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Caroline Cristina Souza Silva

    • Possui bacharelado (2013) e licenciatura (2014) em História pela Universidade de São Paulo. É mestra em História Social através do programa de pós-graduação da FFLCH-USP (2018). Áreas de interesse: História do Brasil Colônia, História de Minas Gerais, Ideias filosóficas e políticas do Império Português (século XVIII), História da Igreja no Império Português e História Moderna. Atualmente leciona História e Sociologia no Senac- SP, dentro da área de Ciência Humanas e Sociais Aplicadas e trabalhando com projetos interdisciplinares e multidisciplinares.

       

      Links:    

    • SILVA, Caroline C. S. . Os discursos de ?decadência das Minas? e da ?cobiça dos eclesiásticos? e a fiscalidade religiosa (1711-1789) REVISTA ANGELUS NOVUS , v. 13 , p. 115 - 133 , 2017. ISSN: 21795487.
    • SOUZA SILVA, Caroline C. ; THEODORO, R. Q. ; ITO, Alec. I. . Formas de ensino de conhecimentos conceituais no ensino híbrido. Série Educar, v. 14, p. 8 - 13, 2020.
    • SILVA, Caroline C. S. ; ITO, Alec. I. ; THEODORO, R. Q. . Formas de ensino de conhecimentos conceituais no ensino híbrido. In: 25 CIAED Congresso Internacional ABED , 2019 , Poços de Caldas. 25 CIAED Congresso Internacional ABED. : , 2019. p. 1 - 10.
    • SILVA, Caroline C. S. . D. Frei Domingos da Encarnação Pontevel e os debates sobre o poder episcopal: Bispado de Mariana (1777-1793). In: XXIV Encontro Regional da ANPUH-SP , 2018 , Guarulhos. História e Democracia: precisamos falar sobre isso. : 68545, 2018. p. 1 - 16.
    • SILVA, Caroline C. S. . ?Pelo uso e costume?: os embates em torno da taxação das conhecenças no Bispado de Mariana (1778-1793). In: Encontro Internacional de História Colonial Cidade da Bahia: mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades , 2016 , Salvador. Anais Eletrônicos [do] 6. Encontro Internacional de História Colonial: mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades.. Salvador : 978-85-85813-318-5, 2016. p. 355 - 364.
    • SILVA, Caroline C. S. . 'Pelo uso e costume': os embates em torno da taxação das conhecenças no Bispado de Mariana (1778-1793). In: VI EIHC Encontro Internacional de História Colonial Mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades , 2016 , Salvador. Caderno de Resumos do VI EIHC Encontro Internacional de História Colonial Mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades. Salvador : Universalis edições EDUNEB, 2016. p. 107 - 108.
    • SILVA, Caroline C. S. ; VENTURA, Juliana ; PEREIRA, Mateus. H. F. . Os conceitos de memória impedida, memória manipulada e esquecimento de reserva em A memória, a história, o esquecimento de Paul Ricoeur: entre o trauma e a conciliação. In: 4º Seminário Nacional de História da Historiografia. Tempo presente & usos do passado. , 2010 , Mariana. Tempo presente & usos do passado.. : , 2010.
    • SILVA, Caroline C. S. . A prudência no trato das almas: relações de poder, fiscalidade e ação pastoral no bispado de Mariana (1777-1793). : , 2018 (Dissertação de mestrado)
    • SILVA, Caroline C. S. ; COUTO, J. T. ; NASCIMENTO, R. C. S. ; SOUZA, A. M. . A Demonstração apologética a favor das conhecenças (1783) do Pe. João Antunes Noronha: o poder episcopal e os problemas de jurisdição. in.: Caderno de Resumos do III Seminário Internacional Mundos Ibéricos: História, poder e cultura (UEG/UFG/PUC-GO), p. 31. Goiânia : UFG/PUC-Goiás , 2018 (Resumo publicado em anais de congressos)
    • SILVA, Caroline C. S. . Onde está a aula? História da infância e práticas lúdicas. 2019 (Conferência)
    • SILVA, Caroline C. S. . Qual a importância da História? Concepções, noções de tempo e relevância social. 2019 (Conferência)
    • SILVA, Caroline C. S. . Intérpretes do Brasil: Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil e Visão do Paraíso. 2019 (Conferência)
    • SILVA, Caroline C. S. ; THEODORO, R. Q. ; ITO, Alec. I. . Formas de Ensino de Conhecimentos Conceituais no Ensino Híbrido. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, Caroline C. S. . O documento na sala de aula: o ensino de História para a formação de alunos pesquisadores. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, Caroline C. S. . Igreja e Estado: relações de poder na América Portuguesa do século XVIII. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, Caroline C. S. . D. Frei Domingos da Encarnação Pontevel e os debates sobre o poder episcopal: Bispado de Mariana (1777-1793). 2018 (Outra)
    • SILVA, Caroline C. S. . A Demonstração apologética a favor das Conhecenças (1783) do Pe. João Antunes Noronha: o poder episcopal e os problemas de jurisdição. 2018 (Seminário)
    • SILVA, Caroline C. S. . A fiscalidade religiosa na capitania de Minas Gerais sob a ótica dos Povos de Minas. 2017 (Congresso)
    • SILVA, Caroline C. S. . 'Pelo uso e costume': os embates em torno da taxação das conhecenças no Bispado de Mariana (1778-1793). 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, Caroline C. S. . Considerações de Paul Rocoeur sobre o horizonte comum, para uma possível conciliação com o passado e a historiografia como reparadora da memória. 2010 (Seminário)
    • SILVA, Caroline C. S. ; VENTURA, Juliana ; PEREIRA, Mateus. H. F. . Os conceitos de memória impedida, memória manipulada e esquecimento de reserva em A memória, a história, o esquecimento de Paul Ricoeur: entre o trauma e a conciliação.. 2010 (Seminário)
    • SILVA, Caroline C. S. . O currículo de História e a construção da Memória. 2019 Facebook
    • SILVA, Caroline C. S. ; TELES, Janaína de Almeida . Passeio pelo Memorial da Resistência: Direitos Humanos, História Oral e lugares de memória. 2019 Facebook
    • SILVA, Caroline C. S. . 1ª Semana da Educação EAD Laureate. 2019 (Laureate International Universities)
    • SILVA, Caroline C. S. . 1ª Semana de História EAD.br. 2019 (EAD.Br)
    • SILVA, Caroline C. S. . Oficina de História da Arte. 2020 (FMU - Laureate Digital)
    • SOUZA SILVA, Caroline C. . Historiografia Brasileira e Geral. 2020 (Material didático)
    • Nome do projeto: A História online: avaliando sites de Ensino de História do Brasil (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Caroline C. S. , FONSECA, Janete. F. M. .
      Descrição: O projeto irá identificar e analisar sites de Ensino de História no Brasil. Procuraremos indicar suas principais características como as linhas de pesquisa, informações, responsáveis, instituições vinculadas, recursos utilizados, assim como analizaremos quais as concepções de História e Ensino existentes em cada um deles. Como estes sites trabalham conceitos vitais para o conhecimento histórico tais como cerdade, representação, tempo histórico e outros? Em que medida contribui para promover acesso a uma nova visão de História mais crítica? Ou será uma história tradicional com uma roupagem nova? Eles auxiliam a construção de uma Consciência Histórica sobre a História do Brasil? Quais os recursos midiáticos são utilizados? Este trabalho pretende avaliar se realmente os sites de Ensino de História do Brasil objetivam a construção de um conhecimento histórico crítico em diálogo com as pesquisas mais recentes no campo historiográfico, e também com o uso de novas metodologias do ensino de História. Desse modo, avaliaremos se estes realizam a tarefa de mediar o diálogo entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento escolar, e qual sua contribuição efetivo para o Ensino de História do Brasil.
    • Nome do projeto: Perdão e História? Odisséias do conceito de perdão na obra de Paul Ricoeur a partir de La mémoire, l 'histoire, l 'oubli. (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Caroline C. S. , PEREIRA, Mateus. H. F. , MARANHÃO, Bernardo , VENTURA, Juliana , GERBER, Eduardo .
      Descrição: O projeto "Perdão e História? Odisséias do conceito de perdão na obra de Paul Ricoeur a partir de La mémoire, l 'histoire, l 'oubli" tem por objetivo compreender e explicar como Paul Ricoeur procura articular o conceito de perdão aos conceitos de memória, história e esquecimento. Também, verificar os pontos de continuidade e descontinuidades da reflexão operada pelo autor com alguns de seus livros anteriores, além de analisar a bibliografia crítica e biográfica de Paul Ricoeur, bem como sua obra autobiográfica, no que se articula com suas reflexões sobre a relação entre perdão, história, memória, esquecimento, moral e ética.
    • Nome do projeto: O GOVERNO DE FREI DOMINGOS DA ENCARNAÇÃO PONTEVEL: BISPADO DE MARIANA, DE 1778 A 1793 (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Caroline C. S. , Oliveira, Maria Lêda .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva estudar a ação governativa do quarto bispo de Mariana, Frei Domingos da Encarnação Pontevel, cuja atuação administrativa espiritual e política (1778 a 1793) ocorreu em um período histórico turbulento e repleto de implicações para a História de Minas Gerais, em específico, e do Brasil, como um todo. Pese a importância dos sucessos históricos ocorridos durante o seu governo na capitania de Minas Gerais, as ações desse bispo não foram, ainda, estudadas de maneira mais profunda e pormenorizadas na produção historiográfica brasileira. E, por isso mesmo, merecem ser pesquisadas e analisadas, a fim de se obter um melhor conhecimento sobre o seu exercício político-administrativo, à frente do bispado, e as suas relações com as várias instâncias dos poderes locais da capitania mineira e centrais do reino. Afinal, como se sabe, o poder espiritual da capitania, encarnado na figura do bispo diocesano, representa uma das várias camadas do conjunto dos poderes ultramarinos do imperio luso e, a partir do seu estudo, será possível compreender as ideias, os motivos e os interesses que fundamentavam suas ações político-administrativas. Ajudará a perceber, igualmente, as linhas fronteiriças entre o poder civil e o poder espiritual, o que parece merecer atenção e estudo. E, por tudo isso, a presente pesquisa possui como objetivo analisar Frei Domingos não só como um simples agente eclesiástico, mas acima de tudo como um agente político, embora sem perder de vista o conjunto de elementos espirituais e religiosos inerentes à sua função social. Dar-se-á, assim, uma especial atenção às relações do quarto bispo de Mariana com os governadores de Minas, ao longo do período da sua ação governativa, a exemplo de Antônio de Noronha, Luís da Cunha Meneses e o Visconde de Barbacena, cujo intuito visa analisar as interações entre os poderes espiritual e civil na capitania mineira do final do século XVIII. Por igual motivo, serão levadas em consideração as ligações de Pontevel com os leigos da capitania, quer a partir das suas ações pastorais, como também da sua relação no plano simplesmente laico, uma vez que a documentação já levantada indica a existência de contendas entre o bispo e a população em ambas as instâncias. Por outro lado, pretende-se, como forma de se ter uma visão dinâmica do seu exercício de governo, conceder especial cuidado para as relações de Pontevel com o seu cabido, como seria de se esperar num trabalho voltado para as ações de um bispo no governo de uma diocese.
  • Outras produções técnicas: 2
    • SILVA, Caroline C. S. . Passeio pelo Memorial da Resistência: Direitos Humanos, História Oral e lugares de memória. 2019 - Edição de vídeo
    • SILVA, Caroline C. S. . História do Brasil Contemporâneo (4 videoaulas). 2019 - Videoaula, quatro
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Ouro Preto
        Ano de conclusão: 2011
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Anhembi Morumbi
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Universidade Anhembi Morumbi
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de Ouro Preto:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Associação Nacional de História - Sede:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: monitoria
    • Arquivo Histórico de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Estágio voltado para a higienização, catalogação e digitalização da documentação presente no Arquivo Histórico de São Paulo referente aos anos de 1922, 1923 e 1924. Tem como objetivo familiarizar o estagiário com o processo de tratamento desses documentos, com a paleografia, o modo como funcionam os arquivos e o processo de construção da memória histórica.
        Outras informações: estagiária
    • Colégio Petrópolis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Realização de monitoria da disciplina de História para os alunos do ensino fundamental e médio.
        Outras informações: estagiária
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2018 ).
        Outras informações: Pesquisador bolsista
    • Universidade de Coimbra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: O período de pesquisa realizado em Portugal foi orientado pelo Prof. Dr.José Pedro de Matos Paiva, Professor associado com agregação, diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e diretor do Arquivo da Universidade. As pesquisas foram efetuadas nos arquivos e bibliotecas de Lisboa (Arquivo Nacional da Torre do Tombo; Biblioteca da Ajuda; Biblioteca Nacional) e de Coimbra (Arquivo da Universidade).
        Outras informações: pesquisadora
    • Universidade Anhembi Morumbi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Professora das disciplinas de Humanidades e Licenciaturas.
        Outras informações: Professora universitária
    • Universidade Potiguar:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade Salvador:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Professora das disciplinas de Humanidades e Licenciaturas.
        Outras informações: professora universitária
    • Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Professora das disciplinas de Humanidades e Licenciaturas.
        Outras informações: professora universitária
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ? SP:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2021 - Atual ).
        Outras informações: 2022 - Professora na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Ensino Médio Técnico em informática / em internet das coisas) História Sociologia Projeto de Vida Projeto de Ano Letivo (Informática e Internet das Coisas) Oficina sobre Fake News
        Outras informações: Professora