Não autenticado |

Victor Doutel Pastore

    • Mestrando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com financiamento da FAPESP. Desenvolve pesquisa na área de História do Trabalho no Pós-abolição em São Paulo. Possui bacharelado e licenciatura em História pela mesma instituição (2015; 2016). Foi monitor pós-graduando no Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMAD - História/USP), como parte do Programa de Formação de Professores, em 2017. Atuou como professor e coordenador no Cursinho Popular Laudelina de Campos Melo (2016/2017). Durante a graduação, pesquisou nas áreas do Ensino de História e dos Livros Didáticos e participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/MEC) e do Projeto Ensinar com Pesquisa (USP).

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • PASTORE, Victor . Resgatando a classe sob as lentes do materialismo histórico Revista Mundos do Trabalho(online) , v. 12 , p. 1 - 5 , 2020. ISSN: 19849222.
    • PASTORE, VICTOR DOUTEL . A Abolição da Escravidão nos Livros Didáticos: Textos e Imagens na Construção da História na Escola Epígrafe , v. 2 , p. 109 - 135 , 2015. ISSN: 23188855.
    • SANTOS, E. A. ; BARROS, M. A. ; PASTORE, V. . A presença dos africanos e seus descendentes no Brasil: linha do tempo como recurso didático. A formação de professores sob novos ângulos: o PIBID na Universidade de São Paulo (2015-2018), v. , p. 145 - 153, 2019.
    • PASTORE, Victor . 'Na terra onde não há preconceitos de cor... estrangeiros indesejáveis sim, negros não': conflito e competição entre imigrantes e negros no mercado de trabalho em São Paulo (1915-1933). In: 30º Simpósio Nacional de História - História e o Futuro da Educação no Brasil , 2019 , Recife. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil. : , 2019.
    • PASTORE, Victor . A Imprensa Negra Paulista Frente à Experiência dos Negros nos Estados Unidos: Diálogos Transnacionais e Circulação de ideias (1915-1932). In: XXIV Encontro Estadual da ANPUH - Seção São Paulo , 2018 , Guarulhos. Anais do XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. : , 2018.
    • PASTORE, V. . Discussões sobre trabalhadores negros na imprensa operária de São Paulo (1914-1921). 2020 (Simposio)
    • PASTORE, V. . Imigração, Nação e Raça na Imprensa Negra de São Paulo (1915-1932). 2020 (Seminário)
    • PASTORE, Victor . 'Na terra onde não há preconceitos de cor... estrangeiros indesejáveis sim, negros não': conflito e competição entre imigrantes e negros no mercado de trabalho em São Paulo (1915-1933). 2019 (Simposio)
    • PASTORE, Victor . José Correia Leite, um Arauto da Racialização na Imprensa Negra Paulista (1915-1932). 2018 (Seminário)
    • PASTORE, Victor . A Imprensa Negra Paulista Frente à Experiência dos Negros nos Estados Unidos: Diálogos Transnacionais e Circulação de Ideias (1915-1932). 2018 (Simposio)
    • PASTORE, Victor . Experiências e Tensões Entre Trabalhadores Negros e Imigrantes Europeus na Cidade de São Paulo (1915-1933). 2018 (Seminário)
    • PASTORE, V. . Quem constrói a História? - Os sujeitos da História do Brasil de Borges Hermida e Joaquim Silva. 2016 (Simposio)
    • PASTORE, V. . Quem constrói a História? - Os sujeitos da História do Brasil de Borges Hermida e Joaquim Silva. 2016 (Simposio)
    • PASTORE, V. . Breve História dos Africanos e Seus Descendentes no Brasil: Trabalhando com a Resistência e Agência Histórica dos Negros no Ensino de História. 2015 (Outra)
    • PASTORE, V. ; SANTOS, E. A. ; SOUSA, C. P. ; ALENCAR, D. S. ; CARVALHO, K. E. A. . Breve história dos africanos e seus descendentes no Brasil. 2015 (Outra)
    • PASTORE, V. . A abolição da Escravidão nos Livros Didáticos - Uma Análise de Imagens. 2014 (Outra)
    • PASTORE, V. . A Abolição da Escravidão nos Livros Didáticos - Uma Análise de Imagens. 2013 (Simposio)
    • PASTORE, V. ; VELLOSO, G. ; PEREIRA, A. T. S. ; ALFONSO, F. R. ; MENDES, D. L. . Ciclo de Debates: Materialismo Histórico e a Realidade Brasileira. 2015 ()
    • PASTORE, V. . VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET). 2015 ()
    • PEREIRA, A. T. S. ; VELLOSO, G. ; PANTOJA, J. ; COTRIM, Fellipe ; PASTORE, Victor . Escola de Frankfurt: Crítica e Dialética. 2017 (NALPORU, FFLCH-USP)
    • PASTORE, V. ; VELLOSO, G. ; MENDES, D. L. ; PEREIRA, A. T. S. ; NOWICKI, Beatriz ; COTRIM, Fellipe ; MOTA, P. ; PANTOJA, J. . História Intelectual: 200 Anos de Karl Marx. 2018 (NALPORU)
    • PASTORE, V. . (Re)Pensando a escrita: como escrever artigos em História?. 2019 (Revista Epígrafe e Seminários de Escrita Acadêmica em História)
    • PASTORE, V. ; VELLOSO, G. ; ALFONSO, F. R. ; PEREIRA, A. T. S. ; FERNANDES, K. ; NOWICK, B. ; COTRIM, Felipe . Minicurso - História Social Britânica: metodologia e práxis social. 2015 ()
    • PASTORE, V. ; SOUSA, A. . Os Movimentos Sociais Urbanos e a Cidade de São Paulo no Século XX - 17º Encontro USP-Escola. 2019 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU/USP))
    • FERNANDES, A. T. C. ; FERREIRA, F. B. ; LEME, G. A. ; MOREIRA, A. P. ; PASTORE, V. ; RABAHIE, J. M. . Kits Didáticos - Documentos Históricos no Ensino: Transição de Mão de Obra. 2017 (Material didático)
    • FERNANDES, A. T. C. ; FERREIRA, F. B. ; LEME, G. A. ; MOREIRA, A. P. ; PASTORE, V. ; RABAHIE, J. M. . Kits Didáticos - Documentos Históricos no Ensino: Racismo. 2017 (Material didático)
    • FERNANDES, A. T. C. ; PASTORE, V. ; PRADO, L. R. ; RABAHIE, J. ; LEME, G. A. . Kits Didáticos - Documentos Históricos no Ensino: Mão de Obra Indígena na Amazônia Portuguesa. 2017 (Material didático)
    • FERNANDES, A. T. C. ; PASTORE, V. ; PRADO, L. R. ; RABAHIE, J. ; LEME, G. A. ; SOUSA, C. P. . Kits Didáticos - Documentos Históricos no Ensino: Escravização Indígena e Ocupação de Terras na Amazônia Portuguesa. 2017 (Material didático)
    • FERNANDES, A. T. C. ; FERREIRA, F. B. ; LEME, G. A. ; MOREIRA, A. P. ; PASTORE, V. ; RABAHIE, J. M. . Kits Didáticos - Documentos Históricos no Ensino: Quitandeiras. 2017 (Material didático)
    • Nome do projeto: Quem constrói a História? - Os sujeitos da História do Brasil de Borges Hermida e Joaquim Silva (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASTORE, V. , FERNANDES, A. T. C. .
      Descrição: A pesquisa se propõe a analisar comparativamente os discursos e representações contidas nos livros didáticos de História do Brasil dos autores Borges Hermida e Joaquim Silva, os quais escreveram entre as décadas de 1940 e 1970. A questão da qual parte o trabalho é identificar quais os sujeitos da História em tais obras - do ponto de vista da diversidade étnica e social - no que isso implica e como se encaixa em uma tradição/corrente de narrativa da disciplina História na escola.
    • Nome do projeto: Imprensa negra e imprensa operária: experiências e tensões entre os trabalhadores na São Paulo da Primeira República (1915-1930) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASTORE, V. .
    • Nome do projeto: PIBID - Diversidade (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASTORE, V. , FERNANDES, A. T. C. , SANTOS, E. A. , SOUSA, C. P. , ALENCAR, D. S. , CARVALHO, K. E. A. , MOREIRA, A. P. , VASCONCELOS, R. L. .
      Descrição: O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) tem como objetivo contribuir para aproximação entre o ambiente universitário e o escolar, com especial ênfase na formação inicial dos bolsistas da licenciatura. As principais atividades do grupo eram desenvolvidas em escolas da rede básica de ensino de São Paulo, através da realização de oficinas e exposições para os alunos dessas escolas. O trabalho foi realizado quase integralmente no grupo coordenado pela Profa. Dra. Antonia Terra de Calazans Fernandes, onde tínhamos como enfoque principal o tema "Diversidade", com especial atenção as questões trazidas pelas leis 10.639-03 e 11.645-08
    • Nome do projeto: A Abolição da Escravidão nos Livros Didáticos - Uma Análise de Imagens (2013 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PASTORE, V. , FERNANDES, A. T. C. .
      Descrição: Pesquisa financiada pela bolsa Ensinar com Pesquisa e orientada pela Profª. Antonia Terra de Calazans Fernandes. O objetivo consistiu na análise dos discursos e representações contidos na iconografia dos livros didáticos de História do Brasil no acervo do LEMAD/História (Laboratório de Ensino e Material Didático). O enfoque escolhido foram os capítulos sobre a Abolição da escravidão
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) tem como objetivo contribuir para aproximação entre o ambiente universitário e o escolar, com especial ênfase na formação inicial dos bolsistas da licenciatura. As principais atividades do grupo eram desenvolvidas em escolas da rede básica de ensino de São Paulo, através da realização de oficinas e exposições para os alunos dessas escolas. O trabalho foi realizado quase integralmente no grupo coordenado pela Profa. Dra. Antonia Terra de Calazans Fernandes, onde tínhamos como enfoque principal o tema "Diversidade", com especial atenção as questões trazidas pelas leis 10.639-03 e 11.645-08
        Outras informações: Bolsista de Iniciação à Docência (PIBID)
    • REVISTA ANGELUS NOVUS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Cursinho Popular Laudelina de Campos Melo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Coordenador e Professor de História