Não autenticado |

Rosa Yokota

    • Possui bacharelado (1991) e licenciatura (1993) em Letras Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Lingüística pela USP (2001) e doutorado em Letras (Língua Espanhola, Literaturas Espanhola e Hispano-americana)pela USP (2007). Durante os anos de 1995 e 1996 foi estudante-bolsista da Agência Española de Cooperación Internacional e da Fundación Antonio de Nebrija. Atuou como professora assistente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 1998 a 2003, foi bolsista CNPq (doutorado) de 2003 a 2006 e atualmente é professora adjunta da UFSCar. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola.

       

      Links:    

    • YOKOTA, R. . A marcação do caso acusativo na interlíngua de brasileiros que estudam o espanhol. São Paulo : Serviço de Comunicação Social FFLCH/USP, 2008 . 105p. ISBN: 9788575061.
    • YOKOTA, R. . Objeto directo: contraste entre el Español y el Portugués Brasileño SIGNO ELE , v. 1 , p. 1 - 3 , 2008. ISSN: 18514863.
    • YOKOTA, R. . Aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras - aspectos teóricos. Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras - Reflexão e prática, v. , p. - , 2005.
    • YOKOTA, R. ; ALVAREZ, M. A. G. ; GONZÁLEZ, N. T. M. . Hacia (y desde) la perspectiva lingüística de la lengua española: el recorrido de los aprendices para situarse al otro lado del espejo. Hispanismo 2002, v. 1, p. 259 - 268, 2004.
    • YOKOTA, R. . A aquisição aprendizagem de estruturas prepositivas do espanhol por falantes do português. Hispanismo 2000, v. 1, p. 263 - 272, 2001.
    • YOKOTA, R. ; EQUIPOCAMPUS . Reflexões sobre mecanismos de exclusão e auto-exclusão a partir da experiência no Español en el Campus . Revista de la Asociación de Profesores de Español del Estado de São Paulo , São Paulo , 31 dez. 1997.
    • YOKOTA, R. . A correção no processo de construçao do texto oral falado em espanhol como L2. In: V EPLLE , 1998 , Assis SP. V EPLLE. SP : editora da unesp, 1998.
    • YOKOTA, R. . A aquisição/aprendizagem de estruturas prepositivas do espanhol por falantes do português. In: I Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2000 , Niterói. HISPANISMO 2000. Rio de Janeiro : MEC-España / ABH, 2000. p. 263 - 272.
    • YOKOTA, R. ; EQUIPOCAMPUS . Reflexões sobre mecanismos de exclusão e auto-exclusão a partir da experiência no curso extra-curricular Espanol en el Campus. In: XI Congresso de Leitura do Brasil , 1997 , Campinas. Revista da APEESP. São Paulo : APEESP, 1997. p. 42 - 53.
    • YOKOTA, R. . Objeto direto: reflexões a partir da análise contrastiva português-espanhol. In: XIX Enapoll , 2004 , Maceió. Boletim Informativo número 32 - Ciência para o Brasil e a Area de Letras e Lingüística. Maceió : Anpoll, 2004. p. 510 - 510.
    • YOKOTA, R. ; OLIVEIRA, L. P. . La enseñanza del español a brasileños- consideraciones sobre materiales didácticos para niños. In: VIII Simposio Internacional de Comunicación Social , 2003 , Santiago de Cuba. VIII Simposio Internacional de Comunicación Social. Santiago de Cuba : Centro de lingüística aplicada de Santiago de Cuba, 2003. p. 1271 - 1275.
    • YOKOTA, R. . A marcação do caso acusativo na interlingua de estudantes de espanhol. In: IV ENAPOL , 2001 , São Paulo. Afinal, já sabemos para que serve a lingüística?. São Paulo : Humanitas FFLCH, 2001. p. 18 - 18.
    • YOKOTA, R. . Aquisição/aprendizagem de estruturas prepositivas do espanhol por falantes do português. In: I Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2000 , Niterói. Caderno de Resumos. Niterói : Universidade Federal Fluminense, 2000. p. 42 - 42.
    • YOKOTA, R. ; OLIVEIRA, A. G. . Ensino de lingua espanhola para a comunidade UFSCar. In: VIII Jornadas de Jovens Pesquisadores do Grupo Montevideo , 2000 , São Carlos. Anais da VIII Jornadas de Jovens Pesquisadores do Grupo Montevideo - Construindo conhecimento e cidadania. : Editora da UFSCar, 2000. p. 16 - 16.
    • YOKOTA, R. . El uso de mismo por estudiantes brasileños de ELE. In: II Jornadas de Estudos Hispânicos , 1999 , Londrina. Anais das II Jornadas de Estudos Hispânicos:Problemas de ensino/aprendizagem de brasileiros estudantes de espanhol. : Editora da UEL, 1999. p. 79 - 92.
    • YOKOTA, R. . Típicos tópicos en los textos para la enseñanza de ELE. In: II Jornadas de Estudos Hispânicos , 1999 , Londrina. Anais das II Jornadas de Estudos Hispânicos: Problemas de Ensino Aprendizagem de Brasileiros Estudantes de Espanhol. : Editora da UEL, 1999. p. 209 - 223.
    • CINTRÃO, H.P. ; YOKOTA, R. . Globalização, mercado financeiro e desenvolvimento. São Paulo : Revista de Administraçao e Economia - FGV , 1997 (Tradução)
    • YOKOTA, R. . O que eu falo não se escreve. E o que eu escrevo alguém fala? A. São Paulo : Biblioteca digital da USP , 2007 (Tese de Doutorado)
    • YOKOTA, R. . A marcação do caso acusativo na Interlíngua de brasileiros que estudam o espanhol. São Paulo : Biblioteca Digital da USP , 2001 (Dissertação de Mestrado)
    • YOKOTA, R. . La enseñanza de español a brasileños: consideraciones sobre materiales didácticos para niños. 2003 (Comunicacao)
    • YOKOTA, R. . Objeto direto na interlíngua: reflexões a partir da análise contrastiva português-espanhol. 2004 (Comunicacao)
    • YOKOTA, R. . Objeto direto : reflexões a partir da análise contrastiva português-espanhol. 2004 (Outra)
    • YOKOTA, R. . A importancia do clítico neutro (com antecedente sentecial) na produção em ELE. 2008 (Comunicacao)
    • YOKOTA, R. ; GONZÁLEZ, N. T. M. ; ALVAREZ, M. A. G. . Hacia (y desde) la perspectiva lingüística de la lengua española: el recorrido de los aprendices para situarse del otro ldo del espejo. 2002 (Comunicacao)
    • YOKOTA, R. . Ensino Aprendizagem de Línguas. 2002 (Comunicacao)
    • YOKOTA, R. ; OLIVEIRA, A. G. . Painel: Curso de Língua Espanhola para a comunidade UFSCar. 2000 (Outra)
    • YOKOTA, R. ; OLIVEIRA, A. G. . Painel: Curso Básico de Língua Espanhola. 2000 (Outra)
    • YOKOTA, R. . A aquisição/aprendizagem de estruturas prepositivas do espanhol por falantes do português. 2000 (Comunicacao)
    • YOKOTA, R. . Típicos Tópicos en los Textos para la Enseñanza de ELE. 1999 (Comunicacao)
    • YOKOTA, R. . El uso de mismo por estudiantes brasileños de ELE. 1999 (Comunicacao)
    • YOKOTA, R. . A correção no processo de construção do texto oral falado em espanhol como L2. 1998 (Comunicacao)
    • YOKOTA, R. . História e Cultura Espanhola. 1997 (Conferência)
    • YOKOTA, R. ; EQUIPOCAMPUS . Reflexões sobre mecanismos de exclusão e auto-exclusão a partir da experiência no Español en el Campus. 1997 (Comunicacao)
    • YOKOTA, R. ; APEESP . Conferencias de actualización para profesores de español. 1997 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • YOKOTA, R. . VII Encuentro de Profesores de Español del Estado de São Paulo. 1998 (Associação dos Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • YOKOTA, R. . Como se aprende uma língua estrangeira? Reflexões teóricas e constatações práticas. 2000 (Centro de Línguas - FFLCH)
    • YOKOTA, R. . Livro didático e enfoques metodológicos para o ensino de línguas estrangeiras. 2000 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • YOKOTA, R. . Tópicos de Gramática de la Lengua Española. 2007 (Universidade de Franca)
    • YOKOTA, R. ; Latino Muñoz, M. . HQs, charges e cartuns na aula de língua estrangeira. 2008 (UFSCAr -DL)
    • YOKOTA, R. . Reflexiones sobre Cultura y enseñanza del léxico. 2009 (Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL)
    • Nome do projeto: APRENDIZAGEM DE LINGUAS PRÓXIMAS: ESPECIFICIDADES DO ELE E DO PLE (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Santos da Silva, L. , YOKOTA, R. .
      Descrição: O projeto pretende ampliar os estudos sobre a realização dos pronomes na prudução oral e escrita de brasileiros aprendizes de espanhol e comparar os resultados já obtidos em outras pesquisas com os dados da produção em português dos falantes de espanhol. Em razão do contexto geopolítico em que nos encontramos, há a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre a gramática do PLE e do ELE, de forma a contribuir para uma prática docente consciente e responsável que proporcione a difusão de nossa língua, o português, e a aprendizagem do espanhol por brasileiros.
    • Nome do projeto: Especificidades do ensino/aprendizagem do espanhol no contexto brasileiro (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Raizer, P. B. , Velosos da Silva, C. , YOKOTA, R. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo analisar as especificidades do aprendizado do espanhol por falantes do português brasileiro. Essa proposta parte do pressuposto de que a aquisição/aprendizagem do espanhol por brasileiros merece um estudo especial, não só pelas características peculiares quanto à materialidade lingüística, mas também em razão das repercussões histórico-sociais do seu ensino, das relações do Brasil no contexto latino-americano e das conseqüentes imagens que os aprendizes criam e recriam do espanhol e de seus falantes no decorrer do seu aprendizado.
    • Nome do projeto: Espanhol na UFSCar (2009 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Celestini, C.M. , Passos, R. P. , Aquino, H. de , Nohra, E. A. N. , Rodrigues, R. , Pinto, E. de C. , Stefani, V.C.G.de , YOKOTA, R. .
      Descrição: Projeto de extensão universitária que atende a comunidade estudantil da UFSCar e proporciona espaço de formação e reflexão sobre a prática docente para os estudantes do curso de letras da universidade.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Em Letras Português Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
      • Curso: Bacharelado Em Letras Português Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1991
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2007
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidad Antonio de Nebrija Universitas Nebrissensis
        Ano de conclusão: 1996
      • Nome da Instituição: Agencia Española de Cooperación Internacional
        Ano de conclusão: 1995
      • Nome da Instituição: Consejo Superior de Investigaciones Cientificas
        Ano de conclusão: 1995
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro (1996 - 1997 ).
        Outras informações: CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESPAÑOL EN EL CAMPUS
    • Universidade Camilo Castelo Branco:
      • Tipo de vínculo: Outro (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Professor Contratado
    • Universidade Cruzeiro do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Aulas de espanhol para os cursos de Comércio Exterior e Turismo
        Outras informações: Professor Contratado
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1998 - 2003 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
        Outras informações: 30 h/a no curso de especialização: Ensino de Espanhol para Brasileiros - Módulo 1 (Morfologia)
        Outras informações: professora convidada
    • Universidade de Franca:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Responsável pela disciplina: Tópicos de Gramática de la Lengua Española
        Outras informações: professora convidada
    • Serviço Nacional de Aprendizagaem Comercial - SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1994 ).
        Outras informações: Docente de língua espanhola
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas: Introdução à língua espanhola 1/ Sintaxe contrastiva espanhol-português/ Compreensão e produção em língua espanhola 4/ Lingüística aplicada ao ensino-aprendizagem de língua espanhola/ Tópicos de Pesquisa em Língua Espanhola e suas Literaturas 1 e 2/ ATIVIDADES DE EXTENSÃO: Projeto de Extensão: Espanhol na UFSCar ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS De abril de 2009 a abril de 2011 : Vice Coordenadora do Curso de Letras
        Outras informações: professor adjunto