Não autenticado |

Bruno Muniz Figueiredo Costa

    • Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atua como professor de Geografia - Educação Básica - no Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora. É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI/UFF/CNPQ). Tem experiência na área de Geografia e Educação, Crianças e Infâncias.Trabalha principalmente com os seguintes temas: Geografia Escolar, Geografia da Infância e das Crianças, Cartografia com Crianças.

       

      Links:    

    • Cartografia com Crianças
    • Geografia da Infância
    • Geografia Escolar
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Geografia escolar: crianças, infâncias e espacialização da vida.. : Edição do autor, 2022 . p. ISBN: 9786553927858.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; LOPES, J. J. M. ; PEREIRA, L. M. . A ciência romântica de Luria: contextos de uma época e estudos contemporâneos.. São Carlos : Pedro e João Editores, 2022 . 237p. ISBN: 9786558699323.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; PEREIRA, L. M. . Dossiê: Geografias das Infâncias ? espacializações da vida de bebês e crianças - Revista Instrumento. Juiz de Fora : , 2022 . p. ISBN: 19845499.
    • SANTANA, C. C. G. ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; GONCALVES, L. R. ; PEREIRA, L. M. . Geografia da Infância: Espacializações da Vida. Niterói : Pedro e João Editores, 2021 . p. ISBN: 9786558692201.
    • RODRIGUES, A. S. R. ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Revista Instrumento - Educação Geográfica: desafios e perspectivas. Juiz de Fora : Editora UFJF, 2015 . p. ISBN: 19845499.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 9
    • LOPES, J. J. M. ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . MAPAS VIVENCIAIS E ESPACIALIZAÇÃO DA VIDA PORTO DAS LETRAS , v. 9 , p. 321 - , 2023. ISSN: 24480819.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; PEREIRA, L. M. . Apresentação INSTRUMENTO - REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO , v. 24 , p. 282 - , 2022. ISSN: 19845499.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; LOPES, J. J. M. ; MAIA, D. C. . Cartografia como enunciação do viver CIÊNCIA GEOGRÁFICA , v. XXV , p. 1686 - , 2022. ISSN: 14137461.
    • MUNIZ FIGUEIREDO COSTA, BRUNO ; SOUSA, CAROLINA SILVA GOMES DE . Infâncias e espacialização da vida na cidade: diálogos com Martha Muchow INSTRUMENTO - REVISTA EM ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO , v. 24 , p. 341 - 357 , 2022. ISSN: 19845499.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Por uma Geografia Escolar com Crianças REVISTALEPH , v. 01 , p. 291 - 306 , 2020. ISSN: 18076211.
    • COSTA, BRUNO MUNIZ FIGUEIREDO ; BARROSO, VINÍCIUS SANTOS . MAPAS VIVENCIAIS E A PESQUISA COM CRIANÇAS EDUCAÇÃO EM FOCO (JUIZ DE FORA) , v. 23 , p. 989 - 1006 , 2018. ISSN: 01043293.
    • LOPES, Jader Janer Moreira ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . GEOGRAFIA DA INFÂNCIA: ONDE ENCONTRAMOS NOSSAS CRIANÇAS? Acta Geográfica , v. Ã?NICO , p. 101 - 118 , 2017. ISSN: 19805772.
    • LOPES, Jader Janer Moreira ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon . MAPAS VIVENCIAIS: possibilidades para a Cartografia Escolar com as crianças dos anos iniciais Revista Brasileira de Educação em Geografia , v. 6 , p. 237-256 - 256 , 2016. ISSN: 22363904.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon . Geografia escolar e as experiências da cartografia com crianças: construindo mapas do Colégio de Aplicação João XXIII Instrumento - Revista em estudo e pesquisa em educação , v. 17 , p. 01 - 10 , 2015. ISSN: 19845499.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . A janela de Gabriel. A ciência romântica de Luria: contextos de uma época e estudos contemporâneos., v. , p. 221 - , 2022.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Dos meus encontros com Gabriel e os ônibus que carregam o mundo. O grotesco de nossos tempos: vozes, ambientes, horizontes. VIII Rodas de Conversa Bakhtiniana., v. , p. 621 - 624, 2021.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . ?Por que os cangurus têm as orelhas em cima da cabeça??. Geografia da infância: espacializações da vida, v. , p. 37 - 39, 2021.
    • LOPES, Jader Janer Moreira ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; PAULA, S. R. V. . Paisajes de infancia, paisajes de los niños. Geografías de las infancias y los movimientos sociales: dialogar con niños para descolonizar el presente, v. , p. 157 - 180, 2019.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon . Diálogos entre a Geografia Escolar e a Geografia da Infância. Formação de professores de Geografia: diversidade, práticas e experiências, v. 01, p. 115 - 128, 2015.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Geografia da Infância: imaginação e criação. Processos e práticas na formação de professores da Educação Infantil, v. 2, p. 15 - 26, 2013.
    • LOPES, Jader Janer Moreira ; AMORIM, Cassiano Caon ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Geografia da Infância: crianças, espaços e desenvolvimento humano. Infância, cultura e práticas educativas: tecendo considerações, v. , p. 203 - 218, 2012.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Crianças e Geografias: o tornar-se humano pelo meio técnico-científico-informacional. Diálogos de Pesquisas Sobre Crianças e Infâncias, v. , p. - , 2010.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Representação espacial e dialogismo: algumas reflexões sobre as repersentações espaciais das crianças através dos desenhos. VI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares/ II Fórum Latinoamericano de Cartografia para Escolares, v. , p. - , 2009.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . A Paisagem: Uma Proposta Didática Para o Ensino de Geografia. 9º Encontro Nacional de Pratica de Ensino de Geografia, v. , p. - , 2007.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon . Cartografia com crianças: construindo mapas do Colégio de Aplicação João XXIII. In: IX SICEA / I SICEA Internacional , 2015 , Juiz de Fora. IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação / I SICEA Internacional. Juiz de Fora : Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XIII, 2015.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon . Cartografia com crianças: construindo mapas do Colégio de Aplicação João XXIII. In: IX SICEA e I SICEA Internacional , 2015 , Juiz de Fora. IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação / I SICEA Internacional. Juiz de Fora : Caixa Escolar do Colégio de Aplicação João XIII, 2015.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Territorialidades Infantis: a Geografia Escolar com as crianças de seis anos de idade. In: IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias , 2014 , Goiânia. Anais do IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. : , 2014.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . A GEOGRAFIA ESCOLAR COM CRIANÇAS: CURRÍCULO E PODER NA EXPANSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL. In: XIII Coloquio Internacional de Geocrítica , 2014 , Barcelona. XIII Coloquio Internacional de Geocrítica El control del espacio y los espacios de control Barcelona, 5-10 de mayo de 2014. : , 2014.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS E O ENSINO DE GEOGRAFIA. In: 12 ENPEG - ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA , 2013 , JOÃO PESSOA. ANAIS DO 12 ENPEG. : , 2013.
    • AMORIM, Cassiano Caon ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Geografia escolar: reflexões, saberes e formação de professores. In: 12 ENPEG - ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA , 2013 , JOÃO PESSOA. ANAIS DO 12 ENPEG. : , 2013.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon ; LOPES, Jader Janer Moreira . Cartografia com Escolares: a Contribuição dos Mapas Narrativos. In: III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias: Políticas e desafios na produção da pesquisa , 2012 , Aracaju. III Seminário de Grupos de Pesquisa sobre crianças e infâncias: Políticas e desafios na produção da pesquisa. : , 2012.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon ; SILVA, Tacílio G. da. ; MOREIRA, J. A. S. ; PAULA, G. G. ; NIERO, M. B. ; OLIVEIRA, L. S. . CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS: OS MAPAS NARRATIVOS DO CENTRO URBANO DE JUIZ DE FORA-MG. In: XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFJF , 2012 , JUIZ DE FORA. XVIII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFJF. : , 2012.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon ; LOPES, Jader Janer Moreira . Crianças e suas Cartografias: o centro urbano de Juiz de Fora/MG através dos mapas narrativos. In: XVII Seminário de Iniciação Científica da UFJF , 2011 , Juiz De Fora. XVII Semináriode Iniciação Científica da UFJF. : , 2011.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . GEOGRAFIA ESCOLAR: ALGUMAS APROXIMAÇÕES À GEOGRAFIA DA INFÂNCIA. In: XI ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia , 2011 , Goiânia. Anais do XI ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. : , 2011.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . ESPAÇO GEOGRÁFICO E DESENVOLVIMENTO HUMANO: CRIANÇAS E SUAS GEOGRAFIAS. In: 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste , 2011 , Rio de Janeiro. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. : , 2011.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; FRIGERIO, R. ; LOPES, Jader Janer Moreira ; ROCHA, Luciene K. da Silva . Crianças e Espaços: estudos de Geografia da Infância. In: II Seminário de Grupos de Pesquisa Sobre Crianças e Infâncias: Perspectivas Metodológicas , 2010 , Rio de Janeiro. Anais do II GRUPECI. : , 2010.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . É Só Apertar o Botão... Os Processos de Mediação Pelos Objetos Técnicos e a Subjetivação das Crianças. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , 2010 , Belo Horizonte. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Prática de Ensino. : , 2010.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; FRIGERIO, R. ; ROCHA, Luciene K. da Silva ; COSTA, Juliana Santos . Os Sentidos da Educação Infantil no Mundo Contemporâneo: Uma Contribuição da Geografia da Infância. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , 2010 , Belo Horizonte. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Prática de Ensino. : , 2010.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Processos de Interação das Crianças no Meio Técnico-Científico-Informacional. In: 33ª Reunião Anual da Associaçã Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Educação - ANPED , 2010 , Caxambu. 33ª Reunião Anual da ANPED - Educação no Brasil: o balanço de uma década. Rio de Janeiro : ANPED, 2010.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Processos de Interação das Crianças no Meio Técnico-Científico-Informacional. In: 33ª Reunião Anual da Associaçã Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Educação - ANPED , 2010 , Caxambu. 33ª Reunião Anual da ANPED - Educação no Brasil: o balanço de uma década. : , 2010.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . O Espaço Geográfico como Elemento na Humanização: Crianças e Meio Técnico-Científico-Informacional. In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos , 2010 , Niterói. III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos. : , 2010.
    • LOPES, Jader Janer Moreira ; FRIGERIO, R. ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; ROCHA, Luciene K. da Silva . Pesquisas do Grupo de Estudos em Geografia da Infância. In: III Congresso Internacional Coridiano Diálogos Sobre Diálogos , 2010 , Niterói. III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos Sobre Diálogos. : , 2010.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; COSTA, Stéffano Muniz Figueiredo . ESPAÇO ESCOLAR INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE AS GEOGRAFIAS DAS CRIANÇAS. In: 10º ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia , 2009 , Porto Alegre. Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia - ENPEG. : , 2009.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Algumas aproximações sobre etnografia com crianças. In: Seminário Discente 2009 - O papel do intelectual e a pesquisa em educação , 2009 , Niterói. Anais do Seminário Discente 2009 do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal Fluminense. : , 2009.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . ?É SÓ APERTAR O BOTÃO...? ? OS PROCESSOS DE MEDIAÇÃO PELOS OBJETOS TÉCNICOS E A SUBJETIVAÇÃO DAS CRIANÇAS.. In: 12º EGAL - Encontro de Geógrafos da América Latina , 2009 , Montevidéu. 12 Encuentro de Geógrafos de América Latina. : , 2009.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . CRIANÇAS, INFÂNCIAS E MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL. In: XV ENG - ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS - O ESPAÇO NÃO PÁRA: POR UMA AGB EM MOVIMENTO , 2008 , SÃO PAULO. XV ENG - ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS - O ESPAÇO NÃO PÁRA: POR UMA AGB EM MOVIMENTO. DOURADOS : NICANOR COELHO EDITOR, 2008.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; FRIGERIO, R. . CRIANÇAS E (RE)CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO. In: I SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS - 1º GRUPECI , 2008 , JUIZ DE FORA. Seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias. JUIZ DE FORA : FEME, 2008.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . A Paisagem: Uma Proposta Didática Para o Ensino de Geografia. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor , 2007 , Uberlândia. VI Encontro Nacional de Ensino de Geografia - Fala Professor. : , 2007.
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Evaluador de la Revista Paideia Surcolombiana No. 26, 2021. 2021 (Parecer)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . COMISSÃO CIENTÍFICA DO II SICEA INTER-REGIONAL SUL-SUDESTE (UFRJ). 2016 (Parecer)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . COMISSÃO CIENTÍFICA DO XIII ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA. 2017 (Outra)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Comissão Científica do 3º Encontro Regional de Ensino de Geografia - Práticas Educativas em Ensino de Geografia: (re)criando os documentos curriculares. 2013 (Parecer)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Comissão Científica do IV Encontro Regional de Ensino de Geografia - Formação de professores de Geografia: políticas e práticas curriculares. 2014 (Parecer)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Comissão Executiva do II Fórum ISCAR Brasil. 2012 (Outra)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . CRIANÇAS E SUAS INFÂNCIAS - UM PERMANENTE CONVITE AO DIÁLOGO. 2017 (Conferência)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon . Cartografia com crianças: construindo mapas do Colégio de Aplicação João XXIII. 2015 (Seminário)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Breves Reflexões Sobre Educação e Avaliação na Perspectiva Histórico-Cultural. 2014 (Conferência)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Mesa Redonda: 'Por um ensino de Geografia Humanizado'. 2013 (Conferência)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon ; SILVA, Tacílio G. da. ; MOREIRA, J. A. S. ; PAULA, G. G. ; NIERO, M. B. ; OLIVEIRA, L. S. . CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS: OS MAPAS NARRATIVOS DO CENTRO URBANO DE JUIZ DE FORA-MG. 2012 (Seminário)
    • LOPES, Jader Janer Moreira ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon . CARTOGRAFIA COM ESCOLARES: A CONTRIBUIÇÃO DOS MAPAS NARRATIVOS. 2012 (Seminário)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; ROCHA, Luciene K. da Silva ; FRIGERIO, R. ; LOPES, Jader Janer Moreira . Pesquisas do Grupo de Estudos em Geografia da Infância. 2010 (Seminário)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . É Só Apertar o Botão... Os Processos de Mediação Pelos Objetos Técnicos e a Subjetivação das Crianças. 2010 (Outra)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; FRIGERIO, R. ; ROCHA, Luciene K. da Silva ; COSTA, Juliana Santos . Os Sentidos da Educação Infantil no Mundo Contemporâneo: Uma Contribuição da Geografia da Infância. 2010 (Outra)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Processos de Interação das Crianças no Meio Técnico-Científico-Informacional. 2010 (Congresso)
    • LOPES, Jader Janer Moreira ; FRIGERIO, R. ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; ROCHA, Luciene K. da Silva . Pesquisas do Grupo de Estudos em Geografia da Infância. 2010 (Congresso)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . O Espaço Geográfico como Elemento na Humanização: Crianças e Meio Técnico-Científico-Informacional. 2010 (Congresso)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . A Paisagem: uma proposta didática para o ensino de Geografia. 2007 (Outra)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Crianças, Infâncias e Meio Técnico-Científico-Informacional. 2008 (Outra)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . A Paisagem: uma proposta didática para o ensino de Geografia. 2007 (Outra)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Dinâmica Espacial das Crianças e Meio Técnico-Científico-Informacional. 2008 (Outra)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Representação espacial e dialogismo: algumas reflexões sobre as representações espaciais das crianças através dos desenhos. 2009 (Outra)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; FRIGERIO, R. . Crianças e (re)construção do espaço geográfico. 2008 (Seminário)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Algumas aproximações sobre etnografia com crianças. 2009 (Seminário)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Mapas e Expressão Humana. 2017 (COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/UFJF)
    • LOPES, Jader Janer Moreira ; FERNANDES, M. L. B. ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . COLÓQUIO INTERNACIONAL CRIANÇAS E TERRITÓRIOS DE INFÂNCIA. 2018 (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA)
    • LOPES, Jader Janer Moreira ; FERNANDES, M. L. B. ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . II ENCONTRO INTERMEDIÁRIO DO GT DE TRABALHO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS, EDUCAÇÃO INFANTIL E EJA. 2018 (UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA)
    • TABET, G. ; LOPES, J. J. M. ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . 6ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE GEOGRAFIAS DAS CRIANÇAS, DA JUVENTUDE E DAS FAMÍLIAS. 2019 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS)
    • VIEIRA, J. ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . ORGANIZAÇÃO DA SEMANA DE CIÊNCIAS HUMANAS: CIDADES (IN)VISÍVEIS ? C. A. JOÃO XXIII/UFJF. 2018 (COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/UFJF)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; VIEIRA, J. . SEMANA DOS DEPARTAMENTOS DE LETRAS E ARTES E DE CIÊNCIAS HUMANAS "ARTE, MEMÓRIA E RE EXISTÊNCIA". 2019 (COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/UFJF)
    • BARRA, R. ; COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . SEMANA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/UFJF. 2017 (COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/UFJF)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Escola: Sujeitos, Tempos, Espaços e Saberes. 2013 (C. A. João XXIII / UFJF)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; AMORIM, Cassiano Caon ; LOPES, Jader Janer Moreira . Oficina: Mapas vivenciais - novas metodologias para a Cartografia Escolar. 2013 (Universidade Federal de Juiz de Fora)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; LOPES, Jader Janer Moreira ; FARIA, E. V. E. . CRIANÇAS: PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO INFANTIL NA AMÉRICA LATINA. 2016 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . O CAMPO DE ESTUDOS DA INFÂNCIA/CRIANÇAS: PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO. 2016 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; LOPES, Jader Janer Moreira ; FARIA, E. V. E. . CRIANÇAS: PARTICIPAÇÃO E PROTAGONISMO INFANTIL NA AMÉRICA LATINA. 2017 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . GEOGRAFIA DO TURISMO NO BRASIL ? DESAFIOS E POTENCIALIDADES. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . OS EUA PÓS 11 DE SETEMBRO. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . ESCORREGAMENTOS DE MASSA EM ESPAÇOS URBANOS. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . DINÂMICA POPULACIONAL - AS TAXAS DE MORTALIDADE A PARTIR DAS TEORIAS MALTHUSIANA E NEOMALTHUSIANA. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . DESAFIOS DO CENSO DEMOGRÁFICO 2010. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . A INTERNACIONALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA ? O CASO DE RUANDA. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . GEOGRAFIA REGIONAL BRASILEIRA ? CONTOS E LENDAS AMAZÔNICOS. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . O SERTÃO NORDESTINO E SEUS ASPECTOS SÓCIO-ECONÔMICOS. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . TRANSPORTE URBANO ? DILEMAS DAS GRANDES CIDADES BRASILEIRAS. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . Revolução Tecnológica e Transformações Geográficas. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . Faces da Globalização. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . Planejamento Urbano ? Espaços Públicos de Convivência. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . As megacidades e os seus desafios. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . Representação Espacial e Dialogismo. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . Recursos Hídricos - Consumo e Desperdício Residencial de Água. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . Espaço Geográfico e Acessibilidade. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . Modernidade e Aceleração da Vida. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . População Brasileira ? Transição Demográfica. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . A Regionalização do Espaço Mundial. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . Matas Ciliares. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SILVA, Oswaldo José Bueno Alves da . A Experiência Espacial no Lugar. 2011 (Portal do professor - mec/mc&t)
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. ; SANTIAGO, B. S. . AS NOVAS DIMENSÕES DO TERRORISMO: TRAGÉDIA EM BESLAN. 2012 (Portaldoprofessor-mec/mc&t)
    • Nome do projeto: Crianças e suas cartografias: o centro urbano de Juiz de Fora/MG através dos mapas narrativos (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , GANIMI, R. N. , AMORIM, Cassiano Caon , TENTE, Jeniffer Fernandes , RAMOS, Demetrius Goreti .
      Descrição: Pesquisa que busca compreender como as crianças produzem mapas sobre o centro urbano de Juiz de Fora/MG
    • Nome do projeto: Mapas narrativos - olhares para o espaço vivido (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , GANIMI, R. N. , AMORIM, Cassiano Caon , ANDRADE, Thiago Gerheim de .
      Descrição: Construção de um caderno de mapas inspirados na metodologia dos mapas narrativos com alunos matriculados no 6º ano do Colégio de Aplicação João XXIII. Os mapas são produzidos como atividade de ensino-aprendizagem no espaço-tempo dos módulos de aprendizagem, componente da matriz curricular da escola.
    • Nome do projeto: Mapas Vivenciais do C. A. João XXIII (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , AMORIM, Cassiano Caon , ANDRADE, Thiago Gerheim de , SILVA, Tacílio G. da. .
      Descrição: Desenvolvimento de novas metodologias para o ensino de Cartografia através da produção de mapas vivenciais pelsa crianças e de um blog.
    • Nome do projeto: CARTOGRAFIA COM CRIANÇAS: OS MAPAS NARRATIVOS DO CENTRO URBANO DE JUIZ DE FORA-MG (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , LOPES, Jader Janer Moreira , AMORIM, Cassiano Caon , TENTE, Jeniffer Fernandes , RAMOS, Demetrius Goreti , MOREIRA, J. A. S. , PAULA, G. G. , NIERO, M. B. , OLIVEIRA, L. S. .
      Descrição: A cartografia tem sido uma área fundamental no desenvolvimento da leitura de mundo trabalhada pela geografia escolar. Os avanços nos processos de ensino-aprendizagem da cartografia para crianças são significativos. No entanto, os sujeitos da aprendizagem na escola, nesta pesquisa, crianças do 4º e 5º anos de instituições públicas , pouco são instigadas a produzir a sua cartografia do espaço em que vivem seu cotidiano. Dessa forma, uma alternativa que se denomina mapas narrativos, pretende ser uma possibilidade de representação do espaço geográfico, elaborada por crianças. A cartografia com crianças, como assim denominamos neste projeto, busca dar vozes aos sujeitos com o intuito de investigar quais são os atributos do espaço geográfico que têm significado na representação do centro urbano de Juiz de Fora-MG..
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2012 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , AMORIM, Cassiano Caon , BONJARDIM, R. P. , AFONSO, E. P. .
      Descrição: O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais..
    • Nome do projeto: MAPAS VIVENCIAIS: OS LUGARES DE INFÂNCIA DE DIFERENTES GERAÇÕES EM JUIZ DE FORA/MG (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , AMORIM, Cassiano Caon .
      Descrição: O presente projeto vincula-se aos trabalhos realizados junto ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI/Universidade Federal Fluminense/Universidade Federal de Juiz de Fora), que trazem como objetivo central compreender as crianças e suas infâncias por meio de suas espacialidades. Construídos historicamente, os lugares e suas paisagens oferecem elementos da cultura com os quais são constituídas as histórias coletivas e individuais no mundo. Nesse sentido, o espaço geográfico não pode ser compreendido como mera superfície, por ser também parte efetiva do processo de desenvolvimento humano, possibilitando a cada um de nós sermos portadores de diferentes Geografias em nossa humanidade. Trata-se de um processo que também comporta o protagonismo das crianças frente ao mundo. Em suas vivências, nossas crianças produzem, transformam, negociam, se conformam e subvertem a ordem estabelecida, criam novos espaços e espacialidades. São, portanto, indivíduos geográficos, na medida em que nos apresentam um vasto repertório de usos e produção de espaços ao longo do tempo. Considerando a possibilidade da produção de mapas vivenciais, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como os diferentes lugares foram vivenciados pelas crianças em Juiz de Fora/MG nas últimas décadas. Tomando a vivência como importante fio condutor, a pesquisa promoverá o diálogo entre as cartografias produzidas por adultos e crianças sobre seus lugares de infância e pretende produzir, com os mapas, um Atlas Digital dos Lugares de Infância em Juiz de Fora/MG, a ser disponibilizado, inicialmente, por meio da internet aos interessados.
    • Nome do projeto: Cartografia com Bebês e Crianças (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , LOPES, Jader Janer Moreira .
      Descrição: Curso de formação continuada de professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    • Nome do projeto: CONTADORES DE LUGARES (2019 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , FREITAS, Rita de Cássia Araújo de .
      Descrição: O projeto pretende abordar o espaço geográfico em sua condição educadora, por meio da narrativa de histórias, contos e crônicas, para a compreensão das dinâmicas geográficas. Pretende-se apreender os conteúdos estudados em Geografia das narrativas literárias e dos cenários que elas nos possibilitam construir, propondo atividades de "contação de lugares" com periodicidade mensal, de modo que os estudantes possam vivenciar outras possibilidades de compreensão do espaço geográfico. Para tais atividades, os estudantes terão contato com a produção cênica das paisagens narradas na literatura universal, bem como de seus próprios textos literários, o que permite uma ampliação do raciocínio geográfico. Além disso, todas as atividades e demais procedimentos a elas relacionados serão registrados em um blog, como um grande diári o, que poderá ser compartilhado com estudantes deste e de outros colégios, como uma forma de se expressarem e ampliarem suas experiências geográficas.
    • Nome do projeto: OFICINAS DIDÁTICAS DE GEOGRAFIA (2016 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , GANIMI, R. N. , RODRIGUES, A. S. R. , LOPES, L. F. , PETITO, G. M. , RODRIGUES., S. C. .
      Descrição: O presente projeto pretende expandir o trabalho de ensino de Geografia que já é realizado no Colégio de Aplicação João XXIII com cerca de noventa estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental através do desenvolvimento de oficinas didáticas de Geografia com recursos didáticos alternativos. Tais oficinas serão momentos inseridos no planejamento das aulas ou em horários extra turno em que verificaremos a viabilidade da utilização de novos recursos e práticas didáticas desenvolvidos pelo orientador juntamente com os bolsistas.
    • Nome do projeto: Curso de Cartografia com Crianças (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , LOPES, Jader Janer Moreira .
    • Nome do projeto: Crianças: participação e protagonismo infantil na América Latina (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , LOPES, Jader Janer Moreira , SUAREZ, M. P. , FARIA, E. V. E. .
      Descrição: O campo de Estudos da Infância emergiu-se a partir de um conjunto de saberes que se sistematizaram, a partir dos anos 80 do século XX, em diversas áreas de conhecimentos e que compartilhavam em comum a insatisfação com as perspectivas tradicionais de conceber as crianças e as diferenciadas infâncias expressas em suas vidas sociais. A concepção de protagonismo infantil, de ?dar voz? as crianças, de envolver as crianças em movimentos e decisões que afetam seus cotidianos ganharam força a partir desses trabalhos. Porém, existem diferentes discursos que envolvem a concepção de ?dar voz à criança?, e falar em protagonismo nem sempre significa a garantia da qualidade da participação infantil nos processos sociais, uma vez que as crianças podem ser convidadas a ter diferentes tipos de inserções nas relações com os adultos. Nessa perspectiva, esse projeto de extensão tem por objetivo organizar um curso que possa levar a reflexão sobre o debate contemporâneo relativo ao protagonismo e participação infantil, além de envolver os interessados na temática em questão, pretende-se uma formação e capacitação que possam ser transcritas em ações cotidianas que garantam a presença, a voz e a ação das crianças nas instâncias sociais que fazem parte de suas vidas.
    • Nome do projeto: Crianças na Paisagem: palavras e processos espaciais (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , VASCONCELLOS, Tânia de. , CONLINVAUX, Dominique , BORBA, Ângela Meyer , LOPES, Jader Janer Moreira .
      Descrição: Descrição: Essa pesquisa configura-se como desdobramento de um projeto anterior intitulado Crianças na Paisagem: estratégias de apropriação, produção e reconfiguração do espaço . Esse tinha por objetivo compreender as relações que as crianças estabelecem com os espaços a partir de suas interações culturais, sejam com seus pares ou com o mundo adulto. Esse projeto trabalhava assim, nas relações das crianças com os demais sujeitos de suas vidas cotidianas, mas tendo como foco central as dimensões do espaço geográfico (espaço concebido, vivido e percebido) e em suas categorias de análise: paisagem, território e lugar, numa área que temos nomeado de Geografia da Infância. Nas observações percebeu-se a constante capacidade de transformação da lógica espacial, bem como o estabelecimento de lugares e territórios. Os estreitos liames entre essas duas dimensões geográficas nos remeteu a observá-las de forma conjunta: para as crianças a prática espacial é uma prática de lugar-território, já que apreendem o espaço em suas escalas vivenciais, a partir de seus pares, do mundo adulto, da sociedade em que se inserem. Pode-se observar, assim, que há momentos em que as crianças subvertem, há momentos em que interpretam, reproduzem o espaço e seus objetos, e há momentos de criação, de invenção, transformando-os, reorganizando os princípios da forma, função, localização, organização, representação e outros, a partir de suas ações. Porém as observações nos permitiram revelar uma vivência espacial muito significativa para as crianças: em suas interações espaciais está presente a fala como forma de perceber e apropriar-se do espaço, sobretudo quando esse era um espaço novo, desconhecido. Tais dados nos levaram a seguinte afirmação: se a apropriação do espaço é uma dinâmica sensório-motora, onde a ação está sempre presente, a fala também se mostrou um elemento importante nessa condição.
    • Nome do projeto: Currículo e Formação de Professores da Educação Infantil em Itaboraí-RJ (2013 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , LOPES, Jader Janer Moreira .
      Descrição: Formação de professores da Educação do Município de Itaboraí.
    • Nome do projeto: Crianças na Paisagem: estratégias de apropriação, produção e re-configuração do espaço. (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , LOPES, Jader Janer Moreira .
      Descrição: Descrição: Esse projeto tem por objetivo central buscar compreender as ações e estratégias das crianças na produção, sistematização e organização do espaço e na sua re-configuração como territórios e lugares, na composição de suas culturas de infância. Aproxima-se assim, dos estudos mais contemporâneos sobre as crianças, que as vêm como sujeitos ativos, espacialmente e temporalmente localizados e afasta-se da perspectiva de infância, que coloca as crianças como meros receptores das ações que constituem seus entornos.
    • Nome do projeto: Crianças na paisagem: espaços desconhecidos (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , LOPES, Jader Janer Moreira .
      Descrição: Descrição: A pesquisa compõe a terceira etapa da pesquisa Crianças na Paisagem sendo também desdobramento de trabalhos anteriores. O projeto incorpora ao título o tema Espaços Desconhecidos com o propósito de desvelar a vivencia das crianças nos espaços novos, até então não experienciados por elas. Esse novo olhar decorre dos dados de campo recolhidos até o momento, onde foram revelados lógicas próprias e ainda desconhecidas de ser e estar no mundo, muito evidenciadas quando se tratava de espaços novos. O pressuposto é de que nos processos espaciais as crianças utilizam vivências ainda não apreciadas pelos adultos ou pelo menos não nomeadas nos tradicionais léxicos ou taxionomia de experiências espaciais existentes, sendo formas que escapam aos olhares interpretativos dos adultos. Essas inferências, ainda primárias, inauguram uma nova etapa de pesquisa e consolidam o projeto, cujo propósito central é compreender como as crianças vivenciam esses contextos espaciais novos e desconhecidos, e quais são as suas formas de vivencia, representação e nomeação do espaço presentes no seu cotidiano e ainda desconhecidos dos adultos.
    • Nome do projeto: Vivências sócio-espaciais de crianças: autorias e lógicas infantis (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , LOPES, Jader Janer Moreira .
      Descrição: A Geografia da Infância, enquanto um dos campos de pesquisa e conhecimento, assume que as crianças nascem em paisagens pré-existentes, vivenciam territórios, lugares e outras dimensões espaciais que são expressões do espaço geográfico. A Geografia da Infância busca, assim, compreender as crianças e suas infâncias, tendo como ponto de partida essas espacialidades e as configurações que dela emanam, entre as quais destacamos a paisagem, o território e o lugar, entre outros. Em anos de pesquisa foi possível acumular uma grande produção dos dados de campo (desenhos, representações, notas e observações de campo, gravações áudios-visuais e outras) que fazem parte do acervo do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância GRUPEGI/CNPq) e nos permitiu reconhecer alguns princípios presentes na vivência espacial das crianças. Essas pesquisas acabaram gerando produtos diversos (livros, artigos nacionais e internacionais, participação em eventos, organização de seminários e colóquios, teses, dissertações, monografias de graduação, entre outros) e o estabelecimento de uma rede de parcerias entre o GRUPEGI com grupos brasileiros e do exterior, com inserções diferenciadas em nossos trabalhos. Nessa perspectiva o GRUPEGI/CNPq em trabalho com outros grupos re-afirmam seu compromisso conjunto na busca de desenvolver ações e gerar produções que possam contribuir com a continuidade dos estudos, elegendo as vivências sócio-espaciais das crianças como tema de nossas pesquisas. A sistematização de trabalho tem como tópico central as lógicas e autorias infantis, buscando conhecer quais redes espaciais, topológicas fazem partes de seus cotidianos e como esses locais são por elas vividos e representados cartograficamente? Nosso desejo é, na busca de continuidade das pesquisas já desenvolvidas, compreender como as crianças pequenas se envolvem com os elementos da cultura espacial. Interessam-nos as formas geneticamente embrionárias dos processos de vivência dos elementos espaciais, a gênese da criação e da atividade autoral, que a nosso ver explica a formação das estruturas superiores de criação e autoria. Nossa hipótese é a de que as crianças mobilizam essas funções em condições de coemergência no social, em grupos que funcionam como proto-nós, em vivências nas situações que se tornam as bases internalizadas das capacidades mais tarde individualizadas. O problema é, portanto, investigar como, nas situações sociais no nosso caso, também, as situações escolares as crianças revelam essas vivências coletivas e que elementos nelas circulam e interferem .
    • Nome do projeto: A produção cartográfica como ato ético-estético: Cartografias Vivenciais Geracionais (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. .
      Descrição: A pesquisa tem caráter inédito por investigar os lugares de infância pela ótica de quem os vivenciou, considerando as diferenças geracionais. Dessa maneira, poderemos acessar como os espaços foram pensados, organizados, apreendidos e interpretados para e pelas crianças historicamente. Além disso, contribui para a consolidação de uma metodologia de pesquisa que abre novas possibilidades na investigação com crianças e sobre as infâncias. Espera-se, portanto, uma importante colaboração para o campo de estudos da infância, ao investigar o espaço geográfico como elemento constituinte da educação e desenvolvimento humanos. Além disso, entendemos que os resultados desta investigação possam trazer um impacto importante, especialmente para o trabalho da Geografia Escolar trabalhada com as crianças na Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental. De modo especial, visa preencher uma importante lacuna na formação inicial e continuada de professores, tanto da Pedagogia quanto da Geografia. Este projeto tem como objetivo principal compreender como os diferentes lugares foram vivenciados pelas crianças em Juiz de Fora/MG nas últimas décadas. Como objetivo específico, pretende produzir o primeiro Atlas Digital dos Lugares da Infância em Juiz de Fora/MG.
    • Nome do projeto: ESPACIALIZAÇÃO DA VIDA E GEOGRAFIA ESCOLAR (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , RODRIGUES, A. S. R. , DIAS, M. J. P. O. , CAMPOS, L. R. .
      Descrição: Formação continuada de professores
    • Nome do projeto: POR UMA GEOGRAFIA ESCOLAR INCLUSIVA: LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS HUMANAS DO C. A. JOÃO XXIII/UFJF (2023 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , CERQUEIRA, I. M. C. F. .
    • Nome do projeto: LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS HUMANAS DO C. A. JOÃO XXIII/UFJF - OFICINAS DIDÁTICAS DE GEOGRAFIA (2023 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. , MELLO, A. J. M. , GREGORIO JUNIOR, A. A. .
    • COSTA, Bruno Muniz Figueiredo. . Reflexões sobre a prática docente. 2022 - Palestra
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Juiz de Fora
        Título: A Paisagem: Uma Proposta Didática Para o Ensino de Georgafia
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 2022
    • Governo do Estado de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade Federal de Juiz de Fora:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Professor Ed. Básica, Técnica e Tecnológica
    • Prefeitura Municipal de São João Nepomuceno/MG:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2010 ).
    • SESI - Departamento Regional de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
    • Centro de Educação e Desenvolvimento Integrado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2006 ).
    • Colégio São João Nepomuceno:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • REV. TRIANGULO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • REV. TRIANGULO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Estudos Geográficos (UNESP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Sobre Tudo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Universidade Federal de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).
    • Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).