Não autenticado |

Conrado Augusto Barbosa Fogagnoli

    • Doutor em Letras pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa de doutorado realizado no Centre d'Études et de Recherches Comparatistes da Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, sob supervisão da professora Tiphaine Samoyault. Foi professor efetivo do curso de Licenciatura em Letras da Faculdade de Educação e Ciências Humanas da Universidade Metropolitana de Santos, e professor colaborador dos cursos de especialização em Artes Visuais com Ênfase em Educação e Língua Portuguesa: Gramática e Texto, nas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, e do Curso de Especialização em "Literaturas de Língua Portuguesa, Identidades, Territórios e Deslocamentos: Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares", da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP sobre os debates artísticos franceses dos decênios de 1910 e 1920 e seus possíveis ecos na obra de autores brasileiros. Membro do Grupo de Pesquisas Brasil-França, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, foi organizador do curso Paris: a vida, a literatura e as formas artística, da belle-époque aos anos 1920. Tem experiência na área de Letras e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Literária, Literatura Comparada; Crítica e Historiografia Literária; Literaturas francesa e brasileira; Crítica e Historiografia Artística. Diálogo entre artes.

       

      Links:    

    • FOGAGNOLI, C. A. B. ; OLIVEIRA, I. ; ABREU, R. . Paulo Freire presente. São Paulo : Liber Ars, 2019 . 168p. ISBN: 9788594591760.
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Apollinaire e as artes não europeias: em busca de uma nova figuração REMATE DE MALES , v. 42 , p. 521 - 543 , 2023. ISSN: 0103183X.
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Dois momentos da reflexão sobre a cor na pintura francesa do século XX: Robert Delaunay e Yves Klein REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES DA ESCOLA DE BELAS ARTES DA UFMG , v. 12 , p. 147 - 165 , 2022. ISSN: 22382046.
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Guillaume Apollinaire e os Salões de Arte na Paris do Início do Século XX LINGUAGENS : REVISTA DE LETRAS, ARTES E COMUNICAÇÃO (FURB) , v. 15 , p. 95 - 112 , 2021. ISSN: 19819943.
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . A CRÍTICA DE ARTE DE GUILLAUME APOLLINAIRE NAS PÁGINAS DA REVISTA SOIRÉES DE PARIS ART&SENSORIUM , v. 8 , p. 271 - 281 , 2021. ISSN: 23580437.
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . A Pintura na Prosa de Apollinaire: La Femme Assise SIGNÓTICA , v. 34 , p. 1 - 26 , 2022. ISSN: 23163690.
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Guillaume Apollinaire e o debate sobre o Simultaneísmo Lettres Françaises , v. 21 , p. 233 - 255 , 2021. ISSN: 25262955.
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Reunindo-se às margens dos rios: uma proposta de letramento literário a partir de discussões identitárias nas obras de Mia Couto e Guimarães Rosa. Ensino e pesquisa em literaturas de língua portuguesa: desafios e propostas, v. X, p. 108 - 133, 2022.
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Parecer ad hoc (Revista Mosaico). 2021 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 9
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Apollinaire e o cinema: a visualidade como conceito. 2023 (Conferência)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Guillaume Apollinaire: Esprit nouveau/ Esprit d'époque. 2022 (Conferência)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Mário de Andrade Leitor de André Salmon. 2022 (Comunicacao)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Conversa de saltimbancos: o diálogo artístico entre Apollinaire e Picasso. 2022 (Comunicacao)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Blaise Cendrars: o modernista que descobriu o Brasil. 2022 (Conferência)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . A história do livro e os cursos de biblioteconomia no Brasil. 2021 (Conferência)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Loucura e Literatura. 2021 (Conferência)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . O Dialeto Caipira: contribuições de Amadeu Amaral para os estudos de variação linguística. 2020 (Conferência)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . O simultaneísmo na pintura e na literatura. 2018 (Conferência)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Sagarana é relacionado com suas cartas e gravuras por meio de pesquisa. 2018 AUN - Agência Universitária de Notícias USP
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Ilustrações em Sagarana evidenciam preocupação visual do autor mineiro. 2013 Agência Universitária de Notícias USP
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . I Jornada de Letras. Variação Linguística: diferentes enfoques. 2020 (Universidade Metropolitana de Santos)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Crônicas da Vida Artística Parisiense: da Belle-Époque aos Anos 1920. 2023 (Sesc - Serviço Social do Comércio)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. ; CAMPA, L. ; BENEDETTI, D. V. L. ; FALLEIROS, F. C. S. N. ; PETITDEMANGE, F. R. G. ; SALGUEIRO, H. A. ; MACHADO, N. H. N. ; PONGE, R. C. ; TORRES NETO, W. L. . Paris: a Vida, a Literatura e as Formas Artísticas da Belle-Époque aos Anos 1920. 2022 (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Linguística Textual. 2019 (Material didático)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Linguística Textual. 2019 (Material didático)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Comunicação e Semiótica. 2020 (Material didático)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Análise do Discurso. 2019 (Material didático)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Comunicação e semiótica. 2020 (Material didático)
    • FOGAGNOLI, C. A. B. . Análise do Discurso. 2019 (Material didático)
    • Nome do projeto: As fontes estéticas da revista L?Esprit Nouveau e sua importância para a compreensão dos debates artísticos no modernismo brasileiro. (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FOGAGNOLI, C. A. B. , NITRINI, S. M. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa de pós-doutorado visa localizar e analisar as fontes das discussões estéticas impressas nas páginas da revista L?Esprit Nouveau. Revue Internationale d?Esthétique, publicação dirigida por Paul Dermée, Charles-Édouard Jeanneret (Le Corbusier) e Amedée Onzenfant. O objetivo da pesquisa é demonstrar o quanto as ideias artísticas veiculadas na revista devem às discussões e debates artísticos iniciados na Paris da década de 1910, muitos dos quais expostos em livros esquecidos pela historiografia literária, em periódicos ofuscados por sua efemeridade e em conferências cujos ecos, com um pouco de esforço, podem ser ainda ouvidos. Com isso, pretende-se contribuir para o esclarecimento de estudos que procuram estabelecer relações de influência entre as proposições artísticas circulantes na revista e aquelas propostas por autores ligados ao modernismo brasileiro, como Mario e Oswald de Andrade, Sérgio Milliet, Sérgio Buarque de Holanda, Rubens Borba de Moraes.
    • Nome do projeto: A leitura literária e o ensino da literatura (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FOGAGNOLI, C. A. B. .
      Descrição: Pesquisadores como Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Neide Luzia de Rezende, Roger Chartier, Élie Bajard, Rildo Cosson, Nelson Schapochnik, entre outros, vêm discutindo e problematizando as práticas de leitura e deste modo iluminando um problema importantíssimo que concerne não apenas à formação de leitores mas também ao ensino da literatura em seus diversos níveis. Com base nos trabalhos desses autores, e de outros, o presente projeto de pesquisa visa investigar e problematizar o ensino da literatura em aulas do ensino médio.
    • Nome do projeto: Os Novos Gêneros Textuais Digitais em Perspectiva Crítica (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FOGAGNOLI, C. A. B. .
      Descrição: Em um artigo intitulado ?Gêneros do discurso e a Web? (MAINGUENEAU, 2016), o linguista Dominique Maingueneau indaga, após uma digressão acerca dos gêneros textuais, se a aparição da Web modifica ?fundamentalmente?, como ele escreve, o status ou o regime dos gêneros textuais ?tradicionais?. Segundo o autor, não, pois, para ele, ainda que a Rede ofereça um ?novo espaço de apresentação?, o que se observa é que ela põe em circulação os mesmos gêneros textuais tradicionais. Partindo dessa indagação fundamental do eminente analista do discurso, neste projeto de pesquisa investiga-se os novos gêneros textuais que surgiram com o advento e com a consolidação da internet a partir de propostas da Base Nacional Comum Curricular.
    • Nome do projeto: A reconfiguração da leitura e da escrita na cultura digital (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FOGAGNOLI, C. A. B. , COELHO, I. S. , VIEIRA, T. M. .
      Descrição: Neste projeto, busca-se pesquisar a partir do advento da cultura digital em suas diversas fases a reconfiguração da leitura e da escrita, demandando novas formas de se comunicar e de interagir, o que problematiza o papel do sujeito cognoscente na relação com o objeto do conhecimento. Embora a cultura digital não determine o desaparecimento de antigas formas de ler e escrever, esta coloca novos desafios e novas configurações inclusive para a leitura e escritas tradicionais, como testemunham as mudanças gramaticais, a presença cada vez maior de imagens, gráficos e infográficos em jornais, revistas, livros; novas diagramações que permitem uma leitura mais imersiva e atraente, etc. Serão utilizadas abordagens históricas, sociológicas, antropológicas, linguística e semióticas.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Culturas e Identidades Brasileiras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Professor de Literatura do Programa Pró-Universitário, resultante do convênio celebrado entre as Pró-Reitorias de Graduação e Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, a Fundação de Apoio à Faculdade de Educação e a Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo. Atividades realizadas: Participação nos encontros de capacitação Elaboração de plano de atividades a ser desenvolvido junto aos alunos da rede pública durante o projeto Elaboração de relatórios Acompanhamento e avaliação dos alunos
        Outras informações: Professor de Literatura
    • Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Organizador e ministrante de oficina de leitura para a 3ª edição do Programa Jovens Urbanos 2007 da Fundação Itaú Social e do Centro de Estudos e Pesquisas, em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec - SP.
        Outras informações: Assessor Cultural
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) realizado na disciplina Literatura Brasileira VI - ?Uma introdução à leitura de Grande Sertão: Veredas.? - sob a supervisão do professor Livre Docente Luiz Dagobert de Aguirra Roncari. Atividades realizadas: acompanhamento e discussão com o supervisor sobre o conteúdo ministrado nas aulas, elaboração de relatórios, aulas ministradas sob a supervisão do professor.
        Outras informações: Estagiário
    • Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Estágio de pesquisa de doutorado realizado no Centre d'Études et de Recherches Comparatistes da Université Sorbonne Nouvelle sob a supervisão da professora Tiphaine Samoyault. Atividades realizadas: pesquisa bibliográfica e documental realizada nas seguintes instituições: Bibliothèque Nationale de France, Bibliothèque Universitaire Censier, Bibliothèque Interuniversitaire de la Sorbonne, Bibliothèque Littéraire Jacques Doucet, Bibliothèque Kandinsky du Centre Georges Pompidou, Bibliothèque Patrimoniale de Fontainebleau. Participação nos seminários do CERC e em reuniões periódicas com a supervisora de estágio.
        Outras informações: Doutorando
    • Universidade Metropolitana de Santos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2022 ).
        Outras informações: Professor do curso de Licenciatura em Letras da Faculdade de Educação e Ciências Humanas da Universidade Metropolitana de Santos
        Outras informações: Professor doutor
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Colégio Ofélia Fonseca:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2024 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Professor colaborador do Curso de Especialização em Literaturas de Língua Portuguesa, Identidades, Territórios e Deslocamentos: Brasil, Moçambique e Portugal, diferentes olhares.
        Outras informações: Professor Colaborador