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Maria Aparecida Mendes Borges

    • Cursou Letras - 'Português/ Inglês e respectivas literaturas' na Universidade Estadual de goiás. Possui mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e é doutoranda pela Universidade de São Paulo. Atualmente é contratada da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Filologia, Língua Portuguesa, crítica textual, formação de professor e análise de discurso.

       

      Links:    

    • BORGES, M. A. M. ; TAYSA, A. ; LEMES, G. ; SAMARY, K. ; SOARES, R. . MARCADORES CONVERSACIONAIS/ DISCURSIVOS NO/ DO FALAR CUIABANO Revista Educação e Linguagem (online) , v. II , p. 6 - , 2008. ISSN: 19843437.
    • BORGES, M. A. M. . CRÍTICA TEXTUAL: VARIANTES SEMÂNTICAS, SINTÁTICAS E LEXICAIS NA EDIÇÃO USPIANA BRASIL 500 ANOS Revista Educação e Linguagem (online) , v. II , p. 11 - , 2008. ISSN: 19843437.
    • BORGES, M. A. M. . Tecnoeducação - o poder do botão eletrônico Guaiás , v. II , p. 40 - 41 , 2002. ISSN: 16763947.
    • BORGES, M. A. M. . Revista Educação e Linguagem (online). Cuiabá - MT : Gláucia Cristina Negreiros da Silva Fonseca , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • BORGES, M. A. M. . Análise de textos sob o olhar da Análise de discurso de linha francesa: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem para alunos do ensino médio. 2010 (Conferência)
    • BORGES, M. A. M. . Genealogia do discurso: estudo comparativo/discursivo da lexia MELHOR em programa social em/de Cuiabá. 2010 (Comunicacao)
    • BORGES, M. A. M. . Análises codicológia e paleográfica de um manuscrito setecentista. 2009 (Comunicacao)
    • BORGES, M. A. M. . AS VARIANTES SEMÂNTICAS, SINTÁTICAS E LEXICAIS NA EDIÇÃO USPIANA BRASIL 500 ANOS. 2009 (Comunicacao)
    • BORGES, M. A. M. . Estudo comparativo/discursivo da lexia 'melhor' no gênero político-midiático, sob o olhar da análise crítica de discurso.. 2009 (Conferência)
    • BORGES, M. A. M. . Ideologia e interdiscurso em um programa social de/em Cuiabá. 2008 (Comunicacao)
    • BORGES, M. A. M. . "Crítica textual de manuscritos setecentistas em Língua Portuguesa. 2006 (Universidade Federal de Mato Grosso)
    • BORGES, M. A. M. . O gênero texto acadêmico: particularidades de um trabalho filológico. 2008 (Universidade Estadual de Goiás)
    • BORGES, M. A. M. . Discurso e Gramática: contribuições ao processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. 2009 (Universidade Estadual de Goiás)
    • BORGES, M. A. M. . Análise de textos sob o olhar da Análise de Discurso de linha francesa: contribuições ao processo de ensino-aprendizagem para alunos do ensino médio. 2010 (Universidade Estadual de Goiás)
    • Nome do projeto: Sociolinguística/Gramaticalização fenômenos em mudança do Português, no sul/sudeste de Goiás (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, M. A. M. .
      Descrição: Esta pesquisa visa a discutir os processos, motivações e princípios de gramaticalização de advérbios de lugar, por meio do exame de estudos empíricos, no sul/ sudeste de Goiás.
    • Nome do projeto: Poder e persuasão no gênero político - midiático/publicitário, em ano de eleição, no Brasil (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, M. A. M. .
    • Nome do projeto: Estudo da ironia: contribuições ao desenvolvimento da leitura e da escrita a alunos de ensino médio (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, M. A. M. .
      Descrição: Este trabalho apresenta um estudo da ironia em textos de opinião e em textos poéticos. Além dos diversos formatos para o conceito de ironia, pesquisar-se-ão trabalhos sobre esse fenômeno, disponíveis na literatura específica. Como suporte teórico, além dos conceitos básicos da Linguística Cognitiva, analisar-se-ão os mecanismos de compressão e descompressão das mesclas, a estratégia do dizer criada no espaço mescla (que possibilita a geração das inferências, recursos para o reconhecimento da ironia). Sugere, assim, a ironia em outras estruturações (fora do sintagma nominal), inclusive a discursiva, a ironia como construção gramatical e a ironia como recurso de expressão da modalidade. A pesquisa tem por objetivo, além desse estudo teórico, apresentar aos alunos do ensino médio o recurso linguístico ironia nos gêneros de opinião da Folha de São Paulo e em poemas irônicos do poeta e ensaísta José Paulo Paes. Nesse sentido, é provável que a ideia de ironia auxilie a compreensão dos discursos literários e dos não-literários, pois os discursos literários demonstram uma força de ruptura com os não-literários. Utilizam, assim, a estratégia da ironia em seus diversos mecanismos para representar e revelar formas esgotadas. Já os não-literários utilizam os mesmos mecanismos como forma de argumentação indireta contra algum alvo e/ou uma dada realidade.
    • Nome do projeto: As possíveis relações de sentido entre marcadores conversacionais do Português, do Inglês e do Espanhol. (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, M. A. M. .
      Descrição: Neste trabalho, procuramos estudar os marcadores conversacionais e possíveis relações de sentido entre as línguas portuguesa e inglesa e entre o Português e o Espanhol. Para isso, apresentaram-se as teorias que dão suporte científico à prática dos marcadores conversacionais e na sequência analisaram-se as formas e as características da oralidade das línguas portuguesa, inglesa e espanhola.
    • Nome do projeto: Gênero de opinião e ironia: contribuições ao processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, M. A. M. .
    • Nome do projeto: Os marcadores conversacionais/ discursivos no falar cuiabano (2007 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, M. A. M. .
      Descrição: Na análise de conversação do falar cuiabano, utilizamos, em nossa pesquisa de campo, entrevistas com moradores do Arraial do São Gonçalo (1719 2007) e outras participações em escolas/ faculdades, em bares de Cuiabá e em ônibus coletivo. Assim, observamos os MCs lingüísticos verbais lexicalizados predominantes: Né? , então? , e aí então , e aí , num tem? daí . Pudemos observar que num tem? é a forma mais verbal de marcadores conversacionais utilizada na fala da baixada cuiabana. Estudo inédito.
    • Nome do projeto: Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa: a canção brasileira como aliada aos estudos morfológicos (2007 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BORGES, M. A. M. .
      Descrição: Este trabalho parte do princípio de que o caminho para a renovação do ensino de Língua e de gramática não implica uma ruptura com os conteúdos histórico-culturais adquiridos; ao contrário, o ensino de Português, hoje, deve abordar a leitura, a produção de texto e os estudos gramaticais sob uma mesma perspectiva de Língua a perspectiva da Língua como instrumento de comunicação e interação social.
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos de Linguagem
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 7
    • Colégio Goiazes:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2003 ).
        Outras informações: Professora de redação e gramática.
        Outras informações: Professora
    • Universidade Estadual de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Instituto Cuiabano de Educação:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Americel S/A:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Coordenadora
    • Instituição Educacional Matogrossense:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professora
    • Faculdades Integradas Mato-Grossense de Ciências Sociais e Humanas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professora
    • Revista Educação e Linguagem (online) ISSN 1984-3437:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Volume II - organização da revista Volume III - Parecerista Ad hoc Volume III - Prefácio