Não autenticado |

Leina Claudia Viana Jucá

    • Licenciada em Letras (Língua Inglesa e suas literaturas) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição e Doutora em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora no Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), onde trabalha com formação inicial de professores de Língua Inglesa (LI), realiza pesquisa na área de ensino e aprendizagem de LI e nas áreas dos multiletramentos, com ênfase em letramento crítico, aplicados à formação inicial e continuada de professores e ao ensino de LI na graduação e na educação básica. Seus interesses de pesquisa incluem, ainda, questões relacionadas à agência, profissionalismo, cidadania e ética docente e da implicação dessas questões para o (re)posicionamento social, histórico, profissional e político do professor. Ainda na UFOP, é fundadora do Grupo de Estudos sobre Aprendizagem da Docência (GEAD, inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq), que reúne licenciandos e professores de línguas em serviço (Inglês, Italiano, Português). Integra, ainda, o grupo de pesquisa Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia (USP), o Núcleo de Estudos Críticos em Linguagens, Educação e Sociedade (UFF) e é membro-fundadora do Núcleo de Estudos Críticos sobre Letramentos, Linguagens e Educação - NECLLE (UFMG), todos igualmente inscritos no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Na área de formação continuada, foi, por um longo período, colaboradora do projeto Educação Continuada em Línguas Estrangeiras (EDUCONLE), da Faculdade de Letras da UFMG. É coautora de livros didáticos para o ensino de inglês, tendo tido duas coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2012 e 2015.

       

      Links:    

    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . New high up: teacher's book: workbook. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2017 . 496p. ISBN: 9788551100288.
    • DIAS, R. ; JUCA, Leina ; FARIA, R. . New high up: student's book: workbook. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2017 . 376p. ISBN: 9788551100271.
    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . High up 3: teacher's book. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2013 . 240p. ISBN: 9788574189130.
    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . High up 3: student's book. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2013 . 208p. ISBN: 9788574189109.
    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . High up 3: manual do professor. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2016 . 250p. ISBN: 9788551100042.
    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . High up 3: livro do aluno. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2016 . 208p. ISBN: 9788551100035.
    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . High up 2: teacher's book. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2013 . 240p. ISBN: 9788574189123.
    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . High up 2: student's book. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2013 . 208p. ISBN: 9788574189093.
    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . High up 2: manual do professor. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2016 . 240p. ISBN: 9788551100028.
    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . High up 2: livro do aluno. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2016 . 240p. ISBN: 9788551100011.
    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . High up 1: teacher's book. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2013 . 240p. ISBN: 9788574189116.
    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . High up 1: student's book. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2013 . 208p. ISBN: 9788574189086.
    • DIAS, R. ; JUCÁ, LEINA ; FARIA, R. . High up 1: manual do professor. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2016 . 216p. ISBN: 9788551100004.
    • DIAS, R. ; FARIA, R. ; JUCA, Leina . High up 1: livro do aluno. São Paulo : Macmillan do Brasil, 2016 . 216p. ISBN: 9788574189994.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . Inglês : 2o. ano : ensino fundamental 1 : livro l. Belo Horizonte : PROJECTA MELHOR ESCOLA, 2012 . 80p. ISBN: 9788579980732.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . Inglês : 3o. ano : ensino fundamental 1 : livro l. Belo Horizonte : PROJECTA MELHOR ESCOLA, 2012 . 66p. ISBN: 9788579980749.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . Inglês : 4o. ano : ensino fundamental 1 : livro l. Belo Horizonte : PROJECTA MELHOR ESCOLA, 2012 . 66p. ISBN: 9788579980756.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . Inglês : 5o. ano : ensino fundamental 1 : livro l. Belo Horizonte : PROJECTA MELHOR ESCOLA, 2012 . 84p. ISBN: 9788579980763.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . Inglês 2. ano: ensino fundamental 1: livro 2. Belo Horizonte : PROJECTA MELHOR ESCOLA, 2012 . 56p. ISBN: 9788579981272.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . Inglês 3. ano: ensino fundamental 1: livro 2. Belo Horizonte : PROJECTA MELHOR ESCOLA, 2012 . 64p. ISBN: 9788579981289.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . Inglês 4. ano: ensino fundamental 1: livro 2. Belo Horizonte : PROJECTA MELHOR ESCOLA, 2012 . 66p. ISBN: 9788579981296.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . Inglês 5. ano: ensino fundamental 1: livro 2. Belo Horizonte : PROJECTA MELHOR ESCOLA, 2012 . 62p. ISBN: 9788579981302.
    • JUCA, Leina ; OLIVEIRA, V. ; FARIA, R. . Inglês: 6. ano 222. São Paulo : Leya, 2012 . 144p. ISBN: 9788565386845.
    • JUCA, Leina ; OLIVEIRA, V. ; FARIA, R. . Inglês: 6. ano (professor). São Paulo : Leya, 2012 . 192p. ISBN: 9788565386852.
    • JUCA, Leina ; OLIVEIRA, V. ; FARIA, R. . Inglês: 7. ano. São Paulo : Leya, 2012 . 144p. ISBN: 9788565386869.
    • JUCA, Leina ; OLIVEIRA, V. ; FARIA, R. . Inglês: 7. ano (professor). São Paulo : Leya, 2012 . 192p. ISBN: 9788565386876.
    • JUCA, Leina ; OLIVEIRA, V. ; FARIA, R. . Inglês: 8. ano. São Paulo : Leya, 2012 . 160p. ISBN: 9788565386883.
    • JUCA, Leina ; OLIVEIRA, V. ; FARIA, R. . Inglês: 8. ano (professor). São Paulo : Leya, 2012 . 208p. ISBN: 9788565386890.
    • JUCA, Leina ; OLIVEIRA, V. ; FARIA, R. . Inglês: 9. ano. São Paulo : Leya, 2012 . 160p. ISBN: 9788565386906.
    • JUCA, Leina ; OLIVEIRA, V. ; FARIA, R. . Inglês: 9. ano (professor) 222. São Paulo : Leya, 2012 . 208p. ISBN: 9788565386913.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . INGLÊS: 5. ANO. Belo Horizonte : Editora Educacional, 2009 . 124p. ISBN: 9788579320781.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . INGLÊS: 4. ANO. Belo Horizonte : Editora Educacional, 2009 . 124p. ISBN: 9788579320774.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . INGLÊS: 3. ANO. Belo Horizonte : Editora Educacional, 2009 . 124p. ISBN: 9788579320767.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . INGLÊS: 2. ANO. Belo Horizonte : Editora Educacional, 2009 . 124p. ISBN: 9788579320750.
    • JUCA, Leina ; ULISSES, A. . INGLÊS: 1. ANO. São Paulo : MACMILLAN DO BRASIL EDIT.COM., 2009 . 124p. ISBN: 9788579320743.
    • JUCA, Leina ; DIAS, R. ; FARIA, R. . Prime - Teacher's Guide. São Paulo : MACMILLAN DO BRASIL EDIT.COM., 2009 . 236p. ISBN: 9788574187266.
    • JUCA, Leina ; DIAS, R. ; FARIA, R. . Prime - Teacher's Guide. São Paulo : MACMILLAN DO BRASIL EDIT.COM., 2009 . 236p. ISBN: 9788574187259.
    • JUCA, Leina ; DIAS, R. ; FARIA, R. . Prime - Teacher's Guide. São Paulo : MACMILLAN DO BRASIL EDIT.COM., 2009 . 236p. ISBN: 9788574187242.
    • JUCA, Leina ; DIAS, R. ; FARIA, R. . Prime - Teacher's Guide. São Paulo : MACMILLAN DO BRASIL EDIT.COM., 2009 . 528p. ISBN: 9788574187235.
    • JUCA, Leina ; DIAS, R. ; FARIA, R. . Prime. São Paulo : MACMILLAN DO BRASIL EDIT.COM., 2009 . 204p. ISBN: 9788574187228.
    • JUCA, Leina ; DIAS, R. ; FARIA, R. . Prime. São Paulo : MACMILLAN DO BRASIL EDIT.COM., 2009 . 204p. ISBN: 9788574187211.
    • JUCA, Leina ; DIAS, R. ; FARIA, R. . Prime. São Paulo : MACMILLAN DO BRASIL EDIT.COM., 2009 . 204p. ISBN: 9788574187204.
    • JUCA, Leina ; DIAS, R. ; FARIA, R. . Prime: Inglês para o Ensino Médio. SÃO PAULO : MACMILLAN DO BRASIL EDIT.COM., 2009 . 480p. ISBN: 9788574187198.
    • JUCA, Leina ; DIAS, R. ; FARIA, R. . Aprender a ler: metodologia para estudos autônomos. Belo Horizonte : UFMG, 2007 . 160p. ISBN: 9788570416193.
    • ULISSES, A. ; JUCA, Leina . Inglês: Ensino Fundamental 4. Belo Horizonte : Projecta Educacional, 2010 . p. ISBN: 9788562964527.
    • ULISSES, A. ; JUCA, Leina . Inglês: Ensino Fundamental 3. Belo Horizonte : Projecta Educacional, 2010 . p. ISBN: 9788562964510.
    • ULISSES, A. ; JUCA, Leina . Inglês: Ensino Fundamental 2. Belo Horizonte : Projecta Educacional, 2010 . p. ISBN: 9788562964817.
    • ULISSES, A. ; JUCA, Leina . Inglês: Ensino Fundamental 1. Belo Horizonte : Projecta Educacional, 2010 . p. ISBN: 9788562964800.
    • DIAS, R. ; JUCA, Leina ; FARIA, R. . Prime 3 - Inglês para o Ensino Médio (livro do professor) + CD. São Paulo : Macmillan, 2009 . 236p. ISBN: 9788574187471.
    • DIAS, R. ; JUCA, Leina ; FARIA, R. . Prime 3 - Inglês para o Ensino Médio (livro do aluno) + CD. São Paulo : Macmillan, 2009 . 204p. ISBN: 9788574187440.
    • DIAS, R. ; JUCA, Leina ; FARIA, R. . Prime 2 - Inglês para o Ensino Médio (livro do professor) + CD. São Paulo : Macmillan, 2009 . 236p. ISBN: 9788574187464.
    • DIAS, R. ; JUCA, Leina ; FARIA, R. . Prime 2 - Inglês para o Ensino Médio (livro do aluno) + CD. São Paulo : Macmillan, 2009 . 204p. ISBN: 9788574187433.
    • DIAS, R. ; JUCA, Leina ; FARIA, R. . Prime 1 - Inglês para o Ensino Médio (livro do aluno) + CD. São Paulo : Macmillan, 2009 . 204p. ISBN: 9788574187426.
    • DIAS, R. ; JUCA, Leina ; FARIA, R. . Prime 1: inglês para o ensino médio(livro do professor) + CD. São Paulo : Macmillan, 2009 . 236p. ISBN: 9788574187457.
    • MATTOS, ANDREA MACHADO DE ALMEIDA ; JUCÁ, LEINA ; JORGE, MÍRIAM LÚCIA DOS SANTOS . FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFESSORES: POR UM ENSINO DE LÍNGUAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEL / Critical teacher education: on socially responsible language teaching Pensares em revista , v. 15 , p. 64 - 91 , 2019. ISSN: 23172215.
    • JORDÃO, C. M. ; JUCA, Leina ; TAKAKI, N. . Zooming in and out com professors de inglês. Formação docente em língua inglesa, v. 1, p. 55 - 77, 2019.
    • JUCÁ, LEINA ; LEITE, D. ; RAMALHO, G. ; PAOLUCCI NETO, O. . Experiências de professores para a aprendizagem da docência : ensinar-aprender. Educação continuada: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão, v. 1, p. 241 - 260, 2013.
    • JUCÁ, LEINA . Estágio Supervisionado de Língua Ibglesa: construindo caminhos alternativos para a formação de professores. Letramentos em prática na formação inicial de professores de inglês, v. 1, p. 107 - 134, 2018.
    • JUCA, Leina ; JUCÁ, L. (Leina Cláudia Viana Jucá) . Responsabilidades Sociais da Linguística Aplicada na Formação de Professores de Língua Inglesa no Contexto Brasileiro: Traçando novos rumos. A Linguística Aplicada no Brasil: Rumos e passagens, v. 01, p. 233 - , 2016.
    • JUCÁ, L. (Leina Cláudia Viana Jucá) ; JUCA, Leina . Ensinando inglês na escola regular: a escolha dos caminhos a seguir depende de onde se quer chegar. Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas, v. 47, p. 99 - 120, 2016.
    • JUCA, Leina ; FUKUMOTO, Alessandra ; ROCHA, Andreia . O LETRAMENTO CRÍTICO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-CIDADÃO: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA E DA POSIÇÃO DOCENTES . Revista X , Universidade Federal do Paraná , 01 ago. 2011.
    • JUCA, Leina ; KEYS, K. J. . Will this book work for me? . ELT News and Views , , 17 jun. 1999.
    • FERRAZ, D. M. ; JUCÁ, LEINA ; MATTOS, A. M. A. ; WINDLE, J. A. . Comunicação Coordenada - Educação, Ensino de Língua Inglesa e os Desafios da Práxis. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI , 2012 , Florianópolis. Language and Literature in the Age of Technology - Caderno de Resumos. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2012. p. 90 - 92.
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCÁ, LEINA ; JORGE, M. L. S. ; AZEVEDO, A. M. T. ; OLIVEIRA, A. L. A. M. ; MACIEL, R. F. . Symposium - Brazilian Policies for Critical Language Education: local needs, global concerns and transdisciplinary views.. In: AAAL 2012 - American Association for Applied Linguistics , 2012 , MArietta. Interdisciplinarity. Marietta : American Association of Applied Linguistics, 2012. p. 76 - 76.
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCÁ, LEINA . Workshop: Repensando o Ensino de Inglês na Educação Básica: atividades para o desenvolvimento da criticidade e da cidadania do aprendiz.. In: III Conferência Internacional Brasil-Canadá: Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Literaturas , 2013 , Campo Grande. Caderno de Resumos e Programação. : Universidade Estadual do Mato Grosso, 2013. p. 04 - 04.
    • SOUZA, M. A. A. ; MATTOS, A. M. A. ; JUCÁ, LEINA ; BARBOSA, N. . Simpósio: Diferentes Perspectivas sobre a Formação do Professor de Línguas Estrangeiras: multiletramentos, globalização e trabalho colaborativo. In: IV CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2013 , Brasília. Livro de Resumos. Brasília : Universidade de Brasília, 2013. p. 344 - 345.
    • FERNANDES, A. C. ; MATTOS, A. M. A. ; FESTINO, C. G. ; JUCÁ, LEINA ; OLIVEIRA, L. F. . Debate Temático - Expansão Interpretativa: perspectivas femininas.. In: IV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia , 2019 , São Paulo. Os Estudos de Letramentos e o Contexto Brasileiro: expandindo interpretações.. São Paulo : USP, 2019. p. 17 - 18.
    • MATTOS, A. M. A. ; OLIVEIRA, A. L. A. M. ; JUCA, Leina ; SOUZA, R. Q. . Políticas Linguísticas e Formação de Professores: Cidadania, Representações Sociais e Propostas de Transformação. In: III CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores , 2010 , Taubaté. III CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores. : , 2010. p. 26 - 29.
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, Leina ; EVANGELISTA, H. ; JORGE, M. L. S. . Narrative Research for Critical Issues in Brazil: where we've been, what we're aiming at. In: Narrative Matters 2010 , 2010 , Fredericton - Canada. Narrative Matters 2010. : , 2010. p. 183 - 184.
    • MATTOS, A. M. A. ; VALÉRIO, K. M. ; JORGE, M. L. S. ; JUCA, Leina ; DUBOC, A. P. . Desafios e Possibilidades no Ensino de LE na Escola Regular e na Formação de Professores: novas perspectivas teóricas e práticas. In: IX CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio de Janeiro. IX CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. : , 2011. p. 44 - 44.
    • JORGE, M. L. S. ; MATTOS, A. M. A. ; JUCA, Leina ; NEVES, M. S. . Olhares Críticos sobre o Ensino/Aprendizagem de Inglês e a Formação do Professor de Língua Estrangeira. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI , 2009 , São José do Rio Preto. II Congresso Internacional da ABRAPUI. : , 2009. p. 67 - 70.
    • SILVA, S. R. E. ; JUCA, Leina ; EVANGELISTA, H. . A Formação e a Atuação Profissionais: definindo a identidade do professor de inglês. In: II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2008 , Rio de Janeiro. II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. : , 2008. p. 161 - 163.
    • SILVA, S. R. E. ; SANTOS, A. ; FERREIRA JR., T. M. ; JUCA, Leina ; EVANGELISTA, H. ; SOL, Vanderlice dos Santos Andrade . Múltiplos olhares sobre a formação do professor de inglês e seu desempenho profissional na sala de aula.. In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês , 2007 , Belo Horizonte. I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês. : , 2007. p. 68 - 70.
    • SILVA, S. R. E. ; JUCA, Leina ; SOL, Vanderlice dos Santos Andrade . Fatores geradores de mudanças na prática pedagógica de professores de inglês. In: I Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2006 , Florianópolis. I Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. : , 2006. p. 151 - 152.
    • JUCA, Leina . A (des)construção da relação formador-professor durante um programa de formação continuada: conflitos e implicações.. In: II Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas , 2008 , Rio de Janeiro. II Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas. : , 2008. p. 133 - 134.
    • MELLO, Heliana Ribeiro ; MATTOS, A. M. A. ; JUCA, Leina ; SILVA, S. R. E. . Reflexões de Formadores de Professores sobre o seu Desenvolvimento através do Processo de Formação Continuada.. In: II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2008 , Rio de Janeiro. II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas. : , 2008. p. 132 - 134.
    • JUCA, Leina . Perspectivas docentes no ensino de língua inglesa na escola pública: em busca de práticas transformadoras. In: III CLAFPL - Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2010 , Taubaté - SP. Taubaté: Editora Cultura. : , 2010.
    • JUCA, Leina . Novas Perspectivas para o Ensino de Língua Inglesa na Escola Regular: Em Foco, a Formação Inicial do Professor de LE. In: IX CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio de Janeiro. Linguística Aplicada e Sociedade: Caderno de Resumos. : , 2011.
    • JUCA, Leina . Professor ou Instrutor? Profissão ou ?bico?? Quem é e o que faz o teacher das escolas de idiomas?. In: II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2008 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. : , 2008.
    • JUCA, Leina . Observando para Aprender: olhares sobre uma sala de aula do ensino médio. In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês , 2007 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos. : , 2007.
    • JUCA, Leina . A prática de uma professora do ensino fundamental da rede pública: observações e influências. In: IX Semana de Letras - UFOP , 2006 , Mariana. Caderno de Resumos. : , 2006.
    • JUCA, Leina . Prática Informada: Necessária e Possível. In: I Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2006 , Florianópolis. Caderno de Resumos. : , 2006.
    • JUCA, Leina . Ensino Comunicativo de língua estrangeira: estabelecendo critérios de análise e classificação de atividades do livro didático. In: II SEMANA DE EVENTOS DA FALE; I CONGRESSO DA APLIEMGE; XIII SEMANA DE ESTUDOS ANGLO-GERMÂNICOS , 1995 , Belo Horizonte. Cadernos de Pesquisa NAPq: FALE/UFMG. : , 1995.
    • JUCA, Leina . Ou você nada ou morre afogado: as contribuições da linguística aplicada e o papel da universidade na formação do professor de língua estrangeira. In: I Memorial do ICHS - Nossa História com todas as Letras , 2004 , Mariana. Cadernos de Resumos: Linguística Aplicada: Contribuições para o Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira e para Tradução. Ouro Preto : UFOP, 2004. p. 33 - 33.
    • JUCA, Leina . Avaliador dos Trabalhos do I Encontro de Estágio de Licenciatura: Escola e Universidade, realizado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP. 2010 (Parecer)
    • JUCA, Leina . Comissão Científica do II Encontro Memorial do ICHS - Nossas Letras na História da Educação. 2009 (Parecer)
  • Apresentações de Trabalho: 40
    • JUCÁ, LEINA . Para que serve outra(s) língua(s)?. 2019 (Conferência)
    • JUCA, Leina . Das Salas de Aula para um Mundo Transnacional: formando professores-cidadãos para a promoção de justiça social. 2013 (Outra)
    • JUCA, Leina . Formação de Professores de Línguas, Cidadania e Justiça Social: para o que se educa quando se educa para a inclusão?. 2013 (Comunicacao)
    • JUCA, Leina ; LANDIN, D. . The Education of Brazilian Teachers of English as an Additional Language: Challenges and Possibilities for Social Mobility. 2014 (Comunicacao)
    • JUCA, Leina . A auto-reflexão crítica como uma proposta para o desafio de tornar-se formador de professores de línguas em contexto brasileiro. 2014 (Outra)
    • JUCA, Leina . EFL Pre-Service Teacher Education: Educational Possibilities for a New Citizen in a New World. 2012 (Congresso)
    • JUCA, Leina . Brazilian Policies for Critical Language Education: local needs, global concerns and transdisiplinary. 2012 (Congresso)
    • JUCA, Leina . Que metodologias são identificadas no ensino de línguas (estrangeiras/adicionais e materna, já que alguns trabalham com LM) nas escolas da regiões investigadas?. 2012 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. ; JORGE, M. L. S. ; JUCA, Leina ; COSTA, E. G. M. . Novos Letramentos e Ensino de Língua Estrangeira / New Literacies and Foreign Language Teaching. 2011 (Outra)
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, Leina . Desenvolvendo e Analisando Materiais Didáticos para o Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras. 2010 (Outra)
    • OLIVEIRA, A. L. A. M. ; MATTOS, A. M. A. ; JUCA, Leina . Looking at the world through different eyes: a study with teachers in pre-service education based on multicultural on-line interactions. 2010 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, Leina ; OLIVEIRA, A. L. A. M. ; SOUZA, R. Q. . Políticas Linguísticas e Formação de Professores: Cidadania, Representações Sociais e Propostas de Transformação. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, S. R. E. ; JUCA, Leina ; EVANGELISTA, H. . A Formação e a Atuação Profissionais: definindo a identidade do professor de inglês. 2008 (Comunicacao)
    • MELLO, Heliana Ribeiro ; MATTOS, A. M. A. ; JUCA, Leina ; SILVA, S. R. E. . Reflexões de Formadores de Professores sobre o seu Desenvolvimento através do Processo de Formação Continuada. 2008 (Comunicacao)
    • SILVA, S. R. E. ; SANTOS, A. ; FERREIRA JR., T. M. ; JUCA, Leina ; EVANGELISTA, H. ; SOL, Vanderlice dos Santos Andrade . Múltiplos olhares sobre a formação do professor de inglês e seu desempenho profissional na sala de aula. 2007 (Comunicacao)
    • SILVA, S. R. E. ; JUCA, Leina ; SOL, Vanderlice dos Santos Andrade . Fatores geradores de mudanças na prática pedagógica de professores de inglês. 2006 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, Leina . Reflexões Críticas sobre Educação: velhas questões, diferentes espaços, novas possibilidades. 2009 (Outra)
    • JORGE, M. L. S. ; JUCA, Leina . Perspectivas Críticas de Educação pela Língua Estrangeira: dimensões políticas, ideológicas e práticas. 2009 (Simposio)
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, Leina ; NEVES, M. S. ; JORGE, M. L. S. . Olhares Críticos sobre o Ensino/Aprendizagem de Inglês e a Formação do Professor de Língua Estrangeira. 2009 (Simposio)
    • JORGE, M. L. S. ; JUCA, Leina . Aprendizagem da Docência: quem ensina quem?. 2010 (Outra)
    • JUCA, Leina . Cidadania e (Re)Conhecimento Profissional: o empoderamento do professor de língua em formação inicial sob a perspectiva do letramento crítico. 2011 (Comunicacao)
    • JUCA, Leina . A Formação Inicial de Professores sob a Perspectiva do Letramento Crítico: (re)conhecendo a profissão docente. 2011 (Comunicacao)
    • JUCA, Leina . Cidadania e (Re)Conhecimento Profissional: o empoderamento do professor de língua em formação inicial. 2011 (Comunicacao)
    • JUCA, Leina . Ensino-aprendizagem de Línguas e Cidadania. 2011 (Outra)
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, Leina . Repensando Conceitos e Práticas no Ensino de Inglês a partir da Perspectiva do Letramento Crítico. 2011 (Outra)
    • MATTOS, A. M. A. ; VALÉRIO, K. M. ; JUCA, Leina ; DUBOC, A. P. . Desafios e Possibilidades no Ensino de LE na Escola Regular e na Formação de Professores: Novas Perspectivas Teóricas e Práticas. 2011 (Comunicacao)
    • JUCA, Leina . Perspectivas docentes no ensino de língua inglesa na escola pública: em busca de práticas transformadoras. 2010 (Comunicacao)
    • JUCA, Leina . A prática de uma professora do ensino fundamental da rede pública: observações e influências. 2006 (Comunicacao)
    • JUCA, Leina . Perspectivas para o Ensino de Língua Inglesa na Escola Regular: Em Foco, a Formação Inicial do Professor de LE. 2011 (Comunicacao)
    • JUCA, Leina . Aspectos Críticos na Formação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira: a questão das crenças e da auto-estima do professor. 2009 (Comunicacao)
    • JUCA, Leina . Learn by doing: teaching teachers to teach CBI. 2009 (Comunicacao)
    • JUCA, Leina . Professor ou instrutor? Profissão ou bico? Quem é e o que faz o teacher das escolas de idiomas?. 2008 (Congresso)
    • JUCA, Leina . A (des)construção da relação formador-professor durante um programa de de formação continuada : conflitos e implicações. 2008 (Congresso)
    • JUCA, Leina ; PEREIRA, A. A. ; SANTOS, M. L. F. . O papel do ensino de línguas na formação de indivíduos para um novo mundo. 2011 (Seminário)
    • JUCA, Leina . (Re) Conhecimento profissional: o empoderamento do professor de língua em formação inicial sob a perspectiva do letramento crítico. 2011 (Outra)
    • JUCA, Leina . Exploring Foreign Language Teacher Education in Breazilian Public Schools: Some ideas for intervention. 2010 (Outra)
    • JUCA, Leina . A conscientização do aluno do ensino fundamental da rede pública a respeito da língua inglesa: uma tentativa de motivação. 2005 (Outra)
    • JUCA, Leina . Prática informada: necessária e possível. 2006 (Congresso)
    • JUCA, Leina . Observando para aprender: olhares sobre uma sala de aula do ensino médio. 2007 (Comunicacao)
    • MATTOS, A. M. A. ; JUCA, Leina ; EVANGELISTA, H. ; JORGE, M. L. S. . Narrative Research fo Critical Issues in Brazil: Where we've been, what we're aiming at. 2010 (Outra)
    • JUCA, Leina . Class Observation or Class Evaluation?. 2006 (Rede MAI English)
    • JUCA, Leina . Reflection on Action - Mini-curso para coordenadores. 2005 (Rede MAI English)
    • JUCA, Leina . Process Writing - Mini-curso. 2005 (Rede MAI English)
    • JUCA, Leina . Festival das Línguas. 2004 (Extensão Universitária UFOP)
    • JUCA, Leina . MAI Writing Competition. 2005 (Rede MAI English)
    • JUCA, Leina . MAI Writing Campaign. 2005 (Rede MAI English)
    • JUCA, Leina . Bringing Literature to Life. 2005 (Rede MAI English)
    • JUCA, Leina . Teacher or Educator; Who Am I? - In Service Teacher Education Prgram (Programa de Formação Continuada de Professores da Rede MAI English). 2005 (Rede MAI English)
    • JUCA, Leina . Professional English Teacher: What does it mean? - In Service Teacher Education Program (Programa de Formação Continuada de Professores da Rede MAI English. 2006 (Rede MAI English)
    • MUNIZ, Kassandra ; BARBOZA, Andressa ; JUCA, Leina . Encontros de Formação para a Diversidade na Educação. 2011 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • BARBOZA, Andressa ; JUCA, Leina ; SOTO, Eva Ucy ; MUNIZ, Kassandra ; HANDAM, Juliana . II Encontro de Estágio de Licenciatura: Escola e Universidade. 2011 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • JUCA, Leina . VIII Congresso da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira. 2009 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • JUCA, Leina . Comissão Organizadora do Encontro Internacional sobre Novos Letramentos: Globalização e Ensino. 2012 (Faculdade de Letras/UFMG)
    • MOR, W. M. M. ; SOUZA, L. M. T. M. ; JUCA, Leina ; MARTINEZ, J. Z. ; OLIVEIRA, A. K. ; LANDIN, D. . 2º Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • MONTE MOR, W. M. ; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. ; JUCA, Leina ; MARTINEZ, J. Z. ; OLIVEIRA, A. K. . 5th International Conference on Multicultural Discourses. 2016 (Universidade de Sao Paulo, Brazil; Hangzhou Normal University, China; Zhejiang University, China)
    • SOUZA, L. M. T. M. ; MOR, W. M. M. ; JUCA, Leina . III Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia - Ciclo II: Práticas de Letramentos na Formação de Profesores de Línguas. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • FERRAZ, D. M. ; JUCÁ, LEINA ; LANDIN, D. ; NASCIMENTO, A. K. ; MATTOS, A. M. A. ; ELUF, C. ; COTRIM, A. . IV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia ? Os estudos de letramentos e o contexto brasileiro: expandindo interpretações. Evento em homenagem a professora Dr. Walkyria Monte Mór.. 2019 (USP)
    • JUCÁ, LEINA ; SILVA, S. R. E. ; SILVA, S. R. E. ; SOL, Vanderlice dos Santos Andrade . I JELI: Primeira Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2018 (UFOP)
    • JUCA, Leina . MAI Pre-Service Teacher Education Program (Programa de Seleção e Formação Pré-Serviço de Professores para a Rede MAI English). 2005 (Rede MAI English)
    • JUCA, Leina ; MATTOS, A. M. A. . Desenvolvendo e analisando materiais didático para o ensino crítico de línguas estrangeiras. 2010 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • OLIVEIRA, R., A. ; JUCA, Leina . Planejamento de aula: necessidades e possibilidades. 2008 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • JUCA, Leina . Atividades comunicativas no processo de ensino/aprendizagem de língua ingles. 2006 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • JUCA, Leina . Reflection on action. 2005 (Rede MAI English)
    • JUCA, Leina . Process Writing. 2005 (Rede MAI English)
    • JUCA, Leina . Profession: English Teacher - What does it mean?. 2006 (Rede MAI English)
    • JUCA, Leina . A prática reflexiva na sala de aula de língua estrangeira. 2004 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • JUCA, Leina . Técnicas de ensino da escrita em língua inglesa. 2004 (Universidade Federal de Ouro Preto)
    • JUCA, Leina . Class observation or class evaluation. 2006 (Rede MAI English)
    • Nome do projeto: Letramentos e Ensino de Línguas: Formando Professores para a Justiça Social (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JUCA, Leina , MATTOS, A. M. A. , JORGE, M. L. S. , SARTORI, A. .
      Descrição: Este projeto procura discutir os usos e aplicações dos letramentos como prática social (STREET, 1984) no processo de ensino/aprendizagem de línguas e na formação de professores de línguas no Brasil. Para esse fim, o projeto baseia-se no conceito de letramentos transnacionais (BRYDON, 2010; 2013a e b), e nas teorias de novos letramentos e letramento crítico. Esse conjunto de conceitos e teorias, como será discutido, tem potencial para promover a reflexão crítica sobre questões de justiça social, proporcionando um espaço para possíveis novos modelos e práticas para um ensino crítico de línguas (HAWKINS, 2011a). O principal objetivo é contribuir para a discussão sobre as necessidades e possibilidades de implementação de uma abordagem crítica para o ensino de línguas, com ênfase em letramentos transnacionais, letramento crítico e educação crítica para a cidadania.
    • Nome do projeto: Formação de Professores e Ensino Crítico de Línguas Estrangeiras nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JUCA, Leina , OLIVEIRA, A. L. A. M. , MATTOS, A. M. A. , JORGE, M. L. S. .
    • Nome do projeto: Atividades interdisciplinares para o ensino de língua inglesa: elaboração e aplicação. (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JUCA, Leina , Lima, S. .
      Descrição: Esta pesquisa resultou das dificuldades encontradas por professores no que diz respeito ao ensino de língua inglesa para pessoas na primeira fase da adolescência (13 e 14 anos de idade). Objetivando-se encontrar meios que pudessem contribuir para minimizar as dificuldades enfrentadas por professores em seu dia-a-dia na sala de aula, este projeto pretendeu viabilizar a elaboração e aplicação de atividades interdisciplinares para o ensino de língua inglesa para adolescentes e investigar vantagens e desvantagens da utilização dessas atividades para o público proposto; possíveis influências que a utilização de tais atividades pudesse exercer sobre o trabalho do professor e sua relação com os alunos; possíveis influências que a utilização de tais atividades pudesse exercer sobre a relação e as dificuldades dos alunos no que diz respeito à aprendizagem da língua. As atividades foram baseadas nos conteúdos de diferentes disciplinas (matemática, ciências, geografia, etc.) pertencentes ao currículo da escola regular (alunos de 13 e 14 anos estão idealmente cursando o 8º e 9º anos do ensino fundamental). Para a realização desta pesquisa foram levantadas hipóteses dos possíveis resultados da utilização de atividades desse tipo para o ensino de inglês no contexto anteriormente mencionado: contribuir para o desenvolvimento de um trabalho colaborativo entre docentes de diferentes disciplinas; contribuir para a reavaliação e eventual reformulação das concepções de língua e de ensino de língua adotadas pelo professor; trazer à luz as competências e conhecimentos que o professor precisaria ter e / ou desenvolver para elaborar e incorporar essas e outras atividades à sua prática pedagógica. Além disso, objetivou-se discutir também se e como a utilização de tais atividades poderia ou não contribuir para promover a aprendizagem da língua, despertar o interesse do aprendiz e provocar a reflexão, por parte do aprendiz, acerca dos objetivos do ensino-aprendizagem de LI na escola de educa
    • Nome do projeto: Ensino Crítico de Línguas na Escola: reflexões sobre a prática e a formação docentes (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JUCA, Leina .
      Descrição: Este projeto é parte do projeto ?Formação de professores nas teorias de novos letramentos e multiletramentos: o ensino crítico de línguas estrangeiras na escola?, coordenado pela Profa. Dra. Walkyria Monte Mór e pelo Prof. Dr. Lynn Mario Trindade Menezes de Souza, que tem núcleo sede na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP) e vários núcleos parceiros no Brasil. O núcleo parceiro de Minas Gerais (UFOP, UFMG e UFSJ) pretende envolver vários pesquisadores de diferentes universidades da região de Belo Horizonte e cidades próximas que estejam interessados em pesquisar a formação do professor de língua estrangeira com base nas teorias de novos letramentos e multiletramentos, e dentro da proposta do Projeto Nacional do núcleo sede. O Projeto Nacional objetiva o estreitamento de estudos entre a universidade e a educação básica, focalizando o ensino de línguas estrangeiras na escola pública, principalmente o inglês, visando a contribuir para a mobilidade social da comunidade alvo. Uma primeira etapa do projeto tem por objetivo investigar como o ensino da língua inglesa vem sendo realizado nas escolas locais dos núcleos parceiros e avaliar a adequação desse ensino para o local em questão. Posteriormente, numa segunda etapa, o projeto prevê a colaboração entre os pesquisadores dos núcleos parceiros e os participantes da comunidade alvo na reconstrução contínua de planos de ação que contemplem as necessidades locais avaliadas na primeira etapa, tendo por base os estudos sobre novos letramentos e multiletramentos. O projeto nacional tem como premissa que ?a reconstrução desses planos pode reverter em ações para a formação continuada de professores e decorrente melhoria nos índices de desenvolvimento da educação básica nas regiões focalizadas pelo trabalho proposto? (MONTE MÓR; MENEZES DE SOUZA, 2009).
    • Nome do projeto: Ensino crítico de línguas na escola: reflexões sobre a prática e a formação docente. (2011 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JUCA, Leina , FUKUMOTO, Alessandra , ROCHA, Andreia , SANTOS, M. L. F. , TEODORO, R. , NAKAGAWA, C. , GUIMARAES, J. L. , WINDLE, J. A. .
      Descrição: Considerando a crescente e rápida transformação global, se torna cada vez mais urgente e necessária a formação de professores s que sejam capazes de compreender essas mudanças, tanto local quanto globalmente, de se posicionar criticamente em relação a elas e de fazer propostas de interferência capazes de promover mudanças sociais que culminem em crescente qualidade de vida para todos.
    • Nome do projeto: Grupo de estudos sobre a aprendizagem da docência (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: JUCA, Leina .
    • Nome do projeto: Formação Profissional, Crítica e Cidadã no Curso de Letras: Ressignificando o ensino de língua inglesa e a aprendizagem da docência na graduação (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JUCA, Leina .
    • Nome do projeto: Elaboração e Utilização de Atividades para o Ensino de Língua Inglesa Baseado em Conteúdos Escolares: uma tentativa de interdisciplinaridade (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JUCA, Leina , PEZZUTI, V. .
      Descrição: O projeto de pesquisa Elaboração e utilização de atividades para o ensino de língua inglesa baseado em conteúdos escolares: uma tentativa de interdisciplinaridade foi desenvolvido em virtude do ensino de inglês como língua estrangeira (doravante LE) em escolas de educação básica na atualidade e das dificuldades encontradas pelos professores de LE no ensino fundamental no que diz respeito à realidade educacional na qual estão inseridos. Através de um estudo da história dos métodos e abordagens de ensino de LE, e com base na abordagem baseada em conteúdo (Content-based Instruction), investigamos a viabilidade de elaborar atividades comunicativas que pudessem ser utilizadas em sala de aula a fim de amenizar as dificuldades encontradas pelos professores em termos de metodologia de ensino. Tais atividades foram desenvolvidas baseadas nos conteúdos escolares já presentes no currículo do próprio ensino fundamental (Ciências, Matemática, Geografia, etc.), de forma que as atividades comunicativas propostas pudessem ter um cunho interdisciplinar. O método utilizado incluiu leituras e discussões acerca da bibliografia selecionada, seleção de uma turma de inglês para crianças de um curso de extensão de uma universidade pública federal, observação de aulas, aplicação das atividades elaboradas, entrevista com a professora (informante da pesquisa) Os resultados mostraram que atividades comunicativas para o ensino de língua inglesa, baseadas em conteúdos escolares de prévio conhecimento do aluno servem de motivação para o aprendizado da íngua por parte dos alunos, envolvendo-os, inclusive, no uso da língua para comunicação em sala de aula. Além favorecer o uso da língua alvo, a aplicação das atividades pareceu contribuir para a reformulação de crenças da professora-informante acerca da viabilidade de uso da língua alvo nas interações professor-aluno, aluno-professor e aluno-aluno em turmas de inglês para crianças.
    • Nome do projeto: Interinstitucional - Letramentos: Língua, Cultura, Tecnologia e Educação (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JUCA, Leina , MATTOS, A. M. A. , JORGE, M. L. S. , MONTE MOR, W. M. , SOUZA, L. M. T. M. , SARTORI, A. .
      Descrição: Projeto de pesquisa e formação de professores em âmbito nacional, coordenado pelos Profs. Dra. Walkyria Monte-Mór e Dr. Lynn Mario T. Menezes de Souza. Este projeto dá continuidade ao Projeto Nacional de Formação de Professores: Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas, indicado em 2015 como um dos cinco projetos mais relevantes do Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP, para a CAPES. Prevê o desenvolvimento de um plano de atividades voltado para estudos, pesquisas e a promoção de formação de professores de línguas, focalizando questões, perspectivas e conceitos condizentes aos propósitos do projeto: culturais (pluralidade, diversidade; hibridismo; heterogeneidade etc); sociais (conceitos de sociedades e comunidades, de indivíduos/cidadãos, mobilidade social, superdiversidade e outros); (formas diferentes de se promover educação); linguísticas (concepções de língua; multimodalidade na comunicação, na interação; letramentos críticos); tecnológicas (uso de tecnologias; mudanças epistemológicas e ontológicas relacionadas à tecnologia digital).
    • Nome do projeto: Formação de Professores nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos: o ensino crítico de línguas estrangeiras na escola (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JUCA, Leina , DUBOC, A. P. , JORGE, M. L. S. , OLIVEIRA, A. L. A. M. , SOUZA, R. Q. , COSTA, E. G. M. , MATTOS, A. M. A. , JORGE, M. L. S. , MONTE MOR, W. M. , MENEZES DE SOUZA, L. M. T. .
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Língua Inglesa e suas Literaturas
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Programa de Pós-Gradução em Linguística/UFMG
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 1998
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Das Histórias Que Nos Habitam: por uma formação de professores de inglês para o Brasil
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Doutorado em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Das Histórias Que Nos Habitam: por uma formação de professores de inglês para o Brasil
        Ano de conclusão: 2015
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Universidade Federal de Ouro Preto:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Faculdades Integradas Pitágoras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professor assistente
    • Rede MAI English:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Rede Pitágoras:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Cursos Ministrados: 1) Reflective Teaching and Autonomy in Language Learning; 2) A framework for task-based teaching and learning. Encontros Pedagógicos realizados em Belo Horizonte, Brasília, Guarapari, Cuiabá, Foz do Iguaçu, Governador Valadares e Teresópolis.
        Outras informações: Professora/colaboradora
    • CESPE - UnB:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Avaliadora do ENEM
    • Colégio Técnico - COLTEC:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1995 ).
        Outras informações: Ensino Médio
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Faculdades Integradas Newton Paiva:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1995 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Inglês & CIA. LTDA.:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 1998 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • New Way Sistemas Educacionais:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1996 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Sociedade Educacional SOMA:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1995 ).
        Outras informações: Ensino Fundamental e Médio
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Wordshop - Escola de Línguas LTDA.:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1994 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Instituto Mineiro de Línguas LTDA. - IMEL:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1991 ).
        Outras informações: Professora de Língua Inglesa
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2013 ).
        Outras informações: Colaborador
    • Revista X:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Revista Papéis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Revista Travessias Interativas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • Revista CELL Revista discente do Centro de Estudos Linguísticos e Literár:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • PENSARES EM REVISTA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Revista Letras Raras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Organização dossiê especial da Revista Letras Raras.