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Joaquim Eloi Cirne de Toledo Junior

    • Pesquisador associado do Programa de Pós-doutorado do departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo, possui graduação (2002) e mestrado (2008) pelo departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, licenciatura (2004) pela Faculdade de Educação da mesma instituição e doutorado (2015) em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador visitante na Universidade de Chicago (2008), tem experiência nas áreas de filosofia contemporânea de língua inglesa e francesa, filosofia da ciência e sociologia da filosofia. Editor da revista Novos Estudos Cebrap de 2010 a 2014, atua profissionalmente nas áreas de editoração (com ênfase em editoração e comunicação científica e ciências humanas) e ensino de filosofia. É pesquisador do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD-Cebrap / Projeto Temático Fapesp "Esfera Pública e Reconstrução") e autor do livro didático Filosofia Cidadã (AJS, 2016). É professor da área de ciências humanas do curso de arquitetura da Escola da Cidade (SP). Foi pesquisador colaborador do departamento de filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp) no âmbito do Programa Nacional de Pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/ Capes). Foi selecionado para estágio de pesquisa no Instituto de Desenvolvimento da Universidade Fudan (Shanghai, China, 2020).

       

      Links:    

    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. ; CARDOSO, O. P. . Filosofia cidadã. Sao Paulo : AJS, 2016 . 496p. ISBN: 9788583190929.
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . 'A Rebelião Pluraista na Associação Americana de Filosofia, 1979' Novos Estudos. CEBRAP , v. 37 , p. 457 - 474 , 2018. ISSN: 01013300.
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . 'Richard Rorty e a emergência da filosofia pós-analítica nos Estados Unidos: transformações institucionais e crise disciplinar, 1970-1980' GRIOT , v. 17 , p. https://www2.uf - , 2018. ISSN: 21781036.
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Mundos em colisão: catastrofismo e as fronteiras da ciência Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 1 , p. 205 - 211 , 2015. ISSN: 01013300.
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . 'Geografia da forma' Novos Estudos. CEBRAP , v. 67 , p. 209 - 211 , 2003. ISSN: 01013300.
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . 'Paraíso perdido' Novos Estudos. CEBRAP , v. 76 , p. 295 - 302 , 2006. ISSN: 01013300.
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . "A filosofia depois do fim da filosofia" Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 78 , p. 233 - 242 , 2007. ISSN: 01013300.
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . 'Década de ouro: resenha de Tempo de mágicos, de Wolfram Eilenberger (todavia, 2019) . Quatro Cinco Um , São Paulo , 01 out. 2019.
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Museu da Revolução: as fotografias de Guy Tillim . ZUM Revista de Fotografia , São Paulo , 15 abr. 2019.
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Marx consegue dar conta do século XXI? . Folha de São Paulo , São Paulo - SP , 28 ago. 2011.
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Radical pop: o ecletismo previsível de Slavoj Zizek . Folha de São Paulo , São Paulo , 15 mai. 2011.
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Modernidade medieval: cidadania e urbanismo na era global. São Paulo : Novos Estudos Cebrap , 2009 (Tradução)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . A filosofia da arte: entrevista com Arthur C. Danto. São Paulo : Novos Estudos Cebrap , 2005 (Tradução)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Absorto na ação. São Paulo : Novos Estudos Cebrap , 2010 (Tradução)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . O romance: história e teoria. São Paulo : Novos Estudos Cebrap , 2009 (Tradução)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . O ornamento da massa: ensaios. São Paulo : Cosac Naify , 2009 (Tradução)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Nova História em Perspectiva Vol 1. : Cosac Naify , 2011 (Tradução)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . 24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo : Cosac Naify , 2014 (Tradução)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Insatisfação disciplinar, movimentos científicos/intelectuais e mudança intelectual: um estudo de caso na filosofia norte-americana contemporânea. 2019 (Conferência)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . A emergência do pragmatismo: reforma universitária, secularização e profissionalização da filosofia nos Estados Unidos, 1870-1900. 2018 (Comunicacao)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . The struggle for attention space: neopragmatism as an intellectual movement. 2014 (Comunicacao)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . O neopragmatismo como movimento intelectual: uma abordagem segundo a nova sociologia das ideias. 2014 (Comunicacao)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Crise da filosofia profissional: o contexto norte-americano 1970-1980. 2012 (Comunicacao)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Redes intelectuais, conflito, abstração e reflexividade: para uma sociologia comparada da criatividade filosófica e matemática'. 2013 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 4
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Seminários da Casa Cebrap. 2011 (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Seminários da Casa Cebrap. 2013 (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . São Paulo Critical Theory Conference. 2011 (Núcleo Direito e Democracia / Cebrap)
    • TOLEDO JUNIOR, J. E. C. . Seminários da Casa Cebrap. 2012 (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento)
    • Nome do projeto: Esfera Pública e Reconstrução: Sobre a constituição de um paradigma reconstrutivo no campo da Teoria Crítica (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOLEDO JUNIOR, J. E. C. , Marcos Severino Nobre .
      Descrição: O presente projeto pretende investigar a constituição ampla do que se entende por "paradigma crítico reconstrutivo". Tal paradigma será avaliado aqui tendo em vista suas formulações nos debates pós-habermasianos, isto é, partindo do fato de que Habermas inaugura um paradigma que passou a ser disputado pelos novos modelos de Teoria Crítica, os quais lançam mão, de forma mais ou menos explícita, de recursos reconstrutivos com o intuito de dar continuidade e superar o deslocamento iniciado por ele em termos tanto teóricos quanto práticos. O primeiro dos dois subprojetos que compõem este Projeto Temático é dedicado tanto às origens desse paradigma - da Fenomenologia do espírito de Hegel à própria obra de Habermas - quanto à plausibilidade mesma de um paradigma reconstrutivo, ou seja, procura compreender autores e obras mais significativos que poderiam ser classificados nesse paradigma, ressaltando um certo retorno da psicanálise como modelo reconstrutivo. Procuramos no segundo subprojeto também examinar suas características prático-políticas mais importantes tendo em vista compreender qual é o papel que a esfera pública desempenha em um tal paradigma. Trata-se de conceber com o conceito de esfera pública uma composição equilibrada entre categorias teóricas e diagnóstico de tempo, uma preocupação com o caráter reconstrutivo dos referenciais crítico-normativos e os contextos sociais e políticos em disputa.
    • Nome do projeto: Projeto temático FAPESP/CEBRAP: Moral, política e direito: Autonomia e teoria crítica (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOLEDO JUNIOR, J. E. C. , Ricardo Ribeiro Terra , Marcos Severino Nobre .
      Descrição: A proposta ancora-se em um trabalho anterior de oito anos, financiado por dois Projetos Temáticos FAPESP sucessivos (processos 99/09544-4 e 03/11860-9). Com base nessa experiência de pesquisa, busca-se não apenas uma investigação sobre a tradição da Teoria Crítica e seus problemas, mas também uma investigação a partir dos desenvolvimentos dessa vertente intelectual. O fio condutor escolhido foi o conceito de autonomia, uma noção cujo exame crítico permite não só articular os diferentes domínios da Moral, da Política e do Direito na atualidade, mas igualmente operar com diferentes propostas críticas em investigações aplicadas. O projeto em uma caracterização geral compõe-se dos seguintes momentos: (1) posição do conceito de autonomia na tradição filosófica e na teoria social; (2) posição da noção de autonomia em diferentes concepções de teoria social e em diferentes modelos de Teoria Crítica da atualidade; (3) investigações aplicadas nos campos do Direito, da Política e da Moral tendo como pressuposto um escrutínio crítico da noção de autonomia.
    • Nome do projeto: Derrida, Rorty e a emergência dos "anos 1960": transformações estruturais do ensino superior e movimentos intelectuais na filosofia contemporânea francesa e norte-americana (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TOLEDO JUNIOR, J. E. C. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é reconstruir a gênese de dois movimentos intelectuais centrais da filosofia contemporânea. Embora as expressões "filosofia pós-analítica" (no caso da filosofia profissional norte-americana) e "pós-estruturalismo" (no caso da filosofia francesa) tenham sido apenas retrospectivamente atribuídas aos movimentos intelectuais surgidos entre meados dos anos 1960 e os anos 1970, elas descrevem de forma útil processos de mudança teórica na filosofia que são ao mesmo tempo geracionais, institucionais e intelectuais. Geracionais porque tanto nos Estados Unidos como na França o final dos anos 1950 e o início dos anos 1960 marcaram o declínio dos círculos intelectuais dominantes no campo da filosofia nas décadas de 1930-40: o estruturalismo e a fenomenologia das Grandes Écoles parisienses e o existencialismo da rede intelectual de Sartre na França; a filosofia analítica da primeira geração de filósofos profissionais norte-americanos. Institucionais porque, após a Segunda Guerra, os Estados Unidos promoveram o maior processo de expansão e democratização do acesso ao ensino superior até aquele momento, uma política educacional que seria replicada em menor escala pelo governo francês no começo da década de 1960, no contexto da derrota na guerra da Argélia, abrindo a universidade às classes médias. O resultado foi a mudança de perfil tanto dos estudantes quanto do caráter e do papel da universidade, que passa de instituição de elite e voltada à pesquisa a instituição de massa voltada ao ensino. Essas transformações se fizeram sentir na forma de crise disciplinar na filosofia em ambos os países. Por fim, intelectuais porque os anos 1960 viram a emergência e consolidação de reações especificamente teóricas, no interior do circuito profissional da filosofia acadêmica, à herança intelectual das gerações intelectuais anteriores. Essas reações podem ser caracterizadas como uma mudança de estilo filosófico - uma nova concepção da natureza e das tarefas intelectuais da disciplina. No entanto, apesar da crítica à ordem tradicional, a estrutura da vida intelectual permanece em parte inalterada e a produção intelectual não deixa de ser tributária do capital intelectual herdado dos Maîtres Anciens. Este trabalho irá reconstruir os contextos geracional e institucional como forma de compreender a origem e os fundamentos das mudanças e permanências intelectuais introduzidas no campo filosófico por Richard Rorty e Jacques Derrida a partir do final dos anos 1960.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Departamento de Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: "Quine e a crítica aos 'dois dogmas do empirismo'"
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2015
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Fudan University
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Novos Estudos CEBRAP (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Novos Estudos CEBRAP (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Escola da Vila:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2009 ).
        Outras informações: Professor do Ensino Médio
    • Instituto Moreira Salles:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Editor colaborador - Revista ZUM
    • EM CURSO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • KÍNESIS (MARÍLIA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador do Programa de Pós-doutorado do departamento de Filosofia FFLCH-USP: Derrida, Rorty e a emergência dos "anos 1960": transformações estruturais do ensino superior e movimentos intelectuais na filosofia contemporânea francesa e norte-americana
        Outras informações: Pesquisador
    • Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - Atual ).
        Outras informações: Professor-assistente