Não autenticado |

Adriana Santos Batista

    • Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia; doutora em Letras: Filologia e Língua Portuguesa (2016) pela USP; mestre em Letras: Filologia e Língua Portuguesa (2011) pela USP; bacharel e licenciada em Letras com habilitações em Português e Linguística (2008) pela USP. É líder do Grupo de Estudos sobre Texto e Enunciação (GETEn). Atuou como consultora da proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNEB (Teixeira de Freitas). Integra a comissão de Linguística na Educação Básica da Abralin. Sua tese, que discutiu arranjos de vozes em textos jornalísticos sobre avaliações externas, recebeu menção honrosa no 6 Prêmio Tese Destaque USP, em 2017. Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia e do Doutorado em Ciências de Educação do Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe, Angola. Foi professora visitante da Universidade Nacional de La Plata, Argentina, com financiamento Capes Print. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Estudos do Discurso, Enunciação e Formação de Professores.

       

      Links:    

    • Linguística
    • Ensino de Língua Portuguesa
    • Análise do Discurso
    • Historiografia Linguística
    • Linguagem, cognição e discurso
    • Estudos da Linguagem e Práticas Sociais
  • Livros publicados: 4
    • ALMEIDA, A. A. D. ; BATISTA, A. S. ; KUPSKE, F. F. ; Zoghbi, D. . Língua em movimento: Estudos em linguagem e interação. Salvador : Edufba, 2020 . 435p. ISBN: 9786556300634.
    • BATISTA, A. S. . A vida ao rés da escrita. Salvador : Edição do autor, 2018 . 71p. ISBN: 9786590005410.
    • BATISTA, A. S. . Imagens do professor de língua portuguesa. São Paulo : Paulistana, 2016 . p. ISBN: 9788599829868.
    • BATISTA, A. S. ; KALLARRARI, C. ; PEREIRA, A. M. S. . Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo : Opção, 2014 . 166p. ISBN: 9788583050315.
    • PEREIRA, A. M. S. ; BATISTA, ADRIANA SANTOS . EFEITOS DE SENTIDO EM TEXTOS SOBRE MATERNIDADE E FECHAMENTO DAS ESCOLAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 Fólio - Revista de Letras , v. 14 , p. 369 - 386 , 2023. ISSN: 21764182.
    • KATO, D. S. ; BATISTA, ADRIANA SANTOS . Ciência e tradição na formação de pesquisadores em Angola: discursos sobre a água QUAESTIO: REVISTA DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO , v. 1 , p. 1 - 19 , 2022. ISSN: 21775796.
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS ; FREITAS, EMANUELLE VENTURA DE . Considerações sobre o trabalho de análise inerente à leitura de textos acadêmicos CADERNOS CIMEAC , v. 11 , p. 73 - 84 , 2021. ISSN: 21789770.
    • BARZOTTO, V. H. ; FAIRCHILD, T. M. ; DALMASO, R. L. ; NASCIMENTO, A. S. B. ; BATISTA, A. S. . COOPERAÇÃO ACADÊMICA E FORTALECIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIDADES DO INTERIOR Missangas: Estudos em Literatura e Linguística , v. 1 , p. 155 - 167 , 2020. ISSN: 27635279.
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS ; PUH, MILAN . Ditos e não ditos sobre o perfil fo professor angolano em textos jornalísticos / Said and unsaid about the profile of the Angolan teacher in journalist texts CADERNOS CIMEAC , v. 9 , p. 125 - 146 , 2019. ISSN: 21789770.
    • BARBOSA, M. V. ; BATISTA, A. S. . Apresentação - Educação, diversidade cultural e linguística: debates sobre questões de Angola e do Brasil CADERNOS CIMEAC , v. 9 , p. 7 - 23 , 2019. ISSN: 21789770.
    • BATISTA, A. S. . Discurso citado em textos jornalísticos sobre o PISA LINGUAGEM EM (RE)VISTA , v. 1 , p. 67 - 88 , 2018. ISSN: 18076378.
    • BATISTA, A. S. ; PUH, M. . Escolas como fábricas: análise de representações sobre educação Revista discurso e imagem visual em educação , v. 1 , p. 25 - 41 , 2016. ISSN: 25260839.
    • BATISTA, A. S. . DISCURSO RELATADO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS SOBRE AVALIAÇÕES EXTERNAS Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , v. 1 , p. 205 - 208 , 2014. ISSN: 19809026.
    • BATISTA, A. S. ; MESQUITA, H. C. B. . Crônicas de estudantes: relato de atividade Revista Bem Legal , v. 2 , p. 50 - 59 , 2012. ISSN: 22374884.
    • BATISTA, A. S. . A abordagem das avaliações externas em textos jornalísticos Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil) , v. 21 , p. 106 - 110 , 2012. ISSN: 19809026.
    • BATISTA, A. S. . A vida ao rés da escrita: reflexões sobre o trabalho com crônicas no ensino superior. Os fazeres docentes: entre experiências cotidianas e práticas pedagógicas, v. , p. 151 - 161, 2023.
    • SILVA, L. F. A. ; BATISTA, A. S. . Dez obras para conhecer Análise do Discurso. GuiaLET: guia de leituras do Instituto de Letras, v. 1, p. 315 - 322, 2023.
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Efeito e valor de verdade em textos sobre medicamentos contra a covid-19. ESCRITA, UNIVERSIDADE E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, v. 1, p. 135 - 148, 2023.
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS ; PEREIRA, A. M. S. . DISCURSIVIZAÇÃO DAS 100 MIL MORTES POR COVID-19 EM PRIMEIRAS PÁGINAS E CAPAS DE JORNAIS E REVISTAS DO BRASIL. Discursos da Pandemia: entre dores e incertezas, v. , p. 81 - 97, 2020.
    • BATISTA, A. S. . Gramática e produção textual: intersecções possíveis em um curso de Letras do PARFOR. Políticas públicas para a formação de professores: impactos e desafios, v. , p. 41 - 56, 2020.
    • BOTELHO, TAILANA CELINA BRAZ ; BATISTA, ADRIANA SANTOS . Discurso sobre educação em jornais de Teixeira de Freitas - Bahia. Políticas de Educação e Mídia, v. 1, p. 35 - 49, 2020.
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS ; COSTA, Q. R. . ESCRITOS SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE: TROCA DE CARTAS ENTRE PROFESSORES ANGOLANOS E LICENCIANDOS BRASILEIROS. Série Práxis e Docência Universitária - Relação entre teoria e prática: dimensões e desafios para a formação de profissionais, v. 7, p. 239 - 261, 2019.
    • BATISTA, A. S. . Processos de produção e reprodução em textos acadêmicos. Educação e desenvolvimento: diferentes perspectivas, v. 04, p. 295 - 310, 2017.
    • BATISTA, A. S. ; ROCHA, A. da S. ; SANTANA, T. de A. . Pesquisa em Linguística na graduação: tendências em TCCS da UNEB em Teixeira de Freitas. Educação e desenvolvimento, v. 1, p. 55 - 72, 2015.
    • BATISTA, A. S. . Variedades locais e ensino de língua portuguesa. Linguística e Ensino de Língua Portuguesa, v. 1, p. 77 - 85, 2014.
    • BATISTA, A. S. ; FERNANDES, S. S. . Considerações sobre o trabalho de campo: experiência em Pirapora do Bom Jesus. História do português paulista. Série estudos III, v. 3, p. 103 - 107, 2012.
    • BATISTA, A. S. . Sombras de textos: a escrita no ensino fundamental. Sem choro nem vela: carta aos professores que ainda vão nascer, v. 1, p. 201 - 208, 2012.
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . DISCURSOS SOBRE AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS: CONSTITUIÇÃO, ESTRUTURA E RAMIFICAÇÕES. In: VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2020 , Porto de Galinhas. Estudos de linguagem em perspectiva: caminhos da interculturalidade. : , 2020. p. 5410 - 5416.
    • BOTELHO, T. C. B. ; BATISTA, A. S. . DISCURSO SOBRE EDUCAÇÃO EM JORNAIS DE TEIXEIRA DE FREITAS, BAHIA. In: Abralin em cena Bahia , 2018 , Feira de Santana. Caderno de resumos Abralin em cena Bahia. : , 2018. p. 244 - 244.
    • BATISTA, A. S. ; COSTA, Q. R. . Escritos sobre a Profissão Docente: Trocas de Cartas entre Professores Angolanos e Estudantes Brasileiros. In: V Colóquio Práticas Pedagógicas Inovadoras na Universidade , 2017 , Salvador. Anais - V COLÓQUIO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA UNIVERSIDADE. : , 2017. p. 145 - 156.
    • BATISTA, A. S. . Gramaticalização de 'tirar que'. In: 16° SIICUSP , 2008 , São Paulo. Anais do 16º SIICUSP. : , 2008.
    • PUH, M. ; BATISTA, A. S. . ESCOLAS COMO FÁBRICAS: ANÁLISE DE REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO. In: VIII Encontro de pós-graduandos em estudos discursivos da USP , 2016 , São Paulo. Caderno de resumos e programação do VIII EPED. : , 2016. p. 61 - 61.
    • BATISTA, A. S. . Imagens do professor em textos jornalísticos e em concursos públicos. In: VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino , 2015 , Garanhuns - PE. LIVRO DE RESUMOS VI Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - ECLAE. Recife : Pipa Comunicação, 2015. p. 67 - 67.
    • BATISTA, A. S. . Do texto ao suporte: implicações da materialidade para a análise discursiva. In: VII Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia , 2014 , Teixeira de Freitas. Anais do VII Seminário de Pesquisa e Extensão do Extremo Sul da Bahia. : , 2014.
    • BATISTA, A. S. . TENDÊNCIAS TEÓRICAS EM ESTUDOS DISCURSIVOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E DA UNIVERSIDADE DO PORTO. In: I Congresso Internacional de Estudos Discursivos , 2014 , São Paulo. Resumos. : , 2014. p. 125 - 125.
    • BATISTA, A. S. . DISCURSO RELATADO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS SOBRE AVALIAÇÕES EXTERNAS. In: 19º COLE (Congresso de Leitura do Brasil) , 2014 , Unicamp. Caderno de atividades e resumos do 19º COLE. Campinas : Faculdade de Educação: Unicamp, 2014. p. 253 - 253.
    • BATISTA, A. S. . Variedades locais e ensino de Língua Portuguesa: discussões sobre formação, seleção de professores e avaliações externas. In: I Seminário de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa , 2013 , Teixeira de Freitas. Caderno de Resumos do I SeLELP. Teixeira de Freitas : Ramagrafi, 2013. p. 41 - 42.
    • BATISTA, A. S. . Educação em Pauta. In: V Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2013 , São Paulo. Caderno de Resumos e programação. : , 2013. p. 15 - 16.
    • BATISTA, A. S. . Avaliações e avaliações: heterogeneidade discursiva na cobertura jornalística sobre educação. In: I Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação , 2012 , . CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO DO I SEDIAR SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO. : , 2012. p. 24; 57 - 24; 57.
    • BATISTA, A. S. . Discursos concorrentes em concursos públicos para professores de Língua Portuguesa. In: GEL (Grupo de estudos linguísticos do estado de São Paulo) , 2009 , Ribeirão Preto. Seminário do GEL - Programação. : , 2009.
    • BATISTA, A. S. . A abordagem das avaliações externas em textos jornalísticos. In: 18º COLE (Congresso de Leitura do Brasil) , 2012 , Campinas. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas : Viena, 2012. p. 436 - 436.
    • BATISTA, A. S. . ABORDAGENS DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE EDUCAÇÃO EM PESQUISAS ACADÊMICAS. In: GEL - Grupo de estudos linguísticos do Estado de São Paulo , 2012 , São Paulo. Seminário do GEL - Programação. : , 2012.
    • BATISTA, A. S. . Articulação entre formação universitária e prática de ensino em concursos públicos. In: VII Seminário sobre leitura e produção no ensino superior , 2010 , Alfenas. Anais do 7º Seminário sobre leitura e produção no ensino superior. : , 2010.
    • BATISTA, A. S. . Discussões a respeito da apropriação do conhecimento no momento da escrita. In: II Colóquio Internacional de Análise do Discurso , 2009 , São Carlos. II CIAD - apresentação, programação e resumos. : , 2009.
    • BATISTA, A. S. . Entre a teoria e a prática: o que se cobra em concursos públicos para professores?. In: VI Workshop Produção Escrita e Psicanálise , 2010 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2010. p. 1 - 1.
    • BATISTA, A. S. . A internet como fonte de pesquisa sob uma perspectiva crítica. In: IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa , 2010 , São Paulo. Resumos do 9o. Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo : Editora e Gráfica Compacta, 2010. p. 40 - 40.
    • BATISTA, A. S. . Formação universitária e seleção do professor de Língua Portuguesa. In: VIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa , 2009 , São Paulo. Caderno de resumos do VIII SMELP. : , 2009. p. 48 - 49.
    • BATISTA, A. S. . Discussões sobre indicações indicações bibliográficas em editais de concursos públicos: o foco no texto. In: III Seminário Internacional de Línguística da Universidade Cruzeiro do Sul , 2009 , São Paulo. Caderno de atividades e resumos. : , 2009. p. 24 - 25.
    • BATISTA, A. S. . Concepções de leitura em indicações bibliográficas de concursos públicos para professores. In: 17 COLE (Congresso de Leitura do Brasil) , 2009 , Campina. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. : , 2009. p. 544 - 544.
    • BATISTA, A. S. . Gramaticalização do verbo tirar no português culto de São Paulo. In: 15° SIICUSP , 2007 , São Paulo. 15° Simpósio internacional de iniciação científica USP/CNPq. : RBB ltda., 2007. p. 25 - 25.
    • BATISTA, A. S. ; FERNANDES, S. S. . Aspectos lingüísticos do falar de Pirapora do Bom Jesus. In: 13° Siicusp , 2005 , São Paulo. 13° Simpósio internacional de iniciação científica USP/CNPq. : , 2005. p. 25 - 25.
    • BATISTA, A. S. ; PEREIRA, F. da Silva . Edição crítica de um datiloscrito brasileiro do século XX. In: II Seminário Internacional de Lingüística da Unicsul , 2007 , . Caderno de atividades resumos Enunciação e práticas discursivas. São Paulo : Humanitas, 2007. p. 38 - 38.
    • BARBOSA, M. V. ; BATISTA, A. S. ; SOUSA, L. L. de . Cadernos CIMEAC - Dossiê: Educação, diversidade cultural e linguística: debates sobre questões de Angola e do Brasil. Uberaba : , 2019 (Organização de dossiê de periódico)
    • BATISTA, A. S. ; REIS, M. J. E. ; BONATTO, Hemerson . Boletim do Campus X - nº 3. : , 2018 (Boletim informativo)
    • BATISTA, A. S. ; REIS, M. J. E. ; SANTOS JUNIOR, A. C. ; BIANO, S. . Boletim do Campus X - nº2. : , 2017 (Boletim informativo)
    • BATISTA, A. S. ; GOMES, A. A. ; FERREIRA, M. J. L. . Anais do II Seminário de Estágio Supervisionado. : , 2017 (Caderno de Resumos)
    • REIS, M. J. E. ; BIANO, S. ; SANTOS JUNIOR, A. C. ; BATISTA, A. S. . Boletim do Campus X - nº1. Teixeira de Freitas : , 2017 (Boletim informativo)
    • PEREIRA, A. M. S. ; KALLARRARI, C. ; Bessa, Décio ; BATISTA, A. S. . Caderno de resumos do II Seminário de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. : , 2015 (Caderno de Resumos)
    • KALLARRARI, C. ; PEREIRA, A. M. S. ; BATISTA, A. S. . Caderno de Resumos do I Seminário de Linguística e Ensino de Língua Portugueas. Teixeira de Freitas : Ramagrafi , 2013 (Caderno de Resumos)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS ; SILVA, L. F. A. ; PINHEIRO, R. C. . Coordenadora do simpósio 'Autoria, Enunciação e Singularidade' no V Seminário de Estudos do Texto e do Discurso/SETED UFRN. 2022 (Outra)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Comissão de Linguística na Educação Básica da Abralin. 2022 (Outra)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Avaliação de artigo submetido à revistaMissangas: Estudos em Literatura e Linguística. 2022 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Parecer sobre um capítulo submetido ao projeto editorial do livro Análises de discursos: margens e entrelinhas.. 2022 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Avaliação e artigo submetido à Revista do Gelne, volume 24, número 2. 2022 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Membro do comitê científico enquanto parecerista ad hoc da coletânea 'Diversidade Cultural e Linguagens nas Amazônias'. 2022 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Mediação da mesa 'espaço de enunciação' do 1º Encontro de Linguagem e Política. 2022 (Outra)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Debatedora das sessões de comunicação durante o VIII Seminário do Disse. 2022 (Outra)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Parecerista do dossiê 'Leitura e escrita no Brasil, Honduras, Angola e Chile: formação na universidade contemporânea e (re)produção de conhecimento.', Cadernos Cimeac. 2021 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Membro da comissão científica do I Congresso Internacional de Estudos sobre a Linguagem - I CIELIN. 2021 (Outra)
    • BATISTA, A. S. . Debatedora de sessão de comunicação no XII Encontro de Pós-Graduação em Estudos Discursivos da USP. 2021 (Outra)
    • BATISTA, A. S. . Parecerista da revista Linha D'água. 2021 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Parecerista da Revista Estudos Linguísticos e Literários. 2020 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Comissão de Linguística na Educação Básica da Associação Brasileira de Linguística. 2020 (Outra)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Comissão Científica do Evento de Extensão Universitária ?III Colóquio sobre Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade I Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica África -Brasil. 2020 (Outra)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Parecerista AD HOC na CHAMADA DE TRABALHOS: ARTIGOS PARA LIVRO SOBRE PESQUISA DO PROFLETRAS ? Olhares sobre fazeres cotidianos escolares - repensando abordagens teóricas e metodológicas no âmbito do ProfLetras Nacional. 2020 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Parecerista da Revista Linguagem em (Re)vista, edição ano15, n.29. 2020 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Pareceista da revista Missangas: Estudos em Literatura e Linguística.. 2020 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Parecerista ad hoc no ano de 2019 para a Revista Gláuks vol. 19, n.1, jan./jun. 2019 ? Estudos Linguísticos -?Narrativas de vida e a projeção de imagens de si e de outrem sob uma perspectiva discursiva'. 2020 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Comissão científica do livro - Discurso e poder: teoria, método e análise. 2020 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Parecerista Anais do XIX Encontro de professores de línguas estrangeiras do Paraná. 2019 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Parecerista ad hoc do Número 10, jul/dez - 2019, da Revista DisSoL ? Discurso, Sociedade e Linguagem ?, ISSN: 2359-2192. 2019 (Parecer)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Parecerista ad hoc do EDITAL 052/2019 - Programa de Apoio aos Laboratórios Acadêmicos (PROLAB) da UNEB. 2019 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Comissão Científica do livro ?Trajetórias teóricometodológicas nos estudos do discurso'. 2019 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Parecerista Revista do GELNE. 2019 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Parecerista Revista Moara. 2019 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Parecerista AD HOC da Revista Eletrônica Cadernos Cimeac. 2019 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Comitê científico assessor do programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC/UFBA. 2019 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Colaboração para elaboração da proposta de Mestrado em Letras do Departamento de Educação da UNEB - Campus X - Teixeira de Freitas. 2019 (Consultoria)
    • BATISTA, A. S. . parecerista Ad Hoc da Revista do GELNE. 2018 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Avaliador de Sessão Técnica de apresentação de trabalhos da XVIII Jornada de Iniciação Científica do Programa Institucional de Iniciação Científica da UNEB. 2014 (Outra)
    • BATISTA, A. S. . Comitê de avaliação ad hoc 036/2017 - Produção extensionista UNEB. 2017 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Comitê de Avaliação ad hoc Edital 005/2017 - Ações de extensão - PROAPEX/UNEB. 2017 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Comitê interno interdisciplinar da UNEB - PROEXT MEC/SESu - 2015. 2014 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Comitê interno interdisciplinar da UNEB - PROEXT MEC/SESu - 2016. 2015 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Comitê de Avaliação Ad hoc Edital 007/2017 - Produção Discente - PROEX/UNEB. 2017 (Parecer)
    • BATISTA, A. S. . Discurso jornalístico brasileiro sobre educação e maternidade. 2023 (Conferência)
    • BATISTA, A. S. . Mesa 'Futuridade dos estudos enunciativos no nordeste'. 2022 (Outra)
    • BATISTA, A. S. . mesa redonda ? O papel dos grupos de estudo na formação do pesquisador ?. 2022 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . A autoria na escrita acadêmica como resultado de um projeto de formação. 2022 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . O lugar da pesquisa nos cursos de Letras. 2021 (Conferência)
    • BATISTA, A. S. . O que se faz quando se faz pesquisa?. 2021 (Conferência)
    • BATISTA, A. S. . Escrita, pesquisa e ensino. 2021 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . Mesa - LEITURA E ESCRITA NO BRASIL, HONDURAS, ANGOLA E CHILE: FORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA E (RE)PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. 2021 (Outra)
    • BATISTA, A. S. . Mesa - DISCURSOS DA PANDEMIA: ENTRE DORES E INCERTEZAS. 2021 (Outra)
    • BATISTA, A. S. . Mesa A formação do pesquisador: da graduação à pós-graduação. 2021 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Constituição dos discursos sobre avaliações externas. 2021 (Conferência)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Considerações sobre o papel da divulgação científica na percepção da verdade. 2020 (Conferência)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Relato de experiência sobre troca de cartas entre professores angolanos e licenciandos brasileiros. 2020 (Conferência)
    • BATISTA, A. S. . Entre a diferença enunciada e a enunciação da diferença. 2019 (Conferência)
    • BATISTA, A. S. . Discursos sobre avaliações educacionais: constituição, estrutura e ramificações. 2019 (Comunicacao)
    • BOTELHO, T. C. B. ; BATISTA, A. S. . DISCURSO SOBRE EDUCAÇÃO EM JORNAIS DE TEIXEIRA DE FREITAS, BAHIA. 2018 (Outra)
    • BATISTA, A. S. ; FERNANDES, S. S. . Aspectos linguísticos do falar de Pirapora do Bom Jesus. 2005 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. ; PUH, M. . Escolas como fábricas: análise de representações sobre educação. 2016 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Quem discute educação na cobertura jornalística sobre avaliações. 2018 (Conferência)
    • BATISTA, A. S. . Imagens do professor de língua portuguesa em concursos públicos. 2017 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. ; COSTA, Q. R. . Escritos sobre a profissão docente: trocas de cartas entre angolanos e brasileiros. 2017 (Outra)
    • BATISTA, A. S. . Discurso jornalístico sobre educação. 2017 (Outra)
    • BATISTA, A. S. . 25 anos do curso de Letras: história e perspectivas. 2015 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . Imagens do professor em textos jornalísticos e em concursos públicos. 2015 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Do texto ao suporte: implicações da materialidade para a análise discursiva. 2014 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . TENDÊNCIAS TEÓRICAS EM ESTUDOS DISCURSIVOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E DA UNIVERSIDADE DO PORTO. 2014 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . DISCURSO RELATADO EM TEXTOS JORNALÍSTICOS SOBRE AVALIAÇÕES EXTERNAS. 2014 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DA TEORIA EM ESTUDOS DISCURSIVOS. 2013 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Variedades locais e ensino de Língua Portuguesa: discussões sobre formação, seleção de professores e avaliações externas. 2013 (Outra)
    • BATISTA, A. S. . Estratégias de ensino em comunidades marginais sujeitas a contato: o caso do Libolo, Kwanza Sul, Angola.. 2013 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . Educação em Pauta. 2013 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Produção e reprodução. 2012 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Avaliações e avaliações: heterogeneidade discursiva na cobertura jornalística sobre educação. 2012 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . O papel da Linguística em concursos públicos para professores. 2012 (Conferência)
    • BATISTA, A. S. . O discurso jornalístico sobre as avaliações externas. 2012 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . A abordagem das avaliações externas em textos jornalísticos. 2012 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . ABORDAGENS DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE EDUCAÇÃO EM PESQUISAS ACADÊMICAS. 2012 (Simposio)
    • BATISTA, A. S. ; MESQUITA, H. C. B. . "Conhecendo novas culturas": uma proposta para a escrita de textos da esfera jornalística. 2011 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . Os fins de fato justificam os meios? O impacto dos PCNs na produção escrita de alunos do ensino fundamental. 2011 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Entre textos e moldes de textos: características da produção escrita contemporânea de alunos do ensino fundamental. 2011 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . Articulação entre formação universitária e prática de ensino em concursos públicos. 2010 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . Entre a teoria e a prática: o que se cobra em concursos públicos para professores?. 2010 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . A internet como fonte de pesquisa sob uma perspectiva crítica. 2010 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . Editals de concursos públicos: de onde e para quem?. 2009 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Formação universitária e seleção do professor de Língua Portuguesa. 2009 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Discussões a respeito da apropriação do conhecimento no momento da escrita. 2009 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Discussões sobre indicações bibliográficas em editais de concursos públicos: o foco no texto. 2009 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Concepções de leitura em indicações bibliográficas de concursos públicos para professores. 2009 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. . Discursos concorrentes em concursos públicos para professores de Língua Portuguesa. 2009 (Comunicacao)
    • BATISTA, A. S. ; NASCIMENTO, I. B. ; Peres, D. O. . O papel persuasivo da sufixação na criação de topônimos. 2008 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . Gramaticalização do verbo tirar no português culto de São Paulo. 2007 (Simposio)
    • BATISTA, A. S. ; Pereira, F. S. . Edição crítica de um datiloscrito brasileiro do século XX. 2007 (Seminário)
    • BATISTA, A. S. . Gramaticalização de "tirar-que". 2008 (Simposio)
    • BATISTA, A. S. . Rotas de gramaticalização no português do Brasil: estruturas. 2007 (Simposio)
    • BATISTA, A. S. ; FERNANDES, S. S. . Aspectos lingüísticos do falar de Pirapora do Bom Jesus. 2005 (Simposio)
    • BATISTA, A. S. . Docente do Campus X participa de projeto internacional sobre distrito angolano. 2013
    • BATISTA, A. S. . Seminário no Campus X aborda linguística e ensino da língua portuguesa. 2013 Site da Universidade do Estado da Bahia
    • BATISTA, A. S. ; Kusumoto, Meire . Pesquisa delineia imagens de professores de português em concursos públicos. 2012 Agência universitária de notícias
    • BATISTA, A. S. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; Spaziani, L. . VI Simpósio Internacional do PHPP (Projeto Caipira). 2007 (USP)
    • LIMA-HERNANDES, M. C. ; BATISTA, A. S. ; Defendi, C. L. ; Barroso, P. H. . I SIMELP (I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa). 2008 (USP (Universidade de São Paulo))
    • BARZOTTO, V. H. ; TREVIZO, D. ; BATISTA, A. S. ; NAVARRO, D. ; REIS, F. M. S. ; SILVA, J. M. O. ; DIAS, M. ; CELLI, M. ; ARAGÃO, R.M. L. . VIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. 2009 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • ZANVETTOR, K. ; BATISTA, A. S. . Minicurso de Linguística: Análise de textos jornalísticos sobre educação. 2012 (Universidade do Estado da Bahia - campus X)
    • BATISTA, A. S. ; FONSECA, H. G. da . Minicurso: SPSS - possibilidades de uso em pesquisas acadêmicas. 2013 (Universidade do Estado da Bahia)
    • BATISTA, A. S. ; KALLARRARI, C. ; VERONEZ, H. T. P. ; PEREIRA, A. M. S. ; CARMO, C. B. S. . I Seminário de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2013 (Universidade do Estado da Bahia)
    • BATISTA, A. S. ; KALLARRARI, C. ; Bessa, Décio ; PEREIRA, A. M. S. . II Seminário de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2015 (Universidade do Estado da Bahia)
    • BATISTA, A. S. ; PEREIRA, M. J. ; GOMES, Ariosvaldo Alves . II Seminário de Estágio Supervisionado. 2017 (Universidade do Estado da Bahia)
    • BATISTA, A. S. ; Bessa, Décio ; KALLARRARI, C. ; BOTELHO, T. C. B. ; ANDRADE, N. P. ; ANJOS, A. O. ; NUNES, P. M. . III Seminário de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. 2017 (Universidade do Estado da Bahia)
    • PASCOLI, M. C. ; BATISTA, A. S. ; VOSS, J. ; HACK, Andréa ; BENTO, N. A. . XII Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras. 2018 (Universidade Federal da Bahia)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS ; PEREIRA, A. M. S. ; SILVA, L. F. A. . Simpósio Discurso e Enunciação (IV Seminário do Texto e do Discurso). 2020 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • MACHADO, Isadora Lima ; SILVA, L. F. A. ; MASSMANN, D. ; ELIAS, S. ; BATISTA, A. S. . I Encontro Linguagem e Política. 2022 (UFBA)
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS ; CRUZ, C. J. da ; COSTA, N. P. dos S. . Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura 2022. 2022 (Universidade Federal da Bahia)
    • MACHADO, Isadora Lima ; SILVA, L. F. A. ; BATISTA, A. S. . I Jornada de Semântica da Enunciação. 2022 (UFBA)
    • BATISTA, A. S. . Representações sobre o professor e a educação em textos jornalísticos. 2018 (Instituto Superior de Ciências da Educação do Cuanza Sul)
    • BATISTA, A. S. . Rotas de gramaticalização no português: estruturas. 2008
    • Nome do projeto: Movimentos do escrito (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. S. , RIBEIRO, M. de O. , FACHINETTO, L. , BARBOZA, A. C. C. , IGREJA, S. G. da , VELOSA, V. P. , VILLARTA-NEDER, A. , LOPES, M. C. R. , VITA, E. M. de S. , CIRILO, M. A. , ALENCAR, C. M. B de , FAIRCHILD, T. M. , BRAGA, M. D. W. , BARZOTTO, V. H. , CIPULLO, T. G. , ALMEIDA, S. , PRADO, R. B. do , BAZON, F. V. M. , MORAES, E. E. de , PIETRI, É. de , MAGALHÃES, M. M. , GRIGOLETTO, M. , ROCHA, A. R. , RIOLFI, C. R. , SILVA, J. M. O. , ANDRADE, E. .
      Descrição: De 2009 a 2012, os membros do GEPPEP estão envolvidos com o projeto coletivo de pesquisa Movimentos do Escrito, sob a coordenação geral dos pesquisadores Claudia Rosa Riolfi e Valdir Heitor Barzotto. Por meio da análise de versões de textos escolares e científicos, visamos a mostrar que a imobilidade da escrita consiste em uma falácia, já que: a) do ponto de vista de quem escreve, a realização de vários movimentos com relação a sua própria palavra são necessários para poder produzir um texto passível de interpretação pelo leitor; b) do ponto de vista de quem lê, um texto pode gerar movimentos, alterações, transmudações; c) do ponto de vista do processo por meio do qual se escreve, a análise das diversas versões de um texto mostra que as palavras movimentam-se com maior ou menor propriedade até que venham a se depositar na fixidez de uma versão considerada final. O trabalho investigativo está organizado em cinco eixos temáticos: 1) O que foi lido no texto escrito: investigação a respeito dos modos por meio dos quais as palavras de terceiros são incorporadas por quem escreve; 2) A influência da escrita na posição subjetiva: investigação a respeito das alterações perceptíveis na posição escrita de quem escreve durante o seu percurso investigativo; 3) A alfabetização: Investigação a respeito dos modos por meio dos quais um sujeito paulatinamente se apropria da leitura e da escrita; 4) O percurso de quem escreve: investigação a respeito das transformações existentes entre as diversas versões de um mesmo texto; e 5) As parcerias para a escrita: investigações a respeito das influências exercidas pelo parceiro (professor, orientador, amigo etc.) no percurso de quem se propõe a escrever. O banco de dados, disponibilizado on-line para os pesquisadores do GEPPEP, em construção no momento, é composto por versões dos textos escritos por um mesmo informante ao longo do seu processo de formação e por textos que, de diferentes modos, foram mobilizados pelo escritor, entre outros.
    • Nome do projeto: Estudos discursivos sobre mídia na USP e na UP: implicações teóricas e práticas (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. S. , BARZOTTO, V. H. , SILVA, J. M. O. , SUGIYAMA JUNIOR, E. , RIBEIRO, M. de O. , ANDRADE, E. , ZANVETTOR, K. , GALHARDO, N. D. , PUH, M. , NASCIMENTO, L. .
      Descrição: Projeto de investigação e desenvolvimento em parceria entre duas comunidades científicas, a saber: de um lado, a Universidade de São Paulo (USP), por meio de corpo docente e discente das Faculdades de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Faculdade de Educação (FE) e, de outro lado, a Universidade do Porto (UP), por meio de corpo docente e discente da Faculdade de Letras (FLUP) e do Centro de Linguística (CLUP, unidade financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, PEst-OE/LIN/UI0022/2011). Desse modo, o projeto deve abranger quatro campos: os estudos discursivos, estudos de mídia, formação de professores e ensino de Língua Portuguesa. O propósito central é contribuir para o aprimoramento das pesquisas da área dos Estudos Linguísticos, em especial, daquelas que têm os discursos veiculados pela mídia como objeto de preocupação investigativo-científica, visando a compreender em que medida as especificidades deste objeto afetam a área em que é estudado, bem como os efeitos de tais estudos para a formação do professor com vistas à sua atuação junto a um aluno cada vez mais afeito à mídia.
    • Nome do projeto: Movimentos de dezescrita (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. S. , PEREIRA, C. H. R. , IGREJA, S. G. , COSTA, R. O. , BERTOLDO, E. S. , PEREIRA, C. J. , SILVA, A. C. B. , FREITAS, M. S. , OLIVEIRA, K. G. , TRINDADE, C. S. M. T. , CAMPOS, S. F. , MUGSCHI, S. M. C. P. , DOURADO, N. V. , ESPASIANI, J. , NASCIMENTO, A. A. , BARZOTTO, V. H. , PUH, M. , GALHARDO, N. D. , ANDRADE, E. , FACHINETTO, L. , BARBOZA, A. C. C. , VITA, E. M. de S. , FAIRCHILD, T. M. , RIBEIRO, M. de O. , SUGIYAMA JUNIOR, E. , MAGALHÃES, M. M. , ROCHA, A. R. , RIOLFI, C. R. , DIAS, M. , PAGLIACI, I. .
      Descrição: No biênio 2015-2019, o GEPPEP aponta para a importância de desmanchar as ficções sob as quais alguém se ancora, dividido em múltiplas posições identitárias, e, consequentemente, não ultrapassando um nível de leitura multifacetada, incompleta, difícil de ser apreendida e de uma escrita opaca, pouco generosa com o leitor. Por meio do neologismo ?dezescrita?, nomeia uma modalidade de leitura e de escrita na qual, na produção intelectual, seu autor não se limita a obedecer, irrefletidamente, a direção interpretativa presente nos textos que tomou como objeto de estudo. Interessa-se por três acepções presentes na construção deste neologismo: 1) A de reversão de um processo já concluído. Neste caso, apontamos para a necessidade de desfazer as construções intelectuais previamente feitas para construir algo novo; 2) A de pluralidade. Nesta acepção, pela presença do numeral ?dez?, aludimos ao fato de que os modos singulares de agenciar múltiplas vozes e de acrescentar a estas a voz de quem escreve devem ser respeitados e incentivados; e 3) A de avaliação positiva, a exemplo da nota ?dez? que se dá a um texto considerado muito bem feito, acima da média, fruto do trabalho de um autor que, costumeiramente, consegue sustentar sua excelência. Como dezescrever o que está posto para produzir o novo? Em que medida é lícito fazê-lo? Quais manejos devem ser feitos para auxiliar os autores mais novos? De modo geral, tratam-se das grandes questões que, coletivamente, busca responder. Para tanto, volta-se à investigação dos seguintes eixos: a) Os mecanismos envolvidos na sustentação de ideias e conceitos de grande circulação em textos acadêmicos, educativos, midiáticos e normativos; b) Os modos de dizer se movimentam, reverberando em produções posteriores; c) Os recursos utilizados para velar e desvelar enunciadores em textos escritos de e/ou sobre os ambientes escolar e acadêmico; d) A intervenção de terceiros em textos produzidos por pessoas em situação de ensino-aprendizagem; e) A alteração das imagens cristalizadas potencialmente nefastas pela alteração da representação que delas fazem os envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita; e f) Os efeitos de ressonância e/ou implicação no corpo, considerando-se a perspectiva de quem escreve e de quem lê.
    • Nome do projeto: Variedades locais e ensino de Língua Portuguesa: discussões sobre formação, seleção de professores e avaliações externas (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. S. , OLIVEIRA, D. P. , LIMA, J. G. .
      Descrição: O objetivo geral desta pesquisa é discutir de que forma as variedades linguísticas locais, características do extremo sul da Bahia, fazem-se presentes no ensino de língua portuguesa, na formação e seleção de professores e em avaliações externas. Para a realização deste estudo, será necessário o desenvolvimento das seguintes atividades: 1) composição de corpus para caracterização das variedades locais; 2) recenseamento bibliográfico dos estudos já realizados sobre as variedades locais; 3) recolhimento de programas de disciplinas de cursos de Letras da região; 4) recolhimento de provas de concursos públicos aplicadas a professores de língua portuguesa da região; 5) recolhimento de avaliações externas aplicadas a alunos da Educação Básica da região, e 6) recolhimento de textos jornalísticos que discutam aspectos educacionais.
    • Nome do projeto: Enunciação e discurso jornalístico sobre educação (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. S. , SANTOS, C. G. , BOTELHO, T. C. B. , DIAS, M. O. , CANCELA, S. C. B. .
      Descrição: Nesta pesquisa tem-se como objetivo analisar os arranjos de vozes estabelecidos em textos jornalísticos sobre educação. De modo mais específico, a proposta é observar em textos publicados em jornais e revistas de grande circulação os seguintes aspectos: a caracterização dos locutores presentes nos textos, tanto como autores, entrevistados ou fontes jornalísticas; a heterogeneidade enunciativa e formas de inserção do discurso relatado; os modos por meio dos quais as diferentes vozes presentes nos textos são articuladas a fim de sustentar determinadas posições do meio de comunicação; e as relações interdiscursivas e dialógicas estabelecidas entre os textos e os elementos materializados em seu suporte. Para a constituição do corpus, serão selecionados textos publicados nos últimos três anos que tematizem aspectos relacionados à educação no Brasil. Como referencial teórico para as análises, serão mobilizados estudos pertencentes, principalmente, à Análise do Discurso e a diferentes correntes acerca da enunciação. Os conceitos basilares mobilizados serão dialogismo (BAKHTIN, 1997, 2010), heterogeneidade enunciativa e discurso relatado (AUTHIER-REVUZ, 1990, 1999, 2004), interdiscurso (PÊCHEUX, 1993) e locutor (DUCROT, 1987). Da esfera jornalística, serão abordados também os conceitos de fontes e gêneros jornalísticos com base, sobretudo em Melo (1985) e Lage (2008). Tal estudo caracteriza-se como uma continuação das discussões realizadas na tese de doutorado "Arranjos de vozes em textos jornalísticos: quem discute educação na cobertura sobre avaliações externas?" (BATISTA, 2016).
    • Nome do projeto: Assessoria de comunicação do Departamento de Educação do Campus X da UNEB (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BATISTA, A. S. , BIANO, S. , SILVA, T. D. , GOMES, I. F. .
      Descrição: Este projeto propõe articular e coordenar o sistema de comunicação do Departamento de Educação Campus X da UNEB, com foco no uso das tecnologias digitais. A proposta compreende gerenciamento e manutenção da página do departamento no Facebook (https://www.facebook.com/UnebCampusX); registro fotográfico e divulgação das atividades que ocorrem no departamento; bem como a construção de textos para serem veiculados no site institucional da universidade.
    • Nome do projeto: DISCURSOS SOBRE EDUCAÇÃO E LEITURA (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. S. , SOUZA, A. G da B. M. , DA HORA, I. P. S. , SILVA, E. P. R. da , SANTOS, A. de J. , XAVIER, F. A. D. M. , CRUZ, C. J. da .
      Descrição: Educação e leitura são temas abordados frequentemente em diferentes esferas, sejam elas ligadas diretamente ou não à promoção da educação. Com o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, e os acontecimentos decorrentes, como o fechamento das escolas e o agravamento das crises econômica e sanitária, as discussões sobre esses temas tornaram-se mais recorrentes e ganharam novas características. Tendo em vista esse panorama, neste projeto temos como objetivo analisar, em textos que circulam em diferentes contextos, com base em preceitos da Análise do Discurso e de estudos sobre Enunciação, como têm se constituído os discursos sobre educação e leitura nos últimos anos, de modo a explicar como eles se relacionam e suas principais características discursivas e enunciativas. Como objetivos específicos, pretendemos: 1) investigar as formas de manifestação da interdiscursividade em textos que tematizam educação e leitura; 2) analisar os modos por meio dos quais a heterogeneidade enunciativa ocorre; 3) verificar continuidades e descontinuidades entre os discursos materializados em textos de diferentes âmbitos; 4) conjecturar sobre transformações nesses discursos ao longo do tempo. Para as análises, pretendemos organizar um acervo com textos de diferentes gêneros nos quais, em alguma medida, educação e leitura tenham sido tematizadas para observar tanto as alterações quanto as permanências discursivas.
    • Nome do projeto: DISCURSOS SOBRE AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS: CONSTITUIÇÃO, ESTRUTURA E RAMIFICAÇÕES (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BATISTA, A. S. , BARZOTTO, V. H. , BOTELHO, T. C. B. , COSTA, J. R. da S. , VALDERDE, R. R. F. , FREITAS, E. V. de , SANTOS, A. de J. A. dos .
      Descrição: Neste projeto, tem-se como objetivo analisar os modos por meio dos quais os discursos sobre avaliações educacionais constituem-se, problematizando, linguística e discursivamente, como eles se estruturam e se ramificam. O corpus será constituído por textos dos âmbitos acadêmico e jornalístico, publicados nos últimos dez anos, que tenham como foco, principalmente, os resultados de avaliações externas, bem como textos que circulam no interior da escola, tanto institucionais, como produzidos por alunos, em que se percebam tentativas de ensinar aspectos relacionados às avaliações. Como referencial teórico para as análises, serão mobilizados estudos pertencentes, principalmente, à Análise do Discurso e a diferentes correntes acerca da enunciação; os conceitos basilares mobilizados serão dialogismo (BAKHTIN, 1997; BAKHTIN (VOLOCHÍNOV) 2010), heterogeneidade enunciativa e discurso relatado (AUTHIER-REVUZ, 1990, 1999, 2004), interdiscurso (PÊCHEUX, 1993), locutor (DUCROT, 1987); além disso, será tomada como base a discussão sobre arranjos de vozes em textos jornalísticos (BATISTA, 2016). Por meio da análise do corpus, pretende-se: a) verificar os locutores e vozes presentes; b) observar de que modo se efetuam arranjos com as vozes mobilizadas; c) examinar as relações interdiscursivas e dialógicas estabelecidas entre o texto e os demais elementos presentes no suporte em que foi publicado; d) constituir um banco de dados sobre avaliações educacionais; e) analisar, com foco na heterogeneidade enunciativa, em que medida textos acadêmicos e escolares discutem e/ou repercutem a cobertura midiática sobre as avaliações.
    • BATISTA, A. S. ; CIRILO, M. A. . Relações entre escrita e subjetividade. 2011 - Oficina
    • BATISTA, A. S. ; NASCIMENTO, A. S. B. ; KALLARRARI, C. ; Bessa, Décio ; CARMO, C. B. S. ; FERREGUETT, C. ; LEAL, Jaqueline Laranja ; SANTOS, V. V. ; FERREIRA, J. dos S. ; SANTANA, G. P. G. . Presidência da comissão para elaboração da Proposta de Mestrado Acadêmico em Letras. 2017 - Participação em comissão
    • BATISTA, A. S. . Participação em comissão para aproveitamento de AACC. 2014 - Participação em comissão
    • BATISTA, A. S. . Participação em comissão para aproveitamento de AACC. 2015 - Participação em comissão
    • BATISTA, A. S. . Participação em comissão para aproveitamento de AACC. 2017 - Participação em comissão
    • BATISTA, A. S. . Participação na comissão de Correção das Provas e Avaliação dos Projetos do Edital de Seleção 2020.1 Mestrado Acadêmico e Doutorado - PPGLinC. 2019 - Participação em comissão
    • BATISTA, A. S. ; SOUSA, L. T. ; RIBEIRO, S. S. C. . Presidência da comissão de recredenciamento docente PPGLinC. 2019 - Participação em comissão
    • ASSUMPÇÃO, S. S. de ; SOUZA, A. L. S. ; SANTOS, F. M. A. dos ; MUNIZ, M. R. C. ; SANTOS, M. de M. ; BATISTA, ADRIANA SANTOS . Participação na comissão responsável por elaborar projeto de constituição do novo curso de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado profissionais). 2019 - Participação em comissão
    • BATISTA, A. S. . Heterogeneidade enunciativa e constituição de discursos sobre educação. 2020 - Oficina
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Heterogeneidade enunciativa e constituição de discursos sobre avaliações externas. 2020 - Oficina
    • BATISTA, A. S. . Participação na comissão científica do Congresso Virtual UFBA 2021. 2021 - Participação em comissão
    • BATISTA, A. S. . Participação na comissão para seleção de alunos estrangeiros para o PPGLinC. 2021 - Participação em comissão
    • BATISTA, A. S. . Membro avaliador na comissão científica da 3ª Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola e do 2º Seminário Metodológico Integrador Angola-Brasil. 2021 - Participação em comissão
    • BATISTA, A. S. . Perfil dos professore em textos jornalísticos. 2021 - Oficina
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Membro da comissão de seleção para alunos estrangeiros, edital 08/2022, seleção 2023.1 do PPGLinC. 2022 - Participação em comissão
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Membro da comissão para análise de documentos de comprovação de proficiência chamada 01/2022 do PPGLinC. 2022 - Participação em comissão
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Membro da comissão de cadastro reserva de bolsas PPGLinC, portaria 01/2022. 2022 - Participação em comissão
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Membro da comissão da chamada interna para concessão de 01 bolsa de doutorado, caráter imediato, portaria 10/2022. 2022 - Participação em comissão
    • BATISTA, ADRIANA SANTOS . Membro da subcomissão de avaliação das etapas II e III do edital 07/2022 seleção 2023.1 PPGLinC. 2022 - Participação em comissão
    • BATISTA, A. S. . Comissão de indicação para concorrer ao prêmio Capes de Tese. 2021 - Participação em comissão
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (Português e Lingüística)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Gramaticalização de tirar que no português culto de SP
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Centro de Línguas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: monitor
    • Prefeitura do município de Diadema:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professora titular
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2012 ).
        Outras informações: pesquisador
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2012 ).
        Outras informações: professora titular
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Tutora presencial
    • Universidade do Estado da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2018 ).
        Outras informações: professora assistente
    • Revista Eletrônica do Curso de Letras: Língua Portuguesa e Literaturas do:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista Eletrônica Nupex:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - Atual ).
        Outras informações: professora adjunta
    • Universidade Katyavala Bwila:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2022 ).
        Outras informações: colaboradora
    • Universidad Nacional de La Plata:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2023 - 2023 ).
        Outras informações: professora visitante
    • Instituto Superior de Ciências da Educação do Sumbe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Membro do corpo docente do Doutoramento em Ciências da Educação
        Outras informações: professora permanente