428001.
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Compreensão em leitura: aspectos metacognitivos na formação inicial e continuada de professores. Educação básica e práticas pedagógicas: licenciaturas em debate, v. I, p. 163 - 171, 2012.
    • BORGES, R. R. ; TROMBETTA, Vanda Mari . A experiência de tempo e de espaço no enunciador na produção do gênero notícia de jornal. In: XVII Congresso Internacional Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) , 2014 , João Pessoa. Anais da ALFAL 2014. : , 2014.
    • BORGES, R. R. ; TROMBETTA, Vanda Mari . A experiência de tempo e de espaço no enunciador na produção do gênero notícia de jornal. In: XVII Congresso Internacional Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), , 2014 , João Pessoa. Anais da ALFAL 2014. : , 2014. p. 1137 - 1150.
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Referenciação discursiva: implicações sobre as concepções de língua, linguagem e sujeito. In: Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2013 , São Paulo. Seminário do Gel 61, 2013.. : , 2013.
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Gênero discursivo redação de vestibular: construção do conteúdo temático e relações dialógicas. In: X Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL , 2012 , Cascavel, Paraná. Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 10.: 2012: Cascavel, PR.. : , 2012. p. 235 - 235.
    • TROMBETTA, Vanda Mari . A lingua e seus deslocamentos para Análise de Discurso Francesa. In: Centro de estudos linguísticos e Literários do Paraná- Anais do XX Seminario , 2011 , Londrina. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2011. p. 1 - 12.
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Balizagens teóricas da linguagem: do formalismo e do sociologismo a Análise de Discurso de Linha Francesa. In: Seminario Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem , 2010 , Cascavel. II Seminario Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem. Cascavel : Unioeste, 2010.
    • TROMBETTA, Vanda Mari . A compreensão de textos sob o olhar da teoria polifônica e dos blocos semânticos. In: XIX Seminário do Cellip , 2009 , Cascavel. Anais do ... Seminário do Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. Cascavel : Edunioeste, 2009.
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Interfaces entre o sujeito-leitor e sujeito-autor: uma relação de tensão e lugar de subjetividades. In: Seminário Nacional de Língua e Literatura : teoria e ensino , 2008 , Passo Fundo. Anais do II Seminário Nacional de Língua e Literatura.. Passo Fundo : Universidade de Passo Fundo, 2008.
    • TROMBETTA, Vanda Mari . A imagem da mulher do futuro projetada pela revista Veja: uma análise na perspectiva discursiva. In: 1 Jornada Internacional de Estudos do Discurso , 2008 , Maringá. Anais da ... JIED. Jornada Internacional de Estudos do Discurso. Maringá : Universidade Estadual de Maringá, 2008.
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Seqüências tipológicas constituindo o gênero crônica-jornalística. In: Seminario Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural , 2007 , Passo Fundo. Leituras dos Espaços e Espaços de Leitura. Passo Fundo : UPF, 2007.
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Enunciação e responsividade na leitura. In: I Seminário de Ensino de Língua Materna , 2006 , Passo Fundo. Contemporaneidade no Ensino de Línguas. Passo Fundo : UPF, 2006.
    • SARTORI, A. J. ; TROMBETTA, Vanda Mari ; CANTOIA, S. F. . Apresentação. Curitiba : CRV , 2013 (Apresentação de capítulo livro)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Avaliadora Externa na 1 Etapa do processo de avaliações das Ações de Extensão pertinentes ao Edital 04/2012 PAEX da UDESC. 2012 (Parecer)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Membro comissão ad hoc Projetos de Pesquisa UFFS. 2010 (Parecer)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Parecerista ad hoc para avaliação Projetos de Extensão - SIGPROJ ? PROEXT. 2011 (Parecer)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Parecerista ad hoc no 5 Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2011 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 14
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Objetos de discurso: letramentos, vozes e mediação do professor. 2014 (Outra)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Os objetos de discurso como vozes: relações dialógicas e letramentos em textos de vestibulandos. 2014 (Seminário)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Referenciação discursiva: implicações sobre concepções de língua, linguagem e de sujeito. 2013 (Comunicacao)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . As relações dialógicas construindo os objetos de discurso em textos de pré-universitários. 2012 (Comunicacao)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . As relações dialógicas construindo os objetos de discurso. 2012 (Comunicacao)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Gênero discursivo redação de vestibular: construção do conteúdo temático e relações dialógicas. 2012 (Comunicacao)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . A progressão temática emergindo das relações dialógicas estabelecidas pelo escrevente. 2012 (Seminário)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . A língua e seus deslocamentos para Análise do Discurso francesa. 2011 (Seminário)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Posições-sujeito e circulação de sentidos no jornalismo on-line. 2011 (Comunicacao)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . A imagem da mulher do futuro projetada pela revista Veja: uma análise na perspectiva discursiva. 2008 (Outra)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . A compreensão de textos sob o olhar da teoria da polifonia e dos blocos semânticos. 2009 (Seminário)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Sequencias tipologicas constituindo o gênero crônica-jornalística. 2007 (Seminário)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Enunciação e atitude responsiva na leitura. 2006 (Seminário)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Interfaces entre o sujeito-leitor e sujeito-autor: uma relação de tensão e lugar de subjetividades. 2008 (Seminário)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . II Seminário de Educação do Campo da UFFS; II Seminário dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo do Estado do Paraná; III Seminário de Políticas Públicas e Educação da Unicentro; V Seminário de Esducação do Território Cantuquiriguaçu. 2011 (Universidade Federal da Fronteira Sul)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . I Seminário do Núcleo de Estudos em Docência: Formação Docente em Perspectiva. 2011 (Universidade Federal da Fonteira Sul)
    • TROMBETTA, Vanda Mari ; STUBE, A. D. . I Simpósio Discurso e Fronteiras. 2012 (Universidade Federal da Fronteira Sul)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . IV Seminário do NED: Currículo e os processos de ensino e aprendizagem. 2012 (Universidade Federal da Fronteira Sul)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Lendo e escrevendo como escritor. 2009 (Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Redação Oficial. 2012 (Universidade Federal da Fronteira Sul)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Redação Oficial. 2011 (Universidade Federal da Fronteira Sul)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Possibilidades de um trabalho mais efetivo com compreensão leitura. 2013 (Secretaria Estadual da Educação _ SEED)
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Conhecendo procedimentos teóricos sobre leitura e construindo pesquisa de ferramentas em leitura - Formação Continuada de Professores Municipais de Laranjeiras do Sul. 2011 (Universidade Federal da Fronteira Sul)
    • TROMBETTA, Vanda Mari ; SNICHELOTTO, C. A. R. ; OLIVEIRA, S. M. ; BUTZGE, C. A. ; BAZZOTTI, D. . Redação Oficial: documentos e correspondências. 2011 (Programa de capacitação servidores da uffs)
    • Nome do projeto: Interfaces entre o sujeito-leitor e sujeito-autor: uma relação de tensão e lugar de subjetividade (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TROMBETTA, Vanda Mari .
      Descrição: O objetivo é investigar práticas discursivas de significação e subjetivação em textos on-line, impressos e acadêmicos, incluindo a categoria do sujeito e não somente pensá-la a partir do texto em sua organização. Como embasamento teórico tomam-se os estudos da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e, sobretudo, as formulações de Eni Orlandi. Segundo Pêcheux, toda significação implica posições ideológico-inconscientes organizadas em formações discursivas. Se assim o é, o sujeito é interpelado pela formação discursiva que o afeta, a qual, por sua vez, representa na linguagem uma determinada formação ideológica. Essas formações ideológicas levam o sujeito-leitor-autor demandar sentidos ao ler um texto. Em relação ao corpus, buscamos compreender em que medida, nesse processo de leitura, o sujeito-leitor-autor, constituído de ideologia, significa o texto.
    • Nome do projeto: Os objetos de discurso como vozes: conteúdo temático e relações dialógicas em textos de pré-universitários. (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TROMBETTA, Vanda Mari .
      Descrição: Objetiva-se, neste estudo, investigar, em redações de vestibular, como o tema é organizado, tendo em vista a interlocução prevista para esse gênero discursivo. Entende-se o tema não apenas como fruto da função referencial, mas sobretudo como fruto das relações dialógicas. A base teórica para construir o estudo são os postulados de Voloshinov/Bakhtin (1969); (1926: s/d) sobre conteúdo temático e relações dialógicas. Nessa perspectiva, são as relações dialógicas que estabelecem contornos temáticos e organizam os objetos de discurso.
    • Nome do projeto: A inscrição do sujeito-leitor-autor de cartas on- line e na academia na trama dos sentidos: entre o interpretável e o compreensível (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TROMBETTA, Vanda Mari .
      Descrição: O objetivo é investigar práticas discursivas de significação em cartas on-line e em cartas de acadêmicos, incluindo a categoria do sujeito e não somente pensá-la a partir do texto em sua organização. Como embasamento teórico tomam-se os estudos da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD), derivada dos trabalhos de Michel Pêcheux e, sobretudo, as formulações de Eni Orlandi para delimitação entre os modos de leitura: inteligível, interpretável, compreensível. Procuramos observar as considerações da autora principalmente sobre os dois modos de significação: o interpretável e o compreensível. Segundo Pêcheux, toda significação implica posições ideológico-inconscientes organizadas em formações discursivas. Se assim o é, o sujeito é interpelado pela formação discursiva que o afeta, a qual, por sua vez, representa na linguagem uma determinada formação ideológica. Essas formações ideológicas levam o sujeito-leitor-autor demandar sentidos ao ler um texto. Em relação ao corpus, buscamos compreender em que medida, nesse processo de leitura, o sujeito-leitor-autor, constituído de ideologia, significa o texto. Para alcançar nossos objetivos valemo-nos de um corpus formado, inicialmente, por artigos jornalísticos, e por cartas-respostas a esses textos publicadas em jornal on-line e, na sequência, por cartas elaboradas por alunos em contexto acadêmico.
    • Nome do projeto: Escrita e letramento acadêmico: conceitos de trabalho e outros encaminhamentos para o ensino e para a pesquisa (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TROMBETTA, Vanda Mari , CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves , PINTO, C. T. , CALIS, O. G. T. , GONZALES, K. L. O. , SAGUETE, A. W. , BORGES, R. R. , MELO, N. M. .
      Descrição: Este projeto inclui temas cujo aprofundamento têm requerido, no interior da problemática do letramento acadêmico, atenção mais duradoura em pesquisas desenvolvidas por mim, ao lado de outros temas, mais recentes: (a) o da relação letramento/oralidade no tocante à concepção de escrita que orienta a produção desses textos; (b) os das relações dialógicas, de tempo/espaço e de temporalidade(s)/espacialidade(s), os quais estão na base das concepções de enunciado, de gênero do discurso, de texto e de discurso; (c) o do processo de letramento no contexto de formação do aluno para o ensino (futuro professor) e para a pesquisa (futuro pesquisador); e (d) o do processo de elaboração de conceitos de trabalho para o ensino, entendidos como instrumentos didáticos formulados a partir de quaisquer das dimensões da linguagem com a finalidade de oferecer aos alunos elementos para reflexão e intervenção sobre/na sua própria escrita. O objetivo da atual pesquisa é investigar como se dá o processo de letramento acadêmico, observando, em particular, como se dá o desenvolvimento da escrita (e da leitura) de pré-universitários e universitários (graduandos e pós-graduandos) e propondo, a partir disso, encaminhamentos para o trabalho em sala de aula. O material disponível para análise é constituído de textos produzidos por estudantes em diferentes momentos de inserção no ambiente escolar e em diferentes situações. O banco de dados, constituído desde 2001, é composto por material coletado em três situações: (a) de avaliação; (b) de aula e (c) de edição para publicação. Fazem parte dos textos produzidos em situação de avaliação: 3363 respostas à questão discursiva de Letras e Linguística, número que corresponde a cerca de 20% do total de respostas obtidas no exame de 2001; 270 redações dissertativas sobre o tema Trabalho, produzidas por candidatos ao curso de Letras da USP por ocasião do Vestibular FUVEST/2006; e 307 redações dissertativas sobre o tema Fronteiras, produzidas por candidatos a diferentes cursos da USP por ocasião do Vestibular FUVEST/2009. O material produzido em situação de aula (o pesquisador era também o professor) foi coletado no decorrer do ano de 2013 e reúne: 79 textos obtidos no processo de ensino do gênero painel (ou pôster) por alunos do 1º ano do curso de Letras (diurno) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; 100 resenhas obtidas no processo de discussão de textos teóricos por pós-graduandos do PPG. em Filologia e Língua Portuguesa da USP. O material produzido em situação de edição é composto de 06 capítulos de livro de autoria de doutores e doutorandos, obtidos durante o processo coletivo de edição para publicação de um livro (o pesquisador era também o organizador do livro). Foram coletados, também, materiais de apoio produzidos pelo professor/pesquisador, tais como: planejamento das atividades e anotações sobre como se desenvolveram essas atividades em situação de aula ou de edição. A base teórica do projeto constitui-se de cinco fundamentos, expostos em Corrêa (2013), a saber: (1) o fundamento pragmático-enunciativo de toda produção escrita; (2) o fundamento discursivo da identidade do sujeito, considerada a relação de alteridade em seu sentido forte; (3) o fundamento indiciário do material linguístico na escrita; (4) o fundamento dialógico para o ensino da escrita; e (5) o fundamento discursivo do material linguístico e do sujeito na elaboração de conceitos de trabalho para o ensino. Metodologicamente, a análise dos textos é orientada por uma abordagem qualitativa, podendo, eventualmente, recorrer à quantificação como modo de comprovação estatística. A expectativa é produzir uma pesquisa de base (análise dos textos e interpretação dos resultados segundo os temas indicados) que tenha alcance de aplicação no ensino.
    • Nome do projeto: Gêneros do discurso para o ensino e para a pesquisa: letramento acadêmico e aspectos ocultos do letramento (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TROMBETTA, Vanda Mari , Komesu, Fabiana Cristina , BRITO, Luiz Andre Neves de , CORRÊA, Manoel Luiz Gonçalves .
      Descrição: Trata-se, basicamente, de investigação sobre os gêneros do discurso mais recorrentemente lembrados como parte do letramento acadêmico. Abrangendo quatro diferentes instituições de ensino superior (UERN, UFFS, IBILCE-UNESP-SJRPRETO E FFLCH-USP), visa investigar comparativamente o letramento acadêmico em diferentes cursos de Letras.
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Participação na banca de correção das redações do vestibular da Faculdade Mater Dei. 2004 - Correções de redações vestibular
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Participação na banca de correção das redações do vestibular da Faculdade Mater Dei. 2004 a 2010. 2010 - Correção das redações do vestibular
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Participação na banca de correção das redações do vestibular da Faculdade Mater Dei. 2005 - Correção das redações do vestibular
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Participação na banca de correção das redações do vestibular da Faculdade Mater Dei. 2006 - Correção das redações do vestibular
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Participação na banca de correção das redações do vestibular da Faculdade Mater Dei. 2007 - Correção das redações do vestibular
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Participação na banca de correção das redações do vestibular da Faculdade Mater Dei. 2009 - Correção das redações do vestibular
    • TROMBETTA, Vanda Mari . Participação na banca de correção das redações do vestibular da Faculdade Mater Dei. 2008 - Correção das redações do vestibular
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Faculdade São Judas Tadeu de Pinhais
        Título: Métodos de alfabetização: repensando questões
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Ciências e Humanidades de Pato Branco
        Título: Estágio
        Ano de conclusão: 1989
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de Passo Fundo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro de Educacao Tecnologica do Parana
        Ano de conclusão: 1997
    • Faculdade Mater Dei:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2010 ).
    • Secretaria Estadual de Educação:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - 2010 ).
        Outras informações: Professor titular concursado
    • Colégio Mater Dei:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 2005 ).
        Outras informações: Professora
    • Conselho Comercial de Cooperativa em Saúde e Educação Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - 1992 ).
        Outras informações: Professora
    • Secretaria de Estado da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - 2003 ).
        Outras informações: Hora aula
    • UTFPR, NEAD, CAD de Pato Branco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: horista
    • Universidade Federal da Fronteira Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas: Leitura e Produção Textual I Leitura e Produção Textual II
        Outras informações: Professor Assistente
    • Universidade de Passo Fundo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Aluna de mestrado
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Integrante