Não autenticado |

Rosana Ramos Furuguem

    • É doutoranda em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa é uma extensão do Mestrado, realizado na mesma Universidade e área, e tem se desenvolvido em torno da interação professor-aluno, mais especificamente na constituição do espaço para a argumentação em sala de aula. Possui graduação também pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Trabalhou com formação de professores da rede pública de São Paulo por 4 anos, de 2003 a 2007. Atualmente, é professora de língua portuguesa na Escola Americana Graduada de São Paulo, lecionando língua portuguesa para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. É co-autora do livro Ensino de Língua Portuguesa: ideias em ação, publicado em 2008 pela editora Cengage Learnig. Além das pesquisas sobre o discurso argumentativo, desenvolve trabalhos e escreve artigos ligados à avaliação diagnóstica de textos escritos.

       

      Links:    

    • RAMOS, R. R. ; RIOLFI, Claudia Rosa ; ROCHA, Andrezza Rocha ; et. alii . Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo : Thomson Learning, 2008 . 232p. ISBN: 9788522105.
    • RAMOS, R. R. ; SILVA, L. A. . Retórica, Argumentação e Cortesia Semelhanças Históricas Revista Linda Dâ019Água online , v. 25 , p. 14 - 24 , 2012. ISSN: 22364242.
    • RAMOS, R. R. ; BARZOTTO, Valdir ; SILVA, L. A. . Interação na sala de aula: possibilidades de abordagens Entretextos (UEL) , v. 10 , p. 176 - 201 , 2010. ISSN: 15195392.
    • RAMOS, R. R. . Polidez em Sala de Aula: uma estratégia interacional Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. XXXV , p. 1736 - 1741 , 2006. ISSN: 14130939.
    • RAMOS, R. R. . Procuram-se formadores de alunos escritores Revista de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa (MELP) , v. V. I , p. 45 - 63 , 2006. ISSN: 18092764.
    • RAMOS, R. R. . Polidez em sala de aula: uma estratégia interacional. In: 53º Grupo de Estudos Lingüísticos (GEL) , 2006 , Universidade Federal S Carlos. Revista de Estudos Lingüísticos. : , 2005. p. 1736 - 1741.
    • RAMOS, R. R. . Discurso e Interação em Sala de Aula. In: 15º COLE Congresso de Leitura do Brasil , 2006 , Campinas. Anais do 15º COLE Congresso de Leitura do Brasil. Campinas : Graf. FÉ; ALB, 2006.
    • RAMOS, R. R. . Responsabilidade de ensinar a ler e a escrever. In: V Seminário de Metodologia do ensino de Língua Portuguesa (SMELP) , 2006 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2006. p. 6 - 6.
    • RAMOS, R. R. . Polidez em sala de aula: uma estratégia interacional. In: 53o Seminário do GEL , 2005 , São Carlos. Caderno de resumos. : , 2005. p. 201 - 201.
    • RAMOS, R. R. . Discurso e Interação em Sala de Aula. In: 15o COLE - Congresso de Leitura do Brasil , 2005 , Campinas. Resumos das mesas-redondas e conferências. : , 2005. p. 230 - 230.
    • RAMOS, R. R. . Aula de Língua Portuguesa e Senso Crítico. In: II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa , 2003 , São Paulo. Caderno de programação e resumos do II Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. São Paulo : FEUSP, 2003. p. 01 - 50.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • RAMOS, R. R. . O espaço para a argumentação em sala de aula: um caminho para as situações de conflito na interação professor aluno. : , 2006 (Dissertação de mestrado)
    • RAMOS, R. R. ; GALESSO, E. ; DUNDER, M. ; ROCHA, L. . Testagem Interna de Produção Textual Planejar, Avaliar, Aprender. 2012 (Comunicacao)
    • RAMOS, R. R. . Testagem processual de textos escritos. 2011 (Comunicacao)
    • RAMOS, R. R. . Aula de Língua Portuguesa e Senso Crítico. 2003 (Comunicacao)
    • RAMOS, R. R. . Polidez em Sala de Aula: uma estratégia interacional. 2005 (Comunicacao)
    • RAMOS, R. R. . Discurso e Interação em Sala de Aula. 2005 (Comunicacao)
    • RAMOS, R. R. . Responsabilidade de Ensinar a Ler e a Escrever. 2006 (Comunicacao)
    • RAMOS, R. R. . XVII Fórum Acadêmico de Letras (FALE). 2006 (Universidade de São Paulo)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Sociedade Unificada Paulista de Ensino Renovado Objetivo Supero:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Atuação no curso de Propaganda e Marketing e no curso de Jornalismo
        Outras informações: professor titular
    • Escola Graduada de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Escola de Idiomas Wizard:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2005 ).
        Outras informações: professora
    • Escola Estadual Brasílio Machado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
    • Escola Estadual Leopoldo Santana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
    • FISK Schools Limited:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1993 - 1994 ).
        Outras informações: professora de inglês
    • Revista de Metodologia do ensino de Língua Portuguesa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
    • Colégio de São Bento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Professor
    • Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Revisora de textos