Não autenticado |

Sandro Luis da Silva

    • Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com estágio de pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Sorbonne Paris IV, sob supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau. Mestrado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2001). Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo - licenciatura e bacharelado (1997), e graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1986). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Departamento de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação PROFLETRAS na Universidade de São Paulo. Está desenvolvendo estágio de pós doutorado no CEFET-MG, sob supervisão da Profa. Dra. Ana Elisa Ribeiro, com pesquisa voltada para tecnologias digitais e formação continuada de professor da escola básica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, novas tecnologias digitais, discurso e formação de professor. É avaliador do INEP e do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Líder do grupo de pesquisa GEPEDTEC (Unifesp/CNPq).

       

      Links:    

    • Novas tecnologias, discurso e formação docente
    • discurso, ethos discursivo e mídias
    • SILVA, S. L. . Linguagens em movimento: aprendizagem e formação na prática . Reflexões sobre a teoria e a prática. Jundiaí, São Paulo : Seleto Editorial, 2023 . 220p. ISBN: 978658916642.
    • SILVA, S. L. . Gestos de leitura na educação: desafios e possibilidades. São Paulo : Editora da Universidade Federal de São Paulo, 2023 . 116p. ISBN: 9786585919005.
    • SILVA, S. L. ; ZURDO, F. Q. . Pesquisa, Formação de professor e fazer docente. Guarulhos : , 2023 . 173p. ISBN: 9786587312705.
    • SILVA, S. L. . Linguagens e Saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento. São Paulo : Editora da Unifesp, 2022 . 242p. ISBN: 9786587312378.
    • SILVA, S. L. ; BASSANI, I. . Políticas Linguísticas e Educação Escolar Indígena. São Paulo : Editora da Unifesp, 2017 . 266p. ISBN: 9788593527029.
    • SILVA, S. L. . Tradução, Interpretação e Discursos: contrastes e confrontos discursivos. Santo André : Todas as Musas, 2012 . 75p. ISBN: 9788564137240.
    • SILVA, S. L. ; BITENCOURT, A. P. . Formação docente continuada no Projeto Formação da cidade LEIA ESCOLA , v. 23 , p. 81 - 96 , 2023. ISSN: 23585870.
    • SILVA, S. L. ; CARVALHO JUNIOR, U. N. . As interfaces entre tecnologias digitais e ensino de português para fins específicos Cenas Educacionais , v. 5 , p. 1 - 18 , 2023. ISSN: 25954881.
    • SILVA, S. L. ; RIBEIRO, L. . Autobiografias na Educação de Jovens e Adultos https://doi.org/10.30905/rde.v7i1.568 , v. 7 , p. 1 - 16 , 2023. ISSN: 2526849X.
    • SILVA, S. L. ; OLIVEIRA, R. N. . Leitura e novas tecnologias digitais na voz do professor da escola básica LINGU@ NOSTR@ - REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DE GRAMÁTICA E DE LINGUÍSTICA , v. 10 , p. 165 - 184 , 2022. ISSN: 23172320.
    • DA SILVA, SANDRO LUIS ; ZURDO, F. Q. . A diversidade cultural no sorriso da leitura na Educação Infantil Redin - Revista Educacional Interdisciplinar , v. 11 , p. 215 - 230 , 2022. ISSN: 25944576.
    • DA SILVA, SANDRO LUIS ; DA SILVA, LUIS HENRIQUE FERREIRA . Riscos e rabiscos EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 22 , p. 1 - 16 , 2022. ISSN: 22376984.
    • SILVA, S. L. ; SILVA, M. M. . O ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO:A CONSTITUIÇÃO DO ETHOS DISCURSIVO DE ALUNO DE 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Fólio - Revista de Letras , v. 12 , p. 667 - 681 , 2021. ISSN: 21764182.
    • PALMA, D. V. ; SILVA, S. L. . Apresentação do volume VIA LITTERAE , v. 12 , p. 5 - 8 , 2020. ISSN: 21766800.
    • SILVA, S. L. . Livro didático digital de língua portuguesa e atividade de leitura VIA LITTERAE , v. 12 , p. 9 - 24 , 2020. ISSN: 21766800.
    • SILVA, S. L. ; LAVISTA, J. B. . OFICINA DE ESCRITA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DA 11a. CLASSE DE ANGOLA: A PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO CADERNOS DISCURSIVOS , v. 1 , p. 105 - 121 , 2021. ISSN: 23171006.
    • SILVA, S. L. ; SOUSA, E. P. . JOGOS ELETRÔNICOS E USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: A LEITURA EM FOCO HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL , v. 2 , p. 4 - 22 , 2020. ISSN: 19816081.
    • Paiva, C. I. S. ; SILVA, S. L. . Formação inicial e continuada de professor face às tecnologias digitais Fólio - Revista de Letras , v. 11 , p. 691 - 706 , 2019. ISSN: 21764182.
    • SILVA, SANDRO LUIS ; ROCHA, JULIANA SOUZA LOPES HOTT DA . LIVRO DIDÃ?TICO DE LÃ?NGUA PORTUGUESA: UM GÃ?NERO DE DISCURSO MULTIMODAL Revista Leia Escola , v. 19 , p. 200 - 210 , 2019. ISSN: 23585870.
    • SILVA, S. L. . Discurso, formação de professor e ensino: o ethos discursivo VERBUM - Cadernos de Pós Graduação , v. 8 , p. 138 - 150 , 2019. ISSN: 23163267.
    • SILVA, S. L. . Reflexões sobre o letramento acadêmico Revista Eventos Pedagógicos , v. 10 , p. 934 - 952 , 2019. ISSN: 22363160.
    • SILVA, S. L. . O ethos discursivo em O Jornal das Senhoras: a voz feminina no século XIX REVISTA DISSOL - DISCURSO, SOCIEDADE E LINGUAGEM , v. 5 , p. 182 - 194 , 2019. ISSN: 23592192.
    • SILVA, S. L. . Novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: desafios e possibilidades Revista Matraga , v. 26 , p. 415 - 430 , 2019. ISSN: 24466906.
    • SILVA, S. L. . Estilo e livro didático: a construção do ethos discursivo Diálogo das Letras , v. 8 , p. 127 - 144 , 2019. ISSN: 23161795.
    • SILVA, S. L. ; VIEIRA, A. S. . Práticas Colaborativas de escrita via internet em formação continuada de professores: o papel do leitor-autor MUITAS VOZES , v. 7 , p. 237 - 251 , 2018. ISSN: 22387196.
    • SILVA, S. L. . Reflexões sobre as interfaces entre discurso, formação de professor e ensino: o relatório de estágio supervisionado PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA) , v. 13 , p. 58 - 66 , 2018. ISSN: 19839979.
    • CASOTTI, J. B. C. ; SILVA, S. L. . Propostas de produção de textos em livros didáticos de língua portuguesa: desafios para a prática docente na contemporaneidade Diálogo das Letras , v. 7 , p. 147 - 166 , 2018. ISSN: 23161795.
    • SILVA, S. L. ; SANTOS, A. G. . discurso e música: a constituição do ethos discursivo do idoso na sociedade contemporânea INTERLETRAS (DOURADOS) , v. 8 , p. 1 - 15 , 2018. ISSN: 18071597.
    • SILVA, S. L. ; ELIAS, V. M. S. . Multimodalidade na escrita de artigos científicos: aspectos teórico-analíticos e contribuição para o ensino Revista Linha D´Água , v. 31 , p. 115 - 125 , 2018. ISSN: 22364242.
    • SILVA, S. L. ; ELIAS, V. M. S. . Práticas de leitura em sala de aula: em busca de sentidos Percursos Linguísticos (UFES) , v. 7 , p. 303 - 313 , 2017. ISSN: 22362592.
    • SILVA, S. L. . Argumentação, estilo e ethos discursivo no discurso literário: o poema 'Cada vez mais', de Rodrigo Bró em foco EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 1 , p. 174 - 190 , 2017. ISSN: 22376984.
    • SILVA, S. L. . Anáfora, catáfora e discurso: o gênero notícia jornalística em foco REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS , v. 10 , p. 76 - 91 , 2017. ISSN: 19838018.
    • SILVA, S. L. . Reflexões sobre o desafio das novas tecnologias na escola básica Intertexto (Uberaba) , v. 9 , p. 1 - 19 , 2016. ISSN: 19810601.
    • SILVA, S. L. ; SANTOS, A. G. . Do ethos retórico ao ethos discursivo: o idoso e a persuasão na campanha política presidencial brasileira em 2014 Revista Porto de Letras , v. 2 , p. 37 - 50 , 2016. ISSN: 24480819.
    • SILVA, S. L. ; ALVES, V. E. . Educação a Distância e as novas tecnologias: interação e multimodalidade na construção do conhecimento Revista Língu@ Nostr@ , v. 4 , p. 138 - 150 , 2016. ISSN: 23172320.
    • SILVA, S. L. . Breves notas sobre leitura e avaliação na formação inicial do professor língua materna Caminhos em Linguística Aplicada , v. 14 , p. 1 - 18 , 2016. ISSN: 21768625.
    • SILVA, S. L. . Tecnologia, língua e arte: caminhos cruzados, reflexão possível Artefactum (Rio de Janeiro) , v. VIII , p. 1 - 9 , 2016. ISSN: 19843852.
    • SILVA, S. L. ; SANTOS, A. G. . O idoso e o ethos discursivo em anúncio publicitário Entremeios , v. 11 , p. 137 - 145 , 2015. ISSN: 21793514.
    • SILVA, S. L. . O ethos discursivo em O Jornal das Senhoras: o processo de ruptura e continuidade Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura , v. 22 , p. 191 - 206 , 2015. ISSN: 19808879.
    • SILVA, S. L. . A homilia papal de 2014: congruências entre enunciação e ethos discursivo Intersecções (Jundiaí) , v. 1 , p. 21 - 37 , 2015. ISSN: 19842406.
    • SILVA, S. L. . Discurso, mídias e ensino: caminhos possíveis Revista Linha D'Água , v. 1 , p. 159 - 175 , 2015. ISSN: 22364242.
    • SILVA, S. L. . Algumas considerações sobre o memorial de leitura e a construção do ethos discursivo na formação inicial do professor de língua portuguesa Diálogo das Letras , v. 3 , p. 5 - 22 , 2014. ISSN: 23161795.
    • SILVA, S. L. . Breves notas sobre o desafio das novas tecnologias na leitura e produção textual na escola básica Revista Tecnologias na Educação , v. 1 , p. 112 - 123 , 2014. ISSN: 19844751.
    • SILVA, S. L. . a producao textual: o resumo e as operacoes linguisticas na pratica universitaria RevLet: Revista Virtual de Letras , v. 6 , p. 110 - 126 , 2014. ISSN: 21769125.
    • SILVA, S. L. . A universidade e o compromisso com a educacao continuada Revista Olhares , v. 2 , p. 277 - 300 , 2014. ISSN: 23177853.
    • SILVA, S. L. . Relato de experiência: o gênero resumo acadêmico em foco Leia Escola (UFCG) , v. 13 , p. 60 - 71 , 2013. ISSN: 15187144.
    • SILVA, S. L. . Notas sobre análise linguística em sala de aula Revista Querubim , v. 3 , p. 4 - 10 , 2014. ISSN: 18093264.
    • SILVA, S. L. . Atividades de lingua(gem) no livro didático: a tira cômica em foco Revista Letras Raras , v. 2 , p. 34 - 51 , 2013. ISSN: 23172347.
    • SILVA, S. L. . A constituição do ethos discursivo em textos do gênero memorial por alunos de um curso de tradutor e intérprete Caminhos em Linguística Aplicada , v. 7 , p. 26 - 39 , 2013. ISSN: 21768625.
    • SILVA, S. L. . A escrita colaborativa e as novas tecnologias: relato de experiência Domínios de Lingu@Gem , v. 7 , p. 245 - 262 , 2013. ISSN: 19805799.
    • SILVA, S. L. . O PORTFÓLIO E O ETHOS DISCURSIVO: REFLEXÕES SOBRE UMA ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA FINS ESPECÍFICOS Intersecções (Jundiaí) , v. 6 , p. 192 - 208 , 2013. ISSN: 19842406.
    • SILVA, S. L. ; Paiva, C. I. S. . A leitura numa perspectiva (inter)disciplinar pode dar certo... Revista Bem Legal , v. 3 , p. 74 - 81 , 2013. ISSN: 22374884.
    • SILVA, S. L. ; Paiva, C. I. S. . Leitura e avaliação: reflexões Revista Querubim , v. 2 , p. 122 - 128 , 2012. ISSN: 18093264.
    • SILVA, S. L. . Atividade com Projeto: uma estratégia de escrita e de leitura no processo de ensino-aprendizagem Revista Bem Legal , v. 2 , p. 72 - 78 , 2012. ISSN: 22374884.
    • Paiva, C. I. S. ; SILVA, S. L. . REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE DE LEITURA E DE ESCRITA EM UMA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I Caminhos em Linguística Aplicada , v. 5 , p. 96-119 - 119 , 2012. ISSN: 21768625.
    • SILVA, S. L. ; Paiva, C. I. S. . As relações entre educação e judicialização: reflexões jus agendi , v. 2 , p. 28 - 41 , 2012. ISSN: 22376771.
    • SILVA, S. L. ; Paiva, C. I. S. . A leitura na formação inicial do professor: o formador em cena Interfaces da Educação , v. 2 , p. 46 - 57 , 2011. ISSN: 21777691.
    • SILVA, S. L. ; Paiva, C. I. S. . Do jornal ao blog: uma leitura dialógica do texto jornalístico FaSCi-Tech , v. 1 , p. 58 - 70 , 2011. ISSN: 21769427.
    • SILVA, S. L. ; Paiva, C. I. S. . A constituição do ethos no blog: o texto jornalístico em foco Intersecções (Jundiaí) , v. 2 , p. 203 - 216 , 2011. ISSN: 19842406.
    • SILVA, S. L. . Leitura e novas tecnologicas: o chat educacional em foco Revista Querubim , v. 10 , p. 120 - 128 , 2010. ISSN: 18093264.
    • SILVA, S. L. . Nos (des)caminhos da leitura face às novas tecnologias - reflexões FaSCi-Tech , v. 01 , p. 86 - 96 , 2010. ISSN: 21769427.
    • SILVA, S. L. . Onde Vaz, Luís? a voz no teatro numa peregrinação no estudo da intertextualidade Cadernos de Estudos Municipais , v. 1 , p. 9 - 13 , 2000. ISSN: 08726884.
    • SILVA, S. L. . E agora, José? um discurso luso-intertextual-brasileiro Caderno de Língua e Literatura Letras & Letras , v. 3 , p. 12 - 17 , 2001. ISSN: .
    • SILVA, S. L. . Livro didático de língua portuguesa: interação e produção textual. Lingugens em movimento: aprendizagem e formação na prática . Reflexões sobre a teoria e a prática, v. 1, p. 35 - 55, 2023.
    • SILVA, S. L. ; ZURDO, F. Q. ; BENVINDO, L. L. . Gestos de leitura no ambiente virtual: a curadoria na formação inicial do professor. As diferentes linguagens e a divulgação científica: formas de existir, resistir e esperançar no atual contexto da Educação, v. 2, p. 77 - 206, 2022.
    • SILVA, S. L. . Tecnologias Digitais, discurso, leitura e texto literários sob a perspectiva dos gestos de leitura. Linguagens e Saberes em contextos formativos: perspectivas diversas para a comunicação e a construção do conhecimento, v. 5, p. 93 - 114, 2022.
    • SILVA, S. L. ; GARCIA, J. M. ; SILVA, A. C. . O gênero midiático de divulgação científica, discurso e ensino: um olhar para o livro didático de língua portuguesa. Cadernos de Linguística e Pesquisa em movimento - língua, linguagens, discurso e ensino: reflexões teóricas e práticas, v. 7, p. 161 - 174, 2017.
    • SILVA, S. L. . Políticas linguísticas, discurso e formação de professor: um foco na educação escolar indígena. Políticas Linguísticas e Educação Escolar Indígena, v. 1, p. 91 - 110, 2017.
    • SILVA, S. L. . Ethos e estilo na poética de Francisco Alvim. Estilo, Éthos e Enunciação, v. 1, p. 145 - 169, 2016.
    • SILVA, S. L. . Estilo, ensino e livro didático: algumas reflexões. Estilística: texto, discurso e ensino, v. 1, p. 1 - 18, 2015.
    • SILVA, S. L. . O ethos discursivo em cantigas de Santa Maria de Afonso X. Textos da memória e a memória de textos, v. 1, p. 316 - 327, 2015.
    • SILVA, S. L. . Práticas de leitura no curso superior: a formação do professor leitor. Diálogos, lingu(agem) e ensino em práticas sociais, v. 1, p. 47 - 66, 2013.
    • SILVA, S. L. . Santareno: o texto dramático, a oralidade e a constituição do ethos discursivo. O teatro de Bernardo Santareno, v. 1, p. 207 - 221, 2014.
    • SILVA, S. L. . O ethos discursivo na primeira página do jornal:. Tradução, Interpretação e Discursos: contrastes e confrontos discursivos, v. 1, p. 36 - 50, 2012.
    • Paiva, C. I. S. ; SILVA, S. L. . A leitura nos caminhos da formação inicial do professor de Língua Portuguesa. A pesquisa e o ensino em Língua Portuguesa sob diferentes olhares, v. 1, p. 165 - 179, 2012.
    • SILVA, S. L. . O chat educacional: relato de experiência com o gênero no curso superior. Linguagem, tecnologia e educação, v. 1, p. 83 - 95, 2010.
    • SILVA, S. L. . Nos caminhos do professor universitário. Autobiografias na (re)constituição de identidades de professores de língua: o olhar crítico-reflexivo, v. 1, p. 321 - 331, 2010.
    • SILVA, S. L. . José Saramago: breves considerações biobibliográficas. SARAMAGO SEGUNDO TERCEIROS, v. 1, p. 9 - 14, 1998.
    • SILVA, S. L. . A oralidade no texto escrito: A Resposta, Kathryn Stockett em foco . Revista Todas as Musas , São Bernardo do Campo , 20 jan. 2014.
    • SILVA, S. L. . A multimodalidade e oa efeitos discursivos em livro didático de língua portuguesa. In: III Seminário Internacional sobre Discurso e Argumentação , 2016 , Aracaju. Anais do II SEDIAR. Ilhéus : Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2016. p. 4400 - 4410.
    • SILVA, S. L. . Discurso, mídias e ensino: desafios presentes, caminhos possíveis. In: IV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2015 , Catalão, Goiás. Caderno de Resumos e Programação. Catalão : Editora da UFG, 2015. p. 124 - 124.
    • SILVA, S. L. . Mídias e tecnologias no ensino: desafios, caminhos, possibilidades. In: 6. Seminário Internacional de Linguística , 2015 , São Paulo. Anais do 6. Seminário Internacional de Linguística. São Paulo : IDP, 2015. p. 20 - 20.
    • SILVA, S. L. . O gênero discursivo memorial: o aluno de licenciatura em educação física em foco. In: Simpósio Internacional de Estudos linguísticos e literários , 2013 , Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia : EDUFU, 2013. p. 1 - 8.
    • SILVA, S. L. . O gênero discursivo memorial de leitura e a constituição do ethos discursivo do aluno de licenciatura em Letras. In: II Congresso Nacional de Estudos Linguísticos , 2013 , Vitória. Caderno de Programação e Resumo do II Conel. Vitória : Editora da UFES, 2013. p. 103 - 104.
    • SILVA, S. L. . O gênero tirinha no livro didático de português: texto ou pretexto para o ensino de língua materna?,. In: 2. Jornadas Internacionais de História em Quadrinhos , 2013 , São Paulo. Cadernos de Resumo das 2. Jornadas Internacionais de História em Quadrinhos. São Paulo : Editora da USP, 2013. p. 51 - 52.
    • SILVA, S. L. . A notícia jornalística e o ethos discursivo: a primeira página do jornal em foco. In: XI Congresso Internacional da ABRAPT e V Congresso Internacional de Tradutores , 2013 , Florianópolis. Anais do XI Congresso Internacional da ABRAPT e V Congresso Internacional de Tradutores. Florianópolis : Editora da UFSC, 2013. p. 513 - 515.
    • SILVA, S. L. . DISCURSO JORNALÍSTICO: A PRIMEIRA PÁGINA DO JORNAL, ETHOS DISCURSIVO E O LEITOR. In: VI Seminário Nacional de Pesquisa - a internacionalização da pesquisa acadêmica , 2012 , São Paulo. A internacionalização da pesquisa acadêmica. São Paulo : Editora da UNINOVE, 2012. p. 298 - 305.
    • SILVA, S. L. . Memorial de Leitura: a constituição do ethos discursivo do aluno de letras. In: 60. Seminário do GEL , 2012 , São Paulo. Programação do 60. Seminário do GEL. : , 2012.
    • SILVA, S. L. . A produção textual em aula de língua portuguesa para fins específicos: o portfólio como estratégia de (auto)avaliação. In: 59. Seminário do GEL , 2011 , Bauru. Programação do 59. Seminário do GEK. : , 2011.
    • SILVA, S. L. . A primeira página de jornal: a constituição do ethos e do pathos discursivos. In: IV Jornada do grupo de pesquisa Discursos na mídia , 2011 , São Paulo. Caderno de Resumo. : , 2011.
    • SILVA, S. L. . As marcas discursivas em notícias jornalísticas: contrastes e confrontos. In: III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem , 2011 , Pouso Alegre. ENELIN - o discurso e as línguas. Pouso Alegre : Editora da Univas, 2011. p. 46 - 47.
    • SILVA, S. L. . O portólio eletrônico como estratégia de produção textual em curso de Tradutor e Intérprete. In: II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , 2012 , Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia : Editora da UFU, 2012. p. 1 - 10.
    • SILVA, S. L. . A CHARGE COMO UM (PRÉ) TEXTO PARA A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL: A DESCRIÇÃO. In: SIELP , 2011 , Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia : UFU, 2011. p. 787 - 793.
    • SILVA, S. L. ; Paiva, C. I. S. . A Leitura e Ação Comunicativa Numa Perspectiva Educacional. In: V Seminário Nacional de Pesquisa , 2011 , São Paulo. Formação cientifica no desenvolvimento do pais. São Paulo : Editora da UNINOVE, 2011. p. 255 - 261.
    • SILVA, S. L. . A formação discursiva, trajetos sociais de sentido e construção de identidades em notícias jornalísticas no período militar no Brasil. In: I Colóquio Internacional de Texto e Discurso , 2011 , Assis. Caderno de Programação e Resumos do I CITeD. Assis : Fundepe Editora, 2011. p. 92 - 93.
    • SILVA, S. L. . Análise discursivo-argumentativa de notícia jornalística: ethos e pathos na construção da identificação com o leitor na primeira página do jornal. In: I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , 2011 , São Paulo. IV Seminário Internacional de linguistica - discurso, gênero e memória. SAO PAULO : UNICSUL, 2011. p. 358 - 359.
    • SILVA, S. L. . A leitura na formação inicial do professor - o formador em cena. In: Simpósio Internacional de Estudos linguísticos e literários , 2009 , Uberaba. Simpósio de Estudos Linguisticos e Literários. Uberaba : Revista do SELL, 2009. p. 69 - 69.
    • SILVA, S. L. . O chat educacional: relato de uma experiência com o gênero textual no curso superior. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto , 2009 , Belo Horizonte. Hipertexto - livro de resumos. Belo Horizonte : Editora do CEFET MG, 2009. p. 186 - 186.
    • SILVA, S. L. . Um olhar intertextual na Barca do Mestre Gil. In: I Congresso Internacional Todas as Letras - lingua e literatura , 2001 , São Paulo. Revista Mackenzie: educacao, arte e historia da cultura. São Paulo : Editora da Universidade Mackenzie, 2001. p. 77 - 78.
    • SILVA, S. L. . Das aos números numa perspectiva interdisciplinar - uma experiência no curso de licenciatura em Matemática. In: XV ENDIPE , 2010 , Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2010. p. 26 - 31.
    • SILVA, S. L. . O portfólio como estratégia de produção textual em aula de língua portuguesa. In: 13. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa , 2010 , São Paulo. Anais do 13. Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa. : , 2010. p. 6 - 6.
    • SILVA, S. L. . Das letras aos números numa perspectiva interdisciplinar: uma experiências no curso de licenciatura em Matemática. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , 2010 , Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE. : , 2010.
    • SILVA, S. L. . O diálogo entre a notícia de jornal e o editorial no espaço biblioteca: apropriação do conhecimento. In: 4. SEMINÁRIO NACIONAL - O PROFESSOR E A LEITURA DO JORNAL , 2008 , CAMPINAS. Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal. CAMPINAS : ABL, 2008. p. 1 - 7.
    • SILVA, S. L. . Projetos Investigativos e leitura: uma experiência educacional. In: I Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literários , 2007 , Uberaba. Anais do I Simpósio de Estudos Lingüísticos e Literário. Uberaba : Editora da UFTM, 2007. p. 5 - 45.
    • SILVA, S. L. . A imagem feminina na história e na literatura medieval. In: I Encontro Internacional: a representação da imagem feminina , 2001 , Londrina. I Encontro Internacional: a representação da imagem feminina. : , 2001. p. 89 - 90.
    • SILVA, S. L. . Na trilha da intertextualidade: o teatro de Jaime Gralheiro. In: 50. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 2002 , São Paulo. 50. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. : , 2002. p. 134 - 134.
    • SILVA, S. L. . A leitura na formação inicial do professor de língua portuguesa. In: II Seminário de Pesquisa em Análise do discurso: percurso de análise do discurso no Brasil , 2006 , Uberlândia. Caderno de Resumos e Programação. Uberlândia : Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2006. p. 184 - .
    • SILVA, S. L. . Dois olhares para a intersecção do amor: diálogo de Bandeira. In: I Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções , 2003 , Belo Horizonte. anais. Belo Horizonte : Editora da PUC/MG, 2003. p. ? - ?.
    • SILVA, S. L. . Anfitrião plautino: um pré-texto para a dualidade amorosa de Camões. Um estudo de intertextualidade. In: I Congresso Internacional de Estudos Camonianos , 1998 , Rio de Janeiro. Anais do I Congresso Internacional de Estudos Camonianos. : UERJ, 1998. p. 435 - 437.
    • SILVA, S. L. . Leitura, visáo de mundo e formação de leitor: pesquisas e indicadores para a prática docente. São Paulo : Revista da Faculdade de Educação da USP , 2009 (Parecerista Revista Educação e Pesquisa USP)
    • SILVA, S. L. ; SIQUEIRA, M. G. M. . Relatório técnico para renovação de credenciamento do curso de Direito da Faculdade de Teofilo Otoni. 2019 (Relatorio_tecnico)
    • SILVA, S. L. ; SANTOS, S. S.B. . Relatório técnico para renovação do curso de Letras da Faculdade de Avaré. 2019 (Relatorio_tecnico)
    • SILVA, S. L. . O ethos na carta ao povo brasileiro. 2019 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Semiótica da imagem: análise de memes populares entre os anos de 2016 e 2017. 2019 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Representações da leitura e da literatura no percurso da educação escolar brasileira. 2019 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parecer na Revista EID&A n. 17. 2018 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . 14 edição da Revista Eletrônica EID&A. 2017 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Discurso e Identidade: múltiplo enfoques. 2017 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parecer ad hoc Revista Domínios da Linguagem. 2017 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parece ad hoc para Comissão de Pesquisa da FEUSP. 2017 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parecer Revista Domínios da Linguagem. 2016 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parecer Revista Interfaces da Educação. 2016 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parecer para Revista Domínios da Linguagem. 2016 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parecer para Anais do I Congresso Internacional de Estudos do Discurso. 2015 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parecer Revista Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários. 2016 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parecer Revista Diálogo das Letras. 2016 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parecer para Revista Humanidades em diálogo. 2016 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parecer na Revista Linha D'Água. 2016 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Parecer técnico Revista Domínios da Linguagem. 2016 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Revista Domínios da Linguagem. 2015 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Revista Porto das Letras. 2016 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Revista Linha D'Água. 2015 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . Revista Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. 2015 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. 2014 (Parecer)
    • SILVA, S. L. . A multimodalidade e os efeitos discursivos em livros didáticos de língua portuguesa. 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . Do real ao riso: a construção do ethos discursivo em charges. 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . As mídias na aula de língua portuguesa? sim, as mídias na aula de língua portuguesa. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . Livro didático de português e estilística: interfaces (discursivas) possíveis. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . O processo de anaforização no discurso midiático: o gênero discursivo reportagem no jornal impresso. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . Anáfora, catáfora e discurso: o gênero notícia jornalística emfoco. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . O título da notícia na mídia impressa e a constituição do ethos discursivo do jornal. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . ORALIDADE E ETHOS DISCURSIVO: OLHARES CRUZADOS. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . O gênero discursivo memorial de leitura e a constituição do ethos discursivo do aluno de licenciatura em Letras. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . O gênero tira cômica em atividades de leitura e produção textual. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A notícia jornalística e o ethos discursivo: a primeira página do jornal em foco. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A construção do ethos discursivo na imprensa escrita. 2013 (Conferência)
    • SILVA, S. L. . A leitura na sala de aula: reflexões e propostas. 2013 (Conferência)
    • SILVA, S. L. . Notícia jornalística e marcas de oralidade: breves reflexões. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . Discurso jornalístico: a primeira página do jornal, ethos discursivo e o leitor. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . O trabalho com a oralidade na Educação Básica. 2012 (Simposio)
    • SILVA, S. L. . A oralidade no texto escrito: A Resposta, Kathryn Stockett em foco. 2012 (Conferência)
    • SILVA, S. L. . Atividades de leitura e de produção textual nos livros didáticos de língua portuguesa de Ensino Fundamental II: contrastes e confrontos. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A constituição do ethos discursivo em notícia jornalística: reflexões. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A primeira página de jornal: a constituição do ethos e pathos discursivos. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . As marcas discursivas em notícias jornalísticas: contrastes e confrontos. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A produção textual em aula de língua portuguesa para fins específicos: o portfólio como estratégia de (auto)avaliação. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A charge como (pré)texto para a leitura e a produção textual: a descrição. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A formação discursiva, trajetos sociais de sentido e construção de identidades em notícias jornalisticas no período militar no Brasil. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . Do jornal ao blog: uma leitura dialógica do texto jornalístico. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . O chat educacional: relato de uma experiência com o gênero textual no curso superior. 2009 (Seminário)
    • SILVA, S. L. . Projetos no curso superior: múltiplas faces. 2009 (Conferência)
    • SILVA, S. L. . Gêneros acadêmicos: o resumo acadêmico e a escrita dos alunos universitários. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A leitura na formação inicial do professor: o formador em cena. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A avaliação no processo de formação inicial do professor da escola básica. 2007 (Conferência)
    • SILVA, S. L. . Dois olhares para a intersecção do amor: diálogo de Bandeira. 2003 (Simposio)
    • SILVA, S. L. . Anfitrião plautino: um (pré)texto para a dualidade amorosa de Camões. Um estudo da intertextualidade. 1997 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . ... Onde Vaz Luis? - uma peregrinação entre o real e o utópico. 1998 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A destruição e a construção do texto poético: um prazer intertextual. 1997 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . O mito da recriação feminina ético-cultural em Memorial do Conveto, de José Saramago. 1998 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A leitura na formação inicial do professor de língua portuguesa. 2008 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A visão de mundo em José Saramago. 2000 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . Sala de Aula, Poesia e produção de sentido. 1999 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . Um olhar intertextual na Barca de Mestre Gil, de Jaime Gralheiro. 2001 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . A imagem feminina no História e na Literatura Medieval. 2001 (Conferência)
    • SILVA, S. L. . UM PERFIL FEMININO EM O HOMEM DA BICICLETA, DE JAIME GRALHEIRO. 2001 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . Projetos Investigativos e leitura compartilhada na construção do conhecimento. 2008 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . O diálogo entre a notícia de jornal e o editorial no espaço da biblioteca: apropriação do conhecimento. 2008 (Comunicacao)
    • SILVA, S. L. . Comunicação Estratégica: conhecimento pertinente, criatividade e competência. 2006 (Conferência)
    • SILVA, S. L. . O perfil do profissional na atualidade: competência e comunicação. 2006 (Conferência)
    • SILVA, S. L. ; GOLDSTEIN, N. S. . Modos de leitura e ensino de língua materna. 2017 mídia
    • SILVA, S. L. . IV Jornada Científica do Curso de Letras. 2004 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • Elaine Vodrani ; SILVA, S. L. . IV Semana da Leitura COOPEC. 2007 (COOPEC - São José do Rio Preto)
    • SILVA, S. L. ; Paiva, C. I. S. ; Mario Ramos Francisco Júnior . IV Jornada Científica do Curso de Letras. 2004 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • SILVA, S. L. ; Paiva, C. I. S. ; Mário Ramos Francisco Júnior . I Colóquio de Literatura Portuguesa - 500 anos do Teatro Popular de Gil Vicente. 2002 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • Paiva, C. I. S. ; SILVA, S. L. . Língua Literatura e História: uma questão interdisciplinar por meio do texto dramático. 2001 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • Raquel de Sousa Ribeiro ; Fancisco Maciel da Silveira ; BRIDI, M. V. ; Lopondo, L. ; SILVA, S. L. . Expressão da Dramaturgia Portuguesa. 1999 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • Lopondo, L. ; Raquel de Sousa Ribeiro ; SILVA, S. L. ; Vechi, C. A. . A prosa de ficção do Romantismo, do Realismo e do Modernismo Luso-Brasileiro: um estudo comparado. 1999 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • Raquel de Sousa Ribeiro ; SILVA, S. L. ; Vechi, C. A. ; Gomes, A. C. . Relação entre História e Mito na Literatura Portuguesa. 1999 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • SILVA, S. L. . SEMANA DE TECNOLOGIA - DIVERSIDADE E CULTURA. 2008 (FACULDADE TECNOLOGIA DE AMERICANA)
    • PASSARELLI, L. M. G. ; CINTRA, A. M. M. ; SILVA, S. L. . VI. SEMINÁRIO DE AGENDA DO GRUPO DE PESQUISA ESTUDOS DE LINGUAGEM PARA ENSINO DE PORTUGUÊS. 2008 (PUC/SP)
    • Paiva, C. I. S. ; SILVA, S. L. ; Mário Ramos Francisco Júnior . IV Evento de Letras - Letra pra quê?. 2001 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • SILVA, S. L. . OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2009 (FATEC AMERICANA)
    • SÁES, E. M. L. ; SILVA, S. L. ; BEDIN, M. C. ; VIVACQUA, M. V. G. . 2o. Congresso Brasileiro de Línguas na Formação Tecnológica. 2009 (Centro Paula Souza)
    • SILVA, S. L. . Os gênero poéticos vão à escola? reflexões e propostas. 2013 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Porquinhos, passaarinhos e poveirinhos: literatura, língua e identidade. 2013 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . A leitura e projeto interdisciplinar. 2013 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . A literatura portuguesa no vestibular: um vestibular também para professores. 2013 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Oficina de produção textual: do oral para o escrito. 2014 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Oficina de produção textual: do texto ao contexto. 2014 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Minicurso O poeta é aperfeiçoador. 2014 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . IV Evento parceria Universidade-Escola - Novas Tecnologias e Inclusão. 2014 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . 1 Seminário sobre Interfaces entre discurso, mídias, pesquisa e ensino. 2015 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . II Seminário Discurso, Mídias, Pesquisa e Ensino. 2016 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; Paiva, C. I. S. . Simpósio Temático Mídias, discurso e ensino. 2016 (Universidade Federal de Sergipe)
    • SILVA, S. L. ; VIAN JR. . V Colóquio de Linguística Aplicada. 2017 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Os caminhos das mídias, novas tecnologias e ensino em práticas pedagógicas. 2017 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • SILVA, S. L. ; GEBARA, A. E. L. ; SPARANO, M. E. . Projetos em diálogo. 2018 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; CASOTTI, J. B. C. . Multiletramentos, discurso e ensino: um olhar para as novas tecnologias e mídias em atividades de linguagem. 2019 (Universidade Federal do Espírito Santo)
    • Paiva, C. I. S. ; COSTA, F. S. ; GARCIA, J. M. ; SILVA, S. L. . I Seminário de Pesquisa sobre livro didático. 2019 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Palestra Discurso, Multiletramentos: as metodologias ativas na era da educação 4.0. 2019 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Seminário Variante Linguística. 2019 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; GHIRARD, A. L. R. ; LACHT, M. ; VIEIRA, I. ; SILVA JR. F. ; SOARES, C. C. . Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. 2020 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; Paiva, C. I. S. . A importância da pesquisa na formação docente. 2020 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Discurso e tecnologias digitais: perspectivas para o ensino. 2021 (Instituto Federal do Rio de Janeiro)
    • SILVA, S. L. ; KARWOSKI, A.M. . Tecnologias Digitais, discurso e formação de professor. 2022 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • SILVA, S. L. . Tecnologias Digitais, Ensino e formação de professor. 2022 (Instituto Federal do Rio de Janeiro)
    • SILVA, S. L. . Tecnologias Digitais, metodologias ativas sob o olhar do professor da escola básica. 2022 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Tecnologias digitais e multiletramentos na educação básica para o século XXI. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . O desafio da docência antes, durante e pós-pandemia: o que aprendemos?. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Critérios para o planejamento do ensino de argumentação como prática social de linguagem. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Língua e Poder: processo de formação das variedades linguísticas de prestígio. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, SANDRO LUIS . II Seminário GEPEDTEC. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; NASCIMENTO, C. L. . DESAFIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LP DIANTE DAS NOVAS PRÁTICAS DISCURSIVAS E FORMAS DE LETRAMENTO. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . IX CONGRESSO ACADÊMICOUNIFESP. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • MORTATTI, M. ; SILVA, S. L. . A história de O primeiro livro de Arthur. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Metodologias de ensino, utilização de tecnologias, avaliação discente: como estamos enfrentando alguns desses desafios na graduação. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • GEBARA, A. E. L. ; SILVA, S. L. . Formação de professor: ensino de língua portuguesa e literatura em papel e tela. 2023 (Instituto Federal São Paulo)
    • SILVA, S. L. . I Colóquio GEPEDTEC de Pesquisas em Andamento. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; NASCIMENTO, C. L. ; ZIRONDI, M. I. . Ensino-aprendizagem de língua portuguesa: experiências e práticas educacionais sob diferentes perspectivas e olhares. 2023 (Universidade de Londrina)
    • SILVA, S. L. ; NASCIMENTO, C. L. . Ensino-aprendizagem de língua portuguesa: experiências e práticas educacionais sob diferentes perspectivas e olhares. 2022 (Universidade de Londrina)
    • SILVA, S. L. ; ZURDO, F. Q. . Textos multimodais, multiletramentos e o ensino de língua portuguesa. 2022 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Critérios para o planejamento do ensino de argumentação como prática social de linguagem. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; ROSA, I. F. ; LIRIO, C. J. . Língua e Poder: processos de formação das variedades linguísticas de prestígio. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; BITENCOURT, A. P. ; MEMMEL, S. E. ; ALVES, M.A. C. . Língua Oral, novas tecnologias digitais e produção textual na escola básica. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Métodos de pesquisa para a internet. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, SANDRO LUIS . VIII Seminário de Estudos Linguísticos e LIterários. 2022 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Tecnologias, educação crítica e formação e professor. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . O estudo do pronome em textos literários. 2004 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • SILVA, S. L. . A análise literária: um olhar para a poesia lírica. 2000 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências de São Bernardo do Campo)
    • SILVA, S. L. . O lúdico na ortografia. 2004 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • SILVA, S. L. . Chapeuzinho Vermelho na Era Tecnológica. 2001 (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo)
    • SILVA, S. L. . ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA. 2009 (Trevisan Escola de Negócios)
    • SILVA, S. L. . Os pressupostos e as inferências intertextuais. 2004 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • SILVA, S. L. . Canto e (des)encanto na poesia de Sophia de Mello B. Andersen. 2000 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Desenvolvimento de Comunicação Organizacional. 2010 (Faculdade Anchieta)
    • SILVA, S. L. . Estratégia de Comunicação Corporativa. 2010 (Trevisan Escola de Negócios)
    • SILVA, S. L. . Redação Corporativa. 2010 (Trevisan Escola de Negócios)
    • SILVA, S. L. . Relações interpessoais e ética. 2010 (Faculdade Anchieta)
    • SILVA, S. L. . Didática do Ensino Superior. 2010 (Faculdade Anchieta)
    • SILVA, S. L. . Redação Corporativa. 2010 (IRGR - assessoria empresarial)
    • SILVA, S. L. . Estratégias de comunicação. 2010 (IRGR - assessoria empresarial)
    • SILVA, S. L. . Língua Portuguesa. 2011 (UNISESCON)
    • SILVA, S. L. . Ética no mundo corporativo. 2011 (Trevisan Escola de Negócios)
    • SILVA, S. L. . Metodologia do Trabalho Científico. 2011 (Trevisan Escola de Negócios)
    • SILVA, S. L. . O trabalho com a oralidade na educação básica. 2012 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • SILVA, S. L. . Oficina de Produção Textual. 2015 (COC São Bernardo)
    • SILVA, S. L. . Os desafios do texto: trabalhando com as HQ. 2015 (COC São Bernardo)
    • SILVA, S. L. . Oficina de Produção Textual. 2015 (Colégio COC São Bernardo do Campo)
    • SILVA, S. L. . Oficina de Obras Literárias. 2015 (Colégio COC São Bernardo do Campo)
    • SILVA, S. L. . Leitura e projetos investigativos na escola básica: uma estratégia de ensino. 2008 (Colégio Ofélia Fonseca)
    • SILVA, S. L. . Os gêneros textuais e o ensino de língua portuguesa. 2008 (Colégio Ofélia Fonseca)
    • SILVA, S. L. ; OLIVEIRA, F. R. ; GANZOLI, F. . Curso Português Língua Estrangeira on-line. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; OLIVEIRA, F. R. ; GANZOLI, F. . Português língua estrangeira - presencial. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; ZURDO, F. Q. . A leitura literária na escola. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; ZURDO, F. Q. ; COSTA, F. S. ; ZANDONADI, R. . Escrita acadêmica para professor da educação básica. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; ZURDO, F. Q. . Oralidade, tecnologias e produção textual na escola básica. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. ; BITENCOURT, A. P. ; ALVES, M.A. C. ; MEMMEL, S. E. . Oralidade e Tecnologias digitais na escola básica. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Práticas de produção textual nos anos iniciais: abordagens facilitadoras com os gêneros de dicurso. 2023 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SILVA, S. L. . Oficina de Gramática. 2008 (FATEC AMERICANA)
    • SILVA, S. L. . Linguagem, criatividade e comunicação. 2006 (Centro Educacional São Carlos)
    • SILVA, S. L. . Os processos de formação de palavras e a prática pedagógica no Ensino Fundamental. 2004 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • SILVA, S. L. . Da palavra ao texto. 2003 (Faculdades Integradas de Ribeirão Pires)
    • SILVA, S. L. . A figura feminina na Literatura Portuguesa Medieval. 2000 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências de São Bernardo do Campo)
    • SILVA, S. L. . MANUAL DE ELABORAÇÃO DO PRIMT. 2011 (Manual)
    • SILVA, S. L. . Estratégias de Comunicação. 2010 (Apostila)
    • SILVA, S. L. . Redação Corporativa. 2010 (Apostila)
    • SILVA, S. L. . Técnicas de Revisão de textos em língua materna. 2012 (Apostila)
    • SILVA, S. L. . Manual de Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso. 2008 (Manual)
    • Nome do projeto: PROJETO TEIA DO SABER (2003 - 2003
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SILVA, S. L. , BAHIA, Vanessa Santos , Mário Ramos Francisco Júnior .
      Descrição: projeto da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Atuação como coordenador das atividades desenvolvidas nas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires, durante 16 semanas, com o objetivo de recapacitar professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio para o trabalho com a língua portuguesa.
    • Nome do projeto: Projeto Tessitura (1997 - 2005
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SILVA, S. L. , Paiva, C. I. S. , Mario Ramos Francisco Júnior .
      Descrição: destinado a estudantes de Letras e à comunidade em geral . Visa ao desenvolvimento de atividades de leitura, interpretação e produção de texto, por meio de oficinas pedagógicas, buscando o aperfeiçoamento profissional para a docência.
    • Nome do projeto: Projeto de Leitura e Produção de textos acadêmicos (2008 - 2009
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SILVA, S. L. .
      Descrição: O projeto tem por objetio iniciar o acadêmico na leitura e na produção de textos, em especial resumo, resenha, artigo científico e fichamento.
    • Nome do projeto: Linguagem , Leitura, Ação Comunicativa e Interdisciplinaridade (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, S. L. , Paiva, C. I. S. , ASSIS, L. M. , Neder, M.A. V. .
      Descrição: Esta pesquisa insere-se na perspectiva reflexivo-crítica do papel da leitura das diversas formas de linguagem e seu uso nas situações comunicativas na formação inicial e no desenvolvimento profissional de diferentes áreas do saber, de maneira a verificar como se processa a formação discursiva permeada pela interdisciplinaridade.
    • Nome do projeto: A leitura e a produção de texto em interação com as novas tecnologias (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, S. L. , Neder, M.A. V. .
      Descrição: Esta pesquisa, cujo tema está voltado para a área de Tecnologia Educacional, objetiva examinar em que medida o professor de Língua Portuguesa da escola básica da rede pública está preparado para utilizar os diferentes mecanismos tecnológicos para auxiliá-lo na prática docente no processo de ensino-aprendizagem de leitura e produção textual. Partindo do pressuposto que a escola necessita cada vez mais aproximar-se da realidade em que estão inseridos os sujeitos do processo, o estudo baseia-se em Kleiman (1992, 1989), Koch (2003, 2005, 2009), Araújo (2005), Harvey (1992), Goergen (2005), Citelli (2001), Ortiz (2003), para analisar os sujeitos e objetos de pesquisa, por meio de pesquisa qualitativa. Por trabalhar com os diferentes gêneros textuais, o estudo será pautado ainda por Bakhtin (1995) e Dionísio (2003). Serão sujeitos desta pesquisa professores da escola básica ? ensino fundamental e médio ? de escolas da região de Lavras, Minas Gerais. A partir da pesquisa predominantemente qualitativa, exploratória, procuraremos constatar a familiaridade ou não do professor de língua portuguesa com as novas tecnologias na prática docente. A partir deste primeiro momento da pesquisa, serão propostas oficinas que promovam o encontro dos docentes com esta nova estratégia de ensino e que vá ao encontro da realidade em que está inserido o professor, estratégia que pode tornar um importante instrumento de motivação para leitura e produção de textos.
    • Nome do projeto: Análise discursivo-argumentativa do jornal impresso: ethos na construção da identificação com o leitor na primeira página do jornal Análse discursivo-argumentativa do jornal impresso: ethos na construção da identificação com o leitor na primeira págin (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, S. L. , Paiva, C. I. S. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa à análise discursivo-argumentativa das primeiras páginas das edições de Outubro de 2010 dos jornais Folha de São Paulo (Brasil) e Le Monde (França), visando a uma análise da construção da identidade discursiva desses jornais na polêmica instaurada em torno dos dois candidatos para o segundo turno das eleições para presidência no Brasil ? Dilma Rousseff e José Serra. As análises voltam-se para a descrição do ethos discursivo construído nas primeiras páginas das edições de outubro de 2010 dos dois jornais. Os procedimentos teórico-metodológicos desta pesquisa definem-se pela compreensão do interdiscurso como objeto de estudo; pela análise da interrelação dos gêneros jornalísticos no hipergênero primeira página jornalística, considerando, ainda, que, de acordo com Kress e Leeuwn (1996), ao analisarmos a produção de sentido na reportagem jornalística impressa, consideramo-na como texto multimodal, ou seja, aquele que reúne vários códigos em uma mesma mensagem. No caso desta pesquisa, o texto da reportagem será considerado na perspectiva das modalidades de linguagem icônica e linguística. Desse modo, definido como toda a organização de sentido que nasce das interpenetrações entre diferentes códigos, este texto multimodal é formado aqui por duas estruturas básicas: as palavras e aquelas popularizadas como imagens, as fotografia pela consideração da relação ethos/pathos; pelo estudo das marcas enunciativas e da cenografia para análise do ethos; pelo cenário passional como noção de descrição do pathos. Espera-se, ao final, apresentar formulações teóricas sobre categorias de análise para apuração do ethos, bem como mostrar seus resultados por meio de análise de corpus constituído a partir de arquivo.
    • Nome do projeto: A constituição do ethos discursivo em músicas de Chico Buarque (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, S. L. .
      Descrição: A Análise do Discurso tem, a cada dia, conquistado mais espaço nas diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista o fato de que, por meio dela, é possível apreender os diferentes sentidos que um texto pode gerar no processo de comunicação. Este projeto de pesquisa objetiva analisar a construção do ethos discursivo, em músicas de Chico Buarque. Para tanto, vale-se de uma abordagem qualitativa, com escolha de um corpus de músicas do autor. A base teórica que fundamentará nossa análise será, sobretudo, Maingueneau e Amossy, no tocante à análise do discurso, Adélia Bezerra de Menezes quanto ao estudo da obra de Chico Buarque. Procuraremos evidenciar como o ?ethos? discursivo se constituem nas composições do autor, levando-se em consideração os aspectos sócio-politicos, a partir do contexto de um regime de repressão (ditadura).
    • Nome do projeto: Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, S. L. , CARETTA, A. A. , BASSANI, I. , SILVA, H. S. , CABRAL, R. R. , VALLE NETO, J. S. , LOYOLA, J. S. , RIBEIRO, P. .
      Descrição: O objetivo do curso é formar professores e gestores da educação escolar indígena, no que diz respeito à promoção do reconhecimento das línguas indígenas, da valorização e manutenção do uso dessas línguas no âmbito escolar, com vistas a contribuir para a promoção e preservação da identidade linguística dos povos indígenas brasileiros.
    • Nome do projeto: O constituição do ethos discursivo em diferentes gêneros midiáticos (2014 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, S. L. , SANTOS, A. G. , COUTO, R. C. C. , ARAUJO, D. S. , ANDRADE, M. M. , SOUZA, M. S. , COSTA, F. S. .
      Descrição: O projeto visa analisar os recursos linguístico-discursivos, à luz da análise do discurso, que levam à constituição do ethos discursivo em diferentes gêneros midiáticos, impressos e digitais.
    • Nome do projeto: Discurso, novas tecnologias e ensino (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, S. L. , Paiva, C. I. S. , GEBARA, A. E. L. , SANTOS, A. G. , GARCIA, J. M. , VIEIRA, A. S. , HOTT, J. S. L. , TOYOTA, L. M. , SOENGAS, D. , LAVISTA, J. B. .
      Descrição: O projeto objetiva estudar as interfaces entre discurso, novas tecnologias e ensino (incluindo a formação de professores), valendo-se, sobretudo, dos estudos de Maingueneau, Kensky, Cristal, Coscarelli, Lévy, Freire, Valente. Procura-se analisar os efeitos discursivos que as tecnologias trazem para o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
    • Nome do projeto: Formação de professor, linguagens e saberes em diálogo (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, S. L. , Paiva, C. I. S. , COSTA, F. S. .
      Descrição: O projeto - Formação de professor, linguagens e saberes em diálogo - busca discutir temas relacionados à formação de professores no âmbito da educação infantil, da educação básica e do ensino superior, contemplando, também, a investigação dos processos de ensino e aprendizagem, a fim de desenvolver ações/reflexões e pesquisas que abarquem a formação docente - inicial e continuada - envolvendo a universidade e a escola, repercutindo na comunidade. Além disso, ele pretende fomentar espaços de formação docente, voltada para uma atualização constante, devido às mudanças e às transformações as quais vem ocorrendo em todos os campos do saber. Espera-se com esta pesquisa ampliar o olhar investigativo e crítico de professores da educação infantil, da escola básica e do ensino superior, de modo a propiciar ações pedagógicas inovadoras que atendam à demanda da sociedade contemporânea, em especial aquelas marcadas pelos avanços das novas tecnologias digitais, que precisam fazer parte do prática pedagógica.
    • Nome do projeto: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A LEITURA E A ESCRITA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, S. L. , Paiva, C. I. S. , ZURDO, F. Q. , BENVINDO, L. L. , SILVA, L. L. .
      Descrição: O projeto visa oferecer a professores da escola básica subsídios teóricos e práticos reflexões sobre o uso das ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem, as quais estão estão presentes em diferentes plataformas. Para atingir esse objetivo, serão realizados encontros - presenciais e/ou on-line, a fim de discutir conceitos teóricos sobre a interface tecnologias digitais, leitura, escrita e ensino e a aplicação da teoria na prática, levando o professor a (re)pensar suas práticas pedagógicas na escola básica.
    • Nome do projeto: Projeto Monitoria: produção do texto oral e do escrito no contexto (não) educacional (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, S. L. , ZURDO, F. Q. , SILVA, L. L. , SOUZ, T. G. S. , BORGO, N. M. , MATHIAS, H. S. A. .
      Descrição: De caráter teórico e prático, as Unidades Curriculares (UC) Análise da Conversação e Leitura Produção Textual I apresentam uma grande carga de leituras e produção de textos, orais e escritos. A primeira UC é oferecida a todos os alunos do curso de Letras, em que são abordados as questões relacionadas à língua falada e à língua escrita, a partir dos estudos do NURC, sobretudo os estudos desenvolvidos por Dino Preti. A UC está dividida em quatro eixos: 1) leitura de textos teóricos; 2) coleta de um depoimento; 3) transcrição do depoimento e realização de exercícios práticos - aplicação das leituras dos textos teóricos e discussões feitas em sala de aula; 4) escrita de um artigo final a partir do corpus (depoimento). A transcrição e os exercícios são feitos em grupo de no máximo 4 alunos; o artigo é feito individualmente. Em relação à segunda UC - Leitura e Produção de Texto I - aos alunos do primeiro semestre de todos os curso de Letras da Unifesp/Guarulhos é apresentado o letramento acadêmico. Eles trabalham com os diferentes gêneros de discurso utilizados na vida acadêmica: memorial, resumo, fichamento, seminário, resenha crítica e pôster. A UC oferece uma alta carga de leitura e de produção textual. Os alunos produzem textos semanais, a fim de desenvolver a habilidade de leitura e de escrita deles. Além disso, esta UC está atrelada à Curricularização, dando a eles a oportunidade de desenvolver uma pesquisa extensão, sempre relacionada à comunidade acadêmica. Nossa experiência de trabalho mostra que a participação de monitores nas UCs foi determinante para a melhora do desempenho dos discentes. Já estive à frente do Projeto de Monitoria há alguns anos e os resultados foram, realmente, muito satisfatórios, tantos para os discentes quanto para os monitores. Nos dois últimos anos, tenho participado de um Projeto com uma colega, mas chegou o momento das UC ministradas por mim terem um projeto projeto próprio, revelando a sua identidade. Tenho projeto de extensão que será vinculados às duas UCs, além de mestrandos e doutorandos nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Unifesp
    • SILVA, S. L. . Análise da Produção em pesquisa sobre as temáticas educação especial e inclusiva no programa de pós-graduação em Educação Escolar da FCL/CAr. 2016 - Parecer técnico
    • SILVA, S. L. . Aspectos do estágio docente de Letras em Sala de Apoio à aprendizagem de língua portuguesa. 2018 - Parecer técnico
    • SILVA, S. L. . Interatividade e Adaptabilidade: reflexões sobre a ferramenta ELO Cloud e suas potencialidades no ensino de línguas. 2018 - Parecer técnico
    • SILVA, S. L. . Revista (Con)TExtos Linguísticos. 2020 - Parecer técnico
    • SILVA, S. L. . Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas. 2022 - Parecer técnico
    • SILVA, S. L. . Desvelamentos do discurso literário. 2022 - Parecer técnico
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Licenciado em Letras, Português
        Ano de conclusão: 1997
      • Curso: licenciatura em letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Bacharel em Letras, Português
        Ano de conclusão: 1997
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
        Título: Bacharel em Direito
        Ano de conclusão: 1986
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de Paris-Sorbonne IV
        Ano de conclusão: 2015
      • Nome da Instituição: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Faculdades Integradas de Ribeirão Pires:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 2005 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa. Coordenador do curso de Letras - Graduação e Especialização em Língua Portuguesa (Lato Sensu), de 1999 a 2004.
    • Trevisan Escola de Negócios:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2002 ).
        Outras informações: Professor de língua portuguesa e de literatura portuguesa no curso de Letras e língua portuguesa no curso de Pedagogia.
        Outras informações: Professor
    • Curso e Colégio Universitário/COC:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 2001 ).
        Outras informações: Professor de língua portuguesa e respectiva literaturas. coordenador da área e consultor de língua portuguesa.
        Outras informações: professor
    • Sistema Educacional Singular Ativo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1988 - 1996 ).
        Outras informações: Professor de literatura de língua portuguesa no ensino médio e no curso pré-vestibular; professor de língua portuguesa no ensino fundamental - sétima e oitava séries.
        Outras informações: professor
    • Universidade Municipal de São Caetano do Sul:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Professor Convidado para ministrar aulas de Metodologia Aplicada ao Trabalho Científico nos cursos de MBA em Varejo e Negociação Internacional.
        Outras informações: convidado
    • Colégio Ofélia Fonseca:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Técnicas de Redação para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Professor de Metodologia Científica para os alunos do 3o. ano do Ensino Médio.
        Outras informações: horista
    • Faculdade de Tecnologia Americana:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade Federal de Lavras:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2012 ).
        Outras informações: Pesquisador do grupo de pesquisa - estudos da linguagem para o ensino de português, grupo liderado pela Profa. Dra. Anna Maria Marques Cintra.
        Outras informações: pesquisador
    • FaSCi-Tech:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Membro do corpo permanente de parecerista do periódico eletrônico da FATEC de São Caetano do Sul, São Paulo.
    • Revista da Faculdade de Educação (Universidade de São Paulo. Impresso) (Ces:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista da Revista desde novembro de 2009
    • FaSCI-Tech:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista da Revista FaSCI-Tech, revista semestral produzida pela Faculdade de Tecnologia de São Caetano do Sul - SP
    • Universidade Nove de Julho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Professor Adjunto de Língua Portuguesa nos cursos de Letras e Tradutor Intérprete. Desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados para a área de análise do discurso
        Outras informações: PROFESSOR ADJUNTO
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Revista Olh@ares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: parecerista da REvista Olh@ares do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos.
    • EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Universidade de Paris-Sorbonne IV:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisa sobre discurso em textos jornalísticos, sob a supervisão do Prof. Dr. Dominique Maingueneau.
        Outras informações: Pesquisador