Não autenticado |

Leide Freiberger Aranovich

    • Possui graduação em Bacharelado em Língua Alemã pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e graduação em Letras - Língua Alemã e Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Entre 2007 e 2008 estudou, com a bolsa de estudos recebida pela ALTANA-Stiftung, um ano na Technische-Universität-Dresden. Trabalhou dois anos como professora de alemão no ensino fundamental no Colégio de Aplicação/UFSC, assim como professora de alemão no curso extracurricular da UFSC. Também foi responsável pela montagem do ambiente moodle do curso presencial de Letras- Língua Alemã e Literaturas, no ano de 2011. No ano 2012 fez um estágio no Colégio Humboldt/SP, Referendariat, um programa de aperfeiçoamento para professores de alemão como língua estrangeira com mais de 1000 horas de formação. Fazendo parte deste programa a estadia de quase dois meses na Universidade de Jena (Friedrich-Schiller-UniversitÄt Jena), participando de diferentes seminários, visitando escolas da região e exercitando a prática do ensino da língua alemã como língua estrangeira (UPÜ- Unterrichtspraktische Übungen). No ano de 2015, através da escola e do PAD (Pädagogischer Austauschdienst), fez um ano de formação na Alemanha, trabalhando como professora no nível equivalente ao Fundamental II. Durante este período também frequentou algumas cadeiras na Universidade de Mainz (Johannes Gutenberg Universität-Mainz), desenvolveu um projeto, que foi aplicado na escola e participou de outros cursos de formação que faziam parte do programa de aperfeiçoamento. Em 2017 formou-se em pedagogia. Hoje atua como professora no Colégio Humboldt nos níveis Fundamental II. Também teve a oportunidade de no ano de 2013 atuar no nível fundamental I e por alguns anos trabalhou com o ensino médio. Também dá aulas particulares para adultos. Em agosto de 2020 iniciou seu mestrado na USP na área de letras-alemão sob a orientação da Profa. Dr. Dörthe Uphoff.

       

      Links:    

    • FREIBERGER, L. . Diferentes Significados do WEIL no alemão contemporâneo. Florianópolis : Caderno de resumos da IV Semana Acadêmica de Letras da UFSC , 2010 (Resumo)
    • FREIBERGER, L. . ?Jugendliche, Lehrwerke und Motivation?. 2021 (Comunicacao)
    • FREIBERGER, L. . Diferentes Significados do WEIL no alemão contemporâneo. 2010 (Comunicacao)
    • FREIBERGER, L. . O uso da internet como apoio na aula de Produção Oral da Língua Alemã I. 2011 (Conferência)
    • FREIBERGER, L. . O verbo na segunda posição em sentenças com a partícula 'weil' no alemão falado. 2006 (Comunicacao)
    • FREIBERGER, L. ; Carlos Mioto . O fenômeno V2 no alemão. 2004 (Congresso)
    • FREIBERGER, L. ; Carlos Mioto . As sentenças interrogativas WH no potuguês brasileiro e no português europeu. 2004 (Seminário)
    • FREIBERGER, L. ; Ina Emmel . Mehrdeutigkeit von Weil. 2010 (Comunicacao)
    • FREIBERGER, L. . O uso da internet como apoio na aula de Produção Oral da Língua Alemã I. 2011 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • Nome do projeto: Weil-Verbzweitstellung - Ein interessantes Phenomen (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREIBERGER, L. .
    • Nome do projeto: Erste Lektüre einer Ganzschrift mit SuS nichtdeutscher Herkunft - (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: FREIBERGER, L. .
      Descrição: Schüler aus verschieden Ländern haben die Gelegenheit das erste Buch auf Deutsch zu lesen.Dafür werden verschidene Materialien entwickelt, damit die Schüler nicht nur lernen, sondern auch Spaß beim Lesen haben. Ziele des Projektes: Freude beim Lesen haben/entwickeln; Erfolgerlebnis haben: eine Ganzschrift bewältigen zu können; Spaß beim Lesen haben; Wortschatz erweitern Schrift und Grammatik verbessern; Die Geschichte inszenieren.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
        Título: O USO DE MÍDIAS EM SALA DE AULA - AINDA UM DESAFIO EM PLENO SÉCULO XXI
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Bacharelado em Língua Alemã
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Título: Der Wei-Satzl: Hauptsatz oder Nebensatz? (Mehrdeutigkeitt von Weil)
        Ano de conclusão: 2010
      • Curso: Letras - Língua Alemã e Literatura
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Fakultät Sprach-, Literatur- und Kulturwissenschaften
        Nome da Instituição: Technische Universität Dresden
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Kultusministerkonferenz - Hessen
        Ano de conclusão: 2016
  • Atuação Profissional: 6
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Colégio de Aplicação/UFSC - Florianópolis:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professora do ensino fundamental nos anos finais.
        Outras informações: Professor Substituto
    • Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, FAPEU, Brasil.:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária, FAPEU, Brasil.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: Alemão I Alemão V
        Outras informações: Professora de Língua Estrangeira
    • Colégio Humboldt - Die deutsche Schule in São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Trabalho como professora nos níveis fundamental II e ensino médio.
        Outras informações: Professora
    • Gesamtschule - Nikolaus August Otto Schule - Bad Schwalbach:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).