Não autenticado |

Cássio Augusto Alves de Andrade Santos

    • Sou aluno do curso de Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Semiótica e Linguística Geral. Mestre em Letras (2012) pela mesma universidade, na área de Filologia e Língua Portuguesa, com trabalho em Fonética e Fonologia experimental sobre ritmo linguístico e ritmo da canção. Graduado em licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (2009), e em bacharelado em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), este com habilitações em línguas portuguesa e alemã e suas respectivas literaturas, curso no qual desenvolvi pesquisa na área de linguística contrastiva entre as duas línguas, pelo Departamento de Letras Modernas. Tenho formação técnico-profissionalizante em Eletrônica Aplicada - Telecomunicações (2002). Atuo como membro do GEF - Grupo de Estudos em Fonética, do Departamento de Lingüística da USP; do DINAFON - Grupo de Pesquisas 'Dinâmica Fônica', do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP e da Abralin - Associação Brasileira de Linguística. Tenho interesse em linguística geral, em fonética, em fonologia, em ciências cognitivas e em música. E-mail: cassioandradesantos@hotmail.com

       

      Links:    

    • SANTOS, C. A. A. ; Medeiros, B. R. . Cantar junto em dois tipos de ritmo: Um estudo preliminar Percepta , v. 3 , p. 17 - , 2015. ISSN: 2318891X.
    • SANTOS, C. A. A. . O canto sob o olhar da fonética: a duração e vogais tônicas e átonas na música popular. In: IX Congresso Internacional da Abralin , 2015 , Belém. ANAIS DO IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. : , 2015. p. 141 - 148.
    • SANTOS, C. A. A. . Lexical Stress in Singing: a pilot study. In: 1st International DINAFON Meeting , 2014 , Campinas. 1st International DINAFON Meeting. Campinas : , 2014. p. 56 - 58.
    • SANTOS, C. A. A. . Princípios de uma abordagem dinâmica do acento lexical na fala e no canto. In: XVII Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística , 2014 , São Paulo. Resumos. : , 2014. p. 15 - 15.
    • SANTOS, C. A. A. . O Processo de sincronização em canções do rock e da bossa-nova. In: 5º Encontro do Grupo de Estudos Dinâmica Fônica , 2012 , Marília. Anais do 5º Encontro do Grupo de Estudos Dinâmica Fônica. Marília : , 2012.
    • SANTOS, C. A. A. ; MEDEIROS, B. R. de ; PESSOTTI, A. S. . Para medir a sincronização de dois cantores: o caso da bossa-nova. In: VII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais , 2011 , Brasília - DF. Anais do VII Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. : , 2011.
    • SANTOS, C. A. A. ; MEDEIROS, B. R. de . Interações entre ritmo lingüístico e ritmo musical no contexto da canção. In: Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais , 2010 , Rio de Janeiro - RJ. Anais do VI Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Rio de Janeiro : Programa de Pós-Graduação em Música, 2010. p. 279 - 291.
    • SANTOS, C. A. A. . Caracterização das vogais tônicas e átonas na canção popular: Descrição dos padrões formânticos. 2016 (Comunicacao)
    • SANTOS, C. A. A. . O canto sob o olhar da fonética: A duração de vogais tônicas e átonas na música popular. 2015 (Congresso)
    • SANTOS, C. A. A. . Lexical Stress in Singing: a pilot study. 2014 (Outra)
    • SANTOS, C. A. A. . Princípios de uma abordagem dinâmica do acento lexical na fala e no canto. 2014 (Outra)
    • SANTOS, C. A. A. ; Medeiros, B. R. . Interações entre ritmo lingüístico e ritmo musical no contexto da canção. 2010 (Simposio)
    • SANTOS, C. A. A. ; Medeiros, B. R. ; PESSOTTI, A. S. . Para medir a sincronização de dois cantores: o caso da bossa-nova. 2011 (Simposio)
    • SANTOS, C. A. A. . O processo de sincronização em canções do rock e da bossa-nova.. 2012 (Outra)
    • SANTOS, C. A. A. ; OLIVEIRA, K. R. D. ; OLIVEIRA, K. G. S. ; SOUZA, C. F. ; BARBOZA, L. C. ; RAMIREZ, R. M. C. ; SILVA, C. L. ; AUTUORI, J. ; POLACHINI, B. S. . Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Linguística. 2016 (Departamento de Linguística da USP)
    • Nome do projeto: Aspectos de produção, percepção e cognição na intersecção fala e canto (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, C. A. A. , Medeiros, B. R. , CABRAL, J. P. , MEIRELES, A. .
      Descrição: Descrição: A problemática levantada neste projeto é a de que, apesar de intuitivamente sabermos distinguir a fala do canto, há porções de cada um deles em que se percebe a convivência dessas duas realizações, o que sugere que há uma gradação, muitas vezes, no lugar de uma mudança abrupta na produção da fonação e de outros aspectos da fala. O objetivo da pesquisa é, então, colocar em foco alguns aspectos de produção e percepção da fala e do canto que levem a responder o primeiro questionamento originado da problemática proposta: (1) A fala e o canto são fenômenos totalmente distintos entre si? Para isso, três estudos são propostos. O primeiro estudo medirá durações e frequência fundamental de trechos do mesmo texto falado e cantado. O segundo estudo, utilizando os trechos do primeiro será um teste de percepção para designar o estímulo como fala ou canto, com pelo menos duas gradações possíveis entre estas designações. O terceiro estudo será rodar uma rede neural alimentada com aspectos de duração e frequência fundamental (F0) extraídos dos trechos analisados pra verificar sua saída e se ela estabelece diferenças mais ou menos categóricas entre canto e fala. Os resultados da rede neural serão confrontados com aqueles dos dois primeiros estudos. A partir disso, far-se-á uma discussão levando-se em conta aspectos de cognição da fala e do canto. Os resultados esperados são de que poderemos diferenciar fala do canto em termos de estabilidade do aspecto observado. Por exemplo, numa mesma janela temporal, a fala deverá apresentar mais variação de F0 e canto, sendo esse apenas um dos aspectos a diferenciar objetivamente as duas categorias sonoras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Sincronização na fala e no canto: diferentes organizações temporais da canção brasileira e da fala (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, C. A. A. , Medeiros, B. R. , Zimmer, M. , PESSOTTI, A. C. S. .
      Descrição: O principal objetivo deste trabalho é revelar a sincronização de tipos de fala que se diferenciam quanto à estrutura rítmica, no sentido em que os pulsos estão mais evidentes ou menos evidentes (Port, Cummins e Gasser, 1996). Assim propomos esta investigação em duas frentes: na fala falada e na fala cantada (ou simplesmente, canto). Na fala falada, serão alvos da investigação: um texto em prosa, a fala da letra de duas canções e a recitação de uma parlenda. Na fala cantada, o alvo será duas canções diferenciadas pela estrutura rítmica musical, cada qual podendo ser comparada com sua respectiva versão falada. A partir dos resultados propomos uma discussão em torno da relação existente entre organização temporal do canto e da fala.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Os verbos do alemão com o prefixo 'nach': um trabalho semântico (Trabalho de Graduação Individual)
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Filologia e Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Centro Cultural Esplanada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Professor Horista
    • CCB - Escola Técnica em Beleza e Saúde:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Professor Horista
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Aluno
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Docente