Não autenticado |

Fabrício Tetsuya Parreira Ono

    • Sou doutor em Letras pela USP, com estágio de pós-doutorado na mesma instituição, mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP em São José do Rio Preto, graduado em Letras pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2004) e bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e especialista em Língua Inglesa pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente, sou professor do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Trabalhei em diversos centros de ensino de línguas e em escolas regulares como professor de língua inglesa. Meus interesses de pesquisa, atualmente, são epistemologias e ontologias, letramentos, decolonialidade e autoetnografia. Pesquisador do ao Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia.

       

      Links:    

    • Discurso, subjetividade e ensino de línguas
    • LOPES, Q. B. ; Fabrício Tetsuya Parreira ; QUEIROZ, R. N. . Linguagens, Discursos e Sociedades: Perspectivas Amazônicas. Rio Branco : Edufac, 2022 . p. ISBN: 9786589135807.
    • MÓR, WALKYRIA MONTE ; IFA, SÉRGIO ; ONO, FABRICIO TETSUYA PARREIRA . -As pessoas são as suas histórias-: uma entrevista com Walkyria Monte Mór Calidoscópio , v. 19 , p. 569 - 574 , 2022. ISSN: 21776202.
    • ONO . Seeing with my feet https://doi.org/10.20935/AL401 , v. x , p. 1 - 5 , 2021. ISSN: 10209353.
    • MOREIRA, I. C. ; SOUZA, C. C. ; ONO ; MUSSATO, M. S. . O ENTRE-LUGAR DO SUJEITO IDOSO NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO URBANA DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS POLICROMIAS - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, IMAGEM E SOM , v. 06 , p. 80 - 100 , 2018. ISSN: 24482935.
    • SILVA JUNIOR, A. L. S. ; ONO ; ARAUJO, V. R. S. . O Programa Idiomas sem Fronteiras e os relatos pessoais sobre o ensino da língua inglesa para técnicos e alunos da Universidade Federal de Roraima. REVISTA OLHARES E TRILHAS , v. 21 , p. 186 - 196 , 2019. ISSN: 19833857.
    • ONO ; SANTOS, G. L. . E-LEARNING ECOLOGY E AS POSSIBILIDADES NO REDDIT E NO GOOGLE CLASSROOM Revista Papéis , v. 21 , p. 151 - 167 , 2018. ISSN: 24481165.
    • ONO ; GOMES, J. P. F. . Internacionalização, letramento crítico e extensão: a experiência democrática do English Club na UFMS/CPTL Revista Leitura , v. 2 , p. 76 - 91 , 2018. ISSN: 23179945.
    • ONO . Possíveis contribuições da autoetnografia para investigações na área de formação de professores e formação de formadores VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS , v. 22 , p. 51 - 62 , 2019. ISSN: 19822243.
    • Fabrício Tetsuya Parreira ; LANDIM, D. . TECNOLOGIAS DIGITAIS, LETRAMENTOS E A COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES REVISTA X , v. 2 , p. 58 - 73 , 2013. ISSN: 19800614.
    • Consolo, Douglas Altamiro ; Bonvino, Melissa Alves ; BASSETTI, M. Z. ; CAVALARI, Susi Marques Spatti ; DIAS, E. ; ONO ; Rodrigues, Daniel Fernando ; Fernanda Veloso ; Teixeira da Silva, Vera Lúcia . ESTUDOS SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL: SUBSÍDIOS A PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS , v. 2008/2 , p. 00 - 00 , 2008. ISSN: 19838018.
    • ONO . O ensino-aprendizagem de língua estrangeira centrado no aluno Revista Conexão (AEMS) , v. 1 , p. 25 - 31 , 2004. ISSN: 18071414.
    • ONO ; ATALLA, J. G. F. ; OLIVEIRA, S. J. M. . Existe uma melhor idade para se aprender inglês?. Baobá: UFMS e Envelhecimento, v. 01, p. 23 - 29, 2022.
    • ONO, Fabrício ; Ferraz, D. M . Discursos, Letramentos e Formação com Professores em tempos de Influenciadores Digitais. Discursos Contemporâneos: Saúde, Educação, Política E Interseccionalidades, v. 01, p. 61 - 84, 2023.
    • ONO, Fabrício T. P. . Formação de professores na imprevisibilidade de uma pandemia: e agora, José?. Formação de professores de línguas estrangeiras no contexto de isolamento social: diálogos, propostas e desafios, v. 01, p. 75 - 85, 2021.
    • ONO, Fabrício T. P. . O lugar do esquecimento na memória: o piuí do trem de passageiros em Três Lagoas. Fatos, Memórias, Saudades..., v. 01, p. 73 - 86, 2021.
    • ONO, Fabrício T. P. . O lugar do esquecimento na memória: o piuí do trem de passageiros em Três Lagoas. Fatos, Memórias, Saudades..., v. 01, p. 73 - 86, 2021.
    • ONO . Rizoma, emergencia epistemológica y autoetnografia. Propuestas Metodológicas para el Trabajo e investigación lingüística- Aplicaciones teóricas y descriptivas, v. 01, p. 737 - 758, 2020.
    • SILVA, M. A. C. R. ; CUELLAR, I. G. ; MACIEL, R. F. ; ONO . Hashtags, paródias, tirinhas e vídeos: autoria e processos de construções de sentidos com alunos do 5º ano do ensino fundamental. Multiletramentos e processos autorais na educação básica, v. 01, p. 159 - 174, 2019.
    • ONO . Um olhar sobre si: outras possibilidades de pesquisas na área de formação de professores. Bate papo com educadores linguísticos: Letramentos, Formação Docente e Criticidade, v. 01, p. 95 - 111, 2019.
    • ONO . A ressignificação do global por atitudes locais na implementação do programa Inglês sem Fronteiras na UFRR: Algumas experiências. Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: A construção de uma política linguística para a internacionalização, v. ÚNICO, p. 105 - 123, 2016.
    • ONO . Teorias de aquisição da língua materna e suas relações com a aprendizagem de língua estrangeira.. Tendências Contemporâneas - Povos do Pantanal, v. , p. - , 2006.
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Sob o sol de Galinhos, Rio Grande do Norte (In)experiência pós-isolamento social . Meer , , . .
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Joga pedra na educação! Ela é boa de cuspir . Meer , https://www.meer.com/pt/73656- , 24 mai. 2023.
    • ONO, Fabrício T. P. . Forma¸c?ao inicial de professores: epistemologias, narrativas e o PIBID. In: 21º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2018 , São Paulo. Livro de Resumos. : , 2018. p. 264 - 264.
    • ONO . SER E ESTAR SENSÍVEL NAS IMPREVISIBILIDADES: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PAPEL DO FORMADOR. In: III Jornada de Estudos Linguísticos e Literários (III JELL) e II Encontro de Pedagogia (II EP) , 2020 , União dos Palmares. Anais III Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. União dos Palmares : Universidades Estadual de Alagoas,, 2020. p. 10 - 11.
    • ONO . Novas epistemologias, construção de significados e colaboração na formação de professores de línguas estrangeiras. In: V Encuentro de la Hispanidad Formación de Profesores , 2014 , Boa vista. V Encuentro de la Hispanidad Formación de Profesores - Caderno de Resumos. : , 2014. p. 23 - 24.
    • ONO . Tecnologias digitais e formação de professores de língua estrangeira: experiências híbridas. In: X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2013 , Rio de Janeiro. Caderno de resumos do X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. : , 2013. p. 103 - 103.
    • ONO . Das salas de aula para um mundo transnacional: construção de significados e tecnologia digital na formação de professores. In: III Conferência Internacional Brasil-Canadá: Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Liiteraturas , 2013 , campo grande. Caderno de Resumos do III Conferência Internacional Brasil-Canadá: Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Liiteraturas. : , 2013.
    • ONO . construção de significados, teorias de letramentos e tecnologia: uma proposta realizada com professores em serivço. In: II Seminário Formação de Professores e Ensino de Línguas , 2013 , Aracaju. Caderno de Resumos do II SEFELI. Aracaju : UFSE, 2013. p. 56 - 56.
    • ONO . AS NOVAS TEORIAS DE LETRAMENTO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REPRESENTAÇÕES ANALÓGICAS E DIGITAIS. In: IV Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas , 2013 , Brasília. Livro de Resumos do IV CLAFPL. Brasília : , 2013. p. 87 - 87.
    • ONO . A avaliação das competências profissionais no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa: reflexões sobre auto-avaliação. In: Letras em Debate , 2008 , Jardim. Letras em Debate. : , 2008.
    • Consolo, Douglas Altamiro ; Bonvino, Melissa Alves ; BASSETTI, M. Z. ; CAVALARI, Susi Marques Spatti ; DIAS, E. ; Fernanda Veloso ; ONO ; Rodrigues, Daniel Fernando ; Teixeira da Silva, Vera Lúcia . REFLEXÕES SOBRE ENSINO E AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO E PRODUÇÃO ORAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: I Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Lìnguas , 2007 , Florianópolis. Anais do I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas.. Florianópolis : , 2006. p. ooo - ooo.
    • Consolo, Douglas Altamiro ; BASSETTI, M. Z. ; CAVALARI, Susi Marques Spatti ; DIAS, E. ; ONO ; Rodrigues, Daniel Fernando ; Teixeira da Silva, Vera Lúcia . Reflexões sobre ensino e avaliação de compreensão e produção oral em língua estrangeira: implicações para a formação de professores. In: CLAFPL , 2007 , FLORIANÓPOLIS. Anais do I-CLAFPL. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. p. 301 - 315.
    • ONO ; BASSETTI, M. Z. ; Piteli . Discutindo o ensino e aprendizagem de língua inglesa em contextos públicos. In: JELI , 2007 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos da XXIII JELI. : , 2007.
    • ONO . Construtos teóricos e prática de ensino: reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa. In: I Encontro de Letras: Estudos Lingüísticos e Literários , 2006 , Três Lagoas. I Encontro de Letras: Estudos Lingüísticos e Literários - ANAIS. : , 2006.
    • ONO . Revê-lando a linguagem: representações de uma professora de língua inglesa do ensino fundamental. In: Intercâmbio Nacional de Lingüística Aplicada , 2004 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2004.
    • ONO . Como os professores vêem os aprendizes de língua estrangeira? Uma perspectiva de ensino e aprendizagem centrada no aluno. In: XVIII ENPULI - ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA INGLESA , 2005 , Fortaleza. caderno de resumos. : , 2005.
    • ONO . O ensino da oralidade: as crenças e suas implicações no ensino e aprendizagem de língua estrangeira. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas , 2006 , Floriaópolis. Caderno de Resumos do I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas. : , 2006.
    • ONO ; BASSETTI, M. Z. ; DIAS, E. . Simpósio Crenças sobre a sala de aula de inglês: interferência para a constituição do cidadão do mundo. In: XXII JELI ? Jornada de Estudos de Língua Inglesa promovida pela APLIESP , 2006 , Campinas. Caderno de resumos do XXII JELI ? Jornada de Estudos de Língua Inglesa promovida pela APLIESP. : , 2006.
    • ONO . Revê-lando a linguagem: representações de uma professora de língua inglesa do ensino fundamental? no simpósio Conceptualização e Reconceptualização de linguagem por professores de línguas. In: 15º INPLA ? Intercâmbio Nacional de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2005 , São Paulo. Caderno de Resumos do 15º INPLA ? Intercâmbio Nacional de Pesquisas em Lingüística Aplicada. : , 2006.
    • ONO . COMO OS PROFESSORES VÊEM OS APRENDIZES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA? UMA PERSPECTIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM CENTRADA NO ALUNO. In: XVIII ENPULI - ENCONTRO NACIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INGLÊS , 2005 , FORTALEZA - CE. CADERNO DE RESUMOS DO XVIII ENPULI. : , 2005.
    • ONO . A negociação do currículo: reflexões sobre o ensino de língua estrangeira centrado no aluno. In: SELin - Seminário de Estudos Lingüísticos , 2004 , São José do Rio Preto. SELin (Seminário de Estudos Lingüísticos) - UNESP/IBILCE. : , 2004.
    • ONO, Fabrício T. P. . Ensino de língua estrangeira na Era Digital. São Paulo : IBEP , 2014 (Vídeo)
    • ONO . Language education and the university. São Paulo : Pimenta Cultural , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • ONO . Formação e prática docente em língua portuguesa e literatura. Campinas : Pontes , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • ONO ; MACIEL, R. F. . DESAPRENDENDO PARA APRENDER: QUESTIONAMENTOS SOBRE E PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Sinop : UNEMAT , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Parecerista Ad hoc Revista (Con)Textos Linguísticos. 2023 (Parecer)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Parecerista Ad Hoc Journal Of Autoethnography. 2023 (Parecer)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Membro do comitê científico da 'IV Semana de Letras da UFMS/CPTL: reflexões sobre o ensino (pós-)pandemia e IV Jornada Monteiro Lobato'. 2022 (Outra)
    • ONO, Fabrício T. P. . Avaliação de trabalhos do INTEGRA UFMS. 2021 (Parecer)
    • ONO, Fabrício T. P. . Avaliação de trabalhos para o ENPEC/2021. 2021 (Parecer)
    • ONO, Fabrício T. P. . Parecer de um artigo para a revista PROLINGUA, revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). 2021 (Parecer)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . parecer avaliativo para UM artigo submetido à Revista Abehache.. 2021 (Parecer)
    • ONO, Fabrício T. P. . artigo para o número temático ?A Educação Linguística no Brasil?, da Revista Primeira Escrita, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ? campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).. 2021 (Parecer)
    • ONO, Fabrício T. P. . artigo para o número temático ?A Educação Linguística no Brasil?, da Revista Primeira Escrita, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul ? campus de Aquidauana (UFMS/CPAQ).. 2021 (Parecer)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Parecer do artio 73885-290739 - Revista X. 2020 (Parecer)
    • ONO . Consultor(a) Ad Hoc avaliando projetos submetidos a CHAMADA FUNDECT/CNPq/SED-MS - N° 06/2019 ? PIBIC-Jr-MS,. 2019 (Parecer)
    • ONO . consultoria ad hoc, no primeiro semestre de 2019, avaliando o artigo #7815 submetido à revista Leitura. 2019 (Parecer)
    • ONO . Consultor(a) Ad Hoc de ações extensionistas da Universidade Federal de Pernambuco. 2018 (Parecer)
    • ONO . Inttegrante do comitê de avaliadores ad hoc da Revista Papéis. 2019 (Parecer)
    • ONO . parecerista ad hoc (submissões 39036 e 39075) da elaboração do volume 34, número 1 (jan./jun. 2018) da revista Letras & Letras, ISSN 1981-5239. 2018 (Parecer)
    • ONO . parecerista para concessão de bolsas e apoio financeiro aos projetos de extensão, de pesquisa-ação e/ou inovação, na seleção do Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura - Edital PIBExC 2018. 2018 (Parecer)
    • ONO . Consultor Ad Hoc. 2017 (Consultoria)
    • ONO . Parecer de dois artigos científicos. 2014 (Parecer)
    • ONO . Equipe técinica da XI Semana de Letras da UNIDERP. 2007 (Assessoria)
    • ONO . Equipe técinica da X Semana de Letras da UNIDERP " POVOS DO PANTANAL". 2006 (Assessoria)
    • SOUZA, L. M. T. M. ; FERRARI, L. ; Fabrício Tetsuya Parreira . Simpósio Temático 3 - Decolonialidade, Linguagem e Deficiência. 2023 (Simposio)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Autoetnografia e processos de re-existências. 2023 (Comunicacao)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Formação de professores, decolonialidade e tecnologias digitais. 2023 (Conferência)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Quem eu escuto quando estudo?. 2022 (Comunicacao)
    • ONO, Fabrício T. P. . Usos da autoetnografia no Brasil. 2021 (Congresso)
    • ONO, Fabrício T. P. . SER E ESTAR SENSÍVEL NAS IMPREVISIBILIDADES: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PAPEL DO FORMADOR. 2020 (Conferência)
    • ONO . To be, or not to be, that is the question: um diálogo onto-epistemológico sobre metodologias de pesquisa e ensino de línguas. 2021 (Conferência)
    • ONO . What have I learned from the Pandemic as a teacher educator?. 2021 (Comunicacao)
    • ONO . Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa durante a pandemia. 2020 (Comunicacao)
    • ONO . Learning from unpredicatablities and contingencies: revisiting praxis in a turbulent world. 2020 (Comunicacao)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Ser e Estar nas Imprevisibilidades: Reflexões sobre a formação de professores e a formação do formador. 2020 (Conferência)
    • ONO . Ensino de língua inglesa na Educação Básica no Brasil: desafios contemporâneos e a BNCC. 2019 (Conferência)
    • ONO . Desafios contemporâneos: ensino, tecnologias, globalização e a formação do professor. 2017 (Conferência)
    • ONO . Epistemological Challanges in Teaching Applied Linguistics: meaning making and multimodality. 2017 (Comunicacao)
    • SOUZA, L. L. ; DELITE, L. C. ; ONO . Aprender ensinando: reflexões sobre a formação inicial de professores de professores de língua inglesa. 2017 (Comunicacao)
    • INACIO, V. C. P. ; TEIXEIRA, J. E. B. ; ONO . Formação inicial de professores: uma experiência sobre a construção colaborativa de um curso de língua inglesa para alunos de Letras. 2017 (Comunicacao)
    • MOMENTTI, L. ; CHAVES, C. E. P. ; Fabrício Tetsuya Parreira . O uso de ferramentas digitais em um curso de língua inglesa para alunos de letras. 2017 (Comunicacao)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Metodologias emergentes: autoetnografia como viés metodológico em pesquisas sobre a formação inicial de professores. 2017 (Comunicacao)
    • ONO . Pesquisa autoetnografica em Linguistica Aplicada: expandindo possibilidades nas investigacoes sobre a formação de professores de línguas estrangeiras. 2016 (Conferência)
    • ONO ; IFA, S. ; Rodrigues, B. G . O ESPAÇO DA INTERNACIONALIZAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUAS: EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO DOCENTE NO PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS. 2016 (Simposio)
    • ONO . NEW MEDIA AND EDUCATION: REFLECTIONS ON DIGITAL TOOLS AND MEANING MAKING?. 2016 (Comunicacao)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . NOVAS EPISTEMOLOGIAS E A AUTOETNOGRAFIA: PERSPECTIVAS SOBRE A FORMAÇÃO DO FORMADOR. 2016 (Comunicacao)
    • ONO . Impactos do programa Inglês sem Fronteiras na UFRR: ressignificação do por atitudes locais. 2015 (Seminário)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Caminhos incertos e aprendizagem ubiqua: reflexoes acerca da formacao de professores na era digital. 2014 (Simposio)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Tecnologias digitais e a formação de professores de lingua inglesa: perspectivas multimodais. 2014 (Comunicacao)
    • ONO . Novas epistemologias, construção de significados e colaboração na formação de professores de línguas estrangeiras. 2014 (Conferência)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Foreign Language Teacher Education in Brazil: a multimodal study in the Amazon region. 2014 (Comunicacao)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . A formação do formador na era dos multiletramentos: experiências, saberes e questionamentos. 2014 (Conferência)
    • ONO . Tecnologias digitais e formação de professores de língua estrangeira: experiências híbridas. 2013 (Comunicacao)
    • ONO ; LANDIM, D. . workshop Linguagem e Tecnologia Digital: novas epistemologias, construção de significados e colaboração na formação de professores. 2013 (Outra)
    • ONO . Das salas de aula para um mundo transnacional: construção de significados e tecnologia digital na formação de professores. 2013 (Comunicacao)
    • ONO . Projetos Institucionais de Incentivo à Leitura - Relatos de Experiências. 2008 (Conferência)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Diretrizes Curriculares no Ensino de Língua Inglesa no Mato Grosso do Sul. 2008 (Conferência)
    • ONO . Discutindo a Avaliação das competências Profissionais no Estágio Supervisionado de Língua Inglesa. 2008 (Comunicacao)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . O curso de Letras e suas possibilidades. 2008 (Conferência)
    • ONO . Representações sociais de uma professora de língua inglesa em um contexto público sul-mato-grossense. 2008 (Comunicacao)
    • ONO . Formação de Professores sob a ótica das novas teorias de letramentos: um relato de experiência. 2010 (Seminário)
    • ONO . Projeto de Formação Continuada para Professores de Língua Inglesa da Rede Pública de Ensino de Mato Grosso do Sul. 2008 (Congresso)
    • ONO . construção de significados, teorias de letramentos e tecnologia: uma proposta realizada com professores em serivço. 2013 (Comunicacao)
    • ONO . AS NOVAS TEORIAS DE LETRAMENTO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: REPRESENTAÇÕES ANALÓGICAS E DIGITAIS. 2013 (Congresso)
    • ONO ; LUCILENE CURY ; LANDIM, D. ; LUIZ FERNANDO DAL PIAN . MEDIAÇÃO TECNOLOGICA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS III. 2012 (Simposio)
    • ONO ; Rodrigo da Silva Cruz . LETRAMENTOS CRÍTICOS NA AULA DE INGÊS: EXPERIÊNCIA COM VÍDEO. 2012 (Comunicacao)
    • ONO . Formação continuada de professores em um mundo multimodal: experiências digitais e colaborativas. 2012 (Comunicacao)
    • ONO . NOVAS EPISTEMOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR MULTIMODAL. 2012 (Outra)
    • ONO . ação de professores sob a ótica das novas teorias de letramentos: um relato de experiência. 2009 (Comunicacao)
    • ONO . Revê-lando a linguagem: representações de uma professora de língua inglesa do ensino fundamental. 2005 (Comunicacao)
    • ONO . Como os professores vêem os aprendizes de língua estrangeira? Uma perspectiva de ensino e aprendizagem centrada no aluno. 2005 (Comunicacao)
    • ONO ; BASSETTI, M. Z. ; DIAS, E. . Crenças sobre a sala de aula de inglês: interferência para a constituição do cidadão do mundo. 2006 (Simposio)
    • ONO . ? Investigando a sala de aula de língua estrangeira: discurso e prática do professor se contradizem?. 2006 (Comunicacao)
    • ONO . O ensino da oralidade: as crenças e suas implicações no ensino e aprendizagem de língua estrangeira no Simpósio Ensino de compreensão e produção oral em língua estrangeira: implicações para a formação do professor. 2006 (Simposio)
    • ONO . O ensino centrado no aluno: reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. 2004 (Outra)
    • ONO . Ensino de língua estrangeira na Era Digital. 2014 Youtube
    • Ferraz, D. M ; FERRARI, L. ; ONO, Fabrício T. P. ; PARDO, F. . A Autoetnografia na formação docente: espelhos, inovações, desnudando emoções. 2021 Youtube
    • ONO, Fabrício T. P. . SER E ESTAR SENSÍVEL NAS IMPREVISIBILIDADES: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PAPEL DO FORMADOR. 2020 Youtube
    • DUBOC, A. P. ; Ferraz, D. M ; ONO, Fabrício T. P. . Filosofia, História e Colonialidade. 2020 Youtube
    • ONO . ECETUR - Encontro Científico de Estudantes de Turismo da AEMS. 2005 (Faculades Integradas de Três Lagoas - AEMS)
    • MOR, W. M. ; SOUZA, L. M. T. M. ; BRYDON, D. ; DUBOC, A. P. ; ONO . I Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2009 (USP Manitoba University)
    • ONO . I Fórum de Estágio Supervisionado e Ciclo de Palestras. 2008 (Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal)
    • ONO . IV ENCONTRO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE MATO GROSSO DO SUL. 2008 (APLIESM)
    • ONO . IX Encontro do Proler - Campo Grande MS. 2008 (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul)
    • Fabrício Tetsuya Parreira . Expressão 2014. 2014 (Centro de Comunicação Letras e Artes da UFRR)
    • ONO ; maciel, r f ; BARROS, A. L. C. E. . III Conferência Internacional Brasil-Canadá: Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Liiteraturas. 2013 (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Projeto Interinstitucional BRCAKE)
    • ONO . O ensino e aprendizagem de língua inglesa: conceitos, abordagens e reflexões. 2006 (Prefeitura Municipal de Três Lagoas- MS - Secretaria Municipal de Educação)
    • ONO . Por que fazer pesquisas autoetnográficas em linguística aplicada?. 2016 (Universidade Federal de Alagoas)
    • ONO . Marco Comum Europeu: ensino e aprendizagem de língua estrangeira. 2013 (Elaboração de conteúdo)
    • ONO . História e Cultura do idioma Inglês. 2013 (Elaboração de conteúdo)
    • ONO . O ensino de língua inglesa no contexto da educação brasileira. 2013 (Elaboração de conteúdo)
    • Nome do projeto: I seminário para professores de línguas UFMS/CPTL (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ONO .
      Descrição: Este seminário tem como objetivo promover uma aproximação do curso de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e PROFLETRAS aos professores da rede pública da região, assim como oportunizar aos nosso acadêmicos a participação em um evento focado no ensino de línguas.
    • Nome do projeto: Transculturalidade e Linguagens: contribuições do Programa ETA para a área de língua inglesa da UFMS (2018 - 2019
      Natureza: Outra
      Integrantes: ONO .
      Descrição: ETA - CAPES/FULBRIGHT PROGRAMA DE ASSISTENTE DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA PROJETOS INSTITUCIONAIS
    • Nome do projeto: Progeli - Programa de extensão de Ensino de Línguas (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ONO .
      Descrição: proporcionar cursos de línguas estrangeiras modernas (inglês e espanhol) para a comunidade interna da UFMS-CPTL, assim como para membros da comunidade externa e organizações privadas. Desta forma, serão oferecidos cursos de 32 horas aula com o objetivo de capacitar os participantes para: ?compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.?
    • Nome do projeto: English Teaching Assistants Capes Fulbright (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ONO .
      Descrição: Projetos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, para o recebimento de assistentes de ensino de língua inglesa (cidadão estadunidense ? falante nativo), com intuito de contribuir para a elevação da qualidade dos cursos de bacharelado e/ou licenciatura em Letras, Língua Inglesa, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.
    • Nome do projeto: Formação em tempos de pandemia para professores em Mato Grosso do Sul: pensando e agindo nas imprevisibilidades por meio recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).? CPTL/UFMS2020 (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: ONO , MOMENTTI, L. , SEXTO, N. M. , GOMES, K. M. K. , ATALLA, J. G. F. , FARIAS, G. M. , ARNOLD, H. .
      Descrição: Este projeto em parceria com o Regional English Language Office da Embaixada Norte-Americana no Brasil tem como fim expandir as experiências de formação de discentes de Letras Português/Inglês da UFMS-CPTL (professores pré-serviço) à partir das necessidades apresentadas nas imprevisibilidades da pandemia ocasionada pelo Corona Virus. Assim, pensando em situações futuras nas quais o ensino remoto mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação sejam necessários em momentos de emergência, este projeto proporcionará discussões teóricas e práticas focadas no ensino e aprendizagem de língua inglesa. Ainda, serão oferecidas oportunidades de formação continuada para professores da rede pública, que já estão inseridos no processo de regime de educação remota, com o fim de maximizar e otimizar suas ações.
    • Nome do projeto: UFMS Prepara: Progeli 2.0 - Inglês para iniciantes (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ONO .
      Descrição: A UFMS PREPARA baseia-se na oferta de dois cursos distintos: i) cursos de inglês e espanhol para àqueles que desejam aprender um novo idioma e ii) cursinho preparatório para ingresso no ensino superior. O público-alvo dessas ações é composto por jovens e adultos em situação de vulnerabilidade econômica ou ainda àqueles que não possuem recursos financeiros suficientes para pagar pelos cursos oferecidos pelo mercado. Os cursos previstos neste projeto têm relação estreita com o ensino de graduação, mas também com a pesquisa.
    • Nome do projeto: Ação de Extensão "VEM PRA UFMS" (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ONO , PEREIRA, M. F. .
    • Nome do projeto: Inglês Para a Melhor Idade (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ONO .
      Descrição: ste projeto tem como fim proporcionar cursos de língua inglesa para indivíduos da melhor idade em parceria com o projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa (UnAPI/UFMS) . Desta forma, serão oferecidos cursos de 12 horas aula por semestre com o objetivo de capacitar os participantes para: compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante. Além disso, o projeto engloba um período para a formação dos docentes participantes e a criação de um material didático específico para a melhor idade.
    • Nome do projeto: Formação inicial de professores de inglês: Letramentos, tecnologias digitais e autoetnografia (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ONO .
      Descrição: Este projeto tem como finalidade proporcionar pesquisas e discussões acerca da formação inicial de professores fundamentado por teorias de letramentos e uso de tecnologias digitais no ensino de língua estrangeira - inglês e autoetnografia. Desta forma, esta proposta justifica-se pela necessidade de se investigar a relação entre teoria e prática, com o intuito de repensá-las contribuindo para a formação de professores dentro de uma perspectiva que abrange as novas teorias de letramento, multiletramentos e ensino crítico. Além disso, conforme Monte Mór (2007), há a necessidade de se buscar ?novos dados para as reflexões e reinterpretações sobre o quadro que reiteradamente vem sendo analisado no ensino de línguas estrangeiras?. Partindo de um princípio dialético, no qual o mundo é um complexo de processos inacabados, opta-se por investigar a formação inicial de professores a partir do contato com as novas teorias de letramentos. Assim, esta pesquisa servirá para contribuir e complementar outros estudos realizados na área de estudos linguísticos, principalmente, no que se refere à formação de professores de língua estrangeira em uma sociedade mediada pelo uso da linguagem de forma multimodal e, também, pelos novos padrões mentais (mindsets) presente nas interações entre os jovens de hoje, podendo oferecer subsídios para compreensão dos contextos que será estudado.
    • Nome do projeto: ProLínguas (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ONO , PRADO, A. O. M. A. .
      Descrição: Este projeto tem como fim proporcionar cursos de línguas estrangeiras modernas (inglês e espanhol) para a comunidade interna da UFMS-CPTL, assim como para membros da comunidade externa e organizações privadas. Desta forma, serão oferecidos cursos de 32 horas aula com o objetivo de capacitar os participantes para: ?compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.? (Nível A1- Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Aprendizagem, ensino, avaliação. Porto, Edições ASA, 2001)
    • Nome do projeto: Aprender ensinando: desenvolvimento de habilidades comunicativas em língua inglesa (2017 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: ONO .
      Descrição: Projeto de Ensino de Graduação
    • Nome do projeto: English Club: On-campus conversation (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ONO .
      Descrição: Este projeto tem como finalidade promover um espaço para que aprendizes e falantes de inglês como língua estrangeira possam praticar a conversação na língua alvo. Ainda, acredita-se que esta ação possa contribuir para a cultura de se falar a língua estrangeira no ambiente acadêmico por meio da interação não somente de alunos da UFMS/CPTL, como também a participação do público externo, o que enriquecerá a atividade. Para tanto, faremos divulgação por meios digitiais para garantir a participação do público externo. Por isso, realizaremos encontros quinzenais com duração de duas horas, mediados por discentes do curso de Letras-Inglês e orientados por um docente.
    • Nome do projeto: Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e tecnologia (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ONO , MOR, W. M. , SOUZA, L. M. T. M. , Ferraz, D. M .
      Descrição: O projeto nacional de letramentos: ?Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia? emerge a partir da percepção acerca da pertinência da formação de uma rede colaborativa entre as universidades para a realização de investigações e eventuais intervenções na formação de professores de línguas (inicialmente, de língua inglesa; num segundo momento, de línguas estrangeiras e do português como língua materna). O projeto iniciou-se informalmente em 2009 com a participação de nove universidades públicas. Foi cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq em 2010, como ?Projeto Nacional de Formação de Professores: Novos Letramentos, Multiletramentos e o Ensino de Língua Inglesa? (2009-2015), já com a participação de treze universidades públicas. Gradativamente, ampliou-se. Em seu segundo ciclo, está cadastrado como ?Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia? (2015-2019), contando atualmente com a participação de cerca de trinta universidades, de diversas regiões brasileiras. A adesão dos colegas ao projeto nacional ocorreu desde o início por ?afinidade com o tema e os propósitos? daqueles que se propunham / propuseram: a desenvolver pesquisas e levantamentos, a ofertar seminários e cursos como educação continuada a professores de línguas da educação básica nas regiões de suas universidades, a fazer publicações sobre esses estudos, a compartilhar as experiências desse projeto por meio de livros e de eventos acadêmicos. Outras atividades a serem destacadas ao longo desses anos são: participação em debates sobre políticas públicas de ensino de línguas; revisão nos programas universitários de formação docente; abertura de projetos de formação em serviço e oferta de cursos a professores de escolas públicas; funcionamento de uma rede nacional de intercâmbio de estudos e pesquisas entre os integrantes do projeto; estabelecimento de convênios e intercâmbios internacionais com universidades estrangeiras, visando trocas acadêmicas e estágios para pós-graduandos e pós-doutoramento. Além dos trabalhos previstos no plano geral do projeto, em que essas universidades desenvolveram atividades de integração entre o ensino superior e as escolas públicas, houve ainda grande colaboração com a Secretaria de Educação Básica do MEC, com as Secretarias de Educação nos âmbitos estaduais e/ou municipais e nas parcerias interinstitucionais construídas pelos próprios integrantes do projeto. As experiências realizadas confirmaram ou confirmam os propósitos dos letramentos como um projeto educacional que pretende expandir as funções educacionais. Os pesquisadores dessa área asseguram que o letramento crítico e a (re)construção de sentidos são possibilidades de promoção da conscientização sobre visões de sociedade e de sujeito, assim como também o é a premissa da ?subjetificação?, dois conceitos a serem tratados a seguir.
    • ONO . DIRETRIZES CURRICULARES NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM MATO GROSSO DO SUL. 2008 - Mesa-redonda
    • ONO . III Conferência Internacional Brasil-Canadá: Transletramentos, Fronteiras e Ensino de Línguas e Liiteraturas. 2013 - Coordenador de sessão de comunicações orais
  • Formação Acadêmica: 5
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Anhanguera - Uniderp
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
        Título: O porte de arma no Brasil
        Ano de conclusão: 1999
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Lingüísticos
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade São Judas Tadeu
        Ano de conclusão: 2003
    • Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
    • Colégio N A V E Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2006 ).
    • Wizard Idiomas Três Lagoas:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade Anhanguera - Uniderp:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Professor
    • revista litteris:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Colégio Avant Garde:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professor
    • Centro Universitário Ibero Americano:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2012 ).
        Outras informações: Professor do curso de pós-graduação Lato Sensu em Língua Inglesa. Professor de Leitura e produção de texto no curso de Publicidade e Propaganda
        Outras informações: Professor Adjunto Nível II
    • Seven Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professor de Inglês
    • Colégio Paralelo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: professor de língua estrangeira ensino médio
    • Universidade Federal de Roraima:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2016 ).
        Outras informações: Professor Auxiliar
    • PENSARES EM REVISTA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Journal of Autoethnography:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).