Não autenticado |

Anael Ribeiro Soares

    • Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2014), atualmente é mestrando pela Universidade de São Paulo através do Mestrado Interinstitucional URCA-USP. Durante a graduação foi bolsista do PIBID e membro do grupo de estudos Geografia e Criatividade. Atua como professor do ensino básico da rede privada de ensino na região do Cariri-CE. É colaborador da rede de pesquisa Imagens, geografias e educação e tem experiência na área de Geografia Urbana e Ensino de geografia, interessando-se pelos seguintes temas: Geografia, arte e criatividade, com foco na linguagem videográfica; Cidade e cotidiano, contemplando nesta abordagem o lugar como categoria central.

       

      Links:    

    • SOARES, A. R. ; RIBEIRO, E. . ANÁLISE DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA OBRA TERRAS DO SEM FIM, DE JORGE AMADO Boletim de Geografia (Online) , v. 32 , p. 121 - , 2014. ISSN: 21764786.
    • SOARES, A. R. ; CARDOZO, M. A. ; RIBEIRO, E. . A Geografia da criatividade faz da Universidade um espaço de resistência Para Onde!? (UFRGS) , v. 7 , p. 25 - , 2013. ISSN: 19820003.
    • SOARES, A. R. ; ANTUNES, M. R. V. . A Representação do Espaço Simbólico de Juazeiro do Norte-CE no Cancioneiro da Banda Dr.Raiz. Educação, História e Geopolítica no contexto do pós-1964., v. , p. 1813 - 1819, 2014.
    • SOARES, A. R. ; RIBEIRO, J. I. S. . Um Ensaio (Geo)Cartográfico Sob a Dimensão da Fantasia. Educação, História e Geopolítica no contexto do pós-1964., v. , p. 398 - 413, 2014.
    • SOARES, A. R. ; ALVES, J. T. O. . Da Água ao Concreto: Interstícios Vídeo(Geo)gráfocos. Educação, História e Geopolítica no contexto do pós-1964, v. , p. 336 - 349, 2014.
    • SOARES, A. R. ; RIBEIRO, E. . Análise do conceito de território na obra Terras do sem fim, de Jorge Amado. GESTÃO DO TERRITÓRIO, POLÍTICAS LOCAIS E DESENVOLVIMENTO SEUSTENTÁVEL, v. 1, p. 87 - 107, 2014.
    • CARDOZO, M. A. ; SOARES, A. R. . SUBVERTENDO A CARTOGRAFIA A PARTIR DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: INSTALAÇÃO GEOGRÁFICA COMO MÉTODO AVALIATIVO. In: 12° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia , 2013 , João Pessoa. Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: reformas curriculares em questão. : , 2013.
    • SOARES, A. R. ; CARDOZO, M. A. . ARTICULAÇÕES ENTRE ARTE E POLÍTICA NA PRÁXIS PEDAGÓGICA CRIATIVA. In: 12° Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia , 2013 , João Pessoa. Formação, Pesquisa e Práticas Docentes: reformas curriculares em questão,. : , 2013.
    • SOARES, A. R. . PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS E ANÁLISE SOCIOECONOMICA: ESPAÇO URBANO DO ENTORNO DO PARQUE ECOLÓGICO DAS TIMBAÚBAS, EM JUAZEIRO DO NORTE - CE. In: XXII Encontro Estadual De Estudantes De Geografia , 2012 , Crato. XXII Encontro Estadual De Estudantes De Geografia. : , 2012. p. 179 - 183.
    • SOARES, A. R. . A CIDADE DEGREDADA NO ESPAÇO CINEMÁTICO DO FILME FEBRE DO RATO. In: II Simpósio Nacional de Estudos Culturais e Geoeducacionais , 2013 , Crato. Hierópolis o sagrado, o profano e o urbano. : , 2013. p. 263 - 270.
    • SOARES, A. R. . O DIREITO À CIDADE NO ESPAÇO FÍLMICO: ENSAIO GEOGRÁFICO-SUBJETIVO DO FILME ?FEBRE DO RATO?. In: III Colóquio Internacional ?A Educação pelas Imagens e suas Geografias? , 2013 , Vitória. A Educação pelas Imagens e suas Geografias. : , 2013. p. 01 - 10.
    • SOARES, A. R. . AS REPRESENTAÇÕES DO TERRITÓRIO NORDESTINO NAS PAISAGENS FÍLMICAS DO CINEMA DE RETOMADA. In: XV Semana de Iniciação Científica da URCA , 2012 , Crato. ANAIS XV Semana de Iniciação Científica da URCA. : , 2012.
    • SOARES, A. R. ; RIBEIRO, E. . GEOGRAFIA E CRIATIVIDADE: O USO DO RPG COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: Simpósio Nacional de Estudos Culturais e Geoeducacionais , 2012 , FORTALEZA. ANAIS DO SINECGEO 2012. FORTALEZA : Curso de Geografia/UFC, 2012. p. 18 - 18.
    • SOARES, A. R. . ANÁLISE DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NA OBRA TERRAS DO SEM FIM, DE JORGE AMADO. In: Colóquio Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento , 2011 , Crato. Anáis do Colóquio de Sociedade, Políticas Públicas, Cultura e Desenvolvimento. : , 2011.
    • SOARES, A. R. ; ANTUNES, M. R. V. . DESACOSTUMANDO O OLHAR COM PAISAGENS CORPÓREO-SENSORIAIS: DO VÍDEO AO MAPA. 2014 (Seminário)
    • SOARES, A. R. ; RIBEIRO, E. . Pelas Paredes do Banheiro:espaços institucionalizados de manifestações de racismo. 2014 (Comunicacao)
    • FERNANDES, N. A. ; PAGEU, O. A. ; PEREIRA, M. O. ; PEREIRA, N. F. ; SOARES, A. R. . XXII EEEGE - Encontro Estadual do Estudantes de Geografia. 2012 (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI)
    • SOARES, A. R. ; PIANCO, A. R. D. ; REIS, E. M. ; BEZERRA, L. M. A. ; SAMPAIO, J. M. . Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense. 2014 (URCA)
    • SOARES, A. R. . II Simpósio Nacional de Estudos Culturais e Geoeducacionais. 2013 (Universidade Regional do Cariri e Universidade Estadual do Ceará)
    • SOARES, A. R. ; PASTOR, A. ; CARDOZO, M. A. . A transposição do rio São Francisco e o papel do Estado: afinal, para onde correm as águas?. 2011 (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI)
    • DANTAS, J. V. E. ; SOARES, A. R. . Geografia e Linguagem audiovisual: Apontamentos teórico-metodológicos. 2016 (Universidade Regional do Cariri)
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Regional do Cariri
        Título: Maneiras criativas e criadoras no fazer e pensar geográfico escolar: Vídeos/Geografias/instalações
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
        Outras informações: Bolsista
    • Colégio Paraiso - Juazeiro do Norte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Professor