Rosana Ramos Furuguem
-
Resumo
-
É doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa é uma extensão do Mestrado, realizado na mesma Universidade e área, e tem se desenvolvido em torno da interação professor-aluno, mais especificamente na constituição do espaço para a argumentação em sala de aula. Possui graduação também pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Trabalhou com formação de professores da rede pública de São Paulo por 4 anos, de 2003 a 2007. Atualmente, é professora de língua portuguesa na Escola Americana Graduada de São Paulo, lecionando língua portuguesa para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. É co-autora do livro Ensino de Língua Portuguesa: ideias em ação, publicado em 2008 pela editora Cengage Learnig. Além das pesquisas sobre o discurso argumentativo, desenvolve trabalhos e escreve artigos ligados à avaliação diagnóstica de textos escritos.
-
-
Livros publicados: 1
- RAMOS, R. R. ; RIOLFI, Claudia Rosa ; ROCHA, Andrezza Rocha ; et. alii . Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo : Thomson Learning, 2008 . 232p. ISBN: 9788522105.
-
Artigos completos publicados em periódicos: 4
- RAMOS, R. R. ; SILVA, L. A. . Retórica, Argumentação e Cortesia Semelhanças Históricas Revista Linda Dâ019Água online , v. 25 , p. 14 - 24 , 2012. ISSN: 22364242.
- RAMOS, R. R. ; BARZOTTO, Valdir ; SILVA, L. A. . Interação na sala de aula: possibilidades de abordagens Entretextos (UEL) , v. 10 , p. 176 - 201 , 2010. ISSN: 15195392.
- RAMOS, R. R. . Polidez em Sala de Aula: uma estratégia interacional Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. XXXV , p. 1736 - 1741 , 2006. ISSN: 14130939.
- RAMOS, R. R. . Procuram-se formadores de alunos escritores Revista de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (MELP) , v. V. I , p. 45 - 63 , 2006. ISSN: 18092764.
-
Trabalhos em Anais: 6
- RAMOS, R. R. . Polidez em sala de aula: uma estratégia interacional. In: 53º Grupo de Estudos Lingüísticos (GEL) , 2006 , Universidade Federal S Carlos. Revista de Estudos Lingüísticos. : , 2005. p. 1736 - 1741.
- RAMOS, R. R. . Discurso e Interação em Sala de Aula. In: 15º COLE Congresso de Leitura do Brasil , 2006 , Campinas. Anais do 15º COLE Congresso de Leitura do Brasil. Campinas : Graf. FÉ; ALB, 2006.
- RAMOS, R. R. . Responsabilidade de ensinar a ler e a escrever. In: V Seminário de Metodologia do ensino de Língua Portuguesa (SMELP) , 2006 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2006. p. 6 - 6.
- RAMOS, R. R. . Polidez em sala de aula: uma estratégia interacional. In: 53o Seminário do GEL , 2005 , São Carlos. Caderno de resumos. : , 2005. p. 201 - 201.
- RAMOS, R. R. . Discurso e Interação em Sala de Aula. In: 15o COLE - Congresso de Leitura do Brasil , 2005 , Campinas. Resumos das mesas-redondas e conferências. : , 2005. p. 230 - 230.
- RAMOS, R. R. . Aula de Língua Portuguesa e Senso Crítico. In: II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa , 2003 , São Paulo. Caderno de programação e resumos do II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo : FEUSP, 2003. p. 01 - 50.
-
Outras Produções Bibliográficas: 1
- RAMOS, R. R. . O espaço para a argumentação em sala de aula: um caminho para as situações de conflito na interação professor aluno. : , 2006 (Dissertação de mestrado)
-
Apresentações de Trabalho: 6
- RAMOS, R. R. ; GALESSO, E. ; DUNDER, M. ; ROCHA, L. . Testagem Interna de Produção Textual Planejar, Avaliar, Aprender. 2012 (Comunicacao)
- RAMOS, R. R. . Testagem processual de textos escritos. 2011 (Comunicacao)
- RAMOS, R. R. . Aula de Língua Portuguesa e Senso Crítico. 2003 (Comunicacao)
- RAMOS, R. R. . Polidez em Sala de Aula: uma estratégia interacional. 2005 (Comunicacao)
- RAMOS, R. R. . Discurso e Interação em Sala de Aula. 2005 (Comunicacao)
- RAMOS, R. R. . Responsabilidade de Ensinar a Ler e a Escrever. 2006 (Comunicacao)
-
Organização de eventos: 1
- RAMOS, R. R. . XVII Fórum Acadêmico de Letras (FALE). 2006 (Universidade de São Paulo)
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Letras Língua Portuguesa
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2001
-
Curso: Letras Língua Portuguesa
-
Mestrado:
-
Curso: Filologia e Língua Portuguesa
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2006
-
Curso: Filologia e Língua Portuguesa
-
Doutorado:
-
Curso: Filologia e Língua Portuguesa
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
-
Curso: Filologia e Língua Portuguesa
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 9
-
Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo Supero:
-
Tipo de vínculo: Livre (2003 -
2004
).
Outras informações: Atuação no curso de Propaganda e Marketing e no curso de Jornalismo
Outras informações: professor titular
-
Tipo de vínculo: Livre (2003 -
2004
).
-
Escola Graduada de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
-
Escola de Idiomas Wizard:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2005 -
2005
).
Outras informações: professora
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2005 -
2005
).
-
Escola Estadual Brasílio Machado:
- Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
-
Escola Estadual Leopoldo Santana:
- Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
-
FISK Schools Limited:
-
Tipo de vínculo: Celetista (1993 -
1994
).
Outras informações: professora de inglês
-
Tipo de vínculo: Celetista (1993 -
1994
).
-
Revista de Metodologia do ensino de Língua Portuguesa:
- Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
-
Colégio de São Bento:
-
Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2009
).
Outras informações: Professor
-
Tipo de vínculo: Livre (2007 -
2009
).
-
Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas:
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2009 -
2009
).
Outras informações: Revisora de textos
-
Tipo de vínculo: Colaborador (2009 -
2009
).
-
Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo Supero: