Não autenticado |

Lucinei Paes de Lima

    • Doutoranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP, é mestra em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2016) e possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2008) Tem pesquisas na área de Ciências Humanas, com ênfase em estudos rurais, sindicalismo e sociologia do trabalho.

       

      Links:    

    • FISCHMANN, A. A. ; ANTUNES, A. M. ; MONTEIRO, A. V. V. M. ; Silva, Antônio Jacó da ; AULICINO, A. L. ; BITTENCOURT, C. ; KOBAYASHI, C. M. O. ; PRADO, D. B. ; SCHNEIDER, E. R. ; Mendes, Enir Sebastião ; MARQUES, F. M. R. ; SILVA, F. Q. ; do Prado, Hércules Antonio ; TRABUCO, I. ; TREVISAM NETO, J. A. ; COSTA, J. A. V. ; PAES DE LIMA, Lucinei ; Restier, Maria Inês Costa ; ABRANTES, Maria Luiza Marques de ; ZATI, M. S. ; COSTA, Neuseli ; MARTINS, Renata ; Goldstajn, Roberto ; PEREIRA, Rubens C. ; SILVA, Sheila Serafim da ; CARNEVALLI, S. S. A. ; FRANCA, T. J. F. . DESENVOLVIMENTO BRASIL 2035: o país que queremos. Curitiba : EDITORA CRV, 2020 . 600p. ISBN: 9786586087161.
    • AULICINO, A. L ; PETRONI, L. M. ; LIMA, Lucinei Paes de . Processo Prospectivo Regional Município Ribeirão Branco - SP. 2012 (Elaboracao_de_projeto)
    • LIMA, Lucinei Paes de . O modo de vida camponês: uma análise sobre o conceito e as transformações ocorridas no campesinato.. 2014 (Seminário)
  • Programa de Rádio ou TV: 1
    • LIMA, Lucinei Paes de . Modo de vida camponês ainda resiste entre pequenos agricultores. 2017 Jornal da USP
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Centro Universitário Fundação Santo André
        Título: Não consta
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Prefeitura Municipal de Ribeirão Branco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2009 - 2012 ).
        Outras informações: A Secretaria Municipal de Gestão - SG tem como finalidade formular e gerir as políticas de temas comuns a todas as Secretarias, Subprefeituras e demais órgãos da Prefeitura de São Paulo, de acordo com a Lei nº 17.068, de 19 de fevereiro de 2019, e Decreto nº 57.775, de 6 de julho de 2017. Para cada um dos temas, há uma área da SG responsável: Bens e Serviços - COBES; Capacitação do Servidor - EMASP; Desenvolvimento Institucional - COGEDI; Gestão de Pessoas - COGEP, CGEGOV e IPREM; Gestão Documental - CGDOC; Negociação Permanente com entidades representativas de servidores - ART; Parcerias com Terceiro Setor - COPATS; Saúde do Servidor - COGESS.
        Outras informações: Secretária de Administração
    • Central Única dos Trabalhadores:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2009 ).
        Outras informações: De 2000- 2003- diretora executiva de Imprensa e Divulgação De 2004-2006- Diretora de Imprensa e Divulgação De 2007-2009- Diretora de Políticas Sociais Desde 1984 construindo a história dos trabalhadores A CUT São Paulo nasceu em um dos períodos mais marcantes da história da política brasileira. Fundada em 29 de abril de 1984, no Sindicato dos Químicos de São Paulo, naquela época o Brasil exigia o fim do regime militar e conclamava toda a sociedade pela realização da Campanha ?Diretas Já?. Ao lado dos movimentos sociais, populares, estudantis, partidos de esquerda e dos sindicatos filiados, a CUT/SP atuou firmemente lutando pelo avanço da democracia e redefinição dos rumos da política do País. A CUT/SP foi a primeira estadual fundada no país, depois da CUT Nacional, que foi fundada em 28 de agosto de 1983. A estratégia de criar as estaduais teve o objetivo de disseminar as políticas cutistas nos 27 Estados, visando organizar a classe trabalhadora. No decorrer desses anos, as mobilizações da CUT/SP foram intensas e sempre se pautaram pelos princípios da autonomia e independência em relação ao governo, partidos políticos e patrões, defendendo de forma intransigente os direitos da classe trabalhadora. Hoje, a CUT Estadual tem 17 Subsedes e mais de 300 sindicatos filiados ligados aos setores público, privado, campo e cidade. Possui 973 mil associados e representa aproximadamente 2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o Estado de São Paulo
        Outras informações: Diretora Executiva
    • Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Projeto Caprichando a Morada prevê a construção, reforma ou ampliação de moradias no meio rural e engloba uma série de ações junto aos agricultores familiares beneficiários dos programas de habitação. Através do Caprichando a Morada, a Cooperhaf já construiu e reformou em 12 estados brasileiros cerca de 20 mil moradias e outras 12 mil estão em andamento. O Caprichando a Morada tem por objetivo: ? Assessorar, planejar, construir e reformar habitações no meio rural, buscando a melhoria na qualidade de vida das famílias; ? Efetuar os planos e projetos para melhoria das habitações dos (as) Agricultores (as) Familiares; ? Assessorar e Intermediar a compra de materiais de construção, fiscalização e implementação de projetos; ? Fomentar o associativismo, através da construção das casas em mutirões da Agricultura Familiar pela habitação; ? Incentivar processos de formação e capacitação dos (as) agricultores (as) familiares, buscando alternativas para permanência do (a) agricultor (a) no campo; ? Ser um instrumento de apoio ao acesso dos (as) agricultores (as) as políticas de habitação rural. O acompanhamento pela Cooperhaf é feito até um mês após a obra concluída. Para isso, temos uma rede de colaboradores locais, cedidos pelos sindicatos locais, que são capacitados periodicamente para a operacionalização dos programas.
        Outras informações: Coordenadora Estadual de São Paulo
    • Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) é um organismo internacional, fundando em 1942, especializado em agricultura e bem estar rural vinculado à Organização dos Estados Americanos (OEA). O principal objetivo do IICA é a realização de uma agricultura competitiva, sustentável e inclusiva para as Américas.
        Outras informações: Consultoria
    • Informações Econômicas (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Natureza das colaborações A revista Informações Econômicas, de periodicidade bimestral, editada pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), destina-se à publicação de artigos inéditos, análises e informações estatísticas efetuados na Instituição. Aceita colaborações externas de artigos abordando temas no campo geral da Economia Agrícola
    • Escola Sindical 7 de outubro:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2018 ).
        Outras informações: A Escola Sindical 7 de Outubro é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 29 de agosto de 1987. Seu nome é uma homenagem aos operários mortos e feridos, na repressão a uma greve dos trabalhadores da USIMINAS, no Vale do Aço, no dia 7 de Outubro de 1963. Esse ?Massacre de Ipatinga? foi um dos episódios do período de arbítrio e repressão, que durante 20 anos marcou a vida política e cultural da população brasileira. Sendo uma das unidades da rede nacional de formação da CUT, a Escola Sindical 7 de Outubro é responsável pela formação dos dirigentes sindicais dos estados do Espirito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e tem conseguido desenvolver um fecundo processo de intercâmbio com universidades e outro centros de pesquisa no Brasil e no exterior, tornando-se uma referência na elaboração e socialização de conhecimentos sobre os mundos do trabalho, urbano e rural, sobre a formação dos trabalhadores e sobre os desafios encontrados na ação e na organização sindical. A Escola Sindical nasceu, originalmente, para responder à necessidade dos movimentos populares e sindical de prepararem lideranças para enfrentar os desafios da nova conjuntura que a derrocada do modelo militar de desenvolvimento e a redemocratização da sociedade brasileira representava. Traz consigo também a marca da cooperação e da solidariedade na luta dos trabalhadores tanto no Brasil como em outros países. São trabalhadores que ao longo desses anos, se serviram da Escola como espaço físico e político para, através do intercâmbio de experiências, reforçar os laços da cooperação solidária, apontando para a necessidade de fazer acontecer supranacionalmente as lutas pela igualdade de oportunidades e de direitos. Ao longo de seus 25 anos, a Escola Sindical 7 de Outubro se tornou um espaço de encontro de trabalhadores do Brasil e do mundo, contribuindo com formação dos trabalhadores, homens e mulheres, indivíduos e cidadãos, desenvolvendo suas potencialidades e reafirmando seu projeto de democ
        Outras informações: Assessora Política
    • Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ribeirão Branco:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 2009 ).
        Outras informações: Dirigente Executiva
    • Central ünica dos Trabalhadores:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2022 ).
        Outras informações: Assessora
    • Agricultora Familiar:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Produção de alimentos no bairro Rural do Rio Apiaí, município de Ribeirão Branco -SP. A Agricultura Familiar é a principal responsável pela produção dos alimentos que são disponibilizados para o consumo da população brasileira. É constituída por trabalhadores/as do campo, das florestas e das águas e utilizam a mão de obra da sua família. O setor se destaca pela produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, olerícolas, feijão, arroz, suínos, aves, fruticulturas e hortaliças. São trabalhadores/as que possuem uma relação efetiva com a terra, onde tem o seu local de moradia e de trabalho. Se destacam pela diversidade de itens produzidos na sua unidade familiar, produzem para o seu sustento e destinam a sua produção ao mercado, para geração da renda familiar.
        Outras informações: Sim