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Carlos Eduardo Schmitt

    • Possui Bacharelado em Filosofia pelo Athenaeum Pontificium Regina Apostolorum, em Roma, Itália (2013), com intercâmbio no campus da mesma instituição, localizado em Thornwood, Estados Unidos (2011-2012), cuja formação foi antecedida por estudos clássicos no Cursus Humaniorum Studiorum (1920 horas) da Sedes Humanitatis Studiorum Legionis Christi, em Salamanca, Espanha (2009-2011). O diploma de Filosofia foi revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), seguido do Programa Especial de Formação Pedagógica com habilitação em Licenciatura (2017). Na área de Letras, possui Bacharelado em Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Ingressou no Mestrado em Letras Clássicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2016 e, na sua dissertação, defendeu uma tradução comentada inédita das Orationes I, II e III de Quinto Aurélio Símaco Eusébio (2018). Obteve o Doutorado em Letras em 2023, através do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo, cuja tese se centra na obra Psychomachia do poeta tardo-antigo Prudêncio, a partir de uma perspectiva de legitimação literária da religião cristã. No que tange à atuação profissional, possui experiência na Educação Básica, Superior e em cursos particulares. Em 2013, trabalhou como orientador educacional e professor nos colégios bilíngues Oakhill School Pilar e Oakhill School CABA, Argentina. Na Educação Superior, ministrou, ao longo do ano de 2017, o curso Latim para Iniciantes (120 horas) no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de ter atuado como professor de Latim na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018-2019) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Tem experiência também, desde 2007, em diversos cursos de idiomas, lecionando Latim, Grego Antigo, Português, Inglês, Espanhol e Italiano.

       

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  • Artigos completos publicados em periódicos: 7
    • SCHMITT, C. E. . O combate da Caridade contra a Avareza na Psychomachia de Prudêncio e o protagonismo de personagens femininas REVISTA PHILOLOGUS , v. 29 , p. 162 - 170 , 2024. ISSN: 14136457.
    • MARCOTULIO, L. L. ; SCHMITT, C. E. . Totius orbis estis indigenae: evidências linguísticas para o estudo da forma de tratamento Vos no latim A Cor das Letras , v. 22 , p. 191 - 213 , 2021. ISSN: 25949675.
    • SCHMITT, C. E. . As orationes I, II e III de Símaco e seu impacto no reinado de Valentiniano I PRINCIPIA (RIO DE JANEIRO) , v. 1 , p. 13 - 21 , 2019. ISSN: 14156881.
    • SCHMITT, C. E. . O Mito de Eneias na Ilíada, nas Fabulae e nas Heroides PRINCIPIA (RIO DE JANEIRO) , v. XXXVI , p. 22 - 34 , 2018. ISSN: 14156881.
    • SCHMITT, C. E. . Ara Victoriae: a construção de uma paisagem religiosa na relatio III de Quinto Aurélio Símaco RECONCAVO: REVISTA DE HISTÓRIA DA UNIABEU , v. 7 , p. 4 - 18 , 2017. ISSN: 22382127.
    • SCHMITT, C. E. . A corrida a pé nos jogos fúnebres em honra a Anquises PRINCIPIA (RIO DE JANEIRO) , v. XXXIV , p. 19-30 - , 2017. ISSN: 14156881.
    • SCHMITT, C. E. . Valentiniano I e o início de uma nova dinastia FATO & VERSÕES , v. 9 , p. 16 - 30 , 2017. ISSN: 19831293.
    • SCHMITT, C. E. . Símaco: uma tradução inédita de seu primeiro discurso. Scholae: estudos interdisciplinares da antiguidade, v. 1, p. 241 - 257, 2020.
    • SCHMITT, C. E. . O ensino das Letras Clássicas para o estudo da Antiguidade - uma proposta metodológica. Ensino de História Antiga, v. 1, p. 93 - 97, 2020.
    • SCHMITT, C. E. . A contribuição de Símaco à sociedade romana do século IV. As fronteiras da antiguidade clássica e da cultura oriental: imanências, v. , p. 270 - 274, 2017.
    • KAROL, L. ; SCHMITT, C. E. . De Deo Socratis: a demonologia no Império Greco-Romano. 2018 (Assessoria)
    • REIS, G. F. ; SCHMITT, C. E. . Identidades e Fronteiras na Antiguidade Tardia: negociações de poder entre gauleses, itálicos e germânicos nas obras de Sidônio Apolinário (século V EC). 2022 (Assessoria)
    • ASSUMPCAO, L. F. B. ; SCHMITT, C. E. . Esparta: política e sociedade. 2017 (Outra)
    • ESTEVES, A. M. ; CAMPOS, C. E. C. ; SCHMITT, C. E. . Scholae: estudos interdisciplinares da antiguidade. 2020 (Outra)
    • MOTA, A. J. ; CAMPOS, C. E. C. ; SCHMITT, C. E. . Sistemas de Crenças, Mitos e Rituais na Antiguidade. 2019 (Assessoria)
    • SILVA, S. C. ; CAMPOS, C. E. C. ; SCHMITT, C. E. . Corrupção, crimes e crises na Antiguidade. 2018 (Assessoria)
    • HECKO, L. ; SCHMITT, C. E. . Antiguidades e usos do passado - temas e abordagens. 2019 (Assessoria)
    • ESTEVES, A. M. ; ASSUMPCAO, L. F. B. ; NOGUEIRA, R. S. ; SCHMITT, C. E. . Líderes Políticos da Antiguidade. 2016 (Assessoria)
    • PEREIRA, B. C. ; ESTEVES, A. M. ; SCHMITT, C. E. . Tradução comentada da Vida de Calígula, de Suetônio. 2018 (Assessoria)
    • SCHMITT, C. E. . A era valentino-teodosiana da literatura latina - uma proposta terminológica. 2024 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . O combate da Caridade contra a Avareza na Psychomachia de Prudêncio e o protagonismo de personagens femininas. 2023 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . O Prefácio da Psychomachia: uma fusão de dois mundos. 2020 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . O ensino das Letras Clássicas para o estudo da Antiguidade - uma proposta metodológica. 2020 (Simposio)
    • SCHMITT, C. E. . O Prefácio da Batalha da Alma. 2019 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . A Psychomachia de Prudêncio: uma aproximação. 2019 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . A repressão político-religiosa em Roma no final do século IV e a relatio III de Símaco. 2018 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . Um panorama sobre a recepção crítica de Símaco. 2017 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . A tradução dos panegíricos de Símaco - desafios e perspectivas. 2016 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . Ara Victoriae: a construção de uma 'paisagem religiosa' na Relatio III de Quinto Aurélio Símaco Eusébio. 2016 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . Comentários acerca da corrida a pé nos jogos fúnebres em honra a Anquises (Eneida V, 293-350). 2017 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . As orationes I, II e III de Símaco e seu impacto no reinado de Valentiniano I. 2017 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . A contribuição de Símaco à sociedade romana do século IV. 2017 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . O Latim na Liturgia Católica. 2017 (Conferência)
    • SCHMITT, C. E. . Tradição e transmissão em Quinto Aurélio Símaco Eusébio: a construção de uma paisagem religiosa em torno do altar da Vitória. 2016 (Comunicacao)
    • SCHMITT, C. E. . As tragédias de Eurípides ? cultura e poder. 2017 (ATRIVM ? Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade)
    • SCHMITT, C. E. . III Encontro de Pesquisadores do ATRIVM. 2016 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • SCHMITT, C. E. . Latim para iniciantes. 2017 (UFRJ)
    • SCHMITT, C. E. . Latim para iniciantes. 2017 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • SCHMITT, C. E. . Introdução ao Latim da Vulgata - Módulo II. 2024 (Universidade de São Paulo)
    • SCHMITT, C. E. . Introdução ao Latim da Vulgata. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Lingua latina via remota (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SCHMITT, C. E. , SANTOS, C. E. , GAIA, D. V. , FREITAS, E. S. , ESTEVES, A. A. M. .
      Descrição: Com o processo de interiorização das universidades no Brasil durante os primeiros anos deste século, os núcleos de estudo da Antiguidade e do Medievo (História, Filosofia, Direito Romano, Arqueologia e Teologia) têm se multiplicado, em especial, fora dos eixos tradicionais de estudo das línguas clássicas, concentrados em grande parte no Sudeste. Com isso, o conhecimento do latim, essencial para grande parte desses jovens pesquisadores, revela-se inacessível, quer em virtude das dimensões continentais de nosso país, quer pelas próprias limitações que impõe o modelo presencial do ensino da língua. Este projeto, portanto, visa a disponibilizar o ensino do latim por via remota, de maneira a promover uma maior integração interinstitucional entre a Faculdade de Letras da UFRJ e outras universidades brasileiras e a reafirmar o compromisso da academia com diversas comunidades de estudantes e pesquisadores. Do ponto de vista acadêmico, o projeto favorecerá aos estudantes de Letras da UFRJ uma visão mais completa dos usos da língua latina, estudada no curso de Português-Latim preponderantemente dentro dos usos literários do período Clássico, em prejuízo, por exemplo, do latim cristão, que se consolidou no período Pós-clássico. Numa perspectiva social, esta proposta levará a seu público-alvo historiadores, filósofos, arqueólogos, juristas, teólogos e estudiosos em geral o conhecimento de latim necessário para sua atuação profissional ou para sua formação pessoal.
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Aula 1. 2023 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Aula 2. 2023 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Aula 3. 2023 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Aula 4. 2023 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Aula 5. 2023 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Aula 6. 2023 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Aula 7. 2023 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Aula 8. 2023 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Aula 9. 2023 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Aula 10. 2023 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Módulo II ? Aula 1. 2024 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Módulo II ? Aula 2. 2024 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Módulo II ? Aula 4. 2024 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Módulo II ? Aula 5. 2024 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Diferença entre Domingo Gaudete e Domingo Laetare. 2024 - Produção técnica em vídeo na área
    • SCHMITT, C. E. . Produção técnica em vídeo: Introdução ao Latim da Vulgata ? Módulo II ? Aula 3. 2024 - Produção técnica em vídeo na área
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2021
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Athenaeum Pontificium Regina Apostolorum
        Título: La nozione di filosofia cristiana in Étienne Gilson
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade Conexão
        Ano de conclusão: 2024
      • Nome da Instituição: Faculdade Conexão
        Ano de conclusão: 2024
    • Espaço Interdisciplinar de Estudos da Antiguidade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2020 ).
        Outras informações: Discente
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Professor Substituto
    • Cursos de Línguas Abertos à Comunidade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2019 ).
        Outras informações: 2017.2: Nível II 2018.1: Níveis l e III 2018.2: Nível II 2019.1: Níveis VII e VIII 2019.2: Níveis I e VII
        Outras informações: Monitor
    • CALÍOPE (UFRJ):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: A Calíope: Presença Clássica é uma das mais tradicionais revistas de Letras Clássicas do Brasil. Fundada em 1984, tem abrigado, ao longo de seus 35 anos ininterruptos de existência, artigos científicos voltados à Antiguidade clássica, Medievo e Renascimento.
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Código da disciplina: ILE 01-05734 (60 horas) / 2019.1: turmas 1 e 2 / 2019.2: turmas 1 e 3.
        Outras informações: Professor substituto de latim
    • Fragmentos de Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Periódico trimestral da PUC Goiás, vinculado especificamente à Escola de Formação de Professores e Humanidades, e do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg) que privilegia, na grande área das ciências humanas, as áreas de Teologia/Ciências da Religião, Filosofia e Sociologia, bem como áreas afins, para divulgar produções científicas e estabelecer intercâmbio científico com outras instituições locais, nacionais e internacionais. e-ISSN 1983-7828
    • Oakhill School Pilar:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Orientador educacional e professor
    • Oakhill School Buenos Aires:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Orientador educacional e professor
    • Revista Classica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista ad-hoc. Classica é um periódico de caráter científico e interdisciplinar da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, destinado à divulgação de trabalhos originais e inéditos sobre os diversos aspectos das culturas da Antiguidade Clássica e outras culturas do Velho Mundo. De ótica diversificada, Classica busca difundir pesquisas desenvolvidas no campo dos Estudos Clássicos e promover o constante diálogo entre a História, a Literatura, a Antropologia, a Arqueologia, a Linguística, as Artes e a Filosofia. Os trabalhos são publicados, preferencialmente, em português, espanhol, inglês, francês ou italiano.