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Felipe Moretto Moura

    • Mestrando em Geografia Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH), Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras (FFLCH) da Universidade de São Paulo-SP (USP-SP), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia (GEPED/FEUSP). Possui graduação em Geografia-Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas-MG (Unifal-MG), pesquisador bolsista de Iniciação Científica via PIBIC/CNPq no período de 2016 a 2017 e pesquisador bolsista de Iniciação Científica via PIBICT/FAPEMIG 2018 a 2019. Pesquisa na área de Ensino de Geografia.

       

      Links:    

    • MOURA, F. M. ; AZEVEDO, S. C. . O livro didático de geografia do PNLD Campo e suas contribuições na luta pela terra REVISTA NERA (UNESP) , v. 58 , p. 56 - 80 , 2021. ISSN: 18066755.
    • MOURA, F. M. ; VALE, A. R. . MERCADO DE TRABALHO NOS PEQUENOS MUNICÍPIOS E POLARIZAÇÃO REGIONAL: uma análise sobre Divisa Nova e Alfenas, no Sul/Sudoeste de Minas ESPAÇO EM REVISTA , v. 20 , p. 1 - 18 , 2018. ISSN: 15197816.
    • AZEVEDO, S. C. ; MOURA, F. M. . A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA. In: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias. In: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias , 2019 , Campinas. 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias. Campinas : Ateliê de Pesquisa e Práticas em Ensino de Geografia, 2019. p. 3788 - 3801.
    • MOURA, F. M. ; SOUZA, S. P. P. ; AZEVEDO, S. C. . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma análise da represa de Furnas em Alfenas ? MG. In: II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço XIV Seminário da Pós-Graduação em Geografia , 2019 , Rio Claro. Anais do II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço. Rio Claro/SP : Biblioteca da UNESP Campus de Rio Claro/SP, 2019. p. 382 - 391.
    • MOURA, F. M. ; AZEVEDO, S. C. . AS ESCOLAS RURAIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A REALIDADE DO CAMPO. In: 6º Encontro Regional de Ensino de Geografia , 2018 , Campinas. Ensinar Geografia com a Diferença e com a Política. : , 2018. p. 181 - 193.
    • MOURA, F. M. . Programa Nacional de Alimentação Escolar no município de Alfenas-MG. In: 5ª Jornada Científica da Geografia Unifal-MG: Geografia, poder e pluralidade , 2018 , Alfenas. Geografia, Poder e Pluralidade: A Multidimensionalidade Geográfica e os Antagonismos Socioambientais. : , 2018. p. 313 - 316.
    • MOURA, F. M. . O PNAE COMO ALTERNATIVA AO CONTEXTO DO SUL/SUDOESTE DE MINAS: primeiras perspectivas. In: Encontro Nacional de Geografia Agrária , 2018 , Dourados - MS. XXIV Encontro Nacional de Geografia Agrária, questão agrária e práxis social. : , 2018. p. 292-303 - .
    • MOURA, F. M. ; MENDONCA, L. R. ; SOUSA JUNIOR, S. A. B. ; NASCIMENTO, C. L. . Território Significado e Cultura: Uma análise sobre as manifestações Culturas dos Alunos da Unifal-MG. In: 3º WORKSHOP DE GEOGRAFIA CULTURAL: O lugar e as disputas da cultura no espaço , 2017 , Alfenas- MG. ANAIS DO 3º WORKSHOP DE GEOGRAFIA CULTURAL: O lugar e as disputas da cultura no espaço. : , 2017. p. 189 - 206.
    • MOURA, F. M. . Modernização agrícola, desemprego e polarização regional: uma análise sobre a e migração pendular no município de Divisa Nova- MG.. In: VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária , 2017 , Curitiba- PR. VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária. : , 2017.
    • MOURA, F. M. . AGRICULTURA FAMILIAR NO CONTEXTO DO “CIRCUITO DAS FRUTAS”: BREVE ANÁLISE SOBRE A PLURIATIVIDADE. In: XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária , 2016 , São Cristovão. XXIII Encontro Nacional de Geografia Agrária. : , 2016.
    • RISETTE, M. C. U. ; MOURA, F. M. ; RESENDE, K. A. ; MARANGAO, C. R. ; CASTELLAR, S. M. V. . O princípio geográfico da localização e a Educação Geográfica. 2021 (Outra)
    • MOURA, F. M. ; CASTELLAR, S. M. V. . GEOGRAFIA E O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2021 (Outra)
    • RESENDE, K. A. ; MOURA, F. M. ; RISETTE, M. C. U. ; FARIA, M. E. A. . School cartography practices for the development of geographic reasoning.. 2022 (Congresso)
    • MOURA, F. M. . Cognitive processes and geographic reasoning in the early years of elementary school I. 2022 (Congresso)
    • AZEVEDO, S. C. ; MOURA, F. M. . A prática como componente curricular e a formação de professores de Geografia. 2019 (Outra)
    • MOURA, F. M. ; SOUZA, S. P. P. ; AZEVEDO, S. C. . O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA REPRESA DE FURNAS EM ALFENAS ? MG. 2019 (Congresso)
    • MOURA, F. M. ; VALE, A. R. . EXPANSÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR E MERCADO DE TRABALHO NO MUNICÍPIO DE DIVISA NOVA - MG: UMA ANÁLISE SOBRE POLARIZAÇÃO REGIONAL DE ALFENAS ? MG. 2017 (Congresso)
    • MOURA, F. M. ; AZEVEDO, S. C. . As escolas rurais, as politicas públicas e a realidade do campo. 2018 (Outra)
    • MOURA, F. M. ; MENDONCA, L. R. ; SOUSA JUNIOR, S. A. B. ; NASCIMENTO, C. L. . Território, Significado e Cultura: Uma análise sobre as manifestações culturais dos alunos da Unifal-MG. 2017 (Outra)
    • MOURA, F. M. . 'Modernização agrícola, desemprego e polarização regional: uma análise sobre a e migração pendular no município de Divisa Nova- MG.'. 2017 (Simposio)
    • MOURA, F. M. ; VALE, A. R. . AGRICULTURA FAMILIAR NO CONTEXTO DO “CIRCUITO DAS FRUTAS”: BREVE ANÁLISE SOBRE A PLURIATIVIDADE. 2016 (Congresso)
    • ALVES, F. D. ; MOURA, F. M. . 3º WORKSHOP DE GEOGRAFIA CULTURAL: "O lugar e as disputas da cultura no espaço",. 2017 (Universidade Federal de Alfenas-MG)
    • PISANI, R. J. ; MOURA, F. M. . Workshop: O Geógrafo e suas perspectivas de inserção no mercado profissional. 2017 (Universidade Federal de Alfenas - MG.)
    • AZEVEDO, S. C. ; MOURA, F. M. . III Encontro de Ensino de Geografia: Geografia Escolar: Concepções de Educação e Metodologias Ativas. 2017 (Universidade Federal de Alfenas)
    • PORTO, G. C. S. ; MOURA, F. M. . 4ª JORNADA CIENTÍFICA DA GEOGRAFIA ? UNIFAL-MG DEZ ANOS DO CURSO DE GEOGRAFIA EM ALFENAS: REALIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PRÓXIMA DÉCADA. 2016 (Universidade Federal de Alfenas)
    • AZEVEDO, S. C. ; MOURA, F. M. ; RIBEIRO, T. M. ; LEMOS, T. C. S. . A moradia, a produção do espaço e o ensino de geofragia. 2018 (Universidade Estadual de Campinas)
    • Nome do projeto: Expansão da cana-de-açúcar e mercado de trabalho no município de Divisa Nova-MG: uma análise sobre polarização regional de Alfenas (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOURA, F. M. , VALE, A. R. .
      Descrição: O município de Divisa Nova (MG), grande produtor cafeeiro vem passando por um processo de expansão da área plantada por cana-de-açúcar, que poderá agravar ainda mais o mercado de trabalho no município, que concentra-se no setor agropecuário, contribuindo para o aumento do deslocamento diário dos trabalhadores em direção à Alfenas, sede de sua microrregião. Partindo desse pressuposto, esse trabalho se propõe analisar o processo de expansão da cana-de-açúcar em Divisa Nova e sua contribuição para o aumento na dependência desse município com relação ao mercado de trabalho de Alfenas
    • Nome do projeto: Programa Nacional de Alimentação Escolar: um caminho possível a agricultura familiar no município de Alfenas - MG. (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOURA, F. M. , VALE, A. R. .
      Descrição: Os setores do agronegócio avançam cada vez mais em todas áreas do país, paralelo a isso a agricultura familiar vem desempenhando um papel fundamental na produção de alimentos e na sua capacidade de adaptação aos mais diversos contextos para sua manutenção e sobrevivência. Neste sentido, as políticas públicas tem sido fundamentais na contribuição deste processo, tomamos como exemplo neste trabalho a Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Alfenas?MG, como um outro caminho possível aos agricultores familiares do bairro rural Bárbaras, ao contexto do agronegócio cafeeiro da região. Desta forma, discutindo os conceitos de segurança e soberania alimentar, compreendendo de que forma estes contribuem na construção da tomada de uma nova perspectiva para construção de políticas públicas no Brasil, de forma mais assertiva na valorização da agricultura familiar, bem como no caminho da resolução do problema da fome. O trabalho analisa o perfil dos agricultores e a importância do PNAE no município de Alfenas, tratando da importância da política no contexto local. A partir de revisão bibliográfica, acerca dos temas, e levantamento de dados secundários junto a sites governamentais, o presente trabalho se construiu com a realização de entrevista com o presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Alfenas e Região (AAFAR) e aplicação de questionário semiestruturado com os produtores. É possível constatar as beneficies ocasionadas pela política do PNAE aos produtores rurais como acesso ao mercado, através das vias institucionais, distribuição de renda e valorização da agricultura familiar, sobretudo as potencialidades que a política ainda tem a construir e o potencial produtivo destes agricultores. (Trabalho de Conclusão de Curso).
    • Nome do projeto: Escolas rurais, a educação do campo e o livro didático de Geografia (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOURA, F. M. , AZEVEDO, S. C. .
      Descrição: Os marcos legais trazem uma série de especificidades para a educação no Campo em defesa das populações rurais, um destes marcos é o Plano Nacional do Livro Didático do Campo 2016, que distribui livros didáticos as escolas rurais com conteúdos adequados aos modos de vida e trabalho do campo. O presente projeto pretende analisar os livros didáticos em Geografia (do Ensino Fundamental I), buscando apontar novas formas de abordagem para melhor adequação a realidade dos estudantes, visando uma valorização do campo e de suas atividades. A metodologia do projeto se dá através da perspectiva do Ciclo de Política de Ball, e a Geografia Crítica como critérios de análise dos conteúdos, além da revisão bibliográfica, e execução das atividades técnicas. A importância do trabalho se da diante da carência de referencias neste tipo de análise, campo relativamente novo dentro da ciência, e que pretende contribuir com a ciência geográfica, assim como destacar o papel importante do livro didático no processo de ensino e consequente formação e valorização dos sujeitos do campo.
    • Nome do projeto: Pensamento espacial e cartografia escolar: investigações sobre epistemologia, raciocínio geográfico e metodologias de ensino (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOURA, F. M. , RODRÍGUEZ, A.C , VALLERIUS, D.M , BUSCH, C.M.R , PEREIRA, M. G. , SEFERIAN, A.P.G. , MACHADO, J. C. E. , LACHE, N.M , AGUIAR, W.G , RESENDE, K. A. , MORAES, J.V , DE PAULA, I.R. , HOLANDA, C. , MARANGAO, C. R. , CASTELLAR, S. M. V. , FARIA, M. E. A. , RISETTE, M. C. U. , SILVA, H.S.P .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar dos estudos sobre cartografia, pensamento espacial e educação geográfica. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para o ensino de Geografia no que diz respeito aos campos teóricos que envolvem o desenvolvimento do Raciocínio Geográfico. Neste sentido, reforçarmos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos da Educação Geográfica e da Cartografia. Assim, teremos elementos para pesquisar e desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem na formação superior, para potencializar o raciocínio geográfico a partir do pensamento espacial , da cartografia escolar e do uso de informações geográficas em sala de aula. Para desenvolver e atingir os objetivos, trabalhamos com a seguinte hipótese: a consolidação da epistemologia da cartografia escolar e da educação geográfica, no sentido de estabelecer uma articulação entre o pensamento espacial e o raciocínio geográfico, representa uma contribuição teórica fundamental para a superação dos obstáculos relacionados ao ensino e aprendizagem. Trata-se de uma investigação em rede, com base na metodologia de pesquisa qualitativa interpretativa e estudo comparado entre cursos de universidades brasileiras e de outros países. Essa pesquisa possibilitará uma melhor compreensão dos processos cognitivos presentes nas práticas epistêmicas realizadas pelos professores e pode gerar resultados significativos, os quais podem ser potencializados com a criação de um Centro Latino-Americano de Investigação e Estudos de Cartografia Escolar, Pensamento Espacial e Educação Geográfica. Este centro poderá concentrar, ampliar e difundir as práticas, os materiais elaborados com base em metodologias ativas, suas aplicações e avaliações e também publicações e um banco de materiais didáticos..
    • Nome do projeto: Educação científica por meio de metodologias ativas e tecnologias digitais (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOURA, F. M. , RESENDE, K. A. , RISETTE, M. C. U. , FARIA, M. E. A. , CASTELLAR, S. M. V. , MARANGÃO, C , HOLANDA, C. , ARROIO, A. .
      Descrição: Esta proposta tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar das áreas de Ciência Humanas e Sociais e da Natureza. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para as áreas disciplinares na formação inicial de professores, envolvendo as dimensões cognitivas, afetivas, estéticas e o pensamento crítico. Neste sentido, reforçamos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos dos conhecimentos científicos para que os estudantes de licenciatura tenham uma formação mais profunda e integrada, articulando as teorias científicas com as práticas pedagógicas. A referida proposta permite a integração das metodologias ativas com a didática e as tecnologias digitais, no contexto do desenvolvimento sustentável, em especial os ODS 4, 6, 11, 13 e 15 para as licenciaturas..
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Alfenas
        Título: PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ALFENAS ? MG
        Ano de conclusão: 2019
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de Alfenas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Prefeitura do Município de Itatiba:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Professor Contratado
        Outras informações: Professor PEB II Geografia
    • Prefeitura do município de Vinhedo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Professor contratado
        Outras informações: Professor PEB II Geografia
    • Prefeitura Municipal da Estância Climática de Morungaba:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Colégio Madre Teresa Itatiba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2022 ).
        Outras informações: Instituição de Ensino Privado
        Outras informações: Professor PEB II Geografia
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professor Ensino Médio II