Não autenticado |

Rita de Cássia Gomes

    • Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo. É professora da carreira de magistério superior no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa, atuando na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas: ensino da língua francesa, didática de línguas estrangeiras modernas e formação de professores.

       

      Links:    

    • GOMES, R. C. ; COSTA, H. B. A. . A formação de professores para o ensino da Produção oral em Língua estrangeira: reflexões teórico-metodológicas e propostas pedagógicas para a modalidade remota ARTEFACTUM (RIO DE JANEIRO) , v. 01 , p. 1 - 10 , 2021. ISSN: 19843852.
    • GOMES, R. C. . Da teoria à prática da interação em sala de aula de FLE- uma proposta de formação docente CAMINHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 25 , p. 223 - 246 , 2021. ISSN: 21768625.
    • Dantas-Longhi, S.M. ; GOMES, R. C. . Expériences et défis : formation initiale et continue de professeurs de français dans deux écoles d?application de la Zona da Mata Mineira Revista Letras Raras , v. 9 , p. 63 - 86 , 2020. ISSN: 23172347.
    • Dantas-Longhi, S.M. ; GOMES, R. C. . Experiências e desafios: formação inicial e continuada de professores de francês em duas escolas de aplicação da Zona da Mata Mineira Revista Letras Raras , v. 9 , p. 63 - 86 , 2020. ISSN: 23172347.
    • GOMES, R. C. . Atividades de Ensino e Interação entre pares: favorecendo o desenvolvimento de competências discursivas em LE REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE) , v. Especial , p. 567 - 586 , 2020. ISSN: 21761485.
    • GOMES, R. C. . Interação Verbal e Aprendizagem: Estratégias de Ensino em Sala de aula de FLE GLÁUKS ONLINE , v. 17 , p. 97 - 113 , 2018. ISSN: 23187131.
    • GOMES, R. C. . As Representações do Sujeito-Aprendiz e a Leitura em Francês Língua Estrangeira GLAUKS (UFV) , v. 15 , p. 135 - 149 , 2015. ISSN: 14159015.
    • GOMES, R. C. ; MASSARO, P. R. . Interactions Verbales: Analyse d?échanges effectués entre débutants en FLE Revista Letras Raras , v. 6 , p. 59 - 81 , 2015. ISSN: 23172347.
    • GOMES, R. C. . Língua Francesa: atual e necessária EXTENSÃO EM FOCO (CURITIBA) , v. 2 , p. 143 - 151 , 2008. ISSN: 19824432.
    • Kelli-Siviero, Evanize ; Reis, Thalita ; Santhana Silva, Paola ; Marques, Emiliana Maria Diniz ; Oliveira, I. C. ; GOMES, R. C. . Metodologias interativas e formação de professores:diferentes perspectivas e repercussões na prática profissional em variadas áreas. Metodologias ativas no ensino de Francês Língua Estrangeira (FLE): formando professores no Projeto de Extensão CELIF, v. , p. 127 - 158, 2017.
    • GOMES, R. C. . La co-construction du discours en début d'apprentissage: une expérience en salle de classe de FLE. XXCBPF - Unis dans la diversité: Le français langue frontière, v. , p. 57 - 67, 2017.
    • GOMES, R. C. . Theoretical deepening x application of the elaborated work x return on the practice: a proposal of continuous formation. In: IV CICA- Colóquio Internacinal de Clínica da Atividade , 2019 , Bragança Paulista. Colóquio Internacinal de Clínica da Atividade. : , 2019. p. 44 - 44.
    • GOMES, R. C. . Aprofundamento teórico x aplicação do trabalho elaborado x retorno sobre a prática: uma proposta de formação continuada. In: IV CICA (Colóquio Internacional da Clínica da Atividade) , 2019 , Bragança Paulista. IV CICA (Colóquio Internacional da Clínica da Atividade). : , 2019.
    • GOMES, R. C. . STRATÉGIES D?ENSEIGNEMENT ET PRODUCTION ORALE EN FLE : FAVORISER L?INTERACTION ENTRE PAIRS EN DÉBUT D?APPRENTISSAGE. In: XXII Congresso Brasileiro dos Professores de francês , 2019 , Brasília. Le Français en action: variation et création. : , 2019.
    • GOMES, R. C. . Estratégias de ensino e produção oral em FLE: relato de experiência. In: X Encontro de Pesquisas do Francês , 2018 , São Paulo. X Encontro de Pesquisas do Francês. : , 2018.
    • GOMES, R. C. . L?importance de l?interaction entre pairs pour le développement de compétences discursives en langue étrangère. In: XVIIe Journée de Formation et IIe Rencontres en Français , 2018 , São Paulo. « Apprentissage de la langue et réflexion langagière/linguistique : quelles perspectives à l?ère de la perspective actionnelle ? ». : , 2018.
    • GOMES, R. C. . TEORIA X APLICAÇÃO X RETORNO SOBRE A PRÁTICA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO METARREFLEXIVA. In: IV JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários , 2019 , Viçosa. Humanidades sobrevivendo em tempos de crise. : , 2019. p. 41 - 41.
    • GOMES, R. C. . Estratégias de ensino e produção oral: favorecendo a interação entre pares em nível inicial de FLE. In: XI Encontro de Pesquisas do Francês , 2019 , São Paulo. XI Encontro de Pesquisas do Francês. São Paulo : Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da FFLCH-USP, 2019. p. 22 - 23.
    • GOMES, R. C. . Interação verbal e aprendizagem: estratégias de ensino em sala de aula de FLE. In: IX Encontro de Pesquisas do Francês , 2017 , São Paulo. IX Encontro de Pesquisas do Francês. : , 2017.
    • GOMES, R. C. . Interação verbal e aprendizagem: estratégias de ensino em sala de aula de FLE. In: II Jornada de Estudos Linguísticos e Literários-descortinando as fronteiras da linguagem , 2017 , Viçosa. II Jornada de Estudos Linguísticos e Literários-descortinando as fronteiras da linguagem. : , 2017.
    • GOMES, R. C. ; Pereira e Mucci, S.B. . Embaixadores Universitários da França na UFV. In: II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH/USP , 2016 , São Paulo. II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH/USP: Centro de Línguas e Profissionais de Letras: Competências em Línguas e culturas para a internacionalização das universidades. : , 2016. p. 73 - 73.
    • GOMES, R. C. . Un regard sur la pratique enseignante d'étudiants en formation universitaire. In: V Congresso Nacional de Professores de Francês do Uruguai , 2015 , Montevidéu. V Congreso de Profesores de Francés del Uruguai. : , 2015. p. 17 - .
    • Neves da Silva, B. ; Pereira e Mucci, S.B. ; GOMES, R. C. . L'apprentissage interactif du FLe: une expérience au niveau A1. In: XX Congresso Brasileiro de Professores de Francês , 2015 , Macapá. Unis dans la diversité: le français langue frontière. : , 2015. p. 215 - 215.
    • Pedro Fonseca, W. ; GOMES, R. C. . La reconnaissance et la place des interjections dans la classe de FLE: une analyse de la méthode Nouveau Rond Point I. In: XX Congresso Brasileiro de Professores de Francês , 2015 , Macapá. Unis dans la diversité: le français langue frontière. : , 2015. p. 212 - 212.
    • GOMES, R. C. . La co-construction du discours en début d'apprentissage: une expérience en classe de FLE. In: XX Congresso Brasileiro de Professores de Francês , 2015 , Macapá. Unis dans la diversité: le français langue frontière. : , 2015. p. 60 - 60.
    • OLIVEIRA, L. M. ; ROCHEBOIS, C. B. ; GOMES, R. C. . O Ensino da Língua Francesa em cursos pré-vestibular da comunidade carente de Viçosa. In: XVI Simpósio de Iniciação Científica, VI Simpósio-Mostra Científica da Pós-Graduação e IV Simpósio de Extensão Universitária , 2007 , Viçosa. Anais-XVI Simpósio de Iniciação Científica, VI Simpós-Mostra Científica da Pós-Graduação e IV Simpósio de Extensão Universitária. : , 2007.
    • GOMES, R. C. . A Língua Francesa na UFV: Por que ensinar?. In: IV Encontro sobre Pesquisa na Graduação em Francês , 2006 , São Paulo - SP. Caderno de Resumos - IV Encontro Pesquisa e Graduação em Francês (GIEF). : , 2006.
    • GOMES, R. C. . O Ensino da Língua Francesa e suas contribuições: uma discussão sobre o plurilingüismo. In: IX Semana de Letras- As letras e seu ensino , 2006 , Ouro Preto/Mariana - MG. Caderno de Resumos - IX Semana de Letras - UFOP - As letras e seu ensino. : , 2006.
    • GOMES, R. C. . O papel das línguas estrangeiras no Brasil: Panorama histórico. In: VI Congresso de Letras , 2007 , Caratinga - MG. Anais - VI Congresso de Letras. : , 2007.
    • GOMES, R. C. . La langue Française à l'UFV: les facteurs qui motivent son apprentissage. In: XVIe Congrès Brésilien des professeurs de français , 2007 , João Pessoa - PB. Actes - XVIe Congrès Brésilien des professeurs de français. João Pessoa - PB : UFPB, 2007. p. 214 - 219.
    • GOMES, R. C. . Da problemática do oral ao agir de uma professora de francês: formação pela reflexão na ação, sobre a ação e pós-ação na concepção, implementação e avaliação de atividades didáticas para o favorecimento da interação simétrica. : , 2021 (Tese de doutorado)
    • GOMES, R. C. . REFLEXÃO-NA-AÇÃO, SOBRE A AÇÃO E PÓS-AÇÃO: DA PROBLEMÁTICA DO ORAL EM SALA DE AULA A UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2021 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . O agir de uma professora de língua francesa ao longo de um percurso formativo marcado por ações e reflexões: da problemática do oral em sala de aula a uma experiência de formação docente. 2021 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . O método da autoconfrontação e o uso de tecnologias na pesquisa em formação de professores. 2021 (Conferência)
    • GOMES, R. C. . Reflexão pela ação e pós-ação: a voz de uma professora de língua francesa ao longo de um percurso de formação continuada. 2020 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . Favoriser la production orale en classe: un parcours de formation d?enseignants marqué par la réflexion sur sa propre action. 2020 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . Stratégies d'Enseignement et production orale en FLE: favoriser l'interaction entre pairs en début d'apprentissage. 2019 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . Estratégias de ensino e produção oral: favorecendo a interação entre pares em nível inicial de FLE. 2019 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . Aprofundamento teórico x aplicação do trabalho elaborado x retorno sobre a prática: uma proposta de formação continuada. 2019 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . Teoria x aplicação x retorno sobre a prática: uma proposta de formação metarreflexivaTeoria x aplicação x retorno sobre a prática: uma proposta de formação metarreflexiva. 2019 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . Aprofundamento teórico/elaboração x aplicação x retorno sobre a prática: uma proposta de formação continuada. 2019 (Conferência)
    • GOMES, R. C. . Le cinéma francophone en perspective. 2017 (Outra)
    • GOMES, R. C. . La Loire et ses châteaux: une petite promenade dans cette région de rêves. 2018 (Outra)
    • GOMES, R. C. . Interação verbal e aprendizagem: estratégias de ensino em sala de aula de FLE. 2017 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . Interação verbal e aprendizagem: estratégias de ensino em sala de aula de FLE. 2017 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . Favorecendo a produção oral no início da aprendizagem: estratégias de ensino e formação docente. 2018 (Conferência)
    • GOMES, R. C. . O Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas - uma análise sobre sua aplicabilidade no ensino. 2018 (Conferência)
    • GOMES, R. C. . Metodologia de pesquisa em linguística aplicada: possibilidades e perspectivas. 2018 (Conferência)
    • GOMES, R. C. . A formação do professor de Língua Francesa: experiências vividas em escolas de nível fundamental. 2016 (Comunicacao)
    • Pereira e Mucci, S.B. ; GOMES, R. C. . O desenvolvimento da competência de compreensão oral em sala de aula de FLE. 2016 (Simposio)
    • Neves da Silva, B. ; GOMES, R. C. . A aprendizagem colaborativa por meio de atividades interativas em sala de aula de FLE. 2016 (Simposio)
    • Abranches-Xavier, R. ; GOMES, R. C. . A produção escrita em FLE: intervenção pedagógica e análise de erros. 2016 (Simposio)
    • GOMES, R. C. . Estágio Supervisionado em Língua Francesa I e II. 2016 (Seminário)
    • GOMES, R. C. . Un regard sur la pratique enseignante d'étudiants en formation universitaire: comment faire parler les élèves?. 2015 (Congresso)
    • GOMES, R. C. . L'apprentissage interactif du FLE: une experiénce au niveau A1 (Orientadora).. 2015 (Congresso)
    • GOMES, R. C. . PRELIN: laboratoire de formation de futurs enseignants (Orientadora). 2015 (Congresso)
    • GOMES, R. C. . La reconnaissance et la place des interjections dans la classe de FLE: une analyse de la méthode Nouveau RondPoint 1 (Orientadora). 2015 (Congresso)
    • GOMES, R. C. . La co-construction du discours en début d'apprentissage: une expérience en classe de FLE. 2015 (Congresso)
    • GOMES, R. C. . Propostas interacionistas e aquisição de línguas estrangeiras: uma experiência em sala de aula de FLE. 2015 (Seminário)
    • GOMES, R. C. . Parlons en français! Les genres oraux en classe de langue! (Oficina). 2014 (Outra)
    • GOMES, R. C. . Abordagens interacionistas e ensino de línguas estrangeiras: aspectos teóricos e práticos (Minicurso). 2014 (Outra)
    • GOMES, R. C. . Interações verbais: analisando práticas centradas na espontaneidade e na soluação de problemas em nível inicial de FLE. 2012 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . La co-production orale au niveau A1. 2013 (Outra)
    • GOMES, R. C. . O ensino de língua francesa e suas contribuições: uma discussão sobre o plurilinguismo. 2006 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . Le français au Magreb. 2007 (Outra)
    • GOMES, R. C. ; Oliveira, E. C. . Connaissance de la culture francophone. 2007 (Simposio)
    • GOMES, R. C. ; MASSARO, P. R. . A produção oral no nível A1: propostas didáticas e análise dos turnos de fala dos aprendizes. 2011 (Simposio)
    • GOMES, R. C. ; MASSARO, P. R. . La production orale au niveau A1: propositions didactiques et analyse des tours de parole des apprenants. 2011 (Congresso)
    • GOMES, R. C. . L?évolution du concept de compétence de communication dans l?enseignement/apprentissage du FLE.. 2009 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . Experiência no Curso de Formação para Professores no Cavilam (Vichy). 2006 (Outra)
    • GOMES, R. C. . A Língua Francesa na UFV: Por que ensinar?. 2006 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . O papel das línguas estrangeiras no Brasil: Panorama histórico. 2007 (Comunicacao)
    • GOMES, R. C. . La langue Française à l'UFV: les facteurs qui motivent son apprentissage. 2007 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 2
    • GOMES, R. C. ; Barbosa da Silva, D. ; Silva, E.C. . Reflexão pela ação e pós-ação: a voz de uma professora de língua francesa ao longo de um percurso de formação continuada. 2020 digital
    • GOMES, R. C. ; Navé, E. ; Rocha, D. . Favoriser la production orale en classe: un parcours de formation d?enseignants marqué par la réflexion sur sa propre action.. 2020 digital
    • ROCHEBOIS, C. B. ; GOMES, R. C. ; ARAUJO, G. C. . Atelier Grammaire. 2007 (Curso de Extensão em Língua Francesa - Departamento de Letras)
    • ROCHEBOIS, C. B. ; GOMES, R. C. ; Oliveira, E. C. ; ARAUJO, G. C. . Festival de Cinema Francês. 2007 (Curso de Extensão em Língua Francesa - Departamento de Letras)
    • GOMES, R. C. ; Oliveira, E. C. . Première Semaine de la Francophonie. 2008 (Curso de Extensão em Língua Francesa- Departamento de Letras)
    • GOMES, R. C. . Cours de Culture Française. 2008 (Curso de Extensão em Língua Francesa (Celif))
    • GOMES, R. C. ; Dantas-Longhi, S.M. . Semana da Francofonia. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . I Semana da Francofonia. 2008 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível Intermediário. 2008 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 6. 2008 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 5. 2008 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 4. 2008 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 3. 2008 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 2. 2008 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 1. 2008 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 4 Extensivo. 2014 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 4 Intensivo. 2014 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 3 Extensivo. 2014 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 2 Extensivo. 2014 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 2 Intensivo. 2014 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 1 Extensivo. 2014 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 1 Intensivo. 2014 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 1 Férias - Extensivo. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 3 Extensivo. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 3 Intensivo. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 2 Extensivo. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 2 Intensivo. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 1 Extensivo. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . Curso de Extensão em Língua Francesa - Nível 1 Intensivo. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . A França na África e no Benim, em particular.. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . Un matin avec le français. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . Festa da Música. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . Rendez-vous Francophone. 2015 ()
    • GOMES, R. C. ; CARVALHO, D. . Parlez UFV. 2015 (Universidade Federal de Viçosa)
    • GOMES, R. C. . Semana da Francofonia. 2016 (Universidade Federal de Viçosa)
    • GOMES, R. C. ; Pereira e Mucci, S.B. . Jornada Cultural em Francês. 2016 (Universidade Federal de Viçosa)
    • GOMES, R. C. . Journée Francophone. 2017 (Universidade Federal de Viçosa)
    • GOMES, R. C. ; Pereira e Mucci, S.B. . Café littéraire. 2017 (Departamento de Letras-UFV)
    • GOMES, R. C. . Ateliê de La Lorraine. 2015 ()
    • GOMES, R. C. . A interação entre pares: estratégias de ensino visando a favorecer a produção oral em níveis iniciantes. 2018 (Curso de Extensão em Língua Inglesa: Departamento de Letras da UFV)
    • GOMES, R. C. . Formação continuada para professores de francês. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • GOMES, R. C. . A interação entre pares: estratégias de ensino visando a favorecer a produção oral em níveis iniciantes. 2018 (Curso de Extensão em Língua Inglesa: Departamento de Letras da UFV)
    • GOMES, R. C. . L?interaction entre pairs: stratégies d?enseignement pour favoriser la production orale en début d?apprentissage. 2018 (Curso de Extensão em Língua Francesa do Departamento de Letras da UFV)
    • GOMES, R. C. ; COSTA, H. B. A. . Formação continuada para professores de francês. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • GOMES, R. C. ; COSTA, H. B. A. . Curso de formação de professores: Vamos falar de oralidade e ensino de línguas?. 2020 (Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • GOMES, R. C. ; COSTA, H. B. A. . Curso de formação de professores: Vamos falar de oralidade e ensino de línguas?. 2020 (Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • GOMES, R. C. . Atelier Passé-composé. 2009 (Curso de Extensão em Língua Francesa)
    • GOMES, R. C. . Língua Francesa Módulo I. 2012 (Universidade São Judas Tadeu)
    • GOMES, R. C. . Atelier Grammaire. 2007 (Curso de Extensão em Língua Francesa)
    • GOMES, R. C. . Abordagens interacionistas e ensino de línguas estrangeiras: aspectos teóricos e práticos. 2014 (Departamento de Letras)
    • GOMES, R. C. . Atelier passé composé. 2010 (Curso de Extensão em Lingua Francesa)
    • GOMES, R. C. ; COSTA, H. B. A. . Relatório de qualificação com vistas à obtenção do título de doutor. 2019
    • GOMES, R. C. ; MASSARO, P. R. . Da possibilidade de produção oral em nível 1: o papel das atividades interativas. 2009
    • Nome do projeto: O ensino de Língua Francesa em cursos pré-vestibular da comunidade carente de Viçosa (2006 - 2006
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GOMES, R. C. .
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa e extensão de autoria da Prof. Dra. Christianne Benatti Rochebois cujo objetivo é o ensino de francês para a comunidade carente. Participei da equipe de monitores-estagiários nos meses de janeiro a novembro de 2006.
    • Nome do projeto: A produção escrita em FLE: intervenção pedagógica e análise de erros (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, R. C. , Abranches-Xavier, R. .
    • Nome do projeto: Aprendizagem colaborativa por meio de atividades interativas em FLE (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, R. C. , Neves da Silva, B. .
    • Nome do projeto: O desenvolvimento da competência de compreensão oral em sala de aula de FLE (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, R. C. , Pereira e Mucci, S.B. .
    • Nome do projeto: Curso de Extensão em Língua Francesa (2014 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GOMES, R. C. , Pedro Fonseca, W. , Neves da Silva, B. , Pereira e Mucci, S.B. , Santana, V. V. , Souza Luchi, Sissa , Casimiro, C.C. , Camargo, A. , Rodrigues de Oliveira, L. , Masala, M. .
      Descrição: O objetivo do projeto foi o de proporcionar aos graduandos em Letras e Secretariado Executivo um espaço de aperfeiçoamento prático. Os estudantes de Letras eram responsáveis por ministrar aulas de língua francesa à comunidade acadêmica e viçosense, sob minha orientação, e os estudantes do curso de Secretariado ficavam encarregados da parte administrativa do curso.
    • Nome do projeto: Curso de Extensão em Língua Francesa - CELIF (2014 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GOMES, R. C. .
      Descrição: O curso está vinculado ao Departamento de letras da UFV e tem como objetivo a formação de novos professores de francês. Além da experiência em sala de aula, o estagiário tem a possibilidade de discutir sobre aspectos práticos e teóricos da atividade docente em reunião semanal com a professora coordenadora e com o grupo de aprendizes
    • Nome do projeto: Estratégias de ensino e produção oral: favorecendo a interação entre pares em nível inicial de FLE (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, R. C. , COSTA, H. B. A. .
      Descrição: Trata-se do projeto de pesquisa em nível de doutorado, iniciado em agosto de 2017 no Programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da FFLCH-USP. O projeto é financiado pelo CNPQ desde agosto de 2018.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Viçosa
        Título: A Língua Francesa na UFV: Por que ensinar?
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Universidade Federal de Viçosa:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Aliança Francesa de Viçosa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de Língua Francesa
    • Pré-Vestibular Êxitus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de Língua Francesa
    • Curso Gama Vestibulares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Professora de Língua Francesa
    • Colégio Cener:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Colégio Àgora:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Colégio Semear:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Ministrou aulas de Língua Francesa para os alunos da quinta série do Ensino Fundamental e do segundo ano do Ensino Médio da referida instituição.
        Outras informações: Professora de Língua Francesa
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Monitora nos Cursos Extracurriculares
    • Poliglota Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de Língua Francesa
    • Centro de Idiomas XI de agosto:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de Língua Francesa
    • Curso de Extensão em Língua Francesa- Departamento de Letras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Monitora Estagiária de Língua Francesa
    • Fundação Vunesp:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Correção On-line das provas de redação do SARESP 2013.
        Outras informações: Corretor de Redações de Língua Portuguesa
    • Glauks (UFV):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).